quinta-feira, 20 de outubro de 2016

A nossa casa

Novo texto do 3295C.




Alvalade está cada vez mais como nos velhos tempos: uma casa. De família. As reuniões à volta do relvado e, daqui a pouco tempo, à volta do piso do pavilhão João Rocha, dão o mote para as conversas da semana. Que saltam para outros campos de futebol na Academia, por exemplo, ou para o Multiusos. Do atletismo ao ténis de mesa, da natação e do pólo aquático ao futsal, do hóquei ao andebol, da ginástica ao tiro com arco, Alvalade vive e dá vida. Recebendo-a dos adeptos. O ecletismo do Sporting depende dos seus Sócios e essa é mesmo uma grande prova de amor ao Clube. A força depende dos Sócios. Forte povo dá forte Leão.

Fiquei triste quando ouvi o coro de assobios no momento em que Markovic foi substituído, entrando Campbell para o seu lugar. Compreendi o motivo, mas achei uma tremenda injustiça ao sérvio. No último jogo que havia feito de leão ao peito, também o último do Clube, 'só' marcou o golo que garantiu a passagem à eliminatória seguinte da Taça de Portugal. Assobiá-lo, depois de ter dado o seu melhor com a Listada no corpo, é algo que não encaixe na minha ideia de Sportinguismo. O seu melhor pode não ter sido do agrado de todos - para ser simpático na avaliação -, mas acredito que se tenha esforçado porque deu para perceber que sim, que se esforçou. Nunca o vi parado, sobretudo quando perdia uma bola. Não me interessa o seu passado. O presente, sim. Representa o Sporting. E joga à Sporting. Sempre me ensinaram que não se apupa um atleta de leão ao peito. Parvoíce para uns, talvez. Talvez não, para outros. Leões incitam-se uns aos outros, não se apupam.

Gostei de ver o apoio que o Estádio proporcionou neste jogo. Do princípio ao fim. Houve uma onda maior de entusiasmo no lance em que... Markovic serve Elias, aos 32 minutos, e manteve-se até à explosão no golo aos 67. Isto depois de aguentar uma grande penalidade não assinalada sobre Bas Dost e o golo pessimamente mal anulado a Coates. Estas duas e mais dois golos do Borussia e tudo na primeira parte. É duro.

Gelson continua a fazer coisas que não sei onde as vai desencantar e que encantam e são eficazes e ainda empurram a equipa para a frente e puxa ainda mais pelas bancadas.

Cada vez mais Sportinguistas deixam-se ficar depois do apito final para saudar a equipa, mesmo nas derrotas. Um dia, o estádio continuará cheio até aos jogadores descerem ao balneário. Nas vitórias é fácil porque a alegria é tanta que não se quer que tenha fim. O ambiente de Alvalade é mesmo único. E quando os rapazes de verde e branco jogam... É a reunião de família.

Vamos ganhar a Dortmund. Leram primeiro aqui.

56 comentários :

  1. No próximo sábado vou fazer o "batismo de Alvalade" ao meu herdeiro. É o seu aniversário (7) e vamos levá-lo de surpresa a ver o jogo.
    Já era um desejo antigo mas sempre por questões logísticas e de distância lá conseguimos o pleno de juntar o útil ao agradável.
    Ã altura de o levar é claramente agora. Alvalade está mais unido que nunca. Bancadas cheias, famílias, miúdos, poucos lugares vazios...é esta a imagem que quero que fique gravada na jovem mente do meu filho.
    As nossas "dores de crescimento" também obrigam a que os assobios-tipo que fizemos a Markovic gradualmente se dissipem. Estamos urgentemente a precisar de uma estabilidade emocional, uma almofada de oxigénio que passa pelo título nacional.
    É uma verdade insofismável que, da parte dos adeptos, o trabalho está a ser feito. Resta aos restantes (passe o pleonasmo) fazerem a sua parte.
    SL
    (Excelente texto, by the way, 3295C)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que maravilha, LdM, Espero que seja um batismo em grande!

      Eliminar
    2. Liga dos Mancos, tenta comprar antecipadamente o bilhete (via net) tive problemas para comprar para o meu filho (que é também sócio) no último jogo e assisti ao desespero de uma família que veio de propósito para ir ver o jogo a não conseguir comprar bilhetes. Foi tudo caricato, principalmente porque existiam lugares vagos no estádio, mas não estavam disponíveis para adeptos...

      Eliminar
    3. Pois..por isso fiz com bastante antecedência. Não me permitiram comprar bilhete para a bancada A (sou sócio B) mas para o pequenito já dava (Sub 11).
      Depois o site só permitia comprar para os acompanhantes e não me permitia comprar um bilhete para mim por causa de um bug...enfim...
      Tudo resolvido, sábado na B02 lá estaremos!!!
      SL

      Eliminar
  2. Eu prefiro uma bancada cheio a manifestar-se no positivo e no negativo, do que ter um estádio vazio e amorfo.
    Não acho mal que se assobie ou se proteste com determinadas situações ou jogadores do nosso clube.
    Ter uma cultura de exigência tb é não aplaudir a tudo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. J.
      Nem o MdC nem niguém quer que se aplauda tudo, óbvio que se não estamos satisfeitos com o jogador A, B ou C não temos de o aplaudir, o que o MdC diz, e bem, é que não se deve apupar um dos nossos.

      Não apupar não obriga a aplaudir. Se estamos insatisfeitos com o Markovic, o William ou o Rui Patrício, abstenhamo-nos de aplaudir, mas nunca apupar.

      Esta é a minha opinião, que aparentemente está em linha com a do MdC.

      SL

      Eliminar
    2. zanizo, o texto não é meu, é do 3295C, mas estou de acordo em como não deveríamos assobiar os nossos jogadores, ainda mais quando se trata de alguém que ainda há pouco tempo começou a entrar na equipa. É preciso ter mais paciência e dar-lhe confiança, e não o oposto. Concordo inteiramente: basta não aplaudir.

      Eliminar
    3. Zanizo, é também essa a minha opinião! SL

      Eliminar
  3. Ontem houve uma discussão importante na Tasca que não pode passar despercebida, sobre a logística das entradas no estádio.

    Isto é um assunto prioritário com implicações directas na segurança e conforto dos espectadores e, se queremos ser um clube moderno que leva as famílias ao futebol então temos que dar o exemplo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. de que se trata portugueezza?

      Eliminar
    2. Também fiquei com curiosidade. De que se trata?

      Eliminar
    3. No post de rescaldo ontem: http://atascadocherba.com/2016/10/19/aula-pratica-para-gente-crescida/#comments

      Quem iniciou foi o Gregor; nunca o vi utilizar esta linguagem!

      Eliminar
  4. Eu sou, por norma, contra os assobios aos nossos. Mas neste caso não me incomodou. Os assobios foram quando a sua participação no jogo tinha chegado ao fim, e pode-lhe servir como um abre olhos. Aqui não basta dizer "sou verde e branco coração" para nos conquistar, tem que jogar à bola, e bem. Se ele se está a esforçar (parece-me evidente), tem que se esforçar ainda mais. Descontando as laterais, ele está na luta pela única posição indefinida. O lado esquerdo do ataque e o direito têm dono, e não me parece que os donos dessas posições mudem nos próximos tempos, se não agarra agora as oportunidades não agarrará tão cedo, para não dizer nunca. No próximo jogo o lugar é do André, assim o espero. E em Dortmund do B. César. Ele que tente agarrar o lugar a partir do banco, que no 11 titular não deverá entrar nos próximos jogos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bernardo, é verdade que não é tão mau como seria se a assobiadela fosse durante a sua participação no jogo (mas também houve assobios durante o jogo, simplesmente muito menos ruidosos), mas acho que é muito cedo para se tirarem conclusões definitivas sobre o que o Markovic pode fazer. E muito menos assobiarem por ele ter passado antes pelo Benfica - há quem o tenha feito por isso, o que é o cúmulo do disparate.

      Também gostava de ver o André contra o Tondela.

      Eliminar
    2. Concordo que é totalmente disparatado assobiar um jogador simplesmente por ter passado pelos vermelhos. A única influência que isso poderá ter é haver menos tolerância, mas mesmo isso é parvo. No outro lado faz-se o oposto, o que também é ridículo (mas com isso podemos nós bem), que é dar mais tolerância por vir de cá, na ânsia de não caírem no ridículo depois da festa toda que fizeram com a contratação do ex-jogador da selecção do Perú, falando de um exemplo muito concreto e do último. Pessoalmente, e curiosamente, o único jogador que me lembro de insultar forte e feio durante um jogo foi o Carrillo quando foi substituído e saiu a passo (estávamos empatados), tirando isso guardo todas as minhas manifestações de desagrado para o final dos jogos, seja no estádio, seja na rua, seja na internet.

      Voltando ao Markovic, eu não o risco, nem tiro conclusões definitivas. Mas neste momento não tem lugar no 11, vai ter que lutar por ele vindo do banco.

      PS. Temos o exemplo do B. César, um jogador que passou pelo outro lado e que é bastante valorizado pelos adeptos. Grande jogador, jogador importantíssimo no nosso plantel.

      Eliminar
    3. Lamentavelmente tenho visto alguns sportinguistas com comportamentos e atitudes dignos de lampião.

      Eliminar
  5. Felix Passlack - «Pessoalmente, fiquei fascinado com o ambiente, foi incrível, sobretudo na segunda parte. Cheguei mesmo a ter dores de ouvido, um zumbido constante... foi fabuloso, fiquei muito impressionado»

    Quando um jogador do BVB diz isto... É o melhor elogio que podíamos receber, relativamente ao ambiente que se vive em Alvalade. Menção honrosa para os adeptos do BVB, entraram directamente para a galeria dos melhores que já passaram por Alvalade. A par dos do Legia, na primeira visita que nos fizeram.
    Noutro patamar, gostei bastante dos do Alba e do Famalicão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não fui ver com o Alba, mas fiquei agradavelmente impressionado com os adeptos do Famalicão. Chegaram a abafar os nossos durante uma grande parte do tempo.

      Eliminar
    2. Com o Alba foi engraçado porque eram muitos, fizeram uma mega excursão até Alvalade. Foi a verdadeira festa do futebol, e recordo com saudade o único cântico deles que era simplesmente um ruídoso "Aaaaaaalba,Aaaaaaalba!". Para um clube que nunca tinha ouvido falar, foi bom e vai-me perdurar na memória. Recordo também com saudade esse jogo, pois foi o jogo em que o Sli marcou o seu primeiro golo com a verde e branca. ;)

      Eliminar
    3. e quando tiveram 10000 do Benfica em alvalade, como foi?

      Eliminar
    4. Os adeptos vermelhos devem cantar com a mão à frente porque não se costuma ouvir nada... Ou então só sabem grunhir mesmo.
      Ainda me recordo de ver o Cardozo a pedir aos adeptos dele que se fizessem ouvir, por só se ouvir Sporting. De referir que o jogo estava a decorrer no estádio dele com mais de 50 mil lamparinas a assistir, a equipa dele ía isolada na liderança (que viria a perder mais tarde), estavam a vencer por 2-0, e o Sporting estava em 10º. Até diria que estavam em silêncio envergonhados pelo show do Capela, mas como vergonha é coisa que nunca abundou por aqueles lados...

      Eliminar
    5. Os adeptos do BvB portaram-se bastante mal até.

      Eliminar
  6. O dono deste Blogue é um cobarde.. ou está sequestrado, ameaçado pelos esbirros do Grande Líder!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O dono do blogue não está sequestrado nem nunca foi ameaçado por ninguém do clube, até porque o clube não tem qualquer influência no que aqui se escreve. Simplesmente não vou deixar que se ataque daquela forma uma pessoa que convidei para escrever aqui. A mim, é igual ao litro, já estou acostumado.

      Eliminar
    2. o dono do blogue faz um favor diário em não deixar passar os teus desabafos diários. isto não é um consultório Quid ou um diário.

      Eliminar
    3. Em que parte do meu texto ataquei a pessoa?! que não conheço de lado nenhum?! Se nunca na minha vida ataquei pessoas, apenas questiono as ideias, opiniões!!

      Convidou o tanas, foi-lhe imposto pelo Nuno Granizo!!

      Quer enganar quem..

      A censura é a arma dos fracos, dos cobardes!!


      Eliminar
    4. Ahahah, imposto? Agora fico curiosos, quais seriam as consequências se eu não tivesse aceitado tal imposição?

      Eliminar
    5. Quid, é lastimável ir constatando a enorme conta em que te tens.

      Eliminar
    6. MdC, e T para alguns, eu respondo pelo Multinick.
      Consequência era ficar sem a avença mensal e ser "acarinhado" pela jubileo nas assembleias gerais. Provavelmente os saraivinhas que por aqui pululam espantosamente começavam a achar os seus posts insossos e descabidos, desprovidos de qualquer sentimento leonino.

      Eliminar
    7. O que é lastimável é o Dono do Blogue apagar e não publicar os comentários que não digam amen com a trupe que está agora no poder e que faz tudo (e mais alguma coisa) para se manter no poder.. Porque eu conheço este Blogue há mais de ano e meio e dantes não era assim.

      A mim, tanto se me dá, como se me deu... tenho pena é dos familiares, amigos, conhecidos adeptos genuínos sportinguistas que andam a ser levados a engolir banha da cobra e a sofrer lavagens ao cérebro e até quiçá ameaçados!!

      Porque nós já vimos este filme... para não ir mais longe, desde os tempos do Rei Sol !!!

      Eliminar

    8. E, censurar comentários e depois deixar passar estas patacoadas imbecis:

      J1906 disse:

      "o dono do blogue faz um favor diário em não deixar passar os teus desabafos diários. isto não é um consultório Quid ou um diário."

      Acho que é a mais pura das hipocrisias..

      Tristeza!!

      Eliminar
    9. Mestre de Cerimónias DISSE a 20 de outubro de 2016 às 12:43

      «quais seriam as consequências se eu não tivesse aceitado tal imposição?»

      Pergunte aqueles que foram ameaçados pelos gorilas da Juveleo (daqueles que assaltam velhinhas).. ou se calhar nem é preciso perguntar,
      basta falar com o Dr. André ventura.

      Eliminar
    10. (s)quid, fala com a Fernanda (PC)... parece que está livre... ela resolve-te o problema que tens...

      PS - acho, até, que te deixam passar comentários a mais... deve ser a vertente social do Mestre...

      Eliminar
    11. Ahahahahahahahahah! Quando um tripeiro argumenta com o lãp-ventura... ahahahahahah! Está tudo dito... ahahahahahahahah!

      (s)quid, a pouca credibilidade que advinha dos raros momentos de lucidez que aqui demonstras, foi-se com essa sugestão... ahahahahahahah!

      lãp-ventura, é muito bom!!!

      Eliminar
    12. Eheheh, teve graça...

      Quanto aos comentários bloqueados, são muitos e, garanto, de todas as cores.

      Eliminar
    13. Sempre aceitei que fossem censurados e bloqueados os comentários de má criação, ofensas e insultos gratuitos e pessoais.

      Censurar um comentário que falava do Otávio, do Messi e das Parangoans enganadoras e manipuladoras dos Mas Media Alface Papoilas... é de uma cobardia intelectual tremenda, daí o meu repúdio e justa indignação!!

      E até aqui se prova que sim, desde 2013 que há ameaças nas AGs de clube.
      Escusam de negar e se fazer de virgens!!

      Eliminar
    14. (s)quid, a maior parte dos teus comentários são verdadeiros atentados e ofensas à nossa inteligência... exceptuando alguns (poucos), em que a clarividência te prega uma partida, no bom sentido claro... mesmo assim passam aqui tantos... e ainda te queixas...

      Mas já que estás tão preocupado com a transparência e verdade, mostra lá aí as provas que tens sobre as acusações que fazes no que às AG's do Sporting diz respeito... mas olha, não vale socorreres-te (novamente) do lãp-ventura... que as "provas" que ele apresentou, já todos vimos que... coiso...

      É que acerca da bandidagem que lá vai pelo teu clube, e essa é que devia preocupar-te verdadeiramente, temos nós provas... e são os próprios a admiti-lo... https://www.youtube.com/watch?v=f1UJfAHu_z4

      Eliminar
    15. "A mim, tanto se me dá, como se me deu... tenho pena é dos familiares, amigos, conhecidos adeptos genuínos sportinguistas que andam a ser levados a engolir banha da cobra e a sofrer lavagens ao cérebro e até quiçá ameaçados!!"

      Adoro. "Quiçá" amo. Especialmente a parte do "Dr" Ventura. E não lhe chamo doente mental porque ele me fez a luz e me apercebi que sou apenas um (peço desculpa mas esqueci-me do nome em concreto :|).

      Oh sr Silva, deixe ver se percebi o teu argumento:
      Se o MdC não aceitasse o novo escriba (como imposição do Saraiva ou do boda), aconteciam-lhe 2 coisas:
      1- Levava nas trombas da Juve Leo
      2- Perdia a avença.
      O primeiro ponto tem como corolário que a Juve Leo está a funcionar como "motivadora" do MdC. Quiçá (:D) já deu uns tabefes ao MdC quando certos posts não chegaram ao número de espectadores desejado ou tiveram nível de comicidade reduzido.
      Quanto ao segundo ponto, percebo que estejamos perante um caso clássico de projecção. Se não fosse a avença, terias que andar a arrumar carros ou a candidatar-te a paineleiro do venfique.

      Rudo (posso-te chamar assim?), a tua frase final não faz grande sentido, não percebo se sugeres que isto estava a ficar uma seca (e "desprovido de sentimento leonino" ?!?) ou se o facto do novo escriba não chegar levaria a esse estado terminal do blog. Não precisas de esclarecer.
      Aquele abraço!

      Eliminar
    16. Antes do Ace Ventura, já todos os que acompanham o futebol tuga tinham ouvido e lido sobre o que se passa nas AGs. E não, não é exclusivo do SCP nem do mandato de BdC!!

      Só não gosto é que alguns se finjam de putas virgens.. Detesto a hipocrisia!!

      E, sim, quando escrevo, já sei há muito que nem todos (a maioria) lá chegam!!

      Nem todos têm neurónios, ginástica mental para atingir.

      Eliminar
    17. Quid, e enxerga-te, porra!

      Já é um favor a maior parte da tua verborreia passar. Tu nao tens nocao se calhar mas é óbvio para toda a gente que apenas escreves para o teu próprio entretenimento. Acabas um texto e ficas a admirá-lo.

      Mas a verdade é que pouco fazes mais do que repetir a mesma lengalenga de sempre, tanto que para mim e muitos tu é "scroll down". Pura perda de tempo. Quase tudo o que escreves ou é para arreliar ou a rocar o insulto a inteligencia dos outros. Pensas que és muito esperto mas escreves como uma crianca.

      Já que és tao parecido como o rigaboss, faz como ele e cria um blogue só para ti. Em que fazes entrevistas a ti próprio. Tu e teu amigo imaginário.

      Eliminar
    18. (s)quid, admito que não tenho ginástica/elasticidade suficiente para me conseguir baixar de tal forma a conseguir "apanhar" o que dizes/escreves...

      Eliminar
    19. O quid tu nao es a vitima, muito pelo contrario!

      Basta ver alguns comentarios teus que o MdC deixa passar para ver bem a tua "qualidade"...

      Foste muito mimado...

      Eliminar
  7. Que as bancadas estão mais compostas, é um facto.
    Que o chão da casa poderia estar em melhores condições, também.
    Aproveito hoje para desejar boa sorte ao Braga, pois são pontos que necessitamos para o ranking da UEFA, se bem que seja contra o clube turco com o qual eu mais simpatizo, o Konaesport.

    ResponderEliminar
  8. É um texto um pouco lírico. Como se o seu Sportinguismo fosse maior do que aqueles que têm uma visão diferente do que se passou em campo. O Markovic fez uma péssima exibição. Ser apupado faz parte do crescimento de um futebolista- Futebol é isto.
    Em relação ao golo mal anulado ao Bas Dost, é pena que mesmo com a televisão á frente, não se seja capaz de ver a óbvia falta do Holandês. E o penalty, que se queixa... bem, a televisão deve ser 8K porque nem com TV, é possível tirar qualquer conclusão do lance. É uma pena que não haja um Sportinguista que faça uma avaliação exata e justa do que se passou em campo; Da falta de estaleca que em vários momentos, o Sporting evidenciou, por exemplo. A culpa é sempre dos outros. Pelo menos, desta vez, não é dos vouchers do Benfica. Está a melhorar. Mas o Sportinguista com espírito crítico e com boa capacidade de reflexão, terá percebido que faltou muito mais do que possíveis-dúbios- erros de arbitragem.
    E aqui, estou de acordo com o Artista. O Dortmund, mesmo com as baixas, do meio para a frente, é uma super super equipa. Top 10 Mundial. A questão é que o Sporting em casa não pode ter medo de ninguém. O Porto é temido no seu estádio; Benfica também; Sporting acanha-se, ainda. Jogadores para mais, tem de certeza. E este deveria ser o foco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até consigo concordar com muita coisa do que dizes, as nossas razões de queixa da arbitragem são discutíveis. Mas lá está, é daquelas coisas, individualmente são discutíveis. Observando o critério do árbitro ao longo do jogo... Em caso de dúvida foi sempre para o mesmo lado.

      De facto, a vossa influência nas arbitragens não chega à Europa. Mas não é por vocês ganharem valores assim que atravessam Badajoz, é mesmo porque não têm capacidade para controlar a arbitragem lá fora.

      O Porto era temido no seu estádio, já não é. Vocês não são, nem nunca foram (desde que eu vejo futebol) temidos no vosso estádio. Nem as Eusébios Cup ganham, podem ter feito pontualmente um ou outro resultado positivo contra equipas mais fortes, mas isso todos fazem e não significa que se seja temido. Repito, o único dos grandes que vi ser "temido" (não diria temido, diria antes respeitado) no seu estádio é mesmo o Porto.

      Eliminar
    2. Diz-me la qual foi a falta que o Dost cometeu. Se nem com a televisao a repetir o lance varias vezes consegues ver que o Dost esta a ser agarrado pelo defesa e o redes vai contra ele COM OS PES NO CHAO E FORA DA PEQUENA AREA esta tudo dito. Tenho pena que sejas tu a escrever isto aqui e nao um dos outros porque tinha-te numa conta diferente. Afinal eu estava errado. Mas na apreciacao do lance nao estou.

      Eliminar
  9. Espero que esta onda verde continue mas para que assim seja que o Mestre da Tática faça o favor em cada jogo de arranjar uma equipa e não 11 jogadores.

    Já agora o que acham do Antunes,do Nuno Coelho ou do Luís Aurélio ?,vale tudo,penaltys,assistências e golos na própria,qualquer dia até se recusam a jogar,esqueci-me que o Horta também já quebrou essa barreira.Vergonha alheia.

    ResponderEliminar
  10. nunca assobiei os meus, e não compreendo quem o faz. Irritava-me imenso o anderson polga mas não era por isso que não lhe desejava o melhor, porque o melhor dele era o melhor do Sporting, o que, em ultima análise é o que todos queremos. não entendo como é que assobiar ajuda no que for.

    entretanto, temos de acabar com esta nossa bipolaridade. A equipa esteve menos bem na primeira parte, mas depois retificou. Honrou a camisola ou não? hoje pedras em menor rendimento? Não se consegue jogar a 100% todos os jogos durante toda a época. se o arbitro tivesse validado o golo do coates e tivéssemos empatado? estaríamos a ter esta conversa? Já éramos os maiores porque tínhamos batido os pés a um colosso alemão. (coisa que nunca fizemos).

    entretanto e já que se fala de estádio, como é que o relvado se está a aguentar? suponho que no news is good news, mas...

    ResponderEliminar
  11. Pequenas e grandes coisas estão a melhorar: As assistencias, a relva, o fosso pintado de verde, os cartazes externos.
    Mas há mais para melhorar (as cadeiras) e outras que podiam avançar.
    Por exemplo os terrenos baldios do lado, onde ficava o antigo estádio, enquanto não se faz outra coisa podia ser aberto para estacionamento/parque de roulotes de bifanas (não só em dias de jogo).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São propriedade privada, e os donos são amigalhaços do Godinho... A quem ele vendeu por preço de amigo, naturalmente.

      Eliminar
  12. Muita vergonha de terem assobiado o Markovic, muita mesmo. Para mim, essa treta dos melhores adeptos bem que podem meter no caixote do lixo. Não gostam, não aplaudam. Agora assobiar, nunca. Vergonhoso.

    ResponderEliminar