quinta-feira, 17 de novembro de 2016

A entrevista de Carlos Vieira à Sporting TV

Muito interessante a entrevista que Carlos Vieira, vice-presidente do clube e administrador da SAD para a área financeira, deu ontem a Sérgio Sousa, na Sporting TV. Apesar de a conversa ter-se, como é natural, centrado nas contas da SAD e do clube, pode ser útil para quem não tem grandes conhecimentos na área, pela linguagem acessível usada na entrevista.

O VP do Sporting esclarece a temática de quem, afinal, apresenta contas consolidadas, anuncia a apresentação das contas do 1º trimestre até ao final de novembro (apesar de, a partir desta época, deixar de ser obrigatório a apresentação de contas trimestrais - veremos se alguém deixará de as apresentar, face aos previsíveis resultados negativos), explica a reserva nas contas do clube e a distorção negativa que a aposta em jogadores da formação representa nos ativos da SAD.

14 comentários :

  1. Já havia as contas à moda do Porto (cidade) em que cada um paga a sua parte.


    Agora, pelos vistos são contas à moda do Lumiar. O tal de VP para a área Financeira podia dizer que o João Mário vai ser pago em prestações em 3/4 anos.. para assim driblar a obrigatoriedade de entregar de uma só vez a parte (share, fatia) que pertence por direito e por contrato aos Bancos. Idem aspas para o Slimani.

    Ah, pois essas coisas (incidências) não convém dizer. Afinal agora nem é obrigatório publicar R&C Trimestrais.

    BASTARÁ dizer - tout court - que vendemos 70, iremos receber 54 !!!!

    Quando na realidade apenas irão receber nem 20 e que já gastaram mais de 30 !!!!







    Contas à moda do Lumiar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Mário Centeno está a chamar.
      Leva o martelo, que o OE ainda não está terminado.

      Eliminar
    2. Claro que as vendas do benfas e do porcas são pagas a pronto... E já gastaram não 30, mas 70 e 50 respectivamente...
      Isto há com cada anormal a comentar por aqui...

      Eliminar
    3. "vendemos 70, iremos receber 54 !!!!

      Quando na realidade apenas irão receber nem 20 e que já gastaram mais de 30 !!!!"


      O teu curto alcançe, fica explicito nesta frase!!!

      Eliminar
    4. Achas mesmo que isso faz sentido. Ah e tal näo se recebe o Jome e Slimáquima totalmente este ano porque não foram comprados s pronto, mas paga-se as compras deste no todas porque paga-se a pronto. Engraçadinho.

      Eliminar
    5. Estás a ver porque é que depois és insultado de volta?!?!?!

      Minha abécula, aquilo que teremos que entregar ao sindicato bancário ABATE passivo... o que na prática nos vai fazer baixar os encargos financeiros com o mesmo... juros, taj a bere?! O dinheiro não segue para nélios e mendocas... segue para a quem nós DEVEMOS... e só por isso temos o "tratamento diferenciado" que tanto vos custa... afinal, não é de borla, como tanto apregoam... trips e porcos... custa, e muito... e causa-nos constrangimentos... sabes, assim matamos dois coelhos com uma só cajadada... cumprimos as nossas obrigações com terceiros (que tanto parece preocupar-vos e aos porcos de carnide) e ainda baixamos custos... e conseguimos tudo isto, vê lá tu bem, sem qualquer tipo de ajuda de câmaras de Lisboas... de Portos... de Seixais... de Gaias... e a tua azelhice financeira e cegueira galega é tal, que nem te apercebes que só do JM ficamos com MAIS de 20M€... cash! Relembrando que o que entregamos à banca ABATE passivo... fora (ainda) o Sli... e olha, e daqui prá frente, deixamos de ter que entregar 30% de mais-valias... passamos apenas a 20%... andessóión, andessóión...

      Vá, agora volta pá toca... [uma lula vive numa toca, não vive?!]

      PS - já agora, sabes dizer-me quanto, dos quase 100M€ que podiam ter feito este último defeso, segundo o sr. gomes, é que ficava mesmo na tua agremiação galega?!

      Eliminar
  2. impensável valorizar os próprios jogadores em 132 milhões. Tal é o tamanho da trafulhice.

    mais excelente dica no final... marcado livre!

    eu quero vender um jogador por 10 milhões livremente sem ser obrigado a comprar outro a quem comprar o que vou vender.

    não é assim que funciona a bicicleta do jorge mendes? não, não é. Se este sai, tens de levar com o outro.

    ResponderEliminar
  3. Será assim tão negativa a distorção por causa da "sub-avaliação" dos jogadores da formação?
    Se fossem avaliados por valores mais ajustados à realidade do seu valor de mercado o nosso ativo, obviamente, daria um grande salto e seria um ganho de curto prazo. Mas não traria contrapartidas negativas a médio/longo prazo como maiores custos de amortização dos passes de jogadores, ou registo de mais valias menores na altura de serem transaccionados?

    Parece-me que esta "sub-avaliação" do valor dos jogadores da formação é de certa forma prudente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há uma fórmula perfeita, quanto mais não seja pelo facto de o valor de um jogador ser altamente subjetivo. Não me parece que exista sistema melhor que este, mas quando se faz uma análise deve-se também levar em consideração o valor dos ativos que não têm avaliação para se ter uma imagem completa.

      Eliminar
    2. Concordo. E não tenho dúvidas que a quem interessa: bancos, investidores, parceiros, etc., estão cientes desse potencial escondido do SCP.
      Para além de que agora temos o "privilégio" de possuir 100% dos passes desses tesouros.

      SL

      Eliminar
    3. Mas o "problema" é esse a curto prazo. Tens de ouvir estes otários com o paleio que o Sporting tem capitais próprios negativos, não tem o que vender para cobrir passivo, blah blah.

      Eliminar
  4. Entao ja enviou as contas consolidadas ao Expresso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah este fala, mas o Beneficia só enviou isso para lá porque estav lá um jornaleiro amigo.

      E se tivesses ouvido a emtrevista, tinhas ficado informado sobre isso. Mas andar informado é difícil.

      Eliminar