quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Rui Pedro Braz, o Vale e Azevedo do comentário desportivo

A derrota de terça-feira do Sporting - e o consequente aprofundamento da crise em que o clube está envolvido - parece ter tido o condão de libertar todo o ódio a Bruno de Carvalho que andou reprimido durante alguns anos. Nas últimas 24 horas têm chovido críticas de adeptos, "notáveis", rivais, e comentadores, umas justas, outras absolutamente disparatadas.

O cúmulo do disparate foi atingido, precisamente, na noite de terça-feira, na TVI24. Rui Pedro Braz, cerca de uma hora após final da partida de Chaves, não se poupou nas palavras que dispensou a Bruno de Carvalho e à situação do Sporting. É preciso ver para crer.


Há aqui vários pontos que merecem ser mencionados. Vou começar pela afirmação de Rui Pedro Braz em como a situação financeira do Sporting não é melhor do que a que se verificava quando Bruno de Carvalho chegou - que é como quem diz que não é melhor do que a situação que existia quando Godinho Lopes saiu.

Braz fundamenta a sua "opinião" com dois argumentos:
  • O que houve foi apenas uma reestruturação da dívida, havendo obrigações muito, muito grandes à banca;
  • O Sporting continua a ter custos elevadíssimos, baixando os custos do staff, mas triplicando os custos do futebol profissional.

Ora bem, que houve uma reestruturação da dívida, é um facto indesmentível. Mas essa reestruturação da dívida permitiu, entre outras coisas, fasear as tais obrigações à banca em função da obtenção de receitas extraordinárias. O Sporting vai abatendo a dívida à medida que se qualifica para as competições europeias, ou à medida que vai obtendo mais-valias com a venda de jogadores. Ou seja, o Sporting deixou de poder ser forçado a reembolsar os seus empréstimos com o dinheiro proveniente das receitas mais correntes - risco que existia antes da reestruturação. Isto é uma fonte de segurança e estabilidade financeira importantíssima - o clube, cumprindo aquilo a que se comprometeu no acordo de reestruturação, nunca ficará refém da banca, que não pode exigir ou forçar reembolsos para além do que está estipulado.

Em relação aos custos, Braz tem razão. Os custos de staff (refere-se aos fornecimentos e serviços externos, suponho) desceram, enquanto os custos com o futebol profissional aumentaram bastante. Ainda é cedo para se afirmar que podem triplicar, no entanto - aqui já é o comentador a tentar elevar a nota artística em dramatização.

Mas faltou algo fundamental para a análise financeira de Rui Pedro Braz ficar completa: a referência às receitas que o Sporting tinha no tempo de Godinho Lopes e às que tem hoje. Comparemos o 1º trimestre de 2012/13 (última época de Godinho Lopes) com o 1º trimestre de 2016/17 (as últimas contas disponíveis):


Podemos ver, por exemplo, que os custos com pessoal cresceram 50% de há quatro anos para cá. Nas primeiras temporadas de Bruno de Carvalho, os custos com pessoal desceram muito, é verdade. Com a chegada de Jorge Jesus, houve um aumento significativo que corresponde ao maior orçamento de sempre do clube. Facto.

Mas olhemos então para as receitas: a bilheteira triplicou; os patrocínios aumentaram em 50%; os direitos televisivos duplicaram, e aumentarão ainda mais quando o novo contrato com a NOS entrar em vigor; o clube participou, por duas ocasiões, na Liga dos Campeões - coisa que com Godinho Lopes nunca aconteceu -, com um óbvio impacto nas contas;  e, last but not least, as receitas com a transferências de jogadores dispararam, com a realização das duas maiores vendas da história do clube.

O Sporting tem hoje custos mais elevados? Sim, tem. Mas tem também fontes de receita bem mais robustas, que permitem que a SAD tenha uma capacidade bastante superior de suportar esses custos. Se assim não fosse, a comparação entre os resultados operacionais dos 1ºs trimestres de 2012/13 e 2016/17 não teria um aspeto tão desequilibrado:


Convém relembrar aos mais esquecidos (e aos mais distraídos) - onde poderemos incluir o caso de Rui Pedro Braz - que as duas épocas de Godinho Lopes se cifraram em prejuízos acumulados de 89 milhões de euros. Bruno de Carvalho, no conjunto das quatro épocas que teve oportunidade de preparar, apresentará lucros bastante apreciáveis. Convém recordar que, desde que a SAD foi constituída, apenas Filipe Soares Franco conseguiu apresentar lucros com regularidade, mas muito à custa da venda de património. Bruno de Carvalho não só não vendeu património, como se prepara para inaugurar o Pavilhão João Rocha.

Portanto, ao afirmar que a situação de hoje não é melhor do que quando Bruno de Carvalho chegou ao clube, Rui Pedro Braz revela pelo menos uma de duas coisas: ignorância ou desonestidade (ou ambas, o que não é de todo impossível).

Para além disso, a perspetiva futura é bem mais risonha do que há quatro anos. Godinho Lopes deixou um plantel completamente desvalorizado e com pouquíssimo mercado. Foi obrigado a vender Van Wolfswinkel por 10 milhões, dos quais o clube apenas recebeu 3 milhões - porque apenas tinha 30% do passe -, que foram de imediato canalizados para o pagamento de salários em atraso. Hoje, o clube tem um plantel com vários jogadores muito bem cotados, e conseguiu-se recuperar a quase totalidade das percentagens dos passes. Aquilo que o clube valoriza hoje, é para o proveito do clube, e não de terceiros.

E já nem entro na questão desportiva. Compara-se o (péssimo) 4º lugar atual com o 7º de há quatro épocas... mas eu lembro-me bem que em 2012/13, o Sporting andou a namorar com os lugares de despromoção durante uma boa parte da competição.


Convém, efetivamente, ter memória, e contar a história completa. Infelizmente, os canais de televisão estão cada vez mais repletos de profissionais da desinformação.


O Vale e Azevedo do comentário desportivo

Para rematar a ridícula análise às contas do Sporting, Rui Pedro Braz jogou a cartada Vale e Azevedo, o último recurso de quem já não se consegue lembrar de outras formas de insultar um dirigente desportivo.

Podia estar bem calado, porque se há alguém que se possa comparar ao aldrabão e demagogo ex-presidente benfiquista, é o próprio comentador.

Quando falamos de Rui Pedro Braz, falamos de alguém que muda de opinião sobre os mais diferentes temas, conforme aquilo que lhe convém. Vale a pena recordar as críticas que fez à cláusula de rescisão de 60 milhões de João Mário...


"pode ser negativo para o próprio jogador, que fica preso"

... para, poucos meses mais tarde, não poupar elogios às cláusulas de 60 e 80 milhões de Nelson Semedo e Renato Sanches.

"são cláusulas para passar uma mensagem de que o Benfica aposta muito forte nos seus jovens, e de que os jogadores não  sairão do clube antes de atingirem a sua maturação futebolística, um ponto de grande motivação para os outros jovens da formação"

Ou aquela vez em que Braz mentiu, ao dizer que Bruno de Carvalho tinha desmentido, numa Assembleia Geral, a existência de uma penhora após a decisão desfavorável no caso Rojo...



... quando, na verdade, a tinha confirmado.

Ou a forma como Braz reportou o "roubo" de Bakic que o Benfica fez ao Sporting, onde tinha prevalecido a vontade do jogador...


... mas que, quando acabou por ir parar a Braga, não foi possível dizer mais do que "há coisas que não são para dizer, há coisas que não podem ser ditas, e há coisas que também não interessa partilhar".

Ou ainda, por exemplo, o programa em que disse que nenhum presidente com experiência (usando explicitamente Vieira e Pinto da Costa como bons exemplos) cometeria o erro de Bruno de Carvalho ao contratar Shikabala...


..."esquecendo-se" do que se tinha passado uns meses antes, com a aquisição de Taarabt pelo Benfica.

E, para terminar - apesar de ter muito mais exemplos para mostrar, o post já vai longo - não posso deixar de recordar esse momento clássico do comentário desportivo moderno, quando Rui Pedro Braz disse, por ocasião da convocatória de Paulo Bento para o Mundial de 2014, disse que Adrien Silva não estava ao nível de Rúben Amorim, porque este era o suplente do Enzo"...


... colocando o agora capitão do Sporting ao nível de "um Josué". Só dá para rir.

Rui Pedro Braz tem um longo historial gravado de incorreções, deturpações e mentiras, com o exclusivo propósito de atacar o Sporting. É uma espécie de símbolo do novo profissional do comentário que ajudou a destruir em definitivo a credibilidade da comunicação social. Falamos de gente que, sob a capa do jornalismo isento, tem como missão a propagação de uma agenda comunicacional bem definida, e que é capaz de dizer o que for preciso para fazer passar a sua mensagem. Mais ou menos o que fazia Vale e Azevedo, se formos bem a ver.

67 comentários :

  1. Mestre,
    Ontem, enquanto fazia zapping, passei na CMTv já perto da meia noite, onde Futre dizia que um grande empresário estaria por trás de uma nova candidatura à presidência do Sporting.

    Colocando de lado Jorge Mendes, dizia que era um dos dois maiores empresários portugueses, deixando assim no ar a possibilidade de ser o Nélio Lucas.

    A candidatura avançará se o Sporting perder na Madeira...

    Simplesmente surreal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho muitas dúvidas de que isso acontecerá... mas vamos aguardar para ver.

      Eliminar
    2. Surreal Surreal vai ser os sportinguistas entregarem o clube a uns escroques e demagogos por causa de resultados desportivos que resultam essencialmente dum momento de 'catarse' onde NITIDAMENTE os jogadores não estão a 100% com o treinador por causa das gabarolices deste último...

      O que diga-se de passagem não é nada legítimo e não deve ser tolerável (não é para isso que são pagos)... VEJA-SE O EXEMPLO DO PORTO.

      Se isso acontecer lá vai o clube para o buraco outra vez, aliás a SAD podemos dizer adeus, TINHA SIDO PLANEADO ANTERIORMENTE E VAI PARA FRENTE ENTÃO... pois se TUDO CORRER MAL, já toda a gente sabe que a culpa ou é do JJ ou das coisas muitos más e horríveis que ele e o BdC deixaram...e o roubo da SAD vai ser feito... Não existe melhor desculpa para tudo, pois muitos Sportinguistas BURROS QUE NEM UMA PORTA vão acreditar em tudo. Ponto

      É nisto que se insere o trabalho desse filho da puta mais que nojento desse Brás... já está a preparar o terreno...

      Eliminar
  2. Mestre acho que deve dar um desconto a Rui Pedro Brás, que como bom lampião que é evidentemente tem saudades de Godinho Lopes. BdC meteu-se entre os poderes instalados no futebol português e então a estes comentadores da treta só lhes resta soltar a língua para denegrir, achincalhar, diminuir,ao serviço dum objetivo bem conhecido, deitar a baixo o presidente do Sporting.
    SL

    ResponderEliminar
  3. Mestre, tudo dito no último parágrafo. Este Bacalhau a Braz é muito incompetente, não percebe de futebol é por isso que está na merda da TVI. Como sei que o Bacalhau a Braz vem aqui ler os teus post’s, deixo aqui um conselho para ele. Bacalhau a Braz vais sozinho ou queres que eu te mande aquela parte? Incompetente, hipócrita e lampião ressabiado. São estes merdas que estão a estragar o futebol, ridículos.

    ResponderEliminar
  4. acho lamentável que não tenha colocado a música do benny hill de fundo nos vídeos

    ResponderEliminar
  5. Concordo em quase todo, caro MdC, o Rui Bacalhau à Brás ex-Boifica Tv é um finório, uma filória cantante. Só não concordo é colocar aqui a comparação facciosa das Contas do 1º Trimestre.

    "Comparemos o 1º trimestre de 2012/13 (última época de Godinho Lopes) com o 1º trimestre de 2016/17 (últimas contas disponíveis de Bruno de Azevedo).

    Como se lá por cair neve uma vez em Lisboa em 20 anos, ISSO já sirva de exemplo, de comparação, de bitola. Não.

    Não, caro MdC, não é todos os anos que se pode colocar na Contabilidade vendas de 40 + 30 Milhões Brutos para assim empolar as Contas. Ainda por cima, quando sabemos bem que desses Milhões brutos, depois nem metade recebem!!

    Isso é fazer batota, é deturpar as Contas, pois sabemos bem que em Lisboa não cai neve todos os anos.

    :-)

    Mas, de resto, no mais estamos de acordo. O Rui Papoila Braz da Queluz TVI do Moniz, Vice-Presidente do Carnide dá uma no cravo duas na ferradura. Pese embora, no caso das Contas ele tenha razão. O SCP, sim, está hoje mais endividado do que estava em 2013. Doyen a quem doer !!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que serve de comparação. Mesmo excluindo as vendas de jogadores e os prémios da liga dos campeões, é inegável o aumento substancial das receitas.

      Eliminar
    2. Não, não serve. Sem as vendas do JM e do Slimnai, as Contas estariam no Negativo.

      E não é por acaso que já estamos a 19 Janeiro e DESTA VEZ não houve pressa em tornar público o Relatório do 2º Trimestre

      :-)

      Tal e qual como fizeram com o tal Relatório do 1º Trimestre !!

      Oh meu caro MdC, nem todos comemos palha, capim. Os chico-espertos, arrivistas é que julgam que somos todos parvos.

      Capice?!

      Eliminar
    3. "Ainda por cima, quando sabemos bem que desses Milhões brutos, depois nem metade recebem!!"

      Este maluquinho continua com esta cantiga. Dos 75M (mais variáveis), efectivamente só recebemos 60M, exactamente como está descrito nas contas. Isto é o que recebemos, ponto final parágrafo. O porco, como ponto de comparação, na venda do Mangala nem metade recebeu.

      A explicação que se segue serve mais para Sportinguistas, que este nunca lá vai chegar (nem quer).
      Dos ~60M que recebemos, pelo menos metade estão destinados para 2 coisas:
      1- fundo de reserva, que serve, entre outras coisas, para recuperar VMOCs e alguns custos definidos (recuperação de património, por ex.)
      2- pagamento de dívida bancária, no final da época em curso. Só em Julho teremos de entregar cerca de 30% aos bancos.

      Portanto, esses 60M não desaparecem nas mãos de empresários manhosos (a Norte), nem são usados para "comprar" jogadores aos clubes em quem vendemos, como se vê nas alianças Ibéricas de outro clube mais a Sul.
      São usados para abater dívida bancária e preparar a recuperação dos 40M de VMOCs.

      Eliminar
    4. Oh Sheepbói, nem todos comemos palha, erva, capim, restolho. Os chico-espertos, arrivistas é que julgam que somos todos parvos.

      Para ver se compreendes.. vou-te dar um exemplo: tu, rapaz, jogas na Regional, eu jogo na Premier League!!

      Eliminar
    5. Zíngaro, se és músico, parece-me que nem a solo ou em grupo te safas...
      É surpreendente que analises tão pormenorizadamente as Contas do Sporting e, depois, deixes escapar esta pérola:"quando sabemos bem que desses Milhões brutos, depois nem metade recebem!".
      Deixo-te, então, duas perguntas: para onde vão os mais de 50% que dizes que o Clube não recebe?
      Onde foste buscar essa informação?

      Se andasses atento, terias lido um comentário do Mestre abordando o tema da divisão das receitas de vendas de jogadores; em todo o caso, sempre poderás pedir-lhe ajuda... apesar de me parecer que é perda de tempo - és um doente crónico e, daqui por uns tempos, cá estarás tu a repetir a mesma ladainha (ou será cassete?)

      Fico, então, a aguardar as tuas doutas respostas...
      SL

      Eliminar
    6. Desde quando é que o Sporting é obrigado a ter lucros sem vender jogadores? Dos três, continua a ser o clube que menos precisa de vender.

      Eliminar
    7. Um desafio para o multiparvoeiras:

      -desenterra a cabeçorra da areia, vai consultar os R&C de 2013 e o último, ganha vergonha e vem aqui publicar a comparação/evolução das receitas operacionais SEM transação de jogadores.

      Vou esperar deitado.

      És um aldrabãozeco.

      Eliminar
    8. Apenas falei (para pessoas inteligentes, não para avençados e moços de recados) que não é justo, correcto comparar o 1º Trimestre de 2012/13, com o 1º Trimestre de 2016/17...


      "Comparemos o 1º trimestre de 2012/13 (última época de Godinho Lopes) com o 1º trimestre de 2016/17 (últimas contas disponíveis de Bruno de Azevedo)".

      Depois... perguntei, onde pára o RElatório do 2º Trimestre de 2016/17.

      Ninguém soube responder.

      E volto a insistir, a mim, insultos de amanuenses, funcionários e de namoradas do Grande Líder, nada dizem.

      Sábado, perdendo na Madeira, levam todos um biqueiro no qu (e se calhar até vão gostar) !!


      Eliminar
    9. Alex Zingaro... como eu gosto de te ouvir!..

      Eu sei responder... em 2013 tinhas um *capital próprio* negativo de 116 milhões!!! SABES O QUE ISSO QUER DIZER??.. e agora tens um caputal próprio de dezenas de milhões quando este exercício terminar...

      Tu não comes palha, restolho, etc, tu não comes é pouca!.. e isso acontece aos que falam merda 'without a clue", e já que jogas na Premier Legue, como os ingleses costumam dizer "you are full of it".

      Eliminar
  6. Quando este tipo fala eu simplesmente mudo de canal. Não diz nada de jeito, fala só para causar guerrilha e sem contexto nenhum. Faz-se parecer uma inteligente de primeira quando passa de um palhaço que não percebe nada do assunto. O que ele faz qualquer tipo fazia. É chegar à TV mandar uns bitaites assentes em nada e trabalho feito!

    Mestre sinceramente este tipo de gente nem sei se merece o destaque (embora negativo) que lhe é dado aqui!

    É lixo e deve ser tratado como tal!

    ResponderEliminar
  7. Mestre, aproveitando o embalo, faça um retrocesso na emissão da tvi24 (à hora 14:40), até ao "discurso directo" de ontem, que contava com os "isentos" dani e aguilar, onde, logo no início, um adepto (José Reis, reformado de 66 anos) do Sporting põe o dedo na ferida, e é escandalosamente censurado por uma espécie de jornalista, de uma espécie de orgão de comunicação social... nojo e vergonha alheia, foi o que senti...

    PS - tenho dúvidas que o "adepto do Sporting" que falou antes deste, de nome Serafim Cortizo, seja mesmo adepto do Sporting, mas enfim... são outros... "quinhentinhos"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fui ver, faz de facto bons argumentos. A crise do Sporting é mais explorada porque tem objetivos muito ambiciosos, dizia a moderadora. E os outros não têm?

      Eliminar
    2. Mas o que para mim foi verdadeiramente grave, foi a forma miserável como calaram o interlocutor... censura mesmo... isto vindo de uma das entidades que mais clama por liberdade de expressão... do as I say... don't do as I do...

      Eliminar
  8. No post só falta a monumental azia do bacalhau com a ida de JJ para Alvalade. Ainda hoje me parto a rir com o tipo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É e eu já tinha visto e ouvido outro escroque da comentação dizer que Jasus 'de certeza estava de saída' LOL...

      QUE GRANDE PALHAÇO!

      Eliminar
  9. Vamos ver se depois desta época desastrosa e em que foram feitos investimentos na equipa impensáveis, bdc não deitou toda essa estabilidade financeira por água a baixo.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Futurologia para quê? Vamos aguardar com paciência que chegue o final da época, logo (nós, os sportinguistas) saberemos se a estabilidade se manteve.
      Entretanto, os sportinguistas agradecem a preocupação...
      SL

      Eliminar
    2. Não será futurologia pelo simples facto de o scp JÁ estar a emagrecer o planter... será que a razão é puramente desportiva? não é de certeza, porque com as faladas saidas e entradas teriam que estar a fazer uma nova pré-época a meio do campeonato e isso é só estupido.
      Portanto tem que ser financeira, principalmente tendo em conta o retorno nulo (ou quase) no contributo desportivo de cada um desses jogadores impactados.

      Parece-me uma análise mais ou menos básica...

      Eliminar
    3. O que é que tu estás a dizer ??... ao menos tens ideia??

      Vai ver os relatórios... Alan Ruiz, Petrovic Spalvis são das contas de 15/16, que assim teve um investimento acho maior que este ano (causa do prezuizo alargado) ... O investimento deste ano são ~ 19 milhões.

      Por comparação este ano o Merdica vai para mais de 50 milhões, e em 15/16 foram quase 60 milhões...

      O que A MAFIA PEÇONHENTA e escroques piões de brega não querem é competição mesmo... qualquer que seja o Presidente do Sporting o que vocês não querem mesmo é competição a sério... a azia pelo negócio NOS então é tanta que o cheiro a azedo chega aqui... AINDA BEM QUE COM ESTE PRESIDENTE ESTÃO F.DIDOS... obrigado presidente por esses momentos...

      Eliminar
    4. "Parece-me uma análise mais ou menos básica..."

      E estúpida.

      Eliminar
    5. Corine, diz-me que não é estupido fazer uma limpeza de 10 jogadores a meio da época... só porque teve maus resultados...
      Afinal de contas é a mesma equipa que bateu o pé ao dortmund e ao madrid...

      Mario Silva: qual é então a razão para limpar o balneário? gostava de ouvir a tua opinião.. e que os negócios da NOS não têm nada a ver com esta discussão...

      Isto aqui é só casmurros acéfalos e ominosos... livra...

      Eliminar
    6. "Afinal de contas é a mesma equipa que bateu o pé ao dortmund e ao madrid..."

      E foi o plantel inteiro de 29 jogadores que bateu o pé? Pensa um bocadinho antes de dizer merda, mesmo que prove ser muito difícil para alguém da tua laia.

      Eliminar
  10. Ele até pode ter as opiniões que quiser,vozes de burro não chegam ao céu,a mim o que me mete mais nojo é ele e a tvi24 não fazerem questão de o identificar como lampião,como acontece com o Pedro Guerra e o Domingos Amaral(+2 cromos bytheway) em que toda as pessoas sabem que são lampiões e facciosos,por exemplo.Ora o R.Pedro Braz alem de aldrabão finge ser o que não é.Um comentador desportivo que se preocupa com o futebol em geral e que não está ali a tentar influênciar opiniões mentindo,deturpando e ocultando factos.
    Quando penso nele vem me sempre aquela expressão do "vendedor de banha da cobra".E sinceramente admira me como ele ainda não levou uns "amassos" na rua..

    SL

    ResponderEliminar
  11. Este post é surreal... O Rui Pedro Brás é benfiquista? Sim. E depois?

    O Pedro Sousa é sportinguista? E qual é o mal?

    Esta é a questão mais premente que um blog de sportinguistas tem para o dia de hoje?

    Compreendo. Até as notícias sobre as contas do Benfica de ontem hoje dão para "dissecar". É chato...

    Mas, só por curiosidade... O que o rapaz disse é mentira? Então não é verdade que a dívida do SCP, apesar de reestruturada continua a estar lá?

    E que patrocínios é que aumentaram? É que a equipa principal só tem desde há 1 ou 2 meses, e os valores das transmissões televisivas respeitam apenas à época de 2017/2018, e já foram antecipados por necessidades de tesouraria...

    Mas claro... Toca a falar nos comentadores de TV benfiquistas, que isso é o maior problema que o SCP tem na actualidade!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Surreal porquê? Sim, o que o rapaz disse é mentira. A situação de hoje nada tem a ver com a de há quatro anos. Não pode olhar só para os custos e fazer conclusões destas. Parece-me que o post está bastante claro em relação ao aumento de receitas.

      Eliminar
    2. Nem tem comparação. Pedro Sousa comenta como jornalista. O Braz não. O Braz nem é jornalista, não tem nenhuma independência do seu clubismo a comentar. Ele está lá como benfiquista.

      Eliminar
    3. Nitidamente o Braz vai aos blogs benfiquistas buscar ideias sobre as contas do Sporting. Aquilo é conversa de um certo blog do clube do tráfico de cocaína.

      Eliminar
    4. Mais um analfabeto funcional...

      Eliminar
    5. Oh minha lã-parina, pela ordem de ideias do brazeado, o orelhas tem o universo carnide ao dia de hoje (600M€ de passivo) em muito pior estado do que quando de lá saiu o v&a (90M€ de passivo)... bem sei que para um normal comedor de cornetos com a fronte pode too much information, mas faz lá um esforçozinho...

      Eliminar
    6. Claro que o que o rapaz diz é mentira... e é óbvio que é com uma AGENDA, a coisa não é ódio cego.

      Agora que é SURREAL é haver Sportinguista que toleram este tipo de coisas... NÃO IMPORTA QUEM SEJA, É O PRESIDENTE DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL... e depois outros é que são conflituosos e maus caracteres, como se um filho da puta dum venfiquista asqueroso tivesse alguma coisa a haver com quem é Presidente do Sporting ou quem deixa de ser...

      Eliminar
  12. A imparcialidade ou desonestidade do jovem jornalista é que é criticada e não o facto de ser benfiquista. Surreal é, como comentador desportivo isento, fazer análises distintas para situações similares em favor da equipa que simpatiza.

    Este jovem jornalista é um rapaz esperto e até não é dos piores em termos de competência, mas quando mente descaradamente em desfavor do rival do clube que simpatiza está a usar o seu poder de jornalista para distorcer a verdade em favor dos seus objectivos.

    Portanto, surreal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas qual jornalista? Nunca foi jornalista. Nem o é agora.

      Eliminar
    2. OK, não é jornalista, mas parece-me que o trabalho dele é bem parecido com jornalismo desportivo...

      Eliminar
    3. Parece... mas viola todas as regras deontológicas que os jornalistas se devem reger, alias duvido que esteja inscrito na ordem dos jornalistas (ou o que o valha)... por isso não é jornalista é um um propagandista asqueroso.

      Isto faz do jornalismo desportivo uma JORNALIXEIRADA SUJA DEMAGOGA CORRUPTA IMORAL E ALTAMENTE PSRCIAL

      Eliminar
  13. Por algueém, neste caso RPB, com tendência a ter conflitos com a verdade dizer que tudo está mal não podemos concluir que tudo está bem ou para lá caminha.

    Mais que as diferenças para assinaladas preocupam-me as semelhanças.

    - À semelhança do que fez Godinho Lopes Bruno de Carvalho contratou a eito e sem critério que se entenda uma série de jogadores que ou foram promessas não cumpridas (e.g. jeffren ou Capel vs André, Markovic ou Castaignos) , ou não estavam numa fase propriamente "boa" da carreira (e.g. Rodriguez, Oniewu vs Petrovic, Douglas ou Eliasx2). Ambos acertaram no ponta de lança (Wolfsvinkel x Bas Dost.

    Não o vi referido em nenhum lado mas o descalabro de Godinho Lopes (pelo menos desportivo) também começa após uma ida á luz em que, em caso de vitória (segundo creio o Sporting vinha de uma série de 10 vitórias para o campeonato) passavamos para o primeiro lugar e, já agora , de onde também se saiu com queixas da arbitragem (e do Elias !!).

    Esta época não é garantido que haja venda de jogadores ao nível da época passada (a menos que a taça das confederações corra como o Europeu). A champions pode ficar dependente de uma pré eliminatória onde não seremos cabeças de série (ou nem isso) e, a menos que as coisas mudem as receitas de bilheteira também deverão levar um rombo.

    IMHO na génese de tudo isto está uma decisão, para mim incompreensível (e digo-o desde o momento em que foi anunciado), de contratar um treinador por um valor fora da realidade do futebol Português, alérgico a apostas na formação, que parece contratar com base nos jogos que vê numa televisão que está sempre a dar futebol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Godinho Lopes levou a coisa à falência... o Sporting já tinha penhoras em tribunal para fechar as portas..

      E depois as tais VMOCs, que tanto falam e tão pouco acertan, que podia fazer o clube perder a maioria da SAD (e ainda pode se o plano estabelecido e acordado não for cumprido) foi obra do Bettencourt, Godinho não fez nada só agravou, e este presidente é que renegociou a coisa

      Portanto bla bla bla... É que não há A MÍNIMA comparação possível.

      Eliminar
    2. E Bruno de Carvalho (ou quem o substituir) está a caminho de a levar. Os custos já lá estão e vai ser dificil livrar-se deles. Os proveitos dificilmente se manterão.
      Há uma história (que acho que até foi aplicada às propostas de BdC para o futebol) de um presidente de um júri de doutoramento que disse para o candidato "A sua tese tem ideias boas e ideias originais. Infelizmente as boas não são originais e as originais não são boas". Neste mandato BdC fez coisas boas e coisas más. As boas por muito que achem o contrário não eram assim tão dificeis de conseguir já as más eram muito dificeis de igualar ..

      Eliminar
    3. Nem sei bem onde pegar.
      Primeiro recomendo ida ao Mister do Café, que tem 2 ou 3 posts sobre as VMOCs, para perceber quão diferente foi este negócio, relativamente ao passado.
      Depois, recomendo que leia a análise aqui feita há pouco tempo relativamente a risco financeiro (défice anual em relação a proveitos), e compare as direcções.

      Isto é bastante simples.
      O Godinho deixou-nos com VMOCs sem qualquer plano para as pagar, sem dinheiro em conta corrente, e com um défice anual impressionante (os tais 90 e tal milhões de prejuízo em 2 anos atestam).
      BdC falhou este ano nas contratações, sim, mas com empréstimos (Markovic; Meli) ou jogadores com custos razoáveis (André; Elias). Os 2 grandes investimentos foram Ruiz (8M - para já flop e parece-me que foi erro) e Dost (aposta acertada).
      Comparar isto com Jeffren (nunca jogou mas custou 4M+) ou até um Pongolle de 6 ou 8M está errado, como é óbvio. Nem percebo bem como Capel aí entra, porque foi um jogador de quem tirámos proveito desportivo durante algum tempo.

      Eliminar
    4. Os proveitos PODEM AUMENTAR E MUITO, oh Alberto, pois o negócio NOS só entra em força para a próxima época... E TUDO GRAÇAS AO BdC, é preciso não esquecer

      Até os lampiões ficaram de boca aberta quando o negocio que o BdC conseguiu foi maior que o deles..

      Eliminar
  14. Que filha da P#t!c& de post!
    Todos nós estamos interessados é na crise do Sporting, por diferentes motivos, e não num bacalhau à brás.
    Porque é que os jogadores andam a passo e não correm?
    BdC se não tivesse renovado com jesus, este já estaria a treinar os Desempregados Futebol Clube?
    BdC tem motivação, que não a financeira e a amorosa, para continuar no cargo?
    Para o jesus está sempre tudo bem, desde que lhe paguem?
    Que é feito do palmelão? Só se faz ouvir para falar no Benfica e nos árbitros?
    O que é que o bombeiro tem a dizer disto tudo, dado que ele representa os sócios e não, como parece, BdC?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Todos nós estamos interessados é na crise do Sporting"...

      Oh minha renita abichanada... nunca me enganaste... toma lá... https://socionumminuto.pt/... vá, anda!

      Eliminar
    2. Oh cAldo Dushe, parece que só lês o que te interessa, defeito sportinguista. Completa a frase que engloba "por diferentes motivos". A uns a recuperação, a nós a extinção.

      Eliminar
    3. Haam Renita... se fosse no teu clube eram insultos que nunca mais acabavam e ameaças de pancadaria para coma.

      Aqui tu estás à vontade... e desde já MUITO OBRIGADO por abrires os olhos a Sportinguistas mais tapadinhos, O MERDICA E OS LAMPIÕES NOJENTOS NÃO QUEREM BRUNO DE CARVALHO COMO PRESIDENTE DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL E NÃO REGATEIAM ESFORÇOS PARA QUE ISSO ACONTEÇA... como se tivessem alguma coisa a ver com isso, mas as psicoses manias etc faz-lhes meter o nariz onde não são chamados mesmo se não houvesse AGENDA...

      É pá o melhor é fazeres-te sócio já, não vá o BdC ganhar e assim nas próximas eleições em 2021 já podes votar.

      Eliminar
    4. "extinção"

      Mais cedo implode o Galinheiro.

      Eliminar
    5. Sim... não podia concordar contigo... a nossa recuperação... a vossa extinção!

      Eliminar
  15. Este Rui Pedro à Brás é um pulha que por trás de uma pseudo isenção está sistematicamente a atacar o sporting.
    Aliás nada de anormal num ex funcionário do clube de carnide.
    O que sempre me chocou no Sporting é a incapacidade para denunciar este animal e para o confrontar a ele e à TVI com estas mentiras.
    Não quero fazer a apologia da violência, mas este é daqueles que só quando levar uns amaços vai passar a ter outra postura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fabuloso... ainda bem que não és contra a violência.... se fosses, era bomba atómica por um espirro na biblioteca...

      Caro, foi com essa postura que o bdc foi ao balneário, "uns gritos e umas ameaças para por aqueles molengões em sentido". No jogo seguinte fizeram-lhe a folha... o gajo tem que sair da área técnica. Até porque assim o Octávio só serve para aquecer cadeiras.
      Muita coisa tem que mudar... mas não, preferem atacar comentadores (nem sequer são jornalistas...) coloridos, que existem de todas e de todo o tipo e feitio...

      Eliminar
    2. Tens a certeza do que dizes, oh fininho... estiveste no balneário???

      É que eu entre poucos fui dos que mais gritou 'siga-se o exemplo do Porto'... e o BdC pediu para não atacar os jogadores... e agora tu dizes que lhe 'fizeram a folha'!??

      Então é muito pior que 'Maicons' e o exemplo do Porto tem de ser exacerbado até à magnitude da ofensa (ESPERO QUE NÃO, és tu que estás a mandar bitaites)... isto é o que o Sporting sofreu muitas vezes, por isso e também por isso é que ganhou tão poucas vezes nos últimos anos.. há que fazer um esforço enorme para mudar essa cultura. ponto

      Eliminar
    3. Aquela 1º parte em chaves para a taça, jogo imediatamente após a "educada troca de opiniões no balneário", fala por mim...

      Liderar uma equipa passa por liderar um balneário. O líder é o treinador e acabou. O presidente não tem que ir lá abaixo, muito menos sem o treinador... ponto... vê lá se entendes isso e passas para outro patamar de compreensão porque neste momento ainda estás na idade média a resolver tudo à cacetada...

      Eliminar
  16. O problema deste tipo de "jornalixo" é terem sempre o refugio das fontes para se esconder!

    Mal empregado 25 de abril!!!

    ResponderEliminar
  17. O ódio ao presidente do Sporting é tanto e tão desmesurado nesses "programas desportivos isentos" que quando lhes cheira a sangue ("derrotas e crises") ficam como verdadeiros cães de fila descontrolados, a salivar de forma frenética, cheios de argumentos tingidos de burrice e ódio irracional, pela possibilidade de o detestado babalu perder as próximas eleições...

    Podem salivar, rosnar, uivar, e ladrar à vontade, que os sportinguistas não são parvos, isto é, lampiões...

    ResponderEliminar
  18. E ainda acrescento uma informação adicional: este sujeito tem um ódio extremo ao Sporting pela mesma razão que Miguel Sousa Tavares!

    Ambos são filhos de sportinguistas e carregam consigo o peso do remorso de terem trocado o clube do pai, e uma excelente e honrada herança paterna, por clubes corruptos, ladrões, e bandidos!

    Daí o ódio extremo e aparentemente inexplicável ao Sporting, que sabem perfeitamente ser o único grande clube português estruturalmente honesto desde a Fundação!

    Ainda me lembro deste sujeito estar na BTV a tentar convencer os seus parceiros do crime de que eram adeptos de "um CLUBE DIFERENTE" (!), expressão que despertou nos demais um esgar de estranheza e de repúdio que levou de imediato o indivíduo a recuar no "lapsus clubisticus"...

    Se não podemos ser como eles ao menos tentaremos destruí-los!

    No fundo não passam de tristes ressabiados!

    ResponderEliminar
  19. Mas então diz-me uma coisa. E pergunto com toda a honestidade visto que o teu artigo está exemplarmente bem escrito. Se os custos com o plantel, de facto triplicaram, mas a vendas subiram, o RPB não tem razão quando diz que a situação financeira está essencialmente igual?

    ResponderEliminar
  20. Mas então diz-me lá uma coisa. E pergunto isto com toda a honestidade por que pareceu-me que tentaste produzir uma argumentação exemplarmente bem fundamentada. Se as vendas dispararam, mas os custos do plantel triplicaram, o RPB não tem razão quando diz que a situação financeira do clube está igual?

    ResponderEliminar