sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Como transformar uma paródia nacional num embaraço sem fronteiras

O dia de ontem demonstrou que, com um pouco de criatividade e habilidade, é possível transformar uma paródia nacional num embaraço de dimensão internacional.


Este vídeo feito pelo @captomente, que, posteriormente, foi colocado no Reddit pelo Sa_Pinto, tornou-se, numa questão de poucos minutos, num fenómeno viral que atravessou redes sociais e deu a conhecer ao mundo aquilo que é hoje o debate futebolístico em Portugal.

Há que reconhecer, em primeiro lugar, que a matéria-prima era de enorme potencial para alastrar instantaneamente. A perícia na construção da legendagem (o que me ri com a tradução do murro na mesa!) e a oportunidade com que se colocou o vídeo no Reddit, uma rede social propensa a espalhar este tipo de material, fizeram o resto. 

Mas a triste realidade é que, numa base semanal, seria possível recolher, sem grande esforço, outros clips igualmente embaraçosos, com estes ou outros protagonistas, com maior ou menor emissão de decibéis. A única coisa em comum entre todos estes episódios que, recorrentemente, nos envergonham a todos, é a ausência de conteúdo e uma distorção total daquilo que deveria ser rivalidade entre adeptos, amplificados em nome das agendas que os clubes já nem se dão ao trabalho de camuflar, e das audiências dos canais, que fazem tudo o que estiver ao seu alcance para os alimentar iterativamente.

A polémica e a rivalidade fazem parte do futebol. É legítimo que se discutam erros de arbitragem, é normal que se questionem atitudes e decisões polémicas de jogadores, treinadores e dirigentes dos adversários, mas algures no tempo perdeu-se completamente a noção do que é razoável. Começaram a surgir, como protagonistas, algumas personagens que alguém - não se sabe bem quem nem como - entendeu que representavam a generalidade dos adeptos dos clubes. Pior ainda, usaram-nos para alimentar todo um circo ultra-deprimente de narrativas de desestabilização que surgem, fatalmente, às segundas-feiras - independentemente do que tenha acontecido nos dias anteriores - e que se arrastarão, penosamente, até ao dia do próximo jogo.

Chegámos, inclusivamente, ao ridículo de termos direito a programas em que o tema principal em debate são as polémicas levantadas pelos programas anteriores, em que comentadores comentam os comentários de outros comentadores, cujos nomes são proferidos com muito maior frequência do que o dos jogadores que, nos dias anteriores, mais se destacaram dentro das quatro linhas.

Isto não é mais do que uma réplica da degradação da qualidade da imprensa desportiva, forçada a inventar conteúdos e a encher chouriços para preencher, diariamente, dezenas e dezenas de páginas que cativem os (cada vez em menor número) potenciais leitores. Com o aparecimento de quatro canais de notícias a transmitir 24 sobre 24 horas, a degradação do comentário televisivo tornou-se inevitável. O problema é que, no caso do comentário televisivo, a base de onde se partia já era particularmente má antes desta onda de massificação.

Apesar de existirem uns que são mais responsáveis do que outros no atual estado de coisas - não é difícil perceber, cronologicamente, quando e por quem começou a profissionalização do comentador -, isso já nem é o mais importante, pois todos entraram no jogo e foram cavando um buraco de tal forma profundo, sinuoso, e com tantas encruzilhadas, que agora, simplesmente, já não se consegue ver uma luzinha que seja que nos oriente de volta para a superfície: os canais televisivos não vão querer acabar com estes programas, pois trazem-lhes melhores audiências do que os sensaborões debates de política em que as vestes se rasgam de forma mais discreta; os clubes não vão deixar de alimentar os comentadores com novas polémicas, pois o contrário de estar ao ataque é ter que estar à defesa - uma posição em que ninguém quer ficar; não estou a ver os comentadores, enquanto classe, a recusarem-se a fazer o papel de correias de transmissão dos departamentos de comunicação dos clubes, porque, certamente, o cheque que recebem em troca é bastante compensador para o tempo que investem nessa atividade.

Neste universo de interessados sobra... o público para o qual, supostamente, estes programas são produzidos. Há sempre a opção de não ver, e há sempre a opção de blogues, páginas e contas de redes e sociais não divulgarem as coisas que ... mas, convenhamos, é difícil ignorar muitas das acusações que vão sendo feitas e das mentiras que vão sendo ditas. Eu, pecador, me confesso, apesar de já ter perdido a paciência para estes programas, e limitar-me a ver os excertos para os quais me chamam a atenção. É alguma coisa, mas não é suficiente. Não consigo explicar racionalmente este comportamento, mas faz parte da natureza humana: o fascínio que causa um acidente aparatoso numa estrada continuará sempre a abrandar o fluxo de trânsito na outra faixa de rodagem.

65 comentários :

  1. Há meses que não vejo nenhum desses programas.

    Este episódio caricaturado aqui no post, soube dele via Twitter, por outros espectadores que gozavam com aquilo em tempo real.

    Não conto voltar a ver, a não ser que surja algum assunto de destaque, como quando o BdC ali foi de iniciar a prática de corrupção desportiva de oferecerem aliciamento a arbitros sob a forma do kit Eusébio.

    De resto, é mais do mesmo. No meio dos programas todos, em combinado, destaca-se a capacidade argumentativa de um advogado de profissão.

    ResponderEliminar
  2. Pior q isto sao os seguidores.
    Todas as 2ªs feiras estão agarrados ao ecrã e apos final do dito programa, vem tudo feito virgens ofendidas...mas na 2ªf seguinte lá estão outra vez.
    Na sua maioria sportinguistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes lampiões agora até já têm um Sportinguímetro para medir o nº de Sportinguistas que vêm TV.

      O que sei é que é um programa muito apreciado por lampiões (não sei se são a maioria dos espectadores) que à 3ª feira andam a repetir as mentiras e atrocidades do Peido Berra. Como neste blogue, muitas vezes.

      Eliminar
  3. Cuidado que a TVI deve, brevemente, estar a pedir a remoção do vídeo. looool

    ResponderEliminar
  4. Mestre, não há um LINK que possa disponibilizar, pf?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já está, não percebo por que não ficou à primeira... :(

      Eliminar
  5. Resta então saber quanto tempo vai demorar até a TVI reclamar os direitos de autor, e mandar o video abaixo...

    ResponderEliminar
  6. Concordo completamente! E o pior mesmo é de quem alimenta estas coisas..

    ResponderEliminar
  7. Estes programas só têm destaques porque têm audiência.
    Em tempos não houve um presidente de um clube que participou nesta palhaçada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, de facto, em 2005 houve uma célebre participação de um presidente num programa deste tipo: LINK

      Eliminar
    2. É o que se chama "ir buscar lã e acabar tosquiado"!!!

      Sobre o vídeo em si, deve ser isto a "internacionalização do benfica"!! ahahha

      Eliminar
    3. Em 2004. Já lá vão 12 anos. Entretanto teve noção do comportamento ridículo que teve e nunca mais repetiu a dose.
      Mas tinha ideia que outro presidente tinha tido uma intervenção do mesmo género e até estavam presentes os marretas do video em destaque...

      Eliminar
    4. Esse hoje já não aparece cá mais !...ehehehehehehehehehe

      Eliminar
    5. Oh "Bilinhas da treta", lembras-te de um presidente que invadiu, literalmente, um estúdio de televisão, para participar, à força, numa dessas "palhaçadas? Calado eras um poeta, como dizia o outro.

      Eliminar
    6. Mas ao menos, o presidente que participou no ano passado, parece que foi convidado... não "crashou" assim de repente, como quem não quer a coisa... mas também, quem rouba um camião, e enfarinha a porta 18 de um aterro...

      Eliminar
    7. alguém se lembra da razão que levou o orelhas a invadir o estúdio da sicn?
      deixem jogar o mantorras hahahahahha
      passados uns anos ainda continua a corrupção activa e muito mais moderna. é ver o artigo de hoje do mister e a cmvm a dormir no pedaço hahahahohohohhahahahahohohohoh

      Eliminar
    8. Bilha esta é de borla, quando tu pensas que tens uma pedra para atirar ao Sporting, lembra-te que nos temos dezenas para vos arremessar, o vosso passado algum ate recente é muito rico em situações ridículas!

      Eliminar
    9. Diz o Bilocas que o Orelhas "teve noção do comportamento ridículo"...e passou a mandar fazer os outros as figuras de parvo que fazia.

      Se bem me lembro, apareceu de fato de treino num desses programas...ainda era a fase de traficante/ladrão de camiões que comandava as suas acções.

      Depois entrou na fase do crime do colarinho Branco, desaparecendo de cena e mandando outros fazer o trabalho sujo, como por exemplo, os negócios de cocaína na Porta 18.

      Há aqui realmente uma grande evolução do Orelhas versão traficante do bairro para o Orelhas líder de uma associação de criminosos, vulgo mafioso.

      Eliminar
    10. É isto o típico lampião.
      Fanfarrão, com argumentos de treta e cheio de telhados de vidro.
      Depois desta está provado que és mais um avençado e és uma pessoa muito pouco inteligente....e mais não digo.

      Eliminar
  8. Epá, isto é um fartote!
    Comédia do melhor nivel. O que eu me ri com o contra-ataque de Pedro Guerra. Adjunta do Ministro!?ahahah muito bom!
    Para mim que estes programas nunca desaparecam. Fazem falta para o panorama humoristico nacional!!!
    Qual Trump qual quê?

    ResponderEliminar
  9. Eu já não vejo programas deste género a não ser quando por vezes faço um zapping e perco alguns minutos se os temas me interessarem.Ontem mesmo vi que estava o cão de fila Janela e outro caniche lampiãop a discutirem o tema vouchers e passei logo à frente.

    A mim o que me preocupa é a onda de "azares" de jogadores como o Antunes,como o Luís Aurélio ou como o Nuno Coelho,que fazem penalties,golos na própria baliza,"assistências" contra o clube do seu coração.

    Da arbitragem nem vale a pena falar,aão orgulhosamente corruptos,orgulhosamente incompetentes.Entregaram o futebol a bandidos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aqui está. Os "Azares" que o benfica tem por ter jogadores destes noutros clubes. Que coincidência, não acham?

      SL

      Eliminar
  10. Os comentários no reddit estão fenomenais.
    Montes de malta estrangeira a imitar a troca de palavras destes senhores. Vale a pena ir lá só por isso.

    ResponderEliminar
  11. Admira me como artistas da mentira e hipocrisia tipo o Pedro Guerra,André Ventura e Carlos Janela não levem umas "festinhas" no lombo de vez em quando na rua..

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueceste-te do Jorge Baptista... esse querido.

      SL

      Eliminar
  12. O nível (1) do comentário desportivo em Portugal está mesmo elevado eheh Mas o conteúdo é mesmo lixo.
    (1) Nível acústico .

    ResponderEliminar
  13. A discussão teria sido mais produtiva se o Manuel Serrão tem perguntado:

    "Diga um observador de árbitros que não tenha recebido vouchers do Benfica, diga um! diga um!!!!"

    "diga um delegado da liga que tenha recusado receber vouchers e que depois não tenha feito relatórios mentirosos sobre o presidente do Sporting para que fosse castigado, diga um, diga um!!!!!!"

    Para terminar, o Guerra é um lorpa, nem benfiquista é... é rato de política, Vieira utiliza-o como papel higiénico, limpa-se e atira-o depois aos outros como arma de arremeço, eventualmente o papel irá ficar tão conspurcado que depois o manda para o lixo e lhe dá uma salva-de-palmas...

    Isto dava inclusivamente para fazer uma sátira com o ciclo de vida dos "avençados" de Vieira;

    inicialmente começam sempre como propagandistas da BTV, depois passam a comentadores atacantes na CMtv, mais tarde passam para canais generalistas onde usam o tempo de antena para bajular e desgastarem a sua imagem publica ao ponto de serem gozados e de lançarem frases que ficam para a historia como caricatas, depois do desgaste saem de cena e Vieira arranja um substituto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu digo "UM" que vale a pena ouvir.
      UM, apenas UM comentador.
      Um tal Rogério Alves, advogado, das pessoas com mais nível que este país deve ter.
      SL
      UM, de único que se aproveita, que sabe dar a volta ao texto contra aquilo que são os comentários (sempre a sorrir e no gozo) do parceiro do lado (do outro lado da segunda circular).

      Eliminar
  14. Eu estou com o J.
    Destes programas desportivos em que se fala pouco ou nada de futebol, resta a sua parte hilariante. Temos que encarar estes programas como se de uma comédia se tratasse.
    Mas hoje vem uma notícia prometedora para os lados do Lumiar. O sporting quer Mas. Mas um para fazer número, Mas um para jogar conjuntamente com o Meli ou com o Castanhos e Mas um para descartar as novas promessas de alcochete.
    Agora deixo-vos esta (de graça): sabem que vai ser o rosto (e o corpo)na campanha que o governo vai fazer para dar a conhecer o novo sugar tax e desincentivar o consumo de refrigerantes? O Pedro Guerra de sunga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao contrário dos citados, precisamos de um defesa esquerdo.

      E refere-se a quais jovens promessas descartadas? Gelson? Matheus Pereira? Ruben Semedo? Ou a inexistente promessa alcochetiana que joga na lateral esquerda? Pois é, o único que temos para esse lugar tem ainda 18 anos...se calhar ainda nao está pronto.

      Eliminar
    2. Estou mesmo a ver o jesus a pedir mais um "reforço" ao presidente de Carvalho: cariño dame Mas.

      Eliminar
  15. Nunca vejo estes programas por considerá-los "lixo" (embora não resista a espreitar os clipes dos melhores momentos que vão sendo partilhados por aí, como foi o caso deste do post), e por não ter uma tv suficientemente grande para albergar tanto mamífero de grande porte.

    Mas, não obstante o considere um enorme desperdício de espaço e oxigénio, há uma coisa que penso que todos tenhamos que admitir em relação ao pedro guerra: a forma como usa as suas longas presas para escavar blocos de gelo em busca de pequenos crustáceos é uma majestosa maravilha da natureza de sobrevivência darwinista.

    ResponderEliminar
  16. Este vídeo feito pelo Captomente, que, posteriormente, foi colocado no Reddit pelo Sa_Pinto..

    ???

    Querem ver que agora o mérito é do tal de Captomente e do Sá Pinto?!

    Quando ANTES já a própria TVI24 tinha posto o vídeo no seu Site e o Sapo também, entre muitos outros Sites !!!

    Menos!!



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a tvi24 postou um video com legendas? MOSTRA 1?! MOSTRA 1?! MOSTRA 1?! MOSTRA 1?!
      engasgaste com as tuas baboseiras!!!

      Eliminar
    2. Até podiam traduzir e legendar para linguagem gestual.. rapaz.

      Apenas comentei o facto de antes de Captomentes e Sá Pintos.. já toda a gente tinha tido acesso a esses vídeos e a essa estória.

      Eliminar
    3. Ó Quid não consegues perceber que a grande piada disto é a legendagem em inglês?

      Eliminar
    4. O "homem" que anda sempre por aqui em bicos dos pés, "eu fiz..." "eu comentei primeiro ali e acolá", vem agora criticar os outros...

      Ò QUID compra um espelho...

      Eliminar
    5. O QUID considera-se equiparado à MONA LISA, não percebem? Está muito lá à frente... (ou atrás, depende da perspectivas)

      SL

      Eliminar
  17. Melhor que o vídeo são irá comentários no reddit.

    De rir às gargalhadas com a estupefação dos estrangeiros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. disponibiliza aí o link do reddit por favor, saudações leoninas

      Eliminar
    2. https://m.reddit.com/r/soccer/comments/58gd7b/this_is_what_a_talk_show_about_football_in/?utm_source=mweb_redirect&compact=true

      Eliminar
  18. @SLBenfica, do the right thing and pay for the players that smaller teams provide you with! https://youtu.be/BGS-ZiE5kAo via @YouTube

    https://twitter.com/MagnificoDeeJay/status/789419006604304384

    ResponderEliminar
  19. Foi um belo numero feito pelo manuel Serrao que conseguiu levar o Guerra para onde ele queria, o sorriso de Serrao no final do video é bem revelador da sua intençao!

    ResponderEliminar
  20. Grande post. Subscrevo a 100%.

    E isto ainda vai piorar... é ver a vergonha que é mesmo aqui ao lado, em Espanha.

    ResponderEliminar
  21. Amplificar o alcance desta vergonha que se vê no vídeo, serve exactamente que propósito?!
    Acho que se os estrangeiros estiverem interessados em ouvir peixeirada e má-educação, podemos internacionalizar o Mercado do Bolhão!
    Já para os Calimeros, não creio que exista melhor programa de incentivo às teorias e devaneios de conspiração...
    Mais um post a dar visibilidafe e audiências a lixo, que ainda por cima, em nada está relacionado com o SCP.
    Quo Vadis, MdC?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que são rissois. Em todo o caso, o cheiro a frituras é intenso.

      Eliminar
    2. Vai lá fazer a agenda para o NGB (não ponho aqui o verdadeiro significado desta sigla porque senão o Mestre corta-me o pio) e deixa cá o Mestre tratar do blogue dele. Não gostas, não comentas. Seria aliás um acto de grande higiene se tu e outros que aqui vêm não aparecessem.

      Eliminar
  22. O meu comentário, Artista? Acho este tipo de censura muito feia. Não desrespeitei ninguém. Isto não é nada. É apenas falta de carácter por eu ser de outro clube. Muito feio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "AI Ai o menino adan a portar-se mal..."

      "O menino é feio..."

      Sabes onde gente como tu comenta á vontade nao sabes?

      E acrescento, aqui tu ainda vai soltando umas laraçhas, em sites do teu "clube" os Sportinguistas nem vale a pena comentar, pois nao passa um sequer!

      Da-te mas é por contente por haverem sportinguistas que ainda teem a paciencia de te ler e aturar, algo que voçes nao fazem aos outros!

      Eliminar
    2. Que decida se isto é aberto ao público ou aberto ao seu circulo. Este comentário desaprovado é de quem não tem código. Já me foram endereçados muitos insultos diretamente, e nunca o vi censurar esses comentários( Lampião etc). Nunca insultei ninguém, aqui. Não preciso disso para me fazer ouvir. Melindrar-se por ter chamado atenção sobre um assunto que até o próprio clube viu necessidade de responder, é de quem não é capaz de enfrentar os problemas do clube.

      Eliminar
    3. ah... na volta ate vai haver um post sobre isso e so nao postou o teu comentario para nao antecipar o debate...

      Eliminar
    4. ^https://www.youtube.com/watch?v=pvWbyLATuOw

      Eliminar
    5. Já não me lembro o que dizia o comentário, mas houve certamente algo que não achei apropriado. Avisei, quando decidi começar a moderar comentários, que passar ou não passar dependeria sobretudo da minha vontade e paciência, e não haveria nenhum critério rígido. Não és caso único, aliás, são mais os comentários de sportinguistas que bloqueio (para não começar ou alimentar determinados tipos de discussão) do que os de outros clubes.

      Eliminar
    6. Apenas disse que o Pedro Guerra foi abusado pelo Serrão e que gostaria de saber a opinião dos sportinguistas sobre a falta de fair player demonstrada no jogo contra o Dortmund, com link que levava até às supostas palavras do Director desportivo do Dortmund.
      Foi apenas isto. Mas siga a bola.

      Eliminar
    7. ""nunoalexctx 21 de outubro de 2016 às 20:13
      "AI Ai o menino adam a portar-se mal..."

      "O menino é feio..."

      Sabes onde gente como tu comenta á vontade nao sabes?

      E acrescento, aqui tu ainda vai soltando umas laraçhas, em sites do teu "clube" os Sportinguistas nem vale a pena comentar, pois nao passa um sequer!

      Da-te mas é por contente por haverem sportinguistas que ainda teem a paciencia de te ler e aturar, algo que voçes nao fazem aos outros!""
      o jorgeneo na zona dos lamps é acusado de ser infiltrado ou seja, dizem lá que ele é cá dos nossos hahahaha

      jorgeneo o que te interessa do que se passa nos campos dos outros? também és como o ventura, andas aqui em blogues de sportinguistas a cheirar o que escrevemos?

      Eliminar
  23. "Não consigo explicar racionalmente este comportamento, mas faz parte da natureza humana: o fascínio que causa um acidente aparatoso numa estrada continuará sempre a abrandar o fluxo de trânsito na outra faixa de rodagem."

    belo.

    ResponderEliminar