sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Tapar o fosso e substituir cadeiras por 1,5 milhões?

Candidato da Lista A apresentou o projeto que quer implementar na casa do Sporting

O Estádio José de Alvalade terá todas as cadeiras verdes, caso Pedro Madeira Rodrigues vença as eleições de 4 de março. O candidato da Lista A apresentou o projeto à imprensa que terá quatro pontos fulcrais. As cadeiras atuais serão substituídas por cadeiras verdes, o fosso será tapado, acrescentando 1800 lugares à atual lotação do estádio, haverá lugar à instalação de um ecrã Led que circundará todo o estádio, e serão instaladas cadeiras "Safe Standing" nas bancadas destinadas às claques, que permite aos adeptos que assistam ao jogo de pé, em segurança.

O projeto apresentado por Madeira Rodrigues custará cerca de 1,5 milhões de euros e o candidato garante que as obras decorrerão na pré-temporada, estando tudo pronto no início da época 2017/18. Isto, claro, caso vença as eleições.

in O Jogo



A notícia é do jornal O Jogo, publicada há pouco, e foi partilhada por Pedro Madeira Rodrigues na página de Facebook da sua candidatura. Como tal, assumo que não há, nesta notícia, qualquer deturpação ou mal-entendido por parte do jornal.


Simpatizo com a ideia de erradicação do fosso e de troca de cadeiras, mas é surreal que um candidato avance com uma promessa destas assumindo custos tão baixos. É impossível que um projeto que inclua a eliminação do fosso, ampliação de 1800 lugares da lotação do estádio, substituição das cadeiras, instalação de um ecrã LED a toda a volta do estádio e implementação do projeto Safe Standing, custe apenas 1,5 milhões de euros.

Orçamentar 1,5 milhões de euros só para as cadeiras, vá que não vá. É só fazer as contas: o estádio tem 50.000 cadeiras. Todas terão que ser substituídas, pois ao fim de 14 anos, as cadeiras verdes perderam alguma da sua cor e destoariam face às cadeiras novas. Isto significaria que cada cadeira teria um custo individual de 30 euros - que teriam que incluir o custo do material, mão-de-obra e transporte (desinstalar a cadeira atual, retirá-la do estádio, trazer a cadeira nova e instalá-la), e ainda a margem do empreiteiro. E dinheiro para tudo o resto que se promete neste pacote?

Nada a apontar à visão que Madeira Rodrigues tem para o estádio - a maior parte dos sportinguistas partilha este desejo. Mas dizer que tudo isto custará apenas 1,5 milhões é pura e completa demagogia. Ou será que Pedro Madeira Rodrigues estará a contar com a bondade dos investidores que são como irmãos para cobrir com os encargos remanescentes?

54 comentários :

  1. Este tipo é manhoso, o melhor é mesmo votar no Bruno.
    Ainda por cima, aprendeu a cartilha de Pedro Guerra, André Ventura e RGS.
    Vota em BdC! O Bruno é Sporting!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ò chiquinho anti-sportinguista doente dos invisuais-cada-vez-com-menos-mercado, não te chega as palermices que espalhas por lá?

      Então eu deixei de frequentar aquele antro de atrasados mentais e agora tenho de levar contigo aqui?

      Aqui o chefe da chafarica usa os neurónios, não há censura total anti-BdC, nem um ou dois "eleitos" com direito a "opinião prioritária"...

      Não é o teu meio ambiente ideal... Vê lá se desapareces...

      Eliminar
    2. olha o tripas mais lampião desta internet. Meu, volta lá para a visão dos tachistas porque eles é que gostam das tuas postas de pescada.

      ps. O Bruno desde que foi eleito o "teu" clube nunca mais cheirou. Fico espantado com a alegria

      Eliminar
    3. Manhoso és tu!

      Para quem não sabe este MONGOLOIDE diz-se adepto da agremiação corrupta do D. Bufas mas, passa a vida no VM a ofender o SCP e os Sportinguistas.
      Com a total conivência desses "imparciais".

      E depois ainda vem para aqui grunhir...quem se confunde com uma pessoa é o teu clube que era BOLA antes do velho putanheiro e corrupto chegar e voltará a ser BOLA quando o velho se for!

      É nestes momentos que lamento haver moderação de comentários...

      Eliminar
    4. Também andas aqui? Vai preocupar-te com o teu clube que não dizes nada de jeito! Frustrado.

      Eliminar
    5. Sorte tens tu que o moderador do site tenha aceitado o teu comentário. Não é como o Invisuais do Mercado que é somente o blog mais faccioso e dissimulado que por aí anda utilizando o seu famoso lápis azul para censurar aqueles que tentam defender verdadeiramente o Sporting das calúnias constantes. O que eu quero dizer com isto é...volta para o buraco donde vieste!

      Eliminar
    6. Ambiente tenso, artista. Vamos lá ver quem arranca mais cabelos.

      Eliminar
    7. Que fazes aqui xico? És patético!

      Eliminar
  2. Acho q o gajo queria dizer 15 milhões... Mas pronto... Q vá falando...daqui a pouco já ninguém se lembra dele... (espero eu)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho que foi isso, apenas uma questão de uma casa decimal mal medida...

      Eliminar
  3. E se esta proposta fosse feita por BdC? Era o maior, melhor negociador e não havia qualquer duvida.
    Óbvio que PMR terá de explicar os custos deste projecto, mas BdC não tem de explicar os dele? Gostaria de ver aqui um post um dia que no lançamento da notícia (de BdC) duvidasse logo da mesma...

    Nunca vi aqui estranheza com as contas do Pavilhão (e derrapagens houve várias).

    Muito perigoso o Sporting actual... muito perigoso esta cegueira pelo Presidente... tudo corre mal (equipa A, equipa B, andebol, hoquei... salve-se o habitual futsal), mas não pode ser questionado... tudo o que aparece é questionado, é benfiquista, é croquete! Referências aos vários croquetes no conselho leonino do BdC? irão merecer post? Ou só há duvidas sobre os outros/criticas sobre os outros?

    Este blog que era dos melhores em análises, em números, está-se a perder desde que só faz campanha, mas que tenta fingir que é isento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comentário de lampião... só pode... Vamos por partes:

      "(e derrapagens houve várias)" - WHAT ?! orçamentado 10M, O pavilhão acabou por ficar uns 9,3M e o resto canalizado para o polidesportivo. A única derrapagem é que é cumprido os 10M prometidos. (coisa rara em Portugal)

      -"equipa A, equipa B, andebol, hoquei... salve-se o habitual futsal" - Equipa A, sem malabarismos a conversa era outra. B de facto está menos bem. Andebol em 2º lugar (19 vitórias e 3 derrotas?) really?, Hoquei em 4º lugar após décadas de ausência e profissional há salvo erro 2 anos?

      Eliminar
    2. Mas o pedrocas é sócio? Claro que é! Mas as suas eleicoes acabaram recentemente e ganhou o cadastrado.

      Eliminar
    3. Bruno tem valores na ordem dos 10 milhões e por isso achar uma obra não prioritária

      Eliminar
    4. Não é só croquetes, infelizmente também há muitos porcos e filhos da puta nojentos como tu.

      Eliminar
    5. Ó Pedrito já te tenho dito que não é bonito apanhares no culito e a seguir mamar. Ganha alguma vergonha nas ventas e abstém-te de deitar porcaria por essa boca fora e de tentares fazer dos outros, pacóvios como tu.

      Eliminar
  4. O PMR que vá gozar com a sua mãezinha. Ou com a prima, como preferir. Sinto-me insultada por este tipo.

    ResponderEliminar
  5. Só 1,5M deve ser a indemnização ao Taveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois amigo Leão! Era precisamente isso que estava a pensar! Não sou entendido em arquitectura, mas parece-me que um projecto desenhado e assinado por um arquitecto é como uma "obra de arte", logo alterar um projecto tem de passar pelo consentimento do mesmo, o que implica, normalmente, uma indemnização. Sabendo que Taveira não é adepto do SCP, é fácil prever que vai puxar por aquilo a que tem direito. Digo eu ...

      Eliminar
    2. Obra de arte e Taveira não combinam na mesma frase. Eu não tenho problemas em o dizer, sou arquitecto de profissão. Obviamente que o arquitecto não recebe nenhuma indemnização por alterações posteriores a uma obra que já foi construída. O edifício pertence aos donos que o pagaram e têm o direito a fazer com ele o que bem entenderem. Posto isto, 1,5 milhões por estas alterações é absolutamente ridículo e só prova o quão demagógico este candidato é.

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Mestre, é uma empresa de construção amiga, são como irmãos!
    Vocês vão gostar, vão ver!

    Agora imaginem o pavilhão que o CityLion fazia com 10M€...

    ResponderEliminar
  8. 1,5 milhões e em 3 meses... E diz isso com um sorriso sonso no rosto.

    Não sei como é que ele quer ser credível quando tem propostas destas.
    Os Sportinguistas querem o fosso fechado e cadeiras novas... mas... não que não tente fazer de nós burros.

    ResponderEliminar
  9. E os Photoshop skills do "projeto"?

    Quase consigo ler lá no cantinho:
    Projetista: Hugo Gil
    Execução: Obriverca

    ResponderEliminar
  10. Amigos. pMR já mostrou que não tem capacidade nem perfil para ser presidente do Sporting. Mas o bom de haver eleições e vários candidatos é a apresentação de propostas. Esta é boa. E gostava de ver o estádio todo verde (ou verde e branco) e sem fosso. Se só custa 1.5 milhões ainda melhor. PMR vai perder, mas se é sportinguista logicamente colocará esta proposta à disposição para ser utilizada pelo presidente eleito...

    ResponderEliminar
  11. O mais engraçado é que estive a ver as imagens virtuais e o buracão do fosso continua lá!

    Vejam com os vossos próprios olhos...
    http://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/sporting/noticias/interior/eis-o-estadio-jose-alvalade-na-visao-de-madeira-rodrigues-5660472.html

    Só rir com este croquette-de-cócoras...

    ResponderEliminar
  12. A ideia é boa, e já tinha sido falada pela direcção de Bruno de Carvalho, há uns anos, basicamente com as mesmas ideias( eliminação do fosso, ganhando mais lugares, e colocação de novas cadeiras todas verdes), mas foi abandonada por ter um valor orçamentado muito alto( não me recordo ao certo, mas seria acima dos 10 milhões de euros).
    Por isso Madeira Rodrigues, para além de não trazer uma ideia nova, não estou a ver como é que vai conseguir que esta obra custe só 1,5 milhões...

    ResponderEliminar
  13. Tenho que agradecer ao PMR pela sua candidatura.Apenas tem servido para demonstrar ainda mais que temos mesmo muita sorte em ter BDC como Presidente do SCP.

    SL

    ResponderEliminar
  14. Como 1.5 não chega???? Umas latas de spray verde resolve as cadeiras, na zona da claque é tirar as cadeiras e voila... safe standing. Para tapar o fosso é uma daquelas redes para andaimes, se vier com publicidade ainda se fatura umas coroas. O chinês do alvalaxia tem lá daquelas mangueiras de LED a bom preço, não é um ecrã verdadeiro, mas não faz mal porque por altura do natal vai fazer um figurão.

    ResponderEliminar
  15. 1,5 ...
    vá lá ...
    Menos PMR... menos...
    Faz lá isso de graça sffv?

    ResponderEliminar
  16. Como é obvio se o valor fosse este, isto já teria sido feito aos anos, lembro que desde Betencourt todos os presidentes do SCP mostraram vontade de dar esta "prenda" aos sócios.

    Será certamente um bom tema para PMR responder numa próxima visita a CMTV.

    ResponderEliminar
  17. 30 euros por cadeira? Mestre, provavelmente será uma simples cadeira de plástico e não uma poltrona. Ainda para mais quando se compram 50 mil cadeiras de uma só vez os preços tendem a ser bem mais competitivos.

    Se o Mestre não gosta do PMD assuma logo de uma vez por todas, acredito que os sportinguistas que o seguem gostariam de saber as suas razões. Agora mandar uma critica sem sentido só porque sim é que não... heheh

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai se fosse o BdC a anunciar este valor.......

      Eliminar
    2. Claramente está habituado a negociar em copos 3 e não conhece os custos associados a um estádio ou simples campo de futebol....enfim é o Portugal que temos, burros, parvos, desconhecedores do assunto mas mesmo assim insistem em comentar.

      Eliminar
    3. Mesmo se fosse 20 euros... só as cadeiras sem a mão de obra ficaria 1 milhão... mas ele ainda fala em fechar o fosse e outras coisas...

      Eliminar
    4. Como é que dizia o outro? "os vinfiquistas querem o Bruno de Carvalho no Sporting, mesmo a sério!"

      Eliminar
  18. Então mas agora o multifacetado e multiavençado MdC é orçamentista?
    Quanto ao fosso discordo na sua eliminação, pois é um exemplo vivo do clube medieval em que o Sporting se tornou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai se fosse o BdC a anunciar este valor.....

      Eliminar
    2. Os únicos avençados que conheço são o sombras, o venfique by GameBoy e a galinha especialista em finanças dos adversários, mais conhecidos como os três estarolas do ngb.

      Eliminar
    3. Rudolfo volta prá casota, rápido. Aqui não é lugar para ti. Quando precisarmos de um limpa merda, chamamos-te. Fora!

      Eliminar
    4. Um anormal que passa dias seguidos neste blogue sportinguista, chamar avençado ao Mestre só pode mesmo ser elogio.

      Eliminar
    5. Monteiro, eu estou aqui para vos limpar.

      Eliminar
  19. Demagogia, em plena alma, com o dinheiro da tia, é com toda a calma... LOL

    Também acho a ideia de aumentar a lotação muito boa... msd 1800 lugares é simplesmente RIDICULO.

    O estádio devia ser aumentado mss para cima de 70.000 lugares, e aumentar o 2o anel é a opção, que poderia e deveria incluir o ALVALÁXIA a toda volta, basicamente um grande centro comercial com o estádio lá dentro (o que não seria original por nenhum padrão)

    Pelas contas do demagogo seria coisa para menos de 30 milhões.. mas na realidade seria coisa para mais de 50... mas mesmo assim se calhar inferior às melhores épocas de contratações do Merdica ou do FCPorco... Era para ontem e para ganhar eleições.ponto

    ResponderEliminar
  20. O que o Sporting devia fazer imediatamente era pedir 3 propostas de orçamento a 3 empresas credíveis para realizar o mesmo trabalho e depois verificar da credibilidade da proposta de PMR.a ser verdade este custo é de aproveitar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obviamente que tem de ser este o caminho.

      Entendo desde já que este é um tema que deve ser debatido em futura AG, devendo os sócios mandatar, ou não, a futura Direcção para estudar a melhor solução para fazer desaparecer a aberração que é o fosso no nosso estádio.

      No entanto, e dado que o candidato PMR fez questão de levantar esta questão e apresentar um valor tão simpatico para realização da obra, julgo que se justifica que os responsáveis pelo Património do Sporting iniciem de imediato um processo de consulta para obter propostas com vista a efectuar a empreitada sugerida pelo candidato.

      Coloco aqui alguns trechos da discussão sobre este tema no Fórum Sporting, onde o P. Silva, sportinguista que já há muitos anos estuda e debate este tema pela blogosfera, deu importante contributo para esclarecer a questão.

      Sobre a construção de bancadas em cima do fosso:
      "Não me lembro de ter lido ser impossível. Eu pelo menos creio que nunca o fiz. O que sempre disse foi que seria complicado, sustentando as minhas opiniões numa série de argumentos: visibilidade precária; discutível beneficio do aumento de lotação; acrescento de obrigações regulamentares de espaços de circulação, permanencia e serviços; obrigações regulamentares ao nível da segurança, nomeadamente com caminhos e fugas de emergência; exposição total aos elementos atmosféricos que poderia causar revisões na categorização do estádio; problemas de compatibilização com as estrutura e funções existentes; a relatividade da aproximação ao relvado (nomeadamente quando comparado com estádios de dimensões semelhantes); entre muitos outros (e nem entro com o sobre-custo...)".

      Solução defendida:
      "A solução de uma cobertura do fosso ao nível da plataforma do campo com uma estrutura leve (pórticos em perfis metálicos) encimadas por lages colaborantes cobertas com relva artificial de baixa manutenção e pavimento em gradil metálico de maneira a salvaguardar a iluminação e ventilação do interior do fosso mantendo as funções actuais, permite aumentar o espaço disponível para áreas técnicas (dos variados intervenientes no jogo), manter os funcionamentos e circulações no fosso e aproximar o relacionamento entre relvado e bancadas, com custos razoáveis, quer económicos quer em tempo de construção (custos estimados para 3440m2 de 2M€~- 1.14M€ para estrutura, 860k€ para pavimentos), menor agravamento de peso na estrutura existente, menores exigências estruturais regulamentares, menores constrangimentos e adaptações funcionais e regulamentares, aproximação dos intervenientes às bancadas, melhor uso da plataforma onde se encontra o campo com maiores áreas técnicas para os bancos, maiores áreas de aquecimento de suplentes, maior área complementar ao campo de jogo, maior espaço para os repórteres fotográficos e outros agentes, etc.".

      Como se pode ver, sem construção de bancadas (betão), o valor estimado fica logo 300% acima do que PMR apresentou e nem se fala aqui em mudar cadeiras em todo o estádio...

      Por último, tudo o que seja mudar a estrutura, cadeiras, etc., necessita de aprovação do amigo Taveira.
      Será que este também é amigo do PMR e já lhe deu o ok?

      Eliminar
  21. Alguém me arranja o contacto da empresa do madeireiro?
    É que preciso de pintar a minha casa e como tenho 15€ disponíveis, acredito que seja viável adjudicar a empreitada a esta magnífica empresa.
    Mas, ó madeireiro, não há volta a dar, vou votar... Bruno de Carvalho!!!

    ResponderEliminar
  22. As cadeira que estão lá ATM custam 80€-100€, muito longe dos 30€ orçamentados por este pacóvio. Alias, uma das soluções para se poupar dinheiro até seria as tais cadeira com vários tons de verde (porque perto de metade delas são verdes), ou apenas retirar as que fugiam a uma palete mais próxima do clube.

    O Taveira tem culpa das cores, mas não tem culpa do fosso. E as cores, eu percebo-as e gostaria que o novo projecto admitisse que o efeito original fosse preservado.

    Quanto ao estudo das cores, temos a certeza que o Taveira está por dentro do que o BdC quer fazer, porque mudouu-se agora muita coisa para verde e mesmo assim o Taveira defendeu o BdC. Já agora, o Taveira já enrabou o PMr de maneira épica para um velhote com o dobro da idade.

    Quanto ao fecho do fosso, está orçamentado entre 12M€-15M€. PMR mente por omissão, diz que pretende mudar o estádio em x,y,z, e depois diz o preço só de x (e usa um exemplo só com x para ter como álibi quando for confrontado com contraditório).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Corine, se o Taveira volta a meter a mão (e o resto) no estádio, arrisca-se a ficar com mais estilo retro do que aquele que já tem.

      Eliminar
  23. ...e ainda a margem do empreiteiro
    Mas então um clube que não paga comissões, vai agora pagar margem do empreiteiro?
    Estamos a brincar, ou quê ?

    ResponderEliminar
  24. acho que não está a passar a mensagem do candidato: o que importa ali são as bancadas vazias, o clube passará a ter clientes que consumirão o produto em casa, a adesão emocional ao produto cria entraves a soluções orientadas por práticas de gestão pós-moderna... o fim do horror de ter um presidente adepto, dizem eles acreditando que o amor ao clube é um handicap, básicos sustentados pela onda anti-Sporting

    SL

    ResponderEliminar
  25. O meu lugar com a gamebox é na fila 5. Já muitas vezes pensei no cenário de fechar a treta do fosso, que é mesmo ali á frente, e ficarmos todos mais perto do relvado. Não sou nenhum físico, mas penso que seria impossível meter la cadeiras c aquilo tapado... Basicamente afundaria os lugares até ficarmos com a cara ao nível do relvado... Ou então, taparíamos a visibilidade da fila 1. A unica solução seia comer uns lugares com o tal safe standing lá mais pra trás, mas isso teria que ser á volta de todo o Estádio, incluindo central.
    Tapar sim, manter corredores de evacuação lá em baixotudo bem, mas isso nào representaria retorno em lugares, por isso, que se meta rede a tapar e pronto...

    ResponderEliminar