terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Era uma vez 2016/17

Em janeiro, estamos fora da luta por todas as competições. Considerando os objetivos traçados no início da época e o investimento feito, só se pode categorizar esta época como desastrosa.

O que aconteceu hoje não foi pior do que em muitos outros jogos. Não vale a pena repetir tudo aquilo que correu mal, tudo aquilo que foi mal feito e tudo aquilo que poderia ter sido feito de maneira diferente.

2016/17 acabou. Continuarei, como é evidente, a ocupar o meu lugar em todos os jogos em Alvalade, mas com uma expetativa diferente em relação ao que foi a época passada e à forma como partimos para esta época. A altura não é de entrar em modo de autodestruição. É de analisar, com toda a calma possível e tentar recuperar o que for possível após sete meses perdidos, procurando aproveitar o que pode ser aproveitado já com a próxima época em vista.

P.S.: parabéns ao Chaves, que seja feliz no que resta desta competição.

41 comentários :

  1. Concordo plenamente com a análise, mas, sinceramente, não vi ao longo destes meses absolutamente desastrados qualquer gesto de autocrítica, muito menos de humildade. É tempo de refletir posturas e discursos. Não me venham a falar de treinador (que tem, obviamente, enormes responsabilidades), Bruno de Carvalho é o primeiro e principal responsável. E, na sua própria cartilha, o seu espaço parece irremediavelmente comprometido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Engraçado...

      Isso já é psicose... deves ser lampião infiltrado ou então mentecapto (mente 'capturada' e cozida pela JORNALIXEIRADA corruta porca parcial)... nunca ninguém disse que Pinto da Costa é o principal responsável... bem A JORNALIXEIRADA, PORCA, CORRUPTA, IMORAL E PARCIAL, gritou aos sete ventos como é hábito e previsível, mas nenhum Portista lhes deu ouvidos...

      Será que é os Portistas que estão muito à frente dos Sportinguistas nesse aspecto.?

      O quer que se diga..
      o que o Sporting precisa agora é de fazer exactamente o que o Porto fez... duvido que vá de mudar de treinador, tanto mais Jasus é kilometros melhor que o lopetegui... de qualquer jeito mudar de treinador sem mudar o que está REALMENTE MAL, é futil e estúpido (tanto mais que o Sporting não precisa de mudar practicamente toda a gente na defesa no meio campo e no ataque, como o Porto fez)

      Eliminar
    2. Caro Endho,

      Sublinho o seu comentário no que à falta de humildade tanto de JJ como de BdC. Mais, vi um constante descartar de responsabilidade para os jogadores e para os adeptos. Quem não concorda com esta direcção é contra o Sporting, não tem militância e mais algumas pérolas.

      Eis então que chegamos aqui, Janeiro de 2017, sem grandes horizontes no que ao futebol diz respeito. Sempre quero ver se aquela comissão de honra de BdC se mantêm.

      Abraço,
      Pedro

      Eliminar
    3. Pedro

      Estou-me a cagar para que o Jasus disse. ponto

      Em primeiro lugar porque os jogadores não estão para sacar responsabilidades, estão lá e são pagos principescamente para dar 200% sempre que são chamados qualquer que seja o presidente e ou o treinador, e quando aonde e por quanto tempo este último determinar...

      Creio que é esse o problema, os jogadores também têm a mente cheia cozida e capturada pela jornalixeirada e pensam-se a salvo com essa cobertura...

      Mas pode ser que estejam muito enganados... é que aqui devia-se tolerar menos os Maicons desta vida que na porcaria do Porto... e depois perder com uns cepos ridículos, que nem numa 2a divisão de futebol a sério calçavam (Espanha por exemplo), o que os jogadores estão a dizer é que há lá mais que um Maicon, e até pior que o Maicon...

      E isto não é nenhuma caça às bruxas, é ÓBVIO e toda a gente consegue ver que há um conjunto de Jogadores que simplesmente não têm *categoria* para estar no Sporting. ponto.

      Quem é a responsabilidade vê-se depois e corrige-se de acordo com os superiores interesses do clube... o que interessa PRIMEIRO é fazer uma LIMPEZA A FUNDO. PONTO

      SL

      Eliminar
    4. Dass!... Não é óbvio??

      Ok, corra-se com o presidente e o treinador a pontapé...

      Mas a porcaria de Maicons e pior que Naicons fica lá toda, instalada refastelada e a fazer o que quer, pois a JORNALIXEIRADA porca corrupta imoral e parcial, vais sempre arranjar maneira de os doentes mentais e incrivelmente estupidos dos Sportinguistas correrem com o próximo treinador e presidente (SE ISSO FOR PRECISO), não importa quem eles sejam...

      Pelo menos UMA VEZ NA HISTÓRIA MAIS RECENTE do Sporting importa reverter esta tendência. Ponto

      Eliminar
  2. Respostas
    1. O Chaves até não foi assim tanto feliz ... muito menos que no jogo anterior...

      O descalabro a INTENÇÃO, que é a palavra mágica, pois foi preciso tar a perder com uns cepos ridículos que nem numa 2a divisão de futebol a sério calçavam (Espanha por exemplo... dúvidas?) para meter o pé mais forte que os cepos do Chaves, correr mais que cepos do chaves, e fazer mais cruzamentos e lançamentos para a área com INTENÇÃO de marcar golo, nos últimos 6 minutos que nos 86 anteriores...

      Até parece que a INTENÇÃO era despedir o treinador... alias depois da entrevista de Madrid deve haver e mais que um... mas da minha parte só espero é que se f*dam de todas as maneiras e feitios, esses todos filhos de carrillos nojentos e indignos.

      A maioria 'is getting along' pois se toda a gente já sabe que a culpa é do treinador e do presidente, se eu chutar para fora a 2 metros da baliza com o guarda redes do outro lado, ninguém se chateia, e isso de correr cansa e que corra o Paulinho que é mais coxo... é o que se quiser... pois os culpados já estão encontrados e eu não tenho que me chatear com nada...

      Eliminar
    2. A felicidade do Chaves a que me referia era a de ganhar a Taça.
      Ao Benfica? Pois!
      Ainda por cima antes vai ser entre Chaves e Guimarães e o Guimarães é favorito.

      Eliminar
  3. Começo por onde terminaste: Em primeiro lugar, parabéns aos flavienses. Grande regresso ao convívio com os grandes.

    Quanto a nós: Infelizmente esta temporada está a ser um descalabro absoluto. A tempestade perfeita abateu-se sobre as nossas cabeças e não se pode dizer que tenhamos feito tudo para a evitar.
    É de facto uma sina danada a nossa, adeptos sportinguistas. Hoje, quem manda e quem representa o clube deve meter a mão nas consciência e pensar nem que seja por uns breves segundos em todos os sócios e adeptos do Sporting e tentar meter-se na pele destes. ´´E difícil manter acesa a chama da militância quando este sentimento é unívoco.
    Dia demasiadamente triste para tocar mais na ferida.
    Ãnimo a todos os amigos leões.

    SL

    ResponderEliminar
  4. "A altura não é de entrar em modo de autodestruição. É de analisar, com toda a calma possível e tentar recuperar o que for possível após sete meses perdidos, procurando aproveitar o que pode ser aproveitado já com a próxima época em vista"

    Já tenho demasiados anos de Sporting para acreditar que isso não irá acontecer mas concordo a 100% ctg.

    A equipa joga muito pouco para o que custa (e vale) mas com outra confiança podia perfeitamente vencer grande parte destes jogos, é simplesmente inacreditável a forma como a equipa treme nas partes finais dos jogos e a quantidade de pontos que continuamos a perder nos últimos minutos não pára de aumentar.

    Se JJ fosse alguém minimamente leal a quem acreditou (cegamente) nele coloca hoje o lugar a disposição infelizmente não acredito que isso irá acontecer.

    ResponderEliminar
  5. Estou triste e profundamente decepcionado com toda a equipa (jogadores e técnicos),
    mas vou continuar a apoiar o nosso SCP. Orgulho-me de NUNCA ter assobiado um jogador ou a equipa, e assim vou continuar, por mais revoltado que fique! Sou sportinguista, e isto não se explica!

    ResponderEliminar
  6. BdC tem até Maio para
    - Encontrar um novo treinador
    - Negociar uma saída limpinha para Jesus (sem pagar indemnizações)
    - Devolver o entulho
    - Trazer de volta os nossos jovens
    - Adoptar um discurso moderado e humilde, sem prometer o que não pode oferecer aos sportinguistas (título), mas prometer dar o máximo para o conseguir
    - Não voltar a cometer o erro do treinador forever como o fez com Jesus
    - Deixar o discurso da bazófia que adoptou de há mais de um ano a esta parte

    Acho que isto chega por agora para os próximos 5 penosos meses...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. concordo com tudo excepto a parte de sair o Jesus (por enquanto). Ele tem é de lhe dizer que não se volta a fazer um defeso como este último. A direcção compra se perceber que seja necessário e o Jesus treina e potencia.

      Não concordo com a saída do Jesus porque não vejo um treinador com a capacidade dele para aquilo que precisamos. Em caso de sair, portugueses só vejo o Paulo Sousa (bom treinador), o Pedro Martins (seria um risco) ou o Paulo Fonseca. Trazer outro Vercauteren seria um tiro no pé. Para mim o Jesus fica mais uma temporada

      Eliminar
    2. Concordo com todos os pontos mas não acho que se deva abrir mão de JJ, continuo a achar que é bom treinador. Limitar o seu poder de decisão na hora das contratações? Aí sim em absoluto.

      Eliminar
    3. Duvido que Jesus seja a solução para a próxima época.
      Estes próximos 5 meses apenas vão servir para piorar a sua imagem aos olhos dos adeptos.

      Paulo Fonseca ou Rui Jorge São duas boas opções a meu ver.

      Eliminar
    4. Só uma catástrofe tipo Mourinho-Chelsea na época passada, fará com que JJ não seja treinador no próximo ano

      Eliminar
  7. Apesar da tristeza que nos abala, nestas alturas é necessário manter a calma.

    Na minha humilde opinião, Bruno de Carvalho deve unir o Grupo, reforçar o trabalho do Treinador e reforçar psicologicamente os jogadores. O Evandro Mota ou alguém similar está a fazer falta, já por várias vezes o referi neste blog.

    Este é o momento do grande desafio que se coloca à dupla Bruno de Carvalho – Jorge Jesus. Espero que ambos a consigam ultrapassar da melhor maneira e que continuem juntos a melhorar o Sporting.

    Nós, sócios e adeptos, temos de continuar a dar ânimo a todo o Grupo e acreditar que as coisas vão melhorar, só assim os jogadores poderão melhorar psicologicamente, caso contrário irão mais para baixo.

    PS: a falta de sorte tem sido de tal forma que 2 jogadores que poderíamos transferir a pensar no futuro, hoje se lesionaram - Jeferson e André.

    ResponderEliminar
  8. Este jogo já foi. O Chaves ganhou bem. Não vou tecer mais considerações. Também não vou dar ouvidos à barragem de fogo que já se tinha abatido sobre o Sporting esta semana, e que agora vai aumentar. Hora de cerrar fileiras com serenidade. As acções a tomar são para ser tomadas pelos responsáveis. Somos melhores que isto.

    ResponderEliminar
  9. Nem sei o que escrever...como escreve no post, o momento é muuuito delicado e é preciso ter calma.

    Se Bruno Carvalho não tivesse "agarrado" a JJ, o mais certo era hoje o Jesus ser despedido, o problema aqui é Bruno Carvalho com dois anos de boa presidência, quis dar um "passo" maior que a perna, ao arriscar tudo no treinador, ao dar o "poder" total, sobretudo esta época.

    O resultado está á vista, em dois anos, uma Supertaça, a primeira época ainda aceitamos de "boa" com um 2º lugar na luta pelo titulo...mas esta época com o investimento feito na equipa, só o titulo interessava, mas chegamos em Janeiro fora de todas as competições e nem na luta estamos pelo titulo (o que safou a época passada).

    O mais certo é Bruno Carvalho, manter-se com JJ mais uma temporada, mas com outra estratégia no planeamento da época e começar a arrumar a casa agora em Janeiro (chamar alguns emprestados? mais aposta na formação?), sinceramente penso que é isso que vai acontecer, agora se vai correr bem ou os Sportinguistas vão aceitar mais um ano de Jesus?, não sei, os próximos dias serão interessantes...

    Atenção que Bruno Carvalho não está isento de culpas, mas ainda vai a tempo de corrigir os erros, porque o mais certo é ser re-eleito em Março, como já escrevi, a estratégia do próprio vai ter que se outra (principalmente a comunicação, as "guerras", o estar no banco...) a exigência vai aumentar também, é bom que esteja preparado para isso.

    SL!

    ResponderEliminar
  10. 17 jogos para lavar a cara. Nem sei se se pode exigir o 2º lugar, mas empenho e atitude não podem voltar a faltar.
    E 6 meses para preparar a próxima época.

    ResponderEliminar
  11. Amanhã começa a pré-época.

    Despachar o mais rapidamente possivel: Jefferson, Marvin, Douglas, Semedo, Schelotto, Elias, Petrovic, Paulista, Meli, Campbell, Alan, Bryan, André, Castaignos.

    Os restantes elementos do plantel se quiserem ir embora, deixem-nos ir, não podemos continuar com jogadores que não estejam comprometidos com o Clube.

    O JJ que se dedique a treinar e o Sporting que contrate um diretor desportivo porque já não estamos no sec passado onde Octávio Machado era util.

    Quem joga no Sporting tem de entrar em todos os jogos e em todos os estádios de uma forma imponente e não amorfa e humilhante como se tem visto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calma amigo, há mais marés que marinheiros e não é preciso mandar tanta gente embora.

      Desses todos, acho que deviam ficar o Semedo, o Alan, o Bryan, o Schelotto.

      Amanhã é mandar o e-mail ao Iuri, ao Xico e ao Jonathan.

      Eliminar
  12. Voltámos aos anos 80. Mas em caro.
    A prioridade da direcção, nas próximas 2 semanas, deve ser baixar o orçamento desta época. A prioridade da equipa deve ser tentar ganhar todos os jogos até final. Sair da taça só lhes aumenta a responsabilidade.

    ResponderEliminar
  13. Bonito!! A exibicao de hoje em Chaves foi dedicada a si!!

    ResponderEliminar
  14. Hoje em Chaves,os leoes do Sporting estavam nas bancadas, em campo 11 palhacos!!Exibicao pauperrima, uma falta de entrega vergonhosa! Ha que limpar o entulho e perguntar quem quer ficar! Quem quiser ficar tem de dar o litro!! JJ a partir de hoje perdeu a piada,ou muda de estilo ou que va de vela, ja nao ha paciencia para o ego e bocalidade!! Tenho pena de BdC,nao merecia esta traicao destes mercenarios do coice a bola!! BdC redea curta nesses mercenarios, rua com os que nao revelarem compromisso!! O Sporting somos nos socios e adeptos do grande Sporting Clube de Portugal!! Zero idolos!!

    ResponderEliminar
  15. Só resta felicitar o Desportivo de Chaves, clube recentemente promovido à primeira liga pelos 2 grandes jogos que fez. Quanto a nós, se entramos em auto-destruíção é um regresso a 2013. Como acho que existe mais competência que nesse ano, espero seriedade jogo a jogo e tentar o a segunda posição.

    Esta época é um fracasso. Espero que BdC regresse ao modelo de gestão inicial.

    ResponderEliminar
  16. Como podem atirar a toalha ao chão com 8 pontos de atraso se ainda vão jogar contra todos os que estão à vossa frente?
    Agora claro que se tivessem em primeiro.. aí BdC já tinha vindo dizer que os adversários não davam luta etc etc, mas falta muito jogo.
    Outra questão? A culpa já não é dos árbitros? Agora o Sporting já não joga nada.. O problema é que vocês andam há 2 meses a fechar os olhos o mais possível, andaram com a conversa da arbitragem até mais não, mas agora a realidade cai-vos com estrondo em cima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente ó anjinho como é que uma equipa que vai a 8 pontos pode deitar a toalha ao chão...pode porque tem uma equipa que vai à frente com a ajuda de árbitros corruptos e que já definiram quem vai ser campeão.

      Eliminar
    2. Caro necrófago,
      Boa tentativa de passar um pano sobre as arbitragens que prejudicaram CLARAMENTE Sporting e Porto, usando o mau momento da equipa de futebol do Sporting para esse efeito. Essa técnica porém já é velhinha e useira e só mostra do que vocês lampiões são feitos. Nojo. É isto que o teu comentário me dá. Nojo!

      Eliminar
    3. Quem não consegue perceber que uma das razões (grandes, aliás) para o SCP ter deixado de jogar à bola em condições teve a ver com arranjinhos de arbitragens, é cego, surdo, mudo e, fundamentalmente, burro. Retiro má-fé do barulho só porque me apetece. Basta o burro profundamente incapacitado.

      Eliminar
    4. Moutinho com mais uma intervenção digna de lampião burro...

      Eliminar
  17. É isso.

    Primeiro felicitar o adversário que arrumou connosco nestes dois jogos.

    A nós, resta-nos continuar a cumprir o nosso papel de adeptos. Continuar a comparecer nos estádios, e rezar por um milagre. Eu não acredito em milagres, não numa liga como a nossa.

    Esta época desportiva já só temos as modalidades para nos fazer sorrir e celebrar, com a UEFA Futsal Cup à cabeça.

    Muito trabalho pela frente, no que toca a minimizar os estragos no futebol e preparar a próxima época. Plena confiança no Presidente.

    Sporting Sempre!

    ResponderEliminar
  18. Acho que o Chaves teve mérito na vitória e por isso justo vencedor.
    Agora temos que acalmar e perceber o que podemos realmente fazer, adoptando um pensamento racional e realista e não de mera utopia para apelar às massas até ao fim desta temporada. Arrumar a casa.
    Se já é praticamente impossível chegarmos ao 1º lugar, o 2º lugar não me parece meta impossível de atingir e ainda estamos a entrar na 2ª volta.
    Continuarei a ir aos jogos e apoiar o meu clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há uma falta de disciplina na equipa que a faz tombar a qualquer momento.Repara o espaço que o jogador do Chaves teve para cabeçear a bola com a maior das calmas.Depois o Sporting está numa fase que ao mais pequeno deslize é logo a morte do artista !...é a nossa sina.

      Eliminar
    2. O 2º lugar em Maio será certamente do SLV.. logo o SCP teria de recuperar 9 pontos para poder ficar em 2º lugar. Branco é galinha o põe. Preocupem-se é com o Braga.

      Ou, já no sábado na Madeira, pois o 4º classificado vai jogar contra o 6º classificado.

      - - -

      Como adeptos acho bem que continuem a apoiar o vosso clube. Como 'carneiros' não digam que não me fartei de aqui vos avisar:

      Vem lobo, vem lobo, vem lobo... não me ligaram nenhuma e ainda gozavam :-)

      Pobres, tristes, coitados. Deixaram-se levar pela venda da banha da cobra em tons de verde. Até dou de barato o ano de 2013 em que logo o apelidei de novo Vale Tudo de Azevedo II, mas depois tiveram 2014, 2015, 2016 para abrir a pestana e nada!!

      Ele era Fundos Russos, Francos sujos de sangue da Guiné Equatorial, Doyen, Somague,
      TAS, Pavilhão (pago 3 vezes), Molhinhas, dúzias de jogadores baratos, aumentos de 110% no ordenado mensal, prémios de produtividade anuais. Viagens semanais a paris, Londres, Milão, Madrid com namoradas pagas pelo SCP...

      Mas aqui a Joana continua enfeitiçada :-)

      Eliminar
    3. Nem mais King.. Ou as oportunidades que aquele fábio martins teve no jogo de ontem.. como é que é possível, depois do golo que fez na semana passada ter tido muito espaço no jogo de ontem?

      Quanto a ti Quid, continua a delirar...

      Eliminar
  19. Bruno de Carvalho já fez o discurso (no facebook) que eu esperava que fizesse...

    Força Sporting!

    ResponderEliminar
  20. Agora só temos de preparar a próxima época. Vou apoiar sempre o clube até ao fim.
    Não é preciso perder muito tempo a pensar no que correu mal. As contratações falharam quase todas e consequentemente não conseguimos substituir o João Mário O Bryan actualmente é uma sombra do que foi a época passada.

    ResponderEliminar
  21. Não me surpreendeu a derrota em Chaves,já contava com isso porque de facto o momento da equipa é muito mau.O Sporting está numa fase que precisa além de bons jogadores de homens com barba rija mas nem uma coisa nem outra.

    Melhor dizendo o Sporting precisa de homens com uns quilhões do tamanho do mundo mas só tem jogadores acomodados e homens acovardados.Quando assim é nada de bom nos espera.
    Por isso mesmo estive em desacordo com a ida do Bruno ao balneário não porque o não deveria ter feito ou por causa do timing que alguns dizem que foi errado mas sim porque ia falar com autênticos penedos com dois olhos e o resultado seria o que se viu ontem.

    Mas cuidadinho que a época ainda não acabou.O Bruno e o JJ tem de lembrar aos jogadores que há um segundo lugar que dá a entrada directa na champions e esse objectivo é bastante importante em termos de equilíbrio orçamental para a próxima época.

    De resto quero pedir aos adeptos do Sporting para não fazerem a maldade que ontem fizeram aos jogadores em Chaves,pedir a alguns deles para jogar à bola e a mesma coisa que pedir a um paralítico para andar !...









    ResponderEliminar
  22. Mestre, continuo a achar que JJ nos pode dar alegrias... mas não pode voltar a ter tanto controlo nas contratações... continuo a achar que BdC pode defender acerrimamente os interesses do Sporting... mas tem que saber perceber, de uma vez por todas, quando a defesa deve ser pública, e quando a defesa deve ser em privado...

    Tinha, realmente, muitas expectativas para esta temporada... por entre os muitos obstáculos "externos" que nos foram sendo colocados à frente desde o início, não soubemos contornar alguns deles, e manter a calma quando, como ontem, o jogo correu normalmente... sim, quando se está sobre brasas, por culpa própria, mas também de terceiros, consegue complicar-se a coisa mais simples... agora, qual futebolês, é "levantar a cabeça, e seguir, jogo-a-jogo"... que se acautele esta metade da época com serenidade e profissionalismo, e se prepare já a próxima... no fim, faremos o balanço... e as contas!

    ResponderEliminar