segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

As ações defensivas de João Palhinha contra o Porto

O erro cometido no primeiro golo do Porto marcou, obviamente, o jogo de João Palhinha pela negativa, mas parece-me importante ressalvar que a exibição foi globalmente positiva, sobretudo defensivamente. O médio não fez grandes contribuições para o jogo ofensivo do Sporting - área em que William é muito forte -, mas no que diz respeito ao momento defensivo esteve quase sempre bem.

Palhinha ganhou 75% dos duelos aéreos em que se envolveu, teve sucesso em 75% das tentativas de corte, para além de ter revelado bom tempo de antecipação em algumas interceções que efetuou.



A falha que teve foi num aspeto em que é natural que esteja menos rotinado: no momento de se adiantar para deixar o adversário em fora-de-jogo. Numa posição tão fundamental no sistema de jogo de Jorge Jesus, é normal que haja muitos aspetos a afinar - mas o potencial está lá todo.


25 comentários :

  1. Para ganharmos um jogador de futuro, vai cometer erros de início. Exemplo maior é o Patrício, que se não fosse o Paulo Bento a segurá-lo e tinha passado ao lado de uma grande carreira, devido a erros iniciais, e a quantos GR isso não aconteceu.

    Nem JJ o vai crucificar, ou "riscar do 11" como têm dito os avençados do estado lampiónico. Se vai voltar a ser titular? Com WC disponível será, obviamente, difícil, mas está em fase de crescimento. JJ tem erros de comunicação, tenho a certeza que a mensagem interna é outra, mas quando fala, nem sempre se exprime bem, e isso é aproveitado ao máximo pelos adversários, os mesmos que tudo perdoavam e desculpavam quando à frente do grémio de carnide.

    Como JJ diz, e bem (por muito que sirva de arma de arremesso), a aposta na formação implica dar um passo atrás, para dar depois 2 à frente. Esta época está perdida, mas podemos lançar as bases, com estes jovens, que uma excelente próxima época.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho que o Palhinha continuará a ser utilizado, não como habitual titular, obviamente, mas ainda assim acredito que irá entrar no onze algumas vezes até ao final da época.

      Eliminar
  2. http://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/o-erro-do-guiao-foi-do-realizador.html

    ResponderEliminar
  3. O Palhinha vai ser o substituto natural do WC, apenas na posição em campo, claro está!

    Vai trazer coisas naturalmente boas e outras que vão necessitar de muito treino.

    Dai a expressão guiao. Vai ter muito que aprender.

    A expresso de um passo a traz para dar dois em frente ... já o JJ tinha usado na antevisão do jogo.

    E só não entende isso quem é do benfica e agora odeia o seu ex treinador dos 11 títulos.

    Ou é do Sporting ... mas quer tacho.

    Quem tem dois dedos de testa, tenta interpretar as palavras de JJ e não é mal intecionado ...
    Percebe o que ele quer dizer e percebe mais ainda... que é assim que vai fazer crescer o Palhinha e os outros miúdos que vieram agora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Só não entende quem é do Benfica" heheh

      Deve pensar que o JJ não esteve tempo suficiente no Benfica. Nós conhecemos melhor que ninguém o JJ, e o que ele fez ao Palhinha já tinha feito aos miúdos da formação do Benfica, ou não se lembra, por exemplo, da mítica frase: "terão que nascer 10 vezes"!? Não me vai dizer que isso também fazia parte do processo de crescimento, pois não? heheh

      Cumprimentos

      Eliminar
    2. O que ele fez aos miúdos do Merdica ou o que o teu orelhas & mendez fizeram???

      É que mesmo psssados 2 anos só tens 2 da formação no plantel principal, isto dando uma concessão do tamanho dum continente que o Lindlof é da formação... pois com 'putos' com valor o que sucede é o que sucedeu ao Sancho e ao Guedes, são despachados a grande velocidade mesmo sem o JJ lá, simplesmente porque não interessam ao Merdica...

      E ainda tens a lata de vir falar do JJ e da formação lol... (tira o gelado da testa!)

      Eliminar
    3. Já tu também devias nascer 10 vezes antes de poder por as patas num teclado. Com o teu QI72 nem direito tens a opinião. Limita te a respirar.

      Eliminar
    4. Mário Silva, onde foram "despachados"? Que eu saiba foram BEM vendidos, algo inevitável em Portugal, infelizmente.

      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Afinal a Palhinha não esteve assim tão mal.
    Aliás foi de homem desabafar nas redes sociais que "eu assumo sempre as minhas responsabilidades", talvez mandando a boca a alguém que nunca tem culpa e que consegue encontrar sempre um culpado para os erros próprios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já agora qual foi o erro táctico do JJ ?? (pois erros individuais, falta de pontaria ou falta de sorte, a culpa não é do treinador)

      Tenta articular qualquer coisa com sentido para ver se a gente entede... (vai ser um loolzzz!)

      Do meu ponto de vista o esquema táctico foi perfeito ANIQUILANDO o Porco como já fizera na Luz ao Merdica... e fora os erros que deram 2 oportunidades ao Porco que ele aproveitou (100% de eficácia que não se vai repetir tão cedo... infelizmente este é um mau candidato ao título)... O Sporting mais que dominou o jogo na compto geral... em pleno estádio do ladrão... coisa que o Merdica nunca tinha conseguido nem quando o JJ lá esteve, nem antes, nem agora...

      Onde é que eu estou errado??

      É de admirar esta FEROZ CAMPANHA contra o melhor treinador em Portugal ?? ... só no Sporting, com tanto demagogo e croquete, é que os rivais estavam habituados a ver tiros no pé sucessivos, então não custa nada PROMOVER mais um (ISTO TEM DE ACABAR A BEM DO SPORTING)

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Quem o criticou? hahahaha
      Interpretações..

      Eliminar
    2. O costume. O treinador enxovalha o jogador publicamente e a culpa é do Benfica.

      Eliminar
    3. JJ: "a 1º parte correu mal porque o palhinha não levou o guião certo".
      Deixa lá de comer gelados pá.. já devias ter aprendido.
      Grande elogio

      Eliminar
    4. No discurso jotajotiano, aquilo é o mais próximo que existirá de admissão de culpas próprias. Falou no guião que o Palhinha levou, para mim é claro que, com isso, queria dizer que não deu as instruções adequadas ao jogador.

      Eliminar
    5. Depende da interpretação. Eu interpretei como ter dado instruções erradas ao jogador porque o porto apresentou-se em campo de outra maneira.

      Deixa lá tu de comer geladinhos com a testa!

      Eliminar
    6. O que é típico ABERRANTE E ESTUPIDO de bradar aos céus oh Billou Red Neck, é que o JJ faz uma critica a um jogador pot causa de um erro de palmatória e que custou caro (na linguagem dele q já ninguém estranha), o jogador aceita como se vê por todas as declarações... e quem se sente enxovalhado são adeptos do Merdica lol...

      Se não fossem tão estúpidos e com tanto gelado na testa talvez a história seria outra... mas ainda bem que o são, a todos os níveis, não só no departamento técnico de futebol (quando o colinho atenuar acentuadamente e o Mendez vazar de lá os melhores para encher os bolsos, vai restar a JORNALIXEIRADA para consolo!)

      Eliminar
    7. Se não queria culpa o jogador, então qual o motivo de sinaliza-lo? Não era mais fácil afirmar que foi surpreendido pelo NES? Depois são os outros que comem gelados pela testa.

      Eliminar
  6. Ó Mestre isto é quase João Palhinha e mais 10.:) de resto tirando o erro cometido no lance do primeiro golo do Porto globalmente teve uma exibição muito positiva.Outros estiveram pior mas nem vale a pena por exemplo estar sempre a falar dos laterais do Sporting.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão dos laterais (nomeadamente na esquerda) vai ser um suplício que teremos de aguentar até ao final da época...

      Eliminar
    2. Será que o seleccionador holandês não quererá "comprar" o Marvin lá para a selecção?!

      Eliminar
  7. Boa tarde,

    Realmente os avençados e outros anti Jesus continuam a ver bruxas em todo o lado. Interessa é tentar enterrar o Jesus, de preferência vivo! É lamentável esta minha expressão mas elucida aquilo que é a blogosfera anti sporting.
    Vamos ao que interessa:
    -O Jesus não fez nenhuma critica que não a pudesse e devesse fazer, pois afinal de contas era da análise do jogo que se tratava. E não me pareceu nada de especial, sinceramente poderia ter ido mais além.
    -Aquilo que o Palhinha fez é um erro primário, qualquer jogador nas distritais está treinado para esse tipo de lances, e que obviamente acontece a qualquer um e ao Palhinha também.
    -Não esquecer que estes jogadores não são tão inexperientes quanto isso, porque apesar de serem jovens têm dezenas e dezenas de jogos nacionais e internacionais pelas selecções e camadas jovens dos clubes por onde passam.
    -Portanto e resumindo, os futebolistas não estão acima da critica, não são nenhuns inatacáveis, portanto se a critica for feita dentro de um determinado nível, como foi o caso, acho muito bem que se faça. Talvez os ''príncipes'' todos destes relvados estejam mal habituados.
    -Lembrem-se srs futebolistas, em todas ou quase todas as profissões a critica faz parte do ''guião'', e temos que respeitá-la.
    -Palhinha, aquilo que parece é que foste mais rápido no teclado do que a analisar o lance no momento.
    Força Palhinha que o futuro faz-se caminhando.

    ResponderEliminar
  8. Vou ser honesto...
    Gosto do Palhinha, tem potencial para ser o "novo William", mas a pressão a que está sujeito pode causar-nos "estragos", ou melhor, pontos.
    Esta época está sentenciada e poderá ser optima para rotinar (e calejar) os "miudos". Palhinha será opção recorrente, mas se derem espaço ao Francisco Geraldes, penso que se afirmará mais cedo.
    O tempo o dirá...
    Consigo ver aspetos positivos numa época aquém das expectativas, não fosse eu Sportinguista.
    SL

    ResponderEliminar
  9. O principal problema do jogo do Palhinha nao foi nas acçoes defensivas, esse é aliás o ponto forte dele e o erro no golo foi por falta de rotinas e nervos do inicio do jogo. Apesar de termos pagado caro esse erro foi um erro digamos "natural".
    O problema da exibição do Palhinha, e principalmente de jogar sem o William, foi na saída de jogo. Sem o Wiliam e com o Adrien sozinho com as responsabilidades de sair a jogar a partir do meio o jogo do Sporting acabou por passar muito pelas alas, o que na primeira parte foi um problema pois o lado esquerdo com Matheus (primeiro jogo a titular) e Zeegelar (nem vale a pena comentar a pior exibição individual que me lembro de um jogador nos últimos anos no Sporting) foi uma presa demasiado fácil, e no lado direito apenas conseguíamos sair quando o Gelson conseguia fazer uma finta de costas para o Telles (o melhor lateral esquerdo do campeonato).
    Assim sendo sim o Palhinha tem potencial mas para jogar com um trinco com as suas características o Sporting tem que elaborar um pouco mais a sua maneira de sair a jogar o que não fomos capazes enquanto o Porto se manteve organizado e pressionante nessa zona.

    ResponderEliminar