terça-feira, 18 de outubro de 2016

#DiaDeSporting: Que onze para o Borussia?

Sendo o Borussia um adversário poderosíssimo, é normal que Jorge Jesus faça algumas adaptações ao sistema de jogo do Sporting. A meu ver, o maior fator de risco reside no facto de defrontarmos Aubameyang e Dembelé, dois jogadores rapidíssimos, de classe mundial, e no facto de o Sporting jogar habitualmente com uma linha defensiva muito subida. Junte-se a isto a capacidade de pressão do meio-campo alemão e a ausência de Adrien, o jogador do plantel que mais rapidamente reage às perdas de bola, e será fácil concluir que o Sporting correrá riscos se não for um pouco mais conservador na abordagem ao jogo, e se não for especialmente criterioso quando estiver em posse.

Não me parece, de qualquer forma, que o Borussia venha com ideias de jogar fechado atrás e explorar apenas o contra-ataque, mesmo considerando as várias baixas que assolam o conjunto alemão. É uma equipa que está habituada a mandar nos seus jogos, pelo que também não faltarão oportunidades para o Sporting explorar os espaços que se abrirão no setor mais recuado alemão.

Em relação ao onze, a maior dúvida, a meu ver, reside na escolha do jogador que se posicionará mais próximo de Bas Dost: Markovic ou Bruno César? A utilização de Markovic implica maiores riscos, pelas iniciativas mais verticais que gosta de tomar, que levam a que perca a bola com mais facilidade. Por outro lado, pode fazer sentido tentar aproveitar a motivação que os dois golos marcados lhe deram. Utilizar Bruno César seria jogar mais pelo seguro, mas, por outro lado, o brasileiro fez um jogo sofrível em Famalicão.

A outra dúvida reside nas laterais. Se Zeegelaar parece certo à esquerda, na direita a escolha não é óbvia. Schelotto é mais rápido que João Pereira, e isso poderá ser útil perante a velocidade dos jogadores do Dortmund, mas o português está num melhor momento de forma e tem uma experiência acumulada que também pode ser importante num encontro tão fundamental como este.


Uma última palavra para Elias: tem aqui uma grande oportunidade para se afirmar como uma real alternativa a Adrien. Estou convencido que o resultado de logo dependerá muito da qualidade da sua exibição.