sábado, 4 de fevereiro de 2017

Sobre o aumento salarial de Coates

Nas primeiras páginas dos jornais de hoje existem duas referências ao aumento salarial de Coates.

O Jogo fala num esforço do clube para segurar Coates, pagando um salário anual de 2,6M e custos de intermediação...


... enquanto A Bola diz que Bruno de Carvalho fez do central o segundo jogador mais bem pago do plantel...


Em relação aos custos de intermediação, teremos de esperar pelo quadro das transferências que é hábito o clube publicar, para ficarmos a saber qual é o nível de "esforço" a que o Sporting foi obrigado a fazer. Recordo que o Sporting pagou uma comissão de 75.000€ na altura em que conseguiu o jogador por empréstimo - mas é expectável que, no contrato rubricado ontem, o valor de intermediação seja bastante superior.

Em relação ao salário, tomando por boa a informação d' O Jogo - 2,6 milhões por época -, já é possível perceber qual foi o nível de cedência da SAD às pretensões do jogador. Basta, para isso, recuperar o contrato que o Sporting e o jogador assinaram no final de janeiro de 2016, aquando da sua chegada por empréstimo - que mais tarde seria publicado pelo Football Leaks. Lá podemos ler o seguinte:


Ou seja, o salário anual de Coates era de 2,4 milhões de euros anuais. Isto significa que terá havido um aumento de 200.000 euros anuais, ou seja, falamos de um aumento de 8,3%. Menos, por exemplo, que a comissão de um Jorge Mendes.

Confirmando-se estes números, não se pode dizer que o Sporting tenha feito um grande esforço para segurar Coates.