quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Consequências da eliminação europeia

Agora que acabou a carreira do Sporting na Liga dos Campeões, já se pode fazer um balanço final sobre a participação do clube na competição. Infelizmente, a única forma de classificar a nossa prestação é esta: um fracasso.

Do ponto de vista de valorização de jogadores, a coisa até nem foi assim tão má. Mas do ponto de vista da afirmação competitiva da equipa e da construção de uma mentalidade ganhadora, não podia ter corrido pior. Por cinco vezes morremos na praia, que é como quem diz, perdemos por um golo, por cinco vezes fomos incapazes de segurar vantagens ou recuperar desvantagens. Se, olhando isoladamente para cada um dos jogos, o Sporting até teve boas prestações em alguns deles, analisando a participação do clube numa forma global, é preocupante que a equipa apenas tenha conseguido pontuar num deles.

Não tive oportunidade de ver com atenção o jogo de ontem. Na primeira parte fui dando uma olhadela esporádica à televisão e não era capaz de reconhecer a minha equipa: havia um jogador parecido com o Bruno César a médio direito, um rapaz com a estrutura física semelhante à do Gelson andava pelo meio do terreno, mais próximo do Dost. Paulo Oliveira andava encostado pelo flanco direito, e um jogador franzino parecido com o Markovic tentava, com pouco sucesso, fazer combinações com Zeegelaar. Aparentemente não funcionou, o que não é de estranhar: é normal que a dinâmica ofensiva sofra com uma rearrumação (ou desarrumação, se preferirem) simultânea que houve em ambos os flancos e no corredor central.

Jesus demonstrou, mais uma vez, que, sendo um treinador de topo para consumo interno, tem dificuldades para se impor na Liga dos Campeões. A estatística não mente. Verdade seja dita, não é um problema que me preocupe por aí além: o Sporting precisa primeiro de se afirmar internamente, pelo que a vitória no campeonato é a prioridade. O facto de podermos focar-nos, daqui para a frente, apenas nas competições nacionais, sem ter de cumprir o preenchido calendário de uma Liga Europa, poderá constituir uma vantagem importante à medida em que o desgaste acumulado da época começar a pesar nas pernas dos jogadores. Não deixa, no entanto, de ser frustrante ver tão poucos resultados para o investimento feito.

Falando em investimento, esta eliminação prematura das competições europeias obrigará, decerto, a uma reestruturação do plantel. No final de janeiro, restar-nos-ão apenas duas competições para jogar: a Liga e a Taça de Portugal. Quando a janela de transferências fechar, no melhor dos cenários, haverá quatro jogos para disputar na Taça de Portugal entre fevereiro e maio. Dá uma média de um jogo por mês. Ou seja, o plantel está sobredimensionado para os compromissos existentes, e muitos dos jogadores - alguns dos quais são bastante caros - terão poucas oportunidades para jogar. 

Pelo que se viu no R&C do primeiro trimestre, o custo salarial será, previsivelmente, ainda mais elevado do que na época passada. Parece-me lógico, portanto, que o mês de janeiro seja aproveitado pela direção para emagrecer o plantel. Não quero entrar em detalhes sobre os jogadores que acho que podem ser dispensados - pois não sabemos que lesões e oscilações de forma acontecerão até lá -, mas parece-me haver muito por onde cortar. Mas isso será conversa para termos daqui a um mês.

Para já, importa recuperar a equipa para domingo. Aquilo que podia ter corrido mal ontem, correu. Nem poupámos jogadores, nem alcançámos o objetivo mínimo que havia para esta competição. Ironicamente, é um fracasso que poderá reforçar bastante as nossas hipóteses de conquistar o título caso alcancemos os três pontos na Luz - um jogo que, não sendo decisivo para ninguém, poderá dar indicações importantes para o que será o resto da época. Fica o desejo de que a equipa consiga dar a volta, no domingo, ao impacto físico e psicológico da péssima noite de ontem.

84 comentários :

  1. ora bem...

    - a primeira parte foi patética.
    - a segunda parte foi melhor porque já tinha ficado anestesiado da quantidade de golos falhados na liga jovem da uefa. É verdade, no meio daquilo tudo ainda arranjamos talento para falhar 2 golos de baliza aberta.

    o próximo jogo... tal como este, terá 2 partes (la palice)

    1ª parte: evitar a pressão na saída de bola que os lampiões fazem. É 90% do jogo deles.
    2ª parte: não falhar oportunidades de golo. Dost terá mais possibilidades na luz do que contra parede polaca. O mesmo em relação a gelson.

    eu estou confiante, não tenho tempo para estados depressivos.

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que devíamos ter jogado com os suplentes.
    Pelo menos o Adrien/William/Gelson e Dost deveriam ter sido poupados.
    Vamos ter muitas dificuldades na luz devido ao cansaço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perdíamos na mesma e depois diziam que o JJ tinha voltado a inventar...

      Eliminar
  3. Epah, para ser sincero prefiro ficar fora da taça uefa e acho que será benéfico financeira e desportivamente. Financeiramente porque com a saída das competições europeias vai obrigar a uma remodelação ao plantel, coisa que se continuássemos seria difícil. E desportivamente porque acho que uma remodelação ao plantel vai fazer-nos mais fortes e cria a noção de que o campeonato é o objectivo principal (não existir jogos a meio da semana vai ajudar também).

    Isto não invalida a minha vontade antes do jogo de querer ganhar, e sim, queria muito que a equipa ganhasse. Mas aí já entra o treinador.
    Mas ele anda nisto há quanto tempo? 3 centrais assim na altura mais aleatória possível e o bruno césar à direita. ridículo
    Vamos ter jogo na luz com uma viagem à polónia e com um dia a menos de descanso e mesmo assim joga com quase toda a equipa habitual num sistema do mais estranho possível
    Este era jogo para deixar o elias, o esgaio, o matheus, o andré e o jefferson jogarem e deixar o dost, o william, o adrien, o bruno césar, o marvin, o gelson e um dos centrais tutulares de fora (o oliveira faz perfeitamente o lugar) e eventualmente entrarem se necessário.

    Espero que este jogo não afecte fisicamente os jogadores na última meia hora do derby.

    O Jesus tem de atinar, porque está a tornar-se incompreensível algumas situações, nomeadamente a deste jogo e o facto de dar toda a confiança do mundo, independentemente do rendimento, aos jogadores que pediu (markovic ou andré) e lixar a cabeça aos putos só porque não passam a bola uma vez (iuri e podense).

    O presidente tem de abrir a pestana e não ir sempre no conto do vigário só para manter aparências e passar a ter influência quando deve e tem que ter

    Venham as galinhas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto sim! Não há cá copos meios cheios! É só copos a transbordar!
      'Epah, para ser sincero prefiro ficar fora da taça uefa e acho que será benéfico financeira e desportivamente.'
      Financeira também! Espectáculo!

      Eliminar
    2. o Sporting tem um plantel de futebol horrível para a massa salarial que tem. É um bom 11 e pouco mais.

      Sem irmos à taça uefa pelo menos o elias, o douglas, o markovic, o jefferson, o petrovic e o andré têm de sair para entrar o jonathan, o matheus, o iuri, o geraldes e o palhinha

      Só a poupança no peso morto paga a não ida à taça uefa e ainda sobra dinheiro. Além de não existirem muitos jogos a meio da semana

      Eliminar
    3. Mas a continuidade nas competições europeias não impede o Sporting de fazer alterações no plantel. No máximo implica continuar ter um plantel mais extenso, mas ter 23 jogadores ou ter 23 + Esgaio + MAtheus vai dar ao mesmo em termos de massa salarial.
      A Europa traz prémios e jogos em casa = traz dinheiro.

      Eliminar
    4. O Markovic é um menino querido e nunca sairá a meio da época (JJ tentará recuperá-lo até Maio, altura em que deve estar no ponto para o Klopp).

      O Petrovic é a sombra de William e também tem lugar garantido (o Palhinha pode esquecer o leão rampante)...

      O André, não sei se sabem, mas é o "Novo Liedson" aos olhos do nosso mister, e portanto nunca será dispensado...

      O Castanholas corre todo torto, nem consegue dar dois ou três passos sem se aleijar, mas obviamente irá continuar...

      O Douglas tem jogado bem, tenho gostado muito dele, é o quarto central, e faz-nos falta...

      O Elias também é um menino querido e, se Deus Quiser (perdão, JJ), a transferência para a China não será bloqueada (alguém terá de sair)...

      Quanto a essa rapaziada da Academia, obviamente que JJ não quer cá Geraldes nem Podences ou Iuris, ele tá é atento à América do Sul, aos Alans Ruizes e aos Jeffersons Nems...

      Lista de dispensas de Janeiro:

      1º Matheus

      2º Esgaio

      3º Meli

      4º Jefferson (como ninguém lhe vai pegar lá terá de continuar)

      5º Elias (muito contra a vontade de JJ, e o mais provável é que continue porque Elias não gosta muito de pratos chineses)...

      Eliminar
  4. Mestre,

    Os sportinguistas que viram e ouviram as palavras de Jorge Jesus antes do jogo se realizado e, sobretudo, após o final do jogo não podem ficar descansados com a ligeireza com que este importante confronto foi preparado.

    Começando nos 90% de concentração, passando pelo tom de gozo na conferência de imprensa e acabando numa série de frases sem nexo, tudo isto me deixa preocupado.
    Ao perdermos o 3º lugar para uma equipa que sofreu 24 golos em 5 jogos que me deixa perplexo e envergonhado, perdemos o prestígio que granjeáramos com Real e Dortmund.

    Ao falharmos o aceso à Liga Europa, perdemos mais alguns preciosos milhões vitais para as nossas contas, milhões esses que pagam o ordenado principesco e cada vez menos merecido por parte de Jorge Jesus.

    Ao desistirmos da Europa, como JJ pareceu querer fazer (e conseguir), são igualmente os milhões futuros que mais uma vez ficam comprometidos pois, se não formos campeões, temos já certeza de ter como destino os potes 3 ou 4 numa futura ida à Champions e consequentemente enormes dificuldades para passar a fase de grupos.

    Depois de se ter conseguido elevar a moral da equipa e adeptos com a vitória de Sábado passado, eis que JJ deita tudo a perder e parte para a Luz numa situação que me deixa tudo menos...confiante num bom resultado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais. O 4º paragrafo então. Aponta. Se ficam em segundo em Setembro volta a conversa do azar no sorteio.

      Eliminar
  5. Subscrevo o post.

    Para mim é fácil de fazer as contas.
    Primeiro objectivo da época falhado, que era assegurar o 3º lugar no nosso grupo da Liga dos Campeões.
    Portanto agora vem aí um mês de Dezembro, que eu chamo o mês das "decisões", para mim é simples, Jorge Jesus tem manter o Sporting na luta pelo campeonato (não perder na luz é fulcral) e claro continuar na Taça de Portugal.
    Em Janeiro, se possível, é vender ou emprestar jogadores como, Petrovic, Elias/Meli, Markovic (pode voltar), Castaignos.
    Paulista e Matheus, devem ser aproveitados, o Matheus se Markovic ficar, tem que ser emprestado para jogar regularmente na primeira liga, um talento deste já não presica de B e muito menos de banco, presica de jogar ao mais alto nível em Portugal, que é a primeira liga.
    Se possível contratar um DE, mas antes vender Jefferson.

    O cenário negativo seria, chegar a Janeiro a 6/7 pontos do primeiro lugar e fora da Taça de Portugal,aí ficava difícil para JJ aguentar-se em Alvalade, seria fracasso a mais, ainda para mais quando teve o que pediu no mercado(só faltou o DE) e ganhando o salário que ganha e ai Bruno Carvalho vê-se numa posição complicada para gerir, portanto espero que corra tudo por melhor, relembro que vamos á Luz, depois a Setúbal para a Taça de Portugal e recebemos o Braga em casa, por isso escrevi "mes de decisões".

    Nós adeptos só nos resta manter a calma e apoiar esta equipa, no final de Dezembro faz se as contas á primeira metade da época.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Stalley acredita mesmo que caso esse cenário negro se concretize seja difícil manter JJ no SCP? Quem lhe vai pagar os milhões para a rescisão?

      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Não tenho ainda resposta para isso, se por acaso acontecer o "cenário negro", os próprios adeptos vão se fazer ouvir...seriam muitos fracassos em apenas meia-época.
      Mas claro o problema aqui é os €€€, mas para isso está lá o presidente e a sua direcção, mas vamos ver o que se sucede, Domingo é o segundo teste.

      Eliminar
  6. Jesus é um autêntico flop.
    Aguentou-se 6 anos no Benfica devido à forte estrutura que tinha por trás, com LFV à cabeça e bem secundado pelo Rui Gomes da Silva.
    Está-se a aguentar no Scp só devido à personalidade do presidente (assim passa). Mas não demora muito, quanto muito Maio é o fim da linha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A tua estrutura tão perfeita leva 6 do Nápoles !...ehehehehehehehehe de resto nós sabemos muito bem quem é a estrutura da tua equipa,não vale a pena estarmos sempre a bater na mesma tecla.

      Eliminar
    2. O guerra também foi uma contribuição de peso

      Eliminar
    3. Adenda: Onde se lê "estrutura", deve ler-se "APAF"

      Eliminar
    4. King lion ou city lion, os teus consócios gostam de ti à brava. Até te mandam para o camarote, certamente para veres melhor os jogos.

      Eliminar
    5. O king tu ou és mesmo idiota ou és benfiquista e passas-te por sportinguista para gozar com os Gajos.
      A sério que após ficar fora da Europa devido a uma derrota com o legia tentas fazer piadas com que passa aos oitavos da Champions?

      Eliminar
    6. Nuno Martins... sabes como chegas-te aos 8 ou queres que te relembre?
      Aguarda pelo sorteio e depois mete te em biquinhos de pés... e reza para não levares uma tareia de uma qualquer das equipas em sorte. ;)

      E domingo? Confiante?

      Eliminar
  7. Há muita coisa que dizes fruto de azia. Dorme sobre o assunto e depois pensa sobre o assunto.

    É verdade que a carreira do Sporting na Liga dos Campeões foi um fracasso, mas já assim era quando se perdeu com o Real Madrid em casa. O fracasso de hoje foi o acesso à Liga Europa, e isso sim foi vergonhoso. Pessoalmente, não gostei, mas não dou para o peditório ridículo que alguns querem fazer.

    Quanto à mentalidade ganhadora, isso que falas não se traduz no que se fez na Liga dos Campeões. A verdade é que o Sporting se bateu com as duas melhores equipas europeias da actualidade, perderam jogos pela margem mínima, e em todos os cinco que se perderam podia ter caído para qualquer lado. Esse tipo de mentalidade é bem diferente de uma mentalidade resignada (isso sim, que assolou o Sporting durante anos) ou uma mentalidade de beber mais água nos contra-ataques adversários.

    O JJ não servir para a europa é tanga da grossa, e devias ter vergonha de andar com esse falatório ridículo patrocinado por lampiões ainda mais ridículos. Não é qualquer treinador que consegue anular o Real Madrid ou ao Dortmund de uma forma consistente, e com um plantel tão inferior. Não foi uma vez sem exemplo, foram quatro vezes. E o JJ foi a duas finais europeias quando ainda estava nos piolhosos.

    Quanto à reestrutura do plantel, porque os salários estão sobre-dimensionados é mais conversa dos lampiões que acham que o Sporting está para abrir falência a qualquer momento. O R&C do primeiro trimestre sobre os salário, vai lá ver melhor e pensa.

    Mas mesmo que não penses, houve gente que saiu que ganhava muito dinheiro, e quem entrou (ou ficou) a ganhar muito? Dost, Adrien, William, Patrício (que não se vão vender) e no futuro, Coates e Gelson. De resto, não tens mais ninguém que ganhe um salário alto. Vá, os dois emprestados (mas esses não eram para ficar cá durante muito tempo), e o Elias (que já se tinha falado que estava de passagem para a China já em setembro).

    Só conversa. Tomem kompensam ou lá como se escreve, e deixem-se de baboseiras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Corine...há um problema grave no Sporting...é que a sucata que veio se fosse de graça era cara....mas infelizmente é mesmo cara e o Sporting tem de a pagar como fosse boa.

      Arrumar a casa em Janeiro é mais do que necessário e que seja a última vez que o Sporting contrate jogadores que possivelmente nem para um Braga ou um Guimarães servem.

      Ou somos Sporting,um clube com grandes ambições, ou então é melhor parar do que andarmos a fazer de conta que vamos a algum lado.

      Eliminar
  8. E o Porto na Champions, artista.
    O aminhatvpifou já sabe o segredo para domingo. Basta duas linhazitas e o resultado está feito. É de treinador.
    Veremos para Domingo. Fica tudo igual que o Benfica pouco jogou também. Será jogo de tripla.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Duas linhas como as tuas contra o Nápolesem casa,contra o Sporting em Alvalade a época passada,ou como em Munique?,responde lá ó salgueiral.

      Eliminar
    2. Respondo com um tricampeonato nessas beiças.

      Eliminar
    3. Ó salgueiral tem lá calma...vós é que andastes nas beiças e já agora no colo do Vitó,sim o Pereira !...ehehehehe

      Eliminar
  9. De "relembrar" que um empate dáva liga europa... Fim-de-semana já existem desculpas num discurso intragável do treinador.
    Enfim mais do mesmo!
    SL

    ResponderEliminar
  10. E Depois do Adeus

    Como diria o cantor Paulo de Carvalho no final da canção, “o ficarmos sós” presos nessa ideia megalómana para alguns de que a grandeza do Clube circunscreve-se somente à conquista do título nacional. Ser-se Grande num campeonato ou liga, como queiram chamar de um país de 10 milhões de habitantes, liga essa que ocupava em agosto de 2014 em termos de competitividade o 4º lugar no espaço futebolístico Europeu, onde, o painel de equipas participantes, sem desprimor e sem qualquer tipo de arrogância sobre todos aqueles que com o Sporting competem e conferem competitividade, pois a disputa de jogos com Rio Ave, Chave, Arouca, Tondela, etc., são os obstáculos a vencer na conquista do campeonato, mas a Grandiosidade de uma conquista está nas vitórias alcançadas sobre aqueles cujo Poderio, História, Peso e Grandeza estão em Plano idêntico ou superior ao do Sporting, e nesse caso, em primeiro alcançamos a Glória interna, a qual e nos confere o acesso à disputa inter pares de um outro patamar de Grandeza, com outros intervenientes. Atingido esse patamar, os intervenientes complementam a maior parte das vezes a competitividade com o Poderio, História, Peso e Grandeza. Aí chegados teremos (ou tentaremos) que ser Grandes Como Os Maiores da Europa, mas nunca nos Rendermos. São todas estas conquistas que contribuem para a o enriquecimento da história de um Clube, para o fortalecimento da paixão que une os seus jogadores e adeptos, que carrega a camisola de simbolismo, que nos “arrasta” para os estádio. A época passada ainda “desliguei” quanto ao fato de o Sporting ter sido afastado das competições Europeias, contudo na presente época (hoje/ontem), ainda não sei se o sentimento é de frustração, raiva, deceção ou tristeza, de indiferença não é de certeza, e resultado de domingo, mesmo que seja favorável, não irá apagar esse (seja qual for) sentimento.

    SL

    ResponderEliminar
  11. "Queremos chegar longe na liga Europa! Queremos chegar a Final!!!!"
    Bdc dixit
    Há poucos dias.......///
    O que será que bdc dirá a jj??? Pro ano é que e?

    ResponderEliminar
  12. Que banha da cobra !!!!!!
    Já estavam determinados que na liga Eurropa iriam longe../
    Mas....... Ups

    ResponderEliminar
  13. Essa de primeiro nos afirmamos em Portugal e depois na Europa é a maior imbecilidade que já ouvi.

    JJ está a chamar-nos estúpidos, e pelos vistos há malta que come, o que é extraordinário.

    Qual é a parte que não percebem que não são os resultados internos mas sim os resultados europeus que ditam o ranking e que determinam grupos mais ou menos acessíveis, adversários mais ou menos complicados??? Negligenciar a europa é negligenciar o futuro, é dar um tiro na credibilidade, é dar moral aos rivais, é desmoralizar os jogadores, é tudo, mas tudo, ao contrário do que um clube GRANDE precisa de ser.

    Eu fui capaz de perdoar o que aconteceu o ano passado, mas dois anos seguidos??? Perder com o Legia??? Com o melhor 11??? E que raio de discurso de merda foi aquele do JJ na conferência de imprensa??? Agora o Legia é um colosso europeu??? Que puta de vergonha, a sério!

    Estou extremamente desiludido e, infelizmente, acho que o plantel vai sentir esta merda, até porque este ano o discurso foi bem diferente e os resultados ainda foram piores! E o JJ, não me fodam, é o grande culpado desta situação. Não discuto que seja um grande treinador, que voltou a colocar o Sporting a jogar à bola como deve ser, mas nós, adeptos, não queremos voltar para trás, nem queremos passar estas vergonhas. O crédito não é ilimitado JJ! Ser tão grande como os maiores da Europa foi a ambição dos nossos fundadores e será sempre a nossa ambição! Achar que isso não é muito importante, como as declarações antes do jogo e o próprio jogo em si o demonstraram, é não compreender o Sporting.

    Cada vez estou mais convencido que JJ pretende apenas ser campeão nacional, não por nós, mas por ele próprio, para mostrar ao mundo que saiu de um colosso para um clube desfeito e que mesmo assim conseguiu essa proeza. Entretanto, enquanto não se concretiza o sonho, vamos desaparecendo cada vez mais cedo da montra do futebol europeu, não escrevendo as páginas gloriosas para as quais este clube nasceu.

    Desculpem-me o desabafo, mas gosto demasiado do Sporting para assistir a esta merda de forma tão tranquila.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fores campeão, parece que vais para o pote 1, não?

      Em 15 anos vamos 5 vezes à fase de grupos da CL, se desaparecemos da montra europeia, a culpa seguramente não é JJ. E destas 5 participações 2 foram nos últimos 3 anos.

      Criar uma estrutura que lute por títulos, não apenas num ano, mas todos os anos, não se faz de um momento para o outro, acredito, que com a ajuda de JJ essa estrutura está a ser preparada e mais tarde ou mais cedo o resultados serão visíveis, mas com a bi-polaridade que grassa nas fileiras começo a temer pelo sucesso.

      Visibilidade tínhamos, nos últimos anos, com a experiência que adquirimos a passar a fase de grupos da Liga Europa, queremos estar no patamar em que estivemos e em que o nível de exigência é superior e de certeza que cada ano que passe estaremos mais experientes e preparados.

      Eliminar
  14. É na verdade uma daquelas derrotas que nos faz muito mal como clube:

    1) Pela verdadeira falta de dimensão Europeia que temos. Não sei se tivemos alguma vez menos pontos num grupo da Champions League. Mas 1 vitória e 5 derrotas será sempre um registo negativo na história do clube.

    2) A ultima vitoria do Legia tinha sido há 21 anos. É terrivel para um clube que clama não estar ainda preparado para altos voos europeus, perder com uma equipa que tem pouca ou nenhuma expressão europeia;

    3) Podemos já assumir o enorme fracasso das contratações deste ano. Em Lisboa ou na bancada ficaram mais de 10 milhões de euros (A.Ruiz e Castaignos), outros têm um papel perfeitamente residual na equipa (Douglas, Markovic, Petrovic, Melli, Elias) e custam muito dinheiro ao clube no fim do mês;

    4) O Discurso, o discurso....outra vez JJ a mostrar pouca preparação para lidar com situações dificeis. Antes já tinha passado a mensagem que se perdesse não seria uma grande desilusão, agora comeca a dizer que o Benfica tb perdeu e vai ter menos tempo de preparação. Bem sei que é só um discurso para fora, mas passa e muito a imagem de pouca exigência institucional;

    5) O Ranking UEFA. Numa altura que Portugal está a lutar para manter 3 equipas na Champions, ver o nosso clube contribuir com tão pouco, é algo que nos deixa tb muito desconfortáveis.

    Não é para entrar em depressão e obviamente que mesmo perdendo na Luz, não estamos fora do titulo e ainda podemos ganhar a Taça de Portugal tambem.
    Mas a esta altura acho que já não dá para esconder a enorme desilusão que tem sido as coisas até aqui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O j não chores... O teu campeonato é domingo. Vocês festejam vitórias em derbys.
      As contratações foram más e custam muito dinheiro? Não. Isso sou eu que digo mas eu como gelados... Tu não. São todos bons e baratos. Até os vossos empréstimos são com os outros a pagar sempre tudo.
      Grande demonstração da vossa formação... Mais uma vez a passar de grupo! Ups em 2x ficam pelo caminho em 2.

      Eliminar
    2. Nuno Martins, olha para dentro do teu clube e vê bem em que pocilga, galinheiro, ou lá o que é, em que chafurdam. Vocês são um clube de corruptos, com ter vergonha de falar da casa dos outros.

      SL

      Eliminar
    3. Mas só para perceber: eles andam a fazer pior do que vocês andaram, em 6 anos do JJ? Quem vos ouve, até parece que são recordistas de presenças nos oitavos.

      Eliminar
  15. Elias (vamos rezar por uns milhões chineses), Markovic, Campbell e Castaignos out. Regresso de Geraldes e maior utilização de Matheus. Chega, sobra e ficamos melhor.

    ResponderEliminar
  16. É incrível como o JJ gosta de inventar soluções tácticas para jogos e que o desafio é simplificar e ser eficaz.
    É incrível como falhamos golos fáceis sistematicamente.
    É incrível como o markovic é sempre um a menos.
    É incrível como a aposta feita neste plantel é um falhanço rotundo (tirando o Dost e um pouco do Campbell, sobra 0).
    É incrível como alguns sportinguistas são tão autocríticos e exigentes com o clube quando as coisas correm mal. Ontem vi a 2 a parte com um que consegue ser mais crítico que o pior lampiao.
    É incrível como o sacana do Murphy nunca falha connosco... antevejo um golo do Carrillo nos descontos a safar o fifica no domingo.
    Enfim, o karma é tramado.
    SL
    Lanterna Verde

    ResponderEliminar
  17. Com Árbitros estrangeiros a conversa é realmente diferente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó burro incompetentes há em qualquer lado do mundo mas corruptos há mais cá,percebes ó Tri-Ladrão ?.

      Eliminar
  18. Mestre, aquilo a que ontem assistimos foi uma vergonha. Uma vergonha!

    Aquilo a que ontem assistimos foi um andar para tras em termos de afirmacao. Ja nao se pode acusar a equipa de falta de experiencia e muito menos o treinador. Nao sei sinceramente onde estava a cabeca de JJ para fazer o que ontem fez.

    Por este andar nao saimos dos potes 3 e 4 da UEFA. A nossa afirmacao tem de ser tanto no plano interno como externo. Nao podemos ganhar campeonatos e fazer 3 pontos na fase de grupos nem pontuando contra uma equipa que havia sofrido 24 golos nos ultimos jogos Europeus.

    Estou extremamente apreensivo. JJ confirma que ao fim destes anos todos nao aprendeu...nao e' em jogos decisivos que se altera a estrutura da equipa.

    Fiquei extremamente

    ResponderEliminar
  19. O ano passado também saímos cedo da Europa, da taça e da taça da liga. De nada nos serviu e ainda vimos o carnide a chegar longe na Champions e a ganhar a taça da liga e o campeonato. Não consigo perceber este tipo de lógica em que perder pode ser bom.

    ResponderEliminar
  20. "No final de janeiro, restar-nos-ão apenas duas competições para jogar: a Liga e a Taça de Portugal."

    Mestre, até final de Dezembro, vamos a Setúbal e recebemos o Varzim.
    A derrota nesses 2 jogos tira-nos das Taças ainda este ano? Se é possível? Basta jogarem os "reforços" e o JJ inventar novamente.

    Na última vez que o Sporting defrontou o SLB após um jogo europeu (tendo menos tempo de descanso), fez uma excelente primeira parte e, depois, perdeu... (como sempre).

    Se o Sporting perder na Luz, espero que os responsáveis pela planificação desta época e plantel assumam as suas responsabilidades, de forma categórica.

    um abraço

    ps: afinal o plantel ainda é maior do que eu julgava - temos 7 defesas-direitos: Pereira, Schelotto, Oliveira, B. César, Gelson e, por fim, Esgaio (só começamos a jogar quando ele entrou).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Explica lá o que queres dizer com a frase "Se o Sporting perder na Luz, espero que os responsáveis pela planificação desta época e plantel assumam as suas responsabilidades, de forma categórica".

      Eliminar
    2. Não tenho de explicar nada. Se são os responsáveis máximos por uma nova temporada marcada pelo fracasso, insucesso, e gasto enorme de dinheiro (que não existe), é para fazer o quê?
      Sem ser em empresas públicas, o quê que acontece a quem é responsável por fracassos?

      Se o Sporting perder na Luz, ter gasto (mal) 20M em contratações e ter um Orçamento de 65M para o Futebol valeu... "bola".
      E alguém tem de assumir essa responsabilidade porque esses encargos, e ZERO retorno, levará a novos "anos zero", a começar já na próxima época.

      Eliminar
    3. Cantinho, livro de cheques não tenho, mas posso contribuir para a vassoura.

      Isso costuma resolver os nossos (do Sporting) problemas todos. Experiência temos e muita, nesse aspecto.

      Eliminar
  21. Ontem perdemos porque o treinador inventou, é está mesmo a palavra. Não há que culpar jogadores. A culpa é única e exclusivamente de JJ. Se ele for inventar para a Luz vimos de lá com a derrota no bolso.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  22. Concordo, não há que esconder que foi um falhanço.
    Depois do jogo é fácil de falar, mas acho que fomos para lá a pensar que já tínhamos assegurado a LE (1º parte). Depois, para não variar, corremos atrás do prejuízo e desta vez correu mal.

    Quanto à desconsideração pela LE, não vejo isso dessa forma, não nesta altura.

    Este ano temos mais do que 11 jogadores, pode-se sempre aproveitar para rodar, seja no campeonato ou na LE 1/2 Jogadores, incluindo os fundamentais, é preciso coragem!. Esta ideia de que não se pode tocar no nosso núcleo duro, não nos permite começar a antecipar as naturais vendas (porque muito provavelmente é isso que vai acontecer, excetuando RP e Adrien, talvez?).
    Queixamo-nos de que calhamos no pote 3, que precisamos de calo para estes grandes jogos.
    Onde é que se pode ir buscar isso de forma relativamente fácil?
    Para além da maior receita com jogos, mais exposição internacional.
    Se na fase final do campeonato a LE estiver a correr bem e o campeonato também, então que nos foquemos no principal objetivo. Dá se outras oportunidades aos jogadores menos utilizados. Apenas nessa altura é que se pode abrandar, não em termos de intensidade de jogo, mas com a rotação de jogadores.

    Andamos sempre a queixar-nos de que cá temos de jogar mais do que os adversários directos. Uma forma de dar uma chapada de luva branca é precisamente ter sucesso na europa. Aliás gostei desta arbitragem, vi cartões saírem para ambas as equipas sem tendências.

    Será que uma vitória na luz muda alguma coisa?

    ResponderEliminar
  23. Esta doeu... Foi uma derrota à Sporting, diversos factores ajudam a explicá-la. Desde a incompetência, até à falta de sorte/finalização (o que pode ser englobado na incompetência), passando pela arbitragem.

    Agora não há nada a fazer, é tentar pegar nisto e ganhar vantagem competitiva na liga. Mais do que nunca a equipa tem que limpar a passarada no domingo. Acredito que vão entrar com o foco total na vitória. Apoio não vai faltar!

    ResponderEliminar
  24. O Sporting ontem perdeu porque foi inofensivo no ataque. Teve 70m para marcar um golo a uma das piores defesas (de sempre?) da competição. Claro que falhar golos de baliza aberta não ajuda, ainda assim, criamos muito pouco perigo para quem jogava o destino na europa naquele jogo.

    Estes resultados fora de portas não são obra de JJ, apesar de ele também não ter grande apetência para eles. Outro trauma da equipa. Falta sempre qualquer coisa. Há sempre aquele detalhe, que connosco, é sempre contra.

    Domingo vai ser diferente, vamos ter pernas e impor um ritmo elevado. Resta ver quem se vem abaixo primeiro, nós ou eles. Quem chegar ao ultimo quarto do jogo em vantagem, vai ganhar.

    JJ demorou 6 anos a elevar o benfica ao que são hoje. Aqui, vai demorar 10.

    ResponderEliminar
  25. O pior mesmo da eliminação de ontem, é que para o ano o grupo da CL vai ser ser igual. Vêm mais dois tubarões, e arriscamo-nos a fazer uma prestação semelhante a esta. Com a nossa sorte é certinho. É imperativo começar a ganhar pontos para o ranking se queremos mudar o rumo da história.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O grupo não será igual ao deste ano se formos campeões, pois vamos para o pote 1.

      Eliminar
  26. Sem querer estar a gozar com a azia alheia, que como sabem não está no meu feitio, deixo uma simples pergunta:
    BdC disse, na sua pré pré pré campanha eleitoral que ainda nem começou, que queria ganhar um título europeu. Logicamente que a LC é um troféu quase inacessível a qualquer equipa portuguesa nos padrões actuais, talvez exceptuando o Benfica, logo será a LE a que ele se refere.
    Pergunto-vos eu, com este treinador?

    ResponderEliminar
  27. Já agora... Você que anda sempre tão preocupado com os jornais e a sua imparcialidade... Como classifica a capa do Record?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando reportar os factos é visto como parcialidade. Ao que chegámos!

      Eliminar
    2. De hoje?

      Fácil, foi preciso o Sporting ser eliminado para darem uma capa ao FC Porto. Tivesse o Simão Sabrosa ido ao Shopping ou o Pizzi encontrado o pai biológico e a capa seria certamente deles.

      Eliminar
    3. Boa, boa é a capa da bola de hoje quinta feira. VERGONHOSO realçarem tão expressivamente a DERROTA do SPORTING em vez de darem realce à passagem do porto.

      PS: Se o árbitro italiano tivesse sido honesto e tivesse marcado o penalti (em dose dupla na mesma jogada) e provavelmente os discursos que aqui se desenvolveram seriam, de certeza, outros.

      SL

      Eliminar
  28. Mais do que as consequencias desportivas e monetarias, o que a eliminacao de ontem nos tras é indicios de uma equipa com atitude derrotista, o que num clube que nao é campeao ha demasiado tempo, se confunde com a ideologia do mesmo e leva ao desanimo dos adeptos.

    Nao se pode falhar nestes jogos. Isto define um clube. Nao há nenhuma atenuante para o humilhante resultado de ontem.

    O grande desafio no Sporting nao é menetario nem de escolhas desportivas, é de mentalidade. Por isso BdC entusiasmou tanto, espero que o consiga concretizar. Domingo é o dia D para o Sporting, e para este projecto. Nao falo da saida do Presidente, mas 60 milhoes para esta falta de atitude, nao indicia grande sucesso.

    ResponderEliminar
  29. http://misterdocafe.blogspot.pt/2016/12/filha-do-director-do-record-equipa-do_7.html

    Este tipo de posts, deveria dar vergonha a qualquer ser humano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A lógica é...
      Filha do diretor de um jornal? Muito grave.
      Filho do líder dos árbitros que até joga no clube? Implicância com um teenager.

      Eliminar
    2. Só esses? O resto não conta...

      Eliminar
    3. Se tu percebesses o conceito de ironia é que me admirava.
      Pensando bem, tu até entendes. Tens é instruções para ganhar iliteracia temporária, não é?
      Vida dura, a de avençado!

      Eliminar
    4. A lógica é...
      Filha do diretor de um jornal? Muito grave.
      Filho do líder dos árbitros que até joga no clube? Implicância com um teenager.

      Eliminar
    5. Com esse post o Mister do Café não estará a praticar pedofilia blogueira?

      Eliminar
  30. Absolutamente vergonhoso o que se passou ontem.

    Mais vergonhoso do que a prestação da equipa é ver comentários de quem se diz Sportinguista a achar a prestação do Sporting na Europa normal e a ficarem contentes porque agora já não nos vamos cansar a meio da semana.

    Para mim é muito simples, ou o Sporting é campeão ou o nosso treinador vai embora. Isto não representa o Sporting Clube de Portugal, o nosso treinador está sempre a rebaixar o clube nos seus discursos e a desvalorizar as competições europeias.

    Agora em janeiro só temos é de despachar o entulho que temos no plantel, jogadore pagos a peso de ouro que não valem nada. Espero não ver o clube a gastar um euro que seja no mercado em janeiro, este treinador só enterra dinheiro.

    Um grande abraço ao Ricardo Esgaio, que já tem muitos anos de Sporting e não merecia ser tratado desta forma.

    ResponderEliminar
  31. Força JJ. Vales todos os € que te pagam. Continua a elevar o nome do SCP por esse Mundo fora

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sejas burro e vai gozar com quem te fez as tro...as.

      Eliminar
  32. Ainda há dias o Mestre fez um post acerca da melhoria de discurso do bdc no Sporting. Ora bem, o que é para o Mestre um bom discurso? Aquele em que já se fala numa suposta final na Liga Europa ainda antes de se jogar contra o Légia?

    Para um jogo super decisivo exige-se mais humildade!!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  33. Para além do resultado do jogo, que foi mau , interessa salientar a muito má qualidade do futebol apresentado pela equipa principal ! O que me leva a fazer a pergunta:
    Para além do Dost, algum dos reforços justifica a sua permanência na equipa ? É que vi ontem um jogador chamado Odjidja do Legia a atropelar o nosso meio campo , reforço deste ano a CUSTO ZERO, e ponho me a pensar, se andamos a brincar às contratações !!!

    ResponderEliminar
  34. Muito bem o Jesus a destruir carreiras de jogadores. Primeiro o esgaio sabe que nem com o João Pereira e o schelotto ausentes tem direito a jogar. E depois nada melhor que pôr ou Paulo Oliveira a jogar fora de posição para ser queimado. Brilhante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de te preocupares com o Jesus e as suas opções no Sporting, talvez devesses olhar para a merda que se vai fazendo na tua casa.
      Parece-me que o comido de cebolada já começou a ser contestado outra vez.
      Será Bilhas?

      Eliminar
    2. O Enzo, o Fábio Coentrão, o Di Maria, o Witsel, o Rodrigo, o Oblak, o Lima, o David Luiz, etc., leram o que escreveste e riram-se com conjunto!

      Eliminar
    3. Infelizmente e por mais que me custe sou forcado a concordar contigo. So falta no domingo, ver o B Cesar 'a baliza para o circo ficar completo.

      Eliminar
  35. Aqui vai mais um comentário, mais uma vez sem insultos...se calhar é isso, a avaliar por alguns comentários de sportinguistas, para me publicarem devo despejar aqui uns quantos impropérios.

    Os prémios da Champions desta época já chegam para pagar à Doyen ou vão continuar a ser "retidos na fonte"?

    "Em oito meses, já paguei o meu contrato de três anos. Apuramento da Champions dá para estar quatro anos à sombra da bananeira"
    in http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2016/04/23/jesus-em-oito-meses-ja-paguei-o-meu-contrato-de-tres-anos

    "À sombra da bananeira" equivale a quê? A uns 90% no foco?

    Última vitória fora do Sporting para a Champions foi em 2008...
    Última vitória do Légia para a Champions tinha sido em Outubro de 1995...
    Agora digam isto sem se rirem: "Tão grande como os maiores da Europa"


    ResponderEliminar
  36. Jesus não tem culpa das perdidas nem do roubo esmagador desde a pré-eliminatória da época passada, os polacos foram inferiores no confronto directo (1-2), aquele penalty escandaloso que nos roubaram teria mudado tudo mas perdeu a maior parte das suas apostas: por mim, Campbell, Paulista, André e A. Ruiz, por várias razões, ficariam até ao fim da época, o resto precisa de uma vassourada: Schelotto, Jefferson, Douglas, Petrovic, Elias, Meli, Markovic e Castaignos custam rios de dinheiro para nada quando há Esgaio, J. Silva, Figueiredo, Palhinha, Geraldes, M. Pereira, Medeiros e Podence para aproveitar, poupar e mostrar. Agora que não há Europa, ficava muito bem ao treinador começar a pôr mão na/mostrar-se em todos os jogos da equipa B: ensinar os putos angolanos e recuperar para o clube jogadores como Riquicho, Wallyson e Spalvis também é trabalho dele...
    Não podemos falhar no derby; e é preciso ganhar em Setúbal e pontuar em Braga...

    ResponderEliminar
  37. O MdC deve ter censurado os comentários do Leão com Verdete.
    Ainda estou à espera da sua opinião sobre as opções do cientista inventor de tácticas mirabolantes.
    Eu lembro-me de uma semelhante, com o David Luiz a defesa esquerdo ou direito nas Antas, também com um resultado espectacular.

    ResponderEliminar
  38. Fico feliz ao ver os Benfiquistas satisfeitos, afirmando que bem nos avisaram sobre JJ, afinal eles só querem o n/bem.

    ResponderEliminar
  39. Vou ser sincero.Se o SCP não for campeão eu se fosse BDC ia buscar o Leonardo Jardim de volta.Ontem não foi só a derrota e eliminação das competições europeias,vi JJ relaxado,alegre e descontraido no final do jogo.Parecia que queria ser eliminado.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ele vinha? :-)
      tenho as minhas duvidas...

      Eliminar
    2. Acho que sim.O Leonardo Jardim saiu a bem do SCP,o Mónaco bateu a cláusula de rescisão dele.Já disse inclusive que não negaria voltar ao SCP e voltar a trabalhar com BDC.E quem paga o ordenado do JJ,paga o ordenado do Leonardo Jardim..

      Vejam a conferência de imprensa de JJ depois do jogo com o Légia e depois digam se não tenho razão..

      Eliminar
  40. E que tal pôr de lado toda esta histeria colectiva?!
    O tempo para balanços é no final da época. Ponto.
    Apenas lá se pode avaliar o desempenho de treinador, jogadores e direcção. Caso o rui vitória tivesse sido chamado á responsabilidade durante aquele início ridículo de temporada, não haveria tri para ninguém.
    É preciso muita calma após as vitórias e mais ainda depois das derrotas.
    Há uma razão pela qual os avençados lampiões andam aqui a poluir o ambiente com comentários ao Jesus. Eles sabem bem que, mais do que a estabilidade, é a instabilidade dos outros que faz ganhar campeonatos.
    Por isso foquem-se em apoiar a equipa agora e exijam explicações no final da época tendo em conta o que será ou não alcançado.

    P.S: Estou obviamente transtornado com a ridícula exibição da equipa perante o Légia, mas de que me vale estar aqui a crucificar publicamente algúem? Vai mudar o resultado? Insultar o JJ vai pôr a equipa no caminho correcto? Despedi-lo vai melhorar as coisas?
    Um filósofo estoico disse outrora que "O Homem não é afectado pelos eventos, mas pela visão que ele tem deles".
    Continuem a ver o fim do mundo e a descrença depois do que aconteceu quarta-feira. Tenho a certeza que nos fará muito bem... os rivais agradecem certamente (especialmente aqueles que andavam com o rabinho entre as pernas depois das exibições frente ao marítimo e Nápoles)

    ResponderEliminar
  41. Duas coisas muito positivas no meio destes comentários todos (tirando os trolls do costume):

    - Pouca gente a queixar-se da arbritagem. Tenham ou não razão, a culpa não pode ser sempre dos outros.
    - Pouca gente a falar do falhanço de baliza aberta. O "azar" acontece, mas a "sorte" faz-se.

    A margem do Jesus era muito apertada. O grupo era complicado e a margem para ficar em terceiro jogavasse em praticamente apenas 180 minutos: os 2 jogos com o Legia. Ganharam um, perderam o outro... e foram entalados porque o Legia conseguiu um verdadeiro "pequeno milagre" empatando 3-3 com o Madrid em Novembro.

    O SCP em 4 oportunidades não tirou pontos aos 2 claros favoritos. Não é vergonha nenhuma. Repito, o grupo era muito dificil. Parece muito pior o resultado porque alguns génios do mundo do futebol, profissionais duma Estrutura, mostraram bazófia em excesso ao longo do grupo todo. E isso... é que faz a queda parecer muito maior agora.

    O SCP termina a época europeia abaixo do Braga no ranking. Tem 50 e tal clubes à frente no ranking. Há muito trabalho a fazer. Muito.

    Preocupa mais olhar para uma equipa que nos ultimos meses bateu recordes de entrada de guito com apenas DUAS vendas... e não se percebe onde melhorou. Não se percebe onde se pegou no guito do João Mário e do Slimani e se investiu para MELHORAR a equipa em campo. Que me desculpem os fans do João Mário e do Slimani mas o SCP não vendeu ninguem insubstituvel, e vendeu-os com guito pra ir buscar quem os substituisse. Se calhar não a 100%, mas a 80% ou algo assim.

    ResponderEliminar