sábado, 14 de janeiro de 2017

O 11º mandamento

"Quando algo improvavelmente bom acontece ao Sporting, o sportinguista deve, de imediato, equacionar todos os cenários ainda mais improvavéis - mas em mau - que lhe poderão suceder a muito curto prazo." 

Esta frase foi inventada por mim no preciso momento em que escrevo estas linhas, mas poderia muito bem ser uma adenda aos 10 mandamentos do Sporting. Hoje, em Chaves, voltou a acontecer essa fatalidade tão sportinguista. Péssima primeira parte do Sporting, com os transmontanos a marcarem logo no começo e com a equipa a revelar um fio de jogo desesperantemente inócuo, e uma segunda parte decente graças às correções feitas ao intervalo, onde se consumou a reviravolta no resultado pouco depois de Rúben Semedo ter sido expulso. Mas, mais uma vez, a equipa foi incapaz de segurar os três pontos, desta vez por causa de um golo que tem tanto de caído do céu como espetacular.

Foto: Global Imagens / Octávio Passos



Mais uma vez, Bas Dost - correndo o risco de ser repetitivo, não tenho maior crítica a apontar a Jorge Jesus do que esta: é fundamental adaptar o estilo de jogo da equipa às caracterísitcas do avançado holandês. Se as bolas lhe chegarem em condições, Bas Dost marca. Tanto quanto me parece, fez quatro remates durante o jogo: dois originados por passes/cruzamentos mal direcionados, que não lhe davam condições decentes de sucesso. Um bom cruzamento (o de Gelson) e uma assistência de André que nem foi tão bem direcionada quanto isso. Uma oportunidade e meia, dois golos. É o melhor finalizador que temos desde Jardel. Comecemos a tirar verdadeiramente partido disso.



Falta de estofo de campeão - infelizmente, é a conclusão que se tira da forma como o Sporting entrou em jogo. Bem sei que o Chaves é uma equipa complicada, que não é fácil de derrotar no seu terreno, mas não é admissível que, com a oportunidade de reduzir a distância para o líder, o Sporting tenha entrado com tanta falta de fome de golo. A primeira parte foi do pior a que se assistiu esta época, com uma quantidade inacreditável de passes e cruzamentos falhados, e uma incapacidade gritante de converter em oportunidades de golo o imenso domínio territorial - muito por causa do sistema de jogo, desfasado dos intérpretes que estão no relvado, que redunda numa posse de bola esmagadora mas completamente inconsequente. Em 90 minutos, apenas me lembro de quatro ocasiões de golo - as dos golos, um remate de Adrien em desequilíbrio que Ricardo defendeu, e um passe de morte para André, que, solto no meio da área, conseguiu fazer o mais difícil: falhar o remate. Muito, muito pouco para tanta, tanta posse.

A expulsão de Rúben Semedo - falta desnecessária que resultou numa expulsão justa (valeu-lhe o segundo amarelo, mas o árbitro foi simpático ao não mostrar-lhe o vermelho direto) que não contribuiu em nada para o sucesso da equipa.



As substituições - as alterações ao intervalo produziram melhorias no jogo do Sporting. Não acho que Campbell e Alan Ruiz estivessem a ser piores do que a maior parte dos colegas, mas a entrada de André e Bryan Ruiz, dois jogadores mais despertos para a importância de se começar a defender o mais à frente possível, acabou com o jogo ofensivo do Chaves - que na primeira parte procurou (e conseguiu), por diversas vezes, tirar partido do adiantamento da linha defensiva do Sporting e das fragilidades dos nossos laterais. É preocupante não haver opções em melhor forma do que estas, mas isso é outra conversa. Já a saída de Dost é mais polémica, mas acho que, naquelas circunstâncias, era a que fazia mais sentido. Com o Sporting em inferioridade numérica e em vantagem no marcador, era previsível que o Chaves iria carregar no ataque. Considerando que era uma hora de cerrar os dentes para segurar a vantagem, não fazia sentido tirar Ruiz ou André, que estavam mais frescos, pelo que sobravam Dost ou Gelson. Jesus optou pelo holandês. Não correu bem, mas na altura era o que fazia mais sentido.



Mais dois pontos perdidos de uma forma inacreditável, mais um passo atrás numa recuperação psicológica e exibicional que tarda em consumar-se. Daqui a três dias repete-se o confronto, naquele que é, muito prematuramente, um jogo que poderá definir o que será o resto da nossa época.

28 comentários :

  1. Estou muito pessimista para o próximo jogo e esta época, é um fracasso. Vergonhoso todo o trajecto desde o último jogo para o campeonato da época passada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é bem assim... o Sporting chegou a andar em primeiro várias jornadas e ganhou ao porto com pequeno show de golos falhados(JÁ COMEÇAVA) .. e mesmo já sem JME e Slimani, fez bons jogos..

      A coisa descanbou após Madrid, um grande jogo, e após declarações do JJ a derrota em Rio Ave..

      Mesmo assim até Guimarães esteve bem... Mesmo em Guimarães esteve bem e só não ganhou pela arbitragem anular um golo irregular..

      Depois fosso... mas voltou a fazer um grande jogo na luz, onde deu um banho de bola em especial na 2a parte, e merecia ter ganho o jogo não fosse um autêntico Roubo de Igreja... o pessoal fala de penaltis, mas pior foi mesmo a engenhosidade do árbitro que permiou o Sporting com 16 faltas só na 1a parte (Merdica 9), simplesmente não deixou jogar com um prejudicado óbvio, pois naturalmente a porcaria nojenta levada ao colo do Merdica, levava um banho de bola monumental também na 1a parte.

      Apartir daí é que tem sido fosso real...

      Eliminar
  2. Espero que os responsáveis técnicos do Sporting tenham aprendido para o jogo da Taça. O Chaves sente-se bem a jogar em contra-ataque (1ª parte) e a perder não sabe o que fazer em termos atacantes (não conta o remate fantástico e meio de sorte que deu o empate). O futebol do Sporting na 1ª parte foi confrangedor: central passa ao lateral, este devolve ao central que por sua vez entrega a William ... e voltam a repetir. Para terça feira espera-se mais entrega desde o primeiro minuto. Os sócios&adeptos merecem mais do que se passou hoje em Chaves.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A defesa do Chaves até é mais fraca que a do Setúbal.. O QUE É PRECISO APRENDER É NÃO FALHAR GOLOS EM FRENTE AO GUARDA REDES E MAIS QUE PROIBIDO... em Setubal o André teve duas oportunidades dessas, uma mais que escandalosa sem guarda redes pela frente(fazia 3-1 na boa, depois a culpa é do árbitro!) ... e ontem voltou a ter outra oportunidade identica onde aplicou a famosa 'patada de balada' meio em carrinho, ou seja, um disparate ao nível dos melhores cepos!

      Eliminar
  3. E eu a pensar que o Mestre ia falar do mau tempo em Chaves, do relvado em más condições, etc etc. heheh

    PS: O bom que aconteceu ao Sporting foi a desastrosa exibição da equipa de arbitragem na Luz? São estas as tais arbitragens que o Mestre e o bdc gostam?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achas? Não viram nada. Dois golos claramente ilegais e um que deixa muitos duvidas (o segundo, salto com o braço sobre o Andre Almeida). Se fosse com o Sporting vinha o mundo abaixo, nem quero imaginar.
      Mas não, continua a ser tudo do Benfica e tá tudo feito. Alias eu vi pessoal afirmar que o arbitro era ladrão porque foi até aos 95 e só tinha dado 4 minutos, quando na realidade nem quase 1 se jogou com os jogadores do Boavista no chão. Mas é os adeptos e o futebol que temos, não vamos longe assim.

      Eliminar
    2. Devias estar calado o nojento lampião... na luz levaste um MONUMENTAL banho de bola, mesmo tendo na 1a parte 25 faltas, 16 contra o Sporting,isto é, alem do voleibol o árbitro não deixou o Sporting jogar na 1a parte...

      O Merdica tem melhor ataque que o Sporting, é verdade... o que até não é grande elogio, em virtude da enorme inépcia do ataque do Sporting (devias ter levado 3 ou 4)... Mas deixa estar que não perdes pela demora, até vais ganir estrondosamente tal cão açoitado por chicote com pontas de aço (mas não deixes de aparecer)

      Eliminar
    3. Eu nem vi o Curral - Boavista, mas é preciso ter uma grande lata para vir falar de arbitragens em Janeiro, meados de Janeiro, falta de noção.. e se forem sempre prejudicados como o penalti que vi assinalado contra o Boavista, é mesmo défice de vergonha na cara. O Porto tem 19 penaltis por assinalar esta época, como esse tem uns 28.

      Eliminar
    4. Mestre tens de dar os comprimidos a esta malta...

      Eliminar
  4. Mais um jogo ridículo do Sporting, comandado por Jorge Jesus (hoje por telemóvel).

    O Benfica perde pontos em casa(!) e o que faz o Sporting...dá uma parte de avanço em Chaves, tem um golo caído do céu antes do intervalo, na segunda entramos mal outra vez (enfim, não se percebe a atitude da equipa)...mas num excelente golo de Bas Dost(bom passe e desmarcação de André) consegue o que era precioso, os 3 pontos...pena é que num jogo importantíssimo a equipa não consegue segurar o resultado (já com o Feirense ia sendo igual), para mim Rui Patricio é mal batido, muuuuito adiantado (posso estar a ser injusto).

    Sinceramente esta época já está meio perdida, um fracasso completo, hoje podia e devia ter sido um começo de uma segunda volta na luta pelo campeonato, mas este ano nem luta estamos ou vamos estar, são muuuitos erros (comunicação e no planeamento da época), muuuitos pontos perdidos estupidamente (á cabeça Guimarães e Tondela), muuuuitas guerras (agora é contra o Setúbal) e no mais importante dentro de campo continuamos a jogar zero, porque no fim o que conta é o resultados e aí o que de bom fizemos o ano passado, este ano veio por "água" a baixo.

    Alguém vai ter de ser responsabilizado, mas as "contas" fazem se no fim, para "salvar" a época, 2º lugar e a conquista da Taça de Portugal é o que se tem de exigir, se por acaso fomos de "vela" já esta semana, então Jorge Jesus fica em maus lençóis , pena é que aqui Bruno Carvalho está agarrado a Jorge Jesus, porque com o feitio do treinador, nunca irá sair por vontade própria...
    Bruno Carvalho por seu lado, tem a "sorte" da oposição ser fraca e deve vencer as eleições sem se esforçar muuuito, no entanto a aposta "total" em JJ, sobretudo nesta segunda época, devo ter sido o maior erro nestes 4 anos.

    SL!

    ResponderEliminar
  5. André já só dá despesa... o encanto inicial do jogador de remate à primeira já se foi.. #liberaAndre

    Laterais precisam-se.. tipo, agora! mandam o único que tínhamos de jeito (e já nem era grande coisa)

    Semedo?! Onde andas Semedo? uma sessão no Sporting B não lhe ficava mal, tantos erros que já nem o reconheço.

    Rui P. muito mal na figura hoje, salvou a honra com aquela intervenção quando o jogador do chaves ia isolado.

    Tenho pena do Gelson e do Dost. nitidamente, os únicos que tentam carregar a equipa.

    SL

    PS: e se tivessemos um gajo bom na frente? sei lá... tipo um Iuri Medeiros. acham que custava muito?

    ResponderEliminar
  6. Resumo jogo do Sporting:
    Patricio -> Coates -> William -> Campbell/Gelson -> Cruzamento -> pontape de baliza

    ResponderEliminar
  7. MdC,

    Acha que os jogadores estão com o Jesus? Parece-me cada vez mais claro que há um antes e depois de Madrid.

    E o Jesus não sabe ou não quer admitir o erro que cometeu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É evidente que há um antes e depois de Madrid. Mas há mais um antes e depois dos cascos de cima do Pizzi na área.

      Eliminar
    2. Ora até que enfim alguém diz uma coisa realmente inteligente...

      Parece-me óbvio que os jogadores se sentem muito menos há vontade com o modelo tactico muito mais elaborado de tiki-taka que o Jasus quer implementar este ano.

      A arrogância do bicho, que ele é que é o maior de todos, também fez bastante mossa... os roubos de igreja também fazem grande mossa psicológica... mas acho que os jogadores já acreditaram mais que aquele modelo é o melhor para os levar ao sucesso...

      É natural!.. ninguém a não ser o Barcelona e as equipas do Guardiola têm semelhante modelos de jogo (e o Guardiola este ano também está a ter imensas dificuldades)... Não é só uma táctica como qualquer outra, o tiki-taka requer uma enorme disciplina e uma frieza e convicção de execução que não é fácil ter, pois perdas de bola mesmo que não sejam infantis pode levar quase sempre a contra-ataques perigosos do adversário, pois para fazeres tiki-taka bem feito e dominares o adversário tens de ter os blocos sempre juntos e tendencialmente muito subidos.

      Eliminar
  8. Resumo jogo do Sporting:
    Patricio -> Coates -> William -> Campbell/Gelson -> Cruzamento -> pontape de baliza

    ResponderEliminar
  9. Como já vi alguém referir, esta época faz lembrar, e muito, a última de Paulo Bento no Sporting.

    Casmurrice, erros em barda e, no caso de Jesus, excesso de bazófia.

    Muito pouco para tão elevado ordenado...

    ResponderEliminar
  10. Parece haver fora de jogo de rafa no lance do 2—2 curioso a sport tv não colocar a linha.

    Sobre o jogo a primeira parte foi má demais mas principalmente jogadores como campbel e ruiz não tentavam fazer um passe era sempre a jogar soZinhos.

    Na 2 com a entrada de bryan deu para ver outro futebol e fomos claramente superiores ao chaves mas quando parecia que o jogo estava ganho levamos com o balde de água fria num lance em que patrício parece ser mal batido.

    Desde a derrota com o Braga que deixei de acreditar no título mas desperdiçar estas oportunidades para voltar a entrar na luta.é simplesmente inacreditável.

    Chaves,madeira,Paços e Dragão todos os ingredientes para a coisa acabar mal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, o Rafa estava realmente fora de jogo, mais, estava inclusive fora do campo, só não sei se no banco ou na bancada. Cumprimentos.

      Eliminar
  11. Uma época cheia de gaffes que dificilmente serão corregidos este ano.
    Markovic deixou de contar!? B.Paulista existe!? Zeegelar saiu do onze exactamente no momento em que estava a estabilizar porquê? B.Ruiz que papel tem neste Sporting?
    Castaignos e André quantos golos têm no campeonato? e A.Ruiz?
    É so o Dost que marca golos neste Sporting?
    Sinceramente, já só peço o segundo lugar e a taça de portugal.
    Mas está muito dificil...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh j... Não digas isso. Tu não comes gelados com a testa. Vocês estão muito fortes.

      Eliminar
  12. Caro MdC,

    Como sócio atento e preocupado com o nosso grande clube, subscrevo inteiramente as suas palavras. Expulsão de Rubén Semedo absolutamente inaceitável num jogador profissional, que ainda por cima é repetente nestas diabruras... Inaceitável! Nunca percebi o afastamento da equipa do Paulo Oliveira, mas este miudo não é solução. Bas Dost é enorme!
    No dia em que o Benfica perdeu pontos nós tinhamos de ter dito PRESENTE! Não dissemos, não temos o que é preciso para ganhar a liga.
    uma palavra para os adeptos que tiveram em chaves: por muito que o BdC tenha feito, lembrem-se que quem se mete com putos acorda molhado! O clube tem de multar o JJ por todas estas suspensões completamente evitáveis e parvas!

    Abraço,
    Pedro

    ResponderEliminar
  13. Mestre, a primeira parte foi má, mas não foi a pior. Foi apenas uma de muitas más. A segunda parte foi boa. Mesmo depois da expulsão de Semedo, que parece ter dificuldades em controlar ímpetos.

    O segundo golo do Chaves é fortuito. Contudo, o resultado é justo. O Chaves foi das melhores equipas que já vi defrontar o Sporting esta época.

    Seja como for, acho que Sporting tem mais que andamento para eles. O problema de fundo deste plantel não é apenas psicológico, tem a ver com aptidão futebolística. Infelizmente.

    ResponderEliminar
  14. Mdc os meus comentários incomodam no assim tanto?

    ResponderEliminar
  15. Porque é que esta apatia futebolística é um recorrente em Alvalade? Mudam jogadores, treinadores, presidentes... mas a apatia continua. Incrível.

    ResponderEliminar
  16. Artista, é mentira que o Patrício e o Semedo têm estado mal?

    ResponderEliminar
  17. Estamos a meio da Época e ainda temos muitas lacunas na equipa. Não temos lateral direito, lateral esquerdo e 2º avançado com qualidade para termos uma grande Equipa.

    Ainda Não se conseguiu definir um onze tipo. Foi uma Época mal planeada, muito por culpa das vendas tardias. Ainda estamos a pagar esta fatura.

    Os árbitros têm prejudicado muito, mas os jogadores também se sentem desculpabilizados com isto. Há que protestar, mas há que manter a atitude de querer ganhar contra tudo e contra todos. Acho os jogadores resignados a tantos infortúnios que nos têm acontecido esta Época.

    Ao contrário da Época anterior, esta ainda não aproveitámos o mercado de Janeiro para colmatar as lacunas. Não jogámos em antecipação e creio que estamos à espera de ver o que aconteceu na taça da liga e o que vai acontecer na taça de Portugal.
    A movimentação mais relevante de Janeiro, não a entendi, a saída repentina do João Pereira quando ainda precisamos dele. Esgaio tem de crescer mais e Schelloto está lesionado.

    Espero que esta Época sirva para Bruno de Carvalho e Jorge Jesus aprenderem para na próxima Época se entrar com outra dinâmica e conseguirmos ser CAMPEÕES.

    Ando a lutar para que os meus Filhos sejam Sportinguistas, mas não há Títulos para mostrar... Na minha vida, o Sporting só foi Campeão 5 vezes (45 anos). É muito pouco para um designado grande. :(

    ResponderEliminar