sábado, 3 de dezembro de 2016

Disciplina sui generis

O Pawn_pt fez um quadro bastante interessante com as estatísticas de disciplina de cada um dos árbitros até à jornada passada (inclui todos os jogos da 1ª à 11ª jornada, inclusive, exceto o Braga - Feirense). Acima da linha horizontal mais carregada estão os árbitros internacionais, e abaixo estão os árbitros não internacionais.

O quadro está dividido em duas partes. Do lado esquerdo, podemos ver os dados globais de cada um dos árbitros: o número de jogos que arbitraram, a média de faltas por jogo, a média de amarelos exibidos por jogo, a média de faltas necessárias para mostrar um amarelo, como cada árbitro se situa em relação à média (mais ou menos disciplinador), e a consistência revelada entre jogos. Árbitros com células a vermelho são os mais disciplinadores, e os que têm células a verde são os mais permissivos.

Na metade direita estão os dados relativos a cada jogo arbitrado, com a indicação do número de faltas cometidas por cada amarelo, para a equipa e o seu adversário. As células a vermelho indicam os jogos em que os árbitros foram mais significativamente mais disciplinadores para a equipa no topo do quadro em relação ao adversário. As células a verde indicam os jogos em que os árbitros foram significativamente menos disciplinadores para a equipa no topo do quadro em relação ao adversário. A laranja estão os jogos em que pelo menos uma das equipas não viu nenhum cartão. As células a branco significam que houve algum equilíbrio na cadência de exibição de cartões entre as duas equipas.


Olhando para os jogos do Sporting, deteta-se de imediato uma mancha vermelha. 7 dos 10 árbitros foram significativamente mais disciplinadores com o Sporting do que com a equipa adversária. Nenhum outro clube tem um registo tão penalizador.

O padrão é claro. É mais fácil o cartão sair quando são os jogadores do Sporting a fazer as faltas. Isso foi perfeitamente evidente, como todos nos lembramos, no jogo do Bessa.