segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Ordinário

O blogue Mister do Café publicou, recentemente, um vídeo em que José Nuno Martins faz comentários depreciativos sobre Rui Patrício:


Estas palavras de José Nuno Martins são um nojo autêntico. Não há outra forma de as classificar. Partindo de uma chamada de capa que O Jogo fez sobre os 10 anos de Rui Patrício na equipa principal do Sporting, o diretor do jornal O Benfica fez um ataque inqualificável a um jogador que, convém lembrar, foi considerado pela UEFA o melhor guarda-redes do Euro 2016. E teve essa distinção, obviamente, pela contribuição incontornável que teve para a maior conquista da história do futebol português. Ah, e é um dos nomeados para o Ballon D' Or. Coisa pouca.

Para quem "não gosta de falar nos outros", seria de esperar que revelasse menor prazer do que aquele que saltou à vista enquanto insultava um dos símbolos atuais do Sporting.

Poderia dizer que fiquei chocado com esta prestação de José Nuno Martins, mas não seria verdade. O homem é um ordinário. Relembro que já protagonizou episódios semelhantes num passado não muito distante: 


Outro bom exemplo é a forma como José Nuno Martins goza com um problema físico de Octávio Machado, que podem ver no Mister do Café (LINK). Quando chegamos a este ponto, fica tudo dito sobre a estrutura moral deste indivíduo.

Há que dizer, no entanto, que existe uma possível atenuante para este discurso mesquinho de José Nuno Martins. Não pude deixar de notar um certo arrastamento de voz, à medida que ia debitando alarvidade atrás de alarvidade. Pode ter sido apenas uma sobredosagem de anti-histamínicos por causa de alguma irritante alergia, mas as más-línguas das redes sociais dizem que já ia bem aviado de outro tipo de substâncias, daquelas mais líquidas. Nada mau, considerando que eram apenas 11 da manhã.

P.S. 1: Os conteúdos da BTV têm pouca divulgação, em virtude de ser um canal pago. Mas, mesmo assim, são vários os exemplos de programas e comentadores que dedicam uma grande do seu tempo a falar mal do Sporting. Uma pessoa pode apenas imaginar qual o nível de atenção dedicado ao Sporting na programação do canal. Não são apenas os paineleiros: o próprio canal de televisão parece não dar grande importância ao apelo do seu presidente.

P.S. 2: José Nuno Martins, pelo cargo que ocupa no Benfica, é uma figura suficientemente relevante para medir as palavras que diz, por uma questão da repercussão mediática que estas poderão ter. No entanto, esta barbaridade, tanto quanto me apercebi, não foi comentada em qualquer programa de debate de futebol. Imagine-se o que seria se fosse Rui Miguel Mendonça ou Nuno Saraiva a dizer, na Sporting TV, as mesmas palavras sobre um jogador do Benfica... de um especial CMTV não se livraria.