segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Era uma vez um campeonato

Apesar de ainda não termos chegado ao fim do mês de dezembro, ou seja, numa altura em que estamos a chegar a meio da época, o Sporting já comprometeu dois dos seus objetivos: as competições europeias e, agora, o campeonato. É importante discutir aquilo que nos conduziu a um estado que a maior parte, há três meses, julgaria impensável, mas, para já, fico-me pela minha análise ao jogo de ontem com o Braga.


Infelizmente, nada do que aconteceu na noite de domingo foi propriamente novidade. Os sinais da quebra de rendimento eram evidentes, e atingiram, contra o Braga, o seu ponto de expressão máxima (ou mínima, se preferirem): uma equipa a que falta dinâmica e sentido prático, mas que nem por isso deixa de jogar no limite do risco, sujeitando-se a dissabores destes.





Muito público em Alvalade - apesar da derrota na semana passada, do muito frio e de ser um horário pouco simpático, as bancadas estiveram (mais uma vez) bem compostas. Foi o único facto positivo numa noite tenebrosa.



Equívocos atrás de equívocos - quando se coloca em campo jogadores fora de forma, acompanhados de jogadores fora da sua posição preferencial, e insistindo-se num jogo mastigado sem que haja capacidade de explosão e rasgos criativos que criem desequilíbrios na linha defensiva, estamos a dar todas as condições a um adversário minimamente competente para nos fazer a vida negra. O que se passou na primeira parte foi sintomático: apesar de ter tido quase 70% da posse de bola na primeira parte, o Sporting praticamente não causou situações de perigo, e acabou por ter sorte pelo facto de o Braga não ter conseguido aproveitar várias situações contra-ataque. Mais uma vez, destaca-se pela negativa a péssima definição no último terço (preferimos rodar a bola para trás quando se está em boa posição para cruzar, incompetência total no aproveitamento de situações de contra-ataque, e uma incapacidade angustiante nos cruzamentos) e aquela sensação de falta de urgência em resolver o jogo o mais rapidamente possível. Na segunda parte, a equipa pareceu tentar colocar outro ritmo na partida, mas manteve todos os outros defeitos.

A arbitragem de Hugo Miguel - mais uma vez, o Sporting é prejudicado de forma gritante pela arbitragem. É verdade que Hugo Miguel não assinalou uma falta de Coates sobre Wilson logo no princípio (o que daria amarelo, pois Rúben Semedo estava também a disputar o lance), mas teve dois erros escandalosos que prejudicaram o Sporting: perdoou uma expulsão a Marcelo Goiano numa entrada assassina sobre Gelson (aos 40'), e não assinalou um penálti mais que evidente por agarrão sobre André aos 90'. Houve outros dois lances duvidosos na área do Braga: uma falta sobre Bryan Ruiz, em que parece que há toque faltoso, e uma bola no braço de um defensor bracarense que, para mim, não é falta para penálti. Tudo somado, há claro prejuízo para o Sporting. E já vamos em quatro jogos consecutivos com o Sporting a ser prejudicado: dois golos mal anulados e cinco penáltis por assinalar. Não desculpa a falta de futebol da equipa, mas outros há que, jogando igualmente pouco, lá vão ganhando - bastando, para tal, não serem prejudicados pelos senhores do apito. Não admira que façam campanha contra o vídeo-árbitro. Bastava terem apanhado os dois erros claros, e provavelmente o Sporting teria ganho o jogo.



O campeonato passou a ser pouco mais do que uma miragem. Uma enorme desilusão, considerando as expetativas que existiam para esta equipa no final de agosto.

88 comentários :

  1. Então Mestre, nem o Hugo 'Macron' Miguel, serve ?

    A ser assim só restava que os vossos jogos fossem arbitrados pelo Octávio Machado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vocês lampiões e afins é que punham em causa a possível (im)parcialidade dele.
      Viu-se.

      Eliminar
    2. Está a ver o que eu quero dizer quando afirmo que a moderação de comentários acabou por não servir de nada?
      Mestre, agora pergunto-lhe, sem malícia de espécie alguma: de certeza que lê todos os comentários antes de os aprovar/rejeitar? É que, muito sinceramente, não percebo o que comentários como este (e tantos outros) têm a ver com "discussão saudável". Picardias é uma coisa, provocações baratas é outra.
      Tenho dito.

      Eliminar
    3. Ricardo... o mestre é sabe, mas por exemplo, na minha óptica, em visita do lamaçal nojento que é o futebol português agora mais do que nunca, quem viesse ao meu blogue debitar impropérios insultuosos mereceria uma segunda chance... quem viesse citar ou papagear e de alguma forma corroborar acentuar e destacar como verdades, afirmações de JORNALIXEIRADA (ou seus acólitos paineleiros e outros) mais que parcial, nojenta, indigna e corrupta, seria banido de vez.

      Não só o nível e a clareza da discussão subia estratosfericamente, como o autor de tantos soberbos artigos a expor essa corrupção atroz, não pareceria um idiota.

      Eliminar
    4. JT906... eles são capazes de matar e depois dizer que foi a própria avó, se isso convier aos interesses...

      É perfido só de pensar nisso, mas pior ainda é a corja de mentecaptos que acredita nisso e papagueia as orações.

      Esse é um dos tais... se esse imbecil insultar alguém acho que merece uma segunda chance... se referir para corroborar ou afirmar verdadeiro, artigo, coluna ou opinião de qualquer jornalixeirada nojenta parcial e corrupta, e ou acólitos da paineleiragem comentadeira acéfala, acho que devia de ser banido para sempre (opiniões, mas.ponto)

      Eliminar
  2. OS ADEPTOS NAO MERECEM O QUE LHES ESTA A ACONTECER.
    Jj ja nao acrescenta nada no futebol do Sporting.
    Sofremos golos em todos os jogos, é sofrivel ver o spowa tentar criar oportunidades.
    Época de maior investimento e arrisca.se aser das piores da história.
    Janeiro os mercenarios teem q ir embora eregressar os miudos.
    Se jj e este plantel semantiverem arrisco.me a dizer que BC tmb ele sera destituído, mau de mais para ser verdade.
    Exige.se tudo aos adeptos e o rei da tactica leva banhos tácticos de pedro martins,abel,entre outros e nao passa nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando as expectativas são altas as desilusões são sempre grandes.

      Mas haja bom senso, temos de por as coisas em contexto. Isto é o futebol português, bem medíocre comparado com a Europa, um campeonato corrupto, sujo, parcial, de compadrios, conluios e negociatas escuras... um campeonato onde muito raramente as melhores equipas a jogar futebol o ganhan, se não forem as pré-destinadas pelo sistema.

      Se isto fôr claro e evidente para si, caro Bruno, então perceberá quando digo que o Sporting apsar da GRITANTE FALTA DE CONFIANÇA, apsar de estar pior que o ano passado, ainda é a melhor equipa a praticar futebol em Portugal.

      Isto está tão descaradamente sujo e batoteiro, que nem com Ronaldo e Messi ia lá... ou se calhar só com Ronaldo e Messi é que ia lá!

      Não agodizemos o grande problema da confiança... melhorias do plantel serão feitas com certeza, como são sempre tentadas ser feitas... mas com bom senso.

      Eliminar
  3. Não tenho a certeza que esta situação seja assim tão inesperada. A pré-época foi miserável e desde as declarações inacreditáveis do JJ após Madrid, claramente se perdeu uma equipa. Contratações nojentas e caríssimas é gozar com quem defendia esta administração pelo GRANDE trabalho de recuperação do clube. O titulo está perdido e só concebo uma limpeza de balneário em Janeiro.

    ResponderEliminar
  4. Em relação à arbitragem, parece-me obvio que o senhor Hugo Miguel veio com a missão de dar o golpe final no Sporting, e conseguiu, porque o nosso futebol permiti-o.

    Vamos tentar responder às seguintes questões:

    1. Quem foi o grande responsável pela politica de contratações desta época?

    Até à época passada, o Bruno de Carvalho assumiu esta responsabilidade, e olhando aquilo que eram os nossos orçamentos, foi sendo bem conseguida.

    Esta época demos carta branca ao JJ.

    2. Dos jogadores contratados, quais conseguiram trazer mais-valia à equipa?

    Eu só vejo o Bas Dost.

    Este dossier tem de voltar para as mãos do Presidente.

    3. Será uma boa politica contratarmos jogadores por 1 época?

    Que compromisso vimos por parte de Markovic e Joel Campbell?

    Na minha opinião, este é um erro que não podemos voltar a repetir.

    4. Uma equipa que se moldou para Bas Dost

    Este para mim é o fator principal da nossa má época.

    Não tenho nada a dizer em relação à atitude do Bas Dost em campo, e não duvido que irá chegar ao final da época com cerca de 20/30 golos marcados, mas a sua forma de jogar condicionou todo o futebol da equipa e tornou o nosso futebol muito previsível.

    Neste momento os jogadores do Sporting vêm os cruzamos para o Bas Dost como a única forma de chegar ao golo. Uma equipa não poderá ser somente futebol lateralizado, e é isso que nos somos.

    O Bas Dost funciona durante todos os jogos como uma parede que alguns jogadores utilizam para trocar a bola e lá na frente como um pinheiro onde todos tentam acertar.

    Um jogador como o Bas Dost no futebol português tem de ser a 2ª opção, quando nada nos resta, além do futebol direto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cruzamentos ?,que cruzamentos,a bola nem lá chega.Os laterais nem um centro conseguem fazer.

      Eliminar
    2. Caro Tiago,

      Os único jogador de jeito, miito bom, contratado pelo Bruno de Carvalho foi o Slimani, de entre as dezenas que contratou ao longo destes anos. O ano ano passado com JJ contratou dois jogadores razoáveis, Coates e Bryan Ruiz, este ano só se aproveita Bas Dost e e .. quando lhe apetece.
      Esta é a realiadade nua e crua.

      Naldo sla não si quantos Naby Sarr, ryan Glaud, bruno Paulista, alan Ruiz (8 milhões) petrovic, Scheloto; Marvin, Teo Gutierez, Barcos, Montero, e mais outros tantos que já nem me recordo.

      O normal, num grande clube como Real, Barcelona, Bayern, Liverpool, City, United, Porto, Benfica... é as contratações falhadas acontecem, mas são uma minoria comparadas com as que são bem sucedidas.

      No sporting é o inverso, uma contratação bem sucedida, é uma exceção.

      Eliminar
    3. David Carlos Gomes da Costa,
      Bem sei que o teu comentário não é para ser levado a sério porque dizes que as contratações falhas no benfica e no porto são uma excepção. Mas o que me fez realmente rir foi teres colocado benfica e porto num patamar de clube grande junto com Real, Barcelona, Bayern, etc.
      Tiveste muita piada, fartei-me de rir.

      Eliminar
    4. Caro Or

      Não é por acaso que estão ambos nos oitavos de final da Liga dos Campeões, juntamente com 4 clubes de Espanha, 3 da Alemanha, 3 de Inglaterra, 2 de Itália e 2 de França, representando e intrometendo Portugal nas "big five European Leagues".

      Assim, como estão, ambos, nos 10 melhores clubes da história da UEFA e da História das Taça / Liga dos Campeões Europeus.

      São factos reais. Não são divagações, sonhos, interpretações, etc e tal...

      Eliminar
    5. É só sucessos...diz lá ó David quantas taças internacionais o Corruptos e Vouchers venceu nos últimos 60 anos ?,espera eu ajudo-te,BOLAS.

      Eliminar
    6. Oh! David CG Costa... pores benfica e porto na mesma frase que real barcelona, united... mostra que deves estar a gozar com isto, o que não me parece, ou então és cego, e desde já felecito-te pelas excelentes traduções que deves ter de e para o Braille.

      Até poderia ser, mas o futebol português é demasiado medíocre para começar qualquer comparação. E é-o porque é altamente corrupto parcial e tendencioso.

      Quem domina o aparelho do futebol, pior se tiver sucessos desportivos relevantes, não quer absolutamente qualquer tipo de competição a sério de ninguém, o que quer é hegemonia e subjugação de todos os outros.

      E uma CS desportiva essa então má demais para ser verdade, do nivel dum Bangladesh ou mais baixo, não ajuda nada e agrava problemas tendências e abusos

      Mas é lógico que com isto tudo o nível competitivo de TODOS sofra desmesuradamente.

      Eliminar
  5. Dá mesmo a sensação que voltamos ao passado.
    A mesma impotência em combater os poderes instalados que não hesitam em fazer a balança pender para o outro lado, sempre que o clube dá sinais de debilidade.
    Mas também a péssima planificação desportiva deste ano, dá mesmo a sensação que estamos a mandar muito dinheiro fora sem qualquer tipo de critério. E que BdC perdeu pela primeira vez a coerência no seu mandato. A nossa politica de contratações foi absolutamente calamitosa. Alguém sabe o que aconteceu com Bruno Paulista? Quanto custou mesmo? Quanto ganham Elias ou Douglas para serem apenas figuras secundárias neste planel? Alan Ruiz, porquê todo aquele dinheiro? Com base apenas em 15 bons jogos na Liga Argentina?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Bruno Paulista não é o que apareceu cá via um clube angolano qualquer?

      Oh amigo, isso não é para jogar, é para acertar contas com alguém.

      Quanto ao resto, se há marca que o Jorge Jesus deixou no Benfica e transporá para qualquer clube que vá, é o comboio de flops sul-americanos. Não vale a pena, para cada Enzo um Luis Felipe, para cada Matic um César, para cada David Luiz um Funes Mori, para cada Di Maria um Kardec, para cada Slimani um Alan Ruiz, para cada João Mário um André Balada e se algum dia for para o Porto vira o disco e toca o mesmo. Financeiramente, parece-me que acaba por compensar. Sendo que no Sporting ode haver o custo de oportunidade de um Podence ou Iuri Medeiros que tem que sentar para jogar a vedeta do At. Paranaense.

      Eliminar
    2. Não sejas míope oh João... é assim em toda a parte do mundo, então nos colossos europeus não fazes ideia da quantidade de jogadores que entram todos os anos, autênticos craques que metem os teus nomes debaixo do chinelo, mas depois raramente calçam dão em flops e são despachados ao fim de 2 ou 3 anos... em Inglaterra então sim, chega a ser absurdo que nem fazes ideia

      POR FALAR NISSO, O PROBLEMA É QUE REALMENTE TU NÃO FAZES IDEIA MESMO

      ... estás só a recitar das orações Anti-Jasus do altar encornado... eh pá tenta ser mais criativo, liberta-te disso, está a ficar com foros de doença psicotica

      Ou se calhar é consequência mesmo.. é que um tipo para ser do Merdica só se for ali baba, burro e credulo que nem uma porta e ou apanhadinho da cornadura mesmo.. mitos, mistificações, mentiras, muito roubo, indoctrinação, propaganda atroz e muitas manias mais permente das quais a da grandeza...

      DESPORTO ?? ZERINHO ABSOLUTO !!

      ... tudo na tentativa frenética de fazer uns tipos ricos que foram pa direcção do clube, que sempre foram sócios de vários para ver qual pega, completamente podres de ricos

      Mas claro, a culpa é do Jasus é que tem lógica.

      Eliminar
  6. Boas,
    Desde já quero congratular-vos pelo vosso excelente projecto na informação sobre a actualidade do Sporting, com resultados bem visíveis na informação dos adeptos leoninos, em todas as áreas relacionadas com o Sporting.
    Gostaria de partilhar convosco o meu projecto, mais virado para a análise do jogo que o vosso, não só sobre o Sporting, sobre o qual recai a maioria dos meus posts devido à minha preferência clubística, mas também ao nível do futebol português e mundial.
    Poderiam partilhar o link na vossa blogroll?
    https://omeiocampo.wordpress.com/

    Desde já obrigado pela vossa atenção e votos para a continuação do bom trabalho até aqui desenvolvido
    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Mestre, acho que está na altura de alguém assumir este "fracasso" da equipa. Os milhões investidos na equipa, à excepção de dois ou três jogadores, simplesmente não estão a corresponder às expectativas. Não temos opções, não temos banco!
    Esta semana, contra o Vitoria passámos por acaso, ontem não tivémos essa sorte. O nosso meio campo está completamente morto. Não parece haver comunicação entre a equipa.. e o que me preocupa é que jã estamos quase a meio do campeonato..
    de qualquer das maneiras, enquanto for matematicamente possível eu acredito. SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Matemáticamente é possível mas só em campeonatos limpos,agora num campeonato corrupto em que a equipa que vai à frente, quando está a jogar mal, é levada para cima pela arbitragem, e enquanto os seus adversários nas mesmas circunstâncias são levados para baixo,o campeonato é uma miragem.

      Eliminar
  8. Mestre, o público ontem já foi substancialmente inferior aos últimos jogos. Penso que estiveram "apenas" cerca de 35.000 e muitos deles sairam do estádio ao minuto 80. Depois no apito final o enorme coro de assobios, os lenços brancos, as palavras de ordem e a equipa que recolheu depressa aos balneários (onde esteve a empatia habitual com o público?)
    Quanto aos erros, a equipa é sempre a mesma, taticamente duvidosa, sem finalizadores (o Bas Dost ainda não está no ponto e poderá nunca vir a estar como o Juskoviak), está completamente estoirada fisica e psicologicamente, pouco confiante, não temos banco, os reforços não reforçaram nada e tudo isto com 63M de euros de lucro trimestral.
    Antes de nos atirarmos aos árbitros com legitimidade, primeiro temos que resolver o enorme problema em campo que temos.
    E mais: se olharmos para as principais modalidades, nas últimas semanas temos assistido a um "desacelerar" nos bons resultados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estiveram 42 mil nas bancadas . Continuou na média dos 40 mil

      Eliminar
  9. Acho que é fim da linha do JJ... Deram demasiada liberdade ao JJ com o plantel e... deu merda. Muito dinheiro gasto em tiros no escuro e o futebol apesar de ser razoavelmente atraente não chega.
    Por mim fica até ao final da época, mas chega!
    O SCP deu um passo maior que a perna e caiu...

    Estou muito desiludido não só com JJ como por BdC ter dado carta branca com as contratações.

    Paulista + Markovic + Alan Ruiz + Petrovic = Muitos milhões para o lixo.

    ResponderEliminar
  10. Mestre, nos últimos 3 jogos, o carnide perdeu o único jogo em que não foi ajudado...

    Nos últimos 3 jogos, o Sporting só conseguiu ter futebol para ganhar um dos 3 jogos em que foi gamadíssimo...

    O resultado final de todas estas encomendas...? O Sporting está em 4º, 8 pontos de um "líder" que, afinal, deveria estar em 3º, a (pelo menos) 2 pontos do verdadeiro líder... o Sporting!

    Só ao carnide é permitido ter gajos coxos, lesionados, castigados ou fora de forma... isto já atingiu os limites... o carnide é tão ou mais corrupto que o Porto dos anos 80 e 90... ontem, o insuspeito Rudolfo Reis disse tudo o que há para dizer... com TODAS AS LETRAS!!! E o lã-pianito alves só teve que enfiar a viola no saco e o rabinho entre as pernas... vamos ver no que isto vai dar... e onde vai acabar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viera é mais astuto e mais profissional, na arte de corrupção, que Pinto da Costa alguma vez foi.

      Eliminar
    2. Aqui o Aldo é como o bdc: o Benfica perde pontos e vem dizer que as arbitragens estão boas. heheh

      Cumprimentos

      Eliminar
    3. O benfica foi ajudado contra o Estoril.. Onde é que isto já vai...

      Eliminar
    4. Fullrise, o vieira é "astuto" em praticamente tudo (e não só na "arte de corrupção") simplesmente porque... não faz... manda fazer!

      JF, eu tentei ser o mais claro possível... pelo menos tenho essa ideia... mas acho que essa confusão(zinha) que praí vai me diz que devia ter sido (ainda) mais claro... eu peço desculpa por isso!

      Quanto ao adepto que "tem-nome-de-porco-anão", eu sei que, em Portugal, existem as regras de futebol exclusivas para o carnide e seus adeptos... mas depois existem as regras de futebol pelas quais quase todos os outros agentes do futebol, incluindo adeptos, se regem... como não sou lãp, prefiro optar pelas segundas, pode ser?

      Eliminar
    5. O carnide não foi ajudado contra o estoril. O engraçado (ou não) é que o lance que deu a vitória ao carnide foi uma grande penalidade. Engraçado como no jogo anterior não se levou a cabo a mesma conduta.

      Eliminar
    6. Todos sabemos que temos um conjunto de regras de futebol aplicadas pelos árbitros ao Benfica e depois temos outro conjunto de regras aplicadas aos restantes clubes.

      Coitado do rapaz do Estoril tinha de jogar com os braços cortados.Pela mesma regra tínhamos dois ou três penalties contra o Braga.A diferença é que para uns basta os jogadores levantarem o braço e o árbitro obedeçe para outros tem é de estar caladinhos senão ainda são amarelados.

      Eliminar
    7. Não se levou a cabo a mesma conduta porque os lances são completamente diferentes. heheh

      Eliminar
  11. também é muito da casa achar que a 20 jogos do fim, está tudo terminado.

    Como disse o JJ, a conjuntura não é a estrutura.
    O mestre acha que é um problema estrutural, eu acho que é conjuntural.

    Há muito pra jogar e é perfeitamente possível chegar lá.

    ResponderEliminar
  12. Eu nem era para comentar, deliciando-me só com os comentários que para aí virão.
    No entanto não posso deixar passar em claro a injusta calimerice aguda em supor que este jogo foi perdido por causa do árbitro.
    Os assobios, os inúmeros lenços brancos e o muito decibelado "vocês são uma vergonha" suponho que não seriam para a equipa de arbitragem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me cabe a mim defender a causa alheia mas esse raciocínio é imbecil. O Lopetegui era campeão na 1a época cá, a passear de cabelo pintado nas últimas 4 ou 5 jornadas, não fosse a época mais escandalosa de arbitragem na história do futebol português. Não faz dele bom treinador. Vocês pediram a demissão do Jesus depois de um campeonato que juram ter perdido por causa do golo em fora-de-jogo do Maicon (e não dos precedentes penaltis do Cardozo volleyball e do Luisão sobre o Álvaro Pereira), em que é que ficamos?

      Uma coisa não invalida a outra. Prova são os vossos campeonatos ganhos (já a contar com este) com o prof. de ginástica no banco. Até podia estar lá o macaco da reciclagem, com estas arbitragens qualquer um é campeão, não faz deles o próximo Mourinho. E o inverso também é verdade.

      Eliminar
    2. A imbecilidade passa por supor que o Flopetegui conseguiria ser campeão!
      "Lotepegui era campeão na 1ª época.." melhor anedota do dia. Eheheh

      Eliminar
    3. Não disse "campeão", disse "campeão a passear", que é diferente. O Lopetegui tinha sido campeão a passear, não fosse o Carnide beneficiado jogo sim, jogo também durante todo o campeonato. Hoje por acaso lembrei-me do Estoril-Benfica desse ano, só dois penaltys por marcar, o Enzo por expulsar 2x, falta no 1º golo e um vermelho inventado contra o Estoril. O mesmo Asco Santos que esteve hoje no Dragão.

      Não sei porque se sentem tão apertados que queiram recorrer ao nível dessa época conspurcada para tentarem sentenciar o campeonato cedo. Mas sem dúvida que o Asco hoje fez lembrar esse circo de golos mal anulados aos adversários, meio campeonato contra 10, penaltys inventados e golos em fora-de-jogo que foi a época 14/15

      Eliminar
  13. Off topic: o timing para anunciar a candidatura do homem genérico é deveras provocante. Os abutres é que esperam que a presa esteja morta e bem morta para se começarem a alimentar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. off topic: vai-te actualizar. não há candidatura nenhuma.

      Eliminar
  14. O ano passado uma equipa chegou a estar a 8 pontos e foi campeã. Bem sei que essa jogava normalmente com 14... Enquanto for matematicamente possível, não atiro a toalha ao chão.

    ResponderEliminar
  15. O campeonato já estava perdido muito antes de começar.

    E não é desculpas tipo "cliché" acerca da arbitragem, que todavia continua a ser peça fundamental na grande máquina de corrupção.

    Nisso da arbitragem se enquadra o jogo de ontem, é verdade que o Sporting não jogou bem, até mal se quisermos argumentar, mas o Braga mereceu ganhar tanto como o Merdefica, e não é só casos de mãozinhas, que em carnide houve mais, é casos de arbitragem "engenhosas" e ontem foi por mais evidente. Já em carnide estava dado o mote com 16 faltas contra o Sporting e 6 a favor só na 1a parte!... ontem foi ainda pior, qualquer lance minimamente disputado era falta contra o Sporting!...

    Mas não é só disto que se faz uma máquina de corrupção e favores... lembro-me bem que houve épocas que a sul do Mondego só havia o Sporting e o carnide na I liga... pois vai ainda ser muito pior, não vale a pena inventar nada, já foi tudo inventado por anos de prática com testes e resultados comprovados... vai haver tempos em que o Musgueira, o Belas e o Buraca vão estar na I liga... melhores satélites para passeios e lutar até à morte contra os adversários do *senhor* não me lembro...

    É assim que se faz e já foi feito... não é só arbitragens... corrupção monumental, compadrio criminoso, propaganda nojenta, favores, luvas e negociatas... tudo bem oleado pelos muitos milhões fáceis das Lavandarias Mendes TM e afins...

    O Sporting é um alvo a abater não é só de agora, mais a mais com um presidente declarado inimigo da Igreja da Lavagem de Dinheiro - > NÃO DEVIAM DE SER TODAS AS PESSOAS DECENTES!??... e mais a mais quando o Sporting se afirma como a maior potência desportiva nacional e uma das maiores da Europa e do Mundo com rivais só nos colossos de Espanha e Inglaterra... o pessoal só vê o futebol, não digo que não é importante, mas muito poucos rivalizam com o Sporting a pôr mais gente a praticar desporto por esse mundo fora -> EFECTIVO NA REALIDADE! (por exemplo Sporting de Londres, Sporting de Paris que já foi campeão de França de futsal se não estou em erro ) não se trata de abrir um tasco espeluncado numa cidade qualquer do Mundo chamar-lhe casa ou clube Merdeficado, atrair meia dúzia de bêbados (os dessa estirpe são bons e podem fazer uma casa) e depois dizer que metade dos habitantes dessa cidade são da minha cor!

    Em Portugal o futebol vai ter o que merece a nível de qualidade, a continuar assim se dentro de 5 anos o campeão for directamente à Champions vai ser uma sorte - > abaixo do 7o lugar que já é bom para as lubrificações tipo Porco ou Merdefica... pois os melhores produtos (deve-se chamar assim pois tem pouco de desporto) do futebol nacional são bons para ser Campeões da Europa... talvez mais quem sabe... mas não são bons para ser campeões nacionais...

    ResponderEliminar
  16. Mestre, o campeonato ficou perdido na semana passada. Começou a ser perdido com apagões próprios para quem não quer mais do que o lugar onde está (3 golos em meia hora em Vila do Conde, 3 golos em 20m em Guimarães, Tondela), porque para campeão foram os 3 primeiros jogos.

    Ontem, foi o culminar do que já se esperava. Os cérebros de rastos. William, Adrien, Gelson... e Jesus. Sem força, sem ideias, sem cabeça e mais alarmante, sem aparente motivação.

    Os 15 "dias loucos" de dezembro, JJ quis apostar no mesmo 11. Na Polónia, Na luz, Setubal, Braga e provavelmente no Restelo. Até ver 25% de rendimento. 3 derrotas nos ultimos 4 jogos.
    É um dejá vu que nos faz recuar aos tempo dos Vercauteren, P.sergio, até Couceiro ou Jesualdo. Algo que certamente se tornaria impensável considerando quem está sentado no banco é, sem dúvida, o melhor treinador português. Não pelo que ganha, mas pelo que sabe.

    ResponderEliminar
  17. Os posts até começam bem. Analisa a equipa, a disposição táctica, a falta de rotina dos "novatos"... vá, salta sempre a parte do "em Agosto era só bazófia que o SCP fazia as compras a tempo e horas e afinal quem vai safando isto são os que já cá estavam."

    E infelizmente salta sempre também a parte do mérito da equipa adversária. Quem vê o choro parece que jogaram com o Praiense. E não com uma equipa com valor.

    E no fim... descamba sempre no mesmo. O SCP não perde 1 jogo de futebol há anos. Décadas, talvez. É sempre, sempre, sempre roubado. De forma gritante. Nem é de modo subtil. É sempre uma roubalheira de fazer corar o Alves dos Reis. E terminamos sempre no mesmo:

    "Bastava terem apanhado os dois erros claros, e provavelmente o Sporting teria ganho o jogo."

    É preciso acabar com isso. O "colinho" de ter sempre a desculpa do "fomos roubados" esconde muita coisa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ""esconde muita coisa""

      O quê por exemplo ??

      Rebebeu pardais ao ninho... vamos falar de dados OBJECTIVOS->se não pode-se dizer absolutamente tudo, incluindo disparates absurdos... : percentagem de posse de bola, ataques e remates à baliza... é que um jogo não é um resumo em que só se vêem os lances de golo... aqui no objectivo do golo, é certo, o Sporting perdeu e empatou vezes de mais para o gosto de todos (algumas vezes com golos absolutamente cagados dos adversários), mas no resto dos DADOS OBJECTIVOS ganhou em todos os jogos, salvo o Dortmund em Alvalade(que também fez um anti-jogo tipo Aroucas desta vida para isso não acontecer).

      Se estou errado ilucida OBJECTIVAMENTE então..

      Eliminar
    2. Erro... com o Madrid em Alvalade também teve menos posse de bola... mas com o desnorte após a expulsão não é de admirar.

      Eliminar
  18. A vosso favor tudo o que mexe é penalti, tudo o que mexe é vermelho. A favor dos outros bateu sempre no ombro e não no braço, há sempre mais alguém para disputar o lance e nunca é vermelho.
    À parte disso é cedo para mandar a toalha ao chão.
    Chorem os outros cegos que andavam a festejar o facto do palhinha e do podence ficarem no plantel e dos Jesus apostar na prata da casa. Era só a inveja dos benfiquistas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso é que o Mestre na análise do jogo referiu a falta e o amarelo que o Coates devia ter levado. Aprende a ler e a ver jogos.

      Eliminar
    2. Exacto, tu podes aprender a ler comentários.. Eu disse que o MdC disse que era amarelo. Mas se fosse ao contrário era vermelho porque ia isolado. Vocês são do mais faccioso que pode existir na terra. Há quantos anos não perdem um jogo que não seja pelos árbitros?

      Eliminar
  19. Por outro lado há alguns (creio que o Diogo Marques se não me falha a memória) que sempre viram algo errado na formação do plantel e criticaram contratações sem sentido.
    Um aplauso para eles, não é fácil ter um olhar atento no meio de tantos yes man

    ResponderEliminar
  20. E o vídeo-arbritro por si só também não vai resolver rigorosamente nada nos moldes em que estão pensados... se o 5o árbitro que tiver os ecrãs de televisão à frente, fôr tão vesgo como o que está dentro do campo.

    O futebol é mau exemplo para ABSOLUTAMENTE TUDO em termos de juízos... se fizessem como no ténis e fossem os clubes a pedir recurso duma decisão arbrital pelas melhores imagens... então a coisa piava mais fino...

    Se calhar então todos os clubes profissionais teriam de ter um ecrã gigante no estádio... o que não convinha mesmo nada aos Aroucas desta vida, cujos presidentes andam lá para ficar ricos (via mendez nunca esteve mais fácil) e ter prestígio local... mas cujos clubes andam sempre numa penúria atroz...

    A melhor solução para um mundo atroz de corrupção e parcialidade nas arbitrgens era haver 3 observadores de arbitro para cada jogo... sendo 2 deles indicados pelos, e sendo delegados dos respectivos clubes intervenientes nesse jogo... então assim até a lei da rolha fazia sentido, pois quem quer protestar, deve e pode fazê-lo via classificação do árbitro (seria direto ao assunto)

    A nota final do árbitro nesse jogo seria a média das 3 notas... e era ver como eles abriam muito mais os olhos, pois podia doer directamente neles... em vez de andaren sempre curvados aos padrinhos donos disto tudo, mesmo sem receber luvas, pois são só esses que agora têm poder e influência para os aleijar.

    Isto com "vídeo-arbitro" como no ténis e "olho Falcão" nas linhas de balizas... então sim, assim iria pôr os Kim hill orelhas e comparsas desta vida deveras furiosos... e os seguidores mentecaptos deveras confusos..

    ResponderEliminar
  21. Enormíssima análise, MdC, em tudo. Parabéns!
    SL

    ResponderEliminar
  22. Jj a provar q é mais uma falacia da campanha do clube dos vouchers.
    Naquele clube qualquer ze das couves é campeão e jj com melhores planteis fez menos q rui vitória.
    Presidente se nao abres os olhos a tempo tmb seras distuido.
    Nao deixes esse treinador que so ganhou qnd estava no clube do colinho destrua o seu excelente trabalho na recuperação do nosso Sporting.
    O adn ja o destruiu ao mandar os miudos embora e trazendo estes mercenarios a pensar nas comissões

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos lá ver se a bota bate com a perdigota, nessa tua logica.

      O Jasus foi logo campeão no 1o ano que foi para o Merdica, como mais que merecia e deveria ter sido o ano passado, e depois esteve 3 anos à seca!...

      .. e apsar de estar a destruir aquilo tudo com contratações malucas para ganhar comissões (coisa que o orelhas e o mendes fariam para ganhar comissões astronómicas!!)... o orelhas e acólitos de direcção mantiveram-no, durante 3 anos apsar da destruição e apsar do colinho poderoso que faria qualquer zé das couves como treinador servir...

      Ou a direcção do Merdica de então é burra que nem uma porta, e deveria ter sido corrida pelos sócios à pedrada, ou o colinho que falas nessa altura era uma Merda pior que de lojas de chineses de baixa qualidade...

      Não será antes que o Jasus foi despedido porque então sim passou a haver um colinho poderoso e não precisavan nais dele(apsar de ser o melhor que passou por lá nos últimos 30 anos) ????... em especial porque ele não é nada humilde o suficiente para acatar as ordens pas jogadas de negociatas q o mendes e o orelhas queriam fazer, para sim eles encher bem os bolsos -> por exenplo, com o Jasus nunca haveria um fenómeno Tosco mais que tosco anabolizado Sanches->garantido.

      -> bom ou mau fica ao seu critério, po mendes e orelhas, pela perfida verborreia debitada pela paineleiragem comentadeira, é caso pa assassinato só de pensar nisso... po Bayern daqui a 2 ou 3 anos também, mas pelas razões exactamente opostas

      Eliminar
  23. Disse na semana passada, e mantenho, que na Luz o Sporting foi a equipa que melhor vi a jogar futebol em Portugal este ano. Não vi o jogo de ontem mas pelo que leio parece que se podem dar por sortudos por só terem perdido por 1 contra um dos Bragas mais fraquinhos dos últimos anos e em pleno after de chicotada psicológica de um treinador que não ideia do que possa ser um processo defensivo (ponto). Acabam a semana ultrapassados por eles e por um Porto ligado às máquinas.

    Uma equipa tão inconstante candidata-se a ganhar nada. Entretanto, e se o Tugão não me deixar ficar mal, na Taça vão bater com os ossos à Luz certinho.

    ResponderEliminar
  24. Escrevi aqui após a derrota com o Rio Ave que, se queriamos ser campeões, tinhamos de vencer todos os jogos até ao derby.

    A verdade é que já estamos fora da luta pelo titulo, fora da UCL e fora da Liga Europa, isto tudo após o maior investimento de sempre no plantel e treinador.

    Foram gastos mais de 20 milhões de euros em jogadores que não acrescentaram nada ao plantel do Sporting e spero que no mercado de janeiro não seja gasto um euro que seja em reforços, temos é de nos preocupar em despachar o nosso entulho porque temos jogadores da nossa formação emprestados que são melhores que estes.

    Está na altura do nosso Presidente e Treinador refletirem sobre o que se está a passar, algo tem de mudar e parece-me que o JJ no final da época tem de ir embora.

    ResponderEliminar
  25. Como eu tinha escrito, o mês de Dezembro era o mês das decisões onde era "jogado" grande parte da época do Sporting e o responsável por isso era JJ.
    Olhando para a posição onde estamos de momento, tenho a escrever que foi um total fracasso.

    Saimos da Europa contra um "Légia"..Europa que dava tanto jeito agora, sem "campeonato".

    No campeonato em uma semana vamos de 2°lugar para 4° lugar, estamos a 8 pontos, são vários pontos perdidos de forma muuuito estúpida e sem desculpa, Rio Ave, Guimarães e agora Braga...

    O único ponto que se salvou(mesmo vencendo a Taça não salva época), foi na Taça de Portugal e mesmo assim foi aos trambolhões.

    Posto isto, para mim é quase o fim de linha para JJ e não tenho dúvidas se fosse outro o salário ou indemnização, já tinha ido de vela, o problema aqui é que Bruno Carvalho jogou "tudo" com a aposta em JJ, ainda mais este ano quando deu "tudo" no mercado a JJ e o fracasso está á vista.
    Reparem bem o onze que tem jogado, nem uma única alteração, isto quando veio "15" jogadores no Verão...não á de a malta andar toda rota em campo, á cabeça Adrien, Ruiz e William.
    Tanto avançado para quê? Quando andamos a jogar com "desenrasca" a DE e DD...
    Meli? Petrovic? Elias? Onde anda o Matheus? Emprestamos a malta nova e ficamos com estes que custam mais e nem jogam ou não contam para JJ.

    Acho também uma graça quando se diz que não se pode assobiar a equipa ou o Presindente, que gênios...então não temos um treinador que ganha 6/7 M anos? Não tem que haver exigência? Ou é bom estarmos a 8 pontos do líder no Natal? Já para não falar de no ano passado campeonato no bolso e perdeu-se...
    Indo ao BC, olhando ao presente...então mas faz algum sentido a entrevista ao CM? Temos a SportingTV para quê? Ou as postas de pescada no facebook ou comunicados dia sim dia não...numa semana importantíssima para o clube.

    Chegamos a um ponto que nem os Sportinguistas ligam ao que ele diz...porra numa época que tinha que ser de continuidade e aprender com erros do passado, continua-se a dar tiros nos pés.
    Agora é essa dos titulos, andou 3 anos lá dentro e agora é que se lembraram?
    Bruno Carvalho vai vencer as eleições, porque a oposição é fraca e o fantasma "Godinho Lopes"/croquette ainda está presente...mas o segundo mandato a exigência dos adeptos vai subir cada vez mais e o resultados vão ter de aparecer.

    Que venha 2017...tentar recuperar pontos(2° lugar, pelo menos) e ganhar a Taça de Portugal...mas como disse isto não salva a época, olhando para o investimento no plantel e JJ.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim disseste tudo de errado... por exemplo o campeonato inglês já teve 4 ou 5 lideres, e apsar do Chelsea se estar a destacar bem como agora (7 pontos para o 2o) , a decisão está muito mas muito longe de estar concluida.

      Pela tua teoria, pareces sugerir então... todos os outros que passaram pela frente deviam de dar um tiro na cabeça, e é incrível como o Mourinho que até é mais arrogante e orgulhoso que o Jasus, e que parece que está a cometer erros em catadupa... é incrível como ainda não foi corrido do Manchester.

      Talvez em Inglaterra saibam muito mais sobre Alta-Competicão... coisa que em Portugal nunca se aprende... o mediocre e altamente corrupto futebol português, é mau exactamente porque é corrupto e bacoco de mentalidades, e os adeptos também têm muita culpa disso, ajudados por uma jornalixeirada mais que bacoca e altamente parcial... todos parecem destetar competição a sério.

      E é tão mau o panorama em Portugal que até os próprios adeptos não vêem que o Sporting jogou melhor que o Braga, apesar de ter jogado mal e ter perdido... tal como já tinha claramente jogado melhor que o carnide apsar de ter perdido também.

      Se fosse o JJ a ter de marcar golos até concordava contigo... porque o que está realmente mal é esta estúpida e tremenda falta de confiança em especial na finalização.

      O problema não é técnico nem táctico, é um problema psicológico... muito agravado por adeptos e CS que é simplesmente horrívelmente má com os ambientes e mentalidades que gera e sustenta.

      Eliminar
  26. O ano passado era o Vítor Pereira, este ano nomearam o presidente no conselho de arbitragem, mas continuam insatisfeitos. No jogo contra o Benfica, o Sporting de Jesus, parecia o Boavista do Jaime Pacheco, 30 faltas e levam o primeiro amarelo aos 81 minutos. Se o árbitro fosse roubar a favor do Benfica como vocês querem fazer ver, o Marvin aos 5 min estava expulso, pois já tinha feito 2 faltas para amarelo, uma delas nem falta marcou, já ia o Sálvio a isolar-se pela direita. Ou então nunca interromperia um contra ataque por causa de uma cartolina, quando minutos antes elas estavam lá e não se preocupou com elas. A conclusão é que se fosse um árbitro rigoroso, nem com 9 acabavam...

    Factos:
    - Em dois anos, gastam 14 milhões com um treinador, que em Dezembro, já não está nas competições europeias e que em dois anos conseguiu ser ultrapassado pelo Braga no ranking da UEFA. Conseguiu perder o jogo mais decisivo da época passada. Conseguiu perder contra uma equipa que não ganhava para a LC à 30 anos. Conseguiu perder por 3 contra uma equipa da Albânia. As únicas coisas que fez de jeito, foi ter ganho 3 jogos contra uma equipa que ele próprio conhecia pois treinou-a durante 6 anos.
    - O único treinador que deu alguma coisa ao presidente foi, um tipo que foi despedido por não ter vestido o fato num dos jogos. E o único título do treinador actual, só existe porque o anterior ganhou a Taça.

    E ainda vêm falar de árbitros... ontem não tiveram uma oportunidade flagrante de golo. Uma! Continuem assim, com as teorias da conspiração e que está tudo contra vós. Só vos dou 2 ou 3 anos para estarem consistentemente atrás do Braga, no ranking da UEFA já estão, falta agora o campeonato, e pelo andar da carruagem, isso irá acontecer com toda a naturalidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é por escreveres um texto grande que alguém acredita nas tuas mentiras . Isso fica lá bem é no ngb com o teu amigo eagle mentiroso . Propaganda lampiânica barata .

      Eliminar
    2. Este Shadow não é o Shadows do NGB.
      Este Shadow é apenas mais um lampião a olhar para a casa dos outros distorcendo factos para ficarem de acordo com a mensagem que pretende passar.

      O Shadows do NGB é Benfiquista que se preocupa com o que se passa no seu Benfica e que discutir os problemas dos outros apenas desvia as atenção daquilo que deveria preocupar os Benfiquistas.

      Sobre isto muito haveria para dizer, mas isso é problemas deles, que se entendam.

      Eliminar
    3. Hahaha
      Esse que falas é o "Shadows" com S
      Este é outro, jovem... Relaxa e cuidado mas é com o 5o lugar. Podem ficar isolados já esta 4a feira, no 5o lugar...

      Eliminar
    4. Ainda bem que falas no Vitinha 35 Pereira oh! Shadow de memória de formiga.

      Um "sistema" de corrupção vai muito além da arbitragem, são máquinas grandes que envolvem propaganda, favores, compadrio e conluios vários... já tiveste epocas em que a sul do Mondego só tinhas o Sporting e o Merdica na Liga I, foram épocas inteiras de campeonatos com o FCPorco A a jogar com o Porco B, C, D, E, F, G... etc, o que torna as coisas extramente mais fáceis para o A

      Por isso (e mais coisas) é que o campeonato nacional não tem qualidade ... quem manda nele não quer competição a sério, pois pode prejudicar o negocio.

      Hoje em dia semelhante se passa a favorecer o Merdica, e hoje em dia já ninguém dá directamente dinheiro a arbitros, é demasiado arriscado, eles são controlados pelo sistema de classificação e nisto o Presidente do Conselho de Arbitragem não tem influência directa...

      Tem influência directa é a enviar alguém directamente a um jogo para beneficiar e ou prejudicar alguém... e nisto o Merdica foi claramente beneficido a época passada.

      É EVIDENTE, pela boca morre o peixe, não sou eu que o digo, quem o demonstra são as próprias cúpulas do Merdafica que lançaram a suspeição sobre o actual Presidente do Conselho de Arbitragem por causa do filho estar no Sporting...
      não vá o tipo ceder a algum tipo de chantagem e ou pressão, e enviar deliberadamente algum árbitro para os prejudicar a eles..

      Os porcos filhos de *uta dos corruptores sabem exactamente e muito bem como elas se fazem... e estão sempre com medo que alguém outrem, desça ao mesmo nivel de eles de animal atrozmente nojento e criminoso, faça o mesmo que eles e roube-lhes o poder.

      Enquanto o futebol português não se vir livre destas estirpes, 7o lugar no ranking da Europa é mais que excelente, pois tais "doenças" preferem deitar a baixo ou destruir o hospedeiro, do que ceder poder.


      Eliminar
  27. Um facto curioso é que tanto o Porto, como o Sporting, sempre que defrontam o actual tri campeão nacional, demonstram umas capacidades físicas e atléticas muito próximas do sobrenatural. Nos jogos a seguir, parecem a brigada dos reumáticos. Haverá alguma explicação lógica para isto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curioso como pensava que estavas a falar do carnide...

      Eliminar
    2. ... mas o que é facto é que os jogadores do carnide é andam todos... infecciosos, a gregoriarem-se todos durante os jogos, a lesionarem-se só de apertar as chuteiras... sintomático...

      Eliminar
    3. As lesões musculares sao no Carnide ... Excesso de doping no bucho !!!

      Eliminar
    4. Disso vocês estão livres, todos os jogos que fazem com equipas minimamente de jeito é banhoca de bola.

      Mas eu explico, depois de sermos gamados e defrontarmos em todo o esplendor o único clube do regime que subsiste em pleno séc. XXI e num país pretensamente civilizado e democrático, é natural que os níveis anímicos caiam a pique. Os jogadores percebem que andam a trabalhar e esforçarem-se diariamente para nada.

      Mas valeu pela coragem, esse tipo de insinuações vindas do adepto de um clube que desde que tem no currículo 7 atletas de 5 modalidades diferentes acusados de doping no passado recente, e desde que ganha alguma coisa na modalidade futebol tem metade da equipa permanentemente no estaleiro é de homem.

      Eliminar
    5. O Nuno Assis,Ernâni ou seria o Mozer dão-te umas explicações sobre essa matéria.Se precisares de uma banana na boca fala também dessa matéria com o Calado.

      Eliminar
    6. A explicação é **extremamente** simples oh! Billou Red Neck, só tens que virar os binóculos para a posição certa.(estás a ver ao contrário)

      Passas N jogos a jogar contra o Merdica B, C, D, E, F... etc(geralmente clubes da orla do mendes e outros inqualificáveis dos saquinhos de jogadores), a pensar que estás a ver futebol a sério, que quando vais jogar contra equipas que REALMENTE QUEREM dar luta e conseguem e invariavelmente são melhores não fosse pelo voleibol no futebol, estranhas enormemente.

      A situação de corrupção e favores não é boa para ninguém, nem po Merdica... baixa o nível competitivo de todos.

      Mas se és fervoroso crente na Igreja dos Mitos e das Grandezas (dogmas, mentiras e indoctrinação), a situação foi especialmente concebida para ti, pois á acompanha-la tens uma vasta rede de propaganda na forma de CS (custou bom dinheiro ao mendes e ao Merdica a montar)

      Mas vê lá... um verdadeiro crente não deve levantar questões... deve só papaguear o que é da doutrina, e essa questão ainda não tinha sido levantada pela jornalixeirada e ou paineleiragem adjacente.

      Eliminar
    7. Por exemplo... marcar ao Merdica é extremamente simples e pode ser muito rápido... por isso confesso que fiquei fulo e atónito, porquê é que, apsar do voleibol, o Sporting não espeto 4 ou 5 com aquela 2a parte!!!

      Mas dizia... Não é tudo do mendes e afins, um jogador do V. Setúbal, completamente desconhecido, vindo dos fundos da 2a liga, tem o golo mais rápido de sempre na 1a liga!... 13 segundos... e só podia ser contra o Merdica pois claro, quem mais!?

      De certeza que o mendes andou mortinho para ter um "briefing" com ele, como pôs os acólitos a pesquizar se tal jogador tinha ou não familiares no Conselho de Arbitragem... é que têm que explicar ao tal jovem inexperiente nestas andanças, que certas coisas não se podem fazer em nome da 'verdade desportiva' LOOOOLZZZ

      Eliminar
    8. Oh João... Não é isso que dizem até na jornalixeirada, o Sporting em Madrid podia e merecia ter ganho, tal como em Dortmund na 2a parte empurrou o Dortmund para dentro da sua area, e não merecia ter perdido... tal como fez ao Merdica o que aí não é nada de estranhar.

      Perdeu!... Não são desculpas fáceis, há problemas concerteza e o maior de todos de longe, é a enorme dificuldade que existe para enfiar-la lá dentro... parece inexplicável...

      Depois o Sporting sofre também muito do ambiente altamente corrupto anti-desportivo e fraca competitividade que se vive em Portugal.

      Chegou a ser corrente as bocas por causa dos craques que no Sporting não ganharam (Luis figo p. e. ), mas lá fora foram super craques inclusive bolas de ouro, que tal jogador no Sporting "não se faz"

      Ora nada de mais errado... dá para chegar à conclusão que é o Sporting que em Portugal não se faz, tal o nível de batota, corrupção, compadrios e conluios que fazem um futebol deveras MEDIOCRE.

      Levar armas e bagagens para Espanha seria uma solução... com o nível de escolas que tem, em poucos anos agigantava-se e ganhava mais titulos que aqui na terra dos "queridos lideres" do futebol em um século.

      Isso ou haver um 25 de Abril para o futebol, pois o outro 25 de Abril nunca chegou à esfera futebolística.

      Eliminar
    9. E a ideia não é assim tão absurda como podsa parecer à primeira vista... quero dizer oh! João o Sporting já é internacional à muito tempo, e incrivelmente muitíssimo maior que benfica ou porto nisto, com *escolas* e equipas e atletas REAIS a disputar campeonatos nacionais noutros países em várias modalidades incluindo futebol (não se trata de tascos com uma caixa postal ) ... Sporting de Londres de Paris de Toronto vêem à cabeça (aposto que não sabias isto!?)... então criar um Sporting de Madrid para centro do futebol profissional, não poderia estar mais perto da verdadeira competitividade e qualidade no futebol mundial.

      Eliminar
    10. Ou então a pensar no negócio, expandir o Sporting de Londres que já practica o futebol inclusive o feminino, e construir lá a maior Academia de todas das mais de 20 que estão para ser construidas ou concluidas... e fazer lá o centro do mundo Sporting para o futebol profissional.

      ... é que o só o bolo televisivo, que a partida é igual para todos, seja o united seja oz leiscester, é no mínimo 150 milhões por estar na primeira liga..

      E depois mostrar aos ingleses, os imbecis na televisão portuguesa a dizer que não há nada maior que o benfica no universo e arredores, levaram 40 milhões pelos direitos televisivos e secaram o mercado.... seria um "Loolzz what a baffoon !" generalizado lol

      Eliminar
  28. Sigo o Artista do dia desde sempre, por isso apesar de ser Benfiquista, permito-me comentar um assunto que diz respeito a vocês Sportinguistas.
    É do conhecimento geral nosso de que o JJ é um bom treinador, mas.... a primeira época é sempre em grande, ele consegue sempre criar uma excitação e motivação grande nos jogadores e adeptos, a segunda época... surge o ego, a autoconfiança dispara e passa a julgar que é ele sozinho que vence os jogos e ainda motiva os adversários enquanto desmotiva os jogadores.. o seu estilo de lideranca desgasta a longo prazo. No SLB so voltou a por os pes no chao e a vencer depois do grave incidente com o Cardozo e do Kelvin, e vejam que perdeu campeonato com equipas de luxo... ainda vai vir o tempo de quebrarem fisicamente e serem uma equipa exposta a contra ataques.. neste momento o efeito JJ treinador ja se esvaneceu, after Madrid foi o inicio, agora sera o efeito JJ pessoa, duvido que unifique a equipa, alias o mais provavel é embirrar com 2 ou 3 jogadores como bodes expiatórios do insucesso, foi assim no SLB, nao se iludam, o Manuel Machado estava certo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João, até podes estar certo, mas fogo tanta azedume com o homem que vos levou a duas finais europeias e com isso colocou o Benfica no top 10 da UEFA e que permite o estatuto de cabeças de serie.
      E nem vale a pena referir o resto do curriculum de JJ na Luz.

      Já agora diz-me uma coisa, porque razão o Benfica ou melhor a comunicação do Benfica, tem intoxicado a comunicação social, através de avençados e muitos deles com responsabilidades editoriais, como por exemplo o delgado, com uma perseguição feroz e permanente a BdC e a JJ????

      Eles são assim tão maus e o Benfica está preocupado apenas com o bem estar do Sporting?
      Eu não critico LFV, quero é que ele esteja por lá muito tempo.

      Eliminar
    2. O JJ ja no benfica tinha vozes criticas a apontarem-lhe os defeitos. O Delgado e o Guerra sao avençados do Benfica!? Pois ja no tempo em que ele era Rei e Senhor la estes eram dos poucos que punham o dedo na ferida... Deixa o Vierira no Slb e esses dois no Sporting! Alguem se preocupa mais com vcs do que com o seu proprio clube!? Benfiquistas e Portistas ja sabem, Sporting é campeao e depois sao mais 15 ou la o que seja pah. Que trauma vocês.... alguns como tu sao calimeros mesmo, metei o Jazus pelo recto acima, so ai esta pq avancas-te com o guito no final da epoca; quero ver qd ele bazar po Porto o que ides dizer!

      Eliminar
    3. João isso é mesmo iliteracia? Falo em alhos e respondes com bugalhos. Eu falei se o JJ já era ou não criticado no Benfica, eu disse que ele contribui e muito para o sucesso nos anos em que por lá andou.
      Mesma conversa, continuas preocupado com o clube que não é o teu, que te importa o guito, para ti deveria ter a mesma importância que eu dou ao guito que o Benfica avança para o Tarabaat, e o traumatizado sou eu, isto merece um grande lol
      Quando ele bazar para o Porto, desejo que perca os jogos todos, mas de certeza que não me vais encontrar nos blogs do Porto a dizer mal do homem, se ele não tiver no Sporting, quero que ele se foda.
      A perseguição que falei, se mais provas fossem necessárias acabaste de fazer uma demonstração disso.

      E quanto ao calimero, se souberes o que significa deverias perceber que esse papel é precisamente o que estas a fazer, com as queixinhas que fazes do percurso de JJ no Benfica.

      Eliminar
    4. Olha João, aqui concordo em quase tudo contigo... a liderança do Jasus acarreta desgaste psicológico... que poderia ser desnecessário ou bastante atenuado.

      Mas tens de ver que muita culpa é do carnide que exacerbou e potenciou tendências de personalidade negativas(não fosse o benfica!) .

      A doutrina anti-jasus veio agora pa CS e paineleiragem, mas quando ele estava lá gostavam tanto do pulso de ferro e das tácticas engendradas, que o mantiveram lá 3 anos sem ganhar... e agora que está no Sporting é que é deus nos acuda anda por aqui um demónio de mau carácter à solta.

      Convinha saber antes de ir po benfica e como acaba no Sporting... nesta última parte, porque apsar de tudo o Jasus parece muito inteligente (exprime-se é horrivelmente mal), depois do último "eu é que sou o *autor* disto tudo" parece que foi ao psicologo e mudou completamente.. até quando vamos ver...

      Entretanto ninguém consegue pôr outras equipas a jogar dentro da sua area como o Jasus, muito melhor que quando no carnide, até o Real Madrid sofreu... o que quer dizer que evoluiu bastante para melhor, como diz que procura sempre... e isto é a razão porque o orelhas, mendes e acólitos têm arrepios de frio pela espinha abaixo e só descansam quando o virem fora do Sporting...

      Isso do desgaste é "grupo" (só pode) com plantéis de 30 almas. É verdade que o Jasus é demasiado selectivo, faz pouca rotatividade, isso pode ser um factor, mas um perfeccionista tem sempre pouca tolerância pa segundas linhas que não fazem exactamente como ele quer...

      E isso da formação também é "grupo", pois já lançou o Gelson o Semedo e o Matheus (apsar do ter eclipsado este ano) e tenho um feeling que vai lançar o Gelson Dala que ainda vai dar imensas alegrias e resolver grande parte dos problemas de concretização.

      O Jasus evoluiu, está bem melhor treinador do que quando estava no carnide(nunca o carnide com ele foi as antas fazer o que o Sporting fez o ano passado, mesmo contra um árbitro caseiro podia ter sido uma goleada das antigas) ... e por isso ainda pode evoluir mais em muitos aspectos, incluindo os de personalidade negativa.

      Agora se me disseres assim... apesar da clara superioridade em campo, os jogadores do Sporting não dão o máximo para a concretização e às vezes facilitam para desatenções na defesa, porque apesar de tudo, estão tão fartos dele que nem o podem ver... então apsar das melhores, esse é o sonho molhado do orelhas e acólitos, o Presidente do Sporting ta f.dido, não vai ser nada fácil gerir, e a coisa pode não ir lá mesmo sem umas varridelas... ou o Jasus ou algum grupo de Jogadores... o que pode destruir uma época inteira ou mais(o Teo foi claramente um caso desses, apsar do JJ gostar dele)

      Esperemos que não.

      Eliminar
    5. Sim João, o que vocês criticam tanto agora no Jasus, foi potenciado ao *máximo* pelos anos que ele passou em carnide... muito em especial os traços de personalidade mais grotescos. (não quer dizer que ele já não os tivesse) ... Não fosse o benfica a *Loja Maxima* dos mitos, gabarolices, fanfarras, vaidades e mania das grandezas.

      Onde ele evoluiu mais na carreira como treinador foi no Sporting, fez-lhe imensamente bem o salto para pastagens mais verdes, apsar dos aspectos da sua personalidade aberrante mais interior terem lidado muito mal com o despedimento (depois de bi-campeão mandam-me embora!?.. não importa o que ele diga... e o Sporting também apanhou por tabela com coisas negativas do JJ... nada que vem de carnide é bom sem ser reciclado primeiro... )

      Evoluiu tanto como treinador que o ano passado esteve para ir po Porto, o mendes e o pinto arranjavam 12 Milhões po Sporting e um ordenado de 7 milhões epoca, mais do que no Sporting agora..

      Mostrou o dedo do meio ao mendes, por assim dizer... "Ai! isso não se faz ao senhor! ... diz o lello.. tem sempre que se dizer que sim, treinadores, jogadores, até dentro de campo pa deixar passar, atirar pa bancada ou entrar a matar pa vermelho directo ...

      A retaliação não se fez esperar, com esta campanha das hostes lampionicas (ouvi dizer q lamps em massa vão renunciar ao cristianismo por causa do Jasus! )

      Eliminar
    6. "isto não se faz ao senhor... ou já não vais po porto, benfica, braga, valencia, monaco, wolverhampton etc etc"

      Citação de Rodapé

      "CORRUPÇÃO GROTESCA A RODOS.. ISTO NÃO PASSA TUDO DUMA GRANDE FARSA.. EIS! O FUTEBOL PORTUGUÊS! "

      Eliminar
  29. Não sou tão rápido a atirar a toalha ao chão. A verdade é que o futebol é o momento e há duas semanas estávamos com a liderança à mão de semear e agora estamos a oito pontos do primeiro lugar tendo em conta que falta mais de meio campeonato para jogar. Repito, mais de meio campeonato para jogar.

    Toda a gente dava o Porto como morto e hoje está à nossa frente, embalado. Ganhou dois jogos com goleadas, ganhou moral.

    É preciso entender no entanto porque é que demos tantos passos atrás nesta temporada em comparação às anteriores. Temos mais recursos financeiros, mas menos soluções na equipa. Saíram dois jogadores do onze, entraram uma mão cheia deles e só Bas Dost cumpriu. O Elias é melhor que o André Martins? Que o Aquillani? O André, Castaignos, Alan Ruiz, Markovic, Meli são melhores Mané, Montero, Matheus, Iuri, Podence ou Geraldes? Comprámos muito e mal, sem necessidade, quando as laterais, que já eram um problema identificado no ano passado, continuam sem alternativa capaz.

    Custa-me muito ver que, como ontem, o meio campo não foi capaz de produzir (William e Adrien levam 5 jogos seguidos em menos de duas semanas) e não há uma única alternativa de categoria quando, mais uma vez, temos um orçamento muito maior que em anos anteriores em que efectivamente tínhamos mais jogadores capazes de fazer a diferença.

    É preciso repensar esta política de receber emprestados, ontem o Campbell não se aguenta a partir do minuto 60 e temos a equipa a ser carregada às cavalitas por um extraordinário Gélson Martins. São sempre estes miúdos a carregar-nos, os mesmos que andam agora a fazer experiências em segundas equipas da nossa liga enquanto nós recebemos entulho caro que não é capaz de ser alternativa a um péssimo jogo dos habituais titulares.

    Enquanto não se entender de uma vez por todas que nós somos os jogadores que somos capazes de produzir, não seremos capazes de progredir. Quem vem tem inegavelmente de acrescentar qualidade, como fizeram o Slimani, Bryan Ruiz, Montero, Bas Dost e Coates. Se é para apostar 8M€ num qualquer Alan Ruiz (Nani custou o mesmo ao Valência...), estamos mais perto da derrota.

    Confio no presidente e acredito que o Jesus se saberá reinventar. No fim fazemos contas.

    ResponderEliminar
  30. Nem um jogador criticado? Epa, eu vi muita exibição ridícula. E eles têm nome...

    ResponderEliminar
  31. Portanto, a conclusão que tiro é que há uma semana jogávamos melhor que o benfica e que a culpa é do árbitro.

    Hoje já passámos a jogar um futebol incompreensivelmente miserável e a culpa é do Jesus.


    Espero que, ao contrário do que aconteceu com administrações anteriores, o BdC não se deixe levar pela pressão dos adeptos e não faça algo drástico que eu considero que seria um erro histórico.

    ResponderEliminar
  32. A equipa do Sporting está completamente estourada fisicamente. Isto é o que acontece quando se quer ganhar tudo sem um plantel que o permita fazer.

    Já antes do jogo com o Legia tinha a plena convicção que devíamos ter jogado com metade dos suplentes. Provavelmente perderíamos o jogo na mesma, mas dificilmente perderíamos na luz, porque aproveitávamos o desgaste que o Benfica teve obrigatoriamente de ter contra o Nápoles.

    O maior erro do JJ e BdC foi o de terem cedido à ladainha dos rivais sobre "desistir das competições europeias". Tudo o que os nossos rivais queriam era isto mesmo, uma equipa completamente rebentada nas competições internas.

    Para sermos bons temos de conhecer as nossas limitações. O Sporting falhou várias contratações e apenas tem plantel para ganhar o campeonato nacional se e só se apostar tudo no campeonato. O JJ sabe disso, mas cedeu à pressão. Para os adeptos quem veste a camisola do Sporting tem de lutar para vencer tudo, mas a realidade é que com jogadores como o João Pereira dificilmente iríamos ganhar aos Leverkusens e shaktars desta vida.

    A partir daqui tenho a certeza que vamos melhorar muito. Ainda não atiro a toalha ao chão por causa disso. Temos de diminuir a distância para o Benfica para 5 pontos até os recebermos em casa. Temos de lhes ganhar e depois esperar um deslize.

    ResponderEliminar
  33. O nosso problema dos 8 pontos de atraso, e de o título ser praticamente uma miragem, tem 2 lados: o das desculpas e o das próprias culpas...

    Vamos primeiro ao lado das desculpas (o preferido de qualquer treinador que ganha muito e produz pouco):

    1.º Os árbitros...

    2.º O anti-jogo das equipas pequenas...

    3.º A Imprensa/comunicação social...

    4.º A FPF, a Liga, o Conselho de Justiça...

    5º O pouco tempo de intervalo entre os jogos...

    6.º O pouco tempo de “adaptação” para os barretes contratados pelo treinador...

    7.º O “cansaço dos principais jogadores” (que têm de jogar sempre porque o treinador não encontra substitutos minimamente úteis)...

    8.º A “inexperiência da equipa” (outra desculpa esfarrapada, principalmente quando foi utilizada após a derrota com o Borussia de Dortmund, que tinha jogado com 2 ou 3 juniores)...

    9.º Os adeptos que assobiam e enervam a equipa (e quem será que começou por enervar os adeptos?)...


    Vamos agora ao lado das próprias culpas:


    1.º A arrogância insuportável do nosso treinador (os maus resultados começaram quando declarou publicamente, após a derrota em Madrid, o dogma da sua infalibilidade)...

    2.º A forma como o nosso treinador se agarra aos jogadores, e declara que não pode viver sem algumas das unidades principais (no SLB dizia sempre que arranjava soluções, até a meio da época, mas em Alvalade queixa-se sempre que lhe levaram o Carrillo, o Sli, meses depois de já não estarem no plantel, e que não pode perder o Gelson de maneira nenhuma)...

    3.º Os poderes absolutos que foram concedidos pelo presidente ao nosso treinador no que toca à observação, análise, escolha, e contratação de jogadores (algo que já não possuía no clube do outro lado da estrada por alguma razão)...

    4.º A arrogância do nosso treinador que o impede de reconhecer os erros terríveis na construção do plantel...

    5.º A paixão que o nosso treinador tem por tudo o que é jogador estrangeiro, em especial argentino, sérvio, e brasileiro (por esta ordem)...

    6.º O desprezo que o nosso treinador tem por tudo o que é jogador jovem formado na nossa Academia (à excepção de Gelson e de Ruben Semedo, está a repetir os mesmos erros que cometeu no outro lado da estrada, com a agravante de a Formação fazer parte do ADN do Sporting Clube de Portugal)...

    7.º A incapacidade do nosso treinador em encontrar substitutos minimamente capazes de ocupar as vagas de meia equipa de titulares absolutos, que têm assim de jogar sempre todos os minutos de todos os jogos (William, Adrien, Gelson, Ruiz e Dost)...

    8.º A incapacidade do nosso treinador em encontrar laterais perigosos e que consigam criar um grande caudal de jogo ofensivo (parece que nos ofereceram o Alex Telles antes de o ofereceram ao FCP)...

    9.º A incapacidade do nosso treinador em encontrar um segundo avançado que exponencie as capacidades goleadoras de Bas Dost...

    10.º A incapacidade do nosso treinador em conseguir tirar o melhor das qualidades de excepcional finalizador que é Bas Dost (JJ continua a sonhar todas as noites com Slimani)...

    11.º A incapacidade do nosso treinador em alterar o seu famoso sistema de jogo em 4-4-2, o qual se tornou tão popular que passou a ser adoptado pelos principais rivais, mas que entretanto parece ter aprisionado o seu criador numa teia invisível, em que continua à procura dos melhores jogadores para o interpretarem quando estes simplesmente não existem no plantel – e então não há outra solução senão jogarem sempre os mesmos (sempre sem o segundo avançado e o apoio devido a Bas Dost), e quando jogam sempre os mesmos o cansaço começa a pesar nas pernas e os adversários começam a saber de cor a melhor forma de nos parar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fonix!... tão grande e escapou-te a PRINCIPAL quer das queixas, que são todas validas mas já eram de esperar, e das culpas, que é...

      ** Uma aberrante incapacidade de marcar golos ** (o resto tem sido superior aos outros apsar de longe de perfeito ou excelente)

      Será por isso é que os goleadores *realmente bons* custam 30 milhões no mínimo (não pode ser como noutros lados de circulares, pois nos nunca vamos ter pernas abertas... muito pelo contrário, assim mandam quem manda nesta treta toda)

      ... e depois aberrante é também muitos comentários a pedir sangue, muito pessoal não quer soluções e identificar problemas... quer é vingança mesmo contra os seus -> estou a sofrer com esta situação toda, então alguém tem de morrer ou pelo menos sangrar

      Se é por causa desta última parte, tinhas feito muito melhor teres ficado só pelas queixas... é curto e bastante inteligível.

      Eliminar