sábado, 22 de outubro de 2016

#DiaDeSporting: É tempo de exorcizar certos fantasmas

Na época passada, o Sporting viveu, no jogo em casa com o Tondela, uma experiência muito semelhante ao que tem sido frequente ao longo do último mês: aquilo que podia correr mal, acabou mesmo por correr mal.

Uma expulsão injusta de Rui Patrício, ajuizada pelo inenarrável Luís Ferreira (que ia com tanta boa vontade, que nessa noite até chegou ao ponto de empurrar um jogador do Sporting para o afastar de uma disputa de bola ao solo), deixou o Sporting a jogar com menos um a partir da meia-hora, e originou o penálti que inaugurou o marcador a favor dos visitantes. O Sporting conseguiria dar a volta ao resultado na segunda parte, mas a poucos minutos do fim, quando nada o fazia prever, o Tondela acabaria por empatar a partida. O choque foi enorme, pois falávamos de um confronto entre primeiro e último classificados, que atravessavam períodos de forma diametralmente opostos.

Hoje, o Tondela não está numa situação muito melhor do que aquela em que se situava há um ano. Ocupa, atualmente, a penúltima posição, com apenas mais um ponto do que o Moreirense, mas volta a não haver motivos para se imaginar que a tarefa de logo será fácil. O Tondela conseguiu a sua única vitória frente ao Paços de Ferreira precisamente na última jornada, e é preciso não esquecer que já roubou pontos ao Porto esta época. 

Para o Sporting, não é apenas fundamental vencer: há que conseguir os três pontos de forma tranquila, de maneira a poder começar a recuperar os níveis de confiança de jogadores e adeptos. Já vimos esta equipa praticar excelente futebol nesta temporada, falta conseguir manter a consistência necessária durante os noventa minutos. Hoje é um excelente dia para o fazer.



P.S.: hoje também é dia grande no andebol: à mesma hora do futebol, haverá a visita ao Dragão Caixa para defrontar o Porto. Um embate entre aquelas que têm sido as melhores equipas da época até ao momento, e o maior desafio que este novo conjunto de jogadores teve de enfrentar até ao momento. Às 15h, a equipa de hóquei recebe, em Alverca, o Candelária, e, às 16h, a equipa de futsal estreia-se no campeonato visitando o Belenenses.