quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Os padrões de conduta e a postura que se esperam de um presidente do Sporting

Goste-se ou não do estilo de Bruno de Carvalho, parece-me indiscutível que o Sporting desesperava por alguém que não regateasse esforços na defesa dos interesses do clube. Há, no entanto, alguns sportinguistas que, privilegiando a forma ao conteúdo, anseiam há muito pela saída de Bruno de Carvalho do Sporting - sobretudo pela questão do estilo, já que a contestação da maior parte dos opositores de Bruno de Carvalho já vem desde o dia em que tomou posse, ou seja, de uma altura em que ainda não era possível avaliar as suas ações enquanto presidente.

Ontem, a propósito de uma outra questão, deram-me a ler uma entrevista realizada em dezembro de 2007, dada por Filipe Soares Franco - na altura, presidente do Sporting - ao Record, que pode ser encontrada aqui: LINK. Achei tremendamente interessante um conjunto de respostas dadas por Soares Franco, quando se falava sobre o diferendo que opunha o Sporting à Câmara de Lisboa.



Curioso, não é?

É claro que não é condição essencial, para se defender intransigentemente o Sporting, que o seu presidente tenha maus princípios de conduta, mas num mundo tão hipócrita e sujo como é o do futebol, no mínimo não pode ser anjinho, nem pode colocar a defesa da sua imagem pessoal à frente dos interesses do clube.

Será que o Sporting teria chegado a bater no fundo (como bateu no princípio de 2013) caso, nos 7 ou 8 anos antes, tivesse havido gente que nunca virasse a cara à luta para defender os interesses do clube? Não me parece: houvesse mais preocupação com os problemas e menos com a imagem, e neste momento a situação do Sporting seria radicalmente diferente para melhor.

36 comentários :

  1. exacto. secalhar tinhamos poupado na auditoria se tivessemos visto isto antes. FSF admitiu ser um banana incapaz de se impor de modo a q o clube n perdesse 50M. parece me q a entrevista de PMR ao record e um bom complemento a esta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quem diz Soares Franco diz muitos outros, presidentes, administradores ou diretores...

      Eliminar
  2. foram os punhos de renda que permitiram a construção dos vouchers... e que estão a permitir que se escondam "parcerias estratégicas".

    os silêncios... Bruno fala muito? o que me incomoda é o silêncio. Porque o silêncio é a putaria instalada.

    ResponderEliminar
  3. e provavelmente não precisamos do bruno de carvalho como precisamos devo acrescentar

    ResponderEliminar
  4. Mestre, vai começar a entrar no discurso de que bdc é o salvador?

    Poupe os sportinguistas disso. heheh

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Já agora Mestre, depois das recentes acusações que bdc foi alvo no NGB, não tenciona escrever algo a respeito?

    Seria interessante ler a sua opinião. Ou será que não há defesa possível!?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As acusações estão bem defendidas no Mister do café conforme o meu amigo já bem sabe...

      Que mania de engolirem tudo do Pedro Guerra... Esse é que é balofo, se calhar tb consumiu o passivo do benfica. Qualquer coisa como quase 500M (e a subir...)

      Eliminar
    2. Se responde, é chamado de Brunista pelos avençados.
      Se não responde, os mesmos assumem que não há defesa possível.
      Faca de 2 "legumes".

      Quanto a mim, estou-me bem a lixar para o que escrevem nesses blogs miseráveis. Dá para rir de vez em quando com as "análises financeiras/económicas". :)

      Eliminar
    3. Ahahah!

      Responder a "acusações" (ou delírios?) do alucinado aldrabão que começa os textos com EXCLUSIVOS & BOMBAS?!?!?

      Acusações do cartel da Porta 18, Vouchers & cimento presidido pelo cadastrado de Alverca!

      LOL

      Eliminar
    4. o ngb não tem qualquer credibilidade pois acusa sem nenhuma prova do que afirma e não permite contraditório.

      escrevem para serem lidos pelos próprios porque os demais nem sequer têm paciencia pra ler "aquilo".

      Eliminar
  6. Força Bruno, descasca e continua a falar mal desses fil...s da p....ta, não lhes dês descanso!!!! Sporting Sempre!!!!

    ResponderEliminar
  7. Infelizmente muitos tem tentado atacar o presidente do Sporting apenas na base da sua imagem e reputação e não no crescimento do clube. O BdC apareceu no momento certo, e acho que vai dar continuidade ao bom trabalho. Em relação a postura e a conduta, é verdade que nem sempre é agradável ver e ouvir algumas intervenções do presidente mas considero que quase todas essas intervenções foram necessárias. Tem que se continuar a combater a corrupção no desporto em Portugal, lutar pelas novas tecnologias e lutar pela erradicação da propaganda que afeta positiva ou negativamente a vida dos clubes.

    A meu ver o candidato Madeira Rodrigues nesse ponto já deu mostras que não é o que quer fazer e acho que não é isso que o Sporting precisa neste momento. Muito mal a maneira como respondeu acerca dos vouchers. Talvez ganhe alguns votos num sector muito restrito do clube mas não é uma atitude de quem se preocupa mais com os problemas do que com a imagem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou de acordo com tudo. Apenas nao consigo concordar com a parte em que diz que "O BdC apareceu no momento certo"... como bem sabe, o Bruno de Carvalho foi espoliado da vitória nas primeiras eleições a que concorreu.

      Tivesse sido eleito nessa altura e o Sporting nunca tinha passado pela vergonha da época em que ficou em 7º. Ainda hoje e para sempre os sportinguistas se arrependem dos votos no Godinho Lopes, esse pária compadrista que não queria saber do Sporting para nada...

      O BdC chegou com três anos de atraso. Acredito que o Benfica não teria sido tricampeão nem estava instalada esta postura de estadistas de sorriso comprado que agora todos têm. São uns anjinhos hipócritas agora que dominam o Sistema de uma forma nunca vista (Comunicação Social, Árbitros e suas Avaliações, etc).

      Já se sabia da Escola de Árbitros do Benfica há mais tempo, da questão dos vouchers... enfim. Da vergonha que agora veio ao de cima muito por culpa do cerrar de fileiras que o Sporting e tudo o que gravita à sua volta fez por acreditar neste presidente. Nenhum sportinguista que ame o seu clube pode negar que se há algum problema em Bruno de Carvalho (para além do feitio belicista, que não tem nada que ver com as suas qualidades como presidente)foi ter chegado mais tarde ao Sporting do que devia.

      Saudações Leoninas

      Eliminar
    2. Gonçalo,
      Certíssimo o que disseste e concordo com o que dizes. Tens razão a ter focado esse ponto.
      Quando disse que chegou no momento certo, estava a pensar no facto de se ele não tem concorrido a segunda vez provavelmente hoje já não existiria o Sporting como o conhecemos.Foi dos episódios mais tristes da historia recente do Sporting e com resultados desastrosos para o Sporting.

      SL

      Eliminar
    3. RB, ainda não li a entrevista do Madeira Rodrigues, mas vi esse excerto dos vouchers... e definitivamente, é não perceber o que está em causa.

      Eliminar
  8. Na entrevista fala dos 4 campeonatos? Ou não era uma luta eterna do SCP nessa altura?

    Já vi que 2016 foi os Vouchers e 2017 a cartilha é isto... o presidente do SCP tem que ser um carroçeiro, porque não há outro modo de defender o clube. Ele até lamenta, porque não é nada o feitio dele, mais um sacrificio enorme que faz pelo clube.

    O Soares Franco também é um bom sonso. Andou em conselhos de administração num mundo empresarial, andou em assembleias municipais, foi dirigente e andou em assembleias gerais de federações... mas teve muita sorte... só quando chegou ao SCP é que foi realmente testado na sua forma de conduta, com os bandidos dos politicos corruptos! Até lá só apanhou malta honesta e coberta de ética.

    O anjinho era ele, era :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Lampião no estado puro.

      Desarticulado, meio bronco e confundido na cabecinha. Obrigado por este exemplo perfeito, caro Carlos Granja. Do seu comentário extraí ZERO. Semi-acusações infundamentadas, misturas de alhos com bugalhos, ironias básicas e vagas, enfim...

      Aposto que lhe falta um ou dois dentes na cremalheira frontal e que lê o Novo Geração Benfica religiosamente após cada post do Venfique Eagle e do Venfique by GB.

      Faça um favor a si mesmo e leia um bocadinho mais.

      "Já vi que 2016 foi os Vouchers e 2017 a cartilha é isto..." até me arrepio de vergonha alheia a ler esta frase. Estudou?

      Eliminar
    2. Era presidente do Sporting, a empresa dele era inquilina no Edifício Sede, e hoje esse valioso património é propriedade dele e o nosso Clube é o inquilino. Fala muito em ética e códigos de conduta, mas essas palavras na sua boca não passam de 'cortina de fumo'

      Eliminar
    3. cuidado lampião...

      valencia já está a arder.

      Eliminar
    4. Não conseguiria responder melhor ao acéfalo Lampião.
      Parabéns Gonçalo Pires 😂😂😂

      Eliminar
  9. Epa, mas então vale mais um Presidente arruaceiro do que um Presidente com classe e postura?
    Oh artista, estas-me a levar para os maus caminhos! Vou avisar os meus pais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o "arruaceiro" defender os interesses do clube a que preside, e o presidente com classe e postura não defender os interesses do clube a que preside, onde é que está a dúvida?

      Eliminar
    2. Não há relação directa entre o Presidente e o próprio clube? Se um baixa o nível para atingir determinado fim, não estará a afetar também o bom nome do clube? Ou consideras que tudo vale no futebol?
      Por outras palavras, consideras apropriado um radical para Presidente do clube.

      Eliminar
    3. Não te chamo radical. Desejas é que é mais vantajoso um Presidente radical do que um Presidente mais conservador.

      Eliminar
    4. Já tu Jorge, tens um presidente honroso, fina flor da sociedade portuguesa. Mas que estupidez.

      Eliminar
  10. inacreditável. Desconhecia esta entrevista e é só mais um tesourinho deprimente na história recente do clube. Espero que a incompetência esteja afastada do clube para sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não conhecia... toda a entrevista é surreal, mas neste ponto em particular foi de uma clarividência incrível.

      Eliminar
    2. Muitos sabiam que estavam a fazer merda, mas ou não tinham coragem para mais ou pensavam que merda por merda... Nem toda a incompetência foi fruto de má vontade. E é essa uma das razões porque muitos wue não gostavam do BdC, agora o apoiam.

      Eliminar
    3. Mestre
      Eu infelizmente nunca mais me esqueci dessa entrevista. Principalmente porque ela já foi dada no final do mandato do FSF. Por curiosidade do destino pouco tempo depois desta entrevista, o Governo deste país deixou cair o projecto do aeroporto da OTA e o responsável do consórcio de empresas de construção, que já estavam a desenvolver projectos para a construção, veio dar uma conferência de imprensa a armar uma enorme peixeirada para pressionar o Governo.
      Agora a pergunta para 1M€, qual era o nome desse sr.?
      Adivinharam, Filipe Soares Franco, ele mesmo

      Eliminar
  11. Não (querer) perceber que esta entrevista é uma crítica e chamada de atenção à postura, conduta e meios sujos para atingir os fins que benfica e porto usam é lamentável...

    Pior que isso é sugerir que quem não partilhe dessa conduta está a "virar a cara à luta para defender os interesses do clube" ou está a "colocar a defesa da sua imagem pessoal à frente dos interesses do clube."

    A conclusão desta entrevista, na minha opinião, deveria ser precisamente a oposta:
    Não somos nós que temos de imitar a (má) postura de benfica e porto para ficarmos em igualdade de circunstâncias e partirmos em pé de igualdade. São eles que devem e têm de abdicar dela.

    Nós precisamos obviamente de alguém que não seja anjinho, mas que não seja corrupto. De alguém que defenda intransigentemente os interesses do Sporting, mas com valores e dentro das regras do jogo.

    "Não é condição essencial, para se defender intransigentemente o Sporting, que o seu presidente tenha maus princípios de conduta"? Deveríamos era estar focados em defender que, para ser presidente do Sporting, é condição essencial ter bons princípios de conduta. Só isso não chega e é insignificante. Mas deveria ser condição sine qua non para estar nesse cargo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso quer dizer o quê? Que Bruno de Carvalho é corrupto? Que joga sujo mas instâncias nacionais e supra nacionais. Como acho que não estás a dizer isso, então tudo o que escreveste é exactamente o que o BDC está a fazer: defender o clube respeitando em primeira mão o próprio clube e de seguida o que o torna gigante: os adeptos.

      Eliminar
    2. Acho que está a confundir as coisas.

      Ficar calado perante a injustiça não é defender o clube. O Sporting luta contra a corrupção e tanta outra iniquidade do futebol.

      Mas a questão do estilo importa para quê? Alguma vez ele atacou sem ser atacado? Chama-se autodefesa. Alguma vez faltou ao respeito a quem ainda não o tivesse desrespeitado?

      Brincamos ou quê? Então há uma manobra nas sombras em prejuízo Sporting e ele deve ficar calado? Agora toda a gente sabe quem são as nádegas, montes de merda corruptos que deviam estar na cadeia. E o mal educado é o BdC?


      Eliminar
  12. Enfim...ao que estávamos entregues...
    Não defendia os interesses do clube porque ia contra a sua conduta...que lixo deste nunca mais volte a Alvalade!
    O SCP tem que estar sempre primeiro! Sempre! Por isso gosto tanto de BdC. Para mim é o homem certo no lugar certo!
    SL

    ResponderEliminar