sábado, 1 de outubro de 2016

Dia de conquistar o castelo


Nos últimos dois anos, o Sporting saiu de Guimarães com resultados que se podem considerar traumáticos. Em 2014/15, uma pesada derrota por 3-0 que deixou o clube prematuramente afastado do título e que pôs o clube a ferro e fogo. Na época passada, um empate a zero que deixou o Benfica à distância de uma vitória da liderança - vantagem essa que seria invertida na jogada seguinte em Alvalade e que acabou por ser determinante na conquista do campeonato.

Mais uma vez, vamos à Cidade Berço sem margem para errar. Como tal, é fundamental que a equipa esteja totalmente focada no jogo em mãos. Se não for assim, Marega (quem diria?) e companhia não desperdiçarão as oportunidades que lhes forem dadas para retirarem pontos que nos poderão fazer muita falta.

Espero, por isso, que Jesus faça zero poupanças e que os jogadores encarem a partida sem qualquer tipo de facilitismos.


Desconheço se Marvin Zeegelaar está recuperado. Foi referido por alguma comunicação social que o holandês estava recuperado na terça-feira, mas que não terá sido utilizado para, precisamente, não se colocar em causa a sua disponibilidade para hoje. Parece-me também arriscado colocar André e Dost em simultâneo. Bruno César deve ser o jogador mais próximo de Dost, para oferecer uma maior agressividade defensiva na frente e no meio-campo, que não poderá dar tempo e espaço aos vimaranenses de procurarem as desmarcações de Marega e Hernâni nas costas da nossa defesa.

Apesar da ameaça que constitui o Vitória - pelos bons executantes que tem e pelo apoio do seu público -, o Sporting já demonstrou ter futebol para voltar a conquistar o castelo de Guimarães. Até porque, atrás de si, estará uma bancada repleta de leões a empurrar a equipa para a vitória.

40 comentários :

  1. Já estou nervoso...não vai ser nada fácil hoje!
    Estou a ver estes emprestados do Porto a querer fazer estragos naquelas laterais, claramente o nosso ponto fraco.
    Também não me convence ver B.César no apoio a Bas Dost. Precisamos algo mais ali. Não podemos ter só um segundo avançado para defender ou pressionar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Hernâni e o Marega vão querer mostrar serviço, sem dúvida.

      Eliminar
    2. J. se me for permitido discordar, B.Cesar é mesmo ali que tem de estar, quem tem um pontapé canhao como o dele, estar a lateral isso sim é um desperdício especialmente numa equipa com falta de jogadores que rematam de longe.

      Eliminar
    3. Para mim era o médio esquerdo desta equipa.
      Uma espécie de médio/ala como era no J.Mário no ano passado e deixar Gelson do outro lado mais livre para os desequilibrios.
      A grande questão é que Jesus não prescinde de B.Ruiz e sabemos que como segundo avançado não rende. Logo a entrar alguem vai ter que se como segundo avançado....

      Eliminar
  2. Atenção que em Guimarães fala-se de um inusitado querer em vencer o jogo. Alguns jogadores e treinador consideram este o jogo da época...

    É vir, portanto, com a faca nos dentes, salvo seja...

    ResponderEliminar
  3. A expressão original não foi conquista, mas sim assalto, roubo.
    Será que ou mouros, nesta tentativa de conquista da cidade berço não estarão a contar com importantes aliados de peso para este assalto, tal como ASD e seus comandados?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto de um adepto do clube do colinho, dos vouchers e da cocaína...

      Descaramento nao existe, provavelmente o amigo rudolfo tem alguns equipamentos originais do Guimaraes a venda....

      Eliminar
    2. Pede mas é ao teu "clube" para devolver o dinheiro do Targino, pagar aquilo que destruíram dentro do estadio e devolver as peugas e camisolas que roubaram ao guimaraes...

      Acho que com isto fica esclarecido que tomou literalmente de assalto Guimarães!

      Eliminar
    3. Rena, é o SCP que vai a Guimarães.

      Não é o carnide.

      Ainda tens algumas chuteiras lá de cima?
      Calço o 41.
      Se tiveres uma camisola do VSC, vendes barato?
      Tenho um grande amigo meu, vitoriano, que está quase a fazer anos.

      Eliminar
  4. Lá estarei em Guimarães para ver e apoiar o Sporting.Caso se verifiquem as rotações de plantel como em Vila do Conde escusado será dizer o resto !..

    ResponderEliminar
  5. Temos melhor equipa e temos melhor treinador, demonstrem em campo nossa superioridade e tragam os três pontos.
    Força Sporting!

    ResponderEliminar
  6. Sera um jogo dificil.
    Nao vencemos as ultimas 2 deslocacoes que fizemos, no entanto, temos um registo muito favoravel em Guimaraes. 36 vitorias; 21 empates e apenas 14 derrotas.
    A tradicao nao joga, isso e factual mas, demonstra que em Guimaraes mandamos nos! Logo nao espero outra coisa que nao seja a vitoria!
    E depois desta jornada ja fomos a Pacos de Ferreira, a Vila do Conde e a Guimaraes. 3 das 6 deslocacoes mais complicadas. As outras sao Dragao, Braga e Luz.
    Tivemos o comeco de campeonato mais complicado dos 3 grandes...
    Sporting Sempre!

    ResponderEliminar
  7. Off topic: não acham estranho os sócios de um clube terem votado por unanimidade, sem um voto contra nem uma abstençãozinha, um R&C onde consta um prejuízo histórico de 31,9 milhões de euros? Ninguém teria nada a opor? Ou foram silenciados? Faz-me lembrar os tempos dourados do PC, só que este pelo menos mostrava títulos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pronto o mestre ja esclareceu...

      ... és mesmo... dahhh!!!

      Eliminar
    2. Mas sócio que é sócio, pelo menos tem acções suficientes para poder estar presente na AG na SAD, nem que seja com 1 voto. Ou só lá estava o Sobrinho?

      Eliminar
    3. Tens que ler bem a cartilha antes de deitares carvão e fazeres propaganda.

      Eliminar
    4. Ja estás a recuar Rudelfo...

      Chama-se a isso meter os pes pelas maos, para ti nao faz muita diferença, (ate devem ser parecidos) mas os restantes notam logo...

      Eliminar
    5. O sobrinho, deve ser de facto, dos maiores acionistas.

      Estranho, nem o gajo votou contra?
      Estranho.
      Esse sobrinho deve mesmo gostar de ser enganado e perder dinheiro.

      Eliminar
    6. Estanho, nem depois do JN alertar.
      Muito estranho.

      Este BdC é perigoso. Até consegue manter em silêncio o sobrinho.

      Será que conhece o tio?

      Eliminar
    7. Rodolfo eu também acho interessante é que enquanto uns e outros discutem contas... Há um terceiro que já passou e prazo e nada se sabe!

      100%? Tudo corre bem quando se ganha e apresenta lucro. Ups... Não ganha nem tem lucro? 100%... Nem o kim jong original.

      Eliminar
  8. tardamos em ver sinais positivos do Elias... Alan Ruiz perdeu espaço. Temos 14-15 jogadores que dão garantias absolutas de não falhar. Esse grupo tem de ser alargado com alguma urgência pois o desgaste vai-se notar nas próximas semanas.

    Jogo difícil mas espero uma vitória.

    o campeonato vai parar... seleções, regressamos com a taça de portugal onde espero ver jogar já muito mais adaptados todas as outras opções do plantel.

    Douglas, Elias, Meli, Ruiz, André, Castaignos...
    Temos de andar mais rápido na adaptação dos novos jogadores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Terão tempo para trabalhar nesta paragem para as seleções. Vamos ver se começam a integrar-se melhor nas ideias da equipa.

      Eliminar
    2. Para mim o Meli tem muito potencial e seria ele o natural substituto de Adrien, mas nao me pareceu que fosse essa a intencao de JJ

      Eliminar
  9. atento também ao Hamzaoui do nacional... mais outro bom valor do nosso campeonato.

    Hamzaoui e Tylor Boyd, este do vitória.

    ResponderEliminar
  10. Nesse 11 apenas entra uma novidade desta época (Dost) porque a maioria dos reforços tem desiludido sempre que JJ lhes tem concedido minutos de competição no nosso muito exigente 4-4-2...
    Previa-se que, por exemplo, Markovic ou Campbell entrassem facilmente na equipa (e até que “sentassem o Gelson”, ouvi muitos a dizer! Eu nunca achei isso...) mas têm sido uma desilusão...

    A desilusão número um chama-se Joel Campbell... Muito vedetismo, muitas fintas, muito individualismo, muito correr para a frente de olhos no chão, e muito pouco empenhamento colectivo (tanto a atacar como a defender)...

    A desilusão número dois chama-se Markovic... O “menino bonito” do JJ vem de épocas com grandes problemas físicos, está com uma tremenda falta de ritmo e de confiança, e também mostrou que não tem actualmente a mínima capacidade para fazer o trabalho em qualquer uma das alas com competência (tanto a atacar como a defender)... Se não serve para as alas, é outro que entra como hipótese para segundo avançado (como contra os polacos), mas nem aí tem mostrado nada de especial, e começo a pensar que nem o JJ lhe vai conseguir recuperar a carreira...

    A desilusão número três chama-se Elias... Os sportinguistas não esperavam muito desta “prenda”, mas como era um “desejo antigo” do JJ lá tivemos que a desembrulhar outra vez... Os jornais até escreveram que “impressionou muito nos primeiros treinos”, e que até seria uma excelente solução para a possível saída do Adrien (!) mas... Tem sido um autêntico barrete! No último jogo nem sequer foi convocado porque está completamente fora dela, muito posicional, muito limitado em termos técnicos, muito limitado nas coberturas defensivas, muito pouco agressivo, importa talvez recordar que Elias (31 anos) apenas teve sucesso no Brasil, onde se joga um "futebol tropical" de ritmo muito baixo, e destacou-se sempre em movimentos de contra-ataque, e nunca em futebol de ataque organizado... Qualquer comparação com o meu querido Adrien é um crime de lesa-futebol...

    Estas têm sido as 3 grandes desilusões...

    Já o André “Baladeiro” (aquele de quem menos se esperava) tem sido a maior surpresa pela positiva, parece ter-se adaptado muito bem ao lugar de segundo avançado, está fisicamente em excelente forma, é o que joga mais em equipa, o melhor a tabelar com os médios (como mostrou na jogada em que William desmarcou Dost com o Estoril), foi o único que já fez o gosto ao pé (numa excelente movimentação de “matador”), e assume-se como candidato número um a parceiro do “Bas Boss”...

    O nosso maior “problema táctico” está precisamente ligado os dois homens da frente... Mesmo que a dupla de André e Dost seja tecnicamente muito superior à de Teo e Slimani, e mesmo que possam até render mais golos no final da época, ficam muito longe naquilo que dão à equipa em termos de pressão sobre a “primeira linha de construção” dos nossos adversários, e de desgaste sobre os defesas e os médios que tentam atacar as nossas linhas...

    Ora se nem André, nem Dost, garantem os níveis de pressão mínima para asfixiar o adversário na saída de bola (como fazíamos na época passada), é preciso que o trabalho seja feito pelos homens do meio-campo, e principalmente pelos dois alas, e é aqui que na minha opinião se torna fundamental a presença, em jogos mais complicados (a maioria dos que se jogam fora de Alvalade), de Bryan Ruiz à esquerda e, muitas vezes, de Bruno César atrás do Bas Dost...

    Juntar Bryan Ruiz e Bruno César no meio campo tem sido (desde o jogo com o FC Porto) precisamente o “segredo” de JJ para conseguir equilibrar a equipa defensivamente, “asfixiar” os adversários, roubar-lhes a bola o mais cedo possível, tornar-se “rei e senhor da bola” (com percentagens de posse acima dos 60 por cento), e vencer com tranquilidade...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JF, ainda é muito cedo para se falar em desilusões. A maior parte entrou já com o comboio em andamento, e os titulares têm estado a bom nível.

      Eliminar
    2. A unica coisa que nao gosto nem entendo é fazer grandes apostas em jogadores emprestados e nós dispensamos igual ou melhor...

      Exemplos: Markovic e Podence

      Eliminar
    3. Concordo com tudo JF, mas também faco o reparo de que é muito cedo.

      Por outro lado, nao existe também um planeamento físico ao longo da época em que certos jogadores sao preparados para entrar em máxima forma em alturas diferentes, de modo a manter a equipa em alta rotacao, evitando que os picos de forma coincidam?

      Eliminar
    4. Eu ia jurar que li algo escrito por uma pessoa do clube a dizer que o markovic brilhava de verde vestido... E que outros tinham inveja desse brilho. Queres ver que era só mais um gelado?

      Eliminar
  11. Quer-se dizer o Rio Ave gastou as pilhas todas contra o Sporting..fdp !...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós também gastámos muitas contra o RM...espero que hoje se note menos o desgaste

      Eliminar
    2. ou voces gastaram as pilhas todas contra o Real e o Rio aproveitou.

      Eliminar
  12. Hoje é dia para perder pontos. Vamos lá ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens o que contra o Vitória?
      Porque queres que percam pontos?

      Eliminar
    2. Lourenço, esta foi forte, não? Nunca se pode tirar Adrien, nunca. O verdadeiro indispensável do Sporting.
      Bruno Carvalho merece todos estes azares. E Jesus também.
      Benfica, enorme Benfica, amanhã não se pode claudicar.

      Eliminar
  13. -PAZADAS DE CARVÃO-


    Foi uma 6ª feira negra, muito negra! Não estou a falar do bufas e do bêbado disfarçado, pois esses são fieis aos seus princípios e colocam sempre o porco em 1º lugar! Nunca esse clube irá apresentar um R&C com prejuízos assinaláveis, nunca!
    O Sporting faliu, acabou. Este maravilhoso clube foi adulterado, deturpado, mal tratado!
    O comunicado da Assembleia Geral assim o demonstra: todos os assuntos da ordem de trabalhos foram reprovados e por unanimidade! Incompetentes, pá!

    Estou preocupado com as nádegas, o que farão da vida a partir deste momento?

    Quid – 966 pazadas


    → PAZADA(S) DO DIA:

    1- “O FCP vai jogar a Inglaterra, NES é entrevistado por jornais ingleses, conta uma estória, fait-divers de como foi a 1ª transferência do Agente Jorge Mendes...”
    By Recreativo de Caá e Lá, 30 de setembro de 2016 às 09:15

    Nota: Faz lembrar a espera com pás e picaretas. Afinal foi um cantoneiro. Fait-divers!

    2- “hioje no JN vem lá a dizer que precisa de 44 Milhões para evitar falência e que a Holdimo tem um Diretor-Delegado dentro da própria SAD do Sporting!!”
    By Recreativo de Caá e Lá, 30 de setembro de 2016 às 09:15

    Nota: “O JN é o melhor de todos e os donos também devem ser Sportinguistas!

    3- (o SCP vai perder maioria na SAD)
    - “Se n perder este ano perde para o proximo, uma coisa podes ter 100% de certeza quando arrebentarem as vmocs ficas sem a SAD.”
    By Tadeu, 30 de setembro de 2016 às 10:47

    Nota: O que significa arrebentar uma vmoc? Terá a ver com o fetiche OUrelhas?

    4- “Apenas me limitei a chamar a atenção de que mais uma vez, uma vez mais... num Blogue que se diz do SCP, se fala mais dos outros do que em 'nós' próprios.”
    By Alex Blue Zíngaro, 30 de setembro de 2016 às 10:52

    Nota: A porta da rua é a serventia da casa!

    5- “Texto sobre o Porto... o Saraiva, destes, paga menos por palavra, não artista? Mas deste bem a volta fazendo um texto daqui à China. Bem jogado..”
    By jorgen80, 30 de setembro de 2016 às 11:18

    Resposta: “Ahahah, se não gostas, deixa na borda do prato.”
    By Mestre de Cerimónias, 30 de setembro de 2016 às 11:55

    Nota: Fazes tanta falta como a fome!


    → TAUTAU NAS NÁDEGAS:

    1- (para o quid, acerca do NES)
    - “Se estás tranquilo com a (falta de)ética, a (a)moralidade e lealdade (not) ao clube do teu presidente, então estamos bem. Neste caso, claramente s tem o que se merece.
    Mas porra, já nem honra entre ladroes?!”
    By Lourenço30 de setembro de 2016 às 10:28

    Nota: A fruta, mesmo que em vinha de alhos, vai apodrecendo!

    2- “Olhem lá se o Sporting falir o que é que isso vos preocupa?”
    By leão verde, 30 de setembro de 2016 às 14:39

    Nota: Leão Verde, a vida deles fica sem sentido!

    3- “Tadeu, podia responder ponto a ponto, mas é que contigo não vale mesmo a pena, seria uma estúpida perda de tempo.”
    By António Fonseca, 30 de setembro de 2016 às 21:14

    Nota: O tadeu é um ruminante.

    5- “O Funfica é chico-esperto, vendeu o Renato / Gaitan e valorizou a marca Venfique de modo a esconder o prejuízo que tiveram devido à gestão danosa que fazem por lá.”
    By Corine, 30 de setembro de 2016 às 20:45

    Nota: Há chicos-espertos que vão de férias para a Carregueira!


    → PIADA(S) DO DIA:

    (os erros do rascord)
    1- “A matemática é lixada para os Lampioes, e as calculadoras, nao sao ergonómicas para quem os cascos, têem as teclas muito pequeninas.”
    By nunoalexctx, 30 de setembro de 2016 às 11:44

    Nota: íííííííóóóóóóó

    2- “Bem vindo de volta rudelfo, é bom saber que ja nao te encontras de 4, e que assim sendo já podes usar os menbros anteriores para digitar todas essas besteiras com que nos vens habituando”
    By nunoalexctx, 30 de setembro de 2016 às 12:48

    Nota: Foi apenas falha na net, error 4-2.

    3- “Depois de ter lido +/- estas 28 opiniões e, com o medo de ficar sem clube, paguei a minha quota de novembro 2016.”
    By Aboim Serodio, 30 de setembro de 2016 às 22:28

    Nota: Já os lampiões, receberam o ordenado e foram aos pacotes de vinho, mas têm 300.000 sócios!


    Saudações Leoninas,
    CB

    ResponderEliminar
  14. Que vergonha Sporting, que palhaçada, que falta de respeito, espero que venham todos a pé desde guimarães.
    Para o ano á mais, que jogo ridiculo, estragaram o fim de semana a todos os Sportinguistas, jogadores, treinadores, presidente peçam desculpa aos sócios, pricipalmente aos que estiveram no estádio, tanto apoio e depois isto.

    Ridiculos

    ResponderEliminar
  15. Mais uma vezcaimos com um estrondro ensudecedor mas não caimos sozinhos, houve um empurrãozito de um tipo que nos anula um golo no bessa sabe-se lá porquê e hoje aceita isto :

    http://desporto.sapo.pt/multimedia/videos_futebol/#/video?32396

    ResponderEliminar