quarta-feira, 28 de setembro de 2016

O Sporting pode e deve apregoar orgulhosamente os seus 22 títulos de campeão nacional

Há uns meses, o Sporting tomou, de forma unilateral, a decisão de fundir os 4 títulos de Campeão de Portugal aos 18 títulos de Campeão Nacional, passando a considerar, no seu palmarés, 22 títulos de campeão de futebol.

Nunca me pronunciei sobre o assunto por não ter opinião formada. Assumi sempre que a FPF estava a defender a história do futebol português quando decidiu juntar os títulos da Liga Experimental (disputada nas 4 épocas que antecederam a criação do Campeonato Nacional) aos de Campeão Nacional. Não podia estar mais enganado. Não foi mais do que um embuste benfiquista que Gilberto Madail ajudou a perpetrar.

É de leitura OBRIGATÓRIA este post do blogue Com Quem Joga o Sporting?: LINK

Os meus agradecimentos ao Captomente (e também ao João V. Sousa) pelas horas perdidas na recuperação da verdade histórica. O Sporting (e também o Porto, Belenenses, Olhanense, Marítimo e Carcavelinhos) tem, efetivamente, toda a legitimidade para lutar pela reposição de uma correta contagem de títulos, que deveria ser a seguinte:
  • BENFICA: 35 campeonatos (mantém-se igual)
  • PORTO: 30 campeonatos (em vez dos 27 oficiais)
  • SPORTING: 22 campeonatos (em vez dos 18 oficiais)
  • BELENENSES: 4 campeonatos (em vez do único que lhes é atribuído)
  • BOAVISTA, OLHANENSE, MARÍTIMO E CARCAVELINHOS: 1 campeonato (nas contas oficiais, apenas o do Boavista é reconhecido)

Uma última palavra para a FPF: deviam ter vergonha na cara. Não é admissível que uma entidade de utilidade pública, responsável pelo património histórico do futebol em Portugal, permita que se mandem para o lixo os primeiros 17 anos de competições nacionais em função da agenda de um único clube.

EDIT 12h11: por lapso, coloquei o link do post do Bola na Rede que serviu de base ao post que queria destacar. Agora já está correto.