quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Sobre as contas do Porto

O Porto divulgou esta manhã as suas contas. O resultado do exercício foi um prejuízo de 58,3 milhões de euros.


São números desastrosos, mas que já eram esperados em face dos resultados do 3º trimestre e da ausência de vendas significativas até 30 de junho (ausência que se mantém até à data de hoje, na realidade). 

De qualquer forma, há que lembrar que estas contas incluem a venda de Alex Sandro (que deu uma mais-valia de 21,3 milhões), Imbula (mais-valia de 3,8 milhões que, na minha opinião, é um número muito duvidoso) e... Maicon, que, ao que parece, foi vendido por uns impressionantes 12 milhões (e que determinaram uma considerável mais-valia de 9,1 milhões).


Acontece que, no sentido inverso, o Porto recebeu do São Paulo o jogador Inácio, que está atualmente na equipa B e que foi avaliado em 3 milhões por apenas 50% do passe...


... e, adicionalmente, apareceu uma dívida do Porto ao São Paulo de... 6 milhões (dos quais apenas 3 dirão respeito a Inácio).


Tudo muito estranho, mas cuja explicação está na sobreavaliação tanto de Maicon como das contrapartidas para ajudar a reduzir o prejuízo deste ano, ou seja, mais ou menos o mesmo que aconteceu nas permutas de Jimenez e Gaitan. Nota: ao contrário do que se chegou a dizer, o Sporting não usou o mesmo estratagema na troca entre Montero e Barcos. A venda do colombiano foi avaliada em 5 milhões e a compra do argentino foi avaliada a 0.

Apesar do prejuízo, o Porto continua a pagar comissões elevadíssimas nas suas compras.


Em 63,25 milhões de euros gastos na aquisição de jogadores, o Porto pagou um adicional de 15,16 milhões em comissões e outras despesas. Ou seja, as comissões representam uns incompreensíveis 24% em relação ao valor das tranferências propriamente ditas. Nunca houve tanta gente a enriquecer à custa do clube, apesar de o tempo ser de vacas magras. E por falar em enriquecer...


... Alexandre Pinto da Costa recebeu, por serviços prestados ao clube, 465.250€. Não está nada mal para um ano de trabalho.

Para fechar, de registar que os membros da administração da SAD não receberam quaisquer gratificações pelo trabalho deste ano. Do mal o menos, mas a verdade é que o mais mal pago dos administradores recebe cerca do dobro que Bruno de Carvalho ganha no Sporting.


Farei uma análise mais detalhada às contas quando o Benfica fizer a divulgação do seu relatório e contas (até à data, ainda só reportaram à CMVM um resumo de 4 páginas).