sábado, 1 de outubro de 2016

Dia de conquistar o castelo


Nos últimos dois anos, o Sporting saiu de Guimarães com resultados que se podem considerar traumáticos. Em 2014/15, uma pesada derrota por 3-0 que deixou o clube prematuramente afastado do título e que pôs o clube a ferro e fogo. Na época passada, um empate a zero que deixou o Benfica à distância de uma vitória da liderança - vantagem essa que seria invertida na jogada seguinte em Alvalade e que acabou por ser determinante na conquista do campeonato.

Mais uma vez, vamos à Cidade Berço sem margem para errar. Como tal, é fundamental que a equipa esteja totalmente focada no jogo em mãos. Se não for assim, Marega (quem diria?) e companhia não desperdiçarão as oportunidades que lhes forem dadas para retirarem pontos que nos poderão fazer muita falta.

Espero, por isso, que Jesus faça zero poupanças e que os jogadores encarem a partida sem qualquer tipo de facilitismos.


Desconheço se Marvin Zeegelaar está recuperado. Foi referido por alguma comunicação social que o holandês estava recuperado na terça-feira, mas que não terá sido utilizado para, precisamente, não se colocar em causa a sua disponibilidade para hoje. Parece-me também arriscado colocar André e Dost em simultâneo. Bruno César deve ser o jogador mais próximo de Dost, para oferecer uma maior agressividade defensiva na frente e no meio-campo, que não poderá dar tempo e espaço aos vimaranenses de procurarem as desmarcações de Marega e Hernâni nas costas da nossa defesa.

Apesar da ameaça que constitui o Vitória - pelos bons executantes que tem e pelo apoio do seu público -, o Sporting já demonstrou ter futebol para voltar a conquistar o castelo de Guimarães. Até porque, atrás de si, estará uma bancada repleta de leões a empurrar a equipa para a vitória.