segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Jogadores por quem se suspira

Nos últimos dias, têm sido muitos os jogadores que, por um motivo ou por outro, não fazem parte dos planos de Jorge Jesus, mas que têm sido recordados por muitos sportinguistas como potenciais soluções para tapar determinadas lacunas do plantel atual que, neste momento, estão à vista de todos.

Aqui fica a minha opinião sobre a relevância que cada um desses jogadores poderia ter se estivessem no plantel de Jorge Jesus. Todas as opiniões são respeitáveis, e o objetivo deste post não é desacreditar aqueles com quem não concordo. São apenas os meus dois cêntimos, que valem o mesmo que os de qualquer outro adepto.


Slimani e João Mário

Fazem muita falta, pois claro, mas foram transferidos por verbas que fizeram deles as duas maiores vendas da história do clube. É um ciclo a que nenhum clube português de sucesso pode fugir - comprar barato, desenvolver e vender caro -, pelo que o Sporting tem de se habituar a isso. Como diria Vito Corleone, foram vendidos por propostas que, simplesmente, não podíamos recusar.


Fredy Montero

De todos os nomes por quem alguns sportinguistas suspiram, este é o que menos compreendo. Sim, Montero foi decisivo em alguns jogos, mas, aparentemente, aqueles que sentem saudades do colombiano já se esqueceram da enorme quantidade de partidas em que foi titular e que pouco ou nada acrescentou. Foi importante num dado momento da vida do Sporting, mas não vejo que pudesse ser a solução de que a equipa precisa.


Daniel Podence

Logo nos primeiros dias de treino da pré-época, pareceu ser o jogador que mais surpreendeu Jesus pela positiva. No entanto, à medida que os jogos de preparação se foram sucedendo, foi perdendo espaço nas opções do treinador. Sem futebol de primeira liga nas pernas, seria muito otimista pensar que Podence poderia ser melhor solução que as opções já tentadas por Jesus. Creio que o empréstimo ao Moreirense é importante para a sua evolução. Marcou, este fim-de-semana, o seu primeiro golo na liga.


João Palhinha

Considerando que a alternativa a William é Petrovic, e olhando para aquilo que o sérvio (não) tem feito, é óbvio que João Palhinha poderia ter lugar neste plantel. Não no onze, como é evidente, mas para ir ganhando minutos, preparando-o para assumir o lugar após uma eventual venda de William Carvalho. Se Petrovic - pressupondo que não vai dar mais do que já mostrou - não é jogador para o Sporting aos 27 anos, também não o será no futuro - o que significa que a opção tomada representa apenas uma perda de tempo para o clube.


Francisco Geraldes

Agradou-me a decisão de emprestar Francisco Geraldes ao Moreirense. É importante - ainda mais num jogador da sua posição - que se habitue ao ritmo e exigências do principal escalão, antes de assumir o papel de médio de transporte no Sporting. Olhando para o rendimento nulo de Elias e ao mistério que é Meli, só muito dificilmente Geraldes não faria melhor. No entanto, ainda tenho esperança de que o brasileiro suba significativamente o seu rendimento. E penso que seria demasiado estar a pedir a Geraldes que substituísse Adrien sem, primeiro, fazer esta rodagem por empréstimo. Há que ter paciência no seu desenvolvimento, pois temos aqui material para um futuro capitão.


Iuri Medeiros

Iuri já demonstrou que tem futebol para fazer parte do plantel do Sporting. No entanto, na pré-época, raramente teve oportunidades para jogar. Segundo o que se diz, faltou empenho nos treinos. Se foi afastado por este motivo, então não há nada a dizer. O empréstimo ao Boavista não vai ajudar em nada no seu desenvolvimento enquanto futebolista, mas pode ser que lhe abra os olhos para a atitude que um profissional necessita, obrigatoriamente, de ter.


Matheus Pereira


Declaração de interesses: adoro o futebol de Matheus - no princípio da época passada, pensava que se iria afirmar mais rapidamente no onze do que Gelson Martins. Foi bastante utilizado na primeira metade da época, marcando vários golos e chegando a ser titular na vitória caseira contra o Porto. No entanto, com a subida de rendimento de Teo Gutierrez, João Mário, Gelson e Bryan Ruiz, foi perdendo espaço nas opções de Jesus. Neste momento, quase que carrega a equipa B às costas (Sporting B com Matheus: 4V, 2E, 0D; Sporting B sem Matheus: 1V, 2E, 5D). Não consigo compreender como não está a jogar na equipa principal do Sporting, considerando o terrível momento de forma de Bryan Ruiz Alan Ruiz e Markovic.


Pedro Empis

É um lateral esquerdo promissor. Não seria boa ideia lançá-lo às feras num momento em que a equipa está psicologicamente frágil, mas talvez fizesse sentido ser integrado no plantel principal, numa perspetiva de futuro. Zeegelaar está num péssimo momento de forma - e mesmo nos bons momentos de forma, o holandês não é capaz de convencer inequivocamente -, Jefferson parece numa espiral descendente na carreira... Bruno César tem sido pau para toda a obra... será que não se consegue arranjar uns minutos de competição para o miúdo contra o Praiense?


Leonardo Ruiz

O colombiano promete. Jogador felino e oportuno, tem uma interessante média  de um golo em cada 110 minutos. Na sua posição, André já deu alguns bons indicadores, mas tem sido muito irregular. No entanto, será que faz sentido falar na promoção de Leonardo Ruiz ao plantel principal quando ainda temos Castaignos por ser testado a sério?