segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Recuperando a ladaínha da "concorrência desleal"

Há seis meses, a máquina de propaganda benfiquista lamentava-se da existência de uma suposta concorrência desleal de que o Sporting beneficiava, pelo facto de a SAD não ter que pagar juros em alguns dos empréstimos contraídos à banca.


Hoje, a mesma máquina de propaganda tenta atenuar o impacto das vendas de jogadores realizadas pelo Sporting, agarrando-se, que nem um náufrago a uma tábua de madeira, ao facto de o Sporting ter que usar uma percentagem pré-definida dos valores das transferências em reembolsos dos empréstimos efetuados pela banca. 


Curiosamente, agora já não se lamentam da existência da concorrência desleal que há seis meses denunciavam.

No entanto, ao contrário do que têm dito, o Sporting não entrega 50% aos bancos. É obrigado, face ao acordo feito com a banca em 2013, a reembolsar 30% das mais-valias para abater os empréstimos contraídos (percentagem que se reduzirá para 20% após determinadas tranches estarem pagas na totalidade). E nem sequer tem de o fazer imediatamente, pois o prazo estipulado é o dia 30 do mês seguinte ao final da época desportiva em que as vendas ocorrem. Ou seja, neste caso, falamos de 30 de julho de 2017. Até lá, o Sporting pode gerir o dinheiro como bem entender.


Os outros 20% que o Sporting tem de cativar são colocados em contas de reserva, que pertencem à SAD, e não à banca, e apenas no final da presente época. Essas contas de reserva só podem ser utilizadas em situações muito específicas - como o pagamento de VMOC's, juros ou obras de conservação de edifícios, incluindo as que poderão ocorrer no pavilhão - mas não deixam de pertencer ao Sporting.

Esclarecimentos feitos, voltemos ao tema da concorrência desleal: basicamente, não existe qualquer concorrência desleal. Existe um acordo, feito entre entidades privadas, em que o Sporting beneficiou de taxas médias de juro muito favoráveis, e, em contrapartida, concordou em entregar partes significativas de algumas das suas receitas para ir abatendo os empréstimos bancários. Considerando a situação dramática que o clube vivia há três anos, não há dúvida de que foi um acordo muito favorável para o Sporting, pois deu-lhe a folga de que precisava para - graças ao esforço e competência de muitas pessoas - se reerguer e se colocar numa situação em que pudesse voltar a cumprir os seus compromissos. Por outro lado, os bancos compreenderam que se decidissem apertar o garrote naquelas circunstâncias, então não conseguiriam reaver a maior parte dos valores emprestados, que seriam substituídos, na melhor das hipóteses, por ativos sem qualquer utilidade para instituições bancárias. Hoje, a banca tem, neste acordo quadro, uma ferramenta que lhes dá boas hipóteses de ir recuperando o dinheiro emprestado a um ritmo que nem Benfica nem Porto alguma vez se mostraram dispostos a fazer.

Será isso mau para o Sporting? Depende do ponto de vista. Retira alguma liberdade na definição do planeamento desportivo, sem dúvida, mas também não me desagrada estar numa situação em que os interesses de médio e longo prazo estão protegidos contra tentações de curto prazo. Pagar o que se deve nunca é mau para ninguém, havendo condições para o fazer. A sustentabilidade futura do clube agradece.

70 comentários :

  1. Até que enfim, um esclarecimento que se impunha e que explica em grande parte como Porto e Benfica arrecadando tantos milhões ao longo de tantos anos ainda deva tanto ou mais que o Sporting aos bancos. Isso sim eles não falam!!!
    Acho igualmente curioso que se diga que o dinheiro vai para os bancos e nao fica no Sporting como se isso fosse mau ou dinheiro que vai para fundo perdido, mostra muito a mentalidade deste pais.
    PS - é impressionante o grau de coordenação desta gente. Conseguiram dizer exactamente a mesma coisa em horas e lugares distintos. Curioso não é?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chama-se a essa coordenação Central de Propaganda T1.

      Eliminar
    2. Lá estamos nós a meter o FCP ao barulho numa zanga de vizinhos.. quando o FCP está a mais de 300 Kms de distância e nada, nada tem a ver com as dívidas bancarias e os perdões fiscais dos clubes de Lisboa. E o dono do Blogue pode colocar aqui, pode uma cópia datilografada a dizer 'clausula 5ª'.. que mesmo até admitindo que é uma cópia autêntica, verdadeira, não mostra, nem exibe, ilustra o que está escrito, aposto nas outras clausulas todas.. sei lá, desde a clausula 1ª até sabe-se lá qual?! 10ª? vigésima? Enésima?! Não sabemos.

      A verdade é que em contas simples de merceeiro e em palavras prosaicas, fáceis de entender é assim: Em 2011 o SCP estava falido, em 2012 começou a negociar com os bancos ameaçando entregar-lhes a chave, o menino nos braços, a batata quente.. e os bancos não tiveram outro remédio que não fosse aceitar, anuir perder algum, em vez do que perder tudo!!

      E a verdade é que isso foi feito. Os anos, os dias, os meses passaram.. em 2013 até entrou um novo Presidente e agora já estamos em Setembro de 2016. As despesas aumentaram, as dívidas aumentaram, o Passivo aumentou.. e continuam todos a assobiar para o lado, para o ar, felizes e contentes como se nada se tivesse passado.. Pudera. Está tudo convencido que até 2024 não há problemas, que se for preciso voltam a ameaçar entregar a chave, bater com a porta.. e tudo vai bem, tudo numa nice. Adiou-se o problema e o que interessa agora é que vamos em 1º com 4 jogos e 4 vitórias e que vamos jogar ao Real Madrid e que vendemos o Jm por 40 e o Slimani por 30.. e a vida é bela e o futuro risonho.

      Quarta trazem um saco cheio de caramelos, domingo cai-lhes o verniz e pronto, acordam de novo para a vida, para a verdade dos 15 anos sem ganhar, dos 500 Milhões varridos para debaixo do tapete e até dos 12 + 8 milhões pagos pelo Bost e pelo Ruiz.. fora os 2 milhões dados ao Adrien para baixar a bolinha.

      Resumindo, quando se ganha está tudo bem e até os árbitros são sérios e honestos. Quando se começar a perder, volta a haver corrupção, vouchers, fruta... é isso que eu critico nos adeptos verdes. Passam de um estado de vitimação para um estado de euforia, do oito para o oitenta, em apenas 2 segundos!!!

      Mas, pronto, até quarta-feira aproveitem, gozem, curtam, enjoy...

      Eliminar
    3. Fosgasse, ó Quid! estão a dizer-te que estão contentes por estar a PAGAR e tu vens com essa ladaínha?!? onde é q está aqui o oito e o oitenta? não sejas parvo, pá!

      Ah, e ninguém se esqueceu de vouchers nenhuns!! nem da fruta, já agora! já anacrónica mas fruta na mesma.

      Eliminar
    4. "Resumindo, quando se ganha está tudo bem e até os árbitros são sérios e honestos."

      Isto foi o que os adeptos do porto praticaram durante anos a fio...

      Eliminar
    5. Que confusão que vai nessas cabeças oh Quid. Toma lá o link para o documento que o football leaks tão gentilmente nos ofereceu:
      https://footballleaks2015.wordpress.com/2016/01/04/acordo-quadro-sporting-novo-banco-e-bcp/

      Nem sei o que dizer quanto às contas de "merceeiro" (pobres comerciantes, que iriam à falência com essa capacidade matemática), está a disparar um pouco por alto (a mentir, portanto). Adrien, por exemplo, foi 1,2M. Dost foi 10M. Dos 500M varridos para debaixo do tapete, consigo explicar pela tal falta de capacidade para matemática básica.
      Pedir que perceba de negociação de dívida/passivo/obrigações é como pedir a um koala que dance: o pobre animal lá faz uns movimentos bruscos e engraçados, mas não é verdadeiramente uma valsa. :\

      P.S. - Não me esqueci da fruta do teu clube corrupto, mas gosto que tenhas sempre isso em mente. Nenhum Sportinguista esquecerá, não te preocupes...

      Eliminar
    6. Diz-me lá com factos onde aumentou o passivo?

      Eliminar
    7. Eu compreendo o sentimento Alex,

      O Porto e o Venfica até tiveram 2 ou 3 vezes vendas superiores ao que o Sporting teve este ano, mas volta na volta voltam os problemas e os empréstimos obrigacionistas e outros... claro que o Sporting sendo presidido por um assassinado de carácter pela jornalixeirada, não só vai-lhe acontecer o mesmo, mas muito pior!..

      O rei vai nu... cegos a apontar o cisco no olho dos outros!..

      O problema é que o BdC tem sido inusitadamente transparente as coisas sabem-se descriminadamente, e o ponto é o seguinte:

      Continuando o trabalho fantástico até agora, e no mesma política anti-chulos parasitas e intermediários, duvido MUITO que o Sporting tenha "as recaidas" que o ponto e venfica tiveram.

      Para perspectiva o Sporting gastou em 4 épocas 68 milhões em passes de Jogadores, valor incluindo comissões e outros prémios e serviços..., o venfica este ano pelos rumores CS e algumas declarações internas gastou mais de 50 milhões em passes, e anos anteriores foi sempre acima dos 40 que me lembre... o Porto o ano passado foi quase 50 também, há dois anos mais quase 40,só este ano é que foi comedido porque não há dinheiro...

      O ponto e o venfica em tendência gastam muito mais em 2 anos que o Sporting em 4... No entanto o Sporting tem melhor equipa LOL

      Por isso o problema não é o BdC, não é um modelo de gestão, o problema chama-se lavandaria mendes e lavandaria filho do pinto da costa, a enriquecer à conta ... e a ganância a vários níveis de presidentes que deixam que isto aconteça.

      Ganhar todos querem mas o Sporting ao ver-se livre de Mendes Doyens e outros chulos, ficou logo numa posição de vantagem em relação aos rivais, que não tem nada a ver com bancos

      Eliminar
    8. Aumentou a dívida em 2M€ e o passivo pela cena da Doyen. Ele tecnicamente tem razão, mas objectivamente não tem.

      Eliminar
    9. Aumentou o passivo NÃO REPRODUTIVEL em 8 milhões, de certeza empréstimos e similares de muito curto prazo para ter arcaboiço para estar no mercado

      Reduziu o passivo REPRODUTIVEL em 6 milhões... aquele que tem prazos superiores a 1 ano

      Técnicamente e para o que dói realmente, pois juros são compostos e acumulam, o passivo até diminuiu.

      Eliminar
  2. a isto chama-se recuperação de empresas... não é um PER mas andou lá perto.

    e ao 3º ano já podemos pagar "dividendos".
    no 4º ano, também vamos pagar "dividandos".

    vou estar aqui a pugnar pela destruição total das empresas concorrentes com o mesmo rigor com que estes anormais invejosos estavam aqui a divertir-se por dentro ao mesmo tempo de debitavam este lixo indignado por fora.

    é que nos concorrentes a gestão é pouco menos que desastrosa e acumula casos como a destruição de dinheiro nas transferências misteriosas do paraguai ou a incapacidade de criar valor sem ser com a ajuda da muleta jorge mendes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pouco menos que desastrosa e dá lucro... Como classificaria essa gestão de desse prejuízo?
      Passado uns dias já se esqueceram do vosso RC?

      Eliminar
    2. Oh Ana Gomes anda cá ver isto ... E não é que veio , alguma coisa não bate certo !!! Então a deputada de Carnide foi mesmo a Procuradoria Geral da República denúnciar as suspeitas de lavagem de capitais levantadas nas últimas semanas nos negócios com o clube paraguaio Rubio Ñu.

      Eliminar
    3. Como escrevi acima, do que não nos esquecemos é dos vouchers.

      Eliminar
    4. Tendo em conta a valorizacao do plantel nos últimos anos e as recentes vendas de jogadores, estamos muito preocupados com um RC intermédio...mesmo!

      Se o critério de moderacao incluisse a burrice, evitávamos perder tempo com perguntas desnecessárias

      Eliminar
    5. Porta 17\19 explica a GESTAO DO PREJUIZO!

      Eliminar
    6. Dará mesmo lucro lampião?
      Talvez um dia quando o Orelhas sair do clube vocês acordem para a vida.
      Até lá continua festa na porta 18...

      Eliminar
    7. Dá lucro e dá lucro e mais lucro... oh Nuno!.. mas já este ano tivestes que *pedir* outro empréstimo obrigacionista de 50 milhões para pagar outro que venceu, e tens actualmente 2 pendentes no total de 90 milhões...

      Eu até percebo um pouco de contabilidade, pratico profissionalmente... Não sei quem é o ROC (revisor oficial de contas) que assina aquilo, mas o tipo deve levar uma autêntica exorbitância pelo risco de pôr a assinatura numa coisa que cheira a esturro até a um decepado do nariz (se calhar foi-lhe garantido que Portugal acabava primeiro que o Venfica!.. )

      Eliminar
    8. Dá lucro a 31 de julho e depois o lucro vai-se a 1 de agosto, e o passivo fica igual. :)

      Eliminar
  3. Será isso mau para o Sporting? Não, não é. Uma dívida asfixiante é muito pior.

    O post é importante mas estares a explicar isto a quem não quer entender é só perder tempo. Lá vem mais carvão com argumentos de merda ditados pelos T1 e outras centrais de petas e sound-bytes.

    ResponderEliminar
  4. Porque não se sentam com a banca e negoceiam?
    Será porque desta forma acaba a lavagem de dinheiro e isso não dá jeito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora bem. Sacrifícios? tá quieto. Comunicação Social dá o mesmo e custa nada. Ou quase nada ...

      Eliminar
    2. Não custa nada ou quase nada dizes tu... quando se pretende que se é rico, apesar de se pedir emprestado para pagar outras dívidas (a um casal qualquer gestor de banco diria para mudar de emprego ou de casa)... e se pretende fazer uma coisa à grande e a francesa em quase toda a CS, com um T1 expert em propaganda e manipulação no comando da empreitada ... é quase uma certeza que as várias linhas editoriais bem sincronizadas não ficaram nada baratas (no problemo! mais empréstimos obrigacionistas) ... é bem possível que as Lavandarias Mendes também se tenham chegado à frente como atenuante... é que encontrar Bayerns tolinhos é uma visão demasiado simplista, os Sound-bytes têm de ser repetidos até à exaustão para chegar longe (já enganamos mais um!.. e ganham todos)

      Eliminar
  5. Muito me surpreendeu a conversa da concorrência desleal, porque por essa altura assinaram um contrato televisivo (à data, record) e aí, nunca se preocuparam com concorrência desleal perante os outros clubes todos das ligas profissionais.

    Mais, o acordo do Sporting com os bancos pressupões abrir os livros aos questores da banca. Ou que estes se tornassem transparentes e públicos. Coisa que o LFV e já agora Pinto da Costa, jamais aceitariam.

    Dá-me vontade de rir.

    Recordemo-nos que eram as mesmas pessoas que diziam que um Sporting forte fazia falta ao futebol nacional. Pois aí o têm, fruto de muito trabalho e de negociações da direcção em prol do clube e não de interesses individuais, de filhos, de agentes desportivos, de amigalhaços.

    ResponderEliminar
  6. A dívida do Sporting está perfeitamente controlada e não existiria particular intresse em reduzir o seu valor de forma tão rápida. Por outro lado, as condições apenas são favoráveis por esse acordo, e como tal são duas realidades interdependentes. Apesar de perdermos competitividade, gosto da ideia de irmos pagando a dívida independentemente da vontade de quem gere o clube, contudo em economia as coisas não são assim tão lineares e o Sporting pode de facto perder competitividade. A alternativa era pagarmos não 30 nem 20, mas muito menos, com 5-10%, mas isso já seria um acordo bom demais.

    O real problema do Sporting são as VMOCs, que têm de ser pagas com tempo pois são de valor avultado. Obviamente que não as apetece pagar pois não pagamos juros, mas espero que o dinheiro da conta reserva seja empregue quase exclusivamente com este fim. Neste momento, são o real grande problema financeiro do Sporting.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não creio... as VMOCs são um problema no sentido que implicam a perda da maioria do capital por parte do clube na SAD.. a chamada belenização à moda do godinho, que só por isto mereceu e bem ser expulso (corresponde a uma extorsão, liquidação à revelia dos sócios, por actos de má gestão)

      Está previsto um aumento de capital, tal vai dar-se com certeza com a cotação em alta e muito antes de terem sido readquiridas todas as VMOCs... os bancos até vão agradecer, pois convertem em acções lançam em bolsa e ganham mais a muito mais do que pelo presente plano.

      Eliminar
  7. Nunca achei muita piada a essa argumentação da concorrência desleal. Os bancos são privados... Só acho mal serem os meus impostos a pagar.

    O Benfica não precisa de acordos desses porque consegue pagar as dívidas tem logo não precisa de acordos onde tem partes de vendas cativadas! Como paga e desde que pague os bancos não têm nada a haver com o destino do dinheiro... No vosso caso como não pagaram os bancos têm palavra a dizer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os teus impostos, mais concretamente NOSSOS, andam a pagar as dívidas privadas do teu presidente.

      Eliminar
    2. O engraçado é que há clubes cuja dívida à banca vai sendo abatida (amortizada e não perdoada como vocês gostam tanto de pregar), enquanto que o passivo de outros continuam a crescer...

      Eliminar
    3. No entanto pagam mais de 20 milhões de euros em juros, todos os anos...

      Já conseguiram pagar o Ola John?

      Os teus impostos o quê? Concretiza pff.

      Entretanto...

      "Extracto do contrato-programa celebrado em Junho de 2002 entre a CML, representada por Pedro Santana Lopes, e a EPUL (Empresa Pública de Urbanização de Lisboa):

      Cláusula Terceira
      1. A CML, de acordo com a legislação urbanística e o Plano Director Municipal em vigor, reconhece o direito a uma área de construção de 65.000 m2 nos terrenos actualmente propriedade deste clube, sitos na zona envolvente do Estádio...
      2. O SLB compromete-se a alienar à EPUL, em propriedade plena, e esta compromete-se a adquirir, os referidos terrenos... com a área de construção acima referida... pelo preço de 100.000$00 o m2.

      * O que significa que a EPUL, empresa da CML, deu ao colo-colo € 32.421.863,31, por terrenos junto ao seu campo da bola que lhe haviam sido doados pela CML sob presidência de Jorge Sampaio para construir equipamentos desportivos e que duvido tenham sido efectivamente objecto de construção para habitação - que é o objecto social da EPUL.

      Cláusula Quarta
      1. A CML, a EPUL e o SLB comprometem-se a estabelecer um acordo de associação... que terá por objecto a construção de 200 fogos em terrenos sitos no Vale de Santo António...
      2. Os eventuais proventos líquidos desta operação serão repartidos em partes iguais pelas aqui contratantes...

      * Em terrenos municipais, a EPUL planeava projectar, construir e comercializar 200 fogos, entregando no final um terço dos lucros ao Benfica. Perdoem-me o francês, mas WTF? Sendo certo que por esta operação o colo-colo pediu e foi-lhe deferido pela CML a antecipação da sua parte nos lucros no valor de € 10.000.000,00.
      E agora, pasme-se, a construção destes 200 fogos foi inviabilizada pela... CML.

      Cláusula Quinta
      1. A CML compromete-se a ceder, a título gratuito e em direito de superfície, pelo prazo de trinta anos, prorrogável pelos períodos e duração estabelecidos em acordo a celebrar entre as partes, um terreno sito no Eixo Norte-Sul, destinado à instalação de um posto de abastecimento de combustíveis, que sirva os dois sentidos do referido Eixo... o qual poderá ser explorado por aquele clube directamente ou ser cedido a terceiro...

      * O colo-colo vendeu-os à Galp e arrecadou quase € 15.000.000,00. A EPUL suportou os custos relacionados com ramais de acesso, fiscalização e consultadoria.

      Ou seja, nós os alegres contribuintes somos os mãos largas. Ninguém foi acusado criminalmente de nada.

      Outra situação curiosa foi a construção do centro de estágio do colo-colo em àreas de Reserva Agricola e Ecologica (REN e RAN) que eram da empresa Euroárea, que tinha aqueles terrenos do Seixal, mas que não podia lá construir. O colo-colo chegou e tudo construiu, milagre certamente."


      Eliminar
    4. "A Polícia Judiciária acaba de concluir a investigação ao contrato-programa assinado em 2002 pela Câmara de Lisboa, EPUL, Benfica e Sociedade Benfica Estádio SA, concluindo que as formas de apoio acordadas e atribuídas ao clube da Luz para a construção do estádio "consubstanciam verdadeiras comparticipações financeiras, concedidas por instâncias municipais".
      A Polícia Judiciária acaba de concluir a investigação ao contrato-programa assinado em 2002 pela Câmara de Lisboa, EPUL, Benfica e Sociedade Benfica Estádio SA, concluindo que as formas de apoio acordadas e atribuídas ao clube da Luz para a construção do estádio "consubstanciam verdadeiras comparticipações financeiras, concedidas por instâncias municipais".

      Segundo noticia hoje o "Jornal de Notícias", que cita um relatório da Inspecção-Geral de Finanças que suportou o trabalho da Judiciária, o “contrato contrariou os normativos legais vigentes", por não terem sido quantificados devidamente os encargos das entidades públicas envolvidas em desrespeito pelos princípios da boa gestão dos dinheiros públicos.

      O mesmo jornal revela que no contrato-programa firmado antes do Euro 2004, a Câmara e a Assembleia Municipal de Lisboa “instrumentalizaram a EPUL”, que assumiu encargos directos de 18 milhões de euros na prossecução de fins estranhos ao seu objecto social. Montante a que se somam mais 47 milhões, já que o documento assinado permitiu ao Benfica vender um terreno à EPUL e receber outro do município da capital.

      Pedro Santana Lopes, que ocupava a presidência da Câmara, não é arguido neste processo, ao contrário do seu “vice” Carmona Rodrigues que é um dos cinco arguidos constituídos durante a investigação. Carmona disse aos investigadores que o processo era tratado directamente por Santana, que inquirido como testemunha reconheceu que as negociações com o clube da Luz para a elaboração do contrato-programa foram conduzidas por si e pelo vice-presidente."

      http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/benfica_quotajudadoquot_em_65_milhotildees_conclui_pj.html

      Eliminar
    5. Depois ainda tens as isenções de taxas camarárias, que tens que agradecer ao primeiro ministro, e outros tantos casos que não me apetece ir relembrar agora...

      Eliminar
    6. Os 600 milhões que o teu Presidente deve à Banca são pagos por quem ?

      Eliminar
    7. Epa, vocês assim nem deixam o martinholas voltar a sair da toca... perdão, do t1!

      Eliminar
    8. Bernardo Carvalho eles também não falam do dinheiro dado pela RTP para a contratação do Futre ... Isso para os Carnidenses já não é concorrência desleal ? Assim como a Ferreira Leite ter aceite ações de uma SAD que nem cotada em Bolsa estava " valor das ações ZERO" .

      Eliminar
    9. Este Martins nao tem a minima noçao do que escreve é a unica desculpa que encontro para alguem falar de dinheiro dos contribuintes, quando o presimente dele deu desfalques no BES e BPN, e na unica ocasiao em que alguem lhe devia dinheiro ele saldou a conta roubando um camiao...

      ...e ja nem vou falar nos 1,8 Milhoes perdoados em impostos ao Vendifica!

      Abre os olhos _____ que a carroça vai cega!

      Eliminar
  8. Para tentar denegrir o SCP esta gentinha desfaz a "coluna" toda. Tipico dos invertebrados...
    Tanto passa de concorrencia desleal como passado uns meses passam a ser maus negocios pois temos que entregar uma percentagem a banca.
    Depois mente-se descaradamente!
    1o eram 50% e este verme que fala no video chega a dizer que e a totalidade daas verbas recebidas acima de 8,5 milhoes! Mentem com todos os dentes! Gente reles!
    Depois temos os propagandistas de servico na blogosfera.
    MdC por acaso ja foi ver as contas de merceeiro do fifica chicken?!
    E um fartote!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Benfica chicken, conceituado especialista no que diz respeito a finanças do Sporting Clube de Portugal. Também conhecido no submundo venfiquense como o banco de esperma particular de Pedro guerra, devido ao tempo que passa com o escroto da morsa enfiado na garganta. Engraçado que esse idiota quando questionado sobre algum assunto mais dúbio sobre o Benfica, não responde ou apaga os comentários. Devido a este comportamento, o melhor será mudar de Nick para Benfica Ostrich.

      Eliminar
  9. Que corja.

    Gente mesquinha a que se presta a defender o Venfique nos programas de TV. Nem sei como conseguem dormir... todos alinhados, a cantar a viva voz, o coro do Arcanjo Gabriel como dizia o Octávio!

    E é isto que o benfiquista médio toma como cartilha... obres almas.

    3,2,1 Tadeu, Nuno Martins, Billy não sei quê, já aí vem tudo parar com diatribes que nem eles compreendem... são os querubins do regime.

    Que maravilha que é ser Sportinguista e não ter de afinar por este mesmo diapasão de latão.

    Saudações Leoninas!

    ResponderEliminar
  10. Eu gostava que em portugal alguém do jornalismo fosse competente, até me espanto por não existir ninguém a perguntar onde param 2M€ do JM+Sli... ora bem:
    75% de 40 = 30
    80% de 30 = 24 ... mas o SCP negociou e limitou os 20% dos "outros" a 4M€... logo o final é 26M€ para o SCP

    O SCP comunica que vão entrar 54M€ no SCP fruto das 2 transferências.
    Ng pergunta a diferença dos 56 para 54? No mínimo é mau trabalho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais valia nunca seria igual ao preço de venda porque o Sporting gastou dinheiro na compra do Slimani e ainda não abateu tudo já que ainda tinha vários anos de contrato.
      O resto não sei se estará ligado a comissões aquando de renovações, por exemplo. Só vendo o próximo R&C é que poderemos tirar as dúvidas.

      Eliminar
    2. Quem não percebe nada de contabilidade é normal que faça comentários destes... Se são 54M em vez de 56, é porque o valor contabilístico actualizado conjunto desses dois activos era de 2M€.
      Se quiseres um caso paradigmático desta problemática, tens o Garay que foi vendido pelo slb ao Zenit por 6M€ o que gerou uma mais valia ao clube de 300 mil euros. (Sendo que o slb detinha 50% do passe)

      Eliminar
  11. Este é o maior mindfuck que já ouvi. Como é que ao mesmo tempo temos perdão da dívida aos bancos e quando vendemos um jogador temos de lhes dar o dinheiro todo? Alguma coisa não bate certo nestas 2as teorias lampiãs.

    E se estão com vontade de ter um acordo parecido, é só ir ter com os bancos credores e negociar uma reestruturação. Ambas são entidades privadas e com independência para fazer isso. Basta vontade de pagar dívidas e ceder parte da autonomia financeira, tal como o Sporting fez.

    ResponderEliminar
  12. Já outros clubes fartam-se de vender e a divida à banca cresce na mesma ou até em maior proporção. Clubes que se gabam de negócios astronómicos e que os sócios nem colocam em causa para onde vai o suposto dinheiro. Felismente que o Sporting Clube de Portugal honra os seus compromissos coisa que não se vê nos seus pares e que não se via com a direção anterior.

    ResponderEliminar
  13. Numa altura em que se começa a falar de juros negativos é mau negócio para os bancos conseguir recuperar liquidez?

    Tenho ideia que foi Berardo (atenção que não gosto particularmente da personagem) que disse uma coisa do genero: Se deve menos de 1 milhão tens um problema com os bancos/credores, se deves mais de um milhão os bancos é que têm um problema.

    E foi isso que aconteceu, os bancos tentaram mitigar um grande problema que era o Sporting. Queria ver onde iam buscar o dinheiro no caso de falência do Sporting.
    Felizmente para a Banca correu bem, pelo menos assim parece, e estão/irão a recuperar dinheiro que provavelmente nunca veriam.

    Concorrência desleal? é tão mesquinho e português esta afirmação neste contexto.

    Concorência desleal é jogar mais fora de campo do que dentro.

    Faz me confusão, a sério que faz, esta mentalidade de querer ser o rei e senhor numa terra de coitados, ficar contente com a desgraça dos outros, porque assim, é mais facil reinar.

    Já agora também é concorrência desleal um clube poder gastar o dobro que o outro em contratações?
    é concorrência desleal um clube ter 101M outro 93M e outro ter 58M (relatórios anuais de 2015)
    E os Juros das obrigações? e patrocínios de entidades publicas que dão prejuízo (caixa)?

    Mestre, o que chateia no meio disto é quem não tem acesso a este descortino de informação e continua a ser encantado nas cantigas do costume. Quem cá costuma vir penso que já está mais do que vacinado (portanto: mais do mesmo).

    Nunca é demais enaltecer o seu trabalho, como muitos sou leitor regular e não tem preço o seu trabalho.

    ResponderEliminar
  14. Vejo com grande satisfação a existência destas cláusulas pois obrigam qualquer dirigente a fazer uma gestão responsável do clube para nos livrar do garrote em que caímos.

    De resto claro que é grave o Sporting ir armotizando o seu passivo, num país em que determinado senhor de alcunha O Orelhas, que através do tráfico de influências consegue só a título particular dever 600 milhões de euros a um só banco,para percebermos o herói nacional que este homem é e que mal o Sporting faz por ir pagando as suas dívidas.

    De resto este "herói" nacional faz-me lembrar outra grande sumidade de nome Joe Berardo que como não podia deixar de ser pertence a que clube ?,os lampiões claro,que só à CGD tem imparidades de 300 milhões de euros.

    Neste caso o Armando Vara e o Santos Ferreira estão para o Berardo como o Amílcar Morais Pires(ex vice-presidente dos lampiões) para o grande senhor O Orelhas.

    Andam os accionistas e os depositantes do Novo Banco sempre a culpar os governos e esquecem-se também deviam passar no estádio da luz,poderia ser na Porta 17/19 já que a 18 pelos vistos desapareceu,para fazer uma visita a quem anda a viver à grande e à francesa à custa deles.

    ResponderEliminar
  15. Já agora Mestre eu se fosse aquela avantesma, que no clip em cima está sentado ao lado do Rogério Alves, depois da humilhação pública que foi alvo pelo director de comunicação do Sporting nunca mais aparecia na TV.

    Pelos vistos hoje mais uma saraivada das pesadas,agora é para o Porto,o Benfica e o exilado no Dubai !...ehehehehehehehehe

    ResponderEliminar
  16. Como já disse algures, parece que neste País pagar dividas é mal visto.
    FCP e SLB vendem como ninguém e a divida aumenta. Extraordinário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não confundas ter de devolver o dinheiro que não é nosso.. com a situação económica-financeira dos clubes de futebol e suas SADs.

      Já ouviste falar em activos, passivos, dívidas bancárias?!

      Sabias que o Estádio do SCP nem em 2024 estará pago?! Sabias que o Universo SCP tem mais de 500 Milhões de Passivo acumulado (juntando o Clube e a SAD)? Sabias que no vizinho do lado, esse Passivo acumulado global passa dos 650 650 milhões?!

      Então se não sabias, nem sabes, porque falas, metes o FC ao barulho se o FCP nem metade tem das vossas dívidas?! E se o FCP desde o 25 Abril é o clube com mais Títulos em Portugal, sejam nacionais ou Internacionais.


      Eliminar
    2. Em Portugal, os grandes herois idolatrados são os caloteiros , onde como exemplo podemos falar nesse timoneiro Luis Filipe Vieira, mais conhecido como "El Orelhas" . Quem assuma que gosta de pagar e ter as contas em dia, leva logo rótulo de artolas. Mas depois todos invejam se o artolas anda de cabeça levantada e tem uma situação financeira cada vez melhor eheh

      Eliminar
    3. Alex Zingaro
      Blá Blá Blá Quando Pinto da Costa largar o barco e houver uma auditoria a sério ao teu Clube, ou SAD, como queiras, vamos ver o que realmente se passa.
      " E se o FCP desde o 25 Abril é o clube com mais Títulos em Portugal, sejam nacionais ou Internacionais." Sabemos bem como foram ganhos. Tenho 53 anos, assisti as coisas absolutamente vergonhosas em Estádios de futebol protoganizadas por vocês. A história não se apaga, meu !
      E sê mais criativo que responderes com a cena dos clubes do regime, ok ?

      Eliminar
  17. Nada sobre a soberba comunicação do Sporting? Nada sobre a cascata de entrevistas e tweets e posts dos facebooks que sucederam os 32 MILHOES DE PREJUIZO!

    "Há quem precise de capas para fingir que brilha e há quem as faça apenas por trabalhar."

    - Há quem seja tricampeao, domine completamente as modalidades amadoras, tenha levado o clube a sexto do raking da uefa e dê uma entrevista de 3 em 3 anos.
    - Há quem não tenha ganho NADA, e tenha batido todos os recordes de entrevistas, radio, televisão, jornais, revistas, coloquios, workshops etc etc... Nunca foi visto tal coisa!

    "Não deve ser fácil para si ver este Presidente, o meu, fazer das maiores vendas de sempre do futebol português"

    - Pois é pena que pelo prai décimo ano consecutivo o Benfica ter feito mais dinheiro em vendas.

    "ver Markovic brilhar de verde e branco"

    - Já brilhou? Quando? Nos treinos?

    "estar muito perto de ultrapassar o vosso clube em número de Associados."

    - Pois sócios imaginarios são muito giros, não dao é dinheiro, o Benfica esse está no Guiness.

    "É todo este insucesso que pretendem esconder com um ataque cerrado e constante à arbitragem e mantendo esta guerra suja para que, entre ataques e respostas, possam ir camuflando os vossos insucessos e incapacidades."

    - Eu desmanchei-me a rir no "todo este insucesso". Entre esta frase e um puto de 7 anos que peida-se e poem a culpa nos outros, a diferença é nenhuma.

    "São cada vez mais as dificuldades fruto do nosso sucesso"

    - Qual sucesso? Perder campeonatos com colinho? Ter prejuizos historicos?

    "Este clube chegava a ganhar oito em cada dez campeonatos."

    - lol é hilariante este tipo ser presidente do Sporting. Que fique por muito anos.

    O Sporting tem um presidente e um diretor de comunicação, uma estrutura que representam perfeitamente a sua massa associativa, isso é claro. Tambem é claro que andam todos as cavalitas do verdadeiro presidente do Sporting, o Jorge Jesus, que não se importa de aturar este bando de idiotas, pq mama 6 milhoes limpos ao ano, n se importa por enquanto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bando de idiotas? E tu és o quê? Parece que o teu clube domina em absoluto o Futsal, natação, Judo, Atletismo, formação, etc. Não passas de um idiota.

      Eliminar
    2. Se te enerva assim tanto, so por isso ja merece o meu aval, tu querias era godinhos, facilitavam-te nuito a vida nao era?

      Temos pena continua a sofrer, esperneia e espuma á vontade podes ter os ataques de furia que quiseres so aumentas o nivel da comédia do teus textos !

      #kickingandscreaming

      Eliminar
    3. De Tadeu para Tadeu.... Olha que assim, depois, ninguém te leva a sério! ;)

      Eliminar
  18. Muito bem Mestre!

    A máquina de comunicação lampiã utiliza argumentos tão básicos que qualquer benfiquista minimamente normal percebe que é estupida. Mas acredito que ainda há uns tolos a cair. Há um ou outro boneco no blog Nova Geração Benfiquista que cheira me que também tem os mesmos briefings.

    Conseguem dizer tudo e o seu contrário. Sobre o JJ é igual.

    Continua a ridiculizar todas estas situações...é tão bom!

    ResponderEliminar
  19. mestre temos de ir buscar o palrador gabriel ao dubai. até o maisfutebol diz que o kiev vai jogar bom futebol na champs. atenção isto é muito grave, se eu fosse do carnide já tinha borrado as cuecas vermelhas, duas vezes!
    http://prnt.sc/ch76l5

    ResponderEliminar
  20. "também não me desagrada estar numa situação em que os interesses de médio e longo prazo estão protegidos contra tentações de curto prazo."
    Nem mais nem menos. Aliás, qualquer controlo que vise o longo prazo será sempre bem vindo desde que não estrangule oportunidades ou nos faça falhar obrigações a curto prazo.

    ResponderEliminar
  21. Tendo em conta o excelente pagador que é o Presidente de Carvalho, os bancos nunca mais veem o dinheiro. No final de Julho de 2017, a provisão feita transforma-se numa sublimação.

    ResponderEliminar
  22. Transparência e competência são palavras que os lampiões desconhecem.

    Temos pena que escolham sempre para presidente um candidato a hóspede do hotel da Carregueira.

    São opções...

    ResponderEliminar
  23. Tanto bateram na mulher, acho que seria da mais elementar justiça (e posto que a carta a ser veiculada é real) reconhecerem agora a postura da Ana Gomes.

    ResponderEliminar
  24. mestre o CR7 é que sabe quem bate bem hahahahaha
    https://streamable.com/6g4z

    ResponderEliminar
  25. Olá, tomo a liberdade de te escrever, apenas porque agora tomaste a decisão em aprovar primeiro os comentários. Sinceramente acredito ter sido a melhor opção!!

    Assim, chamo-me diogo ramos, sportinguista, socio 95405, e por amor, instalei-me na Catalunha.

    Trabalho na Seat Internacional em Barcelona e como hobbie componho, toco e produzo musica. Acabei de fazer um album e pedia a tua ajuda para partilhar, conforme bem entenderes: https://diogoramos.bandcamp.com/album/lifetime

    Não tenho nenhum tipo de pretensão ou objectivo com isto. Apenas partilhar algo de mim com o mundo.

    Se entenderes não fazer nada, entendo e aceito!!! Não deixarei de acompanhar o mundo sportinguista que me trazes pela tua voz, escrita, que me faz sentir um pouco mais perto de outro grande amor, o Sporting.

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  26. Mestre, terei lido bem no rascor online (dia 12)?
    "A eurodeputada Ana Gomes escreveu uma carta à Procuradoria-Geral da República e à Polícia Judiciária a solicitar a abertura de uma investigação à transferência de Francisco Vera dos paraguaios do Rubio Ñu para o Benfica.
    No documento, divulgado pela própria, a socialista aponta "indícios sobre a possível prática de crimes de branqueamento de capitais" relativos à contratação de Francisco Vera ao Club Rubio Ñu. Por isso, pede às autoridades que "procedam às diligências necessárias para averiguar o caso".
    A missiva data de 7 de Setembro, a eurodeputada do PS alude a notícias recentes que "reportam indícios sobre a possível prática de crimes de branqueamento de capitais". Em causa estão acusações de lavagem de dinheiro e evasão fiscal, denunciadas no final de Agosto pelo diário 'Hoy', do Paraguai, relacionadas com a contratação de Vera de 2015.
    Segundo o contrato, válido por cinco anos, revelado pelo site "Football Leaks", a SAD encarnada pagaria um total de 2,8 milhões de euros em várias tranches. Apesar de já dever ter recebido mais de metade desse montante, o clube, que tem como dirigente o antigo jogador benfiquista Carlos Gamarra, nada declarou ao Fisco.


    Autor: Sérgio Krithinas
    TEMAS
    Fora de Campo
    Benfica
    TAGS
    Ana Gomes
    Francisco Vera
    Benfica
    PGR
    Polícia Judiciária
    crime
    lei e justiça
    Rubio Ñu"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que sim, a Ana Gomes fez mesmo um tweet em que colocou a imagem da carta enviada à PGR...

      Eliminar
  27. "Jj não é um treinador para qualquer presidente!
    Pois não!
    É um treinador para um presidente QUE ENGULA"!"

    Zé Guilherme Aguiar

    Lolololol
    Porno comentário?
    Xiiiiiii

    Hehehehe

    Só uma brincadeira, mestre!
    Mas haverá aqui alguma verdade????

    ResponderEliminar