segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Jogadores por quem se suspira

Nos últimos dias, têm sido muitos os jogadores que, por um motivo ou por outro, não fazem parte dos planos de Jorge Jesus, mas que têm sido recordados por muitos sportinguistas como potenciais soluções para tapar determinadas lacunas do plantel atual que, neste momento, estão à vista de todos.

Aqui fica a minha opinião sobre a relevância que cada um desses jogadores poderia ter se estivessem no plantel de Jorge Jesus. Todas as opiniões são respeitáveis, e o objetivo deste post não é desacreditar aqueles com quem não concordo. São apenas os meus dois cêntimos, que valem o mesmo que os de qualquer outro adepto.


Slimani e João Mário

Fazem muita falta, pois claro, mas foram transferidos por verbas que fizeram deles as duas maiores vendas da história do clube. É um ciclo a que nenhum clube português de sucesso pode fugir - comprar barato, desenvolver e vender caro -, pelo que o Sporting tem de se habituar a isso. Como diria Vito Corleone, foram vendidos por propostas que, simplesmente, não podíamos recusar.


Fredy Montero

De todos os nomes por quem alguns sportinguistas suspiram, este é o que menos compreendo. Sim, Montero foi decisivo em alguns jogos, mas, aparentemente, aqueles que sentem saudades do colombiano já se esqueceram da enorme quantidade de partidas em que foi titular e que pouco ou nada acrescentou. Foi importante num dado momento da vida do Sporting, mas não vejo que pudesse ser a solução de que a equipa precisa.


Daniel Podence

Logo nos primeiros dias de treino da pré-época, pareceu ser o jogador que mais surpreendeu Jesus pela positiva. No entanto, à medida que os jogos de preparação se foram sucedendo, foi perdendo espaço nas opções do treinador. Sem futebol de primeira liga nas pernas, seria muito otimista pensar que Podence poderia ser melhor solução que as opções já tentadas por Jesus. Creio que o empréstimo ao Moreirense é importante para a sua evolução. Marcou, este fim-de-semana, o seu primeiro golo na liga.


João Palhinha

Considerando que a alternativa a William é Petrovic, e olhando para aquilo que o sérvio (não) tem feito, é óbvio que João Palhinha poderia ter lugar neste plantel. Não no onze, como é evidente, mas para ir ganhando minutos, preparando-o para assumir o lugar após uma eventual venda de William Carvalho. Se Petrovic - pressupondo que não vai dar mais do que já mostrou - não é jogador para o Sporting aos 27 anos, também não o será no futuro - o que significa que a opção tomada representa apenas uma perda de tempo para o clube.


Francisco Geraldes

Agradou-me a decisão de emprestar Francisco Geraldes ao Moreirense. É importante - ainda mais num jogador da sua posição - que se habitue ao ritmo e exigências do principal escalão, antes de assumir o papel de médio de transporte no Sporting. Olhando para o rendimento nulo de Elias e ao mistério que é Meli, só muito dificilmente Geraldes não faria melhor. No entanto, ainda tenho esperança de que o brasileiro suba significativamente o seu rendimento. E penso que seria demasiado estar a pedir a Geraldes que substituísse Adrien sem, primeiro, fazer esta rodagem por empréstimo. Há que ter paciência no seu desenvolvimento, pois temos aqui material para um futuro capitão.


Iuri Medeiros

Iuri já demonstrou que tem futebol para fazer parte do plantel do Sporting. No entanto, na pré-época, raramente teve oportunidades para jogar. Segundo o que se diz, faltou empenho nos treinos. Se foi afastado por este motivo, então não há nada a dizer. O empréstimo ao Boavista não vai ajudar em nada no seu desenvolvimento enquanto futebolista, mas pode ser que lhe abra os olhos para a atitude que um profissional necessita, obrigatoriamente, de ter.


Matheus Pereira


Declaração de interesses: adoro o futebol de Matheus - no princípio da época passada, pensava que se iria afirmar mais rapidamente no onze do que Gelson Martins. Foi bastante utilizado na primeira metade da época, marcando vários golos e chegando a ser titular na vitória caseira contra o Porto. No entanto, com a subida de rendimento de Teo Gutierrez, João Mário, Gelson e Bryan Ruiz, foi perdendo espaço nas opções de Jesus. Neste momento, quase que carrega a equipa B às costas (Sporting B com Matheus: 4V, 2E, 0D; Sporting B sem Matheus: 1V, 2E, 5D). Não consigo compreender como não está a jogar na equipa principal do Sporting, considerando o terrível momento de forma de Bryan Ruiz Alan Ruiz e Markovic.


Pedro Empis

É um lateral esquerdo promissor. Não seria boa ideia lançá-lo às feras num momento em que a equipa está psicologicamente frágil, mas talvez fizesse sentido ser integrado no plantel principal, numa perspetiva de futuro. Zeegelaar está num péssimo momento de forma - e mesmo nos bons momentos de forma, o holandês não é capaz de convencer inequivocamente -, Jefferson parece numa espiral descendente na carreira... Bruno César tem sido pau para toda a obra... será que não se consegue arranjar uns minutos de competição para o miúdo contra o Praiense?


Leonardo Ruiz

O colombiano promete. Jogador felino e oportuno, tem uma interessante média  de um golo em cada 110 minutos. Na sua posição, André já deu alguns bons indicadores, mas tem sido muito irregular. No entanto, será que faz sentido falar na promoção de Leonardo Ruiz ao plantel principal quando ainda temos Castaignos por ser testado a sério?

69 comentários :

  1. Mestre,
    Faltou aí a referência ao mal amado Teo Gutierrez, outro dos titulares que saíram.

    Se fora de campo o colombiano deixava muito a desejar, dentro de campo respondia com golos e uma capacidade para ser o segundo ponte de lança que, infelizmente, deixámos de ter.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, mas para mim, a partir do momento em que foi ele que não quis ficar, não dá direito a que ninguém suspire por ele. :)

      Eliminar
  2. O Palhinha, o Iuri e o Podence não estão no plantel? Mas não anunciaram isso na apresentação?

    "Jorge Jesus confirma Iuri Medeiros, João Palhinha e Daniel Podence no plantel"
    https://www.youtube.com/watch?v=v4zYFhTg9vc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ficaram. Ficaram no primeiro crivo.Não ficaram nos 25.
      Tal como Semedo o ano passado.
      Sabes lá se um ou dois desses não volta em Janeiro.

      Olha, por falar em Janeiro, por essa altura, cá te espero para m esfregares n cara a minhas "declarações " em como o quisto voltava em Janeiro.

      Um abraço, ricardito

      Eliminar
  3. Foi-vos aqui dito por vários benfiquistas para esquecerem os Podences e os Iuris mas era mentira, era inveja, eram más linguas.
    Lembro-me até de um habitual comentador verde deste espaço aqui a festejar porque Iuri Podence e Palhinha tinham ficado no plantel. LOL
    É o defeito do Jesus, e vocês já sabiam disso, não sei qual é o espanto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como também foi dito por vários lampiões que o gelson ia encostar e vê-se.
      Pessoalmente, no caso de Iuri e Podence acho que a culpa não é do JJ mas dos jogadores em si, por diferentes razões.

      Eliminar
    2. nem mais pedro más linguas basta dar uma vista de olhos aos comentarios encarnados que por aqui caem...

      ...depois bazofias sao os outros...

      Eliminar
    3. Ah. Devo ter sido eu!
      Por acaso tenho pena.
      Era também o palhinha. Este acho que já tinha tido minutos e se calhar agora jogava ele no lugar do Adrien.....
      O iuri parece ser um problema não técnico... deve render consoante os treinadores.
      Veja-se no Boavista, amor com o Miguel Leal já começou a render..
      Podence, já foi um suspresa sequer ter sido chamado para a pré época. Deve ter sido exigências do BdC......

      Eliminar
  4. Não deixa de ser um mistério de ver o Jesus que sempre foi um treinador sem medos de apostar na formação, não dar uma única oportunidade aos vários Aurélios do Sporting, e preferir dar minutos a jogadores banais que vieram ao seu pedido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Billy estás a querer dizer que o Jorge Jesus tem um projecto pessoal, não tem a cultura do clube e é o rosto visível de um polvo que quer asfixiar o Sporting. Tem uma agenda própria que não tem nada a ver com o projecto do Sporting, projecto esse que passa pela recuperação de estabilidade financeira, fazendo o aproveitamento da Academia, apostando em jogadores sem serem de grande cartel.

      É isso que estás a insinuar? Olha que o Jorge Jesus no último jogo da Taça estava de fato de treino...

      Eliminar
    2. É aproveitar rapaziada! aproveitem e não deixem nada no prato, para não desperdiçar.

      Eliminar
  5. Ora aí está praticamente o que penso.
    Tirando Matheus , aqui também por motivos como acrescentar ritmo aos recem e tardiamente chegados.
    Mas quanto a mim já merecia oportunidade nomeadamente devido à forma de Bryan.
    Flanco esquerdo com BC e Matheus a produção atacante e defensiva seria outra e podíamos ter Bryan noutro lugar na frente ataque a pensar o jogo.

    Todos os outros seriam , ficando no plantel para suplentes e pouco iriam evoluir sem ritmo competitivo de 1 liga.
    A política de desnvolvimento jogadores continua e passará sempre por rodagem com aquisição de novas e mais experiências em diferentes realidades. Como política Desportiva terá de ser pensado e planeado que este passo seja feito cada vez mais cedo, para que possam chegar mais novos e preparados à equipa principal.
    Afirmar 1/2 jogadores por ano é mt bom. Semedo e Gelson.
    Preparar entrada de 1/2 para ano seguinte é fulcral para futuro.

    ELias, Não esquecer que é também uma escolha económica/financeira da SAD.
    Petrovic 1M seria escusado ? Talvez , mas william continua a jogar e jogadores adaptados ao futebol português e no mercado interno são muito mais caros. (Mas pela idade considero erro de casting) o risco assumido pelo baixo valor e com a opção de regresso de Palhinha em Janeiro parece-me correcto para 5 meses competição.
    Tal como foi feito com Semedo.

    ResponderEliminar
  6. Slimani também passou um bom bocado sem marcar na época passada e fez muita, muita falta. O Dost é um bom substituto, muito forte tecnicamente. Montero não devia ter sido na altura que foi, mas não vejo o choro para esta época. Já choro Gutierrez é compreensível, por muito que custe a todos os que o odiavam.

    João Mário não devia ter sido vendido, ainda para mais sabendo que Adrien ia parar mais cedo ou mais tarde.

    Podence e Geraldes tinham de ir rodar. Não tinham andamento de 1a liga. Palhinha era meio-meio, seria sempre uma questão de ser melhor ser suplente entro ou titular fora. Já Medeiros não se percebe, a par de estupidez apenas vejo que lhe deram um ano para dedicar à filha que nasceu, porque os miudos fazem sempre rombo na concentração.

    Matheus não percebo.

    Empis é um buraco a defender, tem dificuldades na B, chamavam-lhe um figo a A. É um miúdo com muito potencial e que vai melhorar na defesa, mas acrescentar tenho as minhas duvidas. É ter calma com o rapaz.

    O Ruiz L esta a crescer na B e está bem lá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com tudo, menos com a parte de João Mário...
      Então, João Mário não deveria ter sido vendido?
      Ora essa, como se houvesse possibilidade de dizer que não a um negocio de 40 + 5.
      Alias, sorte tivemos em não vender tambem Adrien porque o Leicester não chegou aos 30 milhões pedidos.
      PS - Não percebi o comentário sobre o Iuri

      Eliminar
    2. É o negócio de 40 + 5 do JM e o negócio do Rei Nato de 35 + 20.. que sabem bem nunca irá acontecer, ou então, sim, no dia de S. Nunca à tarde.

      Mas quando será que alguns vão entender, meter na cabacinha dura que os jogadores não podem ficar contrariados, quando sabem que lá fora eles vão ganhar, auferir mais 4, 5, 6 vezes mais e jogar em melhores Campeonatos !!!

      Deixem-se de fantasias e de ingenuidades.

      Eliminar
    3. @J: Pelas contas apresentadas, o Sporting podia ter-se ficado pela venda do Slimani que não havia rombo de maior. O João Mário que ficasse mesmo que contrariado, depois passava-lhe e seria uma mais valia tremenda para este ano (faz muita falta). Campeão europeu e com a montra Champions, não faltariam propostas de 40 + 5. E o contrariado passava-lhe muito depressa ao ver a campanha miserável que o Inter está a fazer. Até ele já deve estar arrependido de se ter ido meter naquele buraco. Tinha tido paciência de esperar mais um ano, e ia para um clube muito melhor e com um salário melhor.

      @fruteiro: É claro que os jogadores podem ficar contrariados, já vários ficaram contrariados no Sporting (e no teu clube corrupto, tipo Brahimi) e são mais os que atinam dos que desatinam. João Mário é extremamente inteligente, não é nenhum burro tipo o Sanches, amuava sem dúvida mas depois atinava também sem dúvida.

      Eliminar
    4. Esqueci-me, quanto ao Medeiros, penso que deveria ter ficado. A única maneira razoável que vejo para ser emprestado, é que lhe deram mais um ano de "sossego" para treinar a defesa e para a filha que nasceu. Quer queiramos quer não, os jogadores perdem a concentração durante algum tempo quando são pais, e o Medeiros teria dificuldades acrescidas neste aspecto porque esta época seria decisiva para a sua afirmação. Mas não sei, para mim ele devia ter ficado.

      Eliminar
    5. Engraçado Quidingaro que no ano passado o Slimani tambem ficou contrariado e foi o segundo melhor marcador da liga.

      Talvez por nao quererem jogadores contrariados no Porto, tenham mandado Marega para o grandioso V.de guimaraes agora sim esta num grande clube ja pode render.

      Tens muita teoria e pouca pratica.

      Eliminar
  7. Obviamente que não faz sentido suspirar por Slimani e João Mário. Foram excelentes vendas e há que elogiar as quantidades recebidas. Fantásticos negócios!

    Palhinha e Iuri já com uma boa época de rodagem (a anterior) deviam ter feito parte do plantel. Em Petrovic e Alan Ruiz foram gastos 10M, o que é manifestamente um exagero. Do argentino ainda espero que mostre o seu futebol, do sérvio foram 2M deitadaos à rua.

    Matheus obviamente que já devia estar na A, a aparecer aos poucos na sombra de Bryan Ruiz. Como Gelson no ano passado com João Mário.

    Francisco Geraldes se tem feito a pré-época tinha ficado no plantel. Tem tudo! Precisa que JJ lhe dê oportunidades. Apenas isso. De resto, irrita me aquele pensamento que aos 21 anos os jogadores são muitos novos para serem opções nos clubes grandes.

    Estes 4 podiam perfeitamente estar no plantel A! Com muito potencial para crescerem e serem lapidados (não foi para isso que contratámos um grande treinador?) e com muito menos dinheiro gasto em contratações.

    Não quero acreditar que BC e JJ não tenham já feito esta reflexão. Falar em formação ou abrir academias não pode ser só verbo de encher.

    Podence é bem emprestado, na minha opinião. De acordo em relação a Pedro Empis, podia ter uma oportunidade no próximo jogo da taça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PM parece-me que terem ficado no plantel teria sido prejudicial para o Palhinha, o Geraldes e mesmo o Iuri.
      O meio campo do Sporting está entregue ao William e ao Adrien, as alas ao Gelson e ao Bryan. No início da época seria previsível que estes não fizessem no máximo 10/12 jogos. Não me parece que fosse bom para um jogador de 20/21 anos estar uma época inteira a fazer 1 jogo por mês.

      Eliminar
    2. Não sou dessa opinião TW.

      Há muitos jogos, há lesões (ver o caso do Adrien ou do William na época passada), há castigos e cansaço para gerir.

      O William quando apareceu havia Rinaudo que era até aí dono e senhor do lugar. O João Mario era titularissimo no ano passado e não foi bom o Gelson fazer parte do plantel? Não foi importante ir entrando aos poucos?
      É preferível para um Sporting ter um Petrovic como recurso do William? O Bryan vai jogar os jogos todos? O Matheus não podia ir entrando aos poucos?

      Eliminar
    3. o banco do benfica é melhor que o onze do porto e sbord juntos

      Eliminar
    4. PM o caso do William não é exattamente como dizes. O William apareceu na pré-época do Leonardo Jardim, vindo de um empréstimo. Nessa altura já tínhamos emprestado o Rinaudo.
      Quantos jogos é que o Adrien falhou na época passada? E na anterior? Essa era a previsão de jogos que haveria para o Geraldes.
      Não podemos cair no erro de pensar que todos os jogadores são iguais. O Gelson está (e já estava no ano passado) num patamar muito superior ao Palhinha ao Geraldes, ao Iuri e mesmo ao Matheus. E o Matheus neste momento está num patamar superior aos outros três, por isso ficou no plantel. Porque são jogadores que se prevê que entrem regularmente na equipa, mesmo tendo um titular indiscutível no caminho.

      Eliminar
  8. Completamente de acordo.
    Não consigo perceber porque é que Matheus não tem sido aposta, nem no jogo da Taça, para JJ.. Espero que contra o Praiense dê oportunidade a outros jogadores.

    ResponderEliminar
  9. Respostas
    1. Não, não está lesionado. Fez uma cirurgia de correção dentária. Li algures que há problemas dentários que podem tornar um jogador mais propenso a certas lesões (sounds like total bullshit, mas como não sou médico...). Talvez estejam a tentar solucionar os constantes problemas clínicos do jogador. Caso contrário, e tratando-se esta cirurgia de algo que poderia ser feito em qualquer outro ponto da época, inclusive após o final da mesma, fica provado que o JJ simplesmente não conta com o jogador, o que me parece incompreensível dado o valor recentemente investido e a minha convicção de que Paulista é a melhor opção disponível para a posição 8, onde Elias tem sido (e não deixará de ser; que o levem os chineses em janeiro) absolutamente miserável...

      Eliminar
    2. Paulista está lesionado, sim.

      Eliminar
    3. Está? A única coisa que li acerca dele foi relativamente à cirurgia dentária:

      http://www.maisfutebol.iol.pt/liga-campeoes/lesionados/sporting-cinco-indisponiveis-paulista-operado-aos-dentes

      E aqui está a tal teoria que mencionei acima:

      https://www.noticiasaominuto.com/desporto/671999/sporting-descobre-e-trata-raiz-dos-problemas-de-bruno-paulista

      Eliminar
    4. Isso e de conhecimento geral, depois de cirurgia dentaria é suposto evitar esforços fisicos...


      Eliminar
    5. eh eh eh Nuno :)

      Seja como for, o artigo acima já me tranquilizou. Acredito muito que o miúdo será uma alternativa válida para o nosso meio-campo. Espero que resolvam de uma vez o problema das lesões...

      Eliminar
    6. Foi o mesmo problema do jeffren.
      Infelizmente o problema do jeffren não era só esse!

      É uma condição mais do que estudada, é para ser levada a sério.

      Eliminar
  10. Da equipa do Sporting com o Nacional só dois jogadores não faziam parte da época passada,Markovic e Bas Dost.

    Sendo assim havia a obrigação de se fazer mais ou então perdeu-se toda a qualidade da época passada de um momento para o outro.

    O problema chama-se dinâmica de equipa que é fraca e os reforços que o não são.Neste caso o maior falhaço chama-se Alan Ruiz.A linha da frente do Sporting com a saída de Slimani e de Teo não existe.

    Pelos vistos o meio campo sem Adrien também não existe.Um clube não pode estar tão dependente de um jogador como está o Sporting.

    Sendo assim e pelo aquilo que se tem visto alguns dos nomes acima referenciados fazem falta ao Sporting e neste caso destaco Matheus,Iuri e Palhinha.

    Já agora ninguém fala do filho do Fontelas pois não...e um árbitro deixa-se corromper por 300,400 ou 500 euros...basta ver nesta jornada o que se passou para ver que não !...corruptos em acção na Madeira e em Setúbal.


    ResponderEliminar
  11. A ausência do Matheus é um mistério, Mestre! Ou talvez não?
    Infelizmente o Jesus é conhecido pelas suas teimosias crónicas, e receio que o Markovic seja a primeira a sério que vivemos... o rapaz produz 0... correr rápido contra os adversários, perder a bola e andar ali a passear acho que até eu fazia (talvez não tão rápido)... e então colocar dois diletantes como ele o o Elias é impensável!
    Mas este ano parece que o JJ quer mostrar que afinal não controla tudo: vantagens desperdiçadas no final do jogo por falta de preparação? ausência de plano B para rebentar autocarros (nem que seja pontapé pra frente?!)? William a marcar penalties em jogos críticos?!
    Enfim, muita falta de preparação, para alguém tão rigoroso!
    Acho que Bruno de Carvalho pode ter feito um erro ao alterar a estratégia e dar tanto poder a Jesus... até percebo que o faça, mas é uma aposta arriscada, principalmente não apostar na Academia (alguns pelo menos) para ir buscar pseudo-vedetas que não se esforçam... Elias então, pela 2ª vez, é difícil de engolir!
    Acho que o risco é elevado e se correr mal faz-nos recuar ao tempo do Gordinho Flopes, o que é muito injusto para o que já foi feito por BC!
    Mas o futebol é cruel, tudo se decide no momento e aí já sabemos que a lei de Murphy (esse fdp lampião) connosco não falha... e funciona ao quadrado!
    Por tudo e mais alguma coisa, parece que esta época já era!
    A não ser... a não ser que o Mestre da Táctica consiga fazer aquilo que nunca fez... sair da caixa da sua teimosia e fazer as alterações que todos nós vemos (Markovic, Elias, Marvin!), que consiga deixar de ser tão fanfarrão e, com mais humildade, consiga unir os jogadores e fazê-los acreditar, devolvendo a fé aos adeptos, que esses estão sempre lá a apoiar a equipa, desde que a vejam lutar!
    Se calhar, para que isto seja possível, também o BC tem que se voltar a focar e fazer algo para que as fileiras se unam desta forma.
    Será possível?
    É MUITO difícil, dado o histórico de JJ e do próprio clube... mas impossível não é, se se criar o foco necessário e a atitude certa.
    Não acardito muito, mas se o JJ quiser, são peaners!
    SL
    Lanterna Verde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há uma outra hipótese para esse 'a não ser que', e até admito que das tramadas, por ser um pau de dois bicos: é o 'a não ser que' as apostas do JJ acabem por funcionar mesmo e a partir daí ninguém o consegue calar. ..

      Eliminar
    2. A opção de BdC em aumentar o poder de JJ merece um post, quero escrever sobre isso, mas não para já.

      Eliminar
    3. Esse foi o erro da preparação da época, fazer as vontades todas ao Jesus. Por mais que ele quisesse o markovic ou o Campbell, devia ser dito que existia lá o Iuri e o Matheus, rogadores com mais potencial e do clube.
      É uma lição que o presidente já tirou com certeza

      Eliminar
    4. Lanterna, disseste tudo o que penso já agora

      Eliminar
  12. Balelas e conversa de chacha...na maior parte das grande equipa quando é que um jogador jovem entra na equipa principal?...quando há lesões, baixas de forma, lacunas evidentes e castigos...para que isso aconteça esses jovens jogadores tem que estar a ser preparados pelo treinador e à porta da equipa principal...se desterrar esses jogadores a 400Kms em equipas como Moreirense e Boavista levam nisto até aos 23/24 anos e não evoluem...
    Acima de tudo o que a fazer é uma triagem das qualidades do jogador da formação numa hipoteca integração no modelo táctico implementado na equipa principal, esse jogador tem que fazer parte do plantel tenha ele 18, 20 ou 23 anos, tem qualidade com perspectivas de margem de evolução no modelo táctico…fica. O plantel tem que ser preferencialmente constituído por 15 jogadores da formação e 10 estrangeiros, não o contrário, aceito jogadores da qualidade de Bas Dost, Coastes, Bryan Ruiz, não posso aceitar que jogadores como Campbell, Elias, Petrovic, venham tirar e ocupar espaço a jogadores da formação com qualidade superior com margem de progressão e nossos.
    O problema da substituição do Adrien prova o mau planeamento da época e da falta na aposta na formação, no meio campo temos tido um buraco que Elias na tapa e como todos já conhecíamos este jogadores…para a posição temos com qualidade superior Wallyson, Geraldes, Guima, Pedro Ferreira, Bruno Paz, Daniel Bragança…”ah e tal não se ganham títulos com jovens da formação” e Elias é garante de títulos!? Todos nos orgulhamos de sermos Campeões da Europa com 10 saídos da formação de Alvalade e ainda insistem que não se ganha títulos só com formação, pois não mas com 70% a 80% da formação é bem possível desde que haja coragem! Ainda há menos de 12 meses o Carnide teve que recorrer a um puto com 18 anos para preencher um problema idêntico ao nosso…
    Quando se foi buscar JJ para além do investimento no melhor treinador português para ganhar títulos tinha como reputação a potencialização de activos, das capacidade futebolísticas dos jogadores, é isso que eu agora estou a cobrar é que o nosso treinador se concentre na qualidade dos jogadores que fazem tarde dos quadros do Sporting. Títulos não posso cobrar em virtude de estarmos inseridos num pais do faz de conta e todos nós sabermos como o sistema funciona. Há que arrepiar caminho, back to the basic, apostar na formação, o nosso ADN.
    SL




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sérgio, com todo o respeito, acho que não percebeste o que é ser da formação e estar em formação. Os dez jogadores da formação do Sporting já não estão em formação. Já são jogadores feitos. Na equipa do Sporting actual estão ainda em fase final de formação Gelson e Semedo.
      O jogador que nos está a fazer muita falta é o mal amado Teo. Mas foram atrás das histórias de mau profissional e agora...

      Eliminar
    2. Ok é o teu ponto de vista, aceitável...agora num plantel de 26 ou 27 jogadores será que não cabem 5 ou 6 jogadores EM FORMAÇÃO...?

      Eliminar
  13. a estrumeira da luz continua sem abandonar este espaço... agora que o Sporting joga na 2ª liga das televisões e jornais, ficou muito espaço vazio para escreverem as vossas habituais porcarias.

    Não se sintam acanhados, aproveitem... o farinha e o adepto do barreirense devem ter o tasco em promoção.

    Quanto a nosso Sporting as dúvidas estão apenas e só no ataque. É esse o problema que temos de resolver e não será Matheus a solução.

    ResponderEliminar
  14. 100% de acordo com a parte Matheus.
    O que não compreendo em JJ é as lacunas que ele tarda em solucionar. Se lhe posso dar a 1ª abertura de mercado (junho-16) de borla, visto que tinha acabado do chegar, mas depois disso já teve mais dois - janeiro 17 e verão 17. As lacunas estão lá:
    - laterais, esquerdo essencialmente,
    - substituto para WC (palhinha não serviu, BP num ano, ainda nada se viu, petrovic não se sabe se serve)
    - substituto para Adrien (Meli não se sabe o que é,Elias todos já viram o que não é)

    Estes são problemas que estão para resolver desde que JJ chegou (até antes), e continuamos na mesma. É claro que não seria fácil, mas porra, tinhamos obrigação de fazer melhor - é que Elias, Meli e até petrovic, tinham escrito na cara que iriam necessitar tempo de adaptação. Isso, foi algo que nos poderá ter saído caro.

    ResponderEliminar
  15. O Leonardo Ruiz parece-me ser um bom ponta de lança. E veio do FCP. O Matheus precisa de aprender a não exagerar nas fintas.

    Lembro que o JJ costuma fazer arranques tremidos. Na última vez que ganhou no SLB esteve também longe do 1º no arranque, mas apanhou no fim o Porto e ganhou. Na altura ninguém chateou o JJ. Lá está o respeitinho só existe quando convém.

    Já agora a exibição do Paços foi de mijar a rir: remates à própria baliza, alas abertas quais autoestradas, defesas estáticos, tática suicida...etc. Até agora a única equipa que faz algo de jeito nos jogos contra FCP e SLB foi o Setúbal, o resto não se aproveita nada.

    ResponderEliminar
  16. Isso do Iuri não se empenhar nos treinos cheira-me a conversa da treta, não sua, mas de quem a lançou. O Teo não consta que fosse mouro de disciplina e ética de trabalho e era titular. Para mim até ter provas específicas do que se trata é de desculpas para dispensar um jogador popular da formação por um estrangeiro qualquer. É a mania que só porque se chama Markovic e vem de fora é melhor do que um homem da formação - lembrando que Markovic já não estava a jogar grande coisa. Eu no início acreditei nestas dispensas e nas contratações porque reconheci a autoridade de Jesus mas hoje já tenho muitas dúvidas sobre as escolhas na formação do plantel para esta época.

    Espero estar errado e tenho ainda esperança que esteja mas isto é o que penso no momento.

    ResponderEliminar
  17. E o mais preocupante em relação ao Iuri é que está se, jogar no boavista. Um jogador que vem com 8 golos marcados na primeira liga portuguesa foi preterido por um que marcou dois na primeira liga Turca. O JJ se não for enquadrado vai f%der a nossa formação. Eu peço ao presidente que coloque um homem forte no futebol com quem o JJ tenha que se haver para trazer um coxo só porque é estrangeiro para o lugar de um jogador de qualidade da nossa formação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu quis dizer:

      *"E o mais preocupante em relação ao Iuri é que está sem jogar no boavista" mas vejo que fui enganado por um site com estaísticas que lhe atribuia 2 jogos pelo boavista. Tem jogado um pouco mais do que isso mas parece estar com menor rendimento do que estava. Eu espero que esta instabilidade na carreira do jogador não acabe por afectar o seu rendimento e acabemos sem ter dado uma hipótese a um jogador claramente valoroso.

      Eliminar
    2. O iuri acho que depende muito do treinador.
      O rendimento do iuri já está a subir com o Miguel Leal.

      Não acredito em fórmulas mágicas ou fórmulas gerais. Cada jogador é diferente. Uns precisam carinho outros porrada. Uns crescem nas dificuldades (ex Ronaldo) outros crescem na tranquilidade.
      Presumo que Jesus não possa neste momento fazer esse tratamento diferenciado ou não saiba.
      Não é fácil gerir. Pode ser visto como tratamento diferenciado pelos outros atletas...

      Eliminar
  18. Concordo com quase tudo, mas acho que Podence neste momento era titular no Sporting. Cometeria os erros típicos da sua juventude, é certo, mas o que têm sido as prestações de André, Markovic e Alan Ruiz senão uma coletânea de erros? Para além de que tem em abundância uma das coisas que mais tem faltado à equipa: capacidade defensiva e de pressão naquela posição. De qualquer das formas, continuo a achar que os reforços ainda merecem o benefício da dúvida, sendo que, de Costaignos, por exemplo, ainda só vi 20m...

    Relativamente ao lateral esquerdo (há mais de meio ano que insisto aqui que é a nossa posição mais fraca, de longe), começa a ficar difícil não ter que atirar o Empis às feras... Pior do que Jefferson e Zegelaar não fará, de certeza, e a equipa não pode continuar a jogar coxa do lado esquerdo, onde, concordo, Matheus também já devia estar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para defesa esquerdo era fácil. Vender o marvin e o jefferson, trazer de volta o Jonathan e subir o empis para suplente. O conté (grande jogador) subia para o lugar do empis na b.

      Ficávamos com um lado esquerdo melhor sem gastar dinheiro e ainda se conseguia encaixar qualquer coisa

      Eliminar
    2. Houve algum atrito entre Podence e JJ, isso foi clarinho como a agua num jogo da pre-epoca, nao sei mesmo se voltará a calçar, enquanto JJ for treinador, o que é uma pena. Para mim tem lugar de caras nesta equipa, e neste momento.

      Eliminar
    3. Pois ficávamos... E acho que é uma solução a ter em conta para janeiro. Entretanto, se o Marvin e o Jefferson continuarem a jogar tão mal, não vejo porque não começar já a experimentar o Empis.

      Sim, também acho que o Conté tem tudo para vir a ser um grande lateral. Defende (também joga a central) e ataca bem. O ponto fraco dele parecem-me ser os cruzamentos, mas gosto muito da maneira como procura o jogo interior e progride em diagonais para a área. Faz-me inclusive lembrar o estilo de jogo do Jonathan.

      Eliminar
    4. Agora que o mencionas, Nuno, lembro-me das críticas feitas por JJ ao jogador após um jogo qualquer. Na altura pareceram-me exageradas, principalmente tratando-se de um miúdo, mas não fiz grande caso. Atribuí-as a (mais) um momento de descontrole do treinador, na altura de ego ferido com o futebol miserável da pré-época. Mas talvez tenhas lido a situação bem melhor do que eu... Por outro lado, depois disso Jesus já incluiu Podence numa lista de jogadores da formação que, para si, a curto/médio prazo darão cartas no Sporting...

      Eliminar
    5. nunoalex, isso é o que me chateou na pré-época. Ao mínimo erro e o Podence levava logo a piçada do Jesus, num jogo ele entrou e saiu logo a seguir por estar a ser individualista. Então se algum puto desses fosse como o Markovic nunca mais pisava com ele. É a prova em como para o Jesus existem dois pesos e duas medidas entre novas aquisições e jogadores da formação novos e isso não é aceitável. O Iuri ia fazer maravilhas nesta equipa atrás do Bas Dost, tem um pé esquerdo quase ao nível do Bryan.

      A esquerda não é difícil de melhorar (eu acho que esta dava garantias para o presente e o futuro se contarmos com o conte e o empis), o problema é a embirração do Jesus, e enquanto não tiver o Mas não descansa

      Eliminar
    6. Diogo foi esse jogo mesmo, nao me lembro bem mas acho que foi contra o Nice, ele entrou fez la alguma parvoíce qualquer que nao me apercebi o que foi e saiu passados pouco mais de 15 minutos. O Jorge Jesus deu-lhe uma bronca junto á linha lateral que ate me doeu só de ver. E segundo me pareceu Podence deu-lhe troco.

      Kind nem sabia que JJ ja o tinha incluído nessa lista mesmo depois desse episódio, mas ainda o bem que o fez, pois D.Podence enche-me as medidas nao só pela habilidade, mas pela raça que mostra ter.

      O que me irrita mesmo é Podence passar por isto (meter um jogador em campo e substitui-lo logo de seguida acho que foi a primeira vez que vi fazerem isto a um jovem jogador) e ver Markovic sempre a titular depois de cometer asneira, atras de asneira. Mesmo sabendo que para o ano nao vai haver Markovic, porquê apostar tanto em alguem que está ca apenas um ano, e que nem está em forma? Para recuperar a forma existem os treinos, os jogos sao para quem ja se encontra em forma! Isto é que nao entendo, e ate me da alguma vontade de pedir o contracto de emprestimo de Markovic para vasculhar bem aquelas clausulas, nao va la estar alguma obrigatoriedade de jogar um X numero de jogos!

      Mas pronto posso estar errado, e espero que Markovic ainda marque muitos golos! Mas se o fizer, o Liverpool prolonga o empréstimo por mais um ano? Duvido. Depois lá estamos nós outra vez a ter de adaptar e a rotinar alguém de novo.

      Eliminar
    7. Nuno, o jj engoliu o cardozo, só tem d engolir , podence.

      Quanto à lateral esquerdo, se calhar esta difícil vender Jeff. Não foi barato e esteve sem jogar muito tempo, entre lesão e opção.
      Não duvido que houvesse essa vontade.
      Mas só deve vir um se sair um desses dois.

      Ah, o Jonathan também não serve para o SCP. Tinha esperança m sinceramente não é melhor do que os outros dois.

      Eliminar
    8. Concordo Lourenço com tudo, mas atençao que nunca mais ouvi lar de cardozo...

      ele que mastigue um pouco mas nao engula...

      ... o Podence faz cá falta! =)

      Eliminar
  19. Queria só recordar que, em respeito a alguns comentadores verdes deste blogue, abstive-me de comentar durante o fim de semana para não os humilhar mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fores lampião ou tripeiro deves compreender que não tens pinta para humilhar um Sportinguista. O que pensa e diz um benfiquista ou um portista vale bola para qualquer Sportinguista. O que importa é o que nós pensamos sobre o nosso clube e o que ocorre nele.

      Eliminar
    2. Engraçado...

      ... pois o que eu vejo por aqui diariamente é, tu seres constantemente humilhado, quer seja desmontando os teus "argumentos", quer pura e simplesmente demonstrando que mentes.

      Chego a conclusão que simplesmente nao tens noção do ridículo...

      ... e a tua sorte é o MdC nao deixar que te humilhemos mais!

      Eliminar
    3. A Rudy quer é atenção, Nuno. Daddy issues, provavelmente...

      Eliminar
    4. pensas mm isso nuno??? looool.. que falta de noção!!!

      Eliminar
    5. Carles\Rudelfo (um deve ser o pobre, o outro o rico)...

      ...basta saber ler,...

      ... apenas e tao só, saber ler...

      AH, esqueci-me...

      ... tambem é preciso ter alguma noçao de ridiculo, algo que ja vi que te falta...

      ...logo, nunca serias capaz de perceber quando lá cais, ou se me rio de ti, para ti, ou contigo!




      Eliminar
  20. Perder 2 meses "à espera" de Markovic, A Ruiz e Campbell, não seria proveitso "perder" esses 2 meses com Podence e/ou Iuri?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema do Iuri está na cabeça...

      Eliminar
    2. A cabecinha é o maior problema dos rapazes desta idade.

      Eliminar
  21. ENtão, o artista não disse no final do mês de Agosto que o Sporting ficou com melhor plantel do que a época passada?
    Afinal, os tanankas e Iuris- não tem feito nada no Boavista- é que são bons?
    Não se pode avaliar consoante o vento. O Sporting tem plantel para muito mais. Não há desculpas.

    ResponderEliminar
  22. Aqui vai o meu prognóstico para o futuro desta rapaziada toda da nossa maravilhosa Academia...

    Daniel Podence -- Depois da piçada que levou num dos jogos da pré-época nunca mais terá uma oportunidade com JJ. É demasiado baixinho e joga numa posição onde JJ já anda baralhado com tanta estrangeirada por onde escolher (meto o meu querido Markovic, insisto no Alan dos 8 milhões, aposto no Castanhas, dou mais uma chance ao "Baladas", ou ligo o canal da Liga argentina que Janeiro já está à porta?)

    João Palhinha -- Este então já esteve duas vezes nas mãos de JJ e foi sempre dispensado. Nada me leva a crer que algo vá mudar dentro de um Cérebro onde só há espaço para brasileiros com problemas nos dentes (dizem que o Paulista tem um grande problema mas é no cérebro, e por isso é que já insultou o treinador e o presidente em simultâneo), ou sérvios (más) imitações do meu querido Matic...

    Francisco Geraldes -- Este rapaz tem muito mais futebol em ambos os pés (sim, é ambidextro, e sportinguista até ao tutano) do que o bi-flop Elias ou o Emplastro Meli, mas não é muito agressivo a defender, está longe de ser um duplo de Adrien e, portanto, tem o seu destino traçado sob o consulado de JJ.

    Iuri Medeiros -- Depois de duplamente dispensado em duas épocas sucessivas sob os augúrios de JJ (com o terrível anátema de "mau profissional") o nosso fenómeno açoriano chegou ao Boavista psicologicamente em frangalhos, e apenas com a entrada do novo treinador (sob a liderança de Miguel Leal fez uma passada época espectacular) conseguiu recuperar parte da alegria do seu maravilhoso pé esquerdo, o qual voltará ESTA ÉPOCA a marcar golos espectaculares a FCP e SLB para GRANDE VERGONHA do nosso treinador...

    Matheus Pereira -- O caso deste é ainda mais grave e escandaloso que o de Iuri. Foi ele que praticamente sozinho tirou a equipa B da zona de despromoção, o seu futebol deluxe está muito acima do nível dos relvados da II Liga mas o JJ já o tomou de ponta, não lhe perdoou o facto de ter recusado o empréstimo ao Braga no Verão, e o destino do nosso mágico brazuca da Cova do Vapor já está mais do que traçado. Fixem as minhas palavras: em Janeiro vai ser DISPENSADO!

    Pedro Empis -- Ainda só tem 19 anos, é um jogador fisicamente franzino, e aceito que o nosso treinador não apostasse nele como 1ª ou até 2ª opção, mas perante o degradante cenário dos nossos laterais esquerdos só vos garanto uma coisa: o Empis tem mais técnica individual, capacidade de drible em progressão, e capacidade de cruzar bolas com precisão, do que Marvin e Jefferson juntos...

    Leonardo Ruiz e Pedro Marques -- Dois valores muito promissores na arte de visar as balizas, principalmente o segundo, capaz de movimentos, enquadramentos, e remates de primeira que deixam muitos avançados seniores embaraçados...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito negativista toda a apreciação.

      Lanças alguns factos que não sei se são fellings ou insides mas são fortes.

      No entanto, repito se Jesus engoliu cardozo, só tem d engolir tudo.

      Eliminar