segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Comparação idiota do jornal O Jogo


Todos os dias aprendemos coisas novas, e hoje fiquei a saber que Bas Dost e Bryan Ruiz são uma dupla de avançados. Foi uma novidade para mim, mas é mesmo isso que se pode ler neste fantástico trabalho de análise estatística levada a cabo pelo jornalista António M. Soares:


Considerando que o único jogo em que Bryan Ruiz começou como segundo avançado foi contra o Porto - apenas durante os primeiros 25 minutos (altura em que Jesus o trocou de posição com Bruno César) -, e que o ponta-de-lança nesse jogo foi... Slimani, seria efetivamente complicado que a dupla Bryan Ruiz / Bas Dost tivesse rendido muitos golos e assistências ao Sporting enquanto dupla.

De relembrar os jogos em que Dost foi titular e o respetivo parceiro na frente de ataque:

  • Moreirense: Bas Dost (1 golo) e Alan Ruiz (1 assistência)
  • Real Madrid: Bas Dost e Bruno César (1 golo)
  • Estoril: Bas Dost (2 golos) e Alan Ruiz
  • Legia: Bas Dost (1 golo) e Bruno César
  • V. Guimarães: Bas Dost e Markovic (1 golo)


Em cinco jogos como titular, Dost, e o jogador que iniciou a partida ao seu lado, valeram 6 golos e 1 assistência, o que, a meu ver, até nem é mau de todo.

Cada um pode interpretar os números da forma que lhe dá mais jeito, mas convinha que se partisse de uma base que fosse efetivamente verdadeira. Mas, infelizmente, é este o jornalismo que temos.