terça-feira, 1 de novembro de 2016

Uma referência mundial


O CIES publicou, esta semana, um relatório que aponta a formação do Sporting como sendo a quarta maior fornecedora de atletas para as 31 principais ligas europeias.

Reduzindo o universo de análise às principais cinco ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França), o Sporting desce bastante de posição, mas ainda se mantém no top-50. No entanto, existe apenas três clubes não originários desses cinco países a fornecer mais jogadores do que o Sporting às Big-5: River Plate, Feyenoord e Dinamo Zagreb.

Mais uma demonstração inequívoca da qualidade da formação do único clube do mundo que deu ao futebol dois vencedores de Bola de Ouro - Figo conquistou uma, e Cristiano Ronaldo conquistou três, com fortes possibilidades de alcançar a quarta já no próximo janeiro.

Isto, num ano em que Portugal se sagrou campeão europeu numa final em que foram titulares quatro jogadores sportinguistas, e em que 10 dos 14 atletas utilizados por Fernando Santos foram formados pelo Sporting (Rui Patrício, Cédric, José Fonte, William Carvalho, Adrien Silva, João Mário, Nani, Cristiano Ronaldo, Ricardo Quaresma e João Moutinho). E ainda podemos juntar Eric Dier, que foi um dos jogadores ingleses em maior destaque na competição.


Não há como negar: a formação do Sporting é uma referência de nível mundial.