quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

É fazer as contas

Novo texto do 3295C.



Sinceramente, pensei em chamar-lhe derby da vergonha, mas isso seria injusto para todos os intervenientes no jogo. Uns por não terem de a sentir, a não ser alheia, outros por nem sequer a terem.

É preciso não esquecer que à entrada da 13.ª jornada, o Sporting estava a uma vitória da liderança da Liga. Jogar na Luz era só o toque final, refinado, de uma reviravolta de um atraso que esteve em sete pontos para uma vantagem de um ponto. Com uma vitória na casa do eterno rival. Que não aconteceu por vários motivos, nenhum deles relacionado com o facto do Sporting ter jogado pior que o adversário. Chegou até a ser melhor e na segunda parte houve mesmo um período de domínio absoluto dos leões.

Atente-se no que escreve o Record na 1.ª página. Leram bem, o Record (esqueçam a parte das águias mortíferas):


E agora veja-se o que escreveu A Bola também na sua 1.ª página:


A SIC Notícias, por exemplo, arrancou com o seu jornal da meia-noite, depois do jogo, afirmando que a liderança dos encarnados tinha saído reforçada do derby. Isso mesmo. Nada de polémicas. Tudo normal. O Sporting acabava de perder na Luz, com dois penalties não assinalados, sendo que um deles deu origem ao primeiro golo do jogo, e a notícia é o reforço da liderança do vencedor.

Está, portanto, banalizado o facto de se perder um jogo com dois penalties por marcar. Tudo normal e tranquilo. Depois não querem que se cante pelo campeonato da vergonha e da mentira.

É fazer as contas e percebe-se facilmente por que, neste momento, à 14.ª jornada, não é o Sporting o líder do campeonato.