quinta-feira, 13 de outubro de 2016

#DiaDeSporting: que onze para logo?

O jogo de logo é perigoso. O pedido de antecipação que o Sporting fez compreende-se, mas exclui à partida muitos dos principais jogadores da equipa. Não que o Famalicão exija a melhor equipa em campo - será um jogo para ganhar, em quaisquer circunstâncias -, mas tenho algum receio de que a falta de rotinas de uma equipa de segunda linha possa criar algumas complicações. Todos os cuidados serão poucos, portanto, e é obrigatório que os onze jogadores escolhidos encarem o adversário com todo o respeito que merece.

E quem serão os titulares? Não é fácil fazer essa previsão, mas aqui fica uma tentativa para lançar a discussão:

Guarda-redes: a publicação que Beto fez, há uns dias, no Facebook, leva a crer que será titular. E faz sentido que, em jogos deste tipo, se dê oportunidade ao segundo guarda-redes de jogar. E isso é particularmente aplicável a Beto, que tem nível para dar total confiança ao resto da equipa e ao treinador.

Laterais: todos os laterais se mantiveram às ordens de Jesus durante a paragem para as seleções. Diria que a escolha recairá nos jogadores que não forem opção para a partida com o Dortmund. Como me parece que João Pereira e Zeegelaar serão os escolhidos para esse jogo, creio que logo serão utilizados Schelotto e Jefferson.

Centrais: Coates e Semedo jogaram 90 minutos na terça-feira, pelo que certamente serão poupados. Paulo Oliveira, que fez o início da formação precisamente no Famalicão, e Douglas deverão ser utilizados pela primeira vez esta época.

Médios centro: William jogou 90 minutos na segunda-feira, e Adrien está lesionado. Elias parece ser uma certeza no onze, porque precisa de ganhar ritmo para substituir da melhor maneira possível o capitão durante as próximas semanas. Quem jogará ao seu lado? Petrovic ou Paulista? Eu aposto no brasileiro.

Alas / Extremos: Gelson é uma hipótese, pois jogou poucos minutos nas duas partidas pela seleção. Acredito que estará no banco, para qualquer eventualidade. Bryan Ruiz e Campbell jogaram, respetivamente, 70 e 20 minutos no dia 9, na Rússia. Matheus Pereira parece ter seguido com a equipa B para Budapest, para a inauguração do estádio do MTK, que também se realiza hoje, pelo que não jogará em Famalicão. Disponíveis, há também Bruno César e Meli. Parece-me que Jesus colocará Bruno César à esquerda e Campbell à direita.

Segundo avançado: Markovic não foi utilizado em nenhum dos dois jogos da Sérvia. Por outro lado, Alan Ruiz esteve a treinar com a equipa durante este tempo. Gostava de ver Markovic, mas parece-me que Jesus colocará Alan Ruiz.

Ponta-de-lança: Dost foi suplente utilizado nos dois jogos da Holanda. Entre André e Castaignos, faz sentido nova aposta em André, que não voltou a ser utilizado desde que marcou ao Estoril.