segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Loose cannon charged with soaked coal

Quando se passa demasiada informação a quem não sabe o que fazer com ela, e quando a coordenação da cartilha não é planeada de forma minimamente competente, podem acontecer acidentes.

Isto vem a propósito da polémica à volta do email (verdadeiro ou falso, não sei nem interessa agora para o caso) sobre um eventual interesse do Sporting em Rafa, cuja divulgação estava planeada para hoje em dois jornais: não surpreendentemente, o Correio da Manhã e A Bola. No entanto, ainda no domingo, Nuno Saraiva tomou conhecimento dessa intenção e fez um post preventivo no Facebook, colocando em questão a sua veracidade. 

O CM e A Bola parecem ter acusado o toque da ação do diretor de comunicação do Sporting: hoje fazem referência ao mail nas suas primeiras páginas, falam sobre ele no interior, colocam a transcrição, mas não o mostram. Sem dúvida que, face ao post de Nuno Saraiva e ao aspeto da "prova" que tinham para apresentar, acharam que a notícia perderia credibilidade se a exibissem - porque, efetivamente, uma imagem de um mail não é mais do que um amontoado de caracteres, fontes e cores, que facilmente podem ser fabricados por qualquer pessoa. Não prova absolutamente nada.

Infelizmente, alguém se esqueceu de avisar um famoso blogger conotado com a comunicação benfiquista que, hoje de manhã, publicou a imagem do tal mail assumindo que a mesma seria divulgada na imprensa.

Nota: o Record mostra o email na secção de última hora, mas com bastante menos nitidez do que a que apareceu no blogue em questão; ou seja, não foi daqui que a imagem foi recolhida.

Isto em atletismo seria considerado falsa partida e daria direito a desqualificação. Felizmente (ou infelizmente), a modalidade em causa é o arremesso de carvão ensopado.

Curiosamente, não foi a única gaffe cometida, pois colocou também ao barulho o sub-diretor do jornal Record.


Ignoremos por um momento a incapacidade do autor do texto em perceber o post de Nuno Saraiva, e concentremo-nos na parte a amarelo. Havia duas hipóteses:

a) Não é verdade que Nuno Saraiva tenha falado com Nuno Farinha sobre o interesse do Sporting em Rafa, e isto não passa de uma invenção da comunicação benfiquista (o que não seria propriamente uma enorme surpresa).

b) É verdade que Nuno Saraiva tenha falado com Nuno Farinha sobre o interesse do Sporting em Rafa, o que, indiretamente, mostra que Nuno Farinha anda a falar das conversas que tem com um dirigente do Sporting a pessoas ligadas ao Benfica (o que, considerando a personagem em questão, também não seria propriamente uma enorme surpresa). Um tiro no próprio pé por parte de quem escreve uma coisa destas, portanto.

Entretanto, Nuno Farinha disse de sua justiça, na caixa de comentários do post em questão:


Pelos vistos era a hipótese a). Carvão totalmente ensopado. Parece óbvio que a pronta ação de Nuno Saraiva incomodou determinadas sensibilidades, pois não é a primeira, nem a segunda, nem a terceira vez que é alvo de ataques deste tipo. A continuar assim, há-de chegar a um momento em que passará a ser um ritual diário.

Não me custa a acreditar que o Sporting tenha revelado interesse em Rafa. Se isso efetivamente aconteceu, parece-me uma boa jogada: havendo interesse, seria um jogador que acrescentaria valor ao plantel - apesar de achar que seria um disparate o Sporting disponibilizar-se para pagar tanto dinheiro por um jogador (a solução Markovic é igualmente satisfatória, por valores bastante mais módicos); não havendo interesse, serviria para inflacionar o valor do jogador e forçar o Benfica a ceder às exigências de Braga e empresário. Uma situação win-win, como se costuma dizer.