sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Comunicado do Benfica for dummies


A fonte normal o comunicado original.

A bold a versão explicada for dummies.

Na sequência do esclarecedor apelo feito ontem pelo Presidente do Sport Lisboa e Benfica, e com o objetivo de eliminar a confusão intencionalmente gerada no espaço público, de quem pretende ligar o livre comentário de adeptos e simpatizantes do nosso Clube com as posições oficiais do Sport Lisboa e Benfica, cumpre esclarecer:
O apelo feito ontem pelo Presidente do Sport Lisboa e Benfica foi tão esclarecedor como o discurso de um especialista em física quântica numa convenção de técnicos de contabilidade reformados. Por isso, vamos lá a ver se nos entendemos de uma vez por todas:

1. Os canais oficiais de comunicação do SL Benfica são a BTV, o Jornal “O Benfica”, o Site Oficial do Clube e todos os sítios nas Redes Sociais devidamente identificados e registados.
Estes são os nossos canais oficiais. As ofensas e calúnias só "contam" se vierem daqui, OK? Mas não se preocupem, somos incapazes de colocar, nos nossos canais oficiais, qualquer tipo de material que possa ser considerado provocatório aos nossos adversários.

Pág. 51 do R&C 2015/16 do SL Benfica (clube)

2. As únicas pessoas que vinculam e representam oficial e publicamente o Sport Lisboa e Benfica são o presidente do Clube, os dirigentes em atos de representação oficial do Clube e outros profissionais da instituição devidamente mandatados para o efeito.
Por exemplo, se um vice-presidente nosso for representar o Benfica, por exemplo, sei lá... num velório de um antigo treinador nosso, então, sim, está a falar pelo clube. É nesse tipo de situações que não vamos falar dos outros. Perceberam agora?

(obrigado, Victor!)

3. As opiniões, comentários e análises das diferentes personalidades Benfiquistas, que apenas na sua condição de adeptos e simpatizantes participam em programas de comentário desportivo, não vinculam a nenhum nível o Sport Lisboa e Benfica.
Pedro Guerra, André Ventura, Gomes da Silva e outros podem ser pagos (ou eleitos) pelo Benfica, podem concertar o discurso nas instalações do Benfica, podem preparar os programas durante o seu horário de trabalho no Benfica, podem usar informação privilegiada a que apenas funcionários do Benfica têm acesso, podem falar nesses programas sobre assuntos relacionados, direta ou indiretamente, com a vida do Benfica, mas só na cabeça de gente maldosa é que se pode fazer, de alguma forma, uma ligação à instituição Benfica.

4. Consideramos abusiva, maldosa e provocadora qualquer insinuação sobre qualquer eventual relação entre as opiniões e comentários desses respeitáveis adeptos no espaço público com as posições oficiais do Sport Lisboa e Benfica ou desta Direção de Comunicação.
É inadmissível que os outros façam insinuações relativamente a uma eventual promiscuidade de ter funcionários do clube a falar na praça pública. O único objetivo de quem faz insinuações dessa natureza é impedir que esses nossos respeitáveis funcionários continuem a fazer insinuações em relação à vida dos outros, e isso, obviamente, não poderá ser tolerado.

5. O Benfica sempre foi um espaço de liberdade, e a participação nesses debates de adeptos e simpatizantes do nosso Clube insere-se no uso legítimo dos seus direitos individuais, não podendo eles próprios sentir-se limitados pelas insinuações que se pretendeu criar, confundindo a sua livre expressão com posições mandatadas.
A liberdade é um valor de que não abdicamos. Por isso, não admitimos que nos critiquem por termos tomado livremente a decisão de correr com Fernando Seara da SIC para colocar Rui Gomes da Silva e, mais tarde, da TVI para colocar Pedro Guerra, e para correr com Júlio Machado Vaz da RTP para colocar João Gobern. Para além disso, o uso legítimo dos direitos individuais dos respeitáveis adeptos que, por acaso, estão 100% alinhados com a atual direção, nunca poderá ser colocado em causa.

6. Reafirmamos a importância do apelo do presidente aos adeptos benfiquistas sobre a importância do uso criterioso da palavra nos espaços públicos, contributo essencial para a mais sã convivência e respeito devido entre todas as instituições desportivas.
Desde que não digam que estão a representar o Benfica, está tudo bem. Carry on!

Direção de Comunicação SLB
Futuro antecessor de João Gabriel