sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

As contas do Sporting (1º trimestre)

Foi sem grandes surpresas que o Sporting anunciou, na passada quarta-feira, um lucro de 62,9 milhões de euros. Sem surpresas, porque, conforme tinha escrito na análise às contas da época passada (daqui),
"Fazendo uma projeção para as contas de 2016/17 do Sporting, o apuramento para a Liga dos Campeões, a recuperação do patrocínio das camisolas (que estimo valer entre 7,5 e 8 milhões anuais) e as vendas de Slimani e João Mário (que deram mais-valias de 54 milhões de euros) deverão contribuir para um lucro recorde da SAD, que superará largamente o prejuízo da época que terminou."
mas não deixa de ser um resultado notável. Obviamente que devemos enquadrá-lo devidamente: da mesma forma que o prejuízo de 31,9 milhões da temporada passada não era preocupante - por já se saber que as vendas de Slimani e João Mário e a subida consistente das receitas operacionais iriam tapar esse buraco no trimestre seguinte -, não podemos pensar neste lucro de 62,9 milhões como um fenómeno descolado do passado. Estes relatórios apresentam uma imagem estática do estado das contas num dado momento, mas a vida de uma SAD decorre de forma ininterrupta e contínua, pelo que, ao analisarmos as contas, devemos sempre levar em linha de conta os acontecimentos anteriores e as expetativas futuras.

Independentemente disso, é ridículo que se tente colocar reservas a estes resultados, pois representam uma melhoria, significativa e inquestionável, da saúde financeira do Sporting.


Resultados operacionais

O Sporting apresentou um lucro operacional superior a 64 milhões de euros, que se devem, sobretudo, às mais-valias conseguidas com a venda de jogadores. No entanto, mesmo que não se tivessem registado essas vendas, os resultados operacionais do Sporting seriam positivos.



O lucro operacional de 7,7 milhões deve-se, em grande parte, ao crescimento de rubricas de receitas dos direitos de TV, bilheteira e patrocínios (que continuarão a refletir-se positivamente nos próximos trimestres), mas também ao prémio de participação na Liga dos Campeões (que não se vai repetir nos próximos trimestres). Por este motivo, os resultados operacionais (sem transações de jogadores) irão decair bastante ao longo da época, a ponto de serem negativos, mas essa descida não irá colocar em causa um lucro histórico da SAD no final da temporada.

De registar também a subida dos custos com pessoal. O Sporting gastou, no último trimestre de 2015/16, 13,1 milhões de euros em salários. No 1º trimestre de 2016/17, esse valor subiu para 15,1 milhões. Não é possível ainda determinar com rigor quanto irá aumentar o gasto com salários na totalidade da época, já que a janela de transferências fecha com dois terços do 1º trimestre cumprido - ou seja, foi influenciado pelos salários de Teo, Aquilani ou Slimani, e não suportou na totalidade os salários de jogadores que chegaram ao clube já com o trimestre em andamento, como  Dost, Markovic, Castaignos, Elias ou Campbell. Olhando para o investimento feito no plantel, parece-me que os custos com pessoal irão subir - resta saber qual o nível desse aumento. 


O passivo, ai, o passivo

As primeira análises de proveniências mais escarlates não hesitaram logo a apontar, de forma alarmista, para o aumento do passivo do Sporting. Sim, é verdade, o passivo do Sporting aumentou cerca de 27,5 milhões de euros.


No entanto, este aumento deve-se, sobretudo, ao investimento na equipa de futebol (o Sporting, como qualquer clube, acorda pagamentos faseados dos jogadores que adquire a outros emblemas) e ao reconhecimento de que 25% do valor da transferência da João Mário é devido à QFIL.

Nada disto é preocupante: se é verdade que a rubrica de fornecedores aumentou 11 milhões e o Sporting deve 9,3 milhões à QFIL, temos também de olhar para o que se passa no lado dos ativos:



Como se pode ver, a rubrica de clientes (ou seja, os valores que o Sporting ainda tem a receber dos clubes a quem vendeu jogadores) cresceu 36 milhões de euros, e a rubrica de caixa (o dinheiro que o Sporting tem em sua posse, seja em numerário, seja em depósitos bancários) aumentou 23,4 milhões de euros. Perante isto, o crescimento do passivo em 27,5 milhões nada tem de preocupante, pois o dinheiro que entrou (e ainda vai entrar) chegará para saldar esse valor, mesmo considerando a parcela que o Sporting será obrigado, na altura devida, para reembolsar empréstimos bancários e para colocar na conta de reserva.

Voltando ainda ao passivo, há boas notícias que convém assinalar: os empréstimos bancários e obrigacionistas foram reduzidos em 4 milhões de euros, estando agora no valor mais baixo desde que Bruno de Carvalho tomou posse.


O gráfico está incompleto porque Benfica e Porto ainda não apresentaram as suas contas relativas ao 1º trimestre. A CMVM desobrigou as SAD's de apresentarem as contas trimestrais, ou seja, passou a ser um documento opcional - e, obviamente que, não sendo bons os números que há para mostrar, Benfica e Porto não os deverão divulgar (por esta altura, no ano passado, ambas as SAD's já tinham publicado os resultados trimestrais).

De notar, também, que o Sporting apenas terá de usar 30% das mais-valias das vendas de Slimani, João Mário e Naldo para o reembolso de empréstimos bancários em julho de 2017:


O mesmo se aplica para os 20% que serão colocados em contas de reserva.


Outros comentários

Penso ser relevante repor a verdade em relação a certas coisas que têm sido escritas sobre as contas do Sporting:

1) 


É verdade que o Sporting só registou 59,5 milhões de mais-valias de um total de 74,5 milhões de vendas, mas a explicação é simples:
  • 25% do passe de João Mário pertencia à QFIL, ou seja, o Sporting só teve direito a cerca de 75% do valor líquido da transferência (sensivelmente 30 milhões);
  • 20% das mais-valias de Slimani pertenciam ao empresário, mas, poucos dias antes da venda ao Leicester, o Sporting chegou a um acordo com o empresário que limitou os direitos deste último a um máximo de 4 milhões; ou seja, o Sporting teve direito a cerca de 26 milhões.

As contas são um pouco mais complexas, porque as percentagens dos terceiros diziam respeito a mais-valias, ou seja, com os dados que são públicos não é possível calcular valores exatos. De qualquer forma, por alto, são estas: 30 + 26 + Naldo + outras transferências = 59,5. Como diria o outro, é só fazer as contas. Não faz qualquer sentido fazer passar aquilo que são direitos de terceiros como comissões. Até porque, conforme o Sporting anunciou em devido tempo, não houve quaisquer encargos com comissões nas vendas de Slimani e João Mário.

2) 


O relatório e contas do Sporting identifica, efetivamente estes valores, mas, mais uma vez, está a confundir-se algo de básico: nem todos os encargos com transferências têm a ver com comissões. Parte dos encargos diz respeito, de facto, a comissões, mas outra parte explica-se com outro tipo de despesas, como prémios de assinatura.

Um exemplo: o Sporting comunicou oportunamente à CMVM que pagou um prémio de assinatura de 2,2 milhões a Alan Ruiz. As comissões também foram detalhadas em comunicado à CMVM e publicadas no Jornal Sporting, como, aliás, tem sido hábito desde que esta direção tomou posse.



3)


O Sporting assinou um acordo com a banca que reduziu significativamente os juros a pagar sobre certas tranches de empréstimos, no entanto, não falamos de um perdão. O Sporting teve que ceder contrapartidas várias: desde o saneamento das contas, que obrigaram a enormes cortes com a despesa - que tiveram um profundo impacto no funcionamento da SAD -, até à obrigação do reembolso de empréstimos e reforço de contas de reservas com parte das receitas de transferências de jogadores e da participação nas competições europeias. Ou seja, a banca abdicou de parte dos juros para passar a ter mecanismos que lhe garantem um reembolso acelerado dos empréstimos que concedeu ao Sporting, à medida que determinados tipos de receitas vão sendo assegurados. Portanto, faz tanto sentido designar-se isto de perdão de juros como dizer que o Sporting está a "dar" dinheiro das transferências à banca.

Quer o Sporting, quer BES e BCP (entidades privadas), assinaram o acordo quadro de reestruturação financeira por considerarem que os direitos e obrigações atribuídos a ambas as partes seriam a melhor forma de defender os interesses de cada um. Chama-se a isto negociação. É lidar.

158 comentários :

  1. Mestre,

    Não pode ser assim...desmontar desta forma a cabala do guru das finanças do NGB...
    As comissões de milhões!
    O ordenado do Jesus!
    As VMOCS!
    O perdão de juros da banca!
    O horror de ver o seu velho rival ir ao fundo após apresentar quase 70 milhões de lucro no primeiro trimestre!

    Estou convencido que BdC apontou uma arma aos representantes do BES E BCP quando fechou o acordo com estes pois as benesses que tivemos com esse acordo são excessivamente boas e a razão principal para termos este lucro.

    Relativamente a este resultado, apenas servirá para recuperar parte do legado deixado por Godinho Lopes nas suas guidelines.
    O caminho ainda é muito longo até esse mal ter sido sanado.
    Convém nunca se esquecer isso.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida. O caminho é muito longo... anos e anos de gestão ruinosa não podem ser anulados de um momento para o outro. Mas o caminho é este.

      Eliminar
    2. Quanto mais falarem do Sporting e do Bruno de Carvalho nesse Blog e outros afetos ao Carnidense, é a prova e a confirmação que estamos no bom caminho e a deixa-los cada vez com mais receio, nesse espaço destila-se muita inveja e ódio. Estão em consonância com os seus dirigentes, fazem contratos magníficos(iam secar o mercado) e depois ja não gostam, tão só porque o vizinho fez um melhor, queixam-se das melhores condições em relação aos bancos mas não conseguem fazer um acordo para eles melhor, enfim isto não é mais que inveja e dor de cotovelo.
      O que lhes doi é ver o dinheiro a passar e o Presidente deles e outros que tais a encherem-se a conta do Benfica, isso é que os devia preocupar.

      Eliminar
    3. Mais do mesmo...
      Em 3 anos do "salvador", houve um tri, mas não para o clube dele
      Em 3 anos do "salvador" o rival dele, factura como nunca!
      Em 3 anos do "salvador", o rival dele está no top 10 europeu, top 10 de maiores lotações de estádio!
      É este ano, o quarto, arrisca-se a ver o rival fazer o tetra.
      É este ano, o quarto, arrisca-se a ver o rival seguir na Champions e ele próprio nem conseguir ficar na liga Europa!

      Epah
      Continua, salvador!!!!
      Que nunca te deixem cair...

      Eliminar
    4. Caro Sergey, e desde quando este post é sobre a performance/sucesso a nivel desportivo? Estamos a falar de finanças meu caro. Não deixe que esse ódio vermelho incutido e irracional por Bruno de Carvalho o cegue.

      Saudações Leoninas, as melhoras

      Eliminar
  2. Mdc,
    Não que eu pretenda que suje as mãos indo ao blog NGB, mas já leu o artigo do "benfica águia" acerca das nossas contas? É óbvio que para além de ser um artigo onde trespassa um certo flair adolescente onde se tenta pavonear uma certa capacidade de interpretar contas aos olhos de dezenas de garrafões com olhos, há alguma verdade naquilo que ele escreveu. É que a caixa de comentários (que tem mais comentários dele do que dos acólitos) está repleta de acusações do tipo "isto são factos", "eles não conseguem rebater estes factos", etc.
    Pronto vou lavar a as mãos e prometo não poluir mais este espaço com referências ao pavãozinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tentei encontrar esse benfica águia mas a unica coisa que me aparece no google é isto...

      http://www.acorianooriental.pt/noticia/presidente-do-benfica-aguia-detido-com-2-quilos-de-droga-e-a-manchete-do-acoriano-oriental

      Eliminar
    2. Orlando, sim, os comentários finais deste post são esclarecimentos sobre coisas escritas no NGB que não correspondem à verdade.

      Eliminar
    3. Aquelas caixinhas são do NGB. As respostas a seguir é para desmascarar essas parvoices escritas por esse tal lampião.

      Eliminar
    4. Li aquilo de relance, não me percebi que as caixinhas vinham de lá. Confesso que foi mais um voyeurismo pecaminoso que me levou a ler a caixa de comentários onde as pérolas são indescritíveis.
      Obrigado pelo trabalho Mdc!

      Eliminar
    5. Esses tipos manipulam a carneirada vermelha toda nesse blog. No meio dos posts sobre o Sporting (que são quase todos) vai sempre introduzindo os pontos da sua agenda de propaganda.
      Neste post, analisa as contas do Sporting e que diz que há vários pontos negativos. Reparem no ultimo ponto(4)que se tem algum efeito no Sporting é precisamente o positivo para o clube e não negativo. Mas está ali para manter o rebanho bem alerta e para recrutar novos papagaios.

      Eliminar
  3. Eles lá festejaram durante um dia.
    É o q dá uma pessoa q não percebe rigorosamente nada destes assuntos, movido apenas pelo ódio ao Sporting, ter espaço para destilar este mesmo ódio..

    "A Banca continua a dar um Perdão de Juros ao Sporting superior a 10M€/Ano! "O Zé Povinho que se lixe" e que pague a factura dos 2 Bancos intervencionados!" Confesso q adoro este! Hahahahahahahahahaha Ai esta memória de ervilha e o já nenhum interesse nas empresas fachada do líder dos pneus.

    Senhor dai-me forças...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lool nem mais!! é que não entendem que TODOS os dias há reestruturações de empresas, particulares na banca porque é que o Sporting não poderia usar desse mecanismos? ignorantes....
      mas um banco assumir a totalidade da dívida do midas e companhia já é uma coisa normal.. geladinhos!!

      Eliminar
    2. A retórica do perdão de juros é completamente absurda. O Sporting conseguiu um acordo que lhe dá vantagens sobre os rivais, mas que também lhe traz obrigações adicionais. Se gostam do acordo, tentem fazer um igual, mas submetam-se às consequências.

      Eliminar
  4. Referindo-me ao Reembolso Antecipado Obrigatório, fiquei com a ideia de que as percentagens das vendas a cativar a 30% já excediam os valores em dívida das tranches D e B, ou seja, em parte dos valores das vendas já terão sido retidos apenas 20%, sendo este o valor futuro em retenções por venda de jogadores.
    Poderá confirmar, pf?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho dados que me permitam saber que valor das tranches D e B já foram reembolsados... mas sim, parece-me que em julho de 2017 (altura em que o Sporting terá de reembolsar a banca em 30% das mais-valias de João Mário, Slimani e Naldo), essas tranches ficarão totalmente cobertas.

      Eliminar
    2. A informação que já veio a publico sobre isso é que com a venda do João Mário já se atingiu um valor de pagamento que permite baixar a obrigatoriedade dos 30% para os 20% pelo que a venda do Slimani já só é obrigatório abater passivo em 20% do que se recebeu!
      A venda do Naldo, por ter sido abaixo dos 5M€, não entra nessa obrigatoriedade!

      Eliminar
  5. Mestre,
    E porque não remover o link para esse antro de "mentiras" ali do lado?

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cenas, tem vários escritores, e gosto de ler alguns deles. Outros nem tanto... :)

      Eliminar
  6. Como é que era aquela conversa da treta? "Não falem dos outros..." Força, Mestre! Força, Sporting!

    ResponderEliminar
  7. Excelente trabalho MdC ... outra coisa não seria de esperar :).

    Quanto ao aumento dos CCP acho que é apenas este ponto que nos deixa algum amargo de boca ... caso estabilizem nos 15M€ nos próximos trimestres espero que ultrapassem os 60M€ do SLB (2015/2016) ... seria um excelente indicador do sucesso desportivo da equipa.

    De resto como já escrevi noutro sitio estima-se como provável um deficit de 10M€~ nos Resultados Operacionais sem transações no final do exercício, que serão facilmente cobertos pelas vendas de Agosto :).

    Espero sinceramente que seja feito um reajuste e se procedam a algumas saidas agora em Janeiro (Elias, Melli, empréstimo de Castaignos).

    Outra curiosidade não deu para perceber qual o custo da rescisão do Labyad.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o Sporting vai fazer outra boa venda no final do campeonato.

      estou a pensar em Adrien ou William, convocado para a taça das confederações.

      Eliminar
    2. Sim, Sérgio, creio que a eliminação da Liga dos Campeões recomenda que se façam alguns ajustes no plantel.

      aminhatvpifou, o Sporting, a vender um dos seus titulares, só o deverá fazer na época seguinte. A atual já tem um enorme lucro garantido.

      Eliminar
  8. Excelente análise. Efetivamente, tanto o Estado Lampiónico como o lado negro da força no Sporting tem vindo a anunciar este relatório trimestral, em que se apresenta um lucro histórico em Portugal, como sendo o início do fim!

    - É o aumento da massa salarial - que não põe em causa a sustentabilidade do clube e é muito abaixo do que a de Benfica / Porto;
    - É as enormes mais-valias nas transferências - que acontecem todos os anos em Benfica / Porto. Sem a venda de Renato Sanches, o Benfica estava no vermelho. E note-se que apenas acontece agora no Sporting porque temos vindo a recuperar os passes dos jogadores!

    Enfim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diogo, é provável que os custos com pessoal do Sporting fiquem ao nível dos que o Benfica reportou na época passada. Este ano não sabemos quanto gastou o Benfica porque... preferiram não divulgar os resultados trimestrais. Eles lá saberão por que preferem manter as contas escondidas dos seus sócios e adeptos.

      Eliminar
  9. Muito bom MdC. Mais uma vez.
    Assim se calam certos abutres desonestos...
    Apenas uma correção...não houve qualquer "confusão" como diz...é apenas e só pura vontade de dizer mal de tudo o que nos diga respeito mas, desse lixo humano não se podes esperar outra coisa.
    Adoro a parte em que esse gajo fala de perdoes e afins...seria tao fácil esfregar naquele focinho todas as vezes que aquele clubeco beneficiou de perdoes...e não foi assim á tanto tempo...

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, a RTP ou Manuela Ferreira Leite teriam muito a dizer sobre o assunto, Fernando.

      Eliminar
  10. Eu acho que este parágrafo resume bem a situaçao e desmonta qualquer cenário de intoxição informatica tão tipica nos do outro lado da Segunda Circular:

    "O Sporting assinou um acordo com a banca que reduziu significativamente os juros a pagar sobre certas tranches de empréstimos, no entanto, não falamos de um perdão. O Sporting teve que ceder contrapartidas várias: desde o saneamento das contas, que obrigaram a enormes cortes com a despesa - que tiveram um profundo impacto no funcionamento da SAD -, até à obrigação do reembolso de empréstimos e reforço de contas de reservas com parte das receitas de transferências de jogadores e da participação nas competições europeias."

    Resumidamente:
    - Se o Sporting teve uma redução nos juros a pagar, teve que dar contrapartidas em troca;
    - Pq razão o Benfica reclama pelos mesmos direitos, se não estao dispostos a dar o mesmo em troca?
    É quase um caso de birra infantil? Eu quero mais que os outros, só não quero é ter que fazer o mesmo que eles fazem....reembolsar a banca antecipadamente com as mais valias de vendas e premios da Champions? isso é para tolinhos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Óbvio, J. O que querem é a redução de juros, mas não parecem muito interessados em abater o maior endividamento bancário de clubes em Portugal, nem em baixar os enormes custos de estrutura que têm.

      Eliminar
    2. Mdc
      O Benfica facturou mais de 200M€!!!!
      Nenhum clube se aproxima disso em Portugal!
      Os custos da estrutura são perfeitamente sustentáveis, ao contrário do sporting, que tem de vender um João Mário e um slimani todos os anos!

      Eliminar
    3. sergay........ já desceste à realidade?

      Eliminar
    4. Ahahahahah. Assim se confirma que a porta 18 é um poço sem fundo! Força, Sergey! Nunca pares!

      Eliminar
    5. Sergey: portanto, o Benfica, que no ano passado bateu recordes de prémios de champions e vendeu o Cavaleiro (15 mendilhões), Gaitan (25 mendilhões), Renato (35 milhões) e Lima (7 milhões), apresentou apenas 20 milhões de lucro, é um clube que tem custos de estruturas sustentáveis? :) Está certo...

      Eliminar
    6. Falta dizer que só apresentaram 20M€ de lucro porque aumentaram o valor do plantel no papel... Com o valor do plantel igual ao ano anterior teriam tido prejuízo! ;)

      Eliminar
    7. A estupidez não tem limites meus caros...

      Eliminar
  11. não necessitando de vender no final da época, era bom a SAD continuar com os negócios que fez no verão... dito de outra maneira, era bom que o apetite de clubes de outros campeonatos continuasse aceso.

    uma boa venda preparada com alternativas de mercado ou enquadrando jogadores emprestados.

    eu acredito que a equipa será capaz de vencer o campeonato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso dependerá muito da carreira da equipa esta época. William, Adrien e Gelson são jogadores com imenso mercado... continuando as boas prestações, não faltarão interessados no final da época.

      Eliminar
    2. Não esquecer Patricio e até mesmo Coates e Semedo !
      Seguramente não faltam interessados...o Sporting é que não quer abrir mão e faz bem ! ....se as contas não o exigirem.

      Eliminar
  12. Fui ao blog da casa ao lado e fiz um comentário, que como não sei se será aceite replico aqui.

    Quem depois de toda a retórica apresentada, ainda tem a coragem para afirmar que o pagamento (a ter de ser feito) à Doyen vai agravar as contas é uma apresentação de um atestado de falta de seriedade. Se é tão bom em contabilidade, sabe que o valor Doyen está reflectido nas contas do Sporting desde o ano passado, sendo que caso o Sporting tenha de o pagar isso terá unicamente reflexo na demonstração de fluxos de caixa e no balanço na rúbrica disponibilidades no activo que decrescerá na mesma medida em que o passivo decrescerá.

    Alguém que fala/especula tanto acerca do passivo do Sporting e inventa até um novo termo contabilistico (passivo + VMOC's), e se esquece de dizer que o activo teve um aumento de cerca de 59 M€ (aumento esse verificado nas rúbricas Clientes e Disponibilidades do Balanço intermédio, é demonstrativo de falta de seriedade.

    Alguém que tenta denegrir o Sporting, afirmando que o Sporting não pagou ainda à QFIL (pela transferência do João Mário), é demonstrativo de uma de duas coisas. Ou falta de conhecimento dos factos, sendo que o Sporting tem até ao final da época para liquidar os valores. Ou mais uma vez desonestidade.

    Alguém que continua a propagandear um suposto perdão de juros da banca ao Sporting, e se esquece que o Sporting tem a sua vida (as suas receitas) condicionada pelo acordo de restuturação de divida com a banca, sendo que o Sporting está comprometido a canalizar boa parte das mais valias para abate de divida (que é passivo), é sinal de má fé.

    Alguém que afirma estar o Presidente do Sporting a prestar um horrível serviço ao Clube, e ao mesmo tempo ataca as entidades bancárias com quem ele negociou um manifesto óptimo acordo para o Clube é sinal de ter uma personalidade bipolar.

    Quem publica falsas verdades com a consciência de que o está a fazer, como é o caso das hipotéticas comissões que não são comissões, sendo antes valores referentes a partes do passe pertencentes a terceiros, é a revelação da seriedade (ou melhor da falta dela) que o autor deste artigo possui.

    Passe bem e continue com o magnifico trabalho de dar às contas do Sporting a cor que mais lhe convém, seja através da omissão de alguns factos, deturpação de outros ou pela simples mentira.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, acredito que o autor sabe bem a diferença de comissões dos outros encargos, sabe que a SAD não detinha a totalidade dos passes dos jogadores. Há uns meses, escreveu um post ridículo onde dizia que o Sporting só iria receber 6,26 milhões das vendas de João Mário e Slimani. Mas é fácil perceber o motivo que o levou a escrever o que escreveu.

      Eliminar
    2. Também não tenho quaisquer dúvidas que o saiba, mas a constante manipulação de dados para dar sentido à retórica que apresenta diz muito acerca da honestidade de quem o faz.

      Eliminar
    3. E sim, o MdC tem toda a razão quando afirma que o passivo a temer é o bancário. Sendo que o passivo referente a fornecedores é relativo, desde que a evolução da rúbrica fornecedores e outros credores seja acompanhada na mesma proporção, ou muito aproximada pela rubrica clientes e outros devedores.

      É óbvio que o Sporting continua obrigado a fazer mais valias extraordinárias, e continuará por bastante tempo, é o resultado de muitas gestões desastrosas.

      É também óbvio que com o tempo, a cada venda extraordinária, o passivo será obrigatóriamente reduzido, o que só trará saúde financeira resta saber se a componente desportiva acompanha, sendo que esta é fundamental para potenciar os nossos jogadores.

      Eliminar
    4. Do que se foi lembrar mestre...
      Era opimo esfregar lhe essa na cara mas o cobardolas certamente iria censurar o comentário...mas adoraria "ouvir" a sua explicação...

      Eliminar
  13. Hahaha.
    Ai agora já não há aquela conversa do vendem milhões e o passivo não baixa? Afinal agora já se deve olhar para o ativo!
    Ai agora o não entrarem 100% das vendas já não é negociatas e mendilhoes? Já tem de se contar apenas as mãos valias!
    Que grande troca tintisse que para aí vai.

    Já agora... Quando aos resultados operacionais... Vão terminar negativos.. ou seja estão a fazer o caminho do fcp. Mas isto sou eu que como gelados a dizer (e tenho acertado sempre!).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabens foste o 1º a receber o FAX!

      Eliminar
    2. o único que está a copiar o porto é o «come gelados com a testa» e benfica.

      o manda chuva financeiro já admitiu que o jorge mendes é um «parceiro estratégico».

      e todos sabemos como anda a parceria estratégica lá pra cima.

      Eliminar
    3. E que tal perguntar ao teu clube para publicar as receitas do primeiro trimestre tal como o fizeram anteriormente?
      Acho que em vez de comentar sobre os outros, deveria-se sempre primeiro saber de si.
      E depois falar...

      Eliminar
    4. O passivo que realmente interessa é o endividamento bancário e obrigacionista. A relevância dos fornecedores e outros credores no estado das contas depende muito daquilo que há a receber de clientes. Olhando para as contas do Sporting, percebe-se que isso não será um problema.

      Eliminar
    5. Mais uma vez.. a comer geladinhos Martins!

      Eliminar
    6. E quando é que a porta #18 envia os resultados para o Expresso?

      Eliminar
    7. Mestre, mas ainda perde tempo com o ignorante?! Acha mesmo que vale a pena?! Este gajo quando não é parvo, faz-se de... ainda não percebi o que é pior...

      Eliminar
    8. J os gelados com a testa ficaram comprovados com o rc anual do ano passado! Este ano a caminho é o mesmo... Vais passar o ano às bocas e chegam os relatórios e começa a fase das desculpas. O rc trimestral deixou ser obrigatório! Logo... Só apresenta quem precisa de mostrar algo... Quem está tranquilo mostra quando tem de mostrar.

      Mdc bote lá mais umas cambalhotas... Que alguém saiba o Benfica nunca falhou um pagamento do passivo bancário... Sabemos quem falhou! E a vossa e a vossa conversa era "vendem records e o passivo aumenta" (o que até era mentira, mas..) agora a cambalhota diz que afinal é só o passivo bancário. Lol. Aquilo que eu vejo... E as minhas análises sempre se focaram principalmente nisso... Capitais negativos e resultados operacionais negativos (vendas não fazem parte!).

      Eliminar
    9. Nuno, o Benfica nunca falhou? Pois claro que não, renegoceia prazo de pagamento e faz empréstimos obrigacionistas para substituir a dívida bancária. Baixar a dívida total é que é mais difícil.

      Eliminar
    10. Martins "Quem está tranquilo mostra quando tem de mostrar"

      Tenho de dizer que compreendo que escrevas isto por ignorância, caso contrario teria de dizer que foi escrito por um calhau de sete olhos.

      Sabias que a opção pela divulgação trimestral, a partir do momento que é exercida passa a ser obrigatória nos dois anos seguintes.
      Transparência e tranquilidade fica do lado dos que mostram, quem não mostra, não certamente não será porque esteja tranquilo, mas provavelmente porque tem algo que não quer revelar. Transparência, por onde andas ...

      Podes ler aqui, caso tenhas duvidas:
      Se a opção passar pela divulgação trimestral, essa informação terá de ser prestada durante os dois anos subsequentes, de forma "a impedir divulgações selectivas de informação”

      Eliminar
  14. Excelente trabalho Mestre!

    Está à vista de todos o enorme trabalho de recuperação financeira que o clube teve neste mandato.

    A única ressalva que coloco é que, para a dimensão portuguesa, os gastos com pessoal deviam andar à volta dos 45M/ano em vez dos 60M que se perspectivam. A obrigatoriedade de vender jogadores no final da época acontecerá para equibibrar contas de exercícios. Independentemente disso, sabemos que vendas acontecerão sempre dado que o poder económico de outros campeonatos é bastante superior.

    Defendo planteis mais curtos e menos jogadores sob contrato. Muitos deles já percebemos que não têm qualidade para vestir a nossa camisola.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muito a melhorar nesta última questão, PM. Infelizmente, o aumento dos custos com pessoal não está, para já, a ser acompanhado de um aumento da competitividade da equipa, em comparação com a época passada.

      Eliminar
    2. Eu acho que os 60 M seriam justificaveis, se tivessemos assistido a uma clara subida qualitativa no plantel e nos resultados desportivos.
      Ora isso nao tem acontecido, e essa é para mim a grande critica a fazer a ester numeros.
      O Sporting aumentou o investimento no plantel, mas não teve para já uma melhoria nos resultados desportivos.
      1 vitoria em 5 jogos da Champions e á 10ª Jornada está já a 5 pontos do Benfica.
      Jogadores como Elias, Douglas, Castaignos, Ruiz, Markovic etc estao longe de ser uma mais valia para o clube. E estou certo que não estao a ganhar pouco

      Eliminar
  15. Mestre, mais um grande trabalho. estou aqui varias vezes por dia, mas somente comento de vez em quando. Não deixes nunca de fazer estes grandes trabalhos, pois metes inveja a muitos jornalistas deste nosso Portugal. Os jornalistas bem que queriam informar tão bem como os teus post’s, mas ou não podem ou não conseguem despir a camisola. Para mim são as duas coisas não podem , porque tem ordens superiores em “bater” no Sporting e no Bruno de Carvalho e também não conseguem porque a maoir parte dos jornalistas Portugueses….são muito fraquinhos. Mestre, grande abraço e parabéns pelo GRANDE trabalho.

    ResponderEliminar
  16. Vou só citar - Ipsis Verbis - aqui o Dono do Tasco, o Mestre de Cerimónias (Mordomo de Serviço)...

    «De notar, também, que o Sporting apenas terá de usar 30% das mais-valias das vendas de Slimani, João Mário e Naldo para o reembolso de empréstimos bancários em Julho de 2017»

    (Mentira - é até 30 de Junho de 2017.

    «O mesmo se aplica para os 20% que serão colocados em contas de reserva.»

    - - -

    Ou seja, dos tais 59 Milhões, 30+20 % são para entregar ao dono... logo não deviam contar. Não se deve contar com o que aquilo que não nos pertence, que não é nosso!!

    E volto a citar o Mestre:

    «Como diria o outro, é só fazer as contas»

    E eu acrescento: mas contas verdadeiras de merceeiro, não engenharia financeira, não contabilidade criativa. Até porque a gaveta está vazia!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ó quid... eu sei que olhar para o fcporco até dá pena.. mas não tens uma vida? alguma coisa para fazer?

      Eliminar
    2. Claro que pode contar. Conta contabilisticamente, e conta para gestão de tesouraria.

      Eliminar
    3. Olha a Joana a do Marketing...já voltou da lua de mel !!!

      Porco gosto muito. Fêveras, presunto, fiambre, entremeada, rojões... a lista seria interminável!!

      Eliminar
    4. Zingaro, não deviam contar?
      Contam para resultado económico do período, contam para fluxo de caixa a entrar, e contarão para redução de passivo e saída de caixa quando forem encaminhados para a banca.

      Eliminar
    5. Contam também para aumento de ativo, via débito da conta corrente (caixa, depósitos) ou conta de clientes a receber, dependendo se os montantes das vendas já foram ou não recebidos.
      Espero ter esclarecido a sua ignorância.

      Eliminar
  17. Grande resultado financeiro este e que dá confiança a qualquer sportinguista.

    Na minha opinião o único ponto negativo são os custos com o pessoal tão altos, principalmente porque esses custos não se traduzem na qualidade e profundidade do plantel.
    A meu ver poderíamos reduzir os custos 1/3 fácilmente sem perder qualidade, principalmente porque dos 10 mais bem pagos do plantel, quase metade serem quase inúteis (markovic, douglas, Campbell, elias). Depois há peso morto no plantel a tapar espaço aos miúdos com potencial, como é o caso do petrovic, o jefferson, o Andre e o meli. Temos o Jonathan, o Iuri, o xico, o palhinha, o empis e o podence a pastar por aí, enquanto podiam ser melhores alternativas a alguns jogadores que temos no plantel pagos a peso de ouro e sem render

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e esqueci-me de referir o Matheus e o Mané

      Eliminar
    2. Concordo que o rendimento de vários jogadores contratados não está a justificar a opção. Ainda é cedo para fazer juízos definitivos sobre o seu rendimento, mas parece-me que a direção deverá tentar fazer ajustes ao plantel em janeiro, fazendo sair alguns jogadores e recuperando outros.

      Eliminar
    3. sim eu sei que ainda é cedo para julgar alguns, mas o problema é que temos jogadores cheios de potencial (ao nível do gelson) a rodar por aí e tapados no plantel, enquanto estamos a dar oportunidade a jogadores que nunca hão-de passar de medianos e a serem pagos desproporcionalmente ao seu rendimento

      Eliminar
  18. "O Sporting não revelou os contornos do acordo com a NOS. Só lendo o comunicado da NOS é que é possível chegar aos números: a operadora explicou à CMVM que paga €446 milhões (“repartidos em montantes anuais progressivos”)
    pelos direitos dos jogos do Sporting em casa,
    pela exploração da publicidade estáticas e virtual no estádio,
    pelos direitos da Sporting TV e pelo direito de ser o principal patrocinador do clube.

    Alguns dos direitos, como o do patrocínio das camisolas, avançam já e outros só entram em vigor em 2017 e 2018.»

    ResponderEliminar
  19. Mestre , a meu Ver , o mais correcto para comparar custo com Plantel será somar Gastos com Pessoal e Amortizações com Plantel . e mesmo que no final do ano seja +-60M mais 10 ano anterior por outro lado nas Amortizacoes (custo com passes jogadores) 13M ano que dá total de 73M custo total para 2016/2017.

    SCP 60+13 = 73
    SLB. 60+40= 100
    FCP. 75+ 30= 105

    O SCP gasta por ano menos 27M com plantel
    Estes custos em média serão garantidos nos próximos 4 anos
    Como certo blogue lampião gosta fazer ,nos próximos 4 anos o SCP gastará menos 100M do que o SLB/FCP com plantel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, João. Essa análise é, efetivamente, a mais completa para avaliar quanto se gastou num plantel.

      Eliminar
  20. Isto é tudo muito bonito, mesmo, e seria fantástico se não fosse o constante deitar fora de dinheiro em aquisições ridículas, como a do Elias (cerca de 6M€ entre passe e salários de 1 ano), a do André (cerca de 5M€ no mesmo, tendo em conta que custou 3M€ e não 1M€ pois o custo foi 1M€ mais o perdão dos 2M€ que o Corinthians nos devia), a do Petrovic (cerca de 3,5M€), a do Markovic (cerca de 3,5M€ por um gajo emprestado sem opção de compra). Aqui estão 18M€ gastos em gajos que não trazem nada ao plantel. Se considerarmos que o Sporting encaixa 56M€ com o João Mário e o Slimani, pode dizer-se que se deitaram fora 32% do valor encaixado por esses óptimos jogadores. Se acrescentarmos a isto o valor ridículo que o Alan Ruiz custou - sendo bom jogador valerá talvez um pouco mais de metade dos 8M€ que realmente foi preciso despender para contratar - é fácil perceber que se deitaram fora mais de 20M€. Este dinheiro tinha dado para trazer 2 jogadores que entrassem de caras no 11, ou 3 bons jogadores que fossem realmente as alternativas que nenhum deste que indiquei são!
    Depois, a acrescentar a isto, é possível perceber que as possíveis grandes vendas que continuam a existir no plantel são tudo jogadores que já lá estavam de origem e oriundos da formação (Patrício, Semedo, William, Adrien e Gelson). Em 4 anos de compras da era BdC o unico jogador que se comprou e vendeu, ou venderá, por bom preço foi o Slimani! Tudo o resto é uma desgraça e muitos deles ninguém lhes pega nem dados (fruto dos salários exorbitantes que ganham).

    Trocar o Naldo pelo Douglas, por outro lado, parece-me muito bem porque são jogadores muito similares e o Naldo foi vendido por 4 vezes o que custou o Douglas, além de que ganhava bem mais! Portanto, aqui sim, foi uma boa decisão!
    Tal como a compra do Dost!
    O Castaignos é um gajo com potencial e pelo preço parece-me um investimento com pouco risco - não será dificil vendê-lo pelos valores da compra! Tal como me parece um bom investimento o Spalvis, que teve o azar de se lesionar!
    Já agora, foi um erro enorme não se ter emprestado o Matheus ao Braga pois é uma equipa onde poderia evoluir bastante. O Geraldes também devia ter sido emprestado a uma equipa melhor - um Braga, um Guimarães, um Rio Ave - pois é um jogador com muito potencial - e eu não diria isto há 2 anos!

    Somos um clube com grande dificuldade financeira, com um passivo gigante, e se é verdade que muito melhorou com o BdC - nem tem comparação!! - também é verdade que se continuam a fazer erros enormes que custam muito dinheiro a um clube que vive no limite!
    É preciso ter isto em conta e corrigir estes erros rapidamente porque podíamos estar bem melhor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não existem limites mas que existe quem os tente ultrapassar .... Isso nunca falha
      Pedinchar para oferecer ao Barga/benficaB JM B etc.... Lol

      Naldo mais barato porque ganhava que Douglas comédia, vendido por 4x custo Douglas esquecendo custo de Naldo , etc de primária....

      Passivo Gigante vs quem os Lamps com 500M e +300M dívida financeira ????? LOL comédia para bebés

      Clube no Limite ???L estamos a falar do FCP em queda livre ou do Carnide corrupto.

      castanhos é pouco Risco 2,5M ordenados já não contam ,mas Elias sem custo (reversão de dívida ) posse total passe Activo e potencial venda isso é desperdício

      André 1M com opção compra dos restantes 50% transformamos em 5M
      Elias 2,5M+3,5M ordenados = 6M quando existe incobráveis de 2M

      Ao user dá para dizer 18M gastos desnecessários Elias 8M André 5M Petrovic 3,5M Marko 3,5M =18M

      Ou o contrário que mesmo contratando mais 10 jogadores nada custaram e ordenados então nada se pagam e todos os outros passes e comissões porque vieram de borla , aliás ainda temos dinheiro a receber.....

      É preciso paciência .....matemática. E a estupidez devia pagar imposto !!!!!!



      Eliminar
    2. Custa muito a determinados croquetes ser possível aumentar a competitividade e ter Lucros , ser possível ter resultados positivos na Política Desportiva.

      Um pouco diferente de ter 30M receitas garantidas e 100M de despesas garantidas com prejuízos potenciais sempre na ordem dos 70M e achar que só ter resultados 40/50M negativos sem nada fazer sem nada ganhar e tudo vender ao desbarato isso é que era....

      Juízo juízo juízo ..ll NUNCA MAIS Nunca mais ... ACABOU..... vai comer croquetes noutro lado.

      Eliminar
  21. Bom dia, em primeiro felicita-lo por mais este excelente trabalho, a minha questão é a seguinte: Não é mto preocupante que o passivo num trimestre em que as receitas extraordinarias foram soberbas aumente? Não iremos cair no proximo semestre para valores como o fecho do ano anterior? Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol
      Ora aqui está!!!
      Dizer isso neste blog, é blasfêmia!

      Eliminar
    2. O facto de as receitas extraordinárias serem elevadas não é nenhum problema. Problema é ter uma estrutura de custos que fique muito dependente de receitas extraordinárias elevadas. O Sporting está a aumentar o risco, efetivamente. Para já parece-me um risco calculado, por ser previsivelmente sustentável. Mas preferia que se gastasse melhor o dinheiro. Obviamente que é mais fácil falar do que fazer. Benfica e Porto também estouram muito dinheiro em jogadores que não rendem o esperado.

      Eliminar
  22. Benfica Eagle KO logo no primeiro round. É Lidar!

    ResponderEliminar
  23. Qualquer Benfiquista só pode comentar as contas de um outro clube se ele tiver a coragem de as apresentar consolidadas.
    C-O-N-S-O-L-I-D_A-D-A-S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mdc,

      Pelos vistos és o primo do Bruno de Carvalho. É isto que o Juvenil do NGB tem para te dizer!

      Eliminar
    2. É preciso ter lata. O Sporting tem-as apresentado sempre ( desde BdC). O Benfica, não apresenta.

      Ah! Esqueci-me! Foram enviados excertos para o Expresso.

      Eliminar
    3. C O N S O L I D A 63M..... 63M .... 63M..... É LIDAR....

      E aguentar o esconder o PREJUÍZO aos sócios/adeptos/público o não declarar comissões nem Mendilhoes ...

      É L I D A R e aguentar aumento de Passivo FINANCEIROS pq vem aí mais 50 M.

      Eliminar
    4. bla bla bla... assobiar para o lado é que é bom!

      Eliminar
    5. consolida filho...
      consolida.

      o jorge vai deixando lá os monos.

      Eliminar
    6. O Benfica tem apresentado sempre as contas da SAD à CMVM, não aprese tou agora porque deixou de ser obrigatório, o Sporting só mostrou agora para mostrar o brilharete com o João Mário e o Slimani, as contas consolidadas do clube só se mostram em AG's do clube e não têm que ser publicas, mas o Benfica enviou o ultimo R&C consolidado do CLUBE para o Expresso ao contrário do Sporting porque senão iam revelar um passivo consolidado do CLUBE superior a 500M€, é tão simples qto isto.

      Eliminar
    7. Não há passivo acima dos 500M€, labrego.

      Eliminar
  24. Ser sportinguista é também isto...

    Aceder a um blogue intelectualmente honesto, isento, imparcial, e profundamente conhecedor, e ser informado de forma rigorosa, clara, objectiva, e muito detalhada, sobre as contas trimestrais do nosso querido clube.

    Que diferença abissal para os blogues deturpadores, desinformadores, escandalizadores ("BOMBA", gostam eles de gritar antes de destilarem o veneno manipulador, para chamar aos seus estaminés gordurosos toda a chusma de ignorantes de boca aberta, com um fio de baba a pingar de expectativa), e desconhecedores na matéria, afectos àquele emblema que sonha cacarejar como "maior que Portugal"...

    Que ganda chapada de "luva branca" ou, ainda melhor, de "luva verde" nessa maralha de blogues rascas e foleiros (o "Invisual de Mercado" à cabeça) que tentam por todos os meios desacreditar e desestabilzar a Direcção do nosso clube...

    Continue sempre assim, meu caro MdC, é principalmente por isto que o seu blogue tem a fama e a audiência que tem, e que garantidamente continuará a ter...

    Viva o MdC e VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Procura i rudulfo, se a rena não estiver ocupadacom o pai natal, ou a comer gelados com a testa, ele explica-te a do primo do BdC.

      Eliminar
  25. Entao MdC e primo de BdC e é pago pela agencia de Nuno Saraiva?!
    Ai seu malandro... =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOL, descobriram a careca ao MdC... :)

      Os pedros guerras da blogosfera lampiã são ainda mais fraquinhos que o original. O que não é fácil.

      Eliminar
    2. O "ministro das financas" do blog do lado...
      Veja com os seus proprios olhos... =)

      Eliminar
    3. Fernando Reis, pago pela agencia do Nuno Saraiva era eu :)
      Eu que vivo no UK e normalmente sou espectador...ontem apenas nao me consegui conter com uma mentira evidente.

      Eliminar
    4. Ops. coloquei o ultimo comentário fora do sitio... seria aqui o lugar do comentário que está no anterior do JMF.

      Eliminar
    5. Um dos magos da Midas School of Economics que gatafunha no ngb.

      Eliminar
    6. Então, sempre é verdade? Não esperava essa.
      Proponho uma battle primo do Carvalho vs primo do Guerra. Isto anda tudo em família.

      Eliminar
    7. Acusam muitos de serem primos do BdC. Já acusaram para aí uns três no fórumscp. E agora, mais um. Tem muitos primos o BdC.

      Eliminar
    8. Fui ver há pouco, Fernando. :) Descobriram-me a careca!

      Eliminar
    9. O Mestre, segundo o "carnide milhafre", faz parte de uma Ganda pandilha... ahahahahahah!

      Eliminar
  26. Mestre primeiro dizer que não sendo o meu clube mas até achei a sua analise bastante informativa. É sempre bom ler os dois lados da barricada. Aqui tudo maravilha no NGB tudo mal, a verdade ainda ai pelo meio dos dois. Acho que os números são bastante positivos mas é óbvio que foi empurrado tudo o que era receita para gerar o maior valor.
    Tal como sempre achei parvo falarem muito do prejuízo do ano passado tb acho um exagero o que tenho lido por ai. Tal como o Mestre disse isto não é estático e veremos no fim da época se juntando as duas épocas o lucro não será residual ou mesmo nenhum.


    Agora um assunto que acho piada agora ninguém falar é que continua tudo a espera das contas auditadas e consolidadas do SCP do ano passado. Tanta conversa tanta conversa com as contas do grupo Benfica e depois não apresentam nada ?

    Acham normal não haver contas do grupo desde 2014,se não estou enganado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que os números são bastante positivos mas é óbvio que foi empurrado tudo o que era receita para gerar o maior valor.

      Empurrado?!?!? Que lata! Não foi o SCP que vendeu à pressa uma promessa antes do Euro para compor os números do ano passado...

      As receitas são/foram registadas nos períodos devidos e sem maquilhagens ou agora o SCP deixava de registar receitas para os lampiões não ficarem chateados?

      Eu estou à espera é dos relatórios de porto e benfica ou agora só enviam para o expresso?

      Eliminar
    2. Acho importante que se faça isso, Tiago, para se tirarem as dúvidas. No entanto, o Benfica fala muito nas contas consolidadas, mas ainda não as publicou... entregar ao Expresso não é propriamente a mesma coisa.

      Eliminar
  27. Mal li as tangas que o tasco ali aolado escreveu, fiquei logo à espera da sua resposta para os pôr na ordem... obrigado Mestre!

    ResponderEliminar

  28. "Passivo + VMOC's acima dos 400M€ pela primeira vez? nem uma linha!
    Custos a aumentar 140% sem efeitos práticos? nem uma linha!
    Buraco operacional no final da época? nem uma linha!
    Penhora da Doyen sobre a UEFA e ocultação no R&C? Nem uma linha!
    Pelo menos confirmam que vão ter de poupar 50% dos rendimentos com atletas para a banca, e em julho de 2017 e a conta chegará, apesar de o R&C ocultar esse facto!
    Perdão de juros, não nega. é arte de bem negociar!"


    Pontos apresentados pelo Benfica Eagle. Penso que boas questões que merecem ser discutidas com o máximo fair play possível. O Benfica Eagle considero-o uma pessoa sensata porque raramente diz alguma coisa sem uma ponta de fonte.
    Se em algum ponto estiver a mentir nestas alegações que apresenta, desmente-me categoricamente e dar-te-ei razão.

    Não sei se realmente escreves o que pensas, nesta análise, ou se procuras não criar uma depressão que aflija os adeptos e consequentemente coloque em causa os interesses do Sporting. O certo é que me parece tendenciosa- visto de longe, já que não sou o maior expert nestas matérias.
    Mas compreendo o teu papel na Blogosfera e as pinças que necessitas de colocar em momentos como este, apesar de sair sempre destas tua análises com a sensação que o otimismo que apresentas não é de todo a imagem real do momento. Outra coisa é que também podes estar a analisar mal a informação que te dão e que tens ao teu dispor- Não és nenhum contabilista nem deves ter um licenciatura em economia- É mais que compreensível.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é a questão. Se não entendes, se as tuas perguntas têm fontes duvidosas e repito, se não entendes, então não faças figuras tristes e cala-te.

      Eliminar
    2. a falta de massa cerebral desta gente é preocupante....

      Eliminar
    3. Essa é a questão. Se não entendes, se a fonte das tuas perguntas tem origem duvidosa e repito, se não entendes, não faças figuras tristes e cala-te.

      Eliminar
    4. As VMOCs são capital próprio. Parte será recomprada, parte será convertida em capital. Nunca voltarão a ser dívida, porque o Sporting não irá contrair empréstimos para recomprar VMOCs.

      Custos a aumentar? Foi mencionado.

      Buraco operacional? Para já são positivos, mas também mencionei que deverão ficar negativos no final da época. Apesar disso, as vendas realizadas garantem que haverá um lucro considerável.

      Doyen? Entrou nas contas do ano passado, pelo que não influenciarão mais os resultados desta época e de épocas futuras.

      Em relação à minha formação académica, sabes lá tu... :(

      Eliminar
    5. As VMOC'S são passivo! O Sporting tem de as recuperar, e para isso tem de pagar para ver o que foi seu um dia( caso não queira perder a maioria da SAD), logo se tens de pagar são passivo!!!
      Sobre o passivo+VMOC'S que fala, nem uma linha Mestre!
      Sem a venda de jogadores, como fica a situação de receitas e despesas da parte do Sporting?
      Onde está o RC consolidado do grupo Sporting???
      Se dizem que são transparentes, então que apresentem esse RC consolidado do GRUPO Sporting, que anda fugido/esquecido desde 2014

      Eliminar
    6. "o corrupção águia é sensato" bahahahajhhahahahahahahahahahxndbvvxbsbsnskcllfptfk

      Eliminar
    7. Pelo que me parece quem não tem licenciatura em economia ou doutoramento em contabilidade és tu de certeza. Para além disso devias era voltar para o teu 2º ano escolar a ver se começas a ler e interpretar bem as coisas, pois todas as questões que mencionaste foram referidas no post do Mestre (não querendo ofender claro, estou a partir do pressuposto que isso não é apenas verborreia mas sim uma ligeira confusão grená).

      Eliminar
    8. Parte será recomprada.. e com que dinheiro?!

      Ah, pois isso agora não interessa nada, foi empurrado para 2026 !!!!

      :-)

      Eliminar
    9. A arrogancia destes tipos é inequalificavel.

      "O Benfica Eagle considero-o uma pessoa sensata porque raramente diz alguma coisa sem uma ponta de fonte.
      Se em algum ponto estiver a mentir nestas alegações que apresenta, desmente-me categoricamente e dar-te-ei razão."

      Portanto ele não sabe, "O certo é que me parece tendenciosa- visto de longe, já que não sou o maior expert nestas matérias." o benfica eagle é que é um gajo sério e tu, MdC, é que tens que desmentir categóricamente aquilo que ele não sabe. Brilhante esta teoria.

      Eliminar
    10. Tanto tiro na água, mas também não seria de esperar mais de um QI de 80...

      Eliminar
    11. Continuam a não perceber o que é um VMOC.

      Eliminar
    12. É só génios. Vamos ver quem terá razão daqui a uns anos. O Artista ou o Eagle.

      Blue, será comprada, com o dinheiro dos que aqui comentam, de certeza. É só génios. O Artista que crie uma claque, que tem aqui apoaintes que vão com ele até ao fundo do mar.

      Agora percebo porque nem ads nem patreon, oh artista! O primaço dá o jeito :DDD

      Eliminar
    13. Eheheh, porra, fui desmascarado. Mas atenção que o "dC" de MdC tanto pode ser "de Carvalho" como de "da Costa". Se calhar sou um azul infiltrado. :)

      Eliminar
    14. ahahahahahhaha pronto o MdC desfez a Piñata...

      Eliminar
    15. As VMOCs, obrigações convertiveis, são um título híbrido que entra em capital próprio porque o não reembolso do nominal das mesmas torna-as em capital.

      A título ilustrativo, seria como termos agora um empréstimo obrigacionista (divida), cujo reembolso teria origem em 2026 um aumento de capital em 2026.

      Nao sei qual o princípio contabilistico que suporta a classificação de obrigações convertiveis em capital próprio, agora, tal situação, aplica-se a qualquer sociedade comercial. Os nossos bancos que emitiram Cocos, para cálculos de rádios de solvabilidade, ainda que não os colocassem em Core Equity Tier 1, classe mais pura de fundos próprios, colocavam enquanto componente de fundos proprios (ou capital próprio).

      Uma discussão importante para nós sportinguistas é o impacto que a reestruturação financeira, nomeadamente o não reembolso das VMOCs pode ter em termos de estrutura acionista, sendo que havendo acções de classes diferentes, o controlo da gestão possa ficar assegurado sem maioria de capital. Nem antes, nem depois de BdC a perda da maioria me causou qualquer comichão, o que não é verdade para a maioria dos sportinguistas.

      SL

      Eliminar
  29. Boa análise. Ainda assim preocupa-me o aumento das despesas. Parece-me demasiado precipitado ainda por cima quando, tirando o William, Gelson e Adrien, a equipa baixará brutalmente a sua competitividade e não há ninguém que possa ser vendido por valores acima da média.

    ResponderEliminar
  30. -PAZADAS DE CARVÃO-

    No feriado do dia 1 de dezembro, foi feita a análise ao jogo com os bovinos arouquenses.
    É claro que as nádegas falaram de tudo menos do jogo.

    → PAZADA(S) DO DIA:

    1-“Li aqui alguns a glosarem o tema sarcásticos por só ter 15.000.
    Agora vou esperar sentado que os mesmos falem dos 10.000 da Alvaláxia, em véspera de feriado e numa Metrópole de quase 3 milhoes de habitantes num jogo que até era em canal fechado.”
    By Alex Zíngaro, 1 de dezembro de 2016 às 10:17

    Nota: Nem 15.000, nem 10.000, ficou 0-0, com os pastéis.

    2-“Já sei, são os mesmos que vão dar hossanas mil a mais um R&C manipulado com contas brutas virtuais no papel.. esquecendo que na realidade a gaveta continua vazia e as contas por pagar.”
    By Alex Zíngaro, 1 de dezembro de 2016 às 10:17

    Nota: O tema era? Ah, ok, os 58 Milhões de prejuízo do dragon.

    3-“Obrigado, obrigado.. apenas falei, comparei 2 jogos iguais, da taça da Liga, um com 15.000 e outro com 10.000.
    Quanto ao resto, desde que aconteceu o 25 de Abril, desde que se acabou a ditadura, a noite escura, é preciso ter lata”
    By Alex Zíngaro, 1 de dezembro de 2016 às 18:54

    Nota: É mesmo preciso ter muita lata e não tomar a medicação!

    4-“Estas são as contas que para mim contam. E, claro, não vamos andar até 2025 a pagar o Estádio. E os mais de 65 jogadores que o FCP tem sob contrato valem mais
    que os do SCP. Doyen a quem doer !!!”
    By Alex Zíngaro1 de dezembro de 2016 às 18:54

    Nota: Eh pá, não é preciso fazer contas, ficou 0-0.

    5-“Mas não era suposto terem jogado com os júniores, depois do choradinho dos 3 minutos de atraso?!”
    By rudolfo dias, 1 de dezembro de 2016 às 12:57

    Nota 1: “Não se pode fazer isso, devido aos regulamentos...”
    By Mestre de Cerimónias, 1 de dezembro de 2016 às 23:41

    Nota 2: Foste atropelado por um camião!

    6-(o relatório do 1º trimestre)
    “Artista, deixo aqui, se ainda não vislumbraste. Para ti e todos os verdadeiros Sportinguistas. Há muitas questões que deveriam ser respondidas. Não se deixem enganar.”
    By jorgen80, 1 de dezembro de 2016 às 18:03

    Nota: O QI80 é que anda ao engano e não tem noção!


    → TAUTAU NAS NÁDEGAS:

    1-(para o quid)
    -“15.000? Quantas marteladas deram no numero de assistentes? Eh que aquilo nao tinha la mais do que 5000. Pelo menos pareceu...”
    by leão verde, 1 de dezembro de 2016 às 12:08

    Nota: Por acaso pareceu-me que estava cheio… de lenços brancos!

    2-(para o quid)
    -“claro que teem 15000 e todos levaram o lencinho acho ate, que foram la so para isso! ACENAR O LENCINHO!”
    By nunoalexctx, 1 de dezembro de 2016 às 13:32

    Nota: Não foi uma manifestação de paz e amor com o Espírito Santo?

    3-“É isso, Quid, vai-te agarrando ao passado, que o presente já doy e no futuro ainda vais precisar de mais vaselina...”
    By The Kind Nihilist, 2 de dezembro de 2016 às 00:34

    Nota: Epidural para o quid!


    → OS INSULTOS DO QUID:

    (sobre as pazadas)
    -“Estes resumos são deturpados pelo seu autor.. e deviam era envergonhar o Dono do Tasco por os publicar. E também a maioria dos carneiros e ovelhas, pois estão a ser coniventes num embuste, numa farsa.”
    By Alex Zíngaro, 2 de dezembro de 2016 às 11:47

    Nota: Amei os Fardos de Palha/Molhos de Feno!



    → PIADAS DO DIA:

    1-(para a quid)
    -“ Hahahahhaah, pois teve 15000, pois teve... via-se bem pelas imagens da TV que esse número é tão verdadeiro como a capacidade do Depoitre para acertar na bola.”
    By Tiago, 1 de dezembro de 2016 às 12:52

    Nota: Qual bola, aquela de pilates fitness large?

    2-“Alex Zingaro,
    Pede lá ao Nuno para fazer mais um desenho à Porto pq ainda não percebi, dps disso pede para cagar e sai sff”
    By RRAleixo, 1 de dezembro de 2016 às 14:59

    Nota: Acho que o emplastro não teve tempo para sair…

    3-(para o quid)
    -“queres saber por que razao tens 15000 no estadio? Pela mesma razao que todos os condutores abrandam na auto estrada ao passar por um acidente! Curiosidade Mórbida!!!”
    By nunoalexctx, 2 de dezembro de 2016 às 05:11

    Nota: O quid nunca mais vai conseguir endireitar-se!


    Saudações Leoninas,
    CB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. CB, sobre a mensagem que deixaste há pouco, podes escrever-me para donodocirco@gmail.com ?

      Obrigado!

      Eliminar
  31. Mdc,
    Para bem do clareza e para acabar de vez com este boata estupido, e tendo em conta o respeito que tenho por si sendo um leitor desde o inicio deste blog, gostava que confirmasse aqui que nao recebe nenhuma compensaçao monetaria do Sporting para defender os interesses do clube como aqui tem defendido. O paspalho do NGB continua a afirmar que o Mdc é pago para escrever aqui. So preciso da sua palavra de honra e acreditarei em si.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. or, não sou pago, nunca recebi qualquer tipo de compensação por parte do Sporting ou alguém associado ao Sporting para fazer o que faço, nem quero nem preciso de receber por isso. Felizmente tenho uma vida suficientemente desafogada para não necessitar de gratificações do clube. Pago as quotas por débito direto, anualmente, paguei a Gamebox nos últimos 4 anos do meu bolso, pago as quotas dos meus filhos, e paguei do meu bolso as 2 visitas guiadas que já fiz ao estádio com os meus filhos.

      Nunca tive exclusivos para dar. Não tenho nem nunca tive quem me segredasse ao ouvido coisas dos bastidores para revelar em primeira mão na blogosfera. Tudo o que divulguei em primeira mão são conclusões minhas em função de coisas que são publicas. A maior parte do trabalho fi-lo sozinho, em alguns casos contei com a ajuda de amigos sportinguistas, que nada têm a ver com o clube, especialistas em diversas áreas. Nunca ninguém mencionou o meu blogue nos programas de debate das televisões ou nos jornais diários desportivos, apesar de, felizmente (e bem), haver quem use esporadicamente informações recolhidas aqui.

      Comecei o blogue sem qualquer expetativa de ter este nível de visualizações. Para se ter uma noção, no primeiro mês de atividade tive um total de 1142 visualizações, aquilo que hoje consigo regularmente numa hora. Ao fim de um ano, o blogue tinha crescido para 80.000 visualizações mensais, um número de visitas que, hoje, três anos e picos após a sua criação, demoro apenas 4 ou 5 dias a conseguir. Já nessa altura tinha o mesmo registo que continuo a ter. Algumas mudanças de estilo, algumas mudanças de foco, mas mantendo o registo essencial: elogiar o que há para elogiar, criticar de forma construtiva o que há para criticar, e ser tão intelectualmente honesto em tudo aquilo que escrevo.

      Eliminar
    2. Obrigado pela honestidade mestre. É por isso que mereces todo o meu respeito e és o único blog que visito religiosamente todos os dias.
      Obrigado pelo esclarecimento, mas imponha-se a minha questão dada a campanha de infâmia lançada pelo imberbe do NGB

      Eliminar
    3. Um abraço, MdC, e um agradecimento pelo esforço.

      Eliminar
    4. Admito que tambem fiquei receoso que fosse verdade. Nao porque tenha alguma coisa a ver com isso mas sim porque tenho a sua opiniao muito em conta e nao iria gostar nada que o presidente do meu clube andasse a tentar ludibriar nos ( sportinguistas) com pessoas pagas para dizer bem dele e para mentir em relacao ao nosso clube.

      Fico feliz por saber que e mentira!
      E essa mentira so prova que esse Eagle para alem de desonesto e um MENTIROSO de merda!
      Comigo esse anormal teria que provar nos locais indicados aquilo que zurrou...

      Eliminar
    5. Mestre,

      Obrigado pelo excelente trabalho.
      O teu blogue é um espaço de visita diária obrigatória e sempre com o máximo prazer.

      SL

      Eliminar
    6. Pode não se dizer a verdade toda por simples omissão.
      Vai o MdC negar que já o viram junto com altas esferas da cúpula esverdeada? Seja do dirigismo ou da comunicação? É mentira?

      Eliminar
    7. Rudolfo, agora fui apanhado: bem me parecia que aquela minha conversa com o saudoso Milhafre Orlando nas imediações de Alvalade seria um dia usada contra mim. Fico surpreendido por só agora ter sido descoberto, o pássaro tinha as penas todas molhadas e toda a gente estava a olhar para nós. Quanto às vezes que me viram com altas esferas da cúpula esverdeada, é normal, não posso evitar os encontros com o meu primo nas reuniões familiares.

      Eliminar
    8. MdC eu acho que ninguém tem nada a ver se és pago ou não do Sporting. Lembro de haver presidentes que nada fizeram pelo clube antes pelo contrario, e ganhavam simplesmente 25000€ por mês. Se no NGB dizem que és pago, deve ser pela dor de cotovelo que tem do teu blog, e do mister, porque comerem gelados com a testa é um vicio que jamais o orelhas irá sanear do clube carnidense, temos pena.
      Graças a deus que temos dois bons adeptos do Sporting, que nos informa ou desmonta as artimanhas montadas pelo burro gil, porco guerra & companhia.
      tal como digo do BdC digo a ti e ao mister, já o afirmaste no tópico, o caminho é este, doa a quem doer, contas o melhor possível controladas, reduzir o máximo ou o possível do passivo para garantir um futuro mais calmo no Sporting.

      Eliminar
    9. Se o ridiculo matasse, nao haviam "renas" neste mundo, infelizmente.

      Eliminar
    10. rudolfino agora perdeste uma óptima oportunidade de estares caladinho ou estares com os dedos longe do teclado.

      Eliminar
    11. A questão de ser pago (ou não) é relevante, na minha opinião. Uma coisa é um adepto que escreve para outros dando a sua opinião, outra é uma pessoa que é pago pela direção para vender narrativas aos outros adeptos. São coisas diferentes.

      Não vou responder à questão que o Rudolfo por uma questão de princípio, tal como nunca confirmei ou desmenti perguntas feitas sobre a minha identidade (já vários o fizeram, aqui e no Twitter). Se desmentir um dia e noutro não o fizer, pode ser interpretado como uma admissão.

      Houve uma coisa que me esqueci de referir: já escrevi 4 ou 5 vezes numa coluna do jornal Sporting que, semanalmente, vai rodando entre vários blogues / páginas de Facebook (como o Mister do Café, Leão de Plástico, Tu Vais Vencer, Sporting Fans, Sporting com Filtro, entre outros). Nunca me pagaram por isso, nem sequer me tentam sugerir temas - sempre fui eu a escolhê-los livremente. E isso aplica-se também ao blogue: em três anos e picos de atividade, nunca ninguém fez pressão para eu escrever fosse o que fosse.

      Eliminar
    12. É engraçado, no entanto, que os benfiquistas martelem tanto nesta tecla. Eles lá saberão o que a sua casa gasta. O Hugo Gil, por exemplo, aparece frequentemente nos bastidores, nas instalações da Benfica TV, até estava na segunda fila no discurso de vitória das eleições do Vieira, junto a elementos da comunicação benfiquista. É sabido que ex-bloggers foram contratados pela empresa do João Gabriel para atirarem carvão diariamente para cima dos adversários. É normal que pensem que no Sporting se faz o mesmo... mas, que eu tenha conhecimento, o Sporting não atua da mesma forma.

      Eliminar
    13. EHEHE
      "Não vou responder à questão que o Rudolfo colocou" porque o Rudolfo está a dizer a verdade, como sempre o faz, por muito que vos custe.
      Mas nesse caso tem todo o meu apoio.
      Eu também não verbalizo se tenho ou não encontros com alguém do dirigismo do SLB e deixo sempre a dúvida se sou ou não pago, tal como o MdC.

      Eliminar
    14. "Esta coisa de andar doente atenua a dor da derrota. Mas vamos lá tentar trabalhar. Sim, nós temos internet. Principalmente nos momentos menos bons."

      Se dúvidas houvesse, o porco gil acabou de as esclarecer ao admitir que trabalha para o carnide!

      Eliminar
    15. No Geração Merdica mandam postas de pescada a ver se cola. Já no Fartote Leonino é a mesma trampa. "Blah blah chegaram-me informações que a Corine é mandatada pela direcção." Ridículos. Ao menos dizia que era uma impressão, agora que lhe chegou a informação? LOOOL! Aí soube que sabem zero. Não se deixem enganar!

      Eliminar
    16. Mestre,

      Perdes tempo a dar explicações a mentecaptos...

      Eliminar
    17. Para mim nem era preciso esclarecimento.

      Isso é a mesma tática do Pedro Guerra e do resto dos avençados da porta 18. Acusar os outros daquilo que eles fazem e centrar aí as narrativas.

      "Ouvi dizer", "contaram-me", "disse-me um passarinho", "tenho informações", "de fonte segura", "dito por amigos sportinguistas"... Só lixo dos difamadores avençados da porta 18. Lixo.

      Força MdC!

      Eliminar
    18. Ser pago é perder a possibilidade de ser livre. Mas duvido muito que algum Blog estivesse na disposição de rejeitar proposta do seu próprio clube. É daquelas conversas tipo jogadores de futebol. Quando a massa é posta À frente dos olhos, não há forma de escapar. Mais não seja por pressões familiares- Mulher, filho ou etc.

      Este Blog peca por ter só uma voz, que em 99 por cento dos casos é sempre concordante com o Bruno Carvalho. E é apenas aqui que incide a minha dúvida sobre a credibilidade do Artista. Se aparecesse alguém mais voltado para os reais problemas do Sporting, este Blog seria dos mais apreciados, até porque o autor me parece uma pessoa íntegra na forma como tenta moderar os comentários.

      Se houvesse uma counterpart do Artista a escrever, este Blog seria fabuloso. Assim, o que vejo é o Senhor que por escrever bem, por ser eloquente na mensagem, consegue levar para si muito adepto-rebanho que não é capaz de enfrentar os problemas da vida, quanto mais de um clube do futebol.

      Eliminar
    19. "Pensa o ladrão que todos são da sua condição"

      "Se nós temos um exército de carvoeiros avençados & disfarçados, o mais certo é que a lagartagem também tenha uma exército de avençados & disfarçados, e esse tipo cheio de cerimónias de certeza que faz parte das fileiras da lagartada! Vamos atacá-lo e acusá-lo de ser e de fazer aquilo que nós somos e nós fazemos! Eh, eh, eh, eh, eh, eh (o sorriso cínico, grotesco, e desprovido de neurónios é habitual neste tipo de criaturas)"

      É este o pensamento generalizado dos adeptos do gangue desportivo comummente conhecido por "Sport Ladrões e Bandidos"...

      Mas o problema é que nós não somos um clube de ladrões nem de bandidos, nem de apitos, nem de vouchers, nem de malas, nem de bancadas, nem de equipas corrompidas...

      Nós somos o clube de blogues de imensa categoria (e também de alguns da categoria imensamente repugnante "croquette-de-cócoras"), íntegros, absolutamente independentes, e de enorme sportinguismo, como este mesmo, cujo autor se devia abster de responder a questões sobre a sua óbvia independência e a sua vida privada e pessoal, principalmente se essas perguntas são lançadas por pontas-de-lança carvoeiros daquele gangue desportivo comummente conhecido por "Sport Ladrões e Bandidos"...

      Eliminar
    20. Jorgen80, se me permites, tratar-te-ei por tu visto que pelo 80 do nick que penso tratar-se do ano de nascimento seras uns bons anos mais novo que eu. Se nao mo permitires bastar-te-a' dizeres.
      Este blog e' muito apreciado pelos Sportinguistas e nao so'...tu pelo que vejo, desde que o comecei a frequentar, es "cliente assiduo" portanto tambem, decerto, apreciador.
      A independencia ou nao, do MdC e' algo que so dira respeito a ele. Como qualquer pessoa que tenha um blog, os escritos no mesmo sao da sua inteira responsabilidade.
      Se ha' counterpart ou nao so' ao MdC diz respeito...se ha' algo que nunca faltou ao Sporting foi counterpart e ali ------------> podes encontrar (embora creia que nao necessites).
      Mas digo-te e isto sem ser conhecedor de qualquer dos intervenientes: entre o MdC ou o Eagle nao tenho grandes duvidas sobre quem e' pago para escrever o que escreve. Alias, neste ultimo post do "artista" em questao pudeste la' ver uma mentira flagrante que, nem depois de desmascarado, aceitou retirar...pudeste ver tambem comportamentos que conhecemos noutras "pessoas" em que se atiram para o ar determinadas "informacoes" com o intuito de denegrir e tirar credibilidade.
      Para mim, a credibilidade do MdC nao esta no facto de ser ou nao pago (embora prefira que nao o seja) ou se tem ou nao primos, mas sim naquilo que escreve e na forma como se comporta com aqueles que sao os seus leitores. Nunca o vi, por exemplo, a achincalhar Benfiquistas.
      Isso para mim basta-me. A ti nao?

      Eliminar
    21. JMF, o homem que disse que nunca mais por aqui comentava anda muito activo.
      "contar metade da história, não é mentir" magister quase que dixit.

      Eliminar
  32. Off topic: querem ver que depois do estádio construído já não há benesses?

    ResponderEliminar
  33. Na mouche,os lampiões desapareceram.CORRUPTOS.SL

    ResponderEliminar
  34. Uns dos quadros mais interessantes do post, é o relativo ao endividamento bancário e obrigacionista.
    Nele podemos ver que no Sporting, mesmo com o acréscimo das Vmocs, dando de barato o plano de reestruturação, teria compromissos num acumulado de 264M e o Benfica, com vendas milionárias todos os anos, nos últimos anos aumentou 30M e tem um acumulado de 311M. (Levam esta ao v/ entendido de finanças no NGB, para ele explicar, pois já coloquei este comentário algumas vezes e é sempre censurado, deve ter algum insulto ou ofensa que eu não consigo descortinar)

    Porque razão andam por aqui, tantos Benfiquista preocupados com o Sporting e com as Vmocs, até porque, o Sporting, mesmo que de forma involuntária, está a cativar valores que destinam a reduzir o endividamento bancário e obrigacionista.
    Mais alguém está a fazer o mesmo?

    ResponderEliminar
  35. mestre das vendas do slimani e JM vai ser abatido no passivo a tal percentagem dessas vendas, certo?
    portanto no próximo relatório anual, já deverá lá estar esse valor, ou só vem no relatório trimestral?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As vendas não abatem passivo diretamente, Eu Sou do Sporting. O valor da venda entra no ativo. À medida que o Sporting for recebendo o dinheiro dessas vendas, poderá usá-lo para abater o passivo, seja pagando dívidas a fornecedores, seja abatendo empréstimos bancários.

      Eliminar