sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Os alertas de Vítor Serpa

Vítor Serpa, diretor do jornal A Bola, decidiu usar o editorial de quinta-feira para comentar a entrevista dada por Jorge Jesus à Sporting TV, no dia anterior, e que foi assunto de capa dessa edição.

No entanto, ao contrário do que seria de esperar, Vítor Serpa não centrou os seus comentários no conteúdo da entrevista. Não fez quaisquer considerações sobre o discurso do treinador, não mencionou as acusações feitas ao setor da arbitragem, nem sequer criticou a incapacidadade de Jesus em assumir erros próprios, que estão à vista de todos.

Para Serpa, a questão mais relevante da entrevista reside no facto de Jesus... ter dado a entrevista à Sporting TV.


Compreendo parcialmente o ponto de vista de Vítor Serpa. Quando um profissional de um clube dá uma entrevista a um órgão de comunicação do próprio clube, é evidente que se reduzem significativamente as probabilidades de serem feitas perguntas realmente incómodas. A partir do momento em que existem restrições destas, é legítimo que se diga que a entrevista tem menos interesse do que teria caso fosse conduzida por jornalistas totalmente independentes.

No entanto, conforme referi no início do parágrafo anterior, Serpa apenas tem razão parcial naquilo que escreve. O que não faltam por aí são exemplos de entrevistas realizadas por órgãos de comunicação social (em teoria) independentes que, apesar desse estatuto, parecem revelar idêntica aversão a perguntas incómodas. 

Como não referir, por exemplo, as entrevistas de ano novo que o próprio jornal A Bola faz, por intermédio do seu diretor adjunto, José Manuel Delgado, a Luís Filipe Vieira? Falamos de entrevistas que mais parecem conversas amenas entre dois amigos de longa data, em que o jornalista se limita a lançar temas previamente combinados, sem qualquer contraditório, nem interesse em dar sequência a respostas que não esclarecem nada nem ninguém.

Ou então, podemos também recordar a longuíssima entrevista que a TVI fez ao mesmo Luís Filipe Vieira, dividida em duas partes: a primeira, conduzida por José Alberto Carvalho, em que foi óbvia a falta de preparação do entrevistador - com a atenuante de o futebol não ser a sua área; e a segunda, que foi conduzida por adeptos / antigos atletas do Benfica - Pedro Ribeiro, Domingos Amaral e Diamantino.

Não me recordo de ver o diretor do jornal A Bola mostrar-se incomodado por Luís Filipe Vieira escolher interlocutores tão tenrinhos quando decide sair da sua zona de conforto (BTV).

Mas as palavras de Serpa ganham contornos de hipocrisia suprema se fizermos um pequeno exercício de memória e recuarmos ao verão de 2014, para recuperar as palavras que o diretor de A Bola escreveu por ocasião de uma entrevista dada por Luís Filipe Vieira à BTV. Relembre-se que esse período foi particularmente quente para o Benfica, pois o clube estava envolvido em polémica por causa de vários assuntos, como a questão BES, a fuga de Oblak ou os empréstimos de Bernardo Silva, Cancelo e Cavaleiro. Vítor Serpa dedicou à entrevista um pequeno comentário, num canto da sua página semanal, com o título "A entrevista do presidente".


Será que se mostrou igualmente incomodado pelo facto de a entrevista ter sido feita pela BTV, e com a consequente limitação da "total liberdade de expressão e do manifesto interesse do público"? Vejamos:


Condições restritivas? Lógica comunicacional que oscila entre a informação e a propaganda? Nada disso: Neste caso, Vítor Serpa considerou que Vieira "fez bem em falar", numa entrevista que classificou de rigorosa e digna.

Não é novidade nenhuma esta falta de coerência e de princípios em Vìtor Serpa, característica que se estende também aos seus adjuntos. O próprio confirma a sua própria falta de princípios na coluna de ontem, ao escrever: "É, aliás, pelos perigos que assinalamos, que o recente congresso dos jornalistas fez aprovar uma recomendação para que, nestas condições, nenhum jornal publicasse este tipo de entrevistas. Por respeito a Jorge Jesus e aos leitores de A BOLA publicamos as declarações do treinador".

Curioso: Serpa faz questão de assinalar os perigos das entrevistas a canais de clube, mas não deixa de pactuar com elas ao dar-lhes eco. E deveria ter-se abstido de justificar essa decisão com um suposto respeito por Jorge Jesus e pelos leitores do jornal, porque isso não é verdade: Serpa publicou a entrevista por simples motivos comerciais. É evidente que não existe qualquer respeito por Jorge Jesus - desde que trocou de clube, claro está - nem qualquer respeito pelos leitores. Se respeitassem os leitores, não mudariam de opinião sobre as mesmas coisas em função dos interesses do momento, nem seriam o patético meio de propaganda benfiquista em que se transformaram.

62 comentários :

  1. Pum!!!

    O Mestre não perdoa... Quando me contaram hoje sobre este editorial do Serpa não queria acreditar. Eu juro que por vezes eu acho que esses javardos já não me conseguem surpreender, mas eles arranjam sempre uma maneira. Reconheço-lhes esse mérito. Um jornal como abola vir criticar falta de isenção e profissionalismo em entrevistas alheias? Eheheh. Eles gozam com isto tudo. Ao menos a nossa televisão não clama ser independente. O cúmulo do absurdo, é o que o Serpa, o seu panfleto diário e o seu clube representam.

    PS. Essa entrevista da TVI ao Vieira ficará para a história como uma das entrevistas mais absurdas da história da televisão portuguesa. Do início ao fim, "branco como a neve"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o mais inacreditável é que essa longa e exaustiva entrevista, conduzida por dois excelentes e experimentados profissionais, foi um modelo de isenção e de profissionalismo (com simpatia e respeito pelo meio, claro, aquilo que nunca existe quando são os jornaleiros nossos inimigos a apontar os seus insultos ao JJ), pois não ficaram perguntas incómodas por responder, perguntaram-lhe tudo aquilo que deviam ter perguntado, incluindo temas muito quentes como os dos jogadores contratados no Verão e dos que em Janeiro regressarão...

      Eliminar
    2. E TEM A LATA O DEMAGOGI ASQUEROSO DE FALAR DE 'LIBERDADE DE EXPRESSÃO', 'INTERESSE PÚBLICO' E 'PROPAGANDA'!.. só pode ser mesmo um ganda LOL!

      PROPAGANDA ASQUEROSA CONTRA O SPORTING, é o que tem feito sistemáticamente esses órgãos que agora se arrogam arautos da liberdade de expressão... e se têm alguma equidade no 'interesse público', quando um tal Oportunista Rodrigues já deu 4 ou 5 entrevistas em TV, e o BdC não foi se quer convidado para uma... o melhor era estar calado que já fazia um discurso superior.

      Portanto a AZIA, é por ser a Sporting TV, que na opinião dessa escumalha corrupta é um órgão SEM INTERESSE!..

      É PRECISO TER LATA!... mas se calhar vá-se habituando, é que não há blackout nenhum, há é uma separação do que é JORNALIXEIRADA e o que é jornalismo a sério.

      Eliminar
  2. A Burla não oscila. É sempre propaganda. E ainda se fosse só A Burla...

    ResponderEliminar
  3. Confesso que quando li "Lógica comunicacional que oscila entre a informação e a propaganda"
    pensei que estivesse a falar do jornal abola...

    ResponderEliminar
  4. Daqui a uns anos, e não vão ser muitos, vai-se falar de um jornal já extinto, chamado A Bola, que chegou a ser uma verdadeira referência no panorama desportivo português.
    De um tal Vitor Serpa, ninguém se vai lembrar. Por essa altura, esse tal Serpa vai andar a rondar o Estádio da Luz, de mão estendida ao antigo dono. O que ele disse ou escreveu, é absolutamente irrelevante.

    ResponderEliminar
  5. Serpa é mentiroso. O que foi aprovado no Congresso foi o boicote a Conferências de Imprensa onde não haja direito a perguntas. Um escroque

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devia era de haver um boicote ostensivo a tudo o que seja identificado como JORNALIXEIRADA, quer seja permitido fazer perguntas ou não.

      Com Jornal, TV e em breve Rádio a cobertura ao Sporting até pode ser diária e constante.

      Eliminar
  6. Já tinha alertado exatamente para a mesma incoerência. Não me surpreende mas revolta.Não passa de um demagogo e um hipócrita. Relea.Peço-te um favor pessoalmente. Eu enviei-lhe um mail para dizer o que pensava, usando o endereço eletrónico que consta na respetiva página do jornal.Envia-lhe para o mesmo todo este trabalho que produziste. Sem mais. Faz-me esse favor. Grato. Saudações leoninas.

    ResponderEliminar
  7. Vejam esta entrevista de PMR:

    https://www.mixcloud.com/sporting160/

    Este senhor é um demagogo lunático!
    Quer acabar com as equipas competitivas das modalidades!!

    É um oportunista que não percebe nada de desporto e de finanças!!


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é certo...

      City Lion não confirma... nem refuta, pior tem um conjunto de pessoas, ele incluido, que posta sobre *vários nicknames* em vários blogues..

      Só com isto de cada vez que fala de Sportinguismo devia de morder a língua... as críticas mordazes injustas e caluniosas que já fez, não lhe passa pela cabeça que podem destabilizar a equipa e MUITO... depois quer MAIS, PRIMEIRO AJUDA E MUITO A DESTRUIR, e depois quer mais... ora q f de *uta...

      Depois só acompanha o Sporting à 6 anos... e já no tempo de Godinho integrou uma lista, mas é esta direcção é que é um descalabro e candidata-se agora para evitar maior descalabro LOL!...

      Que o Sporting estava COMPLETAMENTE INSOLVENTE não lhe passou pela cabeça... ou não sabia... LOL

      Depois REBEBEU REBEBEU o programa eleitoral deste tipo, por várias razões dele, é unicamente e exclusivamente ANTI-BdC... quem o houve falar até parece que o BdC lhe fez uma *partida* pessoal, daquelas que nem aos animais se faz...

      Depois o grupo de reflexão 1906, o extremo cuidado e carinho com que fala de antigos dirigentes, mesmo com AS MERDAS ATROZES que eles fizeram... e o LFV ser bom e um exemplo (eu também gostava de dever 600 milhões a um banco e não ter de pagar)... O Mendes e a Gestifute são muito bons... e o caso Doyen foi triste e um erro (portanto os sócios estão errados e são uns tristes por correrem com uma escumalha que já tinha roubado pa i 100 milhões... na realidade é triste, pois sem roubos depois NÃO HÁ LUVAS po Presidente e amigos.. ).

      O Pedro Demagogo Madeira Oportunista Rodrigues estás apresentado!! ..

      .. só te candidatas porque este ano as coisas estão a correr mal no futebol profissional... situação que CONTRIBUIS E MUITO com os moldes da tua candidatura, pois prometes SILÊNCIO TOTAL aos ROUBOS DE IGREJA, e só incentivas o Sporting a ser roubado todos os jogos (vê o exemplo do Merdica com o Moreirense)... e as tuas críticas ao Presidente do futebol e ao treinador e o que pretendes mudar, não podiam ser mais perniciosos para a equipa.

      Meus ricos croquetes!..

      Eliminar
    2. É que repara... primeiro o Jasus até era o treinador dele o que é o sensato de dizer, MESMO SE TIVESSE UM MELHOR EM MENTE, HAJA DINHEIRO DOS INVESTIDORES (o que é treta relativo à qualidade versus preço como é óbvio), só para não destabilizar a equipa...

      Depois por BIRRA, não só o Presidente do futebol é muito mau como o seu treinador também o passou a ser... se isto não destabiliza uma equipa de futebol, não sei o que poderá. Ponto

      Mas NÃO HÁ CRISE, se as coisas correram pior que um descalabro, SE ELE FÔR ELEITO, e obvio que com a ajuda da JORNALIXEIRADA SUJA DEMAGOGA CORRUPTA IMORAL E PARCIAL, a inteira culpa é do BdC e do Jasus que deixaram umas condições mais que deploráveis...

      Parece que já estou a ouvir o FILHO DA P*TA asqueroso... e ainda há filhos deste tipo que se dizem Sportinguistas, que parece que acha que os outros são todos estupidos.

      (ou a maioria... caso contrário reconhecia que não se devia candidatar e dava mais tempo a quem fez um trabalho FENOMENAL a sair do ABISMO financeiro e desportivo, escusando-se de afectar uma equipa que já tem preocupações de sobra, e não está a carburar devidamente... depois até eu podia votar nele)

      !.. deus nos livre destas corjas que têm auguros de morte.

      Eliminar
    3. Mas é claro que com William, Adrien Gelson Martins e outros... que pode não se repetir tão cedo... se há PPRESPECTIVA de sacar umas LUVAS valentes em transferências, então tinha de se candidatar e era JÁ. (se fosse filho da mesma coisa fazia o mesmo)

      Eliminar
    4. À mais de 3 anos, que deixei de comprar jornais desportivos. O único que leio é o"Sporting",enquanto não se boicotar de vez a compra aos papagaios mentirosos, eles continuarão a enganar os sócios e adepros do Sporting, de forma a que sejam eles mesmos a contribuir para a destabilização do nosso clube. Uma mentira contada várias vezes torna-se uma verdade tão crua como cruel. Não só no futebol pois também na política é assim, os media quer queiramos quer não, conseguem mudar a mente e as consequentes opiniões das pessoas, conforme lhes vá dando mais jeito.
      O Sporting só conseguirá livrar-se deste polvo, quando tiver em maioria nos órgãos que tutelam o futebol, e os seu adeptos fizerem um boicote ao lixo comunicacional (A BOLA, RECORD,CM,TVI,CMtv).
      SL

      Eliminar
  8. Está tudo dito! Façam como eu, não compro jornais desportivos "isentos"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... e cada vez somos mais, amigo Leão!

      Eliminar
    2. Espero que entendam que no conceito de "comprar" se engloba as visitas e cliques aos websites.

      Eliminar
  9. Devia estar a pensar no seu "jornaleco" que não passa de um órgão de propagando dos vermelhuscos. É um hipócrita e tanto!

    ResponderEliminar
  10. O vito xerpa que va cagxxx á mata e nao volte ...

    Quer ser respeitado entao comece a dar-se ao respeito!

    Pense bem antes de mandar imprimir as primeiras paginas nojentas com que o "seu jornal" brinda diariamente os portugueses!

    Acho muito bem o que o Sporting e o JJ fizeram, a Sporting Tv existem como um orgao de comunicaçao do Sporting, e todas as noticias sobre o Sporting deveriam ser dadas em primeira mao pela Sporting Tv, quem quiser reproduzir tais noticias que compre as imagens!

    ResponderEliminar
  11. Off topic:
    O Sporting tem de se mandar já ao Fabio Verissimo. Não é depois da casa roubada...
    William, Adrien e B Cesar. Alguém acredita que joguem os 3 no dragão?

    ResponderEliminar
  12. Vivemos numa Ditadura Lampiónica totalmente controlada pelo jornalixo da comunicação social, e é apenas por essa razão que ainda hoje há pessoas que não sabem que o Pizzi controlou a bola COM AS DUAS MÃOS na sua própria área antes de o SLB marcar o primeiro golo no dérbi, e a razão é muito simples: A BTV (único canal de clube que em TODO O MUNDO transmite os jogos do próprio clube!) ESCONDEU A IMAGEM ONDE A FALTA É CLARÍSSIMA e apenas a libertou quando a maioria das opiniões (principalmente do jornalixo impresso) já estavam definidas com uma imagem tirada por trás do corpo de Pizzi!

    ResponderEliminar
  13. Entrevistas de treinadores rivais - canais generalistas e igualdade de tratamento, já emitir os jogos, que jogada de mestre, é transmiti-los na BTV, mas aí a parcialidade nas emissões e comentários já não é problema. Não sei se hei-de rir ou chorar com o estado do jornalismo desportivo luso.

    ResponderEliminar
  14. O que dirá tão excelso Sr. do facto de os jogos do seu clube do coração serem transmitidos pela sua televisão?

    ResponderEliminar
  15. Só uma pergunta off-topic:
    Se o "enorme" Inácio vencer a taça da liga, não seria lógico inverter os papéis?

    Inácio voltava para treinador,
    Jesus assumia a pasta de director de relações internacionais (em espanhol já é fluente)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ei pessoal, o Serginho fez uma piada!!!

      Vamos todos rir em uníssono...

      ... tu nao carrillo, tu ja te riste ontem !!!

      Eliminar
    2. Hahaha
      Meu velho e bom amigo do "até maio"
      Deves tar a passar por um mau momento!
      10 pontos e fora de todas as competições, é dose, amigo...
      Eu ajudo...
      Até Março/Abril, para ti.
      Depois podes começar a procurar trabalho!

      Eliminar
    3. Riu ontem e riu-se aquando o "Benfica é merda!": https://www.youtube.com/watch?v=7UFjYKL1Wyc

      Eliminar
    4. O Carrillo é ele próprio uma anedota...que custou mais ou menos uns 10 milhões.

      Eliminar
    5. Ó serginho vamos la ver, mas se o colinho continuar como ate aqui, acredito em ti...

      ...mas olha que ate com um colinho descomunal ( 3 EXPULSOES PERDOADAS ) ainda assim conseguiste, ser eliminado de algo que foi criado apenas para ti e para os teus.

      Ate Mayoneseman.

      Eliminar
  16. A frase "total liberdade de expressão e do manifesto interesse do público" é também aplicável aos jogos do Benfica, transmitidos na BTV ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente pergunta a que o nugget Serpa nunca vai responder.

      Eliminar
  17. O serpa que vá lamber sabonetes a Moreira de Cónegos. São assim verdinhos. Lá não fazem as vontadinhas ao clube com a 2ª maior dívida da europa.

    ResponderEliminar
  18. Liberdade de expressão é poder escolher com que se fala, não é falar com quem o Serpa ou Estado Lampiónico julga que devemos falar. Isto há com cada aldrabão!

    ResponderEliminar
  19. A habitual lavagem cerebral levada a cabo pela tropa fandanga avençada da porta #18 24/7.

    Ainda agora na vermelhusca antena 1 um "jornalista" perguntava ao presidente do Moreirense se tinham eliminado o venfique devido à arbitragem!!!

    Depois do inclinar do campo ontem, das agressões e expulsões perdoadas e do mau perder dos venfiquistas é preciso uma mente muito retorcida para se sair com esta pergunta!

    Na mesma linha (não é para snifar, nuggets...) hoje no noticiário da SIC conseguem dar um resumo do jogo sem mostrar nenhuma das agressões dos lampiões.

    O lápis vermelho não dorme.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também ouvi essa e fiquei estupefacto! WTF??!!!

      Eliminar
    2. Sar, quando é que isso deu? No noticiário de desporto da Antena 1?

      Eliminar
    3. MdC, ouvi ontem quando vinha de viagem no resumo das notícias de desporto às 17:30 na antena1. Não sei, mas devem ter repetido a entrevista com o presidente do Moreirense nas notícias do desporto das 18:30.

      Já estive à procura no site desses avençados mas não encontrei nada.

      Eliminar
    4. Obrigado, Sar. Vou tentar pesquisar para ver se consigo ter melhor sorte.

      Eliminar
  20. He la que isto agora é para ganhar dinheiro. Apareceu-me um AD para fechar ou visitar. É do Artista, ou eu estou com algum tipo de vírus?

    ResponderEliminar
  21. Vitor serpa, é um sabujo, por isso é normal essa bipolaridade de opinião.

    ResponderEliminar
  22. O verdadeiro motivo para que Jesus tivesse dado essa entrevista ao canal do clube, é porque já ninguém se acredita em todas aquelas lamechices, em que se atribuem sempre a culpa aos outros, daí o só ter sido divulgado num canal regional e com uma audiência fraquinha.
    Se tivesse sido em canal nacional ou num jornal desportivo diário, seria novamente alvo de chacota, pois as suas palavras em querer desviar a culpa própria e do seu presidente já não pegam.
    Soltem o auto intitulado provedor deste blogue, Maria Silvas.

    ResponderEliminar
  23. E os lampes intitulam esta "A Bosta" como a bíblia pois pudera, este cromo é mais lampião do que o guerra ou o gomes da silva.. Mas este cromo sabe o que significa isenção, imparcialidade ou profissionalismo? Este jornal nem dado o quero, oh Serpa escreves e falas bem para Carnide reforma-te és ridículo. Parabéns mestre e obrigado por desmascarares estes papagaios SL

    ResponderEliminar
  24. Espero que o lampião Serpa leia este excelente texto...tal como o Braz lê regularmente tudo o que o Mestre escreve sobre ele!

    ResponderEliminar
  25. BLAÁ BLÁ BLÁ BLÁ COITADO DO CRIADO DAS AVESTRUZES.

    ResponderEliminar
  26. Atentem bem a isto Leoes!

    http://prntscr.com/e18ljh

    Como encavar um lampiao usando apenas 65 caracteres!

    O Geraldes esta "on fire" depois de massacrar 11 de uma vez, agora quer massacra-los um a um...

    FORÇA GERALDES

    ResponderEliminar
  27. Já viste o arbitro que vai a Setúbal?
    O mesmo da Madeira! LOL
    Começa a constar-se que o Edinho vai meter autogolo em Setúbal.

    ResponderEliminar
  28. Além do mais, JJ tinha dado uma entrevista exactamente nos mesmos moldes, ao canal do clube, a 21-01-2016. Ou seja, parece estar definido como a altura certa para fazer um balanço da época.

    ResponderEliminar
  29. vitor serpa (com letra pequena) é um HIPÓCRITA (COM LETRA GRANDE)

    ResponderEliminar
  30. Por isto se vê a isenção da "BOLA" mais isso já todos sabíamos não é novidade nenhuma.

    ResponderEliminar