segunda-feira, 3 de outubro de 2016

O discurso de Bruno de Carvalho na AG

Bom discurso de Bruno de Carvalho na Assembleia Geral de ontem. Para quem não teve oportunidade de ver, aqui fica o vídeo:


Apreciei a forma serena como Bruno de Carvalho se dirigiu aos sócios. Neste momento, há muito mais motivos para os sportinguistas se sentirem serenos do que o contrário. É verdade que, no que ao futebol diz respeito, o resultado de sábado foi uma tremenda desilusão, mas há muito campeonato pela frente. No futebol de formação, existe uma melhoria assinalável no talento existente em todos os escalões - com a particularidade de as perspetivas serem as melhores possíveis nas equipas mais jovens, fruto da recuperação da capacidade de prospeção e atração dos melhores valores existentes no futebol nacional desde as mais tenras idades. E há ainda o regresso do futebol feminino, com uma equipa que promete lutar pelo título já esta época.

Nas modalidades, o panorama é, também, bastante animador. O Impressionante aumento do número de sócios permitiu fazer crescer o investimento nas várias modalidades (o valor das quotas é canalizado na totalidade para o clube, e nada fica na SAD). A equipa de futsal, que na época passada fez o triplete (campeonato, Taça de Portugal e Taça da Liga), realizou algumas contratações que lhe permitirão lutar pela conquista da UEFA Futsal Cup. O andebol e o hóquei tiveram reforços de peso que prometem levar as respetivas equipas para patamares de competitividade muito mais elevados: no andebol, a ideia passa pela conquista do título e da Taça Challenge, enquanto que no hóquei, apesar de haver um desnível maior para anular, os indicadores dados na Elite Cup não poderiam ser melhores. No ténis de mesa a equipa venceu tudo o que havia para vencer. No atletismo, a equipa feminina sagrou-se campeã nacional e europeia, enquanto que a equipa masculina ficou bastante perto de quebrar a hegemonia benfiquista dos últimos anos. Na natação, o clube é tetra-campeão na vertente masculina, e ainda ontem se sagrou campeão nacional de judo.

No que diz respeito às contas da SAD, este exercício foi o primeiro, na presidência de Bruno de Carvalho, em que foram apresentados resultados negativos. No entanto, há que considerar que, sendo as contas de um exercício temporalmente estanques, a vida de um clube continua e deve ser analisada com toda a informação disponível. Como tal, é óbvio para todos que o prejuízo de 2015/16 já foi invertido (e de que maneira) através das receitas registadas após 30 de junho. Como disse - e bem - Bruno de Carvalho, os interesses do clube foram defendidos ao não apressar as vendas de jogadores de forma a serem apresentadas umas contas limpinhas a 30 de junho.

Perante tudo isto, faz sentido colocar o quer que seja em causa por causa do empate em Guimarães, por muito frustrante que possa ter sido? Há que manter a serenidade e a confiança na qualidade do trabalho desenvolvido. Com toda a convicção: não trocava este presidente - e, já agora, este treinador - por nenhum dos que estão nos rivais.