quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Ainda sobre a decisão com recurso ao vídeo-árbitro

A propósito da discussão que houve na caixa dos comentários do post anterior, aqui fica o esclarecimento da FIFA. A decisão do vídeo-árbitro foi correta. Ganhou a verdade desportiva.



La FIFA ha querido salir al paso de la polémica surgida a raíz de la decisión de Viktor Kassai de pitar penalti tras haber revisado la acción con el sistema VAR (Árbitro Asistente de Vídeo). Tras detener el juego para ver la acción, el colegiado húngaro ha señalado pena máxima de Orlando Berrio (At. Nacional) sobre Daigo Nishi (Kashima) a pesar de que el nipón se encontraba más adelantado que la defensa en el momento de botar la falta.

El máximo organismo futbolístico ha querido defender la decisión de Kassai y ha argumentado que Nishi “no había estado nunca en disposición de disputarle el balón al rival”, por lo que “el fuera de juego nunca se había producido”.

De este modo la FIFA elimina cualquier duda sobre el sistema de videoarbitraje que está testando en el Mundial de Clubes de 2016.

25 comentários :

  1. (...) De este modo la FIFA elimina cualquier duda sobre el sistema de videoarbitraje que está testando en el Mundial de Clubes de 2016. (...)

    Ou seja,por outras palavras, a partir de hoje a FIFA decretou que acabaram-se os erros no futebol. Infantino seja louvado!

    Na minha opinião é fora de jogo e não é por isso que vou deixar de continuar a acreditar 200% na utilidade do video-árbitro e também a achar que esse sistema não vai de maneira nenhuma eliminar os erros no futebol mas sim ajudar a diminuí-los.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o fora de jogo posicional já não existe. O futebol evoluiu, as regras mudatam... evoluam vocês também.

      Eliminar
    2. Os erros no futebol não vão acabar, isso é uma utopia porque há sempre muitos lances que dependem da interpretação do árbitro. Mas vão haver muito menos erros e as decisões dos árbitros vão ser muito mais escrutinadas porque eles no minimo vão se ter que justificar com uma decisão que tenha alguma sustentação nas imagens! E isso já é muito bom

      Eliminar
    3. melhor do que isso.

      as decisões são revistas, todos os jogadores estão controlados. Tudo é visto com detalhe.

      Eliminar
    4. Chirola, desculpa lá. Mas o fora de jogo não é uma questão de opinião. É uma regra objectiva. Não existe subjetividade. Pode é haver capacidade ou não para ver o lance correctamente. Agora com o vídeo árbitro haverá mais condições para tomar decisões correctas.
      Não sei qual o sistema que os arbitroa terão ao seu dispor para ver os fora de jogo,mas deixam de haver os erros grosseiros, a pouca vergonha. Haverá lances em que a dúvida continuará, mas serão muito menos

      Eliminar
    5. Como é óbvio Bruno Ope.
      Está definido nas regras. Pode não gostar à vontade, mas se quer jogar futebol com as regras correctas, só tem de acatar ou queixar-se à Fifa. Pode ser que na próxima reunião mudem isto por causa da opinião de adeptos.

      Eliminar
  2. Ó Mestre não se importa de traduzir pois os burros que usam palas não conseguem entender nada do que vem escrito e mesmo se soubessem ler iam deturpar tudo,aliás na RTP3 lá vem o carvão do costume,isto é,a decisão foi precedida de fora de jogo...é o que temos.

    ResponderEliminar
  3. Não concordo com a interpretação. O jogador só faz falta porque o avançado prepara-se para disputar a jogada, tirando partido da sua posição de fora de jogo. Mas são só pequenas considerações, se comparadas com a importância do uso adequados da tecnologia no futebol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Começar a correr agora é "preparar-se para disputar a jogada"?
      É melhor avisar os árbitros, porque há mil foras de jogo por tirar cada fim de semana...
      Quase todos os jogadores em fdj se fazem à jogada nas bolas paradas. Fdj só é assinalado se a bola for ter com eles ou se impedirem alguém de chegar à bola ou ver a jogada (GR).
      Já estou a ver jogadas em que um avançado está a recuperar de posição de fdj quando a bola é colocada de novo para a frente. Os defesas aproveitavam logo para o placar porque ele poderia estar a "preparar-se para disputar a jogada".

      Eliminar
  4. Não concordo com a interpretação. O jogador só faz falta porque o avançado prepara-se para disputar a jogada, tirando partido da sua posição de fora de jogo. Mas são só pequenas considerações, se comparadas com a importância do uso adequados da tecnologia no futebol.

    ResponderEliminar
  5. Fico muito contente. Com este recurso, provavelmente estaríamos nas meias-finais da Champions na época passada, depois do escandaloso penalty do Lahm que ficou por marcar, bem como um amarelo a Vidal que o impossibilitaria de jogar o segundo jogo, onde, inclusive, foi dos melhores em campo, tendo memso marcardo um golo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E nós tínhamos ganho ao benfica no domingo passado...

      Pois...

      Eliminar
  6. O video arbitro , pois talvez venha a ser util mas por aqui, em portugal !?

    Vocês sabem quem foi o primeiro apitadeiro a controlar o video na primeira experiência em portugal ?

    Pois, pois, aquele que acha que jogar uma bola com as duas mãos numa area não é penalti com a distinta supervisão daquele que só retirou um titulo ao Sporting com a mão de ronny.

    São manitas a mais em portugal logo, ... !

    ResponderEliminar
  7. Cá em Portugal p árbitro pura e simplesmente nem vai ver o vídeo ou mantém a sua decisão. O seu juízo é soberano. E não deverá ficar muito incomodado se o vídeo mostrar que está errado. Cá em Portugal, mesmo o que parece evidente, como os penalties do passado jogo na Luz, é negado, desacreditado, abafado. Haverá sempre a dúvida e haverá sempre um "aceita-se a decisão do árbitro".

    Acredito que se erre menos, mas tirem o cavalinho da chuva se acham que isto vai acabar com o sistema lampiónico.

    ResponderEliminar
  8. Não é possível por o jj a ler este post?

    ResponderEliminar
  9. lol primeiro faz falta, empurra e bloqueia o adversario depois está em fora de jogo e faz-se ao lance, só depois é que sofre falta... só quem não percebe nada de futebol é que pode fizer que foi correto. Obviamente a FIFA tinha que dizer que tinha sido correto.

    Venha o video arbitro. O jesus foi-se voces continuam a chorar, os vouchers foram-se voces continuam a chorar, o Vitor Pereira foi-se voces continuam a chorar, o video arbitro há-de vir e voces vão continuar a chorar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O video arbitro ha-se vir e voces hao-de continuar a roubar.

      Eliminar
    2. fechou a porta 18 e o tadeu ficou a chorar...

      Eliminar
    3. "Faz-se ao lance" não é razão para ser marcado fora de jogo, jovem. Tem de participar na jogada. Vai ler as regras. Relativamente ao empurrar antes, fala com o teu amigo girafa, que além de te achar um fdp, usa e abusa disso nas bolas paradas.

      Eliminar
    4. Contra o Porto estão a levar um banho de bola a perder 1-0, marcam dois golos apos bola não mão. Tá tudo ok, tudo otimo.

      Contra o Benfica 0-0 jogo dividido, levam um golo apos bola não mao, choram e choram e choram e choram e choram e choram e choram.

      A unica diferença entre o Porto e o Sporting é que voces nem com colinho vergonhoso lá vão como se viu o ano passado.

      Eliminar
    5. Ou Koboi ele tanto participa na jogada que sofre falta ao participar na jogada, quando vai a correr direito a bola. Basta ter olhos na cara.

      Eliminar
    6. Afinal o leão esverdeado não ficou KO com a derrota na Luz.
      Mas quer que o video árbitro se venha, mas quem veio com um Português macarrónico foi ele. Resquícios da derrota que mais lhe custa a engolir.

      Eliminar
  10. Espera, agora o Mundo Deportivo já é uma fonte segura de jornalismo :D Fartei-me de procurar no Google e não encontro o comunicado oficial da FIFA...

    Encontrei as regras da FIFA, e ao tentar ler o que é um offside hoje em dia... desisti. Escrevem 1 mar de texto e depois tem coisas com muita margem pra interpretação como "making an obvious action which clearly impacts on the ability of an opponent to play the ball."

    Dito isto... bendito video-arbrito! A ver se chega, e rapidamente!

    ResponderEliminar