terça-feira, 11 de outubro de 2016

Janela entreaberta para 2020 e 2022


Nada nas duas goleadas que Portugal registou no duplo compromisso desta semana é garantia do quer que seja. Não garantem a presença no mundial e não são sinal de que a equipa está finalmente a jogar como um coletivo superior à soma das suas individualidades. Os quatro golos de André Silva, os dois golos de João Cancelo e as duas assistências de Gelson Martins não significam que estão encontradas soluções imediatas para as necessidades da seleção. Não é uma questão de cepticismo: acredito que André Silva tem tudo para ser o ponta-de-lança tão desejado e que Gelson é um extremo como há muito o futebol português não fabricava. É, simplesmente, a constação de que tanto Andorra como as Ilhas Faroé não são adversários que sirvam para tirar quaisquer conclusões sérias, pois o que Portugal precisa é de jogadores que possam fazer a diferença de forma consistente contra seleções de 1º plano.

Independentemente disso, é bom ver a seleção a ser ocupada progressivamente por jovens com potencial para serem dos melhores jogadores mundiais nas suas posições. No Europeu, assistimos à afirmação de Raphael Guerreiro (22 anos), William Carvalho (24) e João Mário (23), que já são donos de um lugar no onze. Renato Sanches (19) está a atravessar uma fase de adaptação a uma realidade nova, que poderá resultar a curto/médio prazo na confirmação do seu imenso potencial. E atrevo-me a dizer que André Silva (20) e Gelson Martins (21) prometem atingir idêntico patamar nos próximos dois anos. Concretizando-se todo este potencial, fica formado um núcleo fortíssimo que poderá carregar a seleção após a saída de Cristiano Ronaldo. Existe também uma segunda linha de jogadores com muita qualidade e rodagem, como Bernardo Silva (22) ou Anthony Lopes (26), e outros que, num futuro não muito distante, poderão atingir esse nível, que já vão brilhando nos sub-21.

Falamos de jogadores que, podendo ser já soluções de 1ª  ou 2ª linha, ainda estão em fase de desenvolvimento, e que apenas entrarão ou estarão no auge das suas carreiras num período que englobará os europeus de 2020 e 2024, com o mundial de 2022 pelo meio. Consiga Fernando Santos continuar (e até acelerar) a renovação, e a competitividade da seleção a médio/longo prazo poderá atingir um nível que parecia impensável há apenas dois ou três anos.

P.S.: não incluí, propositadamente, os nomes de André Gomes (23) e João Cancelo (22), por continuar a achá-los produtos de marketing de Jorge Mendes. É verdade que o médio está no Barcelona, mas nunca o vi demonstrar a consistência que normalmente é necessária para chegar a esse nível (e a palidez das suas exibições na seleção, quer no europeu, quer mesmo nestes últimos encontros, não ajudam a mudar essa impressão). Não quer dizer que consigam concretizar o potencial que muitas pessoas dizem ter, mas prefiro esperar para ver.

50 comentários :

  1. Eu nao percebo um cú de futebol, por isso deve haver coisas que nao consigo ver no Gomes que os outros veem.

    Só faltava essa, que um grande clube nao fosse capaz de pensar por si próprio em vez de ceder a influencia de um mero empresário!

    Oh, espera...(facepalm)

    Já o Cancelo acho-o um bom lateral direito. Teve caga nos golos mas aquele bujardao para o 3o do André foi de quem sabe chutar.

    Gelson entra e tudo lhe parece que decorre em slow motion. Mesmo assim sacou duas assistencias.

    ResponderEliminar
  2. Não metes te o André nem o Cancelo porque achas que foram 15 milhões de treta... Mas o Cancelo tem um potêncial absurdo... Só o JJ não viu isso... O Andre Gomes aborrece com tanta moleza...

    ResponderEliminar
  3. Acho que João Cancelo está já a um nivel superior...em jogos onde só tem que atacar então, creio que fará muita diferença. A defender já é outra coisa!
    Do A.Gomes nunca vi o suficiente para avaliar o que quer que seja.
    Mas de resto ainda falta aqui muita gente com muito potencial: Diogo Jota, Ruben Neves, Bruma, Bruno Fernandes, Gonçalo Guedes, André Horta, Ruben Semedo, etc...
    Acho que nos estamos a preparar para ter das melhores equipas dos ultimos anos.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gonçalo Guedes e Horta? Deus nos livre de ficarmos dependentes desse tipo de soluções. Este post fala de jogadores que a curto/médio-prazo podem ir jogar para clubes de patamares muito superiores ao português (ou já lá estão).
      Estes dois ou acabam no Zenit ou no Mónaco. Se chegarem ao Valência já é muito bom...

      Eliminar
  4. Quanto à renovação da selecção, o próprio Fernando Santos já disse o que tinha a dizer sobre isso. Que não quer saber dessas coisas sobre futuro para nada. O que ele quer saber é o presente. Não lhe interessa preparar o mundial, só quer saber jogo a jogo. Um personagem, como é que ganhou o euro, não sei.

    Quanto aos brinquedos novos!

    O Cancelo está na moda, mas ele é um buraco a defender, tanto porque não se sabe posicionar como não liga se descompensa a equipa. É bastante bom nestes jogos contra os fracos porque é tipo Renascido Sandes, vai por ali fora e que se lixe os que ficam para trás. Precisa de um bom treinador para aprender a defender! Parece-me bom rapaz, ouve sempre os colegas e tem um sorriso honesto para eles. Por isso, acredito que se tiver a sorte de encontrar alguém que o ensine, é bem capaz de estar aqui uma boa mais valia.

    O Gelson está a evoluir a olhos vistos, até na selecção. Logo duas assistências, e mais dois golos cantados que os outros falharam escandalosamente. Muito bom, e já se sabe que este não cede sobre pressão. Mostra todo o seu talento quer esteja a jogar contra as Ilhas Faroé, como a jogar contra o Real Madrid. Mas acho-o muito nervoso o que o pode levar a complicar, precisa de se ambientar com os colegas e se ambientar com a ideia de jogar na selecção. Este não engana!

    André Silva tem muito potencial, tem bastante técnica e é razoável a aparecer na zona de finalização (tenderá a evoluir isto com a experiência). Mas os três golos que marcou foram todos erros de uma equipa fraca que não se vão duplicar numa equipa mais forte (por alguma coisa não marca nos jogos "grandes"), especialmente os três ressaltos que lhe vão parar aos pés e que fariam corar a vaca lampiónica! Já o movimento sobre o passe do Gelson que ele falhou escandalosamente, esse sim seria algo para apontar como instinto matador, mas a verdade é que o movimento que faz é bastante bom e a defesa do guarda-redes foi muito inspirada. Não sei, veremos! Acho que tem de se ter calma com o rapaz, é muito, muito novo e pontas-de-lança só se concretizam a partir dos 25. Ainda por cima quem o treina é o NES e a equipa que o suporta é o Porco! Mas acho que tem atitude e é inteligente, por isso esta pressão estúpida não lhe vai fazer (muita) mossa. Vamos ver, potencial tem!

    ResponderEliminar
  5. Cancelo poderá ser excelente extremo. Lateral será um buraco. É cabeça no ar defensivamente;
    André Gomes era de facto um jogador inconsistente; Mas tudo muda quando vais para um Barcelona. Já notei diferenças nestes 2 jogos. Está um jogador mais tranquilo, cerebral, a rodar mais a bola. Se não dá jogador no Barça, então de facto não é jogador de elite. Mas para mim está ao mesmo nível de potencial do João Mário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente extremo? Se atingisse o nível Bom, já não seria nada mau.
      Cancelo tem um defeito tremendo: posiciona-se mal, o que nem sempre é corrigido pela idade e respeita pouco as movimentações dos colegas (mas isto aprende-se e corrige-se).

      Eliminar
    2. É um portento físico e técnico. Tem dribles desconcertantes. Pode facilmente ser um extremo de linha de topo. O problema será se os treinadores quiserem andar a brincar com ele a lateral e a extremo. Precisa de ganhar raiz numa posição.
      Não penso que tenha a maturidade mental para se tornar um defesa forte no posicionamento. O futuro dirá.

      Eliminar
    3. cancelo ao nível do jomi???

      ahahahahhaahahaha

      Eliminar
  6. Sou suspeito, pois tenho a mania que percebo de futebol (modéstia à parte) e depois vejo o Herrera do FCP ser associado a clubes de 1ª linha e só me dá vontade de rir e perguntar como é possível?! idem aspas para o André Gomes, embora já tivesse lido que no Barcelona houve um qualquer equívoco e que a sua contratação teve mais a ver com ajuste de contas a nível financeiro, assim a modos como quando o Man United 'comprou' um tal de Bebé por 9 milhões ao Guimarães para pagar uma dívida ao Jorge Mendes!!

    Mas, sim, estes jogos de Portugal contra o Gafanha das Faroe e 1º Dezembro de Andorra não se podem comparar com os jogos contra Hungria e Suiça.. nem com o jogo que o SCP vai ter de disputar em Famalicão!!

    - - -

    Ontem escrevi assim aqui em resposta a um adepto benfiquista da cidade de Gaia:

    "Continuas a mostrar a tua ignorância e indigência congénita que dá nas galinhas e nascem pitos carecas... É óbvio, evidente que este ano contabilístico que fechou, terminou, encerrou a 30 de Junho 2016 as contas do FCP não vão ser boas. Mas, se fosses inteligente, perceberias que por morrer uma andorinha não acaba a Primavera. Compreenderias que não se deve comparar um exercício anual menos bom, negativo com a situação global do teu clube que é muito bem pior..

    Porque na realidade o FCP tem menos de metade do vosso Passivo, deve menos aos Bancos, tem o seu Estádio quase pago, tem menos empréstimos... logo, branco é, galinha o põe, a sua situação (FCP) é melhor que a do teu clube (SLV). Porque se o FCP estivesse aflito, com as calças na mão, também teria vendido os anéis e os dedos à pressa e em saldo em Maio a correr!! Mas, claro, é perder tempo com quem não tem a menor ideia do que é forjar, moldar, manipular R&C à vontade do freguês.

    Esquece lá os termos tecnocráticos e as palavras caras tipo: 'consolidados, imparidades e intangíveis'... e faz apenas contas simples de mercearia, assim:


    Ganhei tanto, recebi tanto, gastei tanto, devo tanto, investi tanto, tenho a pagar juros de tanto.. Tão simples, fácil como saltar à corda. E se em 2003 o SLB devia 200 Milhões hoje deve mais de 650 Milhões. Essa é que é essa!!!

    E se em 2003 LFV vendia pneus recauchutados hoje tem uma fortuna de Centenas de milhões, sem esquecer o que deve aos bancos. Agora vir para aqui com 'consolidados, imparidades e intangíveis'.. isso são termos de conversa fiada prá boi dormir!!

    Porque fazer R&C bem esgalhados os Governos, os Bancos, as Grandes Empresas, Corporações também os faziam e fazem.. e depois vemos as Venezuelas, Angolas, os BPNs, BES, BCPs, TAPs, PTs, irem pelo cano abaixo!!

    E o tal adepto benfiquista de Gaia mesmo depois de ler tudo isto, responde que o R&C do FCP relativo ao último exercício vai ser muito negativo. E eu volto a dizer, sim vai ser muito negativo.. mas continuamos a ter metade do Passivo, metade das Dívidas e não vamos acabar de pagar o Estádio em 2026!!!!

    E sim, PdC é bem pago, bem remunerado, mas para quem ajudou a nos levar a 11 Finais Internacionais e nos deu a vencer, festejar 7 Troféus Internacionais, sem esquecer os 22 Títulos de Campeão Nacional, Taças e Supertaças... ficaremos para sempre gratos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Quid é só maravilhas, esta tudo pago etc etc.
      Mas o que sabemos é o crescimento do passivo da tua SAD nos últimos anos tem tido um crescimento exponencial enorme.
      Há 2 ou 3 anos tinhas menos de 50 % do passivo da SAD do Benfica, este ano quando saírem os números aposto que já vai em mais de 80%.

      Que interessa dizer que pagaste o estádio se mais do que o valor deste tem crescido em divida??? Isso é apenas alterar o tipo de divida, pagas o empréstimo do estádio ficas com outros novos de maior valor.

      E isto é o que sabemos das SAD, andava ai tanto choro pelos números consolidados do Grupo Benfica e agora que estão na mesa é esperar ver se algum dos outros faz o mesmo e apresenta os números e ai é que íamos ver as magias de cada.

      Eliminar
    2. O sr Tiagao Santos é mais um que, ou não sabe ler ou só lê, entendne o que lhe apetece.

      Sim, o FCP vai ter um R&C muito negativo relativo ao exercício de 2016.

      Mas, sim, em termos gerais, globais o FCP tem menos de metade do Passivo, metade das Dívidas, dos Empréstimos que o SLV tem, apesar do SLV este ano dizer que teve saldo positivo de 23 Milhões graças à venda do RS em Abril ao Bayern por 30 Milhões !!

      E sim, o FCP não vai andar a pagar o seu Estádio construído em 2003 até 2026!!



      Eliminar
    3. Quid com todo o respeito mas o Quid é que não sabe ler.

      Eu não falei apenas de 2016. O Porto em 2012 apresentava menos de 50% Passivo na Sad que o Benfica e este ano ao que tudo aponta já vai em mais de 80% do mesmo valor(este ano deve passar os 300 milhões SAD).
      Portanto isso de dizer metade da divida só se não tivermos a falar dos R&C e ai aceito que não acredite mas então não dá para discutir nada porque é os valores que temos.

      Quanto ao estádio o que diz não faz nenhum sentido se o Porto tem aumentado a sua divida todos os anos como pode dizer que pagou alguma coisa???

      Se eu pedir empréstimo habitação de 100 mil e ao fim de 10 anos pagar esse empréstimo mas entretanto tiver pedido 150 mil em empréstimos de outros empréstimos considera que paguei a minha casa ????


      Apenas mudei os nomes aos empréstimos mas se a divida aumentou não paguei nada.


      Por isso tanto me faz que se diga que pagou ou não pagou. O Porto passou o ano passado 50% do estádio para a SAD e este ano pelo que se diz ira passar os outros 50% por isso todo o valor dessas dividas vai estar na SAD. Depois é comparar Passivo. Se é do estádio ou dos autocarros ou até da Academia isso é indiferente.


      Já agora o Quid deve ter acesso as contas todas do grupo para fazer tais afirmações. É volto a dizer neste momento sabemos a divida total do Benfica (se acreditarmos no R&C consolidado e que é auditado todos os anos) mas dos outros dois ainda não sabemos, nem sei se vamos saber. Por isso qq comparação fica difícil. Neste momento podemos comparar SADs Sporting e Benfica, Porto ainda nada sabemos.

      Eliminar
    4. Volto a insistir, o sr Tiago só lê o que lhe apetece..

      Os valores que aparecem nos R&C seja de que clube for, são moldados e feitos à moda do freguês e não correspondem à realidade.

      Aquilo que eu digo é simples, é pura interpretação, dedução lógica.

      Em 2000, antes de haver as SAD os clubes já tinham dívidas, já tinham passivo. E de 2000 para cá esses passivos, essas dívidas continuaram a crescer, a aumentar. No FCP, SLB, SCP... não sejamos ingénuos.

      Vir agora em 2016 fazer, esgalhar e moldar R&C das SAD escondendo o lixo que está atrás da porta, debaixo do tapete.. a mim não enganam!!

      E por isso eu digo que o FCP por ter 1,2,3 anos maus... continua a ter menos de metade das dívidas, passivo do SLB. mas se quer falar também do SCP, também lhe digo que também são mais de 530 Milhões de dívidas, de passivo. isto, claro em termos gerais.

      Não sejamos ingénuos !!!




      Eliminar
    5. Se sabes, podias partilhar, não o valor mas o documento, para todos poderem ler. Do Benfica apenas vi duas ou três folhas, agora nem o relatório da SAD publicam quanto mais os valores de todo o grupo. Muita coisa devem estar a tentar esconder ...

      Se sabes as do Benfica, então manda aí o link .... caso contrario, é a celebre historia do cuspir para o ar ....

      Eliminar
    6. Então Quid não é ler o que apetece, se não acreditamos nos R&C não há muito onde falar, eu tb acho que eles são martelados o mais possível mas pronto servem de guia relativo.

      António escrever isso num Blog onde ultimamente tem feito passar a ideia que se deve esconder as contas e só quem vai as AGs deve saber é caricato (ideia que não consigo perceber, qual o medo de falar dos números reais escritos nos documentos)

      De qualquer modo as contas do Benfica saíram no jornal e em carradas de sites e blogues do Benfica. Óbvio que a explicação oficial de que elas sempre tiveram disponíveis e nunca ninguém tinha pedido foram uma bosta pegada mas a verdade é que saíram. Basta ires por exemplo ao Geração e tens até grande discussão a criticar a forma como foi tornada publica a informação. Ora agora têm a bola os outros dois grandes.

      Eliminar
    7. Tiago, dei um exemplo, as da SAD do Sporting estão disponíveis para consulta na sua versão integral, posso colocar o link, as da Benfica SAD apenas está disponível um pequeno resumo, que não permite fazer grandes analises. Portanto logo aqui vemos quem está mais à vontade com as contas.

      Quanto às do clube, não conheço nem as do Benfica nem as do Sporting, as analises do Geração apenas salientam o que convém, a desonestidade na analise é enorme, já coloquei questões (educadamente) sobre a forma como interpretam determinados números e os meus comentários, quando não existe resposta, são censurados. Tem piada que aqueles que conseguem responder publicam ... mas enfim, eles é que sabem.

      Isto para dizer que o que sabemos sobre as contas dos clubes, pelos blogs, quer do Sporting (que também aparecem) quer do Benfica, para mim merecem muita pouca credibilidade.
      Mesmo o que foi publicado nos jornais, pouco credibilidade merecem, pois a analise depende sempre do analista dar mais ou menos relevância a determinados aspectos. Para mim, analise é valida se for possível consultar os mapas financeiros e todas as respectivas notas (não estou a ver um jornalista a estudar as dezenas de notas que obrigatoriamente tem de ser elaboradas e incluídas nos R&C).

      Eliminar
    8. Antonio mas eu não disse para ligar a analise. Disse para olhar os documentos só. Eu pude ler o jornal e vinham copias directas do relatório principalmente as parte importantes onde se faz todo o balanço do grupo. No geração tb tinha algumas dessas partes a analise pode nem ligar nenhuma mas se tiver curiosidade nos números.
      As da SAD penso que iram ser disponibilizadas proximamente as outras foram colocadas por dois sites que logo as retiraram... Mais uma vez anda tudo com medo de mostrar os papeis ao outros não percebo porque. Mas pronto é o que temos.
      Percebo que gostasse de ver ,até porque parece perceber do assunto, a totalidade desse relatório mas já pode ter uma ideia muito boa do grupo Benfica, ora no Sporting não temos essas informações desde 2014 (Já sei que esta ultima frase a quem não concorde e das duas vezes que aqui disse isto me vieram falar que há documentos nestes R&C em que aparece um Balanço do grupo de 400 e tal milhões + VMOCs. Mas até agora não vi nada)


      Gostava que as coisas fossem muito mais transparentes e todos fossem obrigados a mostrar as contas mas é isto que temos. Até porque o maior mistério da época continua "como é que o Porto vai respeitar o fairplay financeiro?"

      Eliminar
    9. Tiago, deixa acrescentar um pormenor. Se fores veres a analise que é feita no Geração, a única preocupação de quem faz a analise é apenas de salientar que as contas do Benfica são as melhores do que as dos rivais e ficam todos satisfeitos com isso. Eu tenho um carro todo fodido, mas o do meu vizinho ainda está em piores condições, logo está tudo bem, nem preciso de reparar o carro nem nada.

      A preocupação no meu entendimento deveria ser se as contas estão apresentadas de forma a informar a situação real e verdadeira das instituições e depois avaliar o que está a correr menos bem e as perspectivas para o futuro, por isso a importância de comparar com anos anteriores.
      Por exemplo uma coisa que referi lá e que não publicaram, que interessa se foram batidos records de vendas se metade do valor é resultado de situações extraordinárias (81M vendas jogadores e 35M da CL). A grande questão a colocar será se o Benfica está preparado para todos os anos vender os melhores jogadores de forma a garantir 80M e a campanha da CL 35M vai excelente todos os anos, caso contrario como substituir estas receitas? Diminuição dos custos? Esta a ser feito alguma coisa nesse sentido? Perspectiva-se uma tendência de redução pela analise dos últimos anos? Como manter as receitas sem necessidade de vender os melhores atletas, nem reduzir custos?

      Eliminar
    10. Claramente Antonio, com muita pena minha tenho de concordar em absoluto. Ninguém esta preocupado em tornar o clube forte financeiramente. O objectivo aqui é só ser melhor que o vizinho e distribuir dinheiro pelos amigos.
      No Benfica entra muito dinheiro que é logo espalhado por muita gente e novas compras, um pouco há imagem do projecto que o Porto tinha há uns anos. Tem os seus pontos positivos de garantir planteis mesmo muito bons. Tem o Enorme ponto negativo de obrigar a grandes vendas todos os anos, é uma estratégia de risco.
      Quando corre mal temos o que esta acontecer ao Porto, orçamentos completamente surreais para as receitas. Como era o clube em melhor situação financeira tem conseguido absorver estes golpes mas para quem acompanha vê aquilo que estava a dizer ao Quid um aumento exponencial nos últimos anos e que a manter o ritmo vão estar ao nível dos outros dois rapidamente.

      Eliminar
  7. Concordo em grande parte com o teor do post e com os jovens, com bastante potencial, que estão a ser progressivamente integrados na selecção. Suponho que só não estaremos tão fortemente servidos em jovens promessas para o específico lugar de guarda redes e defesa central. Aqui só um se avizinha com um futuro promissor e infelizmente, apesar de ser adepto do Benfica, é do sporting: Rúben Semedo.
    Agora era escusado ter estragado o post com os produtos do Mendes, pois o André Gomes é o único jogador no mundo que se pode gabar de ter o Ronaldo e o Messi como companheiros de equipa, logo só pode melhorar, o Cancelo é o melhor lateral direito da nossa selecção (só o jesus não conseguiu ver) e com veia goleadora (3 jogos, 3 golos).
    Quanto à qualificação, parece que a estamos a encarar de forma mais séria mas não será o suficiente para alcançar o primeiro lugar devido a dois factores: a Suiça ter ido ganhar à Hungria e acontecer sempre no nosso percurso uma surpresa inesperada. Assim sendo, nem no último jogo nos vai valer uma vitória por mais de 2 golos contra a Suiça. Esperemos por ser dos melhores segundos ou se houver playoff que não nos calhe uma Holanda ou a Itália (cabeças de série?).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Cancelo era o melhor lateral da selecção no último ano do JJ no Benfica? (actualmente é)

      O que achas que deveria ter feito o JJ no seu último ano, sentado o Maxi e colocado o Cancelo?

      Achas que o Cancelo foi vendido por indicação do JJ, ou a SAD do Benfica é que determina quem é vendido?

      Eu acho completamente verosímil que o JJ tenha dito que o Maxi é o titular indiscutível e que não há espaço para o Cancelo no 11 titular (bem como para o Bernardo Silva) e que a SAD do Benfica, por isso, os tenha decidido vender.

      A comunicação do Benfica quer que se acredite na versão do JJ ter dito "Vieira, sei que não queres vender jovens promessas, mas eles não valem nada, vende-os imediatamente, nunca vão evoluir". O JJ tem alguns defeitos, mas não perceber nada de futebol não é um deles.

      Eliminar
    2. concordo em parte mas não é por ser colega de messi e ronaldo que faz o andré gomes melhor jogador. é companheiro de ronaldo na selecção e olha o fraco jogo que tem demonstrado e que demonstrou no europeu.

      Eliminar
    3. Jotinha, se tivesses como professores o Einstein e a Madame da Curia, daqui bem perto, certamente que só não aprenderias fisico-quimica se não quisesses ou se fosses mesmo muito burra.

      Eliminar
    4. Mas se não tivesses jeito, nem isso te salvaria.

      Eliminar
    5. Chico Lima, claro que o maxi mini era melhor lateral, mas oportunidades poderiam ter sido dadas (taça da liga, taça de Portugal, alguns jogos de menor dificuldade no campeonato) para poder catapultar a carreira de um lateral com enormes potencialidades.

      Eliminar
  8. Eu apenas digo que no momento em que Ronaldo acabar, a seleção portuguesa vai perder muito do seu potencial, apesar das promessas.
    Nem de longe, nem de perto há um jogador português apto a substituir Ronaldo.
    A seleção português vai voltar aos tempos anteriores a afirmação do melhor jogador português, de todos os tempos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes como é que ganhamos o único título Europeu ?!?
      Com o Ronaldo fora !

      Então se aparecer alguém a querer (mesmo sem querer) tirar o protagonismo ao menino, ou a não lhe fazer as vontadinhas...

      Pergunta ao Queirós...

      Há até quem não se importe de levar encontrões e calduços do menino, para continuar à frente do leme...

      Eliminar
  9. Para mim os jogadores (jovens) que neste momento consigo vaticinar um futuro muito promissor na selecção são: R. Semedo, Raphael Guerreiro, Bernardo Silva, André Silva, Gelson.

    O Cancelo sofre do mal de muitos jogadores com as características dele, para os jogos contra as Faroés e Andorras é o melhor que temos (na posição dele, entenda-se), para outro tipo de jogos não oferece garantias nenhumas, e para extremo falta-lhe algum virtuosismo. Mas lá está, é novo e ainda pode evoluir/colmatar lacunas.

    O André Gomes é um jogador banal, não aquece nem arrefece. Produto de marketing.

    William e J. Mário nem vale a pena falar, pois são já certezas.

    Depois nas camadas mais jovens também há muito potencial, mas é melhor não falar desses se não nunca mais saía daqui e porque só conheço os nossos.

    ResponderEliminar
  10. Felizmente hoje em dia a formação em Portugal já não se faz só em Alcochete, e isso começa a ter o seu peso na selecção.

    Do André Silva tenho grandes esperanças, há 20 anos que não temos um ponta de lança com este potencial (vamos ver se não estagna).

    Quanto ao Cancelo parece-me que tem potencial, não sei realmente de a lateral ou extremo.

    O André Gomes mostra a espaços qualidade, falta consistência. Agora foi contratado pelo Barcelona, teve na época passada boas avaliações no Valência, e por isso acredito que possa revelar-se um belo jogador.

    ResponderEliminar
  11. Por falar em Janela.. esclarecedora, reveladora a foto do almoço/jantar/ceia do grupo encarregue de promover e expandir a internacionalização da Marca Gate 18.

    Por falar em Gate 18.. esclarecedora, reveladora do que é o típico adepto encornado, um tal de taxista Jorge Máximo.

    Por falar em máximo.. um must a manipulação de colocar a gravação de uma AG de 2013, para fazer crer que foi em 02 de Outubro de 2016. Por essa ordem de ideias
    também deviam colocar gravações de AGs do clube SLV com insultos, petardos e agressões à mistura!!

    ResponderEliminar
  12. Não custa nada, mas mesmo nada, reconhecer qualidade num jogador ainda que não seja da fomração do Sporting.
    O André Silva está a fazer-se um enorme jogador. Acredito que evoluirá mais e que será sem dúvida dos melhores PL de Portugal.
    O Gelson, está a crescer a olhos vistos, está um senhor jogador...
    André Gomes... Não acrescenta qualidade.
    Cancelo para jogos em que 95% do tempo é de ataque parece ser boa solução, quando é preciso defender esqueçam.

    ResponderEliminar
  13. http://taticadomister.blogspot.pt/2016/10/andre-silva-e-o-ponto-de-lanca-que.html

    Cancelo é uma surpresa para mim, como extremo direito, não como defesa. Grande jogador, tal como o Gelson. O Bernardo tem bons passes mas falta-lhe consistência. Posso estar enganado mas André Silva ainda não me convenceu. Nestes 4 golos apenas 1 foi à ponta de lança. Os outros foram 1 autogolo e 2 remates (+ em jeito que força) de ressaltos. Ainda não vi remates de cabeça - atenção que o João Pinto era mais pequeno e marcava muitos golos de cabeça - nem desmarcações, nem remates potentes.

    Quanto a Pizzi, não me parece ter lugar. Azarucho para ele (e o empresário !) como dizia o outro. Não é pelo facto de ter custado muitos milhões que vai para a seleção. E o Rafa? Os milhões estão bem guardados no cofre do Salvador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. André Silva tem apenas um movimento à ponta de lança, o entrar entre os central e o lateral para um passe à sua frente. Mas tem 20 anos, pode evoluir mais. Logo se vê.

      Eliminar
  14. Só li o teu P.S. para me aperceber de que és o/um (ou só mais um!) 'berdadeiro' artista ! ...Percebes tanto de Futebol como eu de helicicultura. Se o Santinhos os tiver no sítio o Cédric, raramente acerta um bom cruzamento, nem no banco calça. E que dizer do André Gomes e do Renato Sanches !?... Acabaram a formação na CFC - Seixal!? ... É pá, estou contigo, os tipos que os contrataram não percebem nada de Futebol, ao contrário dos que voltaram e continuam a 'ganhar' ... bola !!!

    A propósito já acabaram de vender as rifas do William Carvalho entre os 1325 clubes, só da Premier League, que o seguem e perseguem desde há 3 ou 4 nos !?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois claro, porque o papel de um lateral se limita aos cruzamentos, certo? A parte de defender é secundária.

      Eliminar
    2. AHAHHAHAHA rinate, ó Sintra entao o gajo ja é assobiado na alemanha... esquece esse flop!

      Quanto ao William nao sao 1325 clubes!!! Muito menos só da premier league que apesar de grande, nao é ASSIM TAO GRANDE!

      Mas para quem nao é infoexcluido, tem bem ciente que sao mesmo muitos e bons clubes. A diferença é que no Sporting nao vende jogadores só para ter saldo positivo, e ganhar assim mais uns votos nas eleiçoes, e no Sporting tambem se evita enfiar barretes aos grandes clubes da europeus para assim garantir um bom relacionamento e talvez futuros negócios!

      Para que nao continues a ser um infoexcluido toma atençao ao seguinte:

      http://metro.co.uk/2016/06/23/rio-ferdinand-talks-up-manchester-united-transfer-target-william-carvalho-5961549/

      https://www.youtube.com/watch?v=aDzsl6LPQEQ
      Rio Ferdinand admires William Carvalho as a really good holding midfield

      http://www.dailystar.co.uk/sport/football/533099/Chelsea-Everton-William-Carvalho

      http://www.express.co.uk/sport/football/624163/Arsenal-William-Carvalho-Sporting-Lisbon-transfer-gossip

      http://www.express.co.uk/sport/football/648927/Man-Utd-27m-bid-Arsenal-Liverpool-William-Carvalho-transfer-news-gossip

      http://www.hitc.com/en-gb/2016/07/11/am-report-suggests-southampton-join-everton-in-race-for-william/

      http://www.eurosport.com/football/premier-league/2015-2016/arsenal-transfer-news-gunners-dealt-william-carvalho-transfer-blow_sto4821773/story.shtml

      http://www.eurosport.co.uk/football/premier-league/2015-2016/paper-round-manchester-united-lining-up-move-for-sporting-lisbon-s-william-carvalho-and-joao-mario_sto5449864/story.shtml

      http://www.foxsports.com.br/news/242457-manchester-united-pode-oferecer-rs-130-milhoes-por-william-carvalho-do-sporting

      http://www.skysports.com/football/news/11096/9881870/future-premier-league-stars-which-international-talents-could-your-club-snap-up

      http://www.espnfc.com/story/2940612/west-brom-bid-for-william-carvalho-rejected-by-sporting-lisbon-sources

      https://www.thesun.co.uk/sport/football/1422144/everton-join-southampton-and-leicester-in-the-race-to-sign-portugal-and-sporting-lisbon-star-william-carvalho/

      http://www.mirror.co.uk/sport/football/transfer-news/new-chelsea-vs-everton-transfer-8498952

      A procura é maior que a oferta portanto o "produto" tem de ter qualidade...

      O rinate foi vendido ao primeiro que apareceu... agora puxa pela cabecinha e tira as tuas conclusões!

      Eliminar
    3. nesse jogo das rifas, o guedes está à frente! e com uma boa margem!

      Eliminar
    4. Há que dar o desconto, foi abastecer-se à porta 18, para a manifestação dos motoristas de táxi, mas como aquilo durou menos do que esperava está neste momento a consumir o que sobrou e a espalhar magia por blogs afectos ao Sporting. Tudo normal no reino da passarada.

      Eliminar
    5. Nuno

      Caro rapaz,

      já o meu me dizia, baseado no saber popular que "todo o burro come palha!...a questão está em saber dar-lha"

      És livre, estás à vontade de como infoincluído (não sei nem em quê!...) para te servires de tanta informação e de, caso queiras e/ou o consigas, responder à minha pergunta:

      - Já conseguiram vender as 'rifas' todas!?

      Eliminar
    6. Ò Sintra, não te preocupes com as rifas...quando tiver que ser vendido, será!!! Se bem que eu ache que onde ele está bem é onde está!!! Quanto ao teu gadelhas da Musgueira tem mostrado toda a sua qualidade "artistica" no banco e na bancada!!! E sim, tens razão, percebes muito de helicicultura!!!

      Eliminar
  15. Mestre,

    Vamos lá discordar :)

    O André Gomes não te convence, nem me convence a mim e ainda estou para perceber o que o Barcelona vê nele.

    Já o Cancelo, tem tudo para ser um dos melhores laterais do mundo, tal como o nosso Gelson, o Guerreiro e o André Silva.
    Potencial não lhes falta.

    SL

    ResponderEliminar
  16. Mestre o Pedro Batista na Sporting Tv que desmascarou por completo o Aventuras AKA Andre Ventura e o seu associado sportinguista que segundo o P Batista ( e que para mim ate faz sentido) é o ex-funcionário do Sporting Luis Bernardo...

    Muito boa esta intervenção de Pedro Batista, para quem quiser ver deu na Sporting tv no programa Primeira Parte, por volta das 11h e 37m.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas isto havia era de ser num canal nacional. É que o cabrao do Mentura fala a vontade

      Eliminar
  17. Há aqui gente que não entende que Cancelo no Valencia joga a extremo porque a lateral é do Montoya.
    Jogos contra cegos, tudo é bom.

    ResponderEliminar
  18. Respostas
    1. Tem decisão péssima, tanto dentro como fora de campo.

      Eliminar
  19. O MdC anda a falhar...

    Então o André Gomes e o Cancelo não convencem (depois de excelentes jogos pela Selecção, mais do primeiro que do segundo, este muito dificilmente dará defesa de jeito, e mesmo a extremo tenho dúvidas), mas o Renato Sanches (19) "está a atravessar uma fase de adaptação a uma realidade nova, que poderá resultar a curto/médio prazo na confirmação do seu imenso potencial"?!

    Ó mestre, vou repetir isto muito devagarinho para ver se você percebe e não volta a meter a pata na poça (é que fica mesmo muito mal visto numa perspectiva de cultura futebolística...): o Renato Sanches fez meia dúzia de meses no meio campo do SLB em que demonstrou muita força física, um pontapé forte mas com pouca direcção (2 golos e apenas 1 passe para golo), e uma quase total imunidade às regras do jogo (devia ter sido expulso pelo menos mais 2 ou 3 vezes além da do jogo com o Marítimo, uma das quais em pleno dérbi -- quem não se recorda da entrada assassina à perna do Bryan?), impunidade arbitral essencial para que pudesse ser levado em ombros pela comunicação social, mesmo sem especiais capacidades técnicas ou tácticas (apenas físicas, o que na Alemanha tem pouco efeito), e está a confirmar-se como o maior flop da História do Bayern de Munique (nos quatro jogos como titular saiu de cabeça baixa de forma prematura, e com o resultado tremido, para dar lugar a jogadores muito superiores tecnicamente, primeiro Kimmich, depois Thiago Alcântara, a seguir Arturo Vidal, e ainda David Alaba), apesar de o treinador responsável pela indicação da sua contratação (Ancelotti amigalhaço de Mendes desde os tempos de Madrid, em conjura com a Adidas Internacional e o demente Rummenigge que jurou ter visto Renato a brilhar nas posições número 6 e número 10!) continuar a insistir em dar-lhe oportunidades cada vez mais escassas e embaraçosas para o próprio...

    ResponderEliminar