terça-feira, 10 de janeiro de 2017

M*rdas que só mesmo connosco, nº 11: Um fora-de-jogo cósmico

O futebol português é pródigo em casos polémicos. A qualidade das arbitragens é a que se sabe, e os erros vão-se sucedendo a um ritmo galopante. Umas vezes por responsabilidade dos árbitros, outras vezes por responsabilidade dos fiscais-de-linha, e outras até por responsabilidade do quarto árbitro. Mas o que não é definitivamente usual - nem sequer no futebol português - é um fiscal-de-linha tomar uma decisão correta num fora-de-jogo e, à vista de todos, ser convencido pelo árbitro de que esse fora-de-jogo não existiu.

Refiro-me, como todos já devem ter percebido, a um dos maiores escândalos de arbitragem da época passada: a decisão de Cosme Machado em validar um golo ilegal à Académica em Alvalade.


Contextualizando o lance: depois de um golo madrugador da Académica, o Sporting conseguiu dar a reviravolta no resultado por Adrien e Bryan Ruiz, colocando-se numa vantagem de 2-1. Pelo meio, Cosme já tinha perdoado um penálti cometido sobre Carlos Mané (quando a Académica vencia por 0-1) e tinha expulsado Jorge Jesus por este ter protestado um amarelo mostrado a Adrien Silva por... ter tentado marcar rapidamente um livre (quando o resultado estava em 1-1).

Continuava o Sporting em vantagem no marcador quando, aos 59', há um livre a favor da Académica a meio do meio-campo do Sporting. A bola é batida para a área, Rui Patrício sai dos postes e soca a bola, que vai cair no local onde estava um jogador da Académica. Este cabeceia, na direção da baliza, mas Ewerton, o homem mais recuado, estava em posição de a aliviar. Não consegue aliviá-la em condições, no entanto, porque João Real o pressiona, partindo de uma posição de fora-de-jogo. Ewerton acaba por cabecear para trás, a bola entra na baliza e estava feito o empate.

Na realidade, não estava feito o empate, pois o fiscal-de-linha apercebeu-se da irregularidade e, de imediato, assinalou fora-de-jogo ao avançado da Académica. Alvalade suspira de alívio mas, passados uns segundos, assiste, incrédulo, a uma conferência entre Cosme Machado e o seu árbitro-assistente junto à linha lateral, ambos rodeados por vários jogadores da Académica. E, perante o espanto geral, após uma longa conversa... o árbitro aponta para o círculo central e valida o golo.

O árbitro convenceu o fiscal-de-linha a mudar a sua decisão. Surreal.

Aqui fica o lance, para refrescar a memória:


Uma decisão grotesca que não tem qualquer base lógica de sustentação, ainda para mais porque, como se pode ver na sequência de imagens abaixo, o árbitro não estava numa posição minimamente favorável para avaliar a existência ou não de fora-de-jogo.


Como é evidente, os jogadores e adeptos sportinguistas ficaram em estado de choque perante o roubo à mão armada que ali ocorria - menos de um mês depois da Xistralhada do Guimarães - Benfica (esse, sim, o maior escândalo de arbitragem da época, com 3 penáltis e 2 cartões vermelhos perdoados ao Benfica, para além de outras decisões ridículas - LINK - e um empurrão de Xistra a um jogador do V. Guimarães que sofreu uma falta clara - LINK), que manteve a equipa de Rui Vitória na luta pelo campeonato.

Felizmente, acabaria por ser reposta a justiça no resultado, com um golo de Montero marcado aos 84'. O Sporting venceu por 3-2.

Mas a história não acabaria aqui. Numa atitude raríssima, Cosme Machado deu, com a benção de Vítor Pereira, uma entrevista à SIC no dia seguinte ao jogo. Admitiu o erro, deu umas explicações mal amanhadas que não encontram correspondência com aquilo que todos puderam ver, mas também não pediu desculpa. Uma pobre tentativa de limpeza de imagem de um ato mal-intencionado que acabou por não surtir o efeito final desejado.


No final da época, Cosme Machado foi despromovido à 2ª categoria de árbitros, e decidiu terminar a carreira. No entanto, o seu fraco talento para o apito foi suficiente para não o deixar descalço: no dia seguinte a ter abandonado a carreira, foi contratado pelo Braga de António Salvador para as funções de conselheiro de arbitragem.

32 comentários :

  1. "...No entanto, o seu fraco talento para o apito foi suficiente ..... foi contratado pelo Braga de António Salvador para as funções de conselheiro de arbitragem.. .."

    O comboinho b, de bosta...
    Braga, bandidos de carnide, britalar....

    ResponderEliminar
  2. Os meus amigos, sabe-se lá ao serviço de que interesses (ou se calhar até se sabe), têm feito um conjunto de posts, nos últimos dias, sobre arbitragens que prejudicaram o SCP.

    Nada a apontar. Os casos que apresentam têm razão!

    Mas para quando um post com os golos em fora de jogo do Montero?

    E os penaltis marcados com os jogadores FORA DO CAMPO?

    E com os golos não validados ao adversário, com a bola quase um metro dentro da baliza?

    Esta insistência nestes casos, especialmente passados, qualquer dia vai ter mau resultado, e vocês não se podem demitir da responsabilidade que têm nisso.

    Este fim de semana, já houve uma invasão da área técnica num jogo de hoquei do Sporting.

    No final da semana passada foram as ameaças aos árbitros...

    Critiquem quando tiverem que criticar as arbitragens, mas esta campanha é degradante, e perigosa.

    Isto não é o SCP. Isto não é desporto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No último fim de semana ficou um pênalti por assinalar em Guimarães contra o benfica.

      O golo do benfica é marcado contra 10 jogadores.

      O defesa do benfica deveria ter sido expulso, após bofetada num adversário.

      Isto é só de um jogo...

      Deixem de ser batoteiros e joguem à bola!

      Eliminar
    2. "Esta insistência nestes casos, especialmente passados, qualquer dia vai ter mau resultado,"

      "No final da semana passada foram as ameaças aos árbitros..."

      Quer você dizer que falar-se nestes erros de arbitragem contra o SCP QUALQUER DIA vai dar origem a comportamentos descontrolados e agressivos dos adeptos do futebol?

      Até parece que esses comportamentos nunca existiram...
      Até parece que o Pedro Proença não foi agredido à cabeçada no Centro Comercial Colombo por adeptos do benfica, partindo os dentes...
      Até parece que não houve um jogador de hóquei patins do Porto que foi agredido barbaramente no final de um jogo contra o benfica...
      Até parece que não foi incendiado um autocarro do FC Porto...
      Até parece que durante um jogo das equipas de juniores entre o SCP e o SLB em Alcochete não houve adeptos do Benfica que ao chegarem tardiamente ao campo começaram a agredir à pedrada os espectadores de uma das bancadas...

      Quer dizer, vai ser agora este protesto contra as arbitragens que têm prejudicado o SCP que vai dar origem a uma onda de violência nunca vista em tempo algum...
      E supostamente desencadeada por adeptos do SCP...

      Tenhamos paciência...

      Jarvalho

      Eliminar
    3. Essa tem a mesma lógica que afirmar que o BdC é culpado do caso dos vouchers por ter trazido a prática a publico.

      Lógica lampiã.

      Eliminar
    4. Quando um árbitro levou uma cabeçada num centro comercial em frente a um galinheiro onde andavas ?,quando o Diabo de Gaia invadiu o galinheiro para engasgar um fiscal de linha onde estavas ?,quando os adeptos do teu clube lançam very-lights,petardos e tochas sobre adeptos do Sporting onde estavas ?,quando o teu clube é vergonhosamnete beneficiado e ganha campeonatos da forma mais desonesta que há onde andas ?.

      Isso não é perigoso por futebol porque agora tudo está bem !...

      Eliminar
    5. "No último fim de semana ficou um pênalti por assinalar em Guimarães contra o benfica."
      AHAHAHAHAHAH
      Isto vindo dos que dizem que o Coates não fez penalty contra o Feirense é hilariante!

      "O golo do benfica é marcado contra 10 jogadores."
      O árbitro dá e bem lei da vantagem, enquanto o Vitória prossegue a jogada, o jogador do Guimarães protesta com o árbitro e só depois se atira para o chão (LOL) e só depois o Benfica recupera a bola. Se o Guimarães não colocou a bola fora para o seu jogador ser assistido, porque é que o Benfica o deveria fazer?

      "O defesa do benfica deveria ter sido expulso, após bofetada num adversário."
      O Slimani riu-se dessa, e nós também.

      E o Alan Ruiz em fora de jogo no segundo golo do Sporting? E o penalty do Coates em Setúbal (seria para o 2-0 do Setúbal)? Esses erros convém varrer para debaixo do tapete, a tese calimera da perseguição não vinga quando os erros são para ambos os lados, não é?

      Parem de desculpar a vossa fraca produção futebolística com a choradeira habitual. Joguem à bola, pá! Ou o campeão do defeso liderado pelo Mestre da Tática dos 8 milhões não dá mais do que isto?

      Eliminar
    6. "Isto não é o SCP. Isto não é desporto." ?
      O combate a corrupção não tem nada a ver com o descontrolo dos adeptos. Houvesse mais clubes interessados nesse combate com apoio as novas tecnologias e a transparência no futebol e a duvida, corrupção e apropriação ilícita de dinheiros dos clubes não existiria.
      Em relação a "qualquer dia vai ter mau resultado", é uma afirmação parva.
      Infelizmente estive presente no dia em que um adepto de um clube rival assassinou um adepto Sportinguista. Esse sim foi um mau resultado que resultou na perca de uma vida.
      Mas ainda lhe digo mais, seria tão importante o combate a corrupção(que alguns clubes não o querem fazer) como seria importante legalizar as claques dos clubes, pois assim qualquer membro dessa claque está identificado... mas existem clubes que também não o querem fazer para que estejam mais a vontade para o "qualquer dia vai ter mau resultado".

      Eliminar
    7. Meus amigos, das duas uma, ou vocês teimam em não pensar pela vossa cabeça, ou querem que se mantenha este estado de coisas...

      Eu não disse, em lado nenhum, que o Benfica era beneficiado ou prejudicado. Não falei no Benfica. PONTO!

      Eu referi vários lances em que o SCP foi beneficiado (e nem falei no penalti do Coates), apenas porque foram, como agora voltaram a recordar "roubos de igreja".

      Lá vêm os meus amigos falar de "um grupo de adeptos que agrediu o Proença no Colombo". Foi apenas um mentecapto. O Sporting não os tem? Até fazem assaltos à mão armada...

      E o very-light da final da taça... Indescritível. Se bem que todos concordaram que, certamente, o homem não quis MATAR ninguém. Foi apenas inconsciente, e não pensou nas consequências.

      Mas, o que dizer dos adeptos do Sporting a insultarem o Dr Domingos Gomes, antes de um SCP vs FCP, que assistia adeptos do SCP que caíram de um varandi, no antigo José de Alvalade, e que até lá estavam a insultar o mesmo médico que os foi ajudar. Morreram 2 pessoas nessa queda.

      E os adeptos do SCP acham que são imaculados? NÃO SÃO!!!

      Nem vocês nem nenhuns. Benfica, Sporting, Porto, Guimarães, etc...

      Por favor, parem de fazer de conta que são.

      E o que eu referi aqui foi de uma CAMPANHA! De notícias sucessivas, que levam ao acicatar de ânimos de adeptos menos conscenciosos. E não de críticas esporádicas e balizadas no tempo.

      E não se trata de combater a corrupção. Porque, sejamos claros, não é isso que vocês, e a direcção do Sporting, estão a fazer.

      O que se trata é de arranjar bodes expiatórios para a má época (até ao momento), que o SCP tem vindo a fazer.

      Eliminar
    8. Caro Pedro. Eu não falei no Benfica. PONTO! Falei em clubes que não estão interessados no combate a corrupção e na legalização das claques. Se ficou ofendido, é porque o barrete lhe coube na perfeição.

      Eliminar
    9. Campanhas, Pedro Miguel? queres mesmo falar de campanhas?
      Notícias sucessivas, que levam ao acicatar de ânimos de adeptos menos
      conscienciosos? a sério?
      E que processo de balizar no tempo críticas "esporádicas" propões? o de ora se defender o branco ora se defender o preto? é giro esse processo.
      é q o benfica tem "balizado" as suas críticas e os seus protestos em função dos seus interesses! ora é mão ora não é!! aliás, actualmente, falar-se em mão já considera o próprio par.
      O q o SCP tem vindo a fazer é por a boca no trombone, pá! e a barulheira incomoda-vos. Pudera!

      Eliminar
    10. "Mas, o que dizer dos adeptos do Sporting a insultarem o Dr Domingos Gomes, antes de um SCP vs FCP, que assistia adeptos do SCP que caíram de um varandi, no antigo José de Alvalade, e que até lá estavam a insultar o mesmo médico que os foi ajudar. Morreram 2 pessoas nessa queda."

      Estavas lá? Ou estavas no mesmo sitio onde estiveste aquando da morte de um adepto no Jamor, de uma agressão a um arbitro no activo, quando um teu dirigente ameaçou um dirigente da FPF?

      O defesa do benfica deveria ter sido expulso, após bofetada num adversário."
      O Slimani riu-se dessa, e nós também.

      O Slimani, o Eliseu, o Samaris e o Renato....riram-se todos que nem malucos.


      E o Alan Ruiz em fora de jogo no segundo golo do Sporting? E o penalty do Coates em Setúbal (seria para o 2-0 do Setúbal)? Esses erros convém varrer para debaixo do tapete, a tese calimera da perseguição não vinga quando os erros são para ambos os lados, não é?

      E o lançamento que deu o golo ao Feirense? E o lance que deixou o Gelson 1x1 com GR anulado por fora de jogo do Campbell? E o golo do Castaignos em Setúbal?

      Passa lá a baixar o braço e meter o gelado na boca ao invés da testa

      Eliminar
    11. Ó Pedro Miguel, já estás melhorzinho da tua saúde mental? Deixaram-te usar os computadores do Júlio de Matos, pobrezinho?

      Quero-te perguntar se tens imagens da bola um metro para lá da linha da bola como nós temos imagens do pizzi a fazer malabarismo com a bola e do semedo da meter o braço à bola. Se os golos em fora de jogo do montero, em jogadas em que, depois de receber a bola, ainda anda para trás, não beneficiando da posição adiantada, são um benefício tão grande como uma dúzia de penaltis por assinalar na época passada contra o benfica?

      Meu, vai comentar a página do ignorante do hugo gil, que descobriu a roda no século XXI (que "o mundo sabe que" é um plágio do "my way" do sinatra).

      E volta lá para o teu quarto que já são horas da medicação.

      Santa paciência

      Eliminar
  3. o benfica contribuiu em tudo o que pode para o descrédito atual.

    - apoiou o incompetente vitor pereira até ao limite quando este já não tinha nenhumas condições para continuar.
    - corrompeu árbitros usando vales de refeições que oferecia.
    - descredibiliza o video arbitro em todos os locais onde possa.

    MAS O MAIS HILARIANTE É QUE ANDOU A PEDIR UM CASTIGO AO SLIMANI USANDO O VIDEO DEPOIS DE UM JOGO JÁ TER TERMINADO QUANDO O VIDEO ÁRBITRO NÃO PODE SER UTILIZADO AO VIVO POR SER SUBJETIVO.

    É ISTO...

    ESTA CANALHA DA LUZ JOGA EM 2 TABULEIROS, FAZ AS COISAS POR OUTRO LADO.
    NÃO TÊM MORAL NENHUMA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. bela lambada...

      ...e que nunca te doam as maos!

      Eliminar
  4. Este filme foi mais uma vergonha, mas como estamos em Portugal é tudo jogo limpo.... Hoje a reunião não vai levar a nada, vai continuar tudo na mesma.... muito vermelho corrupto!

    ResponderEliminar
  5. Este jogo teria sido o escândalo do século (mais um), não fosse o Sporting ter ganho. Saiu-lhes ao contrário. Talvez por isso, e acautelando questões técnicas, porque mais vale prevenir para não ter de remediar, este ano foram prevenindo logo em Outubro. E com uma valente almofada para os últimos 4 meses.

    ResponderEliminar
  6. "não pediu desculpa" hehehe

    Por acaso algum jogador do Sporting pede desculpa quando se enterra todo durante um jogo? O Douglas pediu desculpa? O André pediu desculpa? O Bryan Ruiz pediu desculpa? O Jorge Jesus pediu desculpa? O bdc pediu desculpa?

    Não seja mais hipócrita, Mestre. Se não tem coragem para falar quando é beneficiado então fique também calado quando é prejudicado. Já estamos todos cansados de tanto choradinho. Já ninguém vos leva a sério.

    Em Setúbal só faltou agredir o árbitro, quando até acabou por ser o Sporting o beneficiado. Ainda estou a espera de ver castigos pesados ao Coates, Jefferson e JJ pelo comportamento no final do jogo. Mas isso já sabemos que nunca vai acontecer.

    Enquanto não de tomarem medidas o triste comportamento de certos elementos no desporto vai se manter.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não te cansas de fazer tantos comentários hipocritas? Enquanto os Godinhos e os Pinheiros não levarem uns apertões, este estado de coisas.nao se vai alterar. E sabemos a quem isso convem

      Eliminar
    2. Triste comportamentos como insultar e coagir membros do conselho de arbitragem?
      Dar cabeçadas a árbitros?
      Apertar o pescoço a auxiliares durante um jogo?
      Assassinar adeptos durante um jogo?
      Traficar cocaína nas instalações do clube?
      Oferecer vouchers a toda a estrutura arbitral e reguladora das competições?
      Boicotar o vídeo árbitro ou qualquer avanço na transparência das competições?
      Apagar as luzes e ligar a rega quando os outros ganham?
      Fazer as coisas "por outro lado"?
      Manter as claques ilegais ao arrepio da lei?

      Manca-te.

      Eliminar
    3. É triste ter que ganhar a vida desta forma!

      Eliminar
  7. Aqueles que não permitem o video árbitro durante o jogo, não podem participar em qualquer discussão depois dele terminar.

    Se o árbitro não viu ao vivo, não viu... o lance acabou aí.
    Não há penalty, não há fora de jogo, não há nada. Todas as arbitragen são excelentes. A classificação dos árbitros é jogar dinheiro fora. Muito bem proposto pelo Bruno de Carvalho.... observadores todos dispensados.

    qualquer protesto do benfica em futuros jogos sobre decisões que o árbitro não tomou, deve ser simplesmente ignorado.

    portanto escusam os lampiões de arquivar lances passados ou futuros se os enganos começarem a ser distribuidos de forma mais equilibrada. Ninguém mais vos vai ligar nenhuma.

    não têm moral pra falar.

    ResponderEliminar
  8. Mestre, um analisador como você, que vem a analizar bancadas dos estádios, conseguiu também ver que em Alvalade foram anunciados 40.017 espectadores, mas as bancadas dizem o contrário? Deviam estar uns 30/35mil, e já não é a primeira vez. Só para dizerem que tem sempre acima de 40mil, o que não é verdade.

    #merdasquesomesmoconvosco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o bruno esteve a contar as pessoas no estadio! Ja posso dizer que vi e li tudo na vida.

      Eliminar
    2. Epah, e tu como bom palhaço que és andaste a contar um a um, não foi?

      Eliminar
  9. Continuo com a minha é um caso para o dentista. Pelo que aprendi existem arbitros que quando perdem dentes ficam isentos de apitar certas equipas...

    Querem ser tratados como gente?

    Comportem-se como gente!

    ResponderEliminar
  10. Mestre,

    Bota aí um post sobre um SCP X FCP em Alvalade, com o Mourinho, que ficou 0-1 com golo do Costinha e onde na sua área os jogadores do Sporting eram Inimputáveis...

    Era um tal de Lucílio Batista, conheces?

    ResponderEliminar
  11. Académica, Feirense, Setúbal, Arouca, Benfica, Dortmund, Schalke.. É tudo contra o Sporting.

    Não haverá aí no arquivo nenhum jogo SCP vs SCP B em que mais uma vez o SCP tenha sofrido roubos de igreja ou o SCP B, como já é hábito, usurpado pelo homem do apito?

    Merdas connosco 12:
    https://youtu.be/ygAfqOjD1Lg
    Quantos vouchers é que este recebeu?
    Bem mais escandaloso que o Cosme

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. encontrei este...

      http://videos.sapo.pt/nKZMIz1Nr6AHuZPVqajC

      Eliminar
    2. E então? Será que o Luisao tinha recebido na véspera um ferrari verde? Ou será que foi apenas uma paragem cerebral, tal como deu ao Bryan Ruiz ou como deu ao Cosme?

      Assim de repente lembro-me de poucos erros da época passada tão escandalosos como esse do B.Ruiz ja confirmaram se ele n recebeu vouchers ou se n estava apalavrado p vir p/Benfica?

      Eliminar
  12. Pelo menos serviu indirectamente para banir este gatuno do futebol.
    Queimou-se demais, tal como o Lucílio.

    ResponderEliminar
  13. Salvador teve que lhe deitar a mão LOL

    ResponderEliminar