quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

A última acusação de Carlos Severino

Esta manhã, Carlos Severino fez, na sua página de Facebook, mais uma acusação à direção do Sporting, desta vez relacionada com a suposta contratação de André Pinto, jogador que está em final de contrato com o Braga.


"André Pinto NEGOCIADO POR AGENTE DA DOYEN???", pergunta, em modo de acusação, Carlos Severino. 

Todos sabemos que o mundo dos empresários de futebol é extremamente nebuloso. A intricada rede de interesses que existe, acaba, muitas vezes, por juntar empresas concorrentes em determinados negócios. Mas dizer que Pedro Pinho é agente da Doyen é, simplesmente, mentira.

Pedro Pinho é um empresário que é co-proprietário da Energy Soccer, empresa de agenciamento e intermediação de jogadores. De há uns anos para cá, esta empresa tem sido notícia por diversas vezes: é que um dos sócios da Energy Soccer é Alexandre Pinto da Costa, e, não surpreendentemente, muitos dos negócios da Energy Soccer tiveram o Porto como cliente.


A Energy Soccer é também a empresa que gere a carreira de André Pinto. Logo, é natural que o Sporting tenha que negociar diretamente com a Energy Soccer. A Doyen não tem absolutamente nada a ver com jogador.


Houve, de facto, uma altura em que a Energy Soccer teve uma relação relativamente próxima com a Doyen, mas apenas em negócios ligados ao Porto. A Vela (uma das empresas do universo Doyen) pagou à Energy Soccer uma verba relacionada com Casemiro - num negócio que tresanda a forma de dar uma comissão ao filho do presidente do clube, porque surge numa altura em que o brasileiro já era jogador do Porto, e quando se aproximava o momento em que se decidiria se o Porto acionava a opção de compra e se o Real Madrid acionaria a cláusula de recompra.

(documento com data de 14 de janeiro de 2015)

Também por essa altura, a Vela e a Energy Soccer estabeleceram um contrato em que a segunda prestaria serviços de scouting à primeira pelo valor de 140.000€. Mais uma vez, não espantaria se fosse um contrato arranjado à força para permitir a distribuição de comissões referentes a outros assuntos. São estas as ligações conhecidas entre a Doyen e Pedro Pinho, através da Energy Soccer.

Carlos Severino está, simplesmente, a tentar gerar polémica, misturando assuntos que nada têm a ver entre si. Se o jogador André Pinto interessa ao Sporting e se está em final de contrato, é normal que o Sporting tenha de negociar diretamente com o seu agente, e é normal que pague uma comissão mais elevada do que pagaria se se tratasse de um jogador com contrato. Se o Sporting gastar um milhão de euros na assinatura e comissões (coloco este valor porque é o que se tem falado) de um jogador que era titular do Braga (consta que o Porto o tentou contratar no verão passado e que o Braga terá pedido cerca de 10 milhões, razão pelo qual depois se viraram para Boly, mais acessível) estará, em teoria, a fazer um bom negócio. E, como é hábito, os sportinguistas ficarão a conhecer os valores exatos em setembro, no habitual quadro divulgado pela SAD no final de cada janela de transferências.

Tudo isto é prática comum, pelo que não há aqui qualquer novidade, e a Doyen não tem nada a ver com o possível negócio, pelo que também não há qualquer incompatibilidade face às posições do Sporting face ao papel dos fundos no futebol.

Ao longo dos últimos dias, Severino tem feito várias acusações que já preencheram horas e horas de debate nas televisões, algumas das quais já foram desmentidas, enquanto outras seguramente o serão no futuro. Carlos Severino tem usado e abusado do nome do Sporting para obter protagonismo, e parece desesperado em conseguir um tacho numa CMTV da vida. É que, não se tendo candidatado, vai perder o selo de "candidato às últimas eleições do Sporting". Aliás, podemos relembrar a triste figuras que fez ao anunciar a sua candidatura à presidência do Sporting...


... para, poucos dias depois, ter anunciado o apoio a Madeira Rodrigues. Imagino a desilusão dos muitos sportinguistas que lhe lançaram o repto para se candidatar...

37 comentários :

  1. Eu por acaso até simpatizava com este gajo, que há muito que gritava pelo que se ia passando no Sporting. Até escreveu um livro que eu comprei, onde ele denuncia imensos casos inaceitáveis de má gestão e interesses. De início apoiou o BdC, pelo que eu entendi que o BdC e o Carlos Severino estariam de algum modo sintonizados, nem que fosse apenas nas mesmas ideias. Fiquei estupefacto com a candidatura dele e da forma como se está a atirar ao BdC. É como se ele próprio estivesse à procura de um tacho e que o CityLion lhe tivesse dado. Uma desilusão e que ficará na memória por muitos anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, também tinha ficado com essa noção, há quatro anos. Está visto que o que quer é aparecer.

      Eliminar
    2. E sejamos sinceros, o severino até ajudou o BdC num dos debates há 4 anos onde se atirou e disse tudo sobre o couceiro e que ele estava ali para enganar os sportinguistas. É mesmo um opurtunista este

      Eliminar
  2. É o desespero, como não conseguem subir nas preferências dos sócios,tentam puxar a atual direção para baixo, com mentiras e especulações. O que claramente quer dizer que não farão melhor do que quem lá está. Aliás basta olhar para o programa da lista apoiada por esta criatura, para sentir a corrente de ar que vem daquele vazio de ideias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vazio de ideias e com extensa cobertura televisiva...

      Sportinguistas a sério têm que expor esta duplicidade e deslealdade por todos os meios... só blogues não chega.

      Eliminar
  3. O Artista do Dia a continuar a acérrima defesa da candidatura brunista!
    Se calhar talvez fosse aconselhável moderar um pouco as suas participações... é que assim dá um pouco nas vistas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Portanto, colocar em causa uma mentira de alguém que nem é candidato implica ser-se um acérrimo defensor da candidatura brunista?

      Eliminar
    2. Ou seja, podem inventar e mentir e especular o que quer que seja contra o Sporting neste momento, se alguém refutar as acusações é brunista, avençado,etc.
      Só por curiosidade, se o MdC alinhar na conversa do Carlos Severino, mesmo sabendo que é mentira, você dirá que MdC é um paladino da verdade?
      Devo ser eu que estou a ver o mundo ao contrário.

      Eliminar
    3. ... não estará preocupado que o Artista fique sem blogue no caso de BDC perder?

      Eliminar
    4. Provavelmente é isso, rpov. Abanar a cabeça em concordância a qualquer boato sobre BdC faz de qualquer pessoa uma pessoa esclarecida.

      Eliminar
    5. João Migueis, só precisa de "moderar" as participações quem não convive bem com a verdade. Criticável é quem procura tirar proveitos a partir da calunia e difamação(lembrei-me agora do City Lion...) Saudações Leoninas!

      Eliminar
    6. Ó João secalhar era bom arranjares massa cerebral! O que é que desmentir um comunicado tem a ver com o Bruno de Carvalho?

      Eliminar
    7. "... não estará preocupado que o Artista fique sem blogue no caso de BDC perder?"
      E fica sem blog porque....?
      Qual é a ligação?
      Explique lá essa porque agora fiquei muito confuso

      Eliminar
    8. Pergunto-me se estas pessoas que pensam isto deste blog, têm CMTV, TVI24, Sic Noticias em casa? Esses sim são pessoas anti bruno, e porque será? acham que querem o bem do sporting?acordem se o bruno não fosse bom ninguém falava de nós

      Eliminar
    9. A campanha feoz que fazem anti-Bdc NÃO TE DÁ NAS VISTAS??????

      Deves ser cego!!.. Imagina que o BdC É REELEITO, o que vai ser contra tudo e contra todos... o que se está a passar, com falta de isenção, falta de imparcialidade, falta de decoro e honestidade, NÃO VAI SER ESQUECIDO, NÃO PODE SER, pois ataques vis ao Presidente do SCP, são ataques VIS a todos nós (o desprezo e o asco têm de ser enormes!).

      Eliminar
  4. O Trump foi eleito assim, com muita desinformação e pós-verdade à mistura. É um perigo que os sócios se deixem intoxicar com estas manobras de diversão e com o mau momento do futebol de 11 profissional (já que no restante futebol, e nas modalidades, até estamos muito bem).

    Ainda não vi melhor que BdC, e tem 4 anos de saneamento financeiro e desportivo (descontando estes últimos 3 meses) a apresentar, e os outros?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aliás, não deixa de ser curioso que a atual direção apresente um vasto programa para o próximo mandato, e quem quer entrar e segundo afirmam, vêm resolver os problemas do Sporting, apresentam-se com um programa que é um vazio total.
      Até parece que Bruno de Carvalho é... anti Bruno de Carvalho. :)

      Eliminar
    2. Luís, a minha esperança em relação a isso é que as pessoas, depois do susto que sofreram há 4 anos, não tenham memória curta.

      Eliminar
    3. Ja nao digo nada Luis...Basta ver neste blog como certas mentiras sao publicadas pelos russos vermelhuscos.

      Andam todos a levar com o goldenshower...

      Eliminar
    4. Ainda bem Nuno.

      Prova de maturidade imensa se os sócios conseguirem ver para além da imensa barragem de mentiras demagogias e oportunismos,.. prova que o Sporting pode ser, e está NO CAMINHO CERTO, para ser o maior clube em Portugal, e que já é de certeza O MELHOR clube em Portugal (mesmo com toda a CORRUPÇÃO contra, e em especial por causa disso)

      Eliminar
  5. Já vi que és advogado de defesa. Bruno Carvalho está muito bem representado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diria que, se continuar assim, quem vai precisar de um advogado de defesa (mas um a sério, mesmo) é o próprio Severino.

      Eliminar
    2. Portanto desmentir um candidato é defender Bruno de Carvalho....
      Viva a burrice alheia!

      Eliminar
    3. Ja todos vimos que és estúpido, mas isso também ja não é novidade...

      Eliminar
    4. Um advogado de ATAQUE a queixar-se da defesa LOOLES!

      Mas simptomatico é quem é o advogado de ATAQUE e o que representa!.. deveria de unir todos os VERDADEIROS SPORTINGUISTAS na defesa do seu clube (no mínimo é deveras preocupante o que se passa).

      Eliminar
  6. Em OFF:

    Mestre, acabam de me dizer que Rogério Alves abandonou "O Dia Seguinte" (notícia do rascor?).
    Sabe de alguma coisa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, já tinha ouvido falar nisso há cerca de duas semanas. O que me disseram na altura é que a decisão não teria nada a ver com as eleições, mas sem certezas. Vamos ver o que vai acontecer.

      Agora a SICN vai meter o Farinha Alves. Mais um ressabiado a "defender" o Sporting.

      Eliminar
    2. Porque e que o sporting nao impoe o Carlos Dolbeth. Ficari muito bem representado.

      Eliminar
    3. É uma pena, pois é o único que dá baile à concorrência e que consegue explicar e desontar bem as mentiras num discurso incisivo, coerente e lúcido, que raramente vejo contraposto pelos outros.

      Espero que tenha saído por outros motivos que não o seu afastamento.

      Eliminar
  7. A única coisa que me lembro de Carlos Severino, foi quando, ainda ele jornalista na TSF, fez um manguito à curva sul, quando abandonava o relvado, isto ainda no estádio antigo.
    Foi apertado numa AG, fez-se sócio do Sporting de seguida.

    São muitas as histórias engraçadas de quando esse boneco era director de comunicação. Sim, porque ele nunca foi nada mais que isso.

    Enfim, um lambe botas que não sabe fazer mais nada na vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca tinha ouvido falar nessa do manguito. :)

      Eliminar
    2. Bem verdade! Ainda hoje se lhe falarem disso, aposto que se treme todo.

      Eliminar
    3. Se bem me lembro essa do manguito foi verdade.Quanto à AG e a fazer-se sócio desconheço. Mas já nessa altura muito boa gente sportinguista o comparava ao "emplastro"

      Eliminar
  8. Este mamão quer é tacho...fica lá na CMTV e leva o Madeira Mentiroso Rodrigues e fiquem lá no meio daquela lampionagem não precisamos de pessoas que dizem ser do sporting e que querem é os euros do benfas..Severino esconde-te metes nojo.. André Pinto bom central se bem que isto quererá dizer Coates no benfas mas enfim..Sporting Sempre

    ResponderEliminar
  9. Esta dupla Madeira-Severino começa a ser ridícula.

    Neste momento estão a prestar um excelente serviço a Bruno de Carvalho pois quanto mais entrarem nesta onda de mentiras, mais vezes serão desmentidos e menos gente votará no Madeira...

    ResponderEliminar