quinta-feira, 27 de outubro de 2016

O orçamento do Porto para 2016/17

Tomei ontem conhecimento do orçamento da Porto, SAD para 2016/17. Os números são os seguintes:


Para além de a administração estar otimista em relação à participação na Liga dos Campeões (os 30M previstos implicam o apuramento para os oitavos de final, com uma enorme percentagem de pontos conquistados na fase de grupos - o que, convenhamos, é alcançável), está-se também a prever vendas de jogadores na ordem dos 116 milhões de euros, que corresponderão a mais-valias de 68,5 milhões de euros.

Não é um objetivo impossível, mas, para se ter noção da ambição do valor proposto, o Porto terá de se aproximar muito das vendas de 2012/13, ano em que vendeu James (45M), Hulk (40M), Moutinho (25M) e Álvaro Pereira (10M), que, juntos, originaram mais-valias de 74 milhões de euros.

Não parecem existir grandes dúvidas de que André Silva será um dos jogadores transferidos, por cerca de 40 ou 50 milhões. Cheira, no entanto, que haverá uma permuta com o Atlético Madrid (ou outro clube Mendes) do género da de Gaitán/Jimenez, olhando para as opções de compra de Óliver e Jota. Bom para empolar as mais-valias imediatas e os custos futuros, mas com um efeito pouco significativo na tesouraria - ver venda de Maicon (LINK).

Falta o resto, que dependerá muito do sucesso desportivo da época do Porto. Correndo bem e havendo uma boa valorização de jogadores, é possível que se consiga atingir o objetivo. Correndo mal, dependerá muito da habilidade de Mendes em fazer o carrossel girar.

O que fica claro é que, depois dos avassaladores prejuízos de 2015/16, a administração do Porto não parece muito interessada em reduzir o nível de risco a que sujeita o clube. Mesmo que estas estimativas (bastante otimistas) sejam cumpridas, o lucro do exercício será apenas de 2,7 milhões. Como será se correr mal? Suponho que continue a ser mais do mesmo, enquanto for possível ir adiantando dinheiro do contrato televisivo com a Meo para ir tapando as falhas de tesouraria.