sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

O novo acordo entre Sporting e Macron


A extensão do contrato

O Sporting e a Macron anunciaram, esta semana, a renovação do contrato de fornecimento de equipamentos até ao final da época de 2020/21, ou seja, durante as próximas quatro épocas.

Para mim, o critério mais importante na escolha da marca de equipamentos é o retorno financeiro. A Macron não é uma marca com uma enorme notoriedade, mas não vejo qualquer inconveniente na extensão desta parceria se a proposta apresentada foi a melhor, ainda para mais porque o balanço que faço das primeiras três épocas é globalmente positivo.

Tenho gostado dos equipamentos que a Macron tem produzido para o Sporting. A opção da primeira época por um verde mais vivo foi algo disruptivo, mas gostei da linha em geral. Adorei a camisola da Liga dos Campeões dessa época. Os calções verdes foram, no entanto, uma aberração que (apesar de não ser inédita) espero que não se repita. Nas últimas duas épocas houve maior unanimidade em torno dos equipamentos. A camisola alternativa da época passada é um mimo, das mais bonitas de que me recordo. Cometi o erro de ter adiado a compra para o final da época, o que tornou a compra um processo complicado, por falta de stock do modelo para o meu tamanho, mas, ao fim de várias idas à loja, no final da época, lá consegui trazer uma para casa. Não me perdoaria se não a tivesse conseguido comprar. O equipamento principal, regressado aos tons mais tradicionais, também foi bem conseguido. Os equipamentos desta época também me agradam.


A questão do timing

O anúncio da renovação causou, no entanto, alguma polémica. Pedro Madeira Rodrigues contestou, com alguma legitimidade, a decisão de se assinar este novo contrato - que atravessará a totalidade do próximo mandato - a apenas um mês das eleições. 

Em teoria, faria sentido que se esperasse mais um mês, mas na prática duvido que fosse viável. Vamos assumir que Bruno de Carvalho não fechava o acordo, e que Madeira Rodrigues vencia as eleições. Depois de tomar posse e de ter a sua equipa minimamente organizada, a nova direção teria que sondar o mercado para obter propostas de outras marcas, para depois analisá-las em detalhe e, por fim, tomar a decisão. Quanto tempo adicional seria necessário para concluir todo este processo, garantindo que os melhores interesses do Sporting estariam defendidos? 

Convém lembrar que a época começa a 1 de julho. Os equipamentos não aparecem feitos instantaneamente por intervenção divina. Há que desenhar os equipamentos (não só de jogo, mas também de treino e restantes gamas de produtos), fazer todo o planeamento da produção, produzir e entregar. Seria tudo isto compatível com uma decisão mais tardia? 

O anúncio do primeiro contrato do Sporting com a Macron foi oficializado em maio, mas já se sabia, desde o início de março, que seria esta marca a responsável pelos equipamentos em 2014/15 - o que implica que o acordo já estaria alinhavado antes disso.


A questão da data das eleições

Parece-me que o principal problema, no meio desta polémica, é o facto de as eleições se realizarem em março, por vários motivos. Começa na questão da instabilidade que o processo eleitoral causa numa fase importante da época, o que não ajuda à manutenção da tranquilidade desejável. E, como se pode ver pelo exemplo do contrato dos equipamentos, ocorrem suficientemente tarde a ponto de interferirem com a preparação da época seguinte. 

Marcar as eleições para a pré-época (p.ex: junho) também não faz sentido. Se, por um lado, a campanha não afeta o clube em plena competição, por outro, obrigaria a direção eleita a atravessar o seu primeiro ano com base no planeamento feito pelos seus antecessores.

Por isso, parece-me que a altura de outubro/novembro é a ideal: as competições ainda não estão numa fase particularmente decisiva, há tempo para a nova direção poder fazer algumas correções de rumo no mercado de inverno, e há muito mais folga para preparar devidamente a época seguinte.

Este é um tema que não tem feito parte da agenda de nenhum dos candidatos, mas, por mais paradoxal que possa parecer, acho importante que se debata o timing do próximo ato eleitoral já nesta campanha.

34 comentários :

  1. Eu prefiro as eleições em Março/Abril para dar tempo à nova direção de preparar a época seguinte. As eleições não afetam a equipa de futebol a não ser que haja algum tipo de discurso idiota por parte dos candidatos.

    ResponderEliminar
  2. "acho importante que se debata o timing do próximo ato eleitoral já nesta campanha."


    "acho importante que se debata o timing do próximo ato eleitoral já nesta campanha."


    É isso é o conselho leonino. Para onde corre (e corremos todos o risco que ganhe) um candidato/conselheiro autor de cartazes, blogues e páginas de Facebook que vivem da malicencia e ataques constantes à actual direcção.
    Quanto às camisolas não percebo, se o candidato vencedor tem a capacidade de rasgar o contrato se lhe apetecer, como anda a anunciar com a maioria das ações que anda a propor.
    Como também não esquecer que se tinha falado que a próxima seis feita pelos socios e adeptos

    ResponderEliminar
  3. "acho importante que se debata o timing do próximo ato eleitoral já nesta campanha."

    É isso é o conselho leonino. Para onde corre (e corremos todos o risco que ganhe) um candidato/conselheiro autor de cartazes, blogues e páginas de Facebook que vivem da malicencia e ataques constantes à actual direcção.
    Quanto às camisolas não percebo, se o candidato vencedor tem a capacidade de rasgar o contrato se lhe apetecer, como anda a anunciar com a maioria das ações que anda a propor.
    Como também não esquecer que se tinha falado que a próxima seis feita pelos socios e adeptos

    ResponderEliminar
  4. A meu ver, não é por estarmos em período eleitoral que se pode parar ou suspender a gestão de um clube. Se o negócio é bom para o Sporting, então que seja assinado a seu tempo!
    Aproveito para parabenizar pelo Blog. Notícias sempre frescas e com clarividência!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou de igual opinião. Se há prazos para se cumprir e decisões que devem ser tomadas, que sejam. Se o candidato diz que tem o dinheiro para pagar a rescisão com o JJ caso seja eleito e que tem vários investidores interessados, então não será um problema rescindir outro ;)

      Eliminar
    2. Ai Joana, Joana.. o candidato apenas diz que o JJ como apoiante declarado de uma das candidaturas, se essa perder, obviamente deve, tem de se demitir...

      Ou por acaso tu declaras apoio expresso a um e depois queres ficar a trabalhar com o outro como se nada tivesse se passado?!

      Brincamos?!

      Esta renovação com a Macron foi tal como a renovação com o Gelson, feita há 1 mês e só anunciada na véspera de apresentar a sua candidatura.. idem aspas para o accionar da clausula de compra do Coates.. e a publicação de fotos com cadeiras verdes no Pavilhão inacabado que nem em 2018 ficará pronto.

      Tudo tretas para enganar incautos.

      Tal e qual hoje os 2 pasquins alface-ginjinha a dizerem que o Jonas vai para a China, só para depois poder aparecer o LFV sorridente na foto, a dizer que renovou por mais 2 anos!!

      Como se fossemos todos parvos, ou como se não soubéssemos como estas coisas se fazem.

      Eliminar
  5. Para mim não há alturas ideais para eleições. Em teoria seria por esta altura, mas na prática já se viu que é prejudicial, principalmente pela mentalidade portuguesa que se deixa influenciar muito por conjunturas pontuais, ficando assim com uma visão mais global toldada pelo momento desportivo. É um assunto que tem que ser muito bem pensado e debatido, mas não acredito que se chegue a algum consenso.

    ResponderEliminar
  6. Sinceramente, os patrocínios do Porto e do Sporting, quando comparados com o do Benfica, dão pena. A Macron em termos internacionais, tem 0 notoriedade. Não podemos negar nisso. Juntando a isso, o patrocínio NOS, vemos um clube que vai muito pouco além do território nacional, em termos de projeção e internacionalização
    Admira-me o Sporting não ser capaz de arranjar melhor, honestamnete.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Admira me achares que o Sporting possa arranjar melhor.

      Eliminar
    2. e a renegociação da NOS? é para quando? e o preço da emirates que afinal não é bem aquilo que anunciaram?

      Eliminar
    3. Jorginho Carroço.. o teu mal é leres muito o GB e o BE. Ou seja, engoles palha sem mastigar.

      O FCP recebe mais da NB do que o SLV da Adidas.
      O FCP recebe mais da MEO do que o SLV da Emirates...

      Mas lá está, como sois pardais, engolis tudo sem mastigar.

      Desde 25 Agosto que se sabia que o FCP teria de comprar o Oliver por 20 Milhões em janeiro de 2018.

      Os pardais fizeram-se agora de esquecidos..

      É como aquela de antes, há 15 dias atrás, disseram à boca cheia que o FCP pagara 7 milhões pelo Tiquinho.. agora já diziam que não, que estava só emprestado.

      Sois mesmo galinhas.. não tendes memória, só tendes moela. E depois aparecem uns Peydos Guerras, uns Andrés Ventoínhas a contar-vos galgas, tretas, petas e vós engolis!!

      Coitados..

      Eliminar
    4. Segundo o Bruno Carvalho, o Sporting é um das maiores potências da Europa. Alguma coisa falhou para apenas ter conseguido o mesmo que o Braguinha.

      Eliminar
    5. O Braga equipa Lacatoni rapaz !!

      Eliminar
    6. lol!

      Nugget, põe aí os valores dos contratos de fornecimento de equipamentos do Braga, do Venfique e do SCP para podermos todos analisar essas conclusões brilhantes!

      Fly Emirates a proporcionar o voo de gelados direitinhos para a testa.

      Relativamente à NOS só constatar que já passaram dois janeiros... Com negociadores implacáveis a toque de Mi(er)das, é assim!

      Eliminar
    7. Pela tua ideia O Sporting deveria fazer um contrato com a Adidas, Puma, etc... ainda que o negocio nao fosse rentável.

      Realmente aquilo que eu procuro logo assim que vou ver um jogo de futebol ou qualquer outro desporto, é a marca dos equipamentos...

      Seria melhor e mais produtivo, dirigires a tua preocupação para o facto de os equipamentos do teu clube serem produzidos por uma qualquer criança asiática. Mas que importa isso !!!

      Ficam os exemplos:
      ------------------------------------------------------
      "A organização não-governamental internacional Oxfam divulgou um novo relatório condenando as condições de dezenas de fábricas da Indonésia que fornecem suprimentos para a Nike e a Adidas." in bbc.com

      http://www.bbc.com/portuguese/economia/020307_nikeml.shtml
      ---------------------------------------
      "COCA-COLA
      Também em 2012, a multinacional Coca-Cola esteve envolvida em caso de trabalho escravo noticiado pelo The Independent, entre outros veículos de comunicação. A empresa importava laranjas para a fabricação do refrigerante Fanta de uma fazenda em Rosarno, na Itália, que trabalhava com mão-de-obra escrava." in the greenestpost

      http://thegreenestpost.bol.uol.com.br/5-empresas-envolvidas-com-trabalho-escravo/
      --------------------------------------------
      "A empresa alemã de equipamentos desportivos ADIDAS foi acusada neste sábado pelo jornal inglês The Independent de utilizar trabalho análogo à escravidão na Indonésia, local onde é fabricado os uniformes olímpicos que serão utilizados em Londres.

      Esta acusação foi considerada extremamente séria pelos organizadores do evento olímpico.

      Segundo o jornal britânico, os produtos são confeccionados em nove industrias indonésias onde os operários trabalham até 65 horas por semana recebendo um salário de 42 centavos de euro por hora." in xicomalta blog

      https://xicomalta.wordpress.com/2012/04/14/adidas-e-acusada-de-utilizar-trabalho-escravo-na-indonesia/

      -------------------------------------------------
      "Olympic Games 2012
      Olympics sportswear by Adidas made in 'sweatshop' conditions – reports
      Claims of 65-hour working week and pay as little as 34 pence per hour in factories subcontracted to produce kit for the Games" in the guardian

      https://www.theguardian.com/sport/2012/apr/14/olympics-adidas-clothing-sweatshops
      -----------------------------------------------

      Mas que interessa tudo isto, o que importa é a internacionalização da marca VenfiQuê? !

      Se pudessem ate faziam como fizeram ao outro e eram todos pagos em tremoços e pinga!

      PS: ...e nem vou falar da biqueirada que a tua tao adorada língua portuguesa levou nos tintins! Sai um torresmo para o JojO!

      Eliminar
    8. Aqui se vê a mentalidade pequena e mesquinha da passarada (como se ainda houvesse dúvidas).

      Que é uma das maiores potências da Europa não é o Bruno de Carvalho que o diz, são os sportinguistas. Que é um facto, também é verdade. Roubem-nos o que quiserem/conseguirem, os números assim o demonstram.

      Pela lógica venfiquense alguma coisa falhou com o Venfique, não por serem corruptos, nem nada que se pareça. Apenas e só porque o Estoril Praia conseguiu uma marca maior que a do Venfique.

      Nunca mudem, a sério! Minto, se deixassem de ser corruptos era um favor que faziam à sociedade. Não vai acontecer, eu sei, mas nunca é demais referi-lo.

      Eliminar
    9. Calma, Quid. Não te revoltes. Até podes receber cem milhões. A verdade é que ninguém conhece essa marca que os jogadores do Porto levam ao peito. Mal por mal, é mais conhecida a Macron.

      Eliminar
    10. Tens razão. Mudou. Há uns anos era Macron.

      Eliminar
    11. Hahaha. Segundo o Nuno, o Sporting recusou a Nike e a adidas por motivos éticos. Isto está a ficar melhor que o Sporting com filtro.
      Só mais um aparte. Se os vossos contratos são mais rentáveis que os do tri campeões, porque motivo vocês nunca aparecem nos rankings dos clubes com mais receitas, ao contrário do actual comandante da liga portuguesa. É um facto curioso não achas?

      Eliminar
    12. Ahhhh! O nugget afinal é só mais uma fashion victim que valoriza mais a "fama" das marcas do que as vantagens e receitas que o Clube/SAD obtém.
      Sempre a aprender com os discípulos da Midas School of Economics!

      Eliminar
    13. Ó Bilha Larga é este o ranking que te referes:

      http://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/benfica/noticias/interior/uefa-benfica-e-o-segundo-clube-europeu-com-maior-divida-5601373.html

      "UEFA: Dívida do Benfica equivale a 130% dos ativos

      Benfica é o clube europeu com a segunda maior dívida, revela esta quinta-feira o relatório "The European Club Footballing", publicado pela UEFA."

      O Benfica é o clube europeu com a segunda maior dívida, revela esta quinta-feira o relatório "The European Club Footballing", publicado pela UEFA e que aborda as contas de 2015 dos clubes do velho continente."

      Os vossos contratos sao tao rentáveis, que depois de o Sporting assinar contratos voces têm de ir renegociar os vossos com a mesma identidade, para nao ficarem por baixo, ou entao mentir nos valores apresentados tal como aconteceu com a NOS e A "mosca" dos Emirados.

      Só por aqui se vê a capacidade negocial de quem dirige o teu "clube", "Gang", ou "Agremiaçao"!

      Sai um torresmo para o amigo do JojO!

      #OReiMidasTemUmToqueDeMerda

      Eliminar
    14. também não aparecemos nos clubes com maior dívida.. perspectivas.

      Eliminar
    15. Jorginho Carroço,

      Não conheces a New Balance?!

      :-)

      Lá está.. és mais um que pensa que o Mundo começa em Alverca e acaba em Alcácer do Sal.

      Olha só os EUA têm 320 Milhões de habitantes. O México tem 120 Milhões. O Canada tem 31 Milhões. Só aqui a New Balance tem 450 Milhões de potenciais compradores.. e, claro como na Europa não está tão implantada, é por isso que investiu bem nos clubes que ainda não estavam acorrentados à Nike e Adidas..
      casos do Liverpool, Sevilha, FC Porto.

      Jorginho, pensa pela tua cabacinha antes de escreveres asneiras.

      Eliminar
    16. Caros,

      Sinceramente tanta linha por causa da marca dos equipamentos... Enfim. Confesso que não sou fã dos equipamentos Macron. Acho que não dão a possibilidade de serem vendidos fora de portas como uma adidas ou nike... ou até NB. Agora um facto é que esta marca está apostada em entrar na guerra do equipamentos desportivos e por isso pode dar boas condições. Se o for, há que aproveitar, pensando bem nos prós e contras. Lembro-me do slb vestir olympic e todos acharem muito normal e um bom negócio e similares. A olympic, na minha opinião, era muito mais fatela que a macron... mas à altura devia ter feito um grande investimento e o slb embarcou! Quando discutimos marcas de equipamentos é porque não temos muito mais para falar... a notícia para mim é a altura em que se renova um contrato destes. Quanto a isso, e até por que o contracto é longo, devia ter se esperado pelas eleições.

      Abraço,
      Pedro

      Eliminar
    17. Então já desviaram a conversa das receitas para dívidas? A pergunta era se os vossos contactos são mais proveitosos do que os do Benfica porque motivo não aparecem no rankings das receitas? Ou os estudos da UEFA só são credíveis quando dão jeito?

      Eliminar
    18. Este artista não tem vergonha na cara!!! Ainda consegue falar do contrato da NOS.

      Eliminar
    19. Ó bilha larga eu perguntei se era este o Ranking (http://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/benfica/noticias/interior/uefa-benfica-e-o-segundo-clube-europeu-com-maior-divida-5601373.html
      ), ou os rankings só servem os que te dao jeito!

      Tu é que parece estar a querer esconder rankings que nao te agradam|

      Eliminar
  7. Para as eleições mudarem de altura do ano, terão que ser alterados os estatutos do Clube.
    Também acho que Março é uma altura péssima, ainda para mais quando não há elevação dos candidatos. Só estamos a dar tiros nos pés. O Madeira Rodrigues todos os dias faz uma acusação a alguém da atual estrutura. Não bastam os inimigos exteiores e também temos que aturar estes pseudo-amigos do Clube...

    Está tudo em sintonia para mandar abaixo o BdC e o JJ. Temos de ser fortes e aguentar.

    O Madeira Rodrigues todos os dias faz críticas e não é criticado pela comunicação social por isso. O BdC crítica uma vez o Madeira Rodrigues, a Comunicação Social critica-o logo... O homem não tem descanso.

    ResponderEliminar
  8. Não podemos contar só com a nossa esperteza, as marcas não andam a dormir. Sabendo a mácron que o Sporting está para eleições, não é lógico que ofereçam uma proposta boa para renovar? Provavelmente melhor do que se fosse noutra altura sem eleições?
    E oferece mais vantagens uma nike ou adidas do que uma mácron? A realidade nua e crua é que quem é de um clube compra equipamentos seja qual for a marca. Algum sportinguista deixa de comprar só porque não é nem adidas nem nike?
    Para vender no estrangeiro, a quem não seja do Sporting é preciso é ganhar na europa! Mas alguém vai comprar Sporting com prestações destas na europa? Seja nike, adidas, mácron ou lelito-da-feira? Se olharmos para a lista de equipas nike/adidas, o Sporting estaria longe do topo, ao passo que na lista da mácron o Sporting será das melhores equipas (estou a falar de cor, se alguém poder confirmar...), tendo em conta esse "ranking", não poderá a mácron ser mais vantajosa que uma marca mais bem cotada?

    ResponderEliminar
  9. Desde já congratulo-o por ter conseguido as camisolitas - ficarão para sempre perpetuadas na sua memória como as camisolas da época mais frustrante de que os sportinguistas têm memória. Janeiro, out of tudo.
    Quanto à Macron, a sua notoriedade nacional e internacional é o reflexo do clube que patrocina.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Portanto, o que você e as suas fontes, fontanários e bicas de água querem dizer, é que só compram a camisolita do seu clube, porque é da adidas, se fosse outra marca qualquer não compram, é isso? E as suas fontes confirmam que a adidas deu-lhe a melhor oferta possível, certo? Não corremos o risco, again, de descobrir que a rasca mácron paga melhor que a fantástica adidas, pois não?
      Vá, e confesse lá, a melhor peça de roupa que as suas fontes vestem é mesmo a camisolita do benfas, não é? Afinal de contas é adidas... é chic...

      Eliminar
    2. Rena à dias, a tua notória falta de cérebro é o reflexo dos teus comentários patéticos.

      Eliminar
    3. Sombra Preta, não foi a mim que aplicaram uma bloguexclusão como reflexo dos dos comentários patéticos, foi a ti.

      Eliminar