sábado, 21 de janeiro de 2017

Um grande tiro no pé

Bruno de Carvalho anunciou na manhã de ontem outros três nomes para a sua comissão de honra: Jorge Jesus, Nani e Eric Cantona.


Ao final da tarde, Pedro Madeira Rodrigues reagiu desta forma:


Em primeiro lugar, considero que Pedro Madeira Rodrigues tem razão ao dizer que Bruno de Carvalho não devia ter feito o convite e que Jorge Jesus não o deveria ter aceitado. Bruno de Carvalho não deveria fazer convites destes a funcionários do clube. Por serem funcionários do clube, devem manter-se equidistantes porque têm a obrigação de trabalhar com a direção que os sócios escolherem. Bruno de Carvalho, enquanto presidente, deveria perceber isto. Jesus também não deveria ter aceitado sem anunciar a colocação do seu lugar à disposição em caso de derrota do candidato que apoia.

A situação não me incomoda por aí além, porque este apoio público de Jesus à candidatura de Bruno de Carvalho acaba por ser uma forma bastante prática de aniquilar as especulações que têm aparecido na imprensa do costume em relação ao alegado mau relacionamento entre os dois.

Mas que foi útil para a campanha de Bruno de Carvalho, isso é inegável.

Pedro Madeira Rodrigues reagiu da pior forma possível. Em primeiro lugar, um apoio de Jesus a Bruno de Carvalho não implica necessariamente que se posicione CONTRA Madeira Rodrigues ou qualquer outra candidatura. Da mesma forma que a maior parte dos sportinguistas não hesitarão em colocar-se atrás de Madeira Rodrigues caso este vença - tenham ou não votado nele -, Jesus, sendo um profissional do futebol com contrato com o Sporting, também não deixaria de fazer o seu trabalho com um novo presidente.

Em segundo lugar, ao agir desta forma, Madeira Rodrigues cometeu alguns dos pecados de que acusa Bruno de Carvalho: tomou uma decisão a quente, precipitada, e que, concretizando-se, implicará enormes custos para o clube. Não só porque o clube deixaria de contar com Jorge Jesus como seu treinador, mas porque também teria de lhe pagar uma indemnização elevadíssima, correspondente aos dois anos e quatro meses de salários relativos ao resto do contrato. Falamos de um valor próximo dos 15 milhões de euros. Madeira Rodrigues estaria a arranjar o seu caso Doyen logo no seu primeiro dia no cargo, mas em pior.

A contratação e definição do salário de Jesus não são responsabilidade de Madeira Rodrigues, mas enquanto aspirante a presidente, não tem um motivo suficientemente forte que justifique o esbanjamento de 15 milhões de euros no despedimento do treinador - qualquer desavença poderia ser resolvida com uma conversa entre ambos assim que Madeira Rodrigues tomasse posse, caso vencesse as eleições.

Na minha opinião, foi um grande tiro no pé na sua candidatura.

35 comentários :

  1. Para além que mostra o tipo de gestão financeira que esta personalidade é capaz. Estou a ver que em poucos meses anularia toda a evolução que temos feito, com sacrifício, nos últimos anos.

    15M€ JJ + 14M€ academia. Eis para onde vai o dinheiro da venda de João Mário e Slimani.

    ResponderEliminar
  2. O projecto de JJ chama se SCP.Alguem que avise o atrasado mental do PMRodrigues.
    Lamento se ofendi algum atrasado mental com a comparação.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JJ tem um projeto? Olha uma novidade ...

      Eliminar
    2. Qualquer treinador tem um projecto, isto é, se fôr a médio longo prazo como é a ideia ao contratá-lo... vincar um modelo táctico e procurar e treinar jogadores para o interpretar.

      O Merdica não tem nenhum modelo tactico, pois quem manda é mendes & orelhas que se for preciso vendem tudo mais a mãe já amanhã(não há táctica que resista)... e também não precisa, O COLÃO O FAVORECIMENTO é tão grande que até eu e qualquer treinador de voleibol era de certeza absoluta campeão com o Merdica, em qualquer ano que seja... no ano a seguir vinha outro e era o mesmo.

      Depois JJ fez parte da comissão de honra de LFV, e aí sim não devia... Agora como Sportinguistas e sócio do Sporting tem todo o direito.

      Eliminar
  3. Não concordo quando se diz que Jorge Jesus não pode apoiar o BdC. Tanto quanto sei JJ é sócio e qualquer sócio pode apoiar quem bem quiser. Se bem me lembro nas últimas eleições o Diogo Matos, Director do Futebol Formação do Sporting apoiou e fez campanha pelo José Couceiro. Não me lembro de qualquer drama nessa altura.
    A equidistância é exigível a quem vai decidir ou fiscalizar, tanto quanto sei o JJ não vai fazer nenhuma dessas coisas.
    A reacção do Pedro Madeira Rodrigues é patética. Então na recente entrevista na SIC acusou o BdC de dividir o clube e anunciou que vai fazer a reunificação do Sporting e a seguir anuncia aos 4 ventos que quem apoiar o BdC é despedido?!?
    Deixo ainda uma pergunta, e se o Adrien, o Patrício ou o William resolverem manifestar apoio ao BdC? São despedidos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi exactamente o que eu pensei, se algum dos nossos jogadores ou treinadores, das diversas modalidades, apoiarem Bruno de Carvalho, serão de imediato despedidos?

      Eliminar
  4. Concordo, mas tudo depende da situação do Sporting em Março. Se estivermos a 10 ou 15 pontos do primeiro classificado isto pode jogar a favor deste candidato, dependendo obviamente do nome que ele trouxer para cima da mesa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A verdadeira comissão de honra de City Lion pos lados de Carnide, mais A JORNALIXEIRADA amiga, e o Mendes que vai avançar com os tais 14 milhões (se estou enganado porque é que não diz quem é... o hipocrita acusa os outros à boca cheia, con ele não havia investidores anónimos, mas depois esquece-se)...

      Todos juntos estão a trabalhar para um nome sonante po treinamento.

      Eliminar
  5. Concordo quase em absoluto, apenas discordo no seguinte ponto: acho que o sócio JJ tem o direito de apoiar um candidato, desde que no exercício das suas funções não se meta a comentar as eleições (como fez o Jesualdo, a tentar influenciar o sentido de voto dos sócios).

    Acrescento ainda que o candidato PMR, que acusou a campanha de BdC de coagir funcionários, acaba de passar a mensagem que funcionários do Sporting que apoiem BdC, com PMR correm o risco de ser despedidos.

    ResponderEliminar
  6. Concordo e discordo de si.
    Concordo que BdC nao devia ter convidado JJ para a sua comissao de honra mas discordo que JJ nao devia ter aceite. Foi BdC que apostou todas as "fichas" em JJ e, a meu ver, so lhe fica bem aceitar pois demonstra lealdade a BdC. A meu ver, a lealdade e muito importante em qualquer area!
    E para terminar acabou de vez com a credibilidade da comunicacao social afecta aos corruptos. Eles bem tentaram arranjar cisoes entre JJ e BdC.
    Em vao!
    SL

    ResponderEliminar
  7. Mas este homem veio da lua....12 milhões para a Academia....15 para o JJ...para já vai em 27 milhões de euros !...ehehehehehe

    De resto o plantel e o treinador deveriam passar ao lado da campanha eleitoral...e o que se vê é precisamente o contrário.Errado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A melhor foi esse cara de pau afirmar que a construção do pavilhão João Rocha foi o trabalho de várias direções. As direções que tudo fizeram para extinguir modalidades e construíram um estádio sem pavilhão... foi a elas, segundo o CityLion, que Bruno de Carvalho foi buscar os dossiers com as guidelines para construir o pavilhão.

      Depois fui fazer uma pequena consulta ao mural do pavilhão João Rocha e não fiquei surpreendido...

      Eliminar
  8. Não sei até que ponto JJ ao imiscuir—se nas eleições não poderá estar a cometer alguma ilegalidade contratual.

    Parece me que mais que eleições esta foi a forma de acabar com as notícias da ruptura entre os 2 mas que não é bonito concordo contigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ilegal é impedir que um sócio exerça o seu legítimo direito a apoiar um dos candidatos.

      Eliminar
  9. Sucintamente, o Sr. Bruno de Carvalho fez mal em convidar o Sr. J Jesus e este fez muito mal em aceitar. Na minha opinião é uma manobra que "cheira" a algo fictício e a oportunista. Caso o Sr. J Jesus saia do SCP antes das eleições vai lá votar como elemento integrante da comissão de honra do Sr. Bruno de Carvalho? Quanto ao Sr. Madeira Rodrigues tornou público um "sound bite". Saudações leoninas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E imagina que o tal 'investidor anónimo' dos 18 milhões que já entraram é o Ronaldo.?

      Também te ia cheirar a algo fictício e oportunista.

      E agora um candidato atacar forte e feio quando a equipa É ROUBADA ESCANDALOSAMENTE E SISTEMATICAMENTE QUE NÃO HÁ MEMÓRIA, e o ânimo anda perto de zero... e o City Lion não diz nada, pois está a gostar, pois isso obviamente ajuda-o na campanha... ISSO JÁ NÃO É FICTICIO E OPORTUNISTA?????

      Eliminar
  10. Com o aproximar das eleições, nota-se que este blogue em geral e o artista que nele escreve em particular, estão paulatinamente menos pro bono (you too?) dos sportinguitas e cada vez mais pro bruno.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tu cada vez mais filho da p*ta... mas quem corre por gosto não cansa...

      Por acaso já te foste fazer sócio do Sporting???... é que abrires essa estrumeira com dentes sem isso, não faz o mínimo sentido estares aqui.

      Eliminar
  11. Depois deste apoio e mostra de lealdade, imagino que JJ, caso bdc perca as eleições, apresente a sua demissão. Logo, não haveria indemnização a pagar.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porquê??

      Como sócio tem todo o direito, não influi na capacidade como técnico... depois não é preciso pois já foi anunciado que vai ser despedido por City Lion em caso de...

      Acho que JJ nem dorme a pensar nisso. lol

      Mas ainda bem que estás aqui... como forma de agradecimento de todo o apoio dado, sei de fonte segura se o Pedro Madeira Rodrigues não ganhar estas eleições no Sporting, de certeza que se vai candidatar às próximas eleições do benfica.

      Pode não ganhar, mas como é um candidato que tantos lampiões amam, seria uma desfaçatez se não o fizesse... pensa nisso.

      Eliminar
  12. Caro Mdc apenas quero chamar a atenção para um ponto que não me agradou.

    Ao comparar um possível caso Jesus com o caso Doyen de Bruno Carvalho está assumir eu PMR estaria "também" a tomar uma decisão que custaria 15 milhões ao Sporting. Ora a verdade é que o caso Doyen não custou 15 milhões, o Sporting é que deixou de ganhar 12 milhões que era o valor que deveria ter entregue. Ora esses 12 milhões não foram um custo, não aumentou a dívida. Por isso a comparação não faz sentido.

    E utilizando este tipo de comparação cria na ideia do adepto que uma decisão de Bruno de Carvalho custou 15 milhões enquanto a decisão de PMR custará verdadeiramente 15 milhoes.

    ResponderEliminar
  13. Que grande coelho que este tipo tirou da cartola!
    Despedir jj no início de março, é isso?

    Quanto ao rigor que propagandeia, vejamos:
    - 14 milhões para recuperar de imediato a academia
    - 15 milhões em março para o jj
    - Nova estrutura para o futebol
    - Distribuição gratuita do Jornal do clube por meio eletrónico 
    - Criação de novas Escolas Academia Sporting no estrangeiro
    - Estudar o regresso do basquetebol
    - Desenvolver o conceito de Escolas Academia Sporting de modalidades
    - Reforçar o projeto Olímpico do Sporting com mais modalidades e atletas
    - Reforçar o corpo de técnicos das modalidades com parcerias
    - Criação da figura do sócio-núcleo, partilhando o valor da quotização com estes
    - Criação da figura do sócio-claque, permitindo aos membros das claques um desconto na quotização até aos 21 anos
    - Um agregado familiar com pelo menos dois sócios efectivos de escalão A poderá ver os seus descendentes directos isentos de quota até aos 14 anos
    - Centro de estágio no Norte de Portugal
    - Optimizar e remodelar as infra-estruturas da Academia de Alcochete, apetrechando-as com a tecnologia mais inovadora
    - Reconverter as infra-estruturas do Multidesportivo, criando condições para aumentar o nível de conforto
    - Realizar estudos de viabilidade para o encerramento do fosso do Estádio
    - Construir o Velódromo Joaquim Agostinho
    - Substituir as cadeiras do estádio que se desviem do padrão cromático do clube
    - Construir o Clube Naval do Sporting na zona ribeirinha de Lisboa
    - Protocolar com a Câmara Municipal de Lisboa a criação de um complexo social junto ao Estádio que contemple uma residência para antigos atletas, uma residência universitária e uma creche
    - Garantir a detenção da maioria de capital da SAD, preparando a recompra de VMOC`s

    Este madeira quer apresentar-nos, com rigor, o custos previstos para estas medidas?
    200 milhões serão suficientes?
    Ou será isto a fan zone que o sr. Harvard quer criar?
    Volta godinho, estás perdoado (nem pensar)!

    Sugestão para os madeireiros: Criar uma parceria com o barbas para angariar "fundos" com as gorjetas.

    ResponderEliminar
  14. Jorge Jesus é o sócio 3289 do Sporting Clube de Portugal.
    Tem todo o direito enquanto associado de votar e apoiar quem quer para o Clube.
    Não confundam Sporting Clube de Portugal com a SAD.

    ResponderEliminar
  15. De facto PMR agora embrulha-se sempre. Ou despediria e começaria logo a pulverizar massa. Ou manteria e começaria logo por dar o dito por não dito. Seja como for nada de novo no território do dirigismo, nomeadamente desportivo. Nem uma opção nem a outra.

    ResponderEliminar
  16. É só esbanjar dinheiro, despedir JJ, recomprar a academia, centro de estágios no norte, lar de idosos, clube naval, e muito mais!! :D O PMR é o maior! Deve trazer SEM milhões tal como o Godinho trazia!

    SL,

    ResponderEliminar
  17. Quer dizer JJ e BdC tomam uma decisão que pode transformar as eleições no Sporting num referendo à permanência do treinador e o maior tiro no pé é dos outros?

    Na história relativamente recente do Sporting, encontro um conjunto de decisões erradas que terão contribuido bastante para a situação a que o Sporting foi chegando_

    - Despedimento de Bobby Robson (até quem o despediu assume o erro)
    - Rejeição de José Mourinho (reconheço que nesta estive de acordo)
    - Aposta na taça uefa em 2005 levando à perda de um campeonato que tinha sido tão fácil de ganhar e que teria permitido num ciclo de 5 anos conquistar três campeonatos ainda que de forma não consecutiva (como o Peseiro já reconheceu não hava plantel para as duas comeptições)
    - Contratação de Jorge Jesus acrescida pelos valores pornográficos que lhe são pagos e que são simplesmente incomportáveis para o futebol Português (já agora espanta-me como tanta gente que, quando ele estava do outro lado via o óbvio, tenha ficado cega com a vinda dele para o Sporting).

    Por isso, embora continue a ver PMR como o tipo que aparece sempre nestas situações oara ter os seus 15 minutos de fama, uma eventual sequência de maus resultados até às eleições pode levar não a uma vitória de PMR mas a permitir-lhe captar votos de quem, como eu, entende que JJ é problema e não solução (já agora aconselho a entrevista de hoje de Luis Filipe ao Expresso) e levar a que BDC tenha uma vitória pouco folgada o que permitirá, â primeira coisa que corra mal precipitar o fim de BdC como Presidente do Sporting.

    Até porque, já agora, o argumento dos 15 M para rescindir com JJ +e um bocadinho falacioso. Com tomada de posição que teve, num cenário (que acho que não vai ocorrer) de vitória de PMR JJ só tinha um caminmho. Colocar o lugar à disposição.

    ResponderEliminar
  18. Foi. A jogada foi baixa, mas de mestre do Bruno Carvalho. Até nestas coisas se nota do que realmente é capaz. Mas a verdade é que o Pedro Madeira, não soube reagir à pressão que lhe criou este problema. Não só porque, quer queiramos, quer não, o JJ não é único culpado da situação em que está o Sporting, como também o candidato, neste momento, tem obrigação de apresentar número, e aqui é que residirá o grande problema. Que nome, dentro dos disponíveis, poderá abrir o apetite? Vai buscar o Guardiola? Mourinho? Boloni? Vercauten? É compplicado.
    Abandone o barco que já foi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha olha quem é ele, o mesmo jorgen que vai para o novogeraçaobenfica fingir-se de benfiquista. Lá escreve 3 linhas por comentário, aqui ui!

      Eliminar
  19. quando o lado da barricada está escolhido é difícil uma visão equilibrada da coisa.

    o homem ao "observar Jorge Jesus não será o meu treinador" não afirma categoricamente que estará 'carregado' e/ou que despedirá Jorge Jesus !...que li algures, tomou partido pela outra candidatura e faz parte da 'comissão de honra' do candidato /'patrão' que lhe paga um tão leonino - deixou de ser pornográfico - salário !...

    e, é aqui que está o busílis da questão !!!

    o que qualquer pessoa, nestas circunstâncias, e com um mínimo de inteligência, espera como atitude, é que do outro lado - após uma hipotética (ou não...não sei nem faço ideia !) vitória nas urnas - haja a hombridade suficiente e um mínimo de carácter para "arrumar a trouxa e marchar" ... à Homem - para aceitar o prejuízo da aposta no 'cavalo errado' !!!

    - p. s . -

    já o disse várias vezes !...como benfiquista, por favor, não o(s) deixe(m) cair !... NUNCA, "JAMÉ" em tempo algum, sobretudo o 'piqueno' líder, como se diz pelo Estoril.

    ResponderEliminar
  20. quando o lado da barricada está escolhido é difícil uma visão equilibrada da coisa.

    o homem ao "observar Jorge Jesus não será o meu treinador" não afirma categoricamente que estará 'carregado' e/ou que despedirá Jorge Jesus !...que li algures, tomou partido pela outra candidatura e faz parte da 'comissão de honra' do candidato /'patrão' que lhe paga um tão leonino - deixou de ser pornográfico - salário !...

    e, é aqui que está o busílis da questão !!!

    o que qualquer pessoa, nestas circunstâncias, e com um mínimo de inteligência, espera como atitude, é que do outro lado - após uma hipotética (ou não...não sei nem faço ideia !) vitória nas urnas - haja a hombridade suficiente e um mínimo de carácter para "arrumar a trouxa e marchar" ... à Homem - para aceitar o prejuízo da aposta no 'cavalo errado' !!!

    - p. s . -

    já o disse várias vezes !...como benfiquista, por favor, não o(s) deixe(m) cair !... NUNCA, "JAMÉ" em tempo algum, sobretudo o 'piqueno' líder, como se diz pelo Estoril.

    ResponderEliminar
  21. Se bem me recordo, PMR já tinha dito que não contava com JJ para seu treinador.
    Logo, adiantou exatamente o quê? Adiantou que 15M de € para mandar JJ embora são o tamanho do ego de PMR.
    Politicos, a meter-se na bola é giro. Gerem o dinheiro dos outros com facilidade e pouca preocupação, como se deitar dinheiro em cima de problemas alguma vez tivesse resolvido alguma coisa.
    Assim que BdC definiu um salário bem agradável para a posição de Presidente, abole um tabu para muito pretende a tacho no sistema, seja ele o sistema do governo ou de empresas protegidas, como é o caso dos clubes. Estranho n terem aparecido mais abutres.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão...

      OPORTUNISTAS DEMAGOGOS ESCROQUES... ainda por cima com um ordenado bem chorudo... e não é preciso andar dum lado po outro com a equipa e ir visitar nucleos como um tal gajo que não serve (tribuna, croquetes e whisky, onde é que eu já vi isto)... é como bosta fresquinha nauseabunda e fumegante para as varejeiras.

      Eliminar
  22. JJ no flash interview estava completamente abananado.
    Foi às vespas, com o bem remunerado patrão.

    ResponderEliminar
  23. Nós, Benfiquistas queremos muito que BdC continue no SCP por VARIOS anos. Por favor, votem BdC!

    ResponderEliminar