terça-feira, 11 de outubro de 2016

As omissões de Ventura

De leitura obrigatória para todos os sportinguista o post do Mister do Café sobre as "provas" que André Ventura apresentou ontem sobre um alegado condicionamento da última AG por parte das claques, subentende-se que a mando da direção: LINK

Aproveito para fazer alguns comentários sobre isto. Ventura, para criar confusão, apresenta uma série de acontecimentos, alguns comprováveis, outros sem qualquer ponta de credibilidade, sem se preocupar em estabelecer qualquer ordem cronológica coerente, construindo, desta forma, (mais) uma narrativa para atacar o Sporting. Ora vamos decompor essa narrativa:
  • Tudo começou com um relato que lhe foi enviado por um suposto sócio sportinguista que não está identificado.
  • Para confirmar se esse relato era credível, foi à internet cruzar informação. Chegou à conclusão que o relato era credível face aos comentários anónimos em blogues ligados ao Sporting.
  • Para tentar demonstrar que as pressões das claques junto dos sócios são frequentes, apresentou uma gravação áudio de uma AG da SAD (onde participam acionistas da SAD, e não sócios do clube), sem se dar ao trabalho de clarificar se se tratava da AG da SAD deste mês ou de uma AG anterior.

A AG da SAD em que se ouvem cânticos de claques foi realizada em janeiro de 2016. Na altura foi noticiada a aglomeração de elementos das claques junto ao local, como consequência das capas de jornais desse dia que diziam que o Sporting estava em risco de perder a maioria da SAD. Não eram claques a tentar condicionar outros sócios, pois, repito, essa AG destinava-se aos principais acionistas da SAD.

As duas AG's (da SAD e do clube) decorridas este mês correram sem incidentes ou qualquer tipo de pressões. Obviamente, isto não é mais do que uma tentativa manhosa de André Ventura de inventar factos para colocar em causa a direção do Sporting e o apoio que esta tem dos sócios.

O comentador benfiquista e coordenador da campanha de Vieira pode alegar que não disse nenhuma mentira, mas é responsável por várias omissões e conclusões que, neste contexto, são tão maldosas como qualquer mentira que pudesse dizer.

P.S.: Uma questão bem mais relevante que se pode levantar é: como é que aquela gravação - que parece ter sido captada pelo próprio Sporting - foi parar às mãos de André Ventura? A resposta talvez possa ser encontrada nesta fotografia, tirada à hora de almoço de ontem:


Interessante ver três conhecidos comentadores em programas (Guerra, Gobern e Calado) a partilhar a mesa com o diretor de comunicação do Benfica que, recordo, no início do ano desempenhava as mesmas funções no Sporting. Felizmente que naquele clube não existe qualquer concertação de discursos para atacar os adversários.

(numa nota paralela, recordemos o tempo em que Gobern dizia coisas destas)
(obrigado, @durtoff; via @captomente)