segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Os acontecimentos no balneário no final do jogo de Chaves

O tema do momento no futebol português é o que se terá passado no balneário do Sporting logo após o final do jogo de Chaves. Sabe-se que Bruno de Carvalho foi ao balneário expressar a sua insatisfação. Sabe-se também que os capitães responderam em defesa da equipa.

A partir daqui, as versões divergem na dose de sal e pimenta colocada nos pormenores, em função do palato de cada órgão de comunicação social. O Correio da Manhã fala em empurrões e tentativa de expulsão do presidente do balneário, A Bola fala em confusão e confronto, o Record diz que o presidente "apertou" os jogadores, e O Jogo diz que os jogadores responderam ao presidente. No final de domingo, Adrien e William dizem que simplesmente houve um "diálogo" entre as partes.


Não sei qual das versões será a verdadeira, mas considerando o conhecimento que todos temos do modus operandi de certos jornais, o mais provável é que tenha ficado longe do dramatismo que alguns deles colocaram. Aliás, depois de todas as provas dadas no passado, não percebo como continua a haver sportinguistas que ainda dão qualquer tipo de credibilidade ao CM e à CMTV. 

Não duvido, no entanto, que a conversa tenha sido azeda.

O que me parece essencial em tudo o que se passou é que, na minha opinião, Bruno de Carvalho tem razão em expressar a sua insatisfação perante os jogadores. Não tanto pela forma como se deixou fugir a vitória - aconteceu futebol -, mas, essencialmente, pela falta de atitude revelada durante a primeira parte. Depois de tudo o que tem acontecido - e independentemente de todas as críticas que se possam apontar a treinador e presidente pelas opções táticas e preparação da época -, o mínimo que se pode esperar é empenhamento total daqueles que entram em campo. E todos os sportinguistas que viram o jogo perceberam que não foi isso que aconteceu no sábado.

P.S: Em relação a Bruno de Carvalho, a única coisa que tenho a criticar é a idiotice de ideia que o levou a dar a recente entrevista à CMTV - supostamente após uma espécie de reconciliação com a administração da Cofina, pelo que li por aí. Duas ou três semanas depois, a CMTV voltou ao modo carvão-total contra o Sporting, como seria de esperar. O único sportinguista apanhado de surpresa por este ataque da CMTV deve ter sido o próprio Bruno de Carvalho.