quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Evolução dos proveitos e custos operacionais

Após duas épocas de uma apertada contenção de custos, o Sporting aumentou de forma significativa o investimento no futebol. Isso traduziu-se num aumento de custos que os colocam acima dos registados na última época de Godinho Lopes. Há, no entanto, uma diferença fundamental: a SAD está hoje a gerar mais do dobro dos proveitos em relação a esse período.

Os valores dos gráficos que se seguem estão em milhões de euros.

Começando pelas receitas:


Direitos TV: A renegociação do contrato atual com a PPTV fez disparar em 50% as receitas dos direitos televisivos em relação à época passada. Em 2016/17, este valor aumentará devido à fatia do market pool da UEFA, o que deverá elevar os valores para cerca de 29 milhões de euros.

Bilhetes de época / bilheteira: Neste bolo estão incluídos os bilhetes de época, camarotes, business seats, lugares de leão e a bilheteira normal. É importante recordar que os preços das Gameboxes baixaram em relação ao ano passado (pois incluíam os 3 jogos da fase de grupos da Liga dos Campeões). Como tal, esta evolução registada ao nível da bilheteira durante os últimos quatro anos é muito positiva, e um sinal inequívoco do retomar do hábito de os sportinguistas marcarem presença em Alvalade. É certo que haverá esta fonte de receita renderá mais dinheiro em 2016/17, face ao aumento das vendas em Gameboxes, quer em quantidade, quer no seu preço médio.

Patrocínios: O Sporting registou uma ligeira quebra em relação a 2014/15, devido ao facto de não ter conseguido um patrocinador para as camisolas no início da época - o contrato celebrado com a NOS acabou por abranger apenas o 2º semestre. Este valor crescerá seguramente em 2016/17, graças ao patrocínio das camisolas a tempo inteiro.

Camarotes / Business Seats: houve um aumento muito ligeiro, que deverá ter ficado abaixo dos objetivos da SAD em função das altas expetativas com que se entrou para a temporada passada. Muito trabalho a fazer neste departamento. Continuam a haver demasiados camarotes vazios no estádio.

Merchandising: Houve um salto significativo na época que acabou. As expetativas são para um aumento sustentado, já que começou, finalmente, a haver algum investimento em canais de vendas alternativos - desde a loja online até quiosques em centros comerciais.

Prémios UEFA: o aumento dos prémios da UEFA para a Liga Europa e a participação no playoff da Liga dos Campeões acabou por atenuar o efeito negativo da não qualificação para a fase de grupos. Esta época, com a participação na fase de grupos da Liga dos Campeões, este valor disparará.


A evolução nas principais rubricas de custos foi a seguinte:


Custos com pessoal: Depois de dois anos de uma clara contenção salarial, o Sporting formou, na época de 2015/16, o plantel mais caro da sua história. É provável que, em 2016/17, o valor gasto em salários suba. A dúvida, para mim, está na percentagem de crescimento desta rubrica: o aumento salarial de Jorge Jesus e os salários de jogadores como Dost, Castaignos, Campbell, Markovic, Elias e Douglas (e ainda Coates, Schelotto e Bruno César durante uma temporada inteira) deverá superar aquilo que se deixou de gastar com jogadores como Aquilani, Teo, Labyad, Naldo, Barcos, Ewerton ou Slimani.

Fornecimentos e Serviços Externos: Voltou a haver um aumento em relação à época anterior. É normal que assim seja, explicando-se parcialmente pelas longas deslocações que o Sporting teve de realizar nas competições europeias. Ainda assim, mantém-se ao nível dos valores de 2012/13.


Concluindo:



Depois de duas épocas de forte contenção de custos, o Sporting decidiu aumentar significativamente a competitividade da sua equipa através da contratação de jogadores de maior cartel. Para além disso, por uma questão de justiça, aumentou significativamente o salário de vários jogadores da formação ou que tinham entrado no clube com vencimentos baixos. Parte desta aposta encontra sustento no gradual, mas significativo, aumento de receitas. A outra parte contou com o sucesso desportivo e valorização de atletas para obter mais-valias de jogadores e garantir a presença na Liga dos Campeões.

No gráfico acima, à direita, pode-se avaliar, de uma forma mais ou menos simplista, o nível do risco assumido. Não contando com as receitas da UEFA e as mais-valias com jogadores, os resultados operacionais teriam sido de -29 milhões de euros. Ainda assim, um risco inferior ao que foi assumido no mandato de Godinho Lopes e, acima de tudo, calculado. O Sporting apurou-se para a Liga dos Campeões e conseguiu 56 milhões de mais-valias no defeso, o que garantirá, juntamente com todas as outras rubricas em crescimento, um recorde esmagador de receitas na história do clube.

39 comentários :

  1. Bom dia MdC,

    Podes me confirmar esta informação (abaixo indicada) acerca do aumento de Factoring no último R&C da SAD relativo ao exercício de 2015/16 lesse la que se tratam de épocas futuras mas eu julgo que tal se refere ao anterior contrato do JEB que termina em 2018:

    "Em relação ao contrato da NOS, o valor antecipado de receita é de 30M sobre uma receita de 44M que tinham a receber em 2 anos, pagando um juro de 3,25%.
    Isto é, já anteciparam 2/3 das receitas de TV que deveriam receber até 30 de junho de 2018, pagando ao BCP juros sobre elas."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Sérgio, houve um aumento de 8M no factoring, com o aumento de antecipação de receitas do atual contrato televisivo. A maior parte desse valor foi canalizado para pagar outros tipos de dívidas bancárias. Já tinha escrito sobre isso aqui: LINK

      Eliminar
    2. Mas quando o Glorioso Tricampeão Benfica antecipou (por necessidade) receitas também por esse mesmo método, todos por aqui já falavam em mais um esquema negocial.
      Pela boca morre o peixe.

      Eliminar
    3. A diferença é que o Sporting reporta isso nas contas. Quando o Benfica antecipou o dinheiro da venda do Bernardo Silva à XXIII Capital, "esqueceram-se" de meter isso nas contas.

      Eliminar
    4. la ficou o rudolfo lampiao sem resposta

      Eliminar
    5. Obrigado MdC e desculpa o OffTopic :).

      Eliminar
  2. Adoro as contas moldadas, marteladas, esculpidas em R&C (sejam elas de que clube forem) !!

    Só neste País em que a Tania Laranjo soube primeiro que o arguido Pedro Dias que ele só iria ser ouvido na quinta-fira !!!!

    - - -


    Ficamos assim aqui a saber que a renegociação com a PPTV de 17 para 24 milhões são 50% de aumento !!!

    E que sobre as VMOCS em 2026 iremos depois pensar nelas.. e que o Estádio do SCP a SAD também só o devolve ao clube lá para 2066 :-)

    Também ficamos a saber que agora, com a chegada do Jay Jay a 01 de Julho de 2015 a SAD verde também já paga comissões. Claro, para começar, poucas, para não dar nas vistas.

    :-)

    Depois negue, ex-dono do tasco, que este Blogue não está sequestrado pela forças leais ao Grande Líder !!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 17M -> 24M são 7M de diferença. Cerca de 41% de aumento. Leva lá a bicicleta.

      Quanto às VMOCs é um mecanismo financeiro como outro qualquer e passível de ser negociado, reduzido ou aumentado. Como o benfica não tem, faz-vos confusão mas isso é um problema unicamente vosso.

      Isso do estádio é realmente um problema para tirar o sono a qualquer um.

      Eliminar
  3. P.S.- Engraçado que só ontem é que me apercebi que o árbitro nomeado, escolhido, indicado para levantar o SCP após a crise de resultados, fora nem mais nem menos que o Charlie Xistra.

    Ah grande Fontelas, grande Luciano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E? foi ele que resolveu o jogo?

      Levantar poeira num jogo sem casos é muito engraçado...

      Eliminar
    2. Não vi o jogo, mas pelo que fui lendo e ouvindo o Arouca estava-se a bater taco a taco, mano a mano até ficar a jogar 10 contra 14, sendo que o 1º amarelo é uma aberração e o 1º golo se fosse na área contraria era anulado por fora de jogo !!

      Eliminar
    3. Quid, o amarelo foi pela acumulação de faltas. Corrijam-me se estou enganado, mas creio que já era a quarta. Ajudava se visses o jogo antes de vires para cá atirar com a primeira idiotice, parvoíce, imbecilidade desprovida de sentido que te vem à cabeça...

      Eliminar
    4. Quando ficou com menos 1, já havia 1-0 e várias oportunidades desperdiçadas para o 2x0. O Arouca em todo o jogo foi ZERO vezes à baliza do patricio, a que se aproximou mais foi cortada pelo Gelson. O 2º amarelo é clarrissimo, e para mim, seria vermelho directo por conducta anti-desportiva.

      Eliminar
    5. O SCP tem um historial de Carlos Xistra negativo. Deve estar a fazer confusão com Capela ou Vítor Pereira.

      Eliminar
  4. Off topic: permitam-me, neste dia tão singular, destacar a vitória inesperada do Tramp e fazer uma certa analogia. Se tivesse vencido aqui em Portugal, mandava fazer um muro a cercar todo o Lumiar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a estupidez pagasse imposto, estavas teso.
      De facto, o que seria necessário, em Portugal, era acabar com todos os negócios patrocinados pela porta 18.

      Eliminar
    2. Eu mandava fazer um muro à tua volta para ninguém ter de aturar a tua diarreia mental.

      Eliminar
    3. Pois, porque se tivesse vencido em Portugal teria sido com o voto massivo dos lampiões...

      Eliminar
    4. «Pois, porque se tivesse vencido em Portugal teria sido com o voto massivo dos lampiões...»

      OUCH!!!

      Eliminar
  5. valorização de ativos...

    - na equipa principal, acredito que vamos vencer a prova.
    - convocatórias para as seleções nacionais e estrangeiras.
    - empréstimos bem sucedidos de jogadores jovens.
    - formação de novos jogadores de grande valia.

    com as limitações que se conhecem, a máquina continua a trabalhar.

    - tudo isto com a possibilidade de pagar o melhor treinador do mercado.

    Objetivos bem definidos. Esta má fase vai ser ultrapassada com distinção.

    ResponderEliminar
  6. Aumentou os custou e a qualidade do plantel aumentou do ano passado foi ara este...? O único lugar com melhorias foi o de GR suplente.. Not looking good..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este gráfico compara os custos do ano passado com os dos anos anteriores. Os custos com salários deste ano ainda não são conhecidos.

      Eliminar
  7. Mas sabemos que vai aumentar e bastante ... E esta bem pior o plantel na globalidade...

    ResponderEliminar
  8. O SCP, neste momento, é a SAD que mais paga em salários em Portugal. Com grande margem!!

    Considerando que as receitas mais "visíveis", que respeitam à champions estão cativos para pagamento à Doyen, e os direitos televisivos estão a ser antecipados para pagar despesas correntes... O panorama não parece muito favorável.

    Se juntarmos a isto os salários das modalidades, que dispararam para níveis nunca vistos em Portugal, e cujo retorno deve ser próximo do ZERO. Aí as nuvens parecem ser ainda mais negras...

    A cereja no topo do bolo é mesmo um pavilhão que, supostamente já foi pago várias vezes, mas para o qual continuam a aparecer campanhas na TV a pedir a ajuda dos sócios e simpatizantes.

    Mas, no meio disto tudo, talvez ninguém se lembre disto, caso a equipa principal do SCP seja campeão nacional. Mas se não for, estão reunidos todos os ingredientes para um grande problema!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro, em que universo vive? O Sporting gastou menos em salários do que Benfica e Porto. É um facto. Os pagamentos podem estar cativos, mas o clube já fez a provisão, pelo que não se refletirá mais nas contas. É um facto. Os salários das modalidades estão dentro das possibilidades do clube, que teve um enorme aumento de receitas de quotizações. É um facto. Não há spots publicitários a pedir dinheiro para o pavilhão. Isso é só ridículo.

      Eliminar
    2. Já agora, pelo que ouvi dizer, no ano passado o Benfica esteve a pagar 2 milhões de salário a um único jogador de basquetebol. Isso sim, é irresponsabilidade. E viram-se os resultados.

      Eliminar
    3. como é que se pode dizer que "Os salários das modalidades estão dentro das possibilidades do clube" será que o mestre sabe o valor dos ordenados... ou é como ouvi dizer do gajo do basket.. e na minha maneira é diferente 3 anos de sucessos enormes no futebol com total ausência de sucessos.. as conquistas adiam camuflam sempre os problemas...

      Eliminar
    4. Eu não disse que "gastou"... Eu disse que GASTA!!

      A Benfica SAD gasta, HOJE EM DIA, 2/3 do SCP SAD. E o Porto SAD gasta 3/4 da SCP SAD.

      Por outro lado, se acha que as quotizações cobrem o que as modalidades estão a gastar, penso que está a ser MUITO optimista!!... O SCP reforçou-se no Hoquei, no Atletismo, no Futsal e no Andebol (para referir apenas as principais).

      Repito, acha que as quotizações (+ patrocínios + bilheteira) cobrem esses custos? Eu, sinceramente, penso que não.

      Quanto ao anuncio, ainda há pouco tempo, confesso não me lembrar exactamente de quando, vi o anuncio no intervalo de um jogo da Liga. Talvez há 3 ou 4 semanas... Penso que não foi mais do que isso.

      Eliminar
    5. Pedro foste ludibriado porque jornal?

      Eliminar
    6. Como sabe o que cada clube gasta hoje, Pedro?

      Eu vi as contas do clube e o orçamento para esta época, será uma surpresa muito grande se não cobrirem.

      A Missão Pavilhão fechou há meses.

      Eliminar
    7. Deixa de frequentar a porta 18 porque o pó anda a queimar-te as ideias todas...

      Eliminar
    8. MdCeT, 2 milhões por um jogador de basquetebol? O LeBroa James?
      Não se pode acreditar em tudo o que diz a vossa saraivosa central de informação e intoxicação. Nem parece seu, excepto se o Squid tiver razão.

      Eliminar
    9. Assim como nao se deve acreditar no impostor do LVF quanto ao ordenado do Nelson Evora por exemplo.

      É publico quanto o SCP vai gastar esta epoca nas suas modalidades. E quanto gasta o SLB? Esta é a grande questão que fica no ar.

      Eliminar
  9. Problema será a saída da champs. Vencer ao Real é muito difícil (não impossível, talvez com uma enchente e apoio dos adeptos e o reinaldo desinspirado...). E teríamos que ganhar aos polacos e esperar pelo resultado entre alemães e espanhóis. Se ganharem os últimos 2 jogos ainda entram milhões. O aspecto positivo são as enchentes do estádio. A liga europa dá menos milhões. Só compensa para o vencedor. Acho que há boa prata da casa para se apostar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SCP teve azar no grupo da champs. Devia ter tido mais calma e cabeça nos jogos com alemaes e em Madrid. Ao contrário do FCP que, com um grupo fácil, vai ganhando jogos a muito custo, se não passar será por incompetência do Nuno. O Bruno não anda a pagar estranhas comissões nem ordenados a 3 treinadores...

      Eliminar