quarta-feira, 16 de novembro de 2016

O homem mais odiado de Portugal

Não é nenhuma novidade. Ao longo dos últimos quatro anos - e em particular no último ano e meio -, não há figura nacional - seja da política, do desporto ou da sociedade - que seja tão odiado como Bruno de Carvalho. No entanto, se havia alguma prova em falta para tirar todas as dúvidas de que o ódio a Bruno de Carvalho entrou no domínio do surrealismo, foi-nos apresentada hoje pelo Correio da Manhã:


Sinceramente, achei isto engraçadíssimo, pela forma como revela o estado a que tudo isto chegou. Uma tirada digna de uma paródia de teatro de revista: um homem, acusado de crimes gravíssimos, que, para além de (alegadamente) ter destruído vidas alheias (as das vítimas, das famílias das vítimas e da própria família, poderá ser condenado a passar as próximas décadas na prisão, lembra-se, "pouco antes de recolher à cela", de mandar o seu bitaite sobre o caso do túnel de Alvalade, pedindo prisão para - claro está - Bruno de Carvalho. E, obviamente, para compor o ramalhete, a Comunicação Social acha isso suficientemente relevante para lhe dar o destaque que puderam ver na imagem que coloquei.

Pedro Dias foi perseguido pela polícia durante praticamente um mês? Não é nada que se aproxime à perseguição de que Bruno de Carvalho é alvo de há uns anos para cá.

A obsessão dos não sportinguistas por Bruno de Carvalho é doentia, e todos sabemos qual é o motivo deste fenómeno e as vias utilizadas para a propagação desse ódio. É óbvio que, muitas vezes, Bruno de Carvalho se põe a jeito. Comete erros, diz coisas que não deve. Mas as críticas de que é alvo ultrapassam largamente os seus defeitos e ações, tal é a quantidade de invenções que são colocadas a circular sobre a sua pessoa, pela máquina do costume. E isso acontece porque a maior parte das pessoas está recetiva a aceitar qualquer notícia negativa que envolva o presidente do Sporting, sem qualquer tipo de filtro. Como consequência, começa a ser quase normal existirem opiniões formadas como a de Pedro Dias. Se Bruno de Carvalho bateu no presidente do Arouca, então tem de ser preso. Se Bruno de Carvalho roubou Jorge Jesus ao Benfica, que estava nos planos de Vieira para a época seguinte, merece ser irradiado. Se Bruno de Carvalho inventou a questão dos vouchers, que todos os benfiquistas sabem ser uma mentira pegada, então tem de indemnizar o Benfica por ferir a dignidade de cada um dos seus 14 milhões de adeptos. Se Bruno de Carvalho isto, então Bruno de Carvalho aquilo.

Bruno de Carvalho, que nunca subornou ninguém, é mais odiado pelos benfiquistas do que alguma vez Pinto da Costa foi, mesmo quando estava no auge do seu poder. Bruno de Carvalho, que levantou um clube que estava de rastos, é mais odiado, pela generalidade dos portugueses não sportinguistas (e alguns sportinguistas, também) do que José Sócrates, mesmo depois de se saber o que o antigo PM fez enquanto esteve no cargo. Bruno de Carvalho, que recuperou financeiramente o seu clube, é mais odiado do que qualquer um dos banqueiros que provocaram uma crise que afetou negativamente as vidas de milhões de portugueses. 

Por que motivo é Bruno de Carvalho o homem mais odiado em Portugal? Não é nem pelo feitio, nem pelas atitudes que toma. É, única e simplesmente, por estar a desafiar os poderes instalados no futebol, o que, aparentemente, em Portugal, é um crime bem mais grave do que homícidio, corrupção, fraude ou tráfico de droga. É o país que temos.