quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

As "movimentações estratégicas" do Benfica


Apreciei a invulgar sinceridade com que António Pragal Colaço, comentador da Benfica TV, descreveu, na semana passada, algumas das movimentações de mercado do seu clube. Apreciei, mas não fiquei surpreendido, pois Pragal Colaço não é homem que habitualmente se fique por meias palavras. No entanto, há que dizer que, apesar de ter tocado num assunto que raramente alguém se atreve a abordar na comunicação social, o comentador apenas tocou de raspão num tema que tem muito, mas muito mais para dizer.

Olhando para o historial de aquisições/empréstimos/vendas do Benfica, até me atrevo a dizer que a espionagem é uma das coisas que menos interessará aos responsáveis pelas contratações. Não deve existir nenhum clube no mundo que use o mercado de transferências para efeitos extra-desportivos, de forma tão diversificada e descarada, como o Benfica.

Vamos recapitular algumas dessas situações.


1. Interesses estratégicos (Luís Fariña) 

Contratado ao Racing por 3 milhões de euros em finais de julho de 2013, o jogador argentino nem deve ter tido oportunidade para conhecer os principais pontos turísticos de Lisboa. Apenas duas semanas após a oficialização da sua contratação pelo Benfica, Vieira emprestou Fariña ao Baniyas, do Dubai - um clube que já tinha tentado contratar o jogador alguns meses antes de o Benfica entrar em cena. Vieira justificou a trasfega de duas formas: 

1) O empréstimo iria permitir ao Benfica reaver 40% do investimento no jogador.

2) Tratava-se de uma operação estratégica, pois... o Dubai era uma região de grande interesse para o Benfica.

Não sei se esta operação acabou ou não por ter influência, mas há que dizer que o Dubai deu, entretanto, algum retorno ao Benfica: um patrocinador de prestígio - a Fly Emirates - que, sabemos agora, afinal não paga mais do que outros patrocinadores portugueses (LINK); e um prémio de melhor academia do mundo no Globe Soccer Awards, uma categoria de tal forma importante que, na edição seguinte, os organizadores até se esqueceram de a atribuir (LINK).

Em relação ao investimento, resta saber se os outros 60% foram recuperados. Depois do Baniyas, Fariña foi emprestado ao Deportivo Coruña, Rayo Vallecano, Universidad de Chile e Asteras Tripoli. Ainda tem contrato com o Benfica, que termina em junho de 2018.


2. O carrossel dos mendilhões (Rodrigo, André Gomes, Cancelo, Bernardo Silva, Cavaleiro, Helder Costa, Raul Jimenez, Pizzi)

As decisões que envolvem grandes somas de dinheiro costumam basear-se em critérios minimamente racionais. No entanto, racionalidade é um conceito que não abunda nas transferências do carrossel dos mendilhões, uma espécie de cooperativa restrita a clubes que vivem dentro da esfera de influência de Jorge Mendes - com o Benfica posicionado bem no centro da ação.

Estes negócios caracterizam-se por transferências sobreavaliadas de jogadores que, uma vez entrando no circuito, dificilmente saem de lá. A lista é extensa e, em comum a todos os nomes, está o facto de, à data das respetivas transferências, estarem muito longe de justificar o valor "acordado" entre os clubes. Muitos dos atletas continuam a saltar de clube em clube, as verbas anunciadas são sempre impressionantes, mas fica a (séria) dúvida sobre se, realmente, todo aquele dinheiro chegou algum dia a trocar de mãos. A verdade é que, depois de tantos e tantos milhões (supostamente) encaixados, o Benfica nunca conseguiu reduzir a sua dívida bancária e obrigacionista.

Há, no entanto, um efeito imediato e indesmentível de compras e vendas sobreavaliadas entre os mesmos clubes: melhoram artificialmente as contas, com o registo imediato de lucros fabulosos das vendas e empurrando para a frente os custos das compras, contornando desta forma o problema do Fair Play Financeiro. 


3. Ligações perigosas com lavagem de dinheiro e evasão fiscal (Vera)

A compra de Francisco Vera pelo Benfica é, provavelmente, o negócio que mais sinais de alarme levanta em relação a uma possível ilegalidade. Aqui, tudo tresanda.

Começa no facto de o Benfica ter decidido pagar 2,8 milhões de euros por um jogador de 21 anos completamente desconhecido no Paraguai, que não era internacional A - nem sequer internacional sub-20 -, ao Rubio Ñu, um clube da segunda metade da tabela desse país. Vera nem sequer era titular nesse clube, e estava avaliado pelo Transfermarkt em 25.000€. O caso despertou a atenção dos media paraguaios, que lançaram suspeitas de lavagem de dinheiro e evasão fiscal (LINK).

Um ano depois - após uma passagem mal sucedida no Benfica - foi emprestado ao CA Fenix, um clube desconhecido do Uruguai, mas que está assinalado como um dos paraísos fiscais desportivos que ajudam os clubes europeus a cometerem fraudes fiscais (LINK).

Assumindo que o Benfica efetivamente pagou esta verba ao Rubio Ñu, trata-se de uma decisão desportiva e de gestão incompreensível, o que não ajuda a dispersar as suspeitas de lavagem de dinheiro. Por que razão existem essas suspeitas? Porque, caso se tratasse de uma transferência fictícia (ou seja, que não tivesse movimentado os valores anunciados), o clube (ou uma pessoa ligada ao clube) que "faturou" os 2,8 milhões passou a ter margem para puxar 2,8 milhões de euros provenientes da economia paralela. Por sua vez, o clube comprador gera custos fictícios, que permitem abater os impostos que teriam que pagar, ao mesmo tempo que também podem colocar 2,8 milhões em cash fora do radar das autoridades - que podem ser usados para todo o tipo de despesas que não passam fatura - if you know what I mean (LINK).


4. A robertada com o Zaragoza

No verão de 2010, o Benfica adquiriu Roberto ao Atlético Madrid (quem diria?) por 8,5 milhões de euros, representando, à data, uma das maiores transferências de sempre de um guarda-redes.

O jogador teve uma época completamente desastrosa, custando pontos atrás de pontos ao Benfica. No final da época, ninguém ficou surpreendido quando se soube que o Benfica estava a tentar vendê-lo. O que ninguém estava à espera era que, após uma prestação desportiva tenebrosa, o Benfica conseguisse vendê-lo... com lucro! Mas foi precisamente isso que aconteceu: o Benfica anunciou a venda ao Zaragoza por 8,6 milhões de euros.

Na altura, ninguém com dois palmos de testa acreditou que a venda fosse real - foi daqui que surgiu a expressão milhões da treta -, algo que se acabou por confirmar um ano mais tarde, quando o Benfica anunciou o regresso do jogador. Afinal, o Zaragoza tinha pago apenas 86 mil euros, ou seja 1% do valor declarado.

Falharia assim a óbvia tentativa dos responsáveis benfiquistas em salvar a face de um negócio desastroso.

As confusões com Roberto não ficaram por aqui. Houve uma devolução ao Atlético, com uma passagem imediata para o Olympiakos, mas por valores significativamente inferiores.


5. Protocolos e empréstimos de jogadores a clubes com estádios em construção ou remodelação

Este é um dos maiores clássicos da presidência de Vieira, homem que tem negócios pessoais (e muitos amigos com negócios) na área da construção e imobiliário. Quando o Benfica anuncia um protocolo ou empréstimos de jogadores a equipas estrangeiras, a primeira coisa que qualquer pessoa atenta faz é verificar se esse clube tem algum estádio em construção. Normalmente... tem.


6. Contratações em vésperas de jogo (Jardel, André Horta, José Fonte e Djaniny)

A questão de André Horta está fresca na memória. Na época passada, o Benfica demonstrou interesse em recuperar um jogador da sua formação e, curiosamente, acabou por não ser utilizado no Benfica - V. Setúbal.

O caso de Jardel é um pouco mais antigo, mas o modus operandis foi semelhante: o Benfica conseguiu contratar o central poucos dias antes de defrontar o Olhanense para o campeonato.

O episódio de José Fonte é o mais complexo de todos. Em 2005, o jogador era titular indiscutível do V. Setúbal, mas um dia antes de a equipa da foz do Sado defrontar o Benfica, José Fonte rescindiu... e uma semana depois foi apresentado no Benfica (LINK). No entanto, ao contrário dos dois casos anteriores, Fonte nunca chegou a alinhar com a camisola do Benfica, pois foi imediatamente emprestado ao Paços de Ferreira.

Houve também, em 2011/12, o caso de Djaniny, ligeiramente diferente dos restantes. O interesse do Benfica no jogador propagou-se nas semanas que antecederam um U. Leiria - Benfica. Djaniny foi utilizado nesse jogo, e a contratação veio a consumar-se 3 depois. Não surpreendentemente, o Benfica emprestou Djaniny ao U, Leiria no resto da época. Na época seguinte, Djaniny foi colocado na equipa B do Benfica, onde fez 2 jogos, e foi emprestado, ainda no mercado de verão, ao Olhanense. Nunca mais voltou a vestir a camisola do Benfica.


7. Contratações a custo zero ou a custo reduzido para colocar imediatamente noutros clubes (Candeias, Marçal, Hugo Vieira, Djavan, Pelé, Dálcio, Steven Vitória, José Fonte, Marco Ferreira, e tantos, tantos outros)

Algumas para desviar jogadores de rivais, outras para fazer um jeito aos clubes vendedores, outras para fazer um jeito aos clubes que receberam os jogadores por empréstimo. Quanto ao interesse do Benfica nisto, a imaginação é o limite.

64 comentários :

  1. Com tanta matéria colocada mais uma vez aqui à disposição pelo Mestre, parece que os nossos media andam todos muito preocupados com umas apostas no Feirense-Rio Ave...

    ResponderEliminar
  2. Pode juntar-se aí o Harramiz, que valeu a manutenção ao benfica B na época passada. Mais "estratégico" que isto é impossível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa também cheira a podre, mas por outras razões. :)

      Eliminar
  3. Movimentações estratégicas, ou o Lampionismo a explicar o porquê de Portugal não evoluir.

    Para animar o dia:
    P: O que é que um benfiquista oferece â namorada no dia de S.Valentim?
    R: Uma caixa de bonbons Voucheri.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu diria que oferece o Capela, ou o verissimo, ou o martins, ou o paixao etc etc etc...

      Assim mata dois coelhos com uma só cajadada!

      Eliminar
    2. José Costa os benfiquistas não oferecem nada às namoradas nesse dia.. Porque vão ao estádio ouvir o hino da Champions.

      Eliminar
    3. Pedro Moutinho, vocês também assobiam esse hino?

      Eliminar
    4. Ela ja sabe pedro moutinho, e agora eu tambem ja sei...

      PS:Pedro cuidado com as passagens estreitas!

      Eliminar
  4. Muito bem visto Mestre! Mais um excelente Post.
    Incrível como ninguém investiga isto em Portugal.. a nossa "comunicação social" é realmente um riso.

    ResponderEliminar
  5. Nas contratações em vésperas de defrontar a equipa, faltou referir o Djaniny.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nas contratações em vésperas de defrontar o é-só-ban-di-dos faltou referir os nomes de Fábio Faria, do Rio Ave, Makukula, do Marítimo, Steven Vitória, do Estoril, e Marçal, do Nacional)...

      Eliminar
  6. Com quem É QUE joga o SLV - Só Lisboa e Vieira - na sexta-feira à noite em Lisboa?! Vai uma aposta que vai meter estágio, lanche, convívio no Seixal e ceia na Catedral da cerveja?! Sim, sim, estou a falar da equipa do Arouca.

    E quem vai ser o árbitro?! Capela? Esteves? Paixão? Almeida? Fábio? Pinheiro?
    Ferreira? Tiago? Mota? Oliveira?
    ...

    Aceitam-se apostas. Depois no dia 14, na LC como o árbitro é estrangeiro, aí derrapam, fazem pião!!

    Ou como disse ontem o Simeone: "Tengo claro por qué en Champions tenemos más opciones que en Liga o en Copa"

    Cá em Portugalinhas é igual. Com árbitros portugueses são TRI e HEPTA Vencedores do Taça SLB -Taça Senhor Lucílio Baptista.. com árbitros estrangeiros não ganham nada há 55 anos!!

    Desde que passaram a oferecer vouchers aos árbitros, fiscais de linha, 4º árbitro, delegados, observadores ganharam tudo. Este ano deixaram de oferecer e é o que vê.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Touche Quid, touche.
      Mas o mais engraçado é ver um tripeiro criticar aquilo que o pintinho fez durante anos. Isso é o mais engraçado!

      Eliminar
    2. Viste, foste testemunha, estavas lá?! ou leste no Correio da Manhã?!
      Deixa-te disso. Deixa de engolir sem mastigar.

      O Pintinho entrou no futebol em 1980.. e ANTES como era? em 1917, 1927, 1937, 1947, 1957, 1967, 1977.... e agora como é DESDE 2007?! Tudo sério. Já sei. Os árbitros corruptos nos anos 80 e 90 iam ao Porto apitar e pediam, exigiam fruta.
      Depois iam a Lisboa apitar e faziam abstinência, jejum, passavam fome. No Porto pediam fruta, em Lisboa ficavam sem comer, ou então iam rezar para a sacristia com o tercinho na mão e fustigavam as costas auto-mutilando-se a pedir perdão por terem comido fruta no Porto. Oh wait, mas depois em Lisboa parece que comiam pepinos da Casa Pia!!

      - - -

      Quando escrevo, escrevo sempre na esperança de ser lido por pessoas inteligentes. Que saibam ler, interpretar os textos, as palavras. Calabote, Porfirio, Inácio Almeida, F. Silva, Paixão nenhum era portista. Foram todos irradiados. Azar que todos os grandes corruptos, vigaristas, batoteiros deste País, desde o Alves dos Reis ao Ing. Pinto de Sousa nenhum é portista. Ou de A a Z.. assim tipo Almerindo, Albarran ao Zeinal. Nenhum é portista. Azar do caraças!!

      Eliminar
    3. E o argumento de terem conquistado títulos europeus não cola durante largos anos devido às sucessivas participações da champs foram sempre dotando o plantel com grandes jogadores depois o sistema mudou mas estes mesmo com compras, vendas, receitas não conseguem abater sequer o passivo porque têm esquemas manhosos e um dia tudo se vai saber. SL

      Eliminar
    4. Ouvi eu e qualquer pessoa. Lá por ter havido um erro processual que obstou a que pudessem ter sido usadas como meio de prova, TODA a gente ouviu. Não foram criadas, não foram deturpadas, existiram e existem. Devias envergonhar-te de ser de um clube corrupto.

      Eliminar
    5. Sao tome diria ver para crer...

      O Quid tambem...

      Eu ajudo Quid:

      1º- Aquirir o seguinte:

      http://www.audicaoactiva.pt/ofertas/metade-do-preco

      2º- Ouvir com atenção:

      https://www.youtube.com/watch?v=Lx6Xz5rRuGY
      https://www.youtube.com/watch?v=NGfKdBC1RE4
      https://www.youtube.com/watch?v=ExSNv0LOTkU
      https://www.youtube.com/watch?v=ctr4C-j3Vyo
      https://www.youtube.com/watch?v=sLVZt0Imoys&t=44s

      Eliminar
    6. O Quid está a perguntar como era antes de Pinto da Costa? Eu digo-lhe! Antes de PdC o Porto apenas ganhava cerca de 30% dos campeonatos, após PdC passou a ganhar 70%! Tudo isto com apito dourado pelo meio. 2+2=4!! heheh

      Cumprimentos

      Eliminar
    7. Outra vez arroz?! outra vez a mesma treta das 'escutas' feitas só a uns?! e colocadas no Red Tube a mando do SLV.


      Que dizem as 'escutas'?! Que o FCP dava fruta aos árbitros corruptos que a pediam. Dava. Tal e qual os outros clubes também davam e até em mais quantidade, pois como já disse incluía para além de fruta, pepinos da casa Pia!!

      Mas será que falo, escrevo em chinês?!

      Sim, o FCP fava fruta. Sim, dava fruta aos árbitros corruptos que a pediam e dava a maior parte das vezes para não ser prejudicado por eles. Tal e qual os outros clubes também davam. Qual é a dúvida.

      Eliminar
    8. Ó Quid..... não é por uns serem, que outros deixam de ser. TU enquanto adepto de um clube corrupto e fruteiro não tens moral para falar de quanto corrupto o carnide é.

      Eliminar
  7. Eu olhando para a cara deste gajo vejo nele um atraso mental.É só impressão minha ?.

    ResponderEliminar
  8. Jardel, Fonte e Horta? Então e o Moretto, Marcel e Nuno Assis. Makukula e Jorge Ribeiro, que até desaprenderam a marcar penaltys, tudo comprado de véspera ao adversário.

    E falta outro tipo de negócios, com a sua sucursal na 1a Liga. 1) Comprar 20% dos passes de meia equipa e 2) ceder jogadores a título definitivo que não podem defrontar o anterior clube.

    Corrupção? Nada disso..

    ResponderEliminar
  9. O Benfica agradece a subscrição da Benfica TV e todo este entusiasmo em eu redor por parte dos leitores. É bom sinal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O único entusiasmo (e carinho) que vejo hoje é do presidente do arouca a falar do carnide e especialmente do midas. que amor para ali vai ;)

      Eliminar
    2. Não consideras respeito e camaradagem, algo positivo? Aqui se nota como o Presidente do Sporting está cada vez mais sozinho na sua luta.

      Eliminar
  10. ahahahaha

    este post é uma risada! e ainda o mestre fala das pazadas de carvão... isto é uma mina autentica de carvão...

    A unica coisa que pode e deve ter consequências criminais a todos os envolvidos é o assunto Vera. Porque isso tresanda a lavagem de dinheiro.
    Tudo o resto é a vida normal. Umas vezes corre bem, como o Jardel, André Horta, os miúdos da formação e as transferências do mendilhões. Bernardo e Cancelo a serem cobiçados pelo Barça, o André já lá está por 50 milhões....
    Outras vezes corre mal, como o Roberto, djaniny, fonte, etc.

    Vamos lá a ver as coisas como elas são. Ninguém enriquece sendo eticamente sério e integro (que é muito diferente de ter consequências criminais) e os amigos estão lá para as ocasiões (e não são amigos como os do ex-PM de Portugal).
    Contratos com empresas parceiras sempre existiram e sempre existirão (leia-se geridas/pertença de amigos). Um agente imobiliário aceita ficar com menos comissão se souber que esse comprador voltará novamente para outros negócios. Isto é crime? não, mas comercialmente é eticamente reprovável porque faz descontos a uns e a outros não.... enquanto não estiver abaixo do preço de custo, ninguém pode acusar de nada...

    Confesso que este post do mestre me desilude bastante... por ser óbvio, pouco coerente e até mesmo inconsistente.

    Só carvão....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahaahhaahahhahahahahahhahahahahahaahahahahahaha

      Eliminar
    2. "Vamos lá a ver as coisas como elas são. Ninguém enriquece sendo eticamente sério e integro"

      Tas apresentado...

      Eliminar
    3. Eu nem me consigo rir disto pois quem o escreve...acredita no que escreve.

      Eliminar
    4. Deixe ver se percebi, não só reconhece que o seu clube é gerido por um trafulha, como acha normal e ainda tem orgulho nisso?
      Porquê? Porque sabe que quando rebentar a bolha vamos todos pagar (outra vez), ou porque está convicto que não rebenta?
      Por falar em rebentar, a ver se alguém liquida de vez o BES para que as dívidas incobraveis que lá estão desapareçam de vez, não é meu caro?

      Eliminar
    5. Basicamente o titulo deveria ser: coisas que o Benfica faz mas que os restantes clubes também fazem. heheh

      Devem pensar que temos memoria curta, ainda há dias queriam emprestar dois putos ao seu próximo adversário. heheh

      Para não falar da birra que fizeram só porque um adversário, imagine-se, lhes ganhou!! heheh

      Eliminar
    6. Sabes o porque do nosso país ... estar a meses de ser governado por Chineses???

      É por causa de gajos como tu.., que neste país são mais do que as mãe!

      Eliminar
    7. Ishhhhh
      Mais um "desatento, ou simplesmente info-excluído"...
      Vir para aqui falar em Bes, na mesma semana em que sai um artigo na Sábado, acerca dos vários milhões do Besa, enviados "estrategicamente" para o sporting...

      Eliminar
    8. Birra por perder? Tem a certeza disso? Anda a frequentar o camarote, não anda?

      Eliminar
    9. xxxiiii... só porque referi o que é a nossa realidade empresarial, a malta fica logo toda virada?

      nunoalexctx,
      Se fizesse análises levianas como a tua, eu diria que és comunista. E isso não é bom nem é mau. Apenas é.
      As SAD's são geridas como empresas e visto que temos implementado um mercado liberar regulado, como achas que os empresários se ajudam uns ao outros? mas isto aqui é tudo funcionários públicos?

      sporting até morrer,
      então em que acreditas? que todas as parcerias com o benfica são corrupção só porque eventuais empresários são amigos do lfv? andaste demasiados anos a caçar bruxas....
      Venha dai uma opinião iluminada que estamos à espera...

      Eliminar
    10. O André está no Barça sim sr e já eé considerado dos maiores flops da história do clube.

      Eliminar
    11. Joao,
      Falamos no final da época... Ou daqui a um par de semanas, visto que o busquets esta lesionado e o Gomes terá que o substituir, palavras do luis enrique. Só isso já esta bem longe de ser um flop.... Mas sabes, o gomes foi para a formação do benfica com 16 ou 17 anos, tal como o nani foi para a formação do scp.... Não deve ter aprendido grande coisa....

      Eliminar
    12. fininho, eu poderia e conseguiria viver mesmo sendo comuna, mas dificilmente sairia á rua, se o dinheiro que tivesse no bolso nao fosse seria e integramente ganho e merecido!

      Existem muitas situações que, ainda que nao sejam previstas em lei nao deixam por isso de ser ética e moralmente condenáveis. Algo para pensares...

      Mas isto sou eu, que ate sou um serio bem humorado, mas sempre serio!

      Eliminar
    13. Eu também não tenho qualquer problema com o comunismo, e até tenho bastante simpatia por alguns dos ideais, embora nunca tenha militado.
      Mas isso não invalida que não reconheça aquilo que existe hoje. Está tudo sempre a falar sobre o lfv, mas o sousa cintra tambem é um belo exemplo de ética empresarial.

      O problema é que a ética é diferente para todos. Por outro lado a lei é igual para todos.

      Eliminar
    14. A etica ou moral, nao é diferente para todos, pura e simplesmente uns têm-na e outros nao.

      E nao sera por ser presidente do carnide que se fala tanto em LFV, tal com se falou de sousa cintra quando este era presidente do Sporting! E ja que queres comparar, um (SC) teve uma penhora de bens no valor de 25 milhoes o outro (LFV) deve 600 milhoes ao Bes e ainda nao vi penhora nenhuma!

      Eliminar
  11. Pois, não há dúvida que ter como presidente do Benfica um ladrao, corrupto e traficante de drogas é motivo para rir.

    ResponderEliminar
  12. Está explicada aquela contratação do Carrillo - informações confidenciais e privilegiadas.
    Está explicado este amor do Mestrinho de Torquemada por tudo o que é Benfica:
    https://shop.slbenfica.pt/Family/118

    ResponderEliminar
  13. Epa, pegas nessas provas todas e vai ao Ministerio Publico. Vai la, a serio.
    Mas percebo que dado que entraram de ferias logo em Janeiro tenham de se entreter com outros filmes. Continuem pelos vossos caminhos da transumancia que nisso e que sao bons.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continua com esse inchaço, pode ser que em maio (ou até antes), isso vire azia.

      Eliminar
    2. Hahahaha
      Como mudar do "verde para sempre" para "azul A partir de janeiro"
      Enfim, até se percebe... Mas dá pena!

      Eliminar
    3. Outro info-parolo que não sabe que metade da PJ está na Comissão de Honra do Orelhas.

      Eliminar
  14. Mestre, eu entendo a necessidade de desviar atenções, mas devia começar a falar de outros jogadores, é que dessa lista quem saiu a perder foi o Benfica. heheh

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  15. Os "posts estratégicos do Mestre". Sempre o panorama verde fica negro, aparece sempre um assunto guardado sobre o Benfica.

    ResponderEliminar
  16. Quem cantava aquela música "🎤🎼 estou na luaaaa..."?
    Bastante apropriada para este blog (muito bem escrito, sem erros ortográficos... Ao contrário dos muitos erros de vários users) que insiste em andar na lua, para não ter de ver a triste realidade cá em baixo, onde o seu clube está apenas a fazer uma das piores temporadas de sempre!!!!

    Artista, desce à terra, e vem ver a "estratégia" do jota e do Bruno, que consiste em fazer 30, 40 ou 50 "contratações cirúrgicas", para a meio da época mandar o entulho todo fora e "pedir auxílio" aos putos "do guião sem palhinha"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso não concordo, o Blog até está bem escrito e bem organizado.
      O mestre também fala sobre muitos outros tópicos para lá do esperado e normal futebol 11 seniores.

      Só tenho pena que esteja constantemente a atingir alguns alvos preferidos, sempre com o slb na mira. Por exemplo, é claro e óbvio que ele "adora" o rui pedro braz.

      Confesso que a 1ª vez que vim aqui, aconselhado por um amigo, achei que havia demasiado ódio e constantes acusações, sem qualquer fundamento ou lógica.
      Cheguei mesmo a pensar que seria patrocinado por alguém (alto) do scp, mas após muitas linhas lidas, parece-me que o mestre é apenas um apaixonado pelo clube. E isso é de louvar, pois sente e vibra e exterioriza aqui. Além disso tanta investigação leva bastante tempo a compilar... principalmente sobre o benfica...
      Arrisco a dizer que sabe mais sobre o benfica que sobre o sporting, tal não é a fixação....

      Eliminar
    2. Ui agora é que o mestre ficou com o sapatinho a brilhar!

      Eliminar
    3. Há que ser justo, mesmo não concordando com o que ele escreve...

      Eliminar
  17. Se repararem a forma como o Quid\isto\aquilo\aqueloutro, e os benfiquistas de serviço aqui ao blogue respondem, é exactamente igual, tudo a assobiar para o ar, ah e tal....Pinto da Costa e LVF são iguaizinhos, apenas em épocas diferentes. É preciso é ganhar, como se ganha isso agora não interessa para nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. https://arquivodabola.wordpress.com/2011/01/14/jorge-goncalves-assume-corromper-arbitros/

      Eliminar
  18. O fifica é uma falácia, uma estriqueira da bola! Devia acabar para bem do mundo futebolístico.

    ResponderEliminar
  19. Ena,de repente chegou a cavalaria em defesa! Nenhum negou os factos, e até há quem pareça ter orgulho em ser trafulha!
    Quando o esquema ruir vão ter a cara de pau de meter um ar de surpresa e dizer "ninguém diria que isto estava a acontecer no Benfica"

    ResponderEliminar
  20. hhhhh
    Mais um "desatento, ou simplesmente info-excluído"...
    Vir para aqui falar em Bes, na mesma semana em que sai um artigo na Sábado, acerca dos vários milhões do Besa, enviados "estrategicamente" para o sporting...
    Ishhhhh digo eu. O que tem o cu a ver com as calças? A reportagem em causa, no meio de muita informação, menciona duas transferências feitas para uma conta da sad do Sporting por Álvaro sobrinho... Que surpresa, o sobrinho emprestou dinheiro ao Sporting, ninguém sabia. Essa reportagem que menciona, acusa o Sporting de alguma coisa? Não. Até que por essa ordem de ideias, se o seu patrão for trafulha, quando lhe pagar o salário, você passa a estar envolvido no esquema, é isso? E digo-lhe mais, sobre esse assunto estamos bem descansados, essas transferências a que se refere foram feitas em 2011/2012, está a terminar uma auditoria de gestão que abrange esses anos, se o Sporting tiver cometido algum crime certamente iremos saber e os responsáveis serão acusados, como aconteceu àquele que passou pelo Sporting e foi meter dinheiro na conta do árbitro. Aí reside uma das diferenças, trafulhas iram aparecer sempre, é o que se faz com eles que mostra a integridade. Nós metemos essa criatura na rua, apresentámos queixa e assistimos no processo. Vocês têm orgulho nos trafulhas que por aí passam.
    Para terminar, fiquei sem saber o que têm as transferências do sobrinho a ver com o facto de parte das vossas dividas desaparecerem com a liquidação do BES, mas registo que não o negou, limitou-se a vir com histórias para distrair.

    ResponderEliminar