quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Ponto final


Qualquer jogador, perante uma proposta como a que Adrien recebeu, ficaria muito tentado a aceitá-la. Adrien errou, obviamente, ao dar a entrevista e deixar que empresário e pai falasse publicamente sobre algo que deveria ter sido resolvido dentro de portas. O erro salta mais à vista por ser o capitão da equipa, que devia ter uma noção mais apurada do dever de lealdade que tem para com o clube.

A não concretização do negócio não foi certamente um castigo da direção, já que as negociações não deixaram de prosseguir, mas confio que Adrien tenha aprendido que atitudes como a que teve são inúteis. Agora que a transferência é uma impossibilidade, reafirmou o empenho e compromisso com os objetivos do clube. Isso, para mim, é suficiente. Não vejo necessidade de estarmos a exigir pedidos de desculpas públicos, que tipicamente servem apenas para humilhar quem prevaricou e para satisfazer o ego dos mais suscetíveis, o que não é justo para um atleta que dedicou a maior parte da sua vida ao Sporting. Aceito de bom grado as desculpas que forem dadas em campo, bastando para isso que continue a ser o guerreiro que tem sido até aqui.

No dia 10, espero vê-lo em campo, contra o Moreirense, a envergar a braçadeira e a ajudar a equipa a conquistar mais uma vitória.

40 comentários :

  1. Os videos e mais o benfica. Ainda agr luisao fez um.

    ResponderEliminar
  2. Quase apode acordo Mestre... a envergar a braçadeira, não sei.... se calhar é melhor passar para o William, afinal tem que haver alguma penalização, digo eu?

    De resto, este presidente adepto vai dar cabo do clube!
    Onde se admite, vender jogadores nucleares ao desbarato, não ceder a pressões para vender outros, contratar jogadores velhos, acabados e sem qualidade... e tudo isto sem empresários e fundos metidos ao barulho, sem pagar comissões chorudas?!
    Usar parte das receitas para abater o passivo?!
    Este homem é doido!!

    Obrigado ao BC por nos devolver a dignidade e a dimensão de um Sporting que chegou a parecer já não ser possível recuperar!

    SL
    Lanterna Verde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lanterna, a mudança de braçadeira dependerá mais da forma como o balneário encarou isto, suponho. Quanto ao resto, rai's parta o garoto!

      Eliminar
    2. Todos cometemos erros, sou mais apologista em não queimar um capitão por isto. Deixar uns tempos, das 2 uma: Ou continua a forma evidenciada e prova que está de corpo e coração no Sporting; Ou cai de forma e rapidamente temos o Elias no lugar dele, e aí WC logo fica com a braçadeira de forma natural, sem assumir castigo público.

      Eliminar
    3. É isso, Luís. O rendimento do Adrien, de uma forma ou de outra, encarregar-se-á de determinar o resto.

      Eliminar
  3. São sempre tão rápidos a criticar a comunicação social por supostamente arranjar conflitos no Sporting e depois já querem começar uma novela com o adrien!
    O homem teve uma proposta para sair e quis aproveitar. Tem que pedir desculpa a que propósito? Vocês são cá uns moralistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mestre serás o único sportinguista da terra? Achas que não vi uma quantidade absurda de sportinguistas a exigir um pedido de desculpas e a braçadeira ao homem.

      Eliminar
    2. Mestre, ainda perde tempo a responder a aziados?
      Adrien é jogador do Sporting há anos. A vontade do jogador de sair tem que ser respeitada tal como os interesses do Sporting têm que ser respeitados e cumpridos. Adrien devia ter ficado calado e devia ter impedido que o seu pai, empresário e outros ratos famintos viessem prestar declarações. Ponto. As coisas resolvem-se dentro de 4 paredes, a nível interno.
      Agora que continue a dar tudo em campo.

      Eliminar
    3. Só neste post li 6 comentários a pedir um castigo ao adrien.

      Eliminar
    4. Adrien acabou por se castigar a si próprio. Deve ter dificultado a sua transferência (o Leicester deve ter contado com a vontade do jogador em mudar-se para tentar não subir mais a sua oferta).

      De esto, o castigo nunca deve ser proporcional ao "crime". Tirar a braçadeira de capitão parece-me excessivo, para já. Mas claro, para se esquecer e perdoar, há que haver arrependimento. E isso Adrien irá demonstrar em campo.

      Agora, vamos falar sobre como o benfica poderá ver-se livre do Luisão e como o deverá castigar por aquele vídeo de há dois dias atrás.

      Eliminar
    5. E não merece castigo? Há muita gente aqui que denota uma clara falta de carácter. Quer dizer, o tal capitão, o tal que tem que dar exemplo, coloca-se em entrevistas e trabalhos redobrados para sair do clube. É para isto que se quer um capitão?
      Passar para vice, pelo menos, era merecido para que os jogadores do Sporting pensassem 2 vezes antes de voltarem a fazer o mesmo. Um capitão é um capitão. Por isso é que TOttis, Gerrards, Puyols, Maldinis são lendário.

      Eliminar
  4. Assunto encerrado.

    Adrien regressa à competição e esperamos que não tenha perdido o nível a que nos habituou.

    ResponderEliminar
  5. Honestamente, não acho que seja assim tão óbvio que deva manter a braçadeira. Um capitão é um tipo que tem a responsabilidade de liderar e de unir o balneário. O que ele fez foi causar instabilidade e tentar pressionar o clube a aceitar a proposta de 25M.

    Acredito que o salário que iria receber deu-lhe a volta à cabeça (bolas, quem é que ficaria indiferente a receber 4x mais??) mas devia ter feito as coisas internamente. Podia ter dado exactamente a mesma entrevista, mas só depois do negócio estar feito. E nunca deveria ter permitido ao pai vir falar como veio.

    Não há desculpas para a atitude dele. Agora tem de recomeçar do zero a conquistar a confiança dos adeptos! E para isso basta que continue a jogar aquilo que sabe que rapidamente as pessoas esquecem, tal como aconteceu com o Slimani.

    Quanto à braçadeira, a meu ver, deveria ir para o braço do William. Pelo menos por enquanto. Quando o Adrien provasse que está 100% focado no Sporting, lá voltaria a ser o capitão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabemos bem as circunstâncias das declarações de Adrien. Para ele se calhar era uma transferência quase assegurada e estava a aproveitar-se para diminuir o impacto junto dos adeptos. O pai e o agente é que se aproveitaram da situação e Adrien este mal, em não tratar de esclarecer logo as coisas, por isso concordou com o jogo do agente.

      Só JJ saberá ver se o jogador fica de cabeça limpa e poderá analisar o impacto no balneário.

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  7. Esta é uma forma diplomática de se desculpar, mas apenas demonstra uma grande frieza, uma enorme sobranceria, e a certeza de que o "capitão do Sporting", e "jogador português mais bem pago da Liga", está pronto para "repetir a dose" (Chelsea/Leicester/WBA?) logo que reabra a janela de mercado e as suas narinas inalem o doce sabor das verdinhas...

    Um pedido público de desculpa não serve para "humilhar" ninguém, e muito menos para "satisfazer o ego dos mais suscetíveis"...

    Ele não pede publicamente desculpas por uma simples razão: é um sujeito arrogante, não tem a humildade/inteligência suficiente para reconhecer o erro que cometeu, e acha, precisamente, que não fez nada de mal...

    E muitos sportinguistas concordam: batem palmas, dão palmadinhas nas costas, acham que ele "não fez nada de mal", e que eles próprios também "mudariam para uma outra empresa se lhes dobrassem o salário"...

    Meus amigos, isto não é o mundo impessoal, inodoro, e incolor, de uma qualquer empresa multinacional de gestão de resíduos tóxicos, "isto" é o "mundo da bola", um "grande negócio" que só é um "grande negócio" porque vive de paixões e de emoções, e se o senhor Adrien Silva se sente à vontade para mexer publicamente com as paixões e as emoções positivas de milhões de sportinguistas (através das suas declarações de "amor eterno", muitas no final dos jogos e nas "redes sociais", em que puxa pelos adeptos e pelo "amor à camisola"), não pode esperar nada menos que uma "reacção apaixonada" quando profere declarações que contrariam as prestadas anteriormente, e se mostra tão desapaixonado e despreocupado com o futuro do Sporting (desportiva e financeiramente; “quero que se lixe o buraco no meio campo ou se a proposta não corresponde ao que o Sporting entende ser o meu valor”) como qualquer outro dos mercenários que não despertam um pingo de paixão nos adeptos...

    Quando João Moutinho veio publicamente, pela primeira vez, declarar que queria sair do Sporting rumo ao Everton, tirei-lhe logo a pinta de rato do esgoto, mas muitos sportinguistas quiseram continuar a acreditar que estava tudo bem, tinha sido apenas uma mau momento, e tudo ficariam bem depois de mais uma renovação de contrato...

    Mais tarde confirmei que não estava nada tudo bem, e que o Croquette Cotonette inventou a história da "maçã podre" para disfarçar a própria incompetência de quem não sabe como tratar meninos mimados e mal-educados que não têm o mínimo respeito por quem tudo lhes deu, por quem sempre os acarinhou, e por quem sempre os apoiou.

    Bruno de Carvalho é diferente, conhece a podridão que rodeia o mundo da bola, e sabe como tratar "jogadores da bola" que, apesar das palavras bonitas, e das mensagens encantatórias, não passam de "mercenários do pontapé": é tratá-los ao pontapé!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tudo isto.
      O capitão tem de ser outro, o Rui ou o William. Mais inclinado para o William devido à sua colocação em campo, uma vez que para os redes é mais difícil chegar a todo o campo, quando é necessário a presença do capitão.
      O Adrien tem que ser "castigado" de alguma forma, pois perdeu uma excelente oportunidade para fechar a matraca. Sempre o admirei como capitão do Sporting, por isso mesmo não pude deixar de me sentir deveras desiludido com a situação à qual se expôs e ao clube que capitaneia.
      SL

      Eliminar
    2. Adrien apenas cometeu o pecado de falar com quem não deve, porque não há-de ser o único que, tendo qualidade para tal, há-de querer ir para um clube maior ou de um campeonato mais competitivo.

      Acham que o sub-capitão William quer ficar o resto da vida no Sporting?

      Não é um momento mais infeliz que deve apagar tudo do passado.

      Parece que alguns ficaram traumatizados com o caso da "maçã podre".

      Eliminar
    3. Grande texto. A humanidade não está perdida.

      Eliminar
    4. Compreendo o seu pensamento.Actualmente para gerir grandes organizações é fundamental uma liderança forte e com uma estratégia bem definida mas ao mesmo tempo capaz de aproveitar genuinamente o máximo de aproveitamento de todos os seus activos. No mundo do futebol esta liderança ainda tem de ser mais atenta e preventiva pois lida diariamente com a componente paixão e emoção .no caso Adrian Silva penso que a nossa estrutura directiva através do seu comunicado passou a mensagem de firmeza que tinha de passar.A partir de agora este assunto deverá ser encerrado e estarmos concentrados unicamente nos nossos principais objectivos.saudações cordiais a todos.

      Eliminar
  8. Eu diria mais... ou não...!!! Está tudo dito. PONTO FINAL.

    SAUDAÇÕES LEONINAS

    ResponderEliminar
  9. Mestre parece que o Jorge Mendes andou a tentar despachar o Adrien do Sporting.

    ResponderEliminar
  10. Ao menos não chegou ao ponto do Luisão.

    "Aquilo que uso no braço é indiferente para mim. A minha preocupação é sempre dar o melhor dentro se campo. Isso de capitão quem tem de avaliar são vocês [jornalistas]" - 2011
    Chegada ao aeroporto de Luisão depois de ter forçado a saída e ter-se apresentado depois dos restantes jogadores.

    ResponderEliminar
  11. Mestre... a responsabilidade acrescida de capitão é que engata tudo... pessoalmente, não ponho em causa que a proposta dê a volta... ou mesmo que ele tenha direito a dar o último salto... mas a forma... a forma como procedeu, ou deixou que procedessem... sinceramente, a braçadeira a mim fica-me entalada...

    ResponderEliminar
  12. O SCP nao tem culpa de o Leicester estar disposto a pagar "apenas" 25milhoes de euros.Basta o Adrien olhar para o William e ver que o SCP tambem recusou uma proposta de 35 milhoes.
    Para mim o melhor sera desvalorizar a situacao,dando a adrien uma oportunidade para falar para a Sporting Tv em vez de o multar e tirar lhe a bracadeira.
    SL

    ResponderEliminar
  13. Já percebi que é muito Sportinguista, mas quando aparece alguém a pagar mais dinheiro faz logo birra, e aquelas declarações do papá são muito tristes.

    Quem enverga a braçadeira de capitão tem de dar o exemplo, aos colegas e aos mais novos, a braçadeira não serve só para no inicio do jogo escolher bola ou campo.

    Por mim está desculpado, mas espero que a braçadeira volte ao Rui Patricio, porque para além de ser o que mais jogos tem com a nossa camisola, sempre vi nele um exemplo e um profissionalismo tremendo, conseguiu o seu lugar na baliza com muito trabalho e preserverança, nunca teve palavras menos simpáticas acerca do Clube e já passou por muito ao longo de quase 10 anos na nossa baliza.

    376 jogos, está na sua 11 epoca, é o sexto jogador com mais jogos oficiais pelo Sporting, será no final da época se não tiver lesões o quarto.

    Para mim, a conversa de que os guarda redes não devem ser os capitães não faz qualquer sentido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coisas do JJ. Em parte compreendo, porque para falar com o árbitro aquela braçadeira dá jeito.

      Eliminar
    2. JJ não é adepto de dar a braçadeira a guarda-redes. Estão afastados da maior parte dos colegas, prefere dar a alguém mais adiantado no terreno, que possa interagir mais facilmente com todos.

      Eliminar
  14. PONTO FINAL. Que venha agora as virgulas dentro do campo e está desculpado. Em Janeiro paguem 45M e podem levar. ZERO ÍDOLOS

    ResponderEliminar
  15. Parece-me que ha quem esteja a fazer o trabalho do Jorge Mendes por ele. Primeiro, nenhum de nós sabe se houve realmente uma proposta do Leicester ou se não passou tudo de um embuste para levar o Adrien a falar aos pasquins e causar mal estar no plantel. Segundo, mudar de capitão só iria desautorizar quem vier a seguir, pois 99% dos jogadores de futebol teriam tomado uma atitude semelhante a do Adrien, deixando assim quem o substituísse numa situação injusta, já que este eventual próximo capitão seria visto pelos seus colegas como alguém que beneficiou de um castigo dado por uma atitude que ele próprio tomaria também. Além do mais, Adrien como capitão e um dos líderes do grupo de jogadores mais velhos do clube, vai ter um papel preponderante ao passar os valores pelo qual se rege este plantel aos recem chegados, que este ano são muitos. Eu também queria que o Adrien fosse o nosso Steve Gerrard, mas nem tudo na vida é como queremos!

    ResponderEliminar
  16. Concordo com o post. Grande post aliás.
    Continua a ser o nosso Grande Capitão. Quem nunca errou que atire a primeira pedra.

    ResponderEliminar
  17. Não fez assim tão diferente do João Mário, que teve o que quis (e não devia ter tido).

    ResponderEliminar
  18. Atrasada a minha opinião, mas aqui fica. O facto de hoje já se falar que Adrien continuará a ser o capitão, não altera o que ontem pensava. É uma situação muito delicada. Se continuar, creio que a autoridade dentro do grupo de trabalho pode ser posta em causa. Se BdC e JJ são dessa opinião, atrevo-me a dizer que ela só será tomada depois de um "plenário" perante todo o grupo de trabalho.
    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar