segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Falsa partida de Paulo Paiva dos Santos

É positivo para o Sporting que se apresentem várias candidaturas à presidência. Mesmo considerando as inevitáveis campanhas negativas e todo o ruído que isso gerará em pleno período de competições, o clube ganha com a discussão do mandato que agora termina e com a discussão das propostas que surgirão para o futuro.

Ontem avançou o primeiro candidato: Paulo Paiva dos Santos. Infelizmente, dificilmente poderia ter começado de pior forma. Foi, quase literalmente, uma falsa partida.


O mais criticável é o timing escolhido. Paulo Paiva dos Santos fê-lo cerca de uma hora após o final do jogo do Sporting, ou seja, quando os sportinguistas ainda estavam a tentar arranjar forma de digerir a derrota com o Braga. Até entendo que uma candidatura de oposição necessite de maus resultados para poder ambicionar uma vitória nas eleições, mas assim apenas passa uma imagem de demasiada ânsia numa derrota do clube para fins eleitoralistas.


Depois, a própria forma de anunciar foi infeliz - começando nos dois erros ortográficos (um parece do corretor automático, outro nem tanto) e de pontuação, e acabando num "RESPECT!" que não se entende. Não que a capacidade de escrever sem erros ortográficos seja uma qualidade essencial para se ser presidente de um clube de futebol - porque não é -, mas tudo isto dá a entender que foi muito mais um post impulsivo.do que planeado. Seria de esperar que houvesse um pouco mais de preparação.

Entretanto, o post foi eliminado.

Paiva dos Santos também já deu uma entrevista ao DN (LINK) onde explica os motivos que o levam a candidatar-se. Também aqui tem uma declaração que, na minha opinião, é pouco feliz: não confirma se é uma candidatura para levar até ao fim. Não me parece ser a melhor forma de alguém se fazer levar a sério num momento tão crucial de uma candidatura - como se costuma dizer, não há segundas oportunidades para se causar uma boa primeira impressão.

Fiquemos agora à espera das propostas que tem para o clube. Isso, sim, será o essencial.

EDIT 12h50: no preciso momento em que publiquei este post, deu-se a notícia de que Paulo Paiva dos Santos voltou atrás na ideia de se candidatar (LINK). Afinal a falsa partida foi mesmo literal...