quinta-feira, 10 de novembro de 2016

O artigo do jornal Sporting sobre o número de títulos

Vale a pena ler o artigo, publicado hoje pelo jornal Sporting, de autoria de Pedro Figueiredo, sobre a questão da contabilização dos títulos dos campeonatos anteriores a 1937/38. Inclui a opinião de Henrique Parreirão, autor do livro "1º Centenário do Futebol Português", publicado pela FPF por ocasião das suas bodas de diamante, em 1989.

(carregar na imagem para ampliar)

(retirado do blogue Com Quem Joga o Sporting?)

37 comentários :

  1. Ja todos percebemos isso. Neste momento é apenas uma questao politica, mas a verdade nao perdoa. É inevitável estes titulos serem atribuidos a quem de direito e com a importancia respectiva.

    ResponderEliminar
  2. MAS o que é que importa que se era mais importante? Uma competição como 20 anos é mais importante e mais relevante para o publico que um competição nova? Jura? E depois?

    Se as pessoas ainda hoje dessem mais importancia à Taça, ela passava a ser um campeoanto é isso? lolada

    Um campeoanato esperimental ou não é um campeonato, uma taça de portugal não é um campeonato, só não percebe quem não quer.

    Boa Sorte com a vossa luta. lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está: até 1938, a competição chamava-se "CAMPEONATO DE PORTUGAL", e quem a vencesse era considerado campeão de Portugal ou campeão nacional. Está mais que demonstrado, pelos jornais e filmes da época. O formato da competição é uma questão secundária. O fundamental é o significado da conquista.

      Eliminar
    2. Ó ta(r)deu, o que é esperimental?. Eu não percebo venfiques. Podes esclarecer?.

      Eliminar
    3. Ta(r)deu,

      Explica aí à malta de que forma os campeões nacionais de futsal, andebol ou basket são encontrados. Ou afinal andamos todos enganados e não são campeonatos mas sim "Taças"?!?!?

      Convém recordar que os Campeonatos de Portugal tinham efectivamente a fase final disputada por eliminatórias mas os participantes nessa fase final eram apurados através dos Campeonatos Regionais (todos contra todos).

      Eliminar
    4. "Está mais que demonstrado, pelos jornais e filmes da época"

      Ah! Ok! Os jornais e os filmes da época é que definem quem são os campeões! Muito bem! E que tal perguntar...sei lá...às intituições que regem o futebol? E o que dizem essas instituições?

      FPF: "Vencedores Campeonato Nacional 1ª Divisão: 1934/35 - F.C. PORTO, 1935/36 - S.L. BENFICA, 1936/37 - S.L. BENFICA, 1937/38 - S.L. BENFICA"
      http://web.archive.org/web/20040110061043/http://www.fpf.pt/historial/provas_1liga_1divisao.html

      UEFA:"After winning ten Lisbon regional championships, a first national title arrived at the 15,000-capacity Campo das Amoreiras in 1935/36."
      http://www.uefa.com/uefachampionsleague/season=2015/clubs/club=50147/profile/index.html

      FIFA:"34 Portuguese championships: 1936, 1937, 1938, 1942, 1943, 1945, 1950, 1955, 1957, 1960, 1961, 1963, 1964, 1965, 1967, 1968, 1969, 1971, 1972, 1973, 1975, 1976, 1977, 1981, 1983, 1984, 1987, 1989, 1991, 1994, 2005, 2010, 2014, 2015" (falta ainda o de 2016)
      http://www.fifa.com/news/y=2009/m=3/news=eagles-ready-take-flight-1040732.html

      FPF? UEFA? FIFA? Nada do que eles dizem interessa! O que é conclusivo é o jornal "O Sporting"! LOL

      E se o jornal "O Sporting" e todos os outros jornais da altura dizem que foram Campeões Europeus (LINK) então é porque foram mesmo Campeões Europeus! Parabéns aos neo-Campeões Europeus! LOL Bora lá continuar a reescrever a história!

      Eliminar
    5. há ok então se na altura fosse chamado de pastel de nata então era um paste de nata é isso?

      Alguem avise a NASA e a comunidade cientifica que o Sol não é uma estrela é uma divindade, tenho aqui um jornal do século II como prova.

      Eliminar
    6. Um jornal no Sec.II !?

      um manuscrito acredito, visto a impressao ter sido inventada no sec XV.

      Santa ignorância!

      Eliminar
    7. Lá está ta doeu, não tem importância nenhuma.

      Podemos então. Retirar os 3 campeonatos aldrbados que vocês colocaram à pressão em 94!!

      Cadelita cadelita, ricardito, nunca ou lá o que te quiseres chamar :
      Com ferros mata com ferros morre :
      http://leoninamente.blogspot.pt/2014/05/a-matematica-do-benfica-27-3-33.html?m=1

      Eliminar
    8. a acta da FPF é bem clara nesse aspecto!!! a liga experimental não se iria sobrepor nem aos campeonatos distritais nem ao campeonato nacional (que determinava na altura o campeão nacional), qual a duvida? não sabem ler?

      Eliminar
    9. Eu já sabia que os lampiões, além de desonestos, são burros por natureza, mas onde é que na frase "os Campeonatos das Ligas e de Portugal passaram a designar-se, respectivamente, Campeonatos Nacionais e Taça de Portugal" se depreende que os vencedores dos Campeonatos de Portugal entre 1922 e 1938 deixaram de ser campeões de Portugal?

      Então só porque as competições mudam de nome, e de estatuto, em Outubro de 1938, aquela prova que antes dessa mudança teve (durante 15 anos, 13 deles de forma isolada) o maior estatuto, deixa de repente de o ter?

      Então só porque as competições mudam de nome, e de estatuto, em Outubro de1938, todos os "Campeões de Portugal" entre 1922 e 1935 (antes da "Liga Experimental") e todos os "Campeões de Portugal" entre 1935 e 1938 (durante a coexistência com a secundária e então muito menosprezada "Liga Experimental"), deixam de o ser, desaparecem, passam a um limbo, por conveniência lampiónica?

      É uma alteração de nomes das competições que, obviamente, implica também uma alteração de estatuto, mas essa troca de estatuto entre as duas provas, em que o campeonato da Liga passa a principal e o campeonato de Portugal passa a secundário, apenas acontece a partir de 1938!

      Esta leitura é a mais lógica e óbvia, e nunca se pode concluir que por uma mudança de nome, que implica NAQUELE MOMENTO uma mudança de estatuto, essa mudança de estatuto se pode aplicar RETROACTIVAMENTE aos anos e às décadas anteriores!

      Eliminar
    10. OU JFM vai ao site do Sporting, o que vejo lá é 23 campeonatos, não é 23 Campeões de Portugal!

      lolada falam falam falam mas não dizem nada, nem sabem nem compreendem do que estão a falar.

      Se pastor da IURD disser que tem 50, tem 50. O resto do mundo ri-se, na alemanha ainda se estão a rir dos assobios ao hino da champions.

      Eliminar
    11. "falam falam falam mas não dizem nada, nem sabem nem compreendem do que estão a falar."

      Isto dito por alguém que pouco antes escreveu que tem um jornal do sec II ate tem piada.

      Eliminar
    12. ah ah ah os lampiões são qualquer coisa.

      "O que é que interessa se a competição não era a mais importante...?"

      Simples! se não era a competição mais importante, os clubes não a consideravam prioritária, logo não competiam no máximo das suas possibilidades, ou seja, o vencedor não determina a melhor equipa daquele ano.

      A importância da competição é, obviamente, um factor mais importante que o modelo da competição. No limite não se consideravam campeonatos nesses anos.

      Eliminar
  3. Não esperava ver o artista enveredar por este caminho de dó. Ainda para mais quando o grande Tovar teve a dignidade de recusar fazer parte da segunda versão do seu almanaque, rejeitando mesmo qualquer tipo de agradecimentos. Foi gigante, o homem. Do Artista, esperava outra coisa. Uma equipa que não ganha nada há 15 anos, com adeptos preocupados com o que se-não- ganhou há 70.
    Desculpa as palavras, mas é surreal como estás a viver num mundo de fantasia. Não há uma questão que demonstres desacordo com o Bruno Carvalho. Uma- Insert meme do Serrão:). É pena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Benfica reclamou titulos 60 anos depois...

      Eliminar
    2. O Tovar ainda não estava nos tomates do avô e já o Sporting ganhava campeonatos de Portugal. E que eu saiba ele também não fala em nome da federação, ou fala?

      Eliminar
    3. A FPF já se pronunciou... em 1939... liga deu origem á 1ª divisão. Qual é a duvida?

      Eliminar
  4. É daqueles assuntos que daqui a uns anos, muito provavelmente, vais parar e pensar o quanto estavas errado em segui-la. Não tenho dúvidas. Provavelmente, é o medo do Benfica ficar com o dobro dos títulos que te afugenta desta forma. Compreendo isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se falamos do carnide, é porque não temos outro tópico.
      Se falamos sobre o Sporting, é porque metemos dó.

      Faz um favor a ti próprio e deixa de vir cá.

      Eliminar
    2. ou procura uma ponte bem alta e...

      Eliminar
  5. O mais correcto seria manter a contabilidade antiga, 32 slb, 26 fcp, 18 scp.

    ResponderEliminar
  6. Um burro será sempre um burro e por mais que lhe batam, quando fica os cascos no chão, ninguém consegue tirá-lo donde está- e se alguns são bem pesados, caramba!
    Vá lá que as galinhas são mais leves... mas ninguém lhes reconhece um neurónio de inteligência.
    Não se conhece um documento federativo, um só que seja, que dê razão ao assolebê, contabilizando os tais campeonatos; se sairmos da esfera oficial e nos apoiarmos em documentos escritos- nas páginas da CS, p.e.- continuamos a não encontrar nada que lhes dê razão. Vai daí, pois crie-se um critério que... O critério criou-se e, sabe-se lá à custa de quê, o aborto nasceu. Nasceu e desenvolveu-se para um caso específico, é deles, para eles e...ponto final !

    Do que tenho lido, acho que temos mais direito a reclamar o reconhecimento de mais 3 campeonatos, do que o assolebê de contabilizar os seus.

    Anotem o que vou dizer: alguém contabilizou seiscentos e pico adeptos do carnide numa aldeia pobre, do interior da Índia; um dia destes, outro qualquer assolebê vai achar que há 217 anos passara por ali um grupo de colonos que deu lenços às mulheres locais, dizendo-lhes "Põe isso!! Que bem fica!". Os homens gritaram, em coro "Bem fica, bem fica" - e esse ano passará a ser o da fundação.
    Aos mais minuciosos assolebês, esclareço que a roda do emblema é homenagem a um inglês que costumava passar por ali de bicicleta e dava uma rupia a cada puto que o empurrasse montanha acima.

    ResponderEliminar
  7. -PAZADAS DE CARVÃO-


    Na 3ª feira, 8 de novembro, foi dia de comentar a expressão insolente e execrável, “"anda lá ó"!

    Anda lá ó quê “meu grandessíssimo camelo”!!!!
    Desculpem, mas uma pessoa de bem também se pode passar com tamanho descaramento e falta de respeito pelo Sporting Clube de Portugal!



    → PAZADA(S) DO “DIA:

    1- “Acho graça que se faça este drama todo devido a algo que os dirigentes do SCP contribuíram e bem para que acontecesse. heheh”
    By JF, 8 de novembro de 2016 às 14:15

    Nota: E o Óscar para a categoria de “Quero deixar de ser ridículo mas não consigo” vai para…JF!!!

    2- “Como é possível alguns ainda se queixarem da tentativa massiva vergonhosa de se tentar calar, esconder, branquear as atitudes prepotentes do Grande Líder..”
    By Quid, 8 de novembro de 2016 às 14:45

    Nota: Certo, correto, afirmativo!
    É assim não é, Kind?

    3-“Como é que os sportinguista têm a lata de tentar defender o indefensável?!”
    By Quid, 8 de novembro de 2016 às 14:45

    Nota: Que raio de país, nação, pátria!

    4-“No que se transformou o Sporting. Estou ansioso para mais um mandato do Bruno de Carvalho.”
    By John Billy #35 rumo ao 36, 8 de novembro de 2016 às 15:33

    Nota: Propaganda oficial dos cães de fila da porta 18.
    Pode ser que aprendas qualquer coisa e acima de tudo que realmente te fo…ques mais na vergonha que é o slbranca!


    → TAUTAU NAS NÁDEGAS:

    1- “Tudo isto é só mais um episódio de como a comunicação do boifica controla ou lambe a comunicação social. A versão que todos apresentam é a mesma que o cães de fila ontem tentaram fazer passar.”
    By JS, 8 de novembro de 2016 às 14:16

    Nota: O boifica “alimenta” tudo e todos.

    2- “É curioso que sobre o que se passou em Arouca com o Rui Costa nos balneários julgo que ainda não sucedeu nada.”
    By ya ya, 8 de novembro de 2016 às 14:02

    Nota: Nem sucede. O rui costa também vai ser estadista!

    3- (para a rena)
    “É o que me apetece dizer quando vens aqui postar "postas de pescada: "vai para o ca..que te fo..".
    By A Martins, 8 de novembro de 2016 às 22:20

    Nota: O avençado mereceu!


    → TIRA DA BOCA E METE NO CU:
    - (…) “O futebol faz as pessoas defender o indefensável. Este Saraiva devia de ter vergonha de tal comportamento.”
    By jorgen80, 8 de novembro de 2016 às 15:05

    Nota: Levar com petardos na cabeça é Folclore pá, é só folclore!


    → INDIGNAÇÕES LEONINAS:

    1-“Mestre, hoje no expresso já se traçam cenários de possiveis penas para BdC , 8 mil euros e suspensão até um ano.. foi rápido :)”
    By Pedro Sousa, 8 de novembro de 2016 às 12:31

    Nota: Já? Então e o rui costa!

    2-“Uma vergonha, aquele título do Expresso. O conteúdo ainda é pior”
    By Mestre de Cerimónias, 8 de novembro de 2016 às 13:12

    Nota: O Expresso de Carnide!

    3- “Nada disto é inocente, reparem que depois de um mau resultado, dos piu-pius arranjam sempre forma de falar do Sporting.”
    By nunoalexctx, 8 de novembro de 2016 às 12:56

    Nota: Pois não, é premeditado e combinado nas internacionalizações!


    → MOMENTO TWILIGHT ZONE:

    -“Meu deus que País este. Onde tudo é manipulado e até uma simples excreção salivar de um jogador para o solo, tentam fazer crer que foi uma cuspidela nojenta!!”
    By Quid, 8 de novembro de 2016 às 14:45

    Nota: Escarros à parte, qualquer psicólogo competente deveria dizer que se tratou de uma tentativa de interação entre colegas de profissão.


    → PIADAS DO DIA:

    1- “Agora confundiste-me, Nuno. Que 'outros repórteres sérios'? :)”
    By The Kind Nihilist, 9 de novembro de 2016 às 02:17

    A resposta: “Kind olha a minha sanidade, nao digas isso! Nao me destruas essa pequena ilusao!!! =)”
    By nunoalexctx9 de novembro de 2016 às 17:27

    No circuito btv → cmtv → tvi → bolatv, não há ninguém que se aproveite?

    2- (para o quid)
    “Como as coisas vão, daqui por um ano estás-nos a atirar com um thesaurus em cima em cada post e continuas a ser o palhaço do blog…”
    By The Kind Nihilist, 9 de novembro de 2016 às 03:00

    Nota: Palhaço, cómico, burlesco e 3 em 3.


    Saudações Leoninas,
    CB

    ResponderEliminar
  8. Lol
    Epah, levem lá a bicicleta, vulgo 4 títulos à pressão!
    O medo do bi-18 é tanto, que já nem dormem...
    Bravo! Parabéns pelo tetra conquistado em apenas 1 ano!
    Era engraçado saber a opinião da Uefa acerca desta "feira do relógio" de títulos e campeonatos por atacado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também era engraçado saber a opinião da UEFA em relação aos vouchers. E saber a opinião dos venfiquenses sobre a nova parceria com o milionários FC, clube colombiano ligado ao tráfico de droga. Será que está encontrado o novo fornecedor da porta 18?.

      Eliminar
    2. Bancos já adiantaram ao Sporting 30 dos 46 milhões a receber da PPTV
      http://www.maisfutebol.iol.pt/liga/contas/sporting-bancos-ja-adiantaram-30-dos-46-milhoes-a-receber-da-pptv
      Isto em depósitos de 2 000€, como diz o futuro secretário geral da ONU, é só fazer as contas.

      Eliminar
  9. Isto é algo que já todos percebemos. Felizmente hoje em dia, com internet, todos nos podemos chegar á informação. E na internet existe muita informação.
    Há vídeos e jornais da época que demonstram que a razão está do nosso lado.
    Nem o "argumento" do campeonato de Portugal se disputar por eliminatórias pega.
    Em vários países, á época, os campeonatos disputavam se em sistema de eliminatórias e, não é por isso que os clubes e as federações deixaram de considerar esses clubes como campeões nacionais.
    Temos que ir até ás ultimas instancias para repor a verdade.
    SL

    ResponderEliminar
  10. Quando em meados de 2015 descobri este Blogue, pensava que tinha encontrado um sítio (bar/ tasco/espaço) de liberdade.

    Que desilusão, decepção ver ao que o dono deste Blogue chegou. Felizmente, descobri um novo sítio verde, leonino onde há liberdade, pluralidade, coluna vertebral...

    Sim, tenho muitos, uso muitos Nicks, tipo mudar de camisa, de cuecas. Comecei há muitos anos como VTP no Blogue do A Boronha, mas sou sempre o mesmo.. Antes de ser portista, sou pessoa. E prezo muito a minha forma de ser, de estar, de pensar.

    Não me vendo nem me baixo a interesses e a pressões. Shame on you Mdc !!!

    ResponderEliminar
  11. Mdc essa falta de argumentos é confrangedora.
    Tudo o que é documento oficial diz que o aquilo que atualmente é a liga NOS teve início nessas 4 ligas.. o resto do mudanças de nome... Liga, campeonato, 1a divisão, ZON, Sagres, Etc.. o vosso único argumento é o nome! Todos os documentos oficias mostram a linhagem da prova..
    Tão mas tão simples.
    Já agora... O cns chama se campeonato nacional de seniores. O vencedor é o campeão nacional de seniores?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi uma resposta a um determinado ponto de vista que foi apresentado. Os verdadeiros argumentos estão nos posts que têm sido feitos.

      Eliminar
    2. Não MDC. Só têm um argumento.. chamava-se campeonato por isso é o campeão. É o único argumento! Mesmo que os documentos oficiais evidenciem que deu origem á taça.
      A realidade é que as competições têm história e umas vêm na sequência das outras, mesmo que alterem o nome. O vencedor da liga europa não é campeão da europa... o campeão do CNS não é o campeão de Portugal etc etc.
      Como explica que as placas dos vencedores desses campeonatos apareçam na taça de portugal e não no troféu do campeão? Além de todos os mais que demonstrados argumentos presentes nos documentos oficiais da FPF à época, acho que esta questão é das mais demonstrativas de qual competição originou a atual liga NOS e todos os campeonatos independentemente do nome, sagres, zon, galp energia, 1ª liga, 1ª divisão etc.. se fossemos pela vossa nova lógica cada vez que mudava o nome era uma competição nova.. o que interessa é o nome!
      è tão fácil e tão simples que só o desespero leva alguns a dizer o contrário. E ao contrário do que ás vezes dizem... a FPF, a UEFA e a FIFA já se pronunciaram! è só consultar as listas oficiais.

      Eliminar
  12. Boa noite a todos,
    Sou leitor assíduo deste blog à anos e nunca comentei.
    Este é o espaço onde diariamente antes de ler os meus emails de trabalho, venho ler sobre o meu Sporting e tudo aquilo sobre que nos interessa. A lampionagem interessa, porque nos tentam comer vivos de ódio, contra sermos melhores e maiores do que eles alguma vez serão, com mesquinhez, com uma tremenda falta de vergonha (eles têm-na, mas são pagos por isso), com uns telhados de vidro do tamanho do Alentejo que basta uma pedrinha para aquilo vir tudo por ali a baixo. É imperativo para eles não deixarem o nosso Sporting Clube de Portugal ainda maior que o clube de bairro deles.
    Estes tadeus, rodolfos e outros atrasados que cá estão sempre, comentam todo o santo dia e é só ódio destilado contra nós. Eu nunca entrei no blog deles, nada, não leio, não consigo.
    Mestre muito obrigado por tudo, por todo este seu trabalho que não tem preço. E espero e agradeço que continue por muito tempo a oferecer-nos todo o seu Sportinguismo.
    Eu acredito sempre
    SPORTING SEMPRE

    ResponderEliminar
  13. imagino que n ksgas ;) a ser humilhado tds os dias eu tb n vinha ca ahahah

    ResponderEliminar
  14. o mais engraçado é que com isto que o Sporting defende, apenas por este ano correr o risco de ficar com metade dos campeonatos ganhos pelo Benfica, o peyroteo deixa de ser o melhor o melhor marcador do campeonato nacional, passando assim a ser o grande Eusébio!!! ou seja o Benfica continua a ser o clube com mais campeonatos e passa a ter o melhor marcador de sempre!!

    ResponderEliminar
  15. Mas porque carga de água adeptos de um clube que até a data de fundação aldraba, participam numa discussão sobre factos históricos?

    As nádegas siamesas corruptas são clubes revisionistas que não respeitam a sua própria história, adulterando-a, mentindo, e dobrando os factos à medida dos aldrabōes que as presidem e dos aldrabōes que os elegem.

    ResponderEliminar