sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Os negócios de milhões do jornal A Bola

Fechada a janela de transferências, vale a pena recordar o que se foi escrevendo ao longo do defeso, no que aos objetivos de vendas benfiquistas diz respeito. O Record e O Jogo, por exemplo, fizeram chamadas de capa relativamente discretas...


... mas o jornal A Bola conseguiu elevar as ambições de mercado vieiristas a um nível absolutamente épico:


EXTRA! EXTRA! EUROMILHÕES NA LUZ! VIEIRA ARRUMA A CASA E ESPERA ULTRAPASSAR OS €100M EM VENDAS! NEGÓCIOS DE MILHÕES! ENCARNADOS PERTO DE GRANDE ENCAIXE FINANCEIRO! 

Entretanto a realidade telefonou para dar o recado de que não havia quem pagasse 25 milhões por Talisca ou 30 milhões por Salvio, por exemplo. Mas isso não dissuade José Manuel Delgado e Vítor Serpa de continuarem a tentar. Como se não fosse suficiente a desfeita do fecho do mercado, ontem, poucas horas depois de a janela de transferências ter fechado, tivemos direito a isto:


25 milhões por Guedes apalavrados. Fabuloso. Resta saber por que o Valência não fechou logo o negócio. Mas, para melhorar, A Bola achou que não era suficiente e colocou isto na capa de hoje:


Em apenas 24 horas, Gonçalo Guedes valorizou de 25 para 30 milhões. Absolutamente fantástico. Considerando que Guedes terá que lutar no plantel com nomes como Rafa, Cervi, Pizzi, Carrillo, Zivkovic e Salvio, está-se mesmo a ver que terá os minutos de jogo necessários para justificar tal avaliação.

Só que, ao princípio da tarde:


Um pouco inconveniente, este diretor desportivo do Valência. Esperemos que não seja suficiente para estragar uma narrativa tão cor de rosa. Quem sabe se amanhã não aparece um outro clube a entrar na luta por Guedes. "Leilão em setembro", ora aqui está uma ideia original e ultra-credível em que A Bola pode investir nos próximos dias. Preparem as rotativas!

P.S.: agora mais a sério: ao vender Gaitán e Renato, o Benfica realizou as vendas suficientes para garantir um lucro considerável em 2015/16. Vendeu bem, jogadores efetivamente valiosos. O objetivo deste post é expor o ridículo destas notícias.

Não quero entrar nestas guerras de quem vendeu mais. Sim, este ano pode ter sido o Sporting, mas não vejo aqui qualquer motivo de triunfalismo, considerando que é a primeira janela de transferências, em anos, em que tivemos capacidade para vender realmente bem - coisa que Benfica e Porto têm feito recorrentemente. Até porque, no fim de contas, a única coisa que interessa nas vendas é a manutenção da sustentabilidade dos clubes, de forma a que se consiga garantir uma equipa tão competitiva quanto possível na época seguinte.