sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

O Jogo, o seu diário desportivo de fake news

Não que fosse necessário, mas o dia de ontem demonstrou, mais uma vez, que certa comunicação social procura explorar todas as oportunidades que surgem para desestabilizar o Sporting. Desta vez, o assunto foi a utilização de Francisco Geraldes no desafio da equipa B frente ao Varzim:


A vontade em criar casos no Sporting é de tal forma irresistível, que nem reparam nas contradições em que se metem. Segundo O Jogo, Geraldes foi forçado a descer aos bês, defrontando o Varzim contra a sua vontade. Por outro lado, Matheus foi "convidado" (assim mesmo, com aspas), mas recusou. Ou seja, Matheus podia recusar mas Geraldes não? Que sentido é que isto faz?

A "notícia" (assim mesmo, com aspas) que O Jogo deu sobre Matheus acabaria por ser desmentida no próprio dia (LINK), pois, afinal, Matheus Pereira está a cumprir um castigo de seis jogos de suspensão pela sua expulsão contra o Porto B, determinado pelo CD da FPF a 31 de janeiro. Este castigo tem de ser cumprido integralmente em jogos da equipa B, sendo que o atleta pode jogar pela equipa principal caso o treinador assim o entenda.


Fica bem patente, portanto, a qualidade da informação e o nível de honestidade do jornal O Jogo. Os "jornalistas" (assim mesmo, com aspas) de serviço pegaram em duas peças completamente soltas (a utilização de Francisco Geraldes e a não utilização de Matheus Pereira), e conseguiram retirar daqui a extraordinária conclusão de que o brasileiro se recusou a jogar. Pós-verdade ou fake news no seu melhor.

Mas se isto não fosse suficiente para comprovar a falta de ética e profissionalismo de quem decidiu criar estes factos, o jornal O Jogo ainda nos presenteou, no mesmo dia, com esta pérola:


De um lado, o horror, o drama, a azia. Do outro, tudo normal. É esta a realidade alternativa que o jornal O Jogo tenta criar todos os dias.

O Jogo, uma espécie de Breitbart do futebol português.


Sobre a utilização de Geraldes

Em relação à questão de Francisco Geraldes, até acredito que o jogador não tenha ficado propriamente satisfeito por este regresso (ainda que pontual) à equipa B. Estava a jogar (e muito bem) numa equipa da I Liga, e ao ser chamado de volta a casa é normal que a sua expetativa seja jogar na equipa principal. Mas daí a dizer-se que jogou contrariado vai uma grande distância.

Aquilo que me leva a acreditar que não existiu qualquer caso com o jogador foi a qualidade da sua exibição. Apesar da derrota, Geraldes jogou muito bem. Sempre a dar indicações aos companheiros, com e sem bola, procurando constantemente dar linhas de passes aos colegas, a jogar e a fazer jogar. O golo de Leonardo Ruiz surgiu a partir de uma assistência de Gelson Dala, que se tinha desmarcado após um passe magistral de... Francisco Geraldes.


E ainda a chamar o companheiro para regressar rapidamente para o seu meio-campo para tentarem a reviravolta... sinal nítido de quem estava ali a fazer um frete.

O Sporting B está numa situação complicada. É normal que comecem a ser chamados jogadores da equipa principal para ajudar a equipa a sair daquela situação. O Porto fez o mesmo com Rui Pedro, o Benfica fez, no ano passado, o mesmo com Gonçalo Guedes. Como tal, não vejo que esta chamada de Francisco Geraldes constitua um problema, só por si. Mas tem de haver coerência por parte de quem toma estas decisões, já que existem outros jogadores que têm tido muito pouca utilização na equipa principal, como Douglas, Beto, Castaignos ou Jefferson. Será um valente tiro nos pés se houver discriminação nestas descidas à B, ao ponto de serem vistas pelos "sacrificados" como um castigo. E Francisco Geraldes, pela excelente época que tem feito, pelo seu passado no clube, e pelo seu sportinguismo, não mereceria ser alvo de um tratamento diferenciado pela negativa.

Acredito que haverá bom senso por parte dos responsáveis do Sporting na gestão deste assunto, a bem da motivação de jovens que têm imenso para dar ao clube.

48 comentários :

  1. Mestre,
    Voltamos ao mesmo tema de há uns dias atrás e à mesma pergunta:
    - Para quando um corte de relações com esta merda de comunicação social?
    Eles precisam bem mais do Sporting do que o Sporting precisa deles...

    Jogo, Record, Bola, CM, TVI, Mais futebol, entre outros, dedicam-se hoje em dia lamber botas aos seus donos para que lhes paguem ordenados ao fim do mês.

    Infelizmente, a nossa passividade perante estes ataques diários, apenas lhes dá mais força para continuarem a fazer do nosso clube alvo deste tipo de notícias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, o mais provável até é que daqui a uns tempos estaremos a dar um exclusivo qualquer ao Jogo...

      Eliminar
    2. Não acredito Mestre...

      Até as imagens que por vezes aparecem na televisão são recolhidas pela SportingTV... portanto para mim 'o corte' está feito e é não só para continuar mas para intensificar. Este é o caminho a seguir.

      Não há 'blackout' nenhum... há é uma separação do lixo. A cobertura até podia ser diária... Falta intensificar a tiragem do jornal e a Rádio.

      Eliminar
  2. Mestre, este jornal ONOJO os jornalistas são umas prostitutas do Pinto da Fruta. Estes "jornalistas" quando chegam a casa devem ter vergonha de olhar para a sua família de tanto serem uns paus mandados. No fundo tenho pena desta gente que de Jornalistas não tem nada. Este ONOJO está todos os dias a dizer mal do Sporting e depois ainda temos o Barreiros a escrever crónicas nesta bosta. Também, não sei o porque do Patrício dar uma entrevista ao Avante Desportivo ABOSTA, faz-me muita confusão. Porra, não falem para os jornais desportivos deste país, já todos sabemos as cores clubísticas destes merdas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Partilho da mesma confusão. Não percebo porque ainda deixamos que jogadores nossos dêem entrevistas a esse jornal.

      Eliminar
  3. melhor que o nojo diário dos burlões do norte só uma sondagem do jornal dirigido e orquestrado pelo adepto do barreirense (mas com lugar cativo na mesa do mr burns - I see you in dubai) a dar um equilibrio de preferencias entre o atual presidente e a aventesma que tira fotos em londres aos abraços com lampiões nojentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sondagem de que jornaleira mesmo? Acho que está tudo dito... Deviam preocupar-se mais em recuperar (mais) um micro.

      Eliminar
  4. Volto a dizer: o Sporting devia simplesmente boicotar a CS. Não há outra solução. Tentam pegar em tudo e pôr carvão que nunca mais acaba. E essa do valinhas é o exemplo. Então quando vai um jogador da equipa principal do fcporco jogar na B é para ajudar mas se acontece o mesmo com o Sporting já é uma descida, despromoção, etc? Haja coerência..
    O que vale é que acho que cada vez mais, muito através deste blogue bem como de outros, os sportinguistas vão começando a perceber o que é verdade e o que é mentira e simples carvão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boicotar a CS e os comentadores benfiquistas nos blogues com verdete, não era Jotinha? Isso era o paraíso, longe da realidade.

      Eliminar
    2. O assumir dos erros fica-te bem rotolfo, mas ainda nao foste condenado...

      ... tem calma,

      ...e nao assumas tudo!

      Eliminar
  5. Depois do director do Jogo ter sido violado pelo Bruno em plena Sporting TV nunca mais ninguém naquele pasquim escreveu alguma coisa positiva do Sporting !...ehehehehehehe

    Estou preocupado com a sondagem do Correio da Manhã pois a amostra é muito representativa...o universo da sondagem é composto por 70 % de cães de fila da raça lampiã,3 % de bovinos jornaleiros e 2% de sportinguistas.

    Eu também tenho dados que o Pedro Madeira já vai à frente nas sondagens...eu acredito piamente na palavra do Pedro Madeira !...ehehehehehehehhe

    ResponderEliminar
  6. Não querendo alimentar "noticias" que são um autêntico lixo, corrijam-me por favor se estiver enganado, mas desde o jogo com o Porto B houveram 8 jogos da equipa B sem contar com o Varzim, pelo que a suspensão de 6 jogos ao Matheus já não existira neste jogo, certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende se e quando foi suspenso preventivamente. A suspensão propriamente dita só aconteceu a 31 de janeiro. O Record ontem escreveu que o jogador ainda está suspenso, pelo que presumo que a suspensão preventiva não se aplicou a todo esse tempo.

      Eliminar
    2. Mas o documento que publicas da suspensão diz "...a qual leva em conta a suspensão preventiva já operada", ou seja, o que o Record escreveu está muito provavelmente errado, again ;P

      Eliminar
  7. Eu juro que as vezes acho que querem fazer de nós parvos, então mas acham que são assuntos iguais??!?!??! Um jogador com idade de Júnior que foi chamado ao B´s se compara a um jogador que era titularíssimo de uma equipa de 1º divisão sendo um dos destaques da nossa liga é resgatado para nós e pumba vai para a B??!?!?! Não me tomem por otário que não sou continuem com essas teorias todas e depois no fim vão ver onde param… Acredito que a chamada seja uma situação pontual… E teorias para o Gauld e o outro Geraldes… Pois vergonhoso… Acredita Benedito…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu juro que às vezes acho que querem fazer de nós parvos, então mas acham que se fosse ao contrário O Jogo trataria os casos de maneira idêntica? Não me tomem por otário com essas teorias todas.

      Eliminar
    2. Outro que só consegue acabar frases com reticências e sequências aleatórias de pontos de exclamação e interrogação.
      Acredita Benedito? Alguém me explique.

      Eliminar
  8. Tal como já tinha dito, estas chamadas apenas serviram para "calar" os adeptos numa altura de campanha. O crescimento do jogador não é prioridade para quem está lá a decidir.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se há coisa que o Sporting faz bem, é zelar pelo crescimento dos jogadores que forma. Um ou outro caso podem não ser bem geridos, mas são exceções. Ao contrário de outros, a ideia é fazê-los crescer no clube, e não vendê-los à primeira oportunidade.

      Eliminar
    2. E é tanta azia o próprio Geraldes já comentou nas redes sociais o quão chateado está.... Leão!

      Eliminar
  9. O Sporting deveria aproveitas esta notícia falsa para processar o jornal. Porque aqui não podem escudar-se em "fontes". Nunca o Sporting podia ter "convidado" um jogador castigado para jogar. É absurdo, é uma notícia evidentemente falsa e um atentado ao clube.

    ResponderEliminar
  10. A noticia do JOGO é igual à sondagem do CM. Só titulo, de resto zero. Sem sumo, sem nada, só carvão.
    O Sporting não tem de cortar relações com imprensa, tem é de lutar para a controlar, como os outros fazem. Isto é um campo onde à vários anos levamos 10 a zero. Equilibrar este jogo é quase fulcral para que se consiga subir a outros patamares.

    Quanto aos B's, Mestre, concordando com tudo, mas não acredito no bom senso. Ele não vai existir, e acho mesmo que dentro de umas semanas Palhinha e/ou Podence se poderão juntar a Geraldes. Espero estar enganado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ver. Não coloco as mãos no fogo, mas quero acreditar que o bom senso prevalecerá.

      Eliminar
  11. Não se pode comparar os dois casos. Geraldes era titular absoluto numa equipa da primeira divisão; Rui Pedro é um suplente de suplente no Porto. Vamos lá ser um pouco mais sérios, artista. Comparar assim, não.

    E o tema dos pontos na Champions? Não se dedica um post? A vossa brincadeira, vai sair caro daqui adiante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o Guedes chegou a ser titular no Benfica (e não no Moreirense) e mais tarde foi parar com os costados à B. Não vi aí o mesmo nível de indignação.

      Eliminar
    2. Mas o Guedes também não foi arrancado à força de uma equipa pelo qual estava emprestado. Guedes nunca foi titular absoluto no Benfica e tinha 19 aninhos quando voltou aos B. Geraldes vai a caminho dos 22.
      Oh Artista, sinceramente, custa-me a acreditar que aches normal colocar este jogador num jogo da equipa B. Diz o que pensas que acredito que és pago na mesma, pa. :))

      Eliminar
    3. Afinal é pela idade que se avaliam os casos.
      Eu até podia pegar pelo argumento de minutos jogados em cada equipa, ou conhecimento do modelo de jogo pela participação de Geraldes vs RPedro nos treinos da equipa principal, mas para quê? Não chegavas lá... :/

      Eliminar
    4. correcçao...JojO!!!

      ...foi arrancado à força de uma equipa pelo qual jogava...


      tinha 19 aninhos quando foi "escondido do manchester"


      Faz um favor ao mundo e manda-te...

      Eliminar
    5. ahahah ó jorgen... menos! o orelhas junior estava a treinar e a jogar com o plantel principal, era inclusivamente cobiçado pelo United e afins e depois foi relegado para a equipa B. FACTO.

      Eliminar
    6. Ora essa, a idade pouco importa em termos de maturidade e desenvolvimento num patamar de menor ou de maior competitivdade. 0 importância. Calado és um poeta, Kobói.

      Eliminar
    7. ups, you got him running around in circles...

      ...round and round he goes...

      Eliminar
    8. Orelhas júnior...este pessoal por trás dos teclados, acham-se todos as maiores beldades do mundo. Enfim.
      Está neste momento numa equipa top 5 do mundo, pa!

      Eliminar
    9. correçao JojO...

      está no banco, de uma equipa de top 5 do munde pá!

      lado a lado com a arrastadeira da musgueira!

      Paga 2 leva 1...

      Aproveitar hoje...
      ... que amanha pode nao haver!

      PS: "nao se aceitam trocas ou devoluçoes" a linha que o PSG e o Bayern nao leram!

      Eliminar
    10. QI abaixo de 80,

      Está no PSG pela mão do Mendilhões e não calça como era de esperar...

      Tal como o Quisto no Bayern, é mais um sério candidato a flop do ano.

      Eliminar
  12. Mestre, se é para falar de fake news acho que deve mencionar a clinton news network(cnn) e não a breitbart, um dos mais honestos e que tenta ir contra a corrente de hoje em dia.

    Quanto ao post, é o normal da nossa praça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diogo, tenho por regra não me meter em assuntos de política, mas é uma questão de opinião. :)

      Eliminar
    2. e fazes bem Mestre.

      Eu por acaso fiz o reparo apenas porque leio a Breitbart e conheço o trabalho deles para além dos soundbytes

      Eliminar
  13. As minhas fontes que são próximas ao jogador dizem-me que, apesar do bom jogo, Geraldes está completamente desmotivado por Jesus o ter mandado jogar futebol num clube dos confins da Galileia, sendo ele titular indiscutível de um clube da primeira liga.
    Sei no entanto que a motivação dele está presente na pessoa do Renato Sanches, que foi da B para o Bayern.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recomendo filtro por cada post desta personagem que contenha a palavra "fontes".
      Não sei se acha que está a ter piada ou a ser original, mas é um off-topic constante e desnecessário, que acrescenta zero à discussão.
      ERRATA: "da B para o BANCO DO Bayern". Ah, aliterações...

      Eliminar
  14. Na sondagem que fiz a Sporting Tv tem neste momento mais dois micros( e muito mais integridade) que os demais meios de CS Portuguesa! Cada um fica com a ideia generalizada do que os outros pensam dele!

    Para bpom entendedor...

    ResponderEliminar