sábado, 12 de novembro de 2016

O Sporting, a FPF e as (não) convocatórias


Estas pertinentes palavras de Eduardo Garcia, proferidas no programa Juízo Final da última quinta-feira, vão ao encontro de algo que me tinha feito uma certa confusão nos últimos jogos da seleção: a não convocação de algumas das jogadoras do Sporting que estavam, na altura, em melhor forma.

Entre as equipas que integraram esta época a Liga Allianz, o Sporting e o Braga foram as equipas que mais investiram. Fizeram-no, no entanto, de formas diferentes: enquanto o Braga tem um projeto totalmente profissionalizado, que assenta num misto de jogadoras portuguesas, espanholas e brasileiras, o Sporting apostou exclusivamente em jogadoras portuguesas, dois terços das quais têm uma idade igual ou inferior a 22 anos, mas de valor indiscutível.

Não espanta, portanto, que o Sporting tenha sido o clube mais representado na convocatória da seleção feminina para os playoffs em que foi garantida a presença na final do Europeu do próximo ano: Patrícia Morais, Tatiana Pinto, Fátima Pinto, Patrícia Gouveia e Diana Silva. Apesar disso, achei estranho não terem sido convocadas outras jogadoras que pareciam ter lugar na convocatória e até, quem sabe, no onze - nomeadamente Rita Fontemanha, Joana Marchão e Solange Carvalhas.

O caso de Solange Carvalhas é o mais estranho: a jogadora já foi internacional por 6 vezes, tendo sido utilizada, pela última vez, no jogo de apuramento contra o Montenegro, disputado em junho passado. Entretanto, assinou pelo Sporting e teve um início de época fenomenal, mas não voltou a ser chamada. Esta exclusão das convocatórias não se pode justificar por alguma quebra de rendimento da jogadora: no dia 12 de outubro, data em que foi anunciada a última convocatória, Solange Carvalhas apenas tinha marcado 9 golos em 4 jogos da Liga Allianz.

Rita Fontemanha, lateral direita, é outro caso de uma jogadora que poderia ter sido chamada, mas que não foi convocada desde que foi contratada pelo Sporting.

E Joana Marchão, lateral esquerda, apesar de ainda não ser internacional A, tem sido das jogadoras em maior destaque no arranque da Liga Allianz. No entanto, o selecionador optou por fazer duas adaptações nessa posição, colocando Ana Borges (que, no Chelsea, costuma jogar a extremo ou a segundo avançado) como titular e, a meio do jogo, colocando em campo Fátima Pinto - que, no Sporting, joga a médio centro - para alinhar como lateral.

Considerando que o Sporting iniciou muito recentemente o projeto do futebol feminino, ainda é cedo para se tirarem conclusões sobre as tendências das convocatórias. Mas, infelizmente, sabemos dos obstáculos adicionais que se colocam aos jogadores do Sporting para entrarem nas contas dos selecionadores, nos mais variados escalões. Podence, Francisco Geraldes, Gelson Martins, Adrien Silva, William Carvalho e Cédric Soares são exemplos recentes de jogadores do Sporting que tiveram de provar muito mais que jogadores de determinadas equipas para passarem a ser chamadas regulares nos respetivos escalões, como referiu - e bem - Eduardo Garcia. Esperemos que o selecionador Francisco Neto não adote - ou seja forçado a adotar - as mesmas práticas na seleção feminina.

36 comentários :

  1. E depois, quando em desespero ou por vergonha convocam quem devem convocar e jogam quem devia jogar até se arriscam a ganhar.

    Sabem quem foi campeão Europeu?
    Com jogadores que tiveram de fazer o triplo de uns 15 milhões quaisqueres?

    Pois.

    ResponderEliminar
  2. O Mestre segue com regularidade futebol feminino?

    Não sei se foi o caso, mas em jogos de menor dificuldade é costume dar-se oportunidade aos menos utilizados/selecionados.

    De qualquer das formas, é um bocado estranho que, para si, o Sporting seja tratado em praticamente todas as modalidades como um clube pequeno.

    Sobre esses jogadores que mencionou, já pensou que provavelmente eles é que só recentemente tiveram um rendimento que justificasse a sua chamada!? E não sou só eu que digo, basta olhar para o interesse recente que os jogadores despertam nos clubes a nível internacional. Algo nunca visto no passado.

    E não me venha dizer que o W. Carvalho e Adrian já despertavam interesse. Porque até podiam despertar, mas não em equipas do mais alto nível tal como hoje.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Ivan cavaleiro despertava um grande interesse. O real Madrid, Barcelona e Manchester entraram numa luta titânica para ver quem conseguia os serviços de uma promessa do Benfica b na altura. Que argumento mais estapafúrdio.. O que não surpreende vindo de quem vem.
      Eles dão curvas e contra curvas para tentar justificar o injustificável. É mais que obvio que existe discriminação negativa para atletas do Sporting. E isso nota se principalmente ao nivel da Fpf

      Eliminar
    2. Ver um lampião opinar é sempre uma maravilha...

      Convém não falares sobre o que não sabes pois dás sempre ar de parvo...
      Todos os jogos que a selecção feminina efectuou desde Abril foram oficiais, no âmbito da qualificação para o Europeu.
      Não houve lugar a oportunidades para os menos utilizados/seleccionados como mal observas.

      Talvez na próxima o clube da coca na porta 18 faça a sua entrada nesta modalidade como o fez no futsal, comprando um clube com equipa já montada para evitar ter que começar por baixo.
      Assim já poderás a seguir uma modalidade de que nada percebes como se vê pelo teu comentário...



      Eliminar
    3. Sim, o Gonçalo Guedes, o ivan Cavaleiro e todos os fora-de-série que o Benfica lança e que são convocados para a seleção após dois ou três jogos na equipa principal foram uito céleres a mostrar o seu valor e a ganharem o direito de representar o paiís... um bocadinho mais de seriedade, não?

      Eliminar
    4. Estamos a falar de injustiças vistas aos olhos de toda a gente feitas ou por pessoas incompetentes ou por pessoas que servem outros interesses menos os das modalidades em que estão como responsáveis.

      Ó JF tu por acaso podes explicar-me aquela situação no hóquei em patins entre a Juv. Viana e o teu clube...parece que agora também no hóquei os jogos só acabam com a vitória da tua equipa nem que para isso seja preciso repetir penálties porque afinal a bola não entrou e foi parar às costas do guarda-redes !....

      Não tens vergonha de um clube que se considera tão grandioso tenha necessidade de literalmente roubar os mais pequenos, seja em que modalidade for,para ganhar.

      Eliminar
    5. Ah ah ah...

      William foi a revelação há 4 anos quase com Leo jardim.
      Adrien, carrega a equipa há 4 anos.....


      Ou o que estás a querer dizer que foi com o Judas que william e Adrien atingiram o patamar do desejo?

      Olha, pensares um pouco pela tua cabecita antes de vires a um blogue do SCP rebaixa-lo em qqr comentário.

      Não és um avencado. Mas não passas dum lampiao educado.
      Tu e o Tiago -cada-vez-mais- lampiao..

      Uma pena já não haver benfiquistas.

      Amen, Vieira

      Eliminar
    6. tem vergonha!

      os marrecos do wolverhampton estão a jogar para não cair na 3ª divisão inglesa.

      será que despertaram algum interesse para serem chamados à seleção principal? porque será que não existe interesse fora das vigarices do jorge mendes?

      tem vergonha!

      Eliminar
    7. Tudo muito bonito. O que fez o Ivan Cavaleiro, N. Semedo, Nélson Oliveira, A. Almeida, A. Gomes, etc. aquando das suas primeiras internacionalizações? Pois...

      E aqui ninguém pede que tenhamos jogadores convocados por favor. Não queremos o mesmo tratamento que vocês. Queremos apenas que não sejam ostracizados por serem atletas do SCP. E falando por mim, já dei muito mais valor a estas situações. Se calhar por já estar habituado, não sei... Os jogadores fracos não vão virar bons jogadores por irem à selecção, nem o contrário é válido. E não acredito que seja o facto de um jogador ser internacional ou não que fará com que se faça mais dinheiro por ele ou não, disso está dependente a sua qualidade, o seu agente (que, dependendo de quem for, absorve o valor inflacionado que a transferência sofreu, ou não), e a capacidade negocial dos clubes envolvidos na negociação.

      No caso da transferência do Montinho para o Calor da Noite, os interesses obscuros por trás da FPF tiveram influência em toda a situação. Hoje em dia, jamais isso influenciaria o que quer que fosse. Tem qualidade e não tem propostas justas? Porreiro, usufruímos da qualidade e o jogador mantém-se calmo e focado. Tem qualidade e tem propostas justas? Vende-se, caso isso não comprometa a época (considero a proposta pelo Adrien justa, mas poderia comprometer a época).

      A brincadeira das convocatórias só serve para enganar os tolos. A verdade relativa à qualidade dos jogadores vem quase sempre ao de cima, mais cedo ou mais tarde.

      Daí já me ser praticamente indiferente o tratamento que o Rúben Semedo está a ter. Ele brevemente vai lá parar, não há outra hipótese.

      Quanto às meninas não me pronuncio, ainda só vi com olhos de ver a primeira parte contra o Braga. Mas, obviamente, não me surpreende o que o Mestre expôs.

      Ps. Para quando falar do colinho venfiquense no hóquei? Acho que já passou todos os limites...

      Eliminar
    8. E o que tinham feito Ivan Cavaleiro, Nelson Semedo, André Almeida, Eliseu, Gonçalo Guedes, Renato Sanches, Bernardo Silva, etc. O que fizeram a João Moutinho, enquanto jogador do SCP e a Adrien Silva forma crimes cometidos por Carlos Queirós e Paulo Bento. Estas situações também existiram no passado, sendo que Manuel Fernandes foi um dos prejudicados, por ser jogador do Sporting Clube de Portugal.
      Claro que Nelson Semedo, Gonçalo Guedes e Ivan Cavaleiro "tiveram e têm um rendimento que tudo justifica", porque está tudo minado e a FPF é um antro de vermelhuscos.

      Eliminar
    9. Acho graça ver aqui a malta falar de Bernardo Silva, Renato Sanches, Cancelo, Guedes, etc. heheh

      Não devem ver muitos jogos com certeza.

      Não sei que mentira disse eu, estavam à espera que fossem convocados jogadores do Sporting no tempo em que acabavam em 7°? O interesse pelos vossos jogadores surgiu a partir do momento em que começaram a praticar bom futebol, sensivelmente quando foi para lá o Marco Silva e o Jardim. Ou seja, muito recentemente. O Benfica passou pelo mesmo em tempos!

      Querem mesmo comparar o passado recente de títulos e presenças assiduas na Champions quer de Benfica quer de Porto com o Sporting? É óbvio que isso se espelha nas chamadas à selecao. Vamos lá ser sérios e realistas sff.


      Cumprimentos

      Eliminar
    10. O Cancelo e o B. Silva não contam, as suas primeiras internacionalizações foram enquanto já estavam no Monaco e no Valencia, creio. Falar do Guedes e do Sanches já faz sentido, e é engraçado esqueceres-te da primeira internacionalização do N. Semedo, Oliveira, do Ivan Cavaleiro, do A. Almeida, do Gomes, etc. Que fizeram eles para merecer a primeira internacionalização? Não desconversar, sff.

      Tirando o J. Moutinho, que era convocado e jogava regularmente na selecção, e ficou misteriosamente de fora do Mundial, sendo de seguida vendido (mal) ao clube do PdC, tendo imediatamente a seguir voltado às convocatória, nunca mais saindo de lá. Dizia eu, tirando esse caso, os jogadores mencionados são da era do BdC, ou seja do LJ para a frente. E convém referir, que o lugar em que o Sporting ficava mais vezes na altura do JM era em segundo... À frente do clube do N. Oliveira...

      Quem não vê nada de muito estranho aqui... Não verá nada de estranho em lado nenhum.

      Eliminar
    11. "Vamos lá ser sérios e realistas sff."

      Oh Sousa Martins, oh Sousa Martins. Não ofendam a memória do Eusébio.

      Fiquei a saber que o boifica b cuja estrela era o Ivan "o terrível" cavaleiro ia a champions. Obrigado JF, nunca te cales.

      E quem fala dos jogadores do boifica fala de outros craques como o Ricardo horta, o Pedro tiba, etc etc que foram a seleção simplesmente por serem representados ou ser activos interessantes do dono da seleção o mafioso mendes.

      Eliminar
    12. Bernardo Carvalho, títulos, presenças na Champions e finais europeias, não serão suficientes para ser convocado? heheh

      Não percebo o vosso problema, o ano passado fizeram uma excelente época e por isso tiveram variados jogadores convocados, aliás, foi o SCP que mais jogadores cedeu à seleção.

      Por acaso acham que eu me preocupo com isso? Acham que eu fico amuadinho a chorar num canto? Acham que fiz várias teorias da conspiração? Obviamente que não! Até porque concordo a 100% com essas chamadas. São o reflexo do bom desempenho da equipa.

      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Acrescento ainda o João Palhinha... inacreditavel como nunca foi chamado aos sub 21! Tal como no mundial de sub 20 foi preterido por craques como o Estrela...

    ResponderEliminar
  4. Mestre,

    As convocatórias para a selecção feminina sempre foram um completo mistério.
    E não falo da perspectiva do Sporting, clube que só este ano entrou no mais alto nível, falo sim do Futebol Benfica, clube bicampeão e que normalmente não tem mais que 3 jogadoras convocadas, algumas das vezes em substituição de outras jogadoras lesionadas.

    A aposta do Sporting parece-me a mais correcta pois está a dar condições únicas e inéditas a um conjunto de jogadoras portuguesas jovens para evoluírem para um patamar que há muito se desejava no futebol feminino.
    Tenho a certeza que estas jovens leoas não vão desperdiçar a oportunidade.

    A profissionalização é, inevitavelmente o caminho, o qual, infelizmente, conduzirá ao "desaparecimento" de clubes como o Fófó, Albergaria, Vilaverdense, Valadares ou A-dos-Francos ao mais alto nível do futebol português feminino.

    SL

    ResponderEliminar
  5. não me recordo de ver capa da abosta o carrillo na selecção do peru como aconteceu hoje. mestre será a mais recente propaganda para valorizar o xavalo?

    ResponderEliminar
  6. Mestre, desculpe o off mas gosto mesmo destas fotos.

    http://imageshack.com/a/img921/7014/LKxwA4.jpg
    http://imageshack.com/a/img921/32/kIUyc6.jpg
    http://imageshack.com/a/img923/3518/WdTyNn.jpg

    Ainda há dúvidas ?

    Podem mentir o que quiserem que vão ser sempre desmascarados.
    Estas imagens são da revista O Século Ilustrado de 1938 .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não há dúvidas nenhumas. O SCP, sim venceu a competição designada de Campeonato de Portugal, prova oficial por eliminatórias e na Final, sim ganhou ao Benfica. Parabéns.

      Mas o SCP não ganhou o Campeonato da I Divisão. Em 1938 quem venceu foi Benfcia,o FCP focu em 2º e o melhor macador foi o Peyroteo com 34 glos.

      São coisas diferentes. É tipo querer comparar nêsperas com magnórios.

      Em 1938 o Benfica venceu o Campeonato da I divisão e o SCP ganhou o Campeonato de Portugal. Coisas, provas diferentes, distintas.

      Uma era por jornadas a 2 voltas e outra por eliminatórias até chegar à Final!!




      Eliminar
    2. É verdade. Até mesmo as nêsperas e magnórios que são exactamente a mesma coisa. Só faltou acrescentar que era o Campeonato de Portugal, prova por eliminatórias, que apurava o Campeão Nacional, tal como o Campeão Europeu de Clubes era o vencedor da Taça dos Clubes Campeões Europeus, disputada por eliminatórias.

      Eliminar
    3. Dois erros na mesmo comentário.

      Nespera é um fruto castanho com sabor a maçã.. e que só existe na região do Minho e da Galiza.

      Magnório é um fruto amarelo com enormes caroços de sabor agre e que em Portugal a maior parte das pessoas, ignorantes e por ser induzidas em erro lhe troca o nome.

      http://divagardevagar2.blogs.sapo.pt/nespera-ou-magnorio-2687

      ASSIM como também o Campeonato da I divisão disputado por jornadas a 2 voltas
      não se pode comparar com a prova chamada de Campenato de Portugal, antecessora
      da Taça de Portugal e que era uma competição a eliminar.

      Assim, em 1938 o Benfica venceu a prova Campeonato Nacional da I Divisão
      e o Sporting venceu a prova Campeonato de Portugal

      São provas, competições, torneios, coisas distintas !!!

      Lá está, uma coisa são nesperas, fruto castanho outra coisa são magnórios, fruto
      amarelo!!!





      Eliminar
    4. Eriobotrya iaponica é a nêspera. É um fruto amarelo com enormes caroços. Pela tua descrição é o mesmo que o magnório. Em 1938 o Benfica, ou Sport Lisboa ou lá como se chama o de 1904, ganhou uma liga experimental. O Sporting Clube de Portugal, de 1906, ganhou o Campeonato de Portugal. Essa prova apurava o campeão nacional. Só deixou de apurar quando se implantou, mais tarde, definitivamente, o Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

      Eliminar
    5. La de fruta percebes tu!

      Isso explica tanta coisa...

      Eliminar
  7. deitei mais tarde para conseguir ouvir tudo até ao fim... gostei das palavras e da postura.

    ResponderEliminar
  8. A Solange Carvalhas não é chamada à Selecção Nacional?!

    Aquela Solange que é, minha opinião, a melhor jogadora do Sporting?!

    Que jogadora fabulosa!

    Que pezinhos mágicos!

    Que capacidade de colocação de remate inacreditável!

    Então assinou pelo Sporting (ex-capitã do Anderlecht), marcou 9 golos em 4 jogos, e como "prémio" deixou logo de ser convocada?!

    Isto é inacreditável!

    Ou então talvez não: porque é que a Selecção Feminina havia de ser diferente da masculina?

    Estamos ou não em Portugal, o país eternamente subjugado à "Ditadura Lampiónica"?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se marca golos não interessa porque foge ao padrão dos responsáveis de futebol feminino da federação portuguesa de futebol !...

      Eliminar
  9. -PAZADAS DE CARVÃO-


    Na 6 ª feira, 11 de novembro, fomos confrontados com mais uma escandaleira.
    Então não é que o porto foi obrigado, por algum corrupto, a integrar o presidente da câmara de Gaia nos quadros da administração da sad?
    Tal como os árbitros do apito dourado exigiam “prendas gostosas” e o porto cedia para não ser prejudicado, neste caso deve passar-se algo semelhante!

    O estado lampiânico foi esquematizado pelo Pina e as morsas passaram-se!


    → PAZADA(S) DO “DIA:

    1-“O FCP pegou num Empreendimento mandado construir por um sportinguista, infra-estrutura que estava abandonada, cheio de silvas e mato.. o FCP gastou lá dinheiro, investiu, paga renda. MAS o FCP é que é o mau da fita..”
    By Alex Blue Zíngaro, 11 de novembro de 2016 às 11:31

    Nota: É como a espera com pás e picaretas, afinal foi apenas um cantoneiro que estava na estrada a trabalhar!

    2-“Ficamos esclarecidos como se consegue deturpar as informações.”
    By Alex Blue Zíngaro, 11 de novembro de 2016 às 11:31

    Nota: Deturpar, desvirtuar, adulterar!

    3- “Artista, e esta? Pega lá 700 mil por andares a romper os bancos de Alvalade e mostrares o quão flop és. Prémio Taarabat do ano.”
    By jorgen80, 11 de novembro de 2016 às 10:02

    Nota: E o Óscar na categoria “Tenho a mania que sou erudito, mas escrevo sem pensar” vai para… jorgen08!!!

    4- “Jorgen e no contrato dele vem uma cláusula que obriga a renovar com o irmão emplastro se ele também renovar.”
    By rudolfo dias, 11 de novembro de 2016 às 11:27

    Nota: A rena sabe de tudo, atá as preferências sexuais do Pedro Marques Lopes! Porque será?



    → TAUTAU NAS NÁDEGAS:

    1- “Essa situação do centro de estágios já era conhecida, a promoção a administrador do Presidente da Câmara de Gaia é só pôr preto no branco todos os casos de favorecimento flagrante que ocorreram e ocorrem entre estas duas instituições”
    By Bernardo Carvalho, 11 de novembro de 2016 às 10:57

    Nota: O porto é uma instituição acima de qualquer suspeita. A haver favorecimentos, a culpa é dos árbitros, perdão, políticos!

    2-“Peco desculpa pelo off-topic o centro de formacao que o Porto quer construir qual CM do Grande Porto vai ter o privilegio de pagar?”
    By Manon Jules, 11 de novembro de 2016 às 11:14

    Nota: Dispensa-se o concurso, vai ser por adjudicação direta!

    3- “tanto trabalho teve o guerra a debitar o briefing do golden boy e o pina rebentou com aquilo em 30 segundos.”
    By aminhatvpifou, 11 de novembro de 2016 às 17:22

    Nota: Pensei o mesmo!



    → ABRAÇOS ENTRE AS NÁDEGAS:

    1- “Já o Vara que deu um Campus ao SLB que nem a água e a luz pagam à C M Seixal..”
    By Alex Blue Zíngaro, 11 de novembro de 2016 às 11:31

    2- “Se o clube da fruta tivesse do outro lado da VCI um clube que tentasse ombrear com ele em matéria desportiva, toda esta vergonha não acontecia”
    By rudolfo dias, 11 de novembro de 2016 às 15:06

    Nota: Nádegas gémeas!!!



    → PIADAS DO DIA:

    1- (para o quid, acerca da promiscua nomeação para a sad)
    “Tudo bem na cidade corrupta, muktinicks, desempregado (sorry, é fodido esses cursos em Portugal), educado, solitário?”
    By Portugueezza11 de novembro de 2016 às 08:33

    Nota: O multinicks deve estar ocupado a comemorar mais 1 ou 2 aniversários!

    2- (acerca da piada anterior)
    “eh eh eh eh eh Ele anda pouco interventivo. Deve andar deprimido, desalentado, esmorecido. Finalmente se deve ter apercebido, constatado que ninguém aqui o leva a sério e fartou-se de passar aqui os dias a ser aviltado, rebaixado, espezinhado...”
    By The Kind Nihilist, 11 de novembro de 2016 às 10:48

    Nota: O quid parece que está a espalhar magia noutro blogue leonino.
    Alvíssaras para quem descobrir de que blogue croquete se trata!


    3- (para o quid)
    “entao ja de volta...

    ...nao me digas que ja foste corrido do outro blog!”
    By nunoalexctx, 11 de novembro de 2016 às 15:13

    Nota: É provável, plausível, admissível!

    4- “Não percebi...o rosto do estado lampiânico...e desenhou duas orelhas !...alguém me pode ajudar a perceber !...ehehehehehehehehehe”
    By King Lion, 11 de novembro de 2016 às 14:43

    Nota: A morsa ia rebentando!


    Saudações Leoninas,
    CB

    ResponderEliminar
  10. E que tal um Post sobre um senhor que é funcionário e anda em Campanha eleitoral à custa dos dinheiros, das viaturas e dos eventos do SCP?! Mas que raio de democracia, de igualdade de condições é essa?!

    ResponderEliminar
  11. Este tipo de post só desprestigia um clube que é apenas a segunda maior força do país. Só clube pequeno se faz de coitadinho. Um clube que ainda por cima continua a ser o que mais jogadores dá às seleções. São sempre roubados, escamoteados..

    ResponderEliminar
  12. Hoje gostei muito da capa da Bola pois vem reportada aquela brilhante jogada de entendimento de Lindelof com o seu guarda-redes que dá origem à vitória da França !...como sempre a Bola é brilhante e o Lindelof também !...

    ResponderEliminar
  13. "Se tiver a incomodar os talheres, avisem"
    "Ou leio as 2 páginas, ou daqui a 3 minutos vou-me embora"
    Genial!!!!!!!
    Brilhante!

    Isto sim, é saber "comandar" as tropas!
    Hehehehe
    Um "do it as i say, visto que eu sei tudo"
    Very cool coal!

    ResponderEliminar
  14. Já sei que não passa, mas tem piada, não tem MdC?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu, sendo sportinguista, não acho que tenha piada, mas percebo que tenha piada para vocês. Bruno de Carvalho esteve mal.

      Eliminar
    2. Bruno Carvalho esteve mal". Esta fica na história da primeira discórida do Artista do Dia para com o Carvalho.

      Eliminar
    3. Ah mestre ainda cais nessa do "ja sei que nao passa"

      Coitadinhos!!!

      Comigo nao passava nao!

      Eliminar