sexta-feira, 25 de novembro de 2016

A facilidade (ou não) com que se mostram cartões na Liga NOS

O Pawn_pt (o autor do artigo sobre as estatísticas da eficácia dos guarda-redes que coloquei na semana passada) recolheu dados estatísticos interessantes sobre a facilidade (ou falta dela) que os árbitros têm no momento de puxar do cartão contra as equipas da Liga NOS. Organizou os dados num quadro com o número de faltas que cada equipa comete e sofre, em média, para cada cartão amarelo visto ou exibido ao adversário, para todas as equipas da Liga NOS, referente às 10 primeiras jornadas. Fez também um segundo quadro com a diferenciação entre os jogos em casa e os jogos fora.

Em primeiro lugar, como qualquer trabalho desta natureza, existem fatores que não são levados em consideração. A gravidade das faltas cometidas, a propensão disciplinadora de cada árbitro, ou mesmo a agressividade com que cada equipa joga. Mas não deixa de ser possível retirar daqui alguns padrões, considerando aquilo que se conhece de cada uma das equipas, do seu poderio e da sua forma de jogar.

Ainda antes de mostrar os quadros, começo por fazer um comentário sobre os números do Sporting: vão ao encontro daquilo que esperava, ou seja, os cartões saem muito mais facilmente para os jogadores do Sporting do que para os seus rivais. Qualquer sportinguista mais atento aos jogos da sua equipa já reparou nisso. É particularmente evidente, por exemplo, no primeiro cartão mostrado em cada partida: quantas vezes não aconteceu já, esta época, quando é o adversário a cometer a primeira falta dura, o árbitro fazer aquele sinal de "não vou permitir mais isto", adiando a exibição do cartão?; no entanto, se é um jogador do Sporting a cometer a primeira falta dura, o normal é sair logo amarelo. Tem sido assim na maioria dos jogos do Sporting.

O que não esperava é que os números fossem... tão claros.

Começando pelo quadro que inclui todos os jogos:


FC Team: faltas cometidas pela equipa
FC Opp: faltas cometidas pelo adversário
Am. Team: cartões amarelos exibidos à equipa
Am. Opp: cartões amarelos exibidos ao adversário
FC/A Team: média de faltas cometidas por cada cartão amarelo 
FC/A Opp: média de faltas sofridas para cada cartão amarelo exibido ao adversário
FC/A Team-Opp: diferencial entre as duas médias anteriores

Como se pode ver, o Sporting é, dos 18 clubes em competição, o segundo que pior diferencial tem, o que é um contrassenso face ao que seria expectável para uma equipa que, normalmente, tem um volume ofensivo muito superior ao dos seus adversários. O Sporting vê um amarelo em cada 6,4 faltas cometidas, mas os adversários precisam de fazer 9,4 faltas para verem um amarelo. Em toda a liga, apenas o Arouca se aproxima ao Sporting em relação a esta disparidade. No espectro oposto está o Porto, que vê um amarelo a cada 10,6 faltas cometidas, mas cujos adversários apenas precisam de fazer 5,2 faltas para ver um amarelo.

Fazendo a separação entre jogos em casa e fora, os números ficam organizados da seguinte forma:


FC Team: faltas cometidas pela equipa
FC Opp: faltas cometidas pelo adversário
Am. Team: cartões amarelos exibidos à equipa
Am. Opp: cartões amarelos exibidos ao adversário
FC/A Team: média de faltas cometidas por cada cartão amarelo 
FC/A Opp: média de faltas sofridas para cada cartão amarelo exibido ao adversário
FC/A H-A: diferencial entre as duas médias anteriores

Em média, as equipas que jogam em casa necessitam de fazer 7,62 faltas (no quadro está arredondado para 8) para ver um amarelo, enquanto que as equipas que jogam fora necessitam de fazer 7 faltas para ver um amarelo.

Quer enquanto equipa visitada, quer enquanto equipa visitante, o Sporting apresenta diferenciais negativos semelhantes, ou seja, não há uma grande diferença de tratamento dos árbitros em função do terreno em que o Sporting disputa os seus jogos. Só há, na realidade 3 desvios enormes em relação à média: o Estoril, quando joga fora, é imensamente penalizado, enquanto que o Benfica (que viu apenas 1 amarelo em 43 faltas cometidas enquanto equipa visitada) e o Porto (3 amarelos em 55 faltas), quando jogam em casa, têm diferenciais positivos avassaladores.