sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

A sondagem mais absurda de sempre

(via @SrBalakov)

É difícil olhar para um trabalho deste nível e decidir por onde começar. 

Talvez pela pergunta. 

"Quem vai ser o próximo presidente do Sporting?". Analisando de uma forma literal, pergunta-se aos inquiridos quem é que, na sua opinião, vai ganhar as eleições. Uns terão interpretado a pergunta desta forma, mas é bem provável que a maioria terá interpretado como "Quem quer que seja o próximo presidente do Sporting?" ou, no caso de inquiridos que efetivamente poderão participar na eleição, "Em quem vai votar para ser o próximo presidente do Sporting?".

Perceção do resultado vs Desejo pessoal vs Sentido de voto. Três coisas completamente diferentes.

O CM apresenta-a como se fosse a última hipótese, ou seja, como uma sondagem sobre o sentido de volto - a única que não faz qualquer sentido. 

Em primeiro lugar, porque, da última vez que consultei os estatutos do clube, os adeptos de outros clubes não têm poder para escolher o presidente do Sporting - a não ser o sócio Luís Filipe Vieira, claro, desde que ainda tenha as quotas em dia.

Em segundo lugar, porque o universo da sondagem não é minimamente representativo de quem participará na votação. O Sporting é um clube de dimensão nacional, mas a distribuição dos sócios que podem votar nada tem a ver com a da população portuguesa inscrita nos cadernos eleitorais - nem na distribuição geográfica, nem na distribuição por sexo, nem na proporcionalidade do tipo de localidades em que habitam.

Indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo ou telemóvel vs Sócios sportinguistas que tencionam votar no dia 4 de março. E quando a representatividade é má, os resultados são pouco significativos. A sondagem foi feito a 601 pessoas. Isto significa que, aplicando a lei das probabilidades, é uma sorte que tenham apanhado sequer 5 ou 6 pessoas que possam efetivamente votar nas eleições em questão. 5 ou 6 pessoas.

Bem sei que trabalhos destes ajudam a pagar as contas, mas não duvido que os responsáveis pela execução da sondagem estarão arrepiados com a distorção interpretativa que o jornal fez dos números obtidos.

De qualquer forma, leve-se estes números mais ou menos a sério, é mais um motivo para que os sportinguistas participem em massa nestas eleições.

Estou muito curioso para ver quais serão os resultados no dia 4.


P.S.: Uma última observação. Confirmou-se a ideia que tinha da diferença de popularidade de que Bruno de Carvalho goza entre os quatro grupos identificados. Bruno de Carvalho foi escolhido / desejado por:
  • 40,2% dos sportinguistas;
  • 29% dos portistas;
  • 24,4% dos benfiquistas;
  • 16,2% de cidadãos de outros clubes ou sem clube.

Ou seja, parece ser mais popular entre os sportinguistas. Normal. Depois entre os portistas. Depois entre os benfiquistas, o que também faz sentido, considerando o ódio que lhe dispensam. E, no fundo da preferência, estão adeptos de outros clubes - que é como quem diz: árbitros e jornalistas desportivos. Aqui sim, confere. :)