quarta-feira, 28 de setembro de 2016

O Sporting pode e deve apregoar orgulhosamente os seus 22 títulos de campeão nacional

Há uns meses, o Sporting tomou, de forma unilateral, a decisão de fundir os 4 títulos de Campeão de Portugal aos 18 títulos de Campeão Nacional, passando a considerar, no seu palmarés, 22 títulos de campeão de futebol.

Nunca me pronunciei sobre o assunto por não ter opinião formada. Assumi sempre que a FPF estava a defender a história do futebol português quando decidiu juntar os títulos da Liga Experimental (disputada nas 4 épocas que antecederam a criação do Campeonato Nacional) aos de Campeão Nacional. Não podia estar mais enganado. Não foi mais do que um embuste benfiquista que Gilberto Madail ajudou a perpetrar.

É de leitura OBRIGATÓRIA este post do blogue Com Quem Joga o Sporting?: LINK

Os meus agradecimentos ao Captomente (e também ao João V. Sousa) pelas horas perdidas na recuperação da verdade histórica. O Sporting (e também o Porto, Belenenses, Olhanense, Marítimo e Carcavelinhos) tem, efetivamente, toda a legitimidade para lutar pela reposição de uma correta contagem de títulos, que deveria ser a seguinte:
  • BENFICA: 35 campeonatos (mantém-se igual)
  • PORTO: 30 campeonatos (em vez dos 27 oficiais)
  • SPORTING: 22 campeonatos (em vez dos 18 oficiais)
  • BELENENSES: 4 campeonatos (em vez do único que lhes é atribuído)
  • BOAVISTA, OLHANENSE, MARÍTIMO E CARCAVELINHOS: 1 campeonato (nas contas oficiais, apenas o do Boavista é reconhecido)

Uma última palavra para a FPF: deviam ter vergonha na cara. Não é admissível que uma entidade de utilidade pública, responsável pelo património histórico do futebol em Portugal, permita que se mandem para o lixo os primeiros 17 anos de competições nacionais em função da agenda de um único clube.

EDIT 12h11: por lapso, coloquei o link do post do Bola na Rede que serviu de base ao post que queria destacar. Agora já está correto.

120 comentários :

  1. Li o trabalho no Com Quem É Que Joga o Sporting, excelente.

    Mas não só nos títulos, já vários historiadores desportivos chamaram a atenção sobre falsidades nas datas de formação de FCP e SLB, e inclusivé que Cosme Damião nunca esteve ligado à fundação do clube.

    Seja como for, todos eles afirmam que o Sporting Clube de Portugal é o que tem a sua História mais consolidada factualmente. Já faz parte do nosso ADN ser assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então não está, o pior é quando se analisam factos e documentos, mas isso não interessa a ninguém, obviamente:

      http://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2016/08/entre-um-serrado-e-um-mentiroso-parte-2.html

      http://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2016/08/porque-sera.html

      Eliminar
    2. Muito credivel esse blog. Credivel... oh wait!

      Eliminar
    3. As galinholas acreditam que a acta de fundação do seu clube foi assinada para aí por 20 pessoas todas com a mesma caligrafia, que não foi assinada pelo pretenso fundador, que só apareceu na década de 50 e em que está escrito farmácia em vez de pharmácia como se escrivia na época em que pretensamente foi feita! LOL, acreditam em todas as histórias da carochinha

      Eliminar
    4. A legitimidade dos documentos que são apresentados é inequívoca e não pode ser questionada, pois são públicos e podem ser consultados por toda a gente. Não são diz que disse.

      Eliminar
    5. A questão é 8 de Maio para 1 de Julho do mesmo ano, se os equipamentos eram brancos ou verdes e a ordem da inscrição dos sócios? HAHAHAHAHAHAHA

      Bolas, o que seria se antecipassemos a fundação em 4 anos? ou até em 13? :-D

      Eliminar
    6. relê o que escreveste.. então uma coisa que é pública e pode ser consultada por toda a gente é automaticamente legítima? LOOOOL
      alguma massa cerebral para este lado por favor!

      Eliminar
    7. Caro Jorge, leia bem os dois links, verá as incongruências nos números de sócio, por exemplo. Mas convém ler tudo, não é só o que lhe apetece.

      J1906, são documentos da época, obviamente que são legítimos. Aproveite alguma da massa cerebral que quer enviar e fique com ela, obviamente faz-lhe falta. E muitos são documentos do seu clube, se são falsos isso é lá com vocês.


      O que está escrito, está escrito, apenas coloquei os links com factos e documentos verídicos. Sem historietas como as que muita gente quer passar.

      Eliminar
    8. Quanto à questão da data que o Jorge73 refere, depende. Se fosse em Assembleia do Clube aquando da fusão, ou seja, em 1908 ficasse decidido que se mantinha a data de fundação original do clube iniciador, não vejo o problema. Repare, a data de fundação manteve-se 1904, data da fundação do Sport Lisboa, porque em Assembleia Geral aquando da fusão, ou incorporação do Grupo Sport Benfica, ficou decidido que se mantinha a data do clube original. Foi incorporada a roda da bicicleta no símbolo, pois o Grupo Sport Benfica era um clube de ciclismo. Manteve-se, portanto, a data do clube de futebol, o Sport Lisboa. Também podia ter ficado 1908, foi decidido assim na altura.

      Repito, foi uma decisão feita aquando da fusão, em 1908. Não se alterou a data nos anos 80, ou há 10 ou 15 anos para o Clube ser mais antigo. E isso é um pormenor importantíssimo, que deita por terra a sua (e a de muitos outros que não lêem e não pesquisam, apenas repetem o que ouvem) teoria estapafúrdia de que a data foi alterada (mentira, sempre foi a mesma) para o Benfica poder dizer que é mais antigo do que o Sporting (outra mentira, a não ser que os dirigentes da altura fossem videntes e tivessem adivinhado uma rivalidade centenária. Mesmo assim, continua a ser uma suposição ridícula).

      É uma situação totalmente diferente da do Porto, que alterou a sua data de fundação recentemente, mas isso é lá com eles.


      Se depois desta explicação continuar a insistir na mesma falácia, está no seu direito. Mas é uma argumentação vazia, como já lhe expliquei. Faça como entender. Leia, informe-se, interprete. Ou siga a cartilha cega.

      Eliminar
    9. Documentos? Da parte do carnide?

      Só testados com carbono 14, e mesmo assim tenho duvidas, se existe alguem capaz de rasgar folhas a um livro antigo para forjar um documento, são eles!

      Agora depois de toda a trafulhice que têem feito, vouchers, malas carregadas na segunda liga, porta 18, contas mal amanhadas, até voltarem a ter algum credito (pelo menos para mim, e nao devo ser o unico) vao ter muito que penar...

      A confiança demora muito a conquistar mas perde-se num instante!

      Só por coriosidade, e como a tua forma de escrever é muito parecida, Manuel és tu?

      Eliminar
    10. Se for para mim, não, não sou o Manuel. O meu nick é o mesmo há muitos anos e tenho por princípio nunca comentar sem ser com ele.

      Eliminar
    11. ok, my bad, entao sao apenas formas de pensar iguais o que também é muito elucidativo...

      Eliminar
  2. Chamem ja o CB que vai haver carvao com fartura.

    Quanto ao artigo comentei la no blogue. Nao nos podemos calar. 22 titulos. Limpinho, limpinho.

    ResponderEliminar
  3. Ainda não li.. embora há uns anos atrás tivesse discorrido sobre o tema mas já nem me lembro. Para já não vou comentar. Uma coisa eu sei, a verdade é que a própria FPF assume ser centenária e que nasceu em 1914. Logo devia olhar com mais atenção para os seus primeiros anos de existência.

    http://www.fcporto.pt/pt/clube/palmares/Pages/palmares.aspx

    Aqui neste Link acima o FCP tem 4 Campeonatos de Portugal.





    ResponderEliminar
  4. Artigo interessante mas honestamente, este é um tema que não me diz muito. Não me interessa minimamente se temos 18, 22 ou 50 títulos, tal como me é completamente indiferente se eles têm 32, 35 ou 40. O que me interessa é ganhar agora, no presente, e aí não faz diferença o número de títulos que temos.
    Toda esta história começou quando o Porto estava quase a passar o Benfica em número de títulos totais e o Gilberto Madaíl arranjou esta forma de oferecer mais 3 títulos ao Benfica. É por isso que em 1994 festejaram o 27º e agora, 5 campeonatos depois, festejam o 35º.
    Se eles querem comer com gelados na testa e festejaram 3 títulos experimentais, é para o lado que durmo melhor.

    ResponderEliminar
  5. Alguém sabe se o Sporting CP já intercedeu junto da FPF sobre este tema?

    ResponderEliminar
  6. Até as taças são iguais. Perguntem ao director do vosso museu porque mudou de opinião assim de repente. Ai os dólares, sempre os dólares.

    https://2.bp.blogspot.com/-FfIumd5AF84/V6tDEMp9BVI/AAAAAAAAl5I/eKrxAbtltJ4b7TmeDcXaMhMOKPTGgS_IgCLcB/s400/TP.png

    https://4.bp.blogspot.com/-jM9TxVoGH_U/V6tDCGqQwdI/AAAAAAAAl5E/ypKefhnt7CsTd7OIljanRSCZkixHBCLZwCLcB/s400/CN.png

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguém mudou de opinião.

      O Peyroteo é o melhor marcador português, e durante muitas décadas esteve esquecido tanto pela direcção, pelos adeptos, pela liga, pela história. Isto porque o que dava jeito ao clube do regime era o registo do bêbado lampião que batia na mulher.

      Isto dos títulos nacionais é igual. Dá jeito ao SLBatota aldrabar e esconder a verdade. Nada de novo, tal como os 1904 e os 1908 (bem que ö Porco vos encavou com uma batota ainda maior), e tantas outras coisas.

      Clube do regime, reescreve a história do futebol como Salazae reescreveu a história de Portugal.

      Eliminar
    2. Em 1939, quando se mudou a designação da prova (só mudou o nome, de Campeonato de Portugal para Taça de Portugal. Tudo o resto permaneceu inalterado, até o próprio troféu. Em 1939 já o Benfica dominava tudo, pelos vistos.

      Isso da data de fundação é igual. Não foi algo que foi mudado há 10 ou 20 anos. Foi decidido NA ALTURA, em 1908, manter a data de fundação do Clube original. Não me parece assim tão difícil de entender.

      Eliminar
    3. "Em 1939, quando se mudou a designação da prova (só mudou o nome, de Campeonato de Portugal para Taça de Portugal."

      Menos os vencedores. Porque os vencedores anteriores a 39 que receberam o mesmo trofeu não constam no palmares da Taça de Portugal, ao contrario dos vencedores que a partir de 39 recebiam o trofeu anterior e passaram a figurar no palmares da competição.
      Pormenores...

      MRMAQ

      Eliminar
    4. Caro Mário Quintas, concordo consigo, esses títulos deviam constar na história da Taça de Portugal.

      Eliminar
  7. Artista, com todo o respeito, mas ou és o Saraivas ou és és pelo menos um dos 7 anões da Branca de Neve. Como se pode defender isto?

    Uma equipa que nos últimos 50 anos ganhou 7 campeonatos. 7! Querem agora, como quem vai ao Lidl ou ao pc do escritório mamar mais 4 campeonatos que equivale ao que ganharam nos últimos 36 DENTRO DO CAMPO? Haja consideração pela inteligência humana! Também merecemos! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mesmo se poderia dizer de vocês na altura em que defenderam a nova contagem de títulos, não é? Quantos campeonatos tinham ganho nos 15 anos anteriores?

      Eliminar
    2. Jorgen,

      transformando o teu comentário em realidade, posso dizer com toda a certeza que o Artista do Dia é o anão Sabichão, já tu és o anão zangado, por isso, AMANSAAAAAA que não tás em casa!!!!!

      já agora, se eu fosse o Presidente do Leicester, renunciava ao titulo ganho o ano passado, porque em 132 anos de historia nunca, NUNCA tinham sido campeões.

      Eliminar
    3. ...ou a data da fundaçao...

      ...ou o numero de adeptos...

      Eliminar
    4. Claro, claro. Como temos ganho pouco nao podemos exigir justica, nbem que a verdade seja reposta, temos que nos vergar ao nacional-lampionismo. A vossa ladainha eh comhecida.

      22 TITULOS DE CAMPEAO NACIONAL. Gostes (gostem) ou nao.

      Eliminar
    5. Claro que para manter a coerencia de quem no campeonato passado comemorou o 32º titulo e não o 35º como resto da maralha humana pouco inteligente o leitor jorgen80 só podia escrever o que escreveu.

      Eliminar
    6. OH CB anda ca ler a resposta do Francisco!

      Eliminar
    7. Leão verde, bem dito. Vale sempre a pena exigir justiça. Nestes contornos, a justiça está nos campeonatos ganhos dentro do campo que pelas contas dão o total de 17. Pelo pouco que sei do assunto, faria mais sentido que lutassem por mais Taças de Portugal. Mas nem na luta, ganham um pouco de dignidade. Daqui a uns anos transformam a taça das taças na Champions.

      Eliminar
    8. Quem transformou uma taça de merda que é a taça Latina numa Champions foram os aldrabões do teu clube com o beneplácito do Record e da Bola.

      Só que a FIFA cagou literalmente na Taça Latina e como tal vale BOLAS.É claro que é por esta e por outras que o presidente do Bayern vos chamou de aldrabões para não dizer vigaristas.

      Eliminar
    9. Como referiste, "pelo pouco" que sabes. Está tudo dito. Sabes zero. Vai lá ler a história rescrita pelos alunos de Cosme Damião, mas tem cuidado com os erros ortográficos. Acho que o assunto está arrumado...

      Eliminar
  8. Uma prova que se chama Campeonato de Portugal e eles dizem que não conta porque era jogado a eliminatorias em vez de pontos.Qualquer dia os titulos dos campeonatos em que as vitorias eram 2 pontos tambem não vai contar..

    Aconselho a leitura da pagina 40 do correio da mentira de hoje pois revela muito do estado da ERC e porque temos uma C.social corrupta e manipuladora.Quem puder que va a um café(como eu fiz) para não dar dinheiro a intrujas.Vale a pena ler!
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lol ou amigo um campeoanto é todos contra todos, seja a vitoria 2 ou 20 pontos. ok?

      Agora 3 exemplos de coisas que não são um campeonato: um sapo, um carneiro e uma competição a eliminar.

      Eliminar
    2. Ou balakov depois explica isto ao João V. Sousa.

      Eliminar
    3. Tadeu, nota-se que não leste o que está no link que coloquei. Noutros países, a competição tinha o mesmo formato a eliminar, mas continuam a contar os títulos de campeão nacional.

      Eliminar
    4. Sem falar em paises com play-off que tb têm campeões nacionais. Ou esses tb não contam?

      Eliminar
    5. Não li, pq enganaste-te no Link.

      Depois de ler, apenas tenho a dizer, Portugal é Portugal, é o Pais que temos.

      É tudo muito simples, o Sporting tem todo o direito de reendivicar esse titulos de campeão, assim como o olhanense, o Beleneses etc... mesmo sendo a eliminar e não um verdadeiro campeonato era a UNICA competição. É assim que é contabilizado na maioria dos paises e faz sentido.

      Agora o que acontenceu em TODO o lado e não só na maioria, foi a partir do momento em que passou a haver um campeoanto, qualquer outra competição a eliminar DEIXOU de ser contabilizada como campeonato, como é LOGICO.

      É muito simples a partir de 34\35 um campeoanto é um campeonato, e a competição a eliminar passa a ser uma taça.

      Porto 30 campeonatos e 17 taças. Mais 3 campeoantos e 1 taça.
      Sporting 20 campeonatos e 18 taças. Mais 2 campeoantos e 2 taças.
      Benfica 37 campeonatos e 26 taças. Mais 2 campeoantos 1 taças.

      Resumo, mais 4 titulos para o Porto, mais 4 para o Sporting, mais 3 para o Benfica.

      Os 22 campeonatos do Sporting, peço desculpa, mas delirios não são comigo.




      Eliminar
    6. "É muito simples a partir de 34\35 um campeoanto é um campeonato, e a competição a eliminar passa a ser uma taça."

      Como é que se denominava essa taça que teve inicio em 34/35? Isto porque a Taça de Portugal teve a sua primeira edição em 38/39.
      Era Taça das Localidades com Coreto? Taça das Cidades com Bailes de Verão?

      "...qualquer outra competição a eliminar DEIXOU de ser contabilizada como campeonato, como é LOGICO."

      Já agora...Explica lá aqui á malta como é que é definido o campeão nacional de futebol nos Estados Unidos. Qual é o formato?

      MRMAQ

      Eliminar
    7. Jorge80, espero que no teu dia-a-dia não tenhas que "tirar" muitas conclusões. Passarás a vida ao lado do cerne da questão.

      Eliminar
  9. Pronto, já fiz refresh!!!


    "Em 1921 a Federação Portuguesa de Futebol impulsionou o designado Campeonato de Portugal (competição antecessora da Taça de Portugal). O Campeonato de Portugal disputou-se entre 1921/22 e 1937/38 no sistema de eliminatórias e era a competição que apurava o Campeão Nacional. As equipas apuravam-se para esta competição através dos campeonatos regionais. Quando o Campeonato de Portugal terminou, surgiu a Taça de Portugal em 1938/39". In ZeroZero

    "Em 1938 resolveu reestruturar-se o futebol português, criou-se o Campeonato Nacional da Primeira Divisão, que a partir de então começou a coroar o Campeão Nacional. Por sua vez o Campeonato de Portugal foi substítuido pela Taça de Portugal, que seria jogado em eliminatórias, abertas a um maior número de equipas. Curiosamente, o troféu seria o mesmo e ainda hoje, se se observar com atenção o troféu da Taça de Portugal, é fácil encontrar as placas com os vencedores do Campeonato de Portugal entre 1922 e 1938, ao lado dos vencedores da Taça de Portugal desde 1939 até aos nossos dias." In ZeroZero


    Ou seja, o SCP não tem razão. O Campeonato de Portugal é antecessor, percursor da Taça de Portugal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahahaah portanto o quid dá mais importância a textos de um site não oficial nos tempos de hoje do que em documentos históricos oficiais que referiam ao vencedor do Campeonato de Portugal como sendo o Campeão Nacional ou o "título mais importante em Portugal".
      O que os posts (este e o da bola na rede) desmascaram é exactamente o erro de se considerar o Campeonato de Portugal como o antecessor da Taça. Mas acredito que isso seja demais para a tua cabecinha assimilar. Vai lá buscar mais links vai...

      Eliminar
    2. Ou amigo é OBVIO que não tem razão!!

      Campeonato é todos contra todos! EM TODA A PARTE DO MUNDO. Só nos DELIRIOS habituais e constantes desta massa adepta é que uma competição a ELIMINAR pode ser considerada um campeonato! Por isso é de que depois houve um CAMPEONATO EXPERIMENTAL! Mas há alguma lógica haver um campeoanto experimental se já havia um campeoanto há uma duzia de anos?

      Mas a parte mais gira é esta:
      BENFICA: 35 campeonatos (mantém-se igual)

      Ou seja os titulos da tal competição a eliminar, só contam para o Sporting, para o Benfica não!! lol

      Ou mestre censura tambem esta, como se a unica coisa que tas a fazer não fosse perpetuar o nome Sporting Comedia de Portugal.

      O desespero é assim tanto?

      Eliminar
    3. Então porque nunca não contou como taça de Portugal?

      Eliminar
    4. Mais uma vez: os títulos do Benfica mantém-se inalterados porque também ganharam tantos Campeonatos de Portugal como ligas experimentais. Tirando uns e colocando outros, ficam iguais.

      Eliminar
    5. Ah, não é como na compra e venda de jogadores ao At.Madrid? :(

      Eliminar
    6. MdC,

      Como diz o artigo:
      "Se se confirmar o surgimento de uma "nova" competição, deixarão de contar como seus os títulos europeus de 1960/61 e 1961/62, tal como não querem que o Sporting Clube de Portugal conte com os títulos nacionais de 1922/23, 1933/34, 1935/36 e 1937/38?"

      A questão é que a competição já mudou de Taça dos Clubes Campeões Europeus para Liga dos Campeões. Será que os lampiões como o Tadeu, Jorgen sabem que o seu clube nunca foi campeão Europeu, isto pelo prisma que tentam defender para esta questão?

      Eliminar
    7. https://1.bp.blogspot.com/-zS1Ixna1Reo/V2QbTndeLmI/AAAAAAAACLE/Sq8HPuqAVwssuemj-QHZ18Zgu3aO-DbzQCLcB/s1600/FPF%2B1938.jpg

      Eliminar
    8. "Campeonato é todos contra todos! EM TODA A PARTE DO MUNDO"

      Vai lá dizer aos teus amigos italianos do Torino, que eles só têm 6 campeonatos e depois vem aqui dizer que nomes feios é que te chamaram...pode ser?!

      MRMAQ

      Eliminar
    9. Há ok! Os campeonatos experimentais não contam vá-se lá perceber porque, mas competição a eliminar já conta. Tá bem visto, faz sentido.

      Contado como voces querem o Benfica tem 38 campeonatos.
      Contado como voces querem o Sporting tem 20 campeonatos, porque 2 desses quatro, foi quando já EXISTIA de facto um campeoanto, fosse experimental ou não, era um campeonato.

      Da minha parte obrigado o Benfica fica com mais 3 campeonatos e o Sporting com mais dois.

      Há não ser que queiras contar como campeoanto 2 titulos de uma competição a eliminar, quando simultaneamente já EXISTIA adivinha um campeoanato! Fica lá com os 22 campeoantos imaginarios.

      Recordo-te só isto:

      04/06/2013
      "Começámos um novo ciclo e que os outros se comecem a habituar ao sabor da derrota. Quem pensava que mandava no desporto vai ter de começar a amargurar e a habituar-se à derrota"

      Resultado, Benfica tricampeao, a caminho do Tetra, e o Bruno a sacar titulos da do saco, como se fosse o MacGyver.


      Em espanha conta-se como em Portugal, e agora?
      Site da Federação Italiana, primeiro campeonato efetuado em

      Eliminar
    10. Este gajo não consegue perceber as coisas que lê !!! tenta ler com mais força tadeu! com mais força ...

      Eliminar
    11. Estes inteligentes que vêm aqui colocar afirmações como se fossem os donos da verdade. O engraçado é que, de tão ridículas que são, só dá para a malta se rir.

      Então queres ver que “Campeonato é todos contra todos! EM TODA A PARTE DO MUNDO”
      LOOOOOOOOOOOOOOL
      Consegues arranjar APENAS UMA definição, de fonte fidedigna, que diga isso que dizes?

      Olha pelo gozo vou colocar algumas definições que encontrei.

      Portugues
      Campeonato designa uma competição ou sucessão de competições que resultam na seleção de um competidor ou equipe com desempenho comparativamente superior. O vencedor de tal competição é denominado "campeão"
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato

      competição desportiva para apurar o melhor dos concorrentes (campeão)
      https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/campeonato

      Inglês
      championships, a series of competitions or contests to determine a champion:
      http://www.dictionary.com/browse/championship

      Francês
      Épreuve sportive disputée le plus souvent sur une année entre équipes se rencontrant en matches aller et retour, et dont le vainqueur est proclamé champion.
      http://www.larousse.fr/dictionnaires/francais/championnat/14579




      No fundo até é triste! São estas pessoas que ficam contentes em ter um dos maiores vigar# de Portugal. Só porque, efetivamente, obtém “resultados”.

      Eliminar
    12. Existem os burros. Existem os burros que se julgam inteligentes. Existem os burros que são burros porque absorvem patranhices sabe-se lá onde.Existem os burros por conivência e os burros por cegueira. Depois existe um exemplar que conjuga todas estas..."virtudes". È o Tadeu!!! Senhor, onde andavas tu???

      Eliminar
    13. Este tadeu ja ta formato, nem vale a pena insistir, a verborreia que debita é sempre a mesma!

      Aposto que tem um carimbo na sola do pé com a seguinte inscrição: Made in T1 !!!

      Eliminar
    14. LOL,
      Perdi-me no meio de tantos burros mas deu perfeitamente para me desmanchar a rir com a tua conclusão.

      Eliminar
    15. Ou Pedro desculpa lá, mas o que é esporte e equipe? Ao menos tenta usar uma definição em portugues.

      O Armário dantes significava um lugar onde se guardavam armas, hoje significa o que ou inteligente?

      Autopsia? Sabes o que é? Exame a ti proprio. Vai informar todo o mundo da medicina que eles são burros que autopsia não é o que eles dizem que é.

      Só mesmo um calhau monumental é que vinha tentar explicar o que é um campeonato, com definições lexicas.

      Ou amigo um campeonanto de futebol são todos contra todos como toda a gente que não é uma pedra da calçada sabe.

      O Sor Pedro acha que a Taça de Portugal é um campeoanto e depois chama burros aos outros.


      Eliminar
    16. Tadeu, por muito que doa a muitos portugueses (muitos lampiões sofrem do mesmo síndroma - acharem que são o centro do mundo). Brasileiro é português e imagina são uns quantos a mais do que nós. Tivessem a organização inglesa e eram uma das potências mundiais, tiveram azar foram colonizados por nós essa grande potência Europeia.

      Segundo, tenho ideia que a "infopedia.pt" é uma definição bastante credível. (o que não quer dizer que a wikipédia não seja, muito pelo contrário.

      Por fim, não tendo qualquer esperança que percebas isto, um campeonato é uma competição em que o organizador define as regras de como se chega ao campeão.

      Por razões, principalmente economicas, digo eu, os moldes criados de são o de todos contra todos. Por exemplo o campeão Europeu, já não joga contra todos...

      Pela tua lógica então não contam?

      Bem o "Stor", grande lol, retira-se. Ás vezes quando não se sabe convém procurar a informação, e geralmente, quando mais credível for a fonte melhor.

      Eliminar
    17. Tadeu, esqueceste-te de ir fazer o booster da raiva este ano ao veterinário???

      Eu explico mais uma vez, se bem que seja em vao porque tu és incapaz de te render a evidencia, mas pronto...hoje tou com paciencia.

      O campeonato oficial era a eliminar. Ponto. Era o campeonato oficial, aquele que interessava ganhar Uma liga experimental, obviamente que nao motiva os clubes da mesma maneira.

      Será que voces também vao contar as Tacas da Liga como campeonatos nacionais daqui a 50 anos??

      Eliminar
  10. "O Campeonato de Portugal (...) era a competição que apurava o Campeão Nacional".

    Qual é a dúvida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar podes apurar esse duvida neste documento da FPF...

      https://1.bp.blogspot.com/-zS1Ixna1Reo/V2QbTndeLmI/AAAAAAAACLE/Sq8HPuqAVwssuemj-QHZ18Zgu3aO-DbzQCLcB/s1600/FPF%2B1938.jpg

      Eliminar
    2. O Doc. só diz que o campeonato da liga (experimental) passou a designar-se Campeonato Nacional I Divisão e o Campeonato de Portugal, Taça de Portugal.
      Não diz em lado nenhum que os vencedores das anteriores edições seriam considerados os vencedores das provas com esta designção. Até afirma que o vencedor do Campeonato Nacional I Divisão foi o FCP (que até 2002-pelo menos-era assim que era considerado) e da primeira edição da Taça de Portugal foi a Académica (como ainda é hoje considerado).

      MRMAQ

      Eliminar
  11. claro que o sporting tem razao....em 1938 ja o gilberto madail mandava na fpf...por mim acata se a decisao dos 2...os 35 do bdc e 38 da fpf..ou seja a decisao da fpf de 1938 acordada por todos os clubes mais os 3 do bdc....38...ihiih

    ResponderEliminar
  12. Off:

    Acabei de ver a conferencia de imprensa de JJ para quando uma resposta estilo klopp ao jornal a Borla...

    Se eles queriam nos lixar, que tal envergonha-los a eles em frente a toda a europa!

    Quando penso que a borla atingiu o fundo eis que sou surpreendido com mais uma manobra rasteira! Simplesmente miserável!

    ResponderEliminar
  13. Ouvir por volta do segundo 30

    http://www.dailymotion.com/video/xdl35t_benfica-1993-1994-festa-do-titulo_sport

    ResponderEliminar
  14. Com este artigo fica bem à vista de todos que no Benfica a única coisa séria é a cor da bandeira....porque o resto tem sempre um qualquer podre agarrado !!! E a FPF não é melhor . Acho que o Sporting C P deve fazer uma exposição à Federação com isto por forma a que tudo volte à normalidade...e com seriedade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. https://1.bp.blogspot.com/-zS1Ixna1Reo/V2QbTndeLmI/AAAAAAAACLE/Sq8HPuqAVwssuemj-QHZ18Zgu3aO-DbzQCLcB/s1600/FPF%2B1938.jpg

      Eliminar
    2. A FPF? Quantos gajos com cadastro sao dirigentes da FPF??

      Viram o que aconteceu ontem ao seleccionador ingles? Acham que esta merda dava em alguma coisa em Portugal, o país do Relvas?

      Em Portugal se nao és um chico-esperto e aldrabas a lei, tens inveja de quem é....

      Eliminar
    3. http://www.telegraph.co.uk/news/2016/09/26/exclusive-investigation-england-manager-sam-allardyce-for-sale/

      Eliminar
  15. ó mdc este tema está tão bem esclarecido pelos textos da época em que é referido o que dá origem a quê... nem tema é!

    ResponderEliminar
  16. Lol
    Epah fiquem lá com os 22...tal é o medo de chegarmos ao dobro!
    É sempre chato ouvir : Tenho o dobro dos teus títulos, ou tenho o dobro da tua altura, ou da tua inteligência...

    Enquanto isso:
    http://www.record.xl.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/benfica/detalhe/norte-americana-espn-destaca-a-formacao-encarnada.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. que interessante...citam 2 jogadores, onde um chegou ao clube com 15 anos LOL viva a formação do dubai!!

      Eliminar
    2. Pois, já tu não te importas que qualquer amena ou coacervado tenha mais inteligência que tu.

      Eliminar
    3. Encomenda foi o DN, ex mausoléu do saraiva!
      Isso foi uma bela encomenda!
      Quanto às tentativas de ofensa... Hahaha
      A sério? Ainda te dás a esse trabalho pueril?

      Comparar DN com ESPN, é a mesma coisa que vencer o maior número de títulos antes de 1974 e chamar os outros de clube do regime!!!!

      Verborreia mental e delirius tremens

      Eliminar
    4. "Encomenda foi o DN, ex mausoléu do saraiva!
      Isso foi uma bela encomenda!
      Quanto às tentativas de ofensa... Hahaha
      A sério? Ainda te dás a esse trabalho pueril?

      Comparar DN com ESPN, é a mesma coisa que vencer o maior número de títulos antes de 1974 e chamar os outros de clube do regime!!!!"

      Peço ajuda a alguem que consiga indicar algo no texto acima que nao seja pueril ou peruil?

      A ultima frase entao nem sentido faz muito menos escrita por um lampiao, estavas a espumar e a espernear tanto que nem leste a besteira que escreveste... vai inchando que pode ser que rebentes... ontem era tarde!

      PS: ja sei... ja sei.... trli trli trli...

      Eliminar
    5. O delirio do moço, por uma noticia da Espn esse sim é tremendo talvez por falta de habito, até entendo...

      ...mas olha, isso para nós sao peanuts moço, basta recuar dois meses e ver a quantidade de noticias a gabar o Sporting e a sua formaçao.

      https://oartistadodia.blogspot.pt/2016/07/la-por-fora.html

      http://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/sporting/noticias/interior/academia-do-sporting-elogiada-pela-gazzetta-dello-sport-5372083.html

      http://www.foxsports.com.co/news/262978-diez-campeones-de-portugal-en-la-euro-pertenecieron-al-sporting

      http://www.dailymail.co.uk/sport/football/article-3686196/Portugal-credit-Sporting-Lisbon-Euro-2016-success-10-14-players-used-final-came-academy.html

      http://www.tf1.fr/tf1/euro-2016-de-football/news/portugal-france-grand-vainqueur-c-sporting-6535704.html

      http://www.lavanguardia.com/deportes/20160711/403122972041/diez-de-los-14-portugueses-de-la-final-made-in-sporting.html

      https://twitter.com/bbcsporf/status/752796699433824257

      http://www.walterpless.com.au/2010/october/sporting-lisbon-football-academy-is.html

      http://www.latestnigeriannews.com/news/2133050/video-dier-on-growing-up-at-sporting-lisbon.html

      http://www.movie.com.pk/Sporting-Academy-CNN(fOwrSZDl0ms)

      Tens muito que te por em bicos dos pés para lá chegar, bastou-me 5 minutos no google, agora imagina o que encontraria com mais tempo disponivel, mas como nao me pagam ao contrario de ti, fico por aqui.

      PS: isto tudo sem ter que dizer que o eusebio foi formado no Sporting, "if you know what I mean"

      Hasta...

      Eliminar
    6. Sergay, o rascord a citar um gajo que passa a vida no estádio da luz a comer camarao ;)


      Boa!!

      Eliminar
    7. E sim, como é óbvio o vosso interesse é a pura bazófia de dizer que possuem o dobro dos títulos.

      Tao gira a sanctimónia...

      Eliminar
  17. >>> http://org.fpf.pt/pt-pt/Institucional/Sobre-FPF/Historia > ver ano de 1939

    >>> Ler jornais como o Norte desportivo ou Os Sports que na epoca noticiaram sobre o assunto.

    «Vai, no domingo próximo, dar-se início ao Campeonato Nacional - nova denominação do antigo Campeonato das Ligas - a disputar em moldes semelhantes ao seu antecessor. Como aquele, terá duas categorias, agora chamadas I e II Divisão, a substituir a nomenclatura que durante 4 anos tiveram de I e II Liga. Para a mais importante Divisão, a mecânica do torneio é absolutamente igual à anterior.» (Norte Desportivo, 5/1/39)

    «Pode considerar-se a Taça de Portugal como prova sucessora do Campeonato de Portugal que se disputou 17 vezes sob 3 fórnmulas diferentes. E pode considerar-se porque continua a ter todas as suas virtudes sem lhe faltar um único dos velhos defeitos... que são autênticos atentados e desrespeitos à ideia puramente desportiva.» (Norte Desportivo, 11/5/39»)

    «Trata-se, como se sabe, de uma prova exactissimamente igual à que desde 1934-35 se estava disputando com o nome de I Liga. No projecto de remodelação de estatutos e regulamentos da Federação Nacional, a comissão procurara dar nova feição aos campeonatos da Liga, estabelecendo direito de promoção ao campeão da II Liga. E daí o ter proposto a modificação do nome para «Campeonato Nacional». Mas ao discutir-se o articulado do regulamento da prova, o Congresso recusou, por maioria, essa nova estrutura e manteve o sistema de «prova fechada» anteriormente seguido.
    Mas no final das contas, recordando bem as coisas, não há que admirar, porque, no que respeita a nome dado às várias competições organizadas no nosso país, é pecha antiga a impropriedade das designações...
    Este novo Campeonato Nacional é, pois, mais um torneio impropriamente intitulado. E tão impróprio que até custa a tomá-lo como seguimento dos anteriores campeonatos de Portugal...» (Os Sports, 6/1/39)

    >>> Consultar arquivos da FPF e ver o que diz a FPF sobre a mudança de nomenclatura das competições.


    Quanto ao estudo aqui publicado através do link e engraçado que o mesmo não mostra imagens dos docs oficiais da FPF da época em que a nomenclatura foi alterada. Esse registo histórico existe e, se o autor encontrou uns certamente que encontra esses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o autor desse "estudo" quiser pode sempre colocar esta foto (que esta em falta) no artigo em causa...

      https://1.bp.blogspot.com/-zS1Ixna1Reo/V2QbTndeLmI/AAAAAAAACLE/Sq8HPuqAVwssuemj-QHZ18Zgu3aO-DbzQCLcB/s1600/FPF%2B1938.jpg

      Eliminar
    2. http://org.fpf.pt/pt-pt/Institucional/Sobre-FPF/Historia

      "04 Junho 1922
      O Campeonato de Portugal
      Em 1922 foi criado o primeiro campeonato de futebol organizado pela UPF. Os vencedores desta competição eram considerados os campeões da modalidade em Portugal. O FC Porto venceu a 1ª edição, após ter derrotado o Sporting por 3 a 1 na finalíssima, a 18 de junho de 1922."

      MRMAQ

      Eliminar
    3. Mas esta gente continua a argumentar que, por o modelo do CP ser a eliminar, isso faz com que deixe de ser a competicao mais importante da altura???

      E aprendam a comunicar, por amor de Fito! Nao é só copiar uma data de texto! É preciso isolar os argumentos e explicá-los, colocá-los em contexto...

      Enfim...lampioes!

      Eliminar
  18. É incrível a capacidade que o clube da mentira tem para reescrever a história, nisso são os melhores do mundo. Que eles reinventem a sua história não me incomoda, até me dá gozo, agora quando começam a reescrever a nossa história com a conivência da FPF e da CS... É altura de desmontar os truques deles.

    ResponderEliminar
  19. Um grande trabalho de pesquisa. Merecia que nele não fosse usada a expressão "lampiões" e outras do género. Retira-lhe alguma credibilidade e fica mal...

    Contem lá isso como quiserem mas, se for assim, descontem as 4 taças de Portugal do vosso palmarés. E o Benfica continua com os 35. Trinta e Cinco!

    Tudo isto não invalida que o Sporting não é campeão há 13 anos e que nos últimos 50 anos foi campeão 7 vezes enquanto o Benfica foi 21 vezes, apenas o triplo...
    O receio de ver o Benfica ficar este ano com o dobro dos campeonatos do Sporting é semelhante ao que, se calhar, o Benfica teve nos anos "dourados" do FC Porto, levando-o a propor a contagem de títulos nacionais como ainda oficialmente constam. No fundo, é tudo "farinha do mesmo saco"...



    Saudações desportivas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tiram as taças... essas competições contam para ambos... contam como taça, como campeonato, como supertaça...
      A competição A muda de nome e começa a chamar-se B... eles têm 18 vitorias na competição B (independentemente do nome)... que atualmente se chama liga portuguesa.

      Eliminar
    2. JP, se calhar nao é Farinha do mesmo saco (pior metáfora nao podias ter escolhido, tendo em conta o farináceo galináceo mentirosa na redaccao do Rascord!)

      Simplesmente se repoe a verdade.

      E, infelizmente para os benfiquistas, existem os lampioes como este querido Nuno, o Tadinho, o JoaoGuilherme35, etc, que sao limitados intelectualmente mas sao tao orgulhosos que envergonham os benfiquistas.

      Nuno: o Campeonato de Portugal era a competicao que apurava o campeao nacional. Mais simples que isto nao pode ser...

      Eliminar
  20. Meus caros,

    De há uns tempos para cá que os adeptos do SCP têm tentado, INSISTENTEMENTE, colocar este assunto na "agenda do dia".

    Presumo que tentando que a FPF pegue no assunto e reveja a questão.

    Mas há uns pontos que eu acho curiosos... É que, como já foi aqui referido antes pelo Mestre de Cerimónias, os títulos do Benfica não mudam, com um ou outro método de "integração" das antigas competições, mantinha os 35.

    No entanto, são vários os leitores que referem que o Benfica deveria está enganado, e que está a comemorar 4 títulos a mais. Ora, estas posições são imcompatíveis.

    Ou são da opinião que o SCO tem mais 4 títulos, e o Benfica mantem os 35. Ou então o Benfica fica com 31, mas o SCP mantem os 18. SIMPLES!

    Aproveito para comentar mais 2 questões:

    1º O Benfica era o "clube do regime". Para os adeptos que forem sérios, e tiverem alguma honestidade intelectual, vão contar quantos dos títulos do SCP foram conquistados antes e após 1974.

    2º Esta insistência sobre a data da criação do Benfica... Realço logo, à partida, porque raio os sportinguistas se preocupam com isso.

    Mas, se o argumento é o de que deve ser considerada a data da fusão Sport Lisboa com o Grupo Sport Benfica, e não a data da criação do Sport Lisboa em 1904, então devem aplicar o mesmo conceito ao SCP.

    Ora, calculo que ninguém conteste que, foi no dia 28 de Dezembro de 2015 que se deu a fusão do SCP com o Clube de Ciclismo de Tavira, conforme podemos constatar no link:

    http://www.sporting.pt/pt/noticias/modalidades/outras-modalidades/2015-12-28/e-oficial-nasceu-o-sporting-clube-de-portugal

    Nesse sentido, com a mesma integridade que argumentam que a data da fundação do Benfica está errada, deverão argumentar que o SCP deve ter a sua data de fundação alterada para o dia 28 de Dezembro de 2015.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há nenhuma incoerência, Pedro. Antes de a FPF mudar os títulos, nem os Campeonatos de Portugal nem as ligas experimentais eram consideradas. O Benfica venceu 3 CP's e 3 le's. A FPF passou a contar as le's. A mudar, deveria ter considerado os CP's, e não as le's. Como o Benfica tem 3 de cada, o número de títulos não mudaria.

      Eliminar
    2. Este documento da FPF parece-me claro no que toca a nomenclatura das competições... e isto ja para não falar nas chapas que estão cravadas na Taca de Portugal com o nome dos vencedores!

      https://1.bp.blogspot.com/-zS1Ixna1Reo/V2QbTndeLmI/AAAAAAAACLE/Sq8HPuqAVwssuemj-QHZ18Zgu3aO-DbzQCLcB/s1600/FPF%2B1938.jpg

      Eliminar
    3. Caro MC,

      Isso está claro, e já tinha sido referido por si noutro comentário.

      (PS: Eu referi 4, por engano, mas são 3 tal como refere)

      A "incoerência" aponto a outros comentadores.

      Cumprimentos,

      Eliminar
    4. Ficámos agora a saber que há um Sporting de tavira.obrigado por partilhares a tua sapiência Pedro Miguel lol

      Eliminar
    5. Huumm...se calhar a data de fundação da Meo tem que ser adaptada ao do nascimento da TMN, ou a da NOS à da Optimus.Se calhar...

      Eliminar
    6. Sobre a data de fundação do Vendifica...

      ... seguindo os mesmos parâmetros eu declaro aqui que tenho 12 mil milhões de anos, pois foi mais ou menos nessa altura em que os atomos do meu corpo se formaram no interior das estrelas.

      Eliminar
    7. Engraçado...

      Pela parte que me toca, eu não concordo com o argumento apresentado para a alteração da data da fundação.

      Pelo contrário, são os adeptos do SCP que utilizam esse argumento.

      Mas se são os sportinguistas que dizem que o Benfica deveria adoptar a data da fusão, e não a da formação de cada um dos clubes, porque vêm falar em na TMN e de átomos??

      Não entendo a vossa coerência. Ou melhor, até entendo...

      Eliminar
    8. Posso estar enganado,mas penso que houve uma fusão entre a NOS e a OPTIMUS e entre a MEO e a TMN,a minha dúvida é,qual a data de "fundação" da MEO e da NOS?Podemos usar os mesmos argumentos dos benfiquistas?

      Eliminar
    9. Caro Nelson,

      Calculo que tenha alguma dificuldade com a língua portuguesa, nomeadamente a escrita...

      É que os argumentos que o o nelson implicitamente critica são dos SPORTINGUISTAS!!!

      São os sportinguistas que estão preocupados com a história do Benfica, não são os Benfiquistas.

      Espero que agora tenha entendido!!

      Se não, faça um exercício, tipo "trabalho de casa"... Procure pela internet (ou noutro qualquer local), um Benfiquista que conteste a data de criação do Benfica, e que advogue que está correcta a teoria da data da fusão.

      Eu vou ficar a aguardar com paciência.

      Eliminar
    10. Peço imensa desculpa pelo tempo que esteve a aguardar,mas não vou explicar nada.Acho que é óbvio o que pretendi demonstrar com o tal exemplo das fusões,e sim,tenho dificuldade com a língua portuguesa escrita,mas a que é usada por si.SL

      Eliminar
  21. Os campeoes do campeonato de Portugal eram considerados os Campeoes de Portugal. Tao simples quanto isso. O campeonato da liga (experimental) era uma competicao complementar nesses 4 anos e que so incluiam clubes de 4 associacoes enquanto o campeonato de Portugal abrangia o pais inteiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que é simples é que uma competição em documentos oficiais dá origem a outra!
      Campeonato de Portugal deu origem á taça de Portugal...
      Liga deu origem ao campeonato... desta competição vocês têm 18. PONTO.

      Eliminar
    2. Então explica porque é que a FPF não soma os campeonatos de Portugal, prova OFICIAL máxima de clubes que na sua altura determinava o CAMPEÃO DE PORTUGAL, às taças de Portugal mas curiosamente já soma às ligas uma prova EXPERIMENTAL. Vou repetir: EXPERIMENTAL!

      Eliminar
    3. Nuno, é que nem foi uma coisa nem outra. E a taça latina! Que lacuna da vossa parte! Se lhe chamassem taça experimental latina, talvez fosse considerada como taça dos campões da europa!!! Ou talvez na realidade seja como os portistas dizem. Apenas o Porto é campeão europeu! Todo o resto é pre-historico sem qualquer paralelismo com o modelo actual de competição.

      Eliminar
    4. Nao vale a pena. Nao querem entender.

      Eliminar
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  23. Acho muito bem.
    Eu não tenho problemas absolutamente nenhuns com 'gente que vive demasiadamente o Benfica'.
    O problema é quando o Benfica vive em demasiada gente (neste caso 60% da população), afectando o seu julgamento profissional.
    E em certas profissões, o julgamento profissional não deveria ser afectado por matérias clubísticas

    ResponderEliminar
  24. O mestre deve estar a precisar de comentários. Os tweets do Sporting-Légia dão 9 comentários. A vitória na champions dá 39. Mete-se o Benfica ao barulho e já tá quase nos 80. Por mim fiquem com os campeonatos que quiserem, aos malucos diz-se sempre que sim. Não só vão buscar os do passado como até já têm uma vitrine vazia no museu para meter os do futuro. Os do presente é que está escasso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alexandre, se precisasse de comentários, não os moderava nem obrigava a um registo.

      Eliminar
    2. ahaha e mesmo assim são lampiões como tu que andam aqui batidos!

      Eliminar
    3. SIM... SIM... SIM...

      PS:Obrigado pelo conselho!

      Eliminar
  25. Sem extremismos é assim:

    http://camaroteleonino.blogs.sapo.pt/a-questao-do-numero-de-titulos-de-2314774

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um artigo vomitado no blog mais anti-Sporting possível apenas para atacar a direcção do Sporting. Claro que é "honesto" no dizer do lampião porque defende o roubo de 4 títulos de Campeão Nacional ao Sporting.

      22 22 22 22 22 22 22 22 22

      Gostem ou não.

      Eliminar
    2. A opiniao desses gajos vale tanto como a de um lampiao...


      Eu já antes tinha escrito isto:
      "Mais, é verdade que foi a origem da Taca de Portugal, mas o CN era a competicao que gerava o campeao portugues.

      https://en.wikipedia.org/wiki/Ta%C3%A7a_de_Portugal#Campeonato_de_Portugal_.281922.E2.80.931938.29

      Before 1938, a similar competition was held since 1922 under the name Campeonato de Portugal (English: Championship of Portugal), which determined the national champions from among the different regional championship winners

      Há pelo menos 11 clubes com títulos ou segundos lugares no CN (que era de facto uma competicao a eliminar) e os clubes eram apurados como respectivos campeoes regionais, PORTANTO ERA EFECTIVAMENTE UMA COMPETICAO REPRESENTATIVA DO PAÍS ao contrário da Liga. "

      Eliminar
  26. Grande trabalho do Captomente!

    Só mesmo os mentirosos compulsivos da porta 18 com a anuência dos lacaios da FPF para contabilizarem ligas EXPERIMENTAIS como o título máximo oficial de clubes.

    Que interessa até 1938 o campeonato de Portugal ser a prova mais importante e que determinava o CAMPEÃO DE PORTUGAL de acordo com todos os registos de imprensa, e não só, da época?

    Os nuggets que dizem que em 39 se determinou que o campeonato de Portugal era o percursor da taça de Portugal expliquem porque a FPF não soma esses títulos à taça de Portugal e qual a lógica de alterar retroativamente (de 39 para trás) o sentido e o significado da, até aí, maior prova de clubes, reescrevendo a história.

    Só há duas hipóteses para contabilizar honestamente estas provas, sendo que a palavra honestamente retira os lampiões desta discussão:
    1- Separar os títulos por tipo de prova , n.° de Campeonatos de Portugal, de taças de Portugal e de Campeonatos nacionais(formato liga), sendo que se reconheceria que os campeonatos de Portugal eram a principal prova OFICIAL de clubes enquanto se disputou.
    SCP: 18 ligas; 16 taças; 4 Campeonatos de Portugal
    slb: 32 ligas;25 taças; 3 Campeonatos de Portugal
    As ligas EXPERIMENTAIS oficialmente valem BOLA.
    2- A contabilização que o MdC apresenta.

    SL

    ResponderEliminar
  27. Conclusão:
    / campeonatos experimentais contam;
    / campeonatos de Portugal não contam;
    / campeonatos com identicos formatos noutros países ao campeonato de Portugal foram contabilizados como titulos de campeão;
    / em espanha, o campeonato similar foi passado a considerar como taça do rei;
    / aqui no burgo nem são contabilizados na taça nem como titulos de campeão;
    / campeonatos experimentais contam, porque sim.

    Tenho vergonha disto tudo.

    Para mim, as contabilidades seriam realizadas em separado e a conjunto colectivo de carnide teria menos 3 titulos. Se quiserem somar titulos experimentais, somem tambem os campeonatos de portugal, esses sim oficiais. E como todos os jornais da época mencionavam que esse titulo designava o campeão de Portugal, somem-no então aos titulos de campeão de Portugal.

    Mais barbaro que esta história toda, são os comentários da malta, filha do estado lampiónico. Quando a clubite deturpa análises que deviam ser simples, pragmáticas e objectivas e se vem falar do zé, do não sei quê, do rei o de deus então desejo apenas que as suas decisões diárias não sejam mais que servir um café ou transportar alguém, com indicações claras do percurso desejado.

    ResponderEliminar
  28. Sobre este assunto gostava de recordar a grande enrabadela que o saudoso (NOT!) "Olhem bem para nós que só dizemos mentiras" levou a jogar em sua própria casa.

    Peco desculpa por postar um link lampiao mas creio que deixei o assunto mais que demonstrado (ver comentários - enquanto nao forem apagados!!! Creio que com o link abaixo sao capazes de nao identificar a origem imediatamente)

    https://www.blogger.com/comment.g?blogID=3196723563655527218&postID=2641083962770424161&isPopup=true

    ResponderEliminar
  29. Há 2 falácias que convém combater
    (além do óbvio campeonato experimental a 8 clubes)
    - ser a eliminar ou não é indiferente, apurava o campeão nacional após o apuramento do campeão regional (que não sei se era eliminatórias ou todos contra todos), no fundo uma espécie de playoff , duas mãos.
    - o campeonato de Portugal não era a taça. Era o campeonato. Quando o campeonato experimental passa ao campeonato oficial, o antigo campeonato de Portugal desaparece surgindo uma taça de Portugal. Quem pode ter a mesma forma mas não passa por nenhuma taça regional antes de eleger o vencedor da taça.
    Dizer que um deu origem O outro é apenas conveniente.....a única semelhança são as eliminatórias

    ResponderEliminar